quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Premier League

PORTSMOUTH 1X4 ARSENAL
Eduardo da Silva marca de falta no 4 a 1 dos Gunners sobre Portsmouth

O brasuca-croata Eduardo da Silva abriu o placar no 4 a 1 do Arsenal sobre o Portsmouth, fora, pela 20ª rodada.

O Arsenal é o terceiro com 41, seguido pelo Tottenham (37). Já o Portsmouth segue na lanterna, somando apenas 14.

No estádio Fratton Park, Eduardo da Silva marcou o primeiro gol do Arsenal de falta, aos 27 minutos: o brasileiro, naturalizado croata, chutou forte, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro Begovic. O segundo foi de Nasri, aos 42 da etapa inicial. Após o intervalo, Ramsey fez bela jogada aos 24, driblou um rival e chutou forte da fora da área para fazer 3 a 0. Os donos da casa descontaram com Belhadj, aos 29, e Billong marcou o quarto do time de Arsene Wenger cinco minutos depois.


MANCHESTER UNITED 5X0 WIGAN
United faz 5 a 0 sobre Wigan com gol de Rafael

O lateral Rafael fez um na goleada do Manchester United por 5 a 0 sobre o Wigan, em casa.

Com o resultado, os Diabos Vermelhos chegaram a 43 pontos e terminam o ano em segundo lugar, apenas dois atrás do líder Chelsea. O Wigan tem 19 e está na 15º.

No Old Trafford, Rooney fez 1 a 0 para o Manchester aos 28 do primeiro tempo. Quatro minutos depois, Carrick marcou o segundo. O terceiro foi marcado por Rafael, aos 45: o brasileiro dominou na entrada da área, girou driblando o zagueiro e bateu de canhota, cruzado, marcando um belo gol. Aos cinco e aos 30 da etapa final, Berbatov e Valencia fecharam a goleada em 5 a 0.

A Premier League voltará a ter jogos no dia 5 de janeiro, com o confronto entre Stoke City e Fulham. Mas, neste final de semana a bola rola pela Copa da Inglaterra, abrindo 2010 no futebol inglês.

Confira os resultados da 20ª rodada do Inglês:

Segunda-feira
Tottenham 2 x 0 West Ham
Chelsea 2 x 1 Fulham
Everton 2 x 0 Burnley
Stoke City 0 x 1 Birmingham
Blackburn 2 x 2 Sunderland
Wolverhampton 0 x 3 Manchester City

Terça-feira
Aston Villa 0 x 1 Liverpool
Bolton 2 x 2 Hull City

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Premier League

ASTON VILLA 0X1 LIVERPOOL
Sob neve, Fernando Torres garante vitória ao Liverpool nos acréscimos

Fernando Torres salvou o Liverpool nesta terça-feira. Aos 47 minutos do segundo tempo, o espanhol aproveitou falha da defesa do Aston Villa e marcou o gol da vitória por 1 a 0, em Londres, pela 20ª rodada do Campeonato Inglês.

Sob neve e frio no Villa Park, as duas equipes tiveram poucas chances de marcar. A vitória dos Reds saiu nos acréscimos, quando a equipe de Rafa Benítez roubou a bola em uma saída errada dos donos da casa, Torres ficou sozinho com o goleiro Friedel e bateu sem defesa.

O resultado deixa o Liverpool com 33 pontos, em sétimo lugar, subindo uma posição. O Aston Villa saiu da zona de classificação à Liga dos Campeões e está em sexto, com 35 (mesma pontuação do Manchester City, quinto). O primeiro colocado é o Chelsea, com 45.



Benítez escalou o volante brasileiro Lucas como titular e o ex-gremista recebeu cartão amarelo. O lateral-esquerdo Fabio Aurélio entrou nos minutos finais, enquanto o goleiro Diego Cavalieri ficou no banco.

A rodada continua quarta-feira, com mais duas partidas. Vice-líder com 40 pontos, o Manchester United pode diminuir a vantagem do Chelsea se vencer o Wigan (15º, com 19), no Old Trafford.

Em terceiro com 30, o Arsenal visita o Portsmouth, que tem apenas 14 e está na lanterna da Premier League.

Confira os resultados da 20ª rodada do Inglês:

Segunda-feira
Tottenham 2 x 0 West Ham
Chelsea 2 x 1 Fulham
Everton 2 x 0 Burnley
Stoke City 0 x 1 Birmingham
Blackburn 2 x 2 Sunderland
Wolverhampton 0 x 3 Manchester City

Terça-feira
Bolton 2 x 2 Hull City

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Premier League

CHELSEA 2X1 FULHAM
Chelsea vira o jogo em três minutos, bate o Fulham e segue firme na ponta

O Chelsea sofreu em casa, mas conseguiu passar pelo Fulham nesta segunda-feira pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. Os Blues venceram de virada por 2 a 1, com dois gols em três minutos, em Stamford Bridge. Drogba e Smalling (contra) marcaram na etapa final. Gera abriu o placar no primeiro tempo para os visitantes.

Com a vitória, o time londrino chega aos 45 pontos e segue firme na liderança da competição. O Fulham continua com 27, em nono lugar.



Chelsea fica na marcação no primeiro tempo

Chelsea começou tocando bem a bola, mas foi surpreendido logo aos três minutos com gol do Fulham. Zamora fez excelente jogada pela esquerda e deixou para konchesky, que arrancou em velocidade e cruzou para área do Chelsea. John Terry tentou tirar de cabeça, mas a bola sobrou para Gera, que tocou na saída de Cech: 1 a 0 para os visitantes.

Confira a classificação da competição

Depois do gol sofrido, o Chelsea se lançou ao ataque e quase conseguiu o empate. Lampard achou Drogba na entrada da área, o camisa 11 dos Blues tirou Smalling e bateu no canto esquerdo. Bem colocado, Schwarzer fez a defesa.

Virada em três minutos dos Blues

Na etapa final, a pressão continuou e o Chelsea conseguiu a virada no placar em três minutos. Aos 26 minutos, Ivanovic cruzou para a área. Drogba subiu livre e testou no canto esquerdo, empatando o jogo. Aos 29, Kalou entrou pela direita e bateu cruzado. A bola passou por toda área e Sturridge completou para o gol. Schwarzer ainda fez a defesa, mas no rebote a bola acabou tocando em Smalling.

Na abertura da rodada, o Tottenham venceu o West Ham por 2 a 0, em casa. Modric e Defoe marcaram os gols da vitória. Com o resultado, a equipe do goleiro brasileiro Gomes pulou para a quarta posição na tabela de classificação, com 37 pontos.

- Foi um jogo muito bom, onde dominamos o tempo todo. Com um bom volume, o time apresentou boas chances de gols e felizmente saímos de campo com o três pontos e fechamos o ano com vitória - disse Gomes.


WOLVERHAMPTON WANDERERS 0X3 MANCHESTER CITY
Com dois de Tevez, City vence a segunda sob comando de Roberto Mancini

Substituto de Mark Hughes, o italiano Roberto Mancini conseguiu nesta segunda-feira sua segunda vitória em dois jogos com o Manchester City: 3 a 0 sobre o Wolverhampton, com dois gols de Tevez e um de Garrido, pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. No último sábado, a equipe bateu o Stoke City por 2 a 0 na estreia do novo treinador.

O resultado deixa o City em sexto lugar com 35 pontos, o mesmo que o quinto colocado Aston Villa. O líder Chelsea tem 45. Em segundo, o Manchester United soma 40 e entra em campo na quarta-feira contra o Wigan. O Wolverhampton tem 19, em 16º.

Robinho começou a partida no banco de reservas e só entrou em campo aos 41 do segundo tempo. Mas teve tempo de iniciar a jogada do terceiro gol: o brasileiro carregou pela direita e tocou na entrada da grande área para Tevez, que dominou e chutou de fora para fazer 3 a 0.

O primeiro gol da partida também foi do argentino, aos 33 da etapa inicial. Javier Garrido, que entrou no lugar de Ireland aos 11 do segundo tempo, marcou de falta aos 24 e fez 2 a 0.

Confira os resultados da 20ª rodada do Inglês:

Segunda-feira
Tottenham 2 x 0 West Ham
Everton 2 x 0 Burnley
Stoke City 0 x 1 Birmingham
Blackburn 2 x 2 Sunderland

domingo, 27 de dezembro de 2009

Jogo das Estrelas 2009

Zico e Romário selam a paz no 'Jogo das Estrelas' e fazem rubro-negros sonharem

Zico toca para Romário na entrada da área, que deixa Adriano na cara do gol. A cena certamente já fez parte do sonho de muitos torcedores do Flamengo e neste domingo ganhou forma e cor. Na sexta edição do "Jogo das Estrelas", promovido pelo Galinho, os craques do passado e do presente se encontraram no gramado do Maracanã para uma partida festiva, com caráter beneficente, mas que desta vez foi ainda mais especial.



O evento marcou o reencontro e a trégua de dois dos maiores jogadores da história do futebol mundial: Zico e Romário. O convite feito pelo eterno camisa 10 rubro-negro selou a paz. Há onze anos, o polêmico corte do ex-atacante às vésperas da Copa do Mundo de 1998, na França, deu início à relação turbulenta. À época se recuperando de uma lesão muscular, o Baixinho não disputou a competição, e a responsabilidade pela ausência acabou recaindo sobre o Galinho, então coordenador técnico da seleção brasileira.



- Fizemos tantas festas no Maracanã. E ele (Romário), que é um ícone do futebol brasileiro e do futebol carioca, não poderia faltar. A gente sempre vai embora dessa vida e vão ficar pendências. O importante é o coração. Meu coração já tirou todas as pendências. A gente aprende a aceitar as críticas com o passar dos anos. Às vezes nos deixamos levar por coisas que não falamos. Eu acho que isso tudo um dia termina. É bonito ver ele aqui participando e ele fazendo tudo para o Adriano fazer gol, mas o Adriano não quer consagrar a gente (risos) - disse Zico.

Em campo, muitos talentos divididos em duas equipes. O Flamengo, com jogadores das décadas de 80, 90 e do plantel atual, enfrentou a seleção dos Amigos do Zico, formada por ex-atletas e craques ainda em atividade, como Vagner Love, atacante do Palmeiras e que está perto de um acerto com o clube da Gávea, e Falcão, da seleção brasileira de futsal.

FOTOS: CONFIRA TODAS AS IMAGENS DA FESTA NO MARACANÃ

A partida terminou com o placar de 5 a 5. Sobraram belos gols e lances geniais. Alcindo, com quem Zico jogou no Japão, abriu o placar com um toque sutil sobre Gilmar Rinaldi. Adriano e Zico pararam algumas vezes no goleiro Carlos Germano, ex-Vasco, mas quando Romário entrou na brincadeira pareceu mais fácil. No gol de empate, o Baixinho tocou, o Galo deixou a bola chegar no Imperador, que foi derrubado na área. Zico deu a bola para Adriano cobrar, mas o atacante rubro-negro retribuiu a gentileza ao dono da festa. Na cobrança, a categoria de sempre, bola na rede, e festa nas arquibancadas: 1 a 1.

A dupla Zico e Romário voltou a funcionar na hora da virada. Galinho e Baixinho tabelaram na entrada da área, o camisa 11 caiu, mas a bola sobrou para o camisa 10 deslocar Germano e virar: 2 a 1. Na comemoração, o maior ídolo rubro-negro fez reverência à torcida que tanto o aplaudiu no Maracanã.

Adriano foi quem teve mais chances no primeiro tempo, mas a pontaria não estava em dia. Os tradicionais cascudos não faltaram, mas desta vez foram de leve. Valia a festa.

- Perdi alguns gols, mas é uma brincadeira e está sendo um prazer. A felicidade é o que importa. É muito fácil jogar com eles (Zico e Romário). Têm uma visão diferente dos jogadores de hoje. Têm um algo mais - comentou o Imperador.

Djalminha ainda conseguiu empatar para os Amigos do Zico com um chute de fora da área: 2 a 2.

Romário deixa dois no segundo tempo

As duas equipes sofreram muitas alterações no intervalo. Adriano, por exemplo, não voltou para a etapa final e passou em branco. Renato Gaúcho, técnico do Bahia, ganhou um lugar no ataque do time do Flamengo. Romário e Zico mantiveram a parceria, mas foi Ibson, do Spartak Moscou, da Rússia, quem deixou o Baixinho na cara do gol. Dá para imaginar no que deu? Bola na rede, e a comemoração tradicional com braços erguidos para céu: 3 a 2.

- Estou muito feliz e honrado de ter participado. A galera gostou e sonhou - disse Romário.

Os Amigos do Zico viraram o jogo. Falcão, do futsal, empatou com um lindo voleio, e Felipe Adão, filho do ex-atacante Cláudio Adão, fez o quarto. Cheio de vontade, Romário, que hoje é dirigente do América-RJ, foi consagrado mais uma vez por Ibson. Em jogada individual, o volante acabou derrubado na área. Na cobrança do Baixinho, a bola caprichosamente tocou o travessão antes de entrar: 4 a 4.

Empolgados, os mais de 70 mil torcedores presentes (55.821 pagantes) empurraram o time do Flamengo para a virada. E ela não demorou a sair. Na área, Renato Gaúcho tocou para Romário, que achou Zico livre. O Galinho só empurrou para marcar o quinto: 5 a 4. Logo após o lance, o maior jogador da história do Fla deixou o gramado aplaudido de pé. Ainda havia tempo para o empate. Bruno Morais deixou tudo igual: 5 a 5.

O Jogo das Estrelas 2009 arrecadou R$ 253.298,00. A renda da partida será dividida entre a família do ex-goleiro Zé Carlos, a família do ex-atacante Washington, do Fluminense, e também instituições de caridade.

Zico entra para o seleto rol de craques homenageados com estátuas. Comente

Premier League

ARSENAL 3X0 ASTON VILLA
Cesc Fábregas entra no segundo tempo, faz dois e garante vitória do Arsenal

Em pouco menos de 30 minutos em campo, o meia espanhol Cesc Fábregas mostrou porque é o grande craque do Arsenal. Com dois gols, um deles em uma linda cobrança de falta, o espanhou levou sua equipe ao triunfo de 3 a 0 diante do Aston Villa, neste domingo, em duelo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Inglês .

Com o resultado, os Gunners chegaram aos 38 pontos e seguem na terceira posição, com dois pontos a menos que o Manchester United (segundo colocado) e quatro que o líder Chelsea. No entanto, o time do Norte de Londres tem um jogo a menos do que os dois rivais.



Arsenal começa pressionando

Contando com apoio de sua torcida no Emirates Stadium, o Arsenal começou a partida disposto a resolver a fatura logo de vez. O zagueiro Vermaleen, aos três, e o brasileiro Denílson, aos sete, tiveram boas chances de abrir o placar.

O Aston Villa, do técnico Martin O´Neill, teve sua primeira chance aos 12. Agbonlahor recebeu de Milner e, na entrada da área, chutou. A bola desviou em Song e, por pouco, não enganou o goleiro Almunia, que praticamente tirou com “os olhos”.

Depois dessa oportunidade, o Arsenal caiu um pouco de produção e não ameaçou tão intensamente o gol de Friedel no restante da primeira etapa, apesar de ter maior posse de bola.

Fábregas muda cara do Arsenal no segundo tempo

Logo no começo do segundo tempo, Arsene Wenger sacou Denílson, que fazia bem seu papel de volante de marcação, e colocou a estrela Fábregas que iniciou a partida no banco por estar voltando de lesão.

Com a entrada do espanhol, o Arsenal cresceu na partida e Eduardo da Silva, figura apagada nos primeiros 45 minutos, quase abriu o marcador, de carrinho, aos 13. Dois minutos depois, Arshavin obrigou Friedel se esticar todo para espalmar.

Mas foi Fábregas que conseguiu fazer o gol do Arsenal. E que golaço. O camisa 4 dos Gunners cobrou falta na entrada da área com capricho e perfeição sem chances para o goleiro do Aston Villa, que não era superado há quatro jogos.

Com a vantagem, o Arsenal fez o que sabe executar melhor: tocar a bola. Os passes precisos envolveram os visitantes, que pouco ameaçaram o gol de Almunia, e ainda levaram mais um. Em um contra-ataque mortal, Traore lançou Walcott. O jovem inglês botou na medida para Fábregas que, com um leve toque, colocou no fundo das redes.

Aos 39, Fábregas, que está na mira do Barcelona, foi substituído por Ramsey como medida de precaução do técnico Arsene Wenger. O jogador, merecidamente, deixou o campo ovacionado. Nos acréscimos, Diaby fez mais um e decretou a goleada da equipe do norte de Londres.

Tristeza do Aston Villa que perdeu o posto de melhor defesa do torneio (sofreu 18 contra 15 do Chelsea). O time de Birmingham segue na quarta posição, com 35 pontos e na zona de classificação à Liga dos Campeões, mas ameaçado de perto por Tottenham (34) e Manchester City (32).


HULL CITY 1X3 MANCHESTER UNITED
Em dia inspirado de Rooney, Manchester United bate o Hull City fora de casa

Em um dia inspirado de Rooney, que fez um gol e deu o passe para outros dois, o Manchester United derrotou o Hull City por 3 a 1, fora de casa, no encerramento da última rodada do Campeonato Inglês.

Com o triunfo, os Diabos Vermelhos chegaram aos 40 pontos e retomaram o segundo lugar que haviam perdido para o Arsenal horas antes. Agora, o time de Sir Alex Ferguson está a dois do líder Chelsea.



Retorno de lesionados

Contando com o retorno de três jogadores que estavam machucados (os zagueiros Brown e Vidic, além do lateral brasileiro Rafael), o Manchester United não tomou muito conhecimento do Hull City e, mesmo fora de casa, pressionou os anfitriões. Giggs e Rooney criaram bons lances por pouco não marcaram.

Aos poucos, mesmo atuando nos contra-ataques, o Hull equilibrou a partida e também deu trabalho ao goleiro Kuszczak.

No entanto, quando o primeiro tempo parecia que iria terminar sem gols - apesar dos lances de perigo de ambas as partes -, Rooney mostrou seu faro de artilheiro. Oportunista, o atacante aproveitou bom cruzamento de Fletcher aos 46 e chegou ao seu 13º gol na Premier League (líder da tabela de goleadores ao lado de Drogba e Defoe).

No segundo tempo, o Hull City veio disposto a garantir o empate que, apesar de não ser o resultado que mais precisava, o tirava da zona de rebaixamento. E, aos 12, Rooney colaborou para que isso acontecesse.

O camisa 10 dos Red Devils errou um passe na defesa e Fagan, aproveitando a bobeada, cruzou para o jovem Altidore sozinho na área. O americano iria cabecear tranqüilo para o gol, mas acabou sendo empurrado por Rafael. Pênalti. Na cobrança, Fagan bateu com precisão e igualou o placar aos 15 minutos.

Rooney se redime da bobeada

O gol abalou o Manchester que custou a entrar de volta na partida. Mas quando acordou, foi fatal. Em rápido contra-ataque, Giggs deu na medida para Rooney que penetrou na área e cruzou para Park. No entanto, antes da bola chegar no sul-coerano, o zagueiro Dawson acabou marcando contra o próprio patrimônio aos 27.

Com a vantagem, o Manchester se fechou mais atrás, segurou uma pequena pressão do Hull e ainda teve tempo para fazer o terceiro. De quebra, Rooney conseguiu se redimir da lambança no gol de empate dos anfitriões. O atacante inglês recebeu bola pelo lado esquerdo e deu um passe magistral para o búlgaro Berbatov, aos 36, ter o trabalho de apenas empurrar para o fundo das redes.

Confira os resultados da 19ª rodada do Campeonato Inglês

Sábado
Birmingham 0 x 0 Chelsea
Fulham 0 x 0 Tottenham
West Ham 2 x 0 Portsmouth
Burnley 1 x 1 Bolton
Liverpool 2 x 0 Wolverhampton
Manchester City 2 x 0 Stoke
Sunderland 1 x 1 Everton
Wigan 1 x 1 Blackburn

sábado, 26 de dezembro de 2009

Premier League

BIRMINGHAM 0X0 CHELSEA
Chelsea pressiona, mas não consegue derrotar o Birmingham fora de casa

Em um duelo bastante disputado e no qual os goleiros brilharam, o Chelsea pressionou bastante, mas não conseguiu passar de um 0 a 0 com o Birmingham, fora de casa, neste sábado, em partida válida pela última rodada do Campeonato Inglês . O empate marcou o início do “Boxing Day”, período em que são disputados vários jogos entres os feriados de Natal e Ano Novo.

Com o resultado, os Blues, que possuem a melhor defesa do torneio (apenas 15 gols sofridos), seguem na liderança, agora com 42 pontos, cinco a mais que o Manchester United. Os Red Devils entram em campo neste domingo diante do Hull City. Já os anfitriões seguem surpreendendo e ocupam o sétimo lugar, com 29 pontos, à frente de times tradicionais como Liverpool, West Ham e Everton.



Birmingham assusta logo no começo

Empolgados pela boa fase - estavam a nove jogos sem derrotas -, os jogadores do Birmingham começaram a partida em ritmo intenso. Com apenas 30 segundos, em um lançamento da defesa, Jerome, mano a mano com Alex, chutou com perigo sobre o gol de Cech.

Depois do susto inicial, o Chelsea passou a dominar as ações e, aos dez, por pouco não abriu o placar com o lateral Ivanovic de cabeça após cobrança de escanteio.

Aos 17, após cruzamento de Sturridge, Belletti, aparecendo de surpresa na área, quase marcou com uma testada que pegou na rede pelo lado de fora. Prestigiado com Ancelotti, o ex-são-paulino atuou no meio de campo barrou ninguém menos, ninguém mais do que o alemão no Michael Ballack.

Na sequencia, o Chelsea teve masi duas chances de inaugurar o marcador com Sturridge, que entrou no lugar do francês Anelka (machucado), e Lampard. Em ambas, o goleiro Joe Hart fez grandes defesas

Lance polêmico e bomba de Alex

Aos 30, Chucho, numa rara ocasião que o Birminhgam foi ao ataque, colocou no fundo das redes. No entanto, o árbitro marcou impedimento (inexistente) e anulou o gol.

Antes do apito final para o primeiro tempo, o zagueiro brasileiro Alex, que jogou na vaga do titular Ricardo Carvalho, acertou uma bomba na trave em cobrança de falta. A violência do chute foi tão forte que a baliza chegou a balançar.

No segundo tempo, Larsson respondeu à altura o lance do ex-santista e, se não fosse uma sensacional intervenção do tcheco Petr Cech, faria de falta o primeiro da partida aos 16.

Aos 21, Belletti, pela terceira vez na partida, criou uma boa oportunidade, mas a bola caprichosamente desviou em um defensor e saiu rente à trave.

Chelsea pressiona

Melhor na partida, o Chelsea seguia construindo várias chances e encurralava o time da casa em seu campo de defesa. Malouda e Kalou, antes dos 25 minutos, estiveram bem perto de anotarem o primeiro dos Blues.

Apesar da insistência, o time de Carlo Ancelotti não conseguiu superar o goleiro Joe Hart que, além das boas defesas, mostrou coragem ao se atirar nos pés de Kalou. No lance, o arqueiro, que está emprestado pelo Manchester City ao Birmingahm, cortou o rosto e teve que terminar a partida com uma faixa na cabeça.

Se não conseguiu derrotar o adversário, o Chelsea, que viu o francês Malouda ser expulso nos acréscimos, pelo menos conseguiu manter um tabu. Desde 1980 que não perde para o Birmingham (16 jogos).


MANCHESTER CITY 2X0 STOKE CITY
Manchester City vence Stoke com tranquilidade na estreia de Mancini

Se o Manchester City de Mark Hughes acumulava empates e incertezas sobre o bom futebol, a estreia de Roberto Mancini no comando do time foi ao menos tranquila. Sem brilho, mas eficiente, os Citizens venceram o Stoke City por 2 a 0, em casa, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Inglês. Petrov, após “passe” de Robinho, que errou o chute, e Carlitos Tevez marcaram.



O resultado mantém a equipe de Manchester na sexta colocação, agora com 32 pontos, embora tenha um jogo a menos que o restante. O Stoke caiu para 12º, com 21.

A partida começou com o atacante Craig Bellamy no banco. O galês teria se desentendido com Mancini durante a semana após o italiano “pegar pesado” nos treinos e exigido a concentração para jogos em casa. Melhor para o brasileiro Robinho, que foi titular, mas não teve boa atuação. Sylvinho também iniciou entre os 11.

Tempos distintos

Quem apareceu com perigo primeiro, no entanto, foi o Stoke. Aos 19, Tuncay chegou livre na grande área e obrigou Given a fazer grande defesa, salvando o time da casa.

O City respondeu da melhor forma possível. Aos 27, Tevez puxou contra-ataque até a grande área e deixou para Robinho. O atacante brasileiro tentou concluir, mas pegou mal na bola e ela acabou sobrando para Petrov, que só empurrou para as redes.

O segundo gol veio ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, Barry recebeu cruzamento e ajeitou de cabeça para Tevez, que chegou antes do goleiro Sorensen.

O ritmo na etapa final foi outro, e o Stoke ensaiou uma pressão. Given, no entanto, garantiu o placar com duas boas defesas. Robinho ainda foi substituído por Bellamy, aos 25 minutos, e saiu aplaudido, apesar da atuação abaixo da média.


LIVERPOOL 2X0 WOLVERHAMPTON WANDERERS
Liverpool derrota o Wolverhampton e dá um tempo na crise

O Liverpool, time que foi eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões e que está encerrando 2009 fora da zona de classificação para as copas europeias, deu neste sábado um alento a seus torcedores. Jogando em casa, os Reds derrotaram o Wolverhampton por 2 a 0, gols de Gerrard e Benayoun.

Com o resultado, o Liverpool aliviou parte da pressão sobre o técnico Rafa Benítez. O time chegou a 30 pontos e pulou para a sétima colocação do Campeonato Inglês. Os Wolves seguem em 15º lugar, com 19 pontos.

O primeiro tempo foi melhor para o Liverpool, que teve Lucas e Fábio Aurélio em campo, dominou as ações mas não foi capaz de furar o bloqueio do rival. O time vermelho de fato só se impões no segundo tempo, depois que Ward foi expulso e deixou o Wolverhampton com dez.



O primeiro gol surgiu aos 17 minutos, com Gerrard escorando de cabeça um cruzamento que veio da esquerda. A receita foi repetida no segundo gol. Desta vez, entretanto, o centro saiu forte demais e Benayoun recolheu no segundo pau. O israelense cortou para o meio e encheu o pé para fechar o caixão do Wolverhampton.

Confira a 19ª rodada completa:

Sábado
Fulham 0 x 0 Tottenham
West Ham 2 x 0 Portsmouth
Burnley 1 x 1 Bolton
Sunderland 1 x 1 Everton
Wigan 1 x 1 Blackburn

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ligue 1

LYON 1X2 MONTPELLIER
Lyon perde em casa e despenca na tabela



O Lyon encerrou o ano de 2009 de forma amarga. Ganhador de sete títulos nacionais consecutivos na década, a equipe dos brasileiros Cris, Ederson e Michel Bastos foi derrotada dentro do Estádio Gerland pelo Montpellier. Montaño e Marveaux fizeram os gols dos 2 a 1 dos visitantes, com Gomis descontando para os anfitriões.

Com o resultado, o Lyon caiu para a sexta colocação do Campeonato Francês, com 30 pontos. O Montpellier é o novo terceiro colocado, com 33 pontos. O líder é o Bordeaux, que bateu nesta quarta o Toulouse, por 2 a 1, e chegou ao fim do primeiro turno com 43 pontos na tabela.

Nos últimos oito jogos pelo Francês, o Lyon venceu apenas um. A equipe perdeu três e empatou outras quatro partidas neste intervalo. Nesta quarta, o time saiu perdendo. Montaño fez boa jogada individual e bateu no ângulo do goleiro Lloris para fazer 1 a 0, já aos 6 minutos da etapa final.



De tanto tentar, a equipe da casa chegou ao empate aos 37 minutos, com Gomis escorando de cabeça um cruzamento. Mas a noite era mesmo do Montpellier, que fez o segundo gol aos 40 minutos. Marveaux escorou uma bola levantada na área e mandou para a rede.


TOULOUSE 1X2 BORDEAUX
Wendel marca, Bordeaux vence e termina primeiro turno disparado na liderança



Um gol brasileiro garantiu ao Bordeaux uma despedida de 2009 em grande estilo. Jogando fora de casa, o time venceu o Toulouse por 2 a 1. Wendel, de falta, fez o gol da vitória do atual campeão. Chamakh havia feito o primeiro, enquanto Paulo Machado marcou para o Toulouse. A partida encerrou a 19ª rodada do Campeonato Francês.

Com o resultado, o Bordeaux termina o primeiro turno disparado na liderança. A equipe tem 43 pontos, nove a mais que o Lille, segundo colocado na tabela de classificação. O Toulouse aparece na 14ª posição, com 25 pontos.

Apesar da tranquilidade na tabela, o Bordeaux não teve moleza contra o Toulouse. O time da casa abriu o placar logo no início, com Paulo Machado, mas Chamakh deixou tudo igual ainda antes dos 15 minutos da etapa inicial.



A parada só foi resolvida aos 30 do segundo tempo. M'Bengué fez falta em Chamakh na entrada da área, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança, Wendel contou com um desvio em Sissoko para decretar a virada do Bordeaux, que teve ainda em campo os brasileiros Jussiê e Fernando.

Confira a 19ª rodada completa:

Terça-feira
Lens 1 x 0 Saint-Etienne

Quarta-feira
Le Mans 1 x 1 Monaco
Lorient 3 x 2 Valenciennes
Olympique de Marselha 0 x 2 Auxerre
Nancy 0 x 4 Lille
Nice 2 x 2 Boulogne
PSG 4 x 0 Grenoble
Sochaux 2 x 0 Rennes

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ligue 1

LENS 1X0 SAINT - ETIENNE
Gol brasileiro dá vitória ao Lens sobre o Saint-Etienne na abertura da rodada

O Lens recebeu o Saint-Etienne nesta terça-feira, em partida que abriu a 19ª rodada do Campeonato Francês. O time saiu vitorioso graças a um gol brasileiro: Eduardo, de pênalti, garantiu o 1 a 0 nos acréscimos do segundo tempo.

Com o resultado, o Lens pulou para a 13ª colocação, com 26 pontos. Já o Saint-Etienne segue uma posição acima da zona de rebaixamento, com 16 pontos.

O líder do Francês é o Bordeaux, que tem 40 pontos e visita nesta quarta-feira o Toulouse. Outros oitos jogos serão realizados também nesta quarta.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Liga Sagres

LEIXÕES 2X2 OLHANENSE
Leixões e Olhanense ficam no empate

Debaixo de muita água, Leixões e Olhanense se enfrentaram nesta segunda-feira, na casa do primeiro, em jogo que encerrou a 14ª rodada do Campeonato Português. Apesar da dificuldade em ver a bola rolar, quatro gols foram marcados, e o placar da partida acabou 2 a 2. Pouga e Tiago Cintra fizeram os gols dos donos da casa, com Rabiola e Castro marcando para os visitantes.

Com o resultado, as duas equipes seguiram ocupando a parte baixa da tabela. O Leixões soma 11 pontos, um a mais que o Olhanense. Os líderes do Português são Braga e Benfica, com 33 pontos.

Confira a 14ª rodada completa:

Sexta-feira
Paços de Ferreira 0 x 1 Braga

Sábado
Vitória de Guimarães 1 x 0 Rio Ave
Naval 0 x 1 Sporting

Domingo
União de Leiria 1 x 0 Belenenses
Vitória de Setúbal 3 x 2 Marítimo
Nacional 4 x 3 Académica
Benfica 1 x 0 Porto

Prêmio Brasil Olímpico 2009

Prêmio Brasil Olímpico exalta Rio-2016 e coroa Cesar Cielo e Sarah Menezes

Cesar Cielo e Sarah Menezes foram os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2009. Em uma noite de celebração à vitória carioca na luta pela sede das Olimpíadas de 2016, nadador e judoca receberam das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os troféus como melhores atletas brasileiros de 2009 .

Entre os homens, Cesar Cielo, campeão e recordista mundial dos 50m e 100m livre, teve 77% dos votos dos internautas e ficou à frente de Diego Hypolito (ginástica) e Torben Grael (vela). No feminino, Sarah Menezes, com 46%, deixou para trás Poliana Okimoto (maratona aquática) e Natália Falavigna (taekwondo) .



Sarah foi a primeira a discursar e, lendo uma longa carta de agradecimento, falou com carinho de seus treinadores, de seus patrocinadores e do estado do Piauí. Cielo, que falou em seguida, agradeceu pelos votos, e prometeu buscar os mesmos resultados em Londres-2012.

O tema da noite, que ficou claro já nos primeiros minutos da cerimônia - quando os apresentadores anunciaram a exibição do clipe da campanha carioca a sede das Olimpíadas de 2016 -, voltou a ser o centro das atenções no encerramento.

Primeiro, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. O dirigente, que já havia subido ao palco para prestar homenagem ao ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e ao governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, recebeu o microfone para exaltar a campanha.



Nuzman discursou por 12 minutos e se dirigiu a todos envolvidos na campanha, como o presidente Lula, o empresário Eike Batista, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ex-presidente da Fifa João Havelange. A atleta Isabel Swan, embaixadora da candidatura Rio-2016, e a esposa de Nuzman também foram citadas pelo dirigente.

Lula se emociona ao rever no telão a vitória carioca. Clique ao lado e assista ao vídeo!

O presidente Lula fechou a noite, lembrando detalhes dos últimos dias de campanha, em Copenhague. O emocionado discurso do chefe de estado, cheio de boas tiradas, contagiou a plateia, que riu e aplaudiu.

- Eu pensei que já tinha vivido todas as emoções que um ser humano pode viver. Nunca imaginei que fosse viver a emoção que vivi em Copenhague, junto com tantos atletas brasileiros importantes. Na hora o nome do Rio de Janeiro foi anunciado, eu descobri que nunca vou morrer de infarto, porque senão eu teria morrido ali, tamanha foi a sensação - brincou.

Prestes a deixar a presidência, Lula só saiu do palco depois de fazer uma promessa, pela qual foi aplaudido de pé pela plateia.

- O Brasil não vai chegar às Olimpíadas com a cara lambida, para disputar meia dúzia de merreca de medalhas. Cada cidade tem que se transformar numa cidade olímpica. Em cada favela do Rio de Janeiro, vamos pegar aquele garoto que gosta de bater nos outros e levá-lo para lutar boxe. Não serei mais presidente a partir do dia 31 de dezembro do próximo ano, mas como cidadão brasileiro, tenho a obrigação de dedicar cada minuto da minha vida para ajudar vocês que estarão no governo a fazer dessa edição das Olimpíadas a mais organizada do mundo. Temos uma coisa que eles não têm. Temos uma alma do tamanho do Pão de Açúcar, um coração que pode fazer a diferença.

Às lágrimas, Joaquim Cruz recebe honraria

Entre os outros homenageados da noite estava Joaquim Cruz, que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva , oferecido a ex-atletas que simbolizam o legado do primeiro bicampeão olímpico brasileiro. O campeão olímpico em Los Angeles/1984, Joaquim Cruz recebeu o troféu das mãos de João Havelange e não conteve as lágrimas.

Depois de um longo abraço no ex-presidente da Fifa, Joaquim Cruz fez um discurso comovente.

- A essência das grandes conquistas esta na capacidade de sonhar. Foi por isso que nós conseguimos trazer as Olimpíadas para o Brasil. O sonho é uma coisa dinâmica, que passa de uma geração para a outra. Ele tem um ponto de partida, mas não necessariamente um ponto de chegada. Hoje, a gente pode sonhar ainda mais, porque o Brasil está trazendo um dos eventos mais importantes do nosso planeta. Desta forma, a gente vai poder dar oportunidade para os jovens continuarem sonhando.

Confira os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2009 em cada modalidade

Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Vasconcellos Paiola
Basquete – Anderson Varejão
Boxe – Everton dos Santos Lopes
Canoagem Slalom – Poliana Aparecida de Paula
Canoagem Velocidade – Nivalter Santos de Jesus
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Murilo Fischer
Ciclismo Mountain Bike – Edivando de Souza Cruz
Ciclismo Pista – Marcos Christian Novello
Desportos na Neve – Maya Harrison
Desportos no Gelo – Kevin Bettencourt Alves
Esgrima – Cleia Gulhon da Silva
Futebol – Marta Vieira da Silva
Futsal – Tiago de Melo Marinho
Ginástica Artística – Diego Hypolito
Ginástica Rítmica – Ana Paula Scheffer
Ginástica Trampolim – Taissa Paraíso Garcia
Handebol – Jaqueline Anastácio
Hipismo Adestramento – Luiza Novaes Tavares de Almeida
Hipismo CCE – Serguei Fofanoff
Hipismo Saltos – Rodrigo Pessoa
Hóquei Sobre Grama – Djeniffer Dombrowicz Vasques
Judô – Sarah Menezes
Levantamento de Peso – Rosane dos Reis Santos
Lutas – Laís Nunes de Oliveira
Maratona Aquática – Poliana Okimoto
Natação Sincronizada – Nayara Leite Figueira
Natação – Cesar Cielo
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Pólo Aquático – Marina Canetti
Remo – Ailson Eráclito da Silva
Saltos Ornamentais – César Castro
Taekwondo – Natália Falavigna
Tênis – Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa – Thiago Monteiro
Tiro com Arco – Brunna Hellen Araújo
Tiro Esportivo – Ana Luiza Ferrão
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Torben Grael
Vôlei – Fabiana Marcelino Claudino
Vôlei de Praia – Harley Marques Silva

Premier League

WIGAN X BOLTON (adiado)
Neve adia jogo do Campeonato Inglês, mesmo com gramado em condições

As tempestades de neve têm castigado a Europa nos últimos dias. Diversos jogos foram adiados e, nesta segunda-feira, a partida entre Wigan e Bolton, pelo Campeonato Inglês, não foi realizada.

O curioso é que o gramado do estádio DW, do Wigan, tinha condições para realização da partida. Mas como o acesso ao estádio ficou muito complicado, por conta da neve nas vias, a organização optou pelo adiamento, por conta do alto risco de acidentes.

Ainda não há nova data para a partida.

FIFA Gala 2009

FUTEBOL MASCULINO
Messi leva o prêmio de melhor do mundo da Fifa e encerra um ano de 2009 perfeito



A Fifa anunciou na noite desta segunda-feira, em Zurique, o que o mundo inteiro já sabia: Messi é o melhor jogador do planeta em 2009. A premiação, a primeira na história para um argentino, encerra um ano perfeito para o camisa 10 do Barcelona: foram seis títulos pelo clube, a classificação para a Copa do Mundo pela Argentina, a conquista da tradicional Bola de Ouro da "France Football" e agora o prêmio da Fifa.

Messi foi eleito com votos de técnicos e capitães de 147 seleções nacionais. Ele somou 1.073 pontos e deixou para trás com ampla vantagem Cristiano Ronaldo, do Real Madrid (352), os colegas de clube Xavi (terceiro, com 196 pontos) e Iniesta (quinto, 134), além de Kaká, que apareceu em quarto lugar. O brasileiro do Real somou 190 pontos.

- Gostaria de agradecer aos companheiros que votaram em mim. É uma grande honra receber esse prêmio, porque foi dado por companheiros de outras seleções - disse Messi ao receber o troféu.

O argentino lembrou também que o prêmio da Fifa é a cereja no bolo de um ano de 2009 perfeito.

- Quero a agradecer também aos meus colegas de clube. Esta conquista significa terminar este ano da melhor maneira possível, para mim e para o Barcelona.

China e Bobby Robson também são premiados

A República da China recebeu o Prêmio de Desenvolvimento em um ano que mais de um milhão de jovens participam de um programa popular para construir uma geração de futebolistas e adeptos do esporte.

O Prêmio Fair Play foi dedicado à memória do inglês Sir Bobby Robson, que faleceu aos 36 anos, em 31 de julho, após longa batalha contra o câncer. A viúva Elsie recebeu o troféu concedido ao ex-técnico da Inglaterra pelo que mostrou durante toda sua carreira. Como jogador, Robson representou o English Team no Mundial de 1958, vencido pelo Brasil.


FUTEBOL FEMININO
Marta ganha o prêmio de melhor do mundo da Fifa pela quarta vez seguida



Pelo quarto ano consecutivo, a craque Marta leva para casa o prêmio de melhor jogadora do mundo oferecido pela Fifa. A brasileira foi coroada em cerimônia realizada nesta sexta-feira, em Zurique, e tornou-se a recordista em número de prêmios Fifa (quatro, uma a mais que a alemã Birgit Prinz, que era uma das cinco finalistas).

Marta foi eleita com base nos votos de capitãs e técnicos de seleções nacionais femininas de todo o mundo. A brasileira conseguiu grande vantagem em relação às concorrentes. Foram 833 pontos, contra 290 da alemã Birgit Prinz, 252 da inglesa Kelly Smith, 239 da também brasileira Cristiane, e 216 de outra alemã, Inka Grings.

Cada técnico ou capitão escolhe três jogadores, por ordem de preferência. Os votos para primeiro lugar valem cinco pontos, para segundo, três, e um ponto para terceiras escolhas.

- Estou realmente surpresa. Primeiro agradeço a Deus, por tudo o que vem acontecendo em minha vida. É inevitável não me emocionar neste momento. O dia em que eu parar de me emocionar, o futebol acaba para mim - disse Marta, com a voz embargada, ao receber seu quarto troféu.

A brasileira agradeceu também ao Los Angeles Sol e ao Santos, clubes que defendeu em 2009, e à seleção brasileira, além de todas as companheiras. Por fim, fez um apelo pelo futebol feminino.

- Estou muito feliz por ter ganho, é a primeira vez que alguém consegue quatro vezes, e é muito bom que tenha sido uma mulher a ter conseguido. Para o futebol feminino, de um modo geral, espero que seja um incentivo. E que essa modalidade possa crescer cada vez mais - finalizou.

Entre os homens, os recordistas de conquistas são Ronaldo Fenômeno e Zidane, cada um com três troféus de melhor do mundo da Fifa.


PRÊMIO PUSKAS
Cristiano Ronaldo leva o Prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada

O português Cristiano Ronaldo pode não levar o título de melhor jogador do mundo em 2009, mas já tem um motivo para sorrir. O astro do Real Madrid ganhou o Prêmio Puskas, referente ao gol mais bonito da temporada, nesta segunda-feira, em cerimônia realizada pela Fifa, em Zurique.

O lance em questão foi contra o Porto, no dia 15 de abril, pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2008/2009. O craque marcou um belo gol de fora da área, que decidiu a classificação do Manchester United, seu então clube, com uma vitória por 1 a 0, e que chegaria posteriormente à decisão da competição.

Assista aos dez gols finalistas do Prêmio Puskas

Os brasileiros Grafite, do Wolfsburg, e Nilmar, do Villarreal, ex-Inter, também concorriam.




SELEÇÃO DOS MELHORES DA TEMPORADA
Daniel Alves é o único brasileiro na seleção dos melhores da temporada

O lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, foi o único brasileiro presente na seleção dos melhores do mundo da temporada, divulgada pela Fifa, nesta segunda-feira, em cerimônia realizada em Zurique. O Prêmio FifPro World XI teve Messi, Cristiano Ronaldo e Fernando Torres no ataque. O Barça, inclusive, foi o time com mais jogadores representados: quatro. A eleição contou com cerca de 50 mil votos de jogadores de todo o mundo.

Daniel Alves foi peça-chave nas campanhas do clube catalão, que conquistou seis títulos na temporada, entre eles o da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, no último sábado. O lateral-direito foi o autor do passe para o gol de Messi, contra o Estudiantes, na prorrogação.

Confira a seleção completa:

Iker Casillas (Espanha/Real Madrid); Daniel Alves (Brasil/Barcelona), Nemanja Vidic (Sérvia/Manchester United), John Terry (Inglaterra/Chelsea) e Patrice Evra (França/Manchester United); Xavi Hernandéz (Espanha/Barcelona), Steven Gerrard (Espanha/Liverpool) e Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona); Lionel Messi (Argentina/Barcelona), Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid) e Fernando Torres (Espanha/Liverpool).

domingo, 20 de dezembro de 2009

Ligue 1

MONACO 1X1 LYON
Michel Bastos faz golaço de falta, mas Lyon volta a tropeçar no Francês

Em mais uma partida decepcionante, o Lyon empatou com o Monaco por 1 a 1, neste domingo, no Estádio Louis II, no Principado. Michel Bastos abriu o placar para os visitantes, ganhadores de sete títulos franceses na década. O coreano Park igualou.

Foi o quarto empate nos últimos sete jogos do Lyon no Campeonato Francês (ganhou apenas sete destes 21 pontos). Com o resultado, a equipe chegou ao quarto lugar, com 30 pontos, dez a menos que o Bordeaux, líder e atual campeão. O Monaco aparece em 12º, com 26 pontos.

O brasileiro Michel Bastos, em linda cobrança de falta, chegou a deixar o Lyon em vantagem na primeira etapa, mas o Monaco empatou ainda antes do intervalo. Após grande confusão na área, Park ficou livre para emendar para a rede.

Também neste domingo, o Lille assumiu a terceira posição ao fazer 3 a 0 sobre o Le Mans (assista aqui aos gols). A equipe soma 31 pontos, um a menos que o Olympique de Marselha, que aparece em segundo e tem um jogo a menos que as equipes que ocupam os quatro primeiros postos na tabela.

Confira a 18ª rodada completa:

Sábado
Bordeaux 4 x 1 Lorient
Boulogne x Sochaux (adiado devido à neve)
Grenoble 1 x 1 Nice
Montpellier 0 x 2 Nancy
Rennes 1 x 0 PSG
Valenciennes 0 x 0 Lens
Saint-Etienne 0 x 0 Olympique de Marselha

Domingo
Auxerre 1 x 1 Toulouse
Lille 3 x 0 Le Mans

Liga Sagres

BENFICA 1X0 PORTO
Saviola dá vitória ao Benfica no clássico

O Benfica foi melhor a maior parte do tempo e derrotou o Porto por 1 a 0, no clássico realizado neste domingo, sob forte chuva, no Estádio da Luz. O argentino Saviola fez o gol da partida, válida pela 14ª rodada do Campeonato Português.

Com o resultado, o Benfica chegou a 33 pontos e se igualou ao líder Braga, que fica em primeiro por conta do confronto direto, critério de desempate mais importante. O Porto aparece em terceiro lugar, quatro pontos atrás das equipes que estão no topo da tabela.

Na Luz, o Benfica dominou amplamente o primeiro tempo. O time, que teve Luisão, David Luiz e Ramires titulares, saiu na frente aos 21 minutos. David Luiz chutou para a frente e pegou a defesa do Porto saindo para deixar o ataque rival em impedimento. Em condição legal, Saviola penetrou e, na cara de Hélton, bateu cruzado para estufar a rede.

O Porto, que além de Hélton teve o atacante Hulk na equipe titular, melhorou levemente na etapa final e chegou a ameaçar o gol do goleiro Quim. Mas os encarnados souberam retomar as rédeas da partida e levaram a vantagem até o apito final. A próxima rodada do Campeonato Português será disputada apenas em janeiro de 2010.

Confira a 14ª rodada completa:

Sexta-feira
Paços de Ferreira 0 x 1 Braga

Sábado
Vitória de Guimarães 1 x 0 Rio Ave
Naval 0 x 1 Sporting

Domingo
União de Leiria 1 x 0 Belenenses
Vitória de Setúbal 3 x 2 Marítimo
Nacional 4 x 3 Académica

Liga BBVA

VALLADOLID 2X1 SPORTING GIJÓN
Gol brasileiro alavanca virada do Valladolid sobre o Sporting Gijón

Um gol brasileiro abriu o caminho para a vitória do Valladolid sobre o Sporting Gijón (2 a 1), neste domingo, pelo Campeonato Espanhol. Nivaldo empatou a partida, depois de Moran abrir o marcador para o Gijón. No fim, Medunjanin garantiu o triunfo do Valladolid, que jogou em casa.

Com o resultado, a equipe de Nivaldo se afasta da zona de rebaixamento e se coloca na zona intermediária da tabela, agora com 16 pontos. O Sporting Gijón está um pouco acima, com 20 pontos. O líder do Espanhol após 16 rodadas é o Barcelona, com 39 pontos.

A partida no estádio José Zorrilla começou com os visitantes em vantagem. Após cobrança de falta que desviou na barreira, a bola sobrou limpa para Moran fazer 1 a 0 para o Gijón.

O empate dos donos da casa aconteceu aos 29 minutos. Após cruzamento no segundo pau, Diego Costa escorou para o meio da área e Nivaldo mandou para a rede. Apesar de pressionar muito, o Valladolid só chegou à vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Medunjanin aproveitou falha de Matabuena, avançou e bateu de canhota, no cantinho, e deflagrou a festa no José Zorrilla.

Também neste domingo, o Villarreal derrotou o Racing Santander por 2 a 0 e chegou ao nono lugar, agora com 21 pontos.

Confira a 15ª rodada completa:

Quarta-feira, 2/12
Xerez 0 x 2 Barcelona

Sábado, 19/12
Athletic Bilbao 2 x 0 Osasuna
Sevilla 1 x 2 Getafe
Real Madrid 6 x 0 Zaragoza

Domingo, 20/12
Espanyol 2 x 0 Almería
Málaga 2 x 1 Mallorca
Villarreal 2 x 0 Racing Santander
Tenerife 1 x 1 Atlético de Madri
La Coruña 0 x 0 Valencia

Serie A

JUVENTUS 1X2 CATANIA
Juventus repete Liverpool e perde para lanterna

Outro gigante europeu não consegue se livrar da crise. Depois do Liverpool acumular fracassos na temporada e perder para o lanterna do Campeonato Inglês no último sábado, o Juventus segue em queda brusca de produção.

Após a eliminação na Liga dos Campeões com uma goleada em casa, a equipe de Turim perdeu para o Bari e agora o Catania, último colocado do Campeonato Italiano, por 2 a 1, neste domingo, em casa, pela 17ª rodada. Diego deu passe para o gol de Salihamidzic, mas Jorge Martinez e Izco decretaram a surpreendente vitória dos visitantes.

O resultado é desastroso para a equipe de Ciro Ferrara, que estacionou nos 30 pontos, em terceiro, mas já vê o líder Inter de Milão com certa distância e o Roma no retrovisor, com 28. O treinador, inclusive, balança no cargo e pode ser demitido durante a semana.



Antes da partida, torcedores atiraram ovos em direção à delegação do Juventus. Com a bola rolando, o Catania saiu na frente de pênalti. Aos 23 minutos do primeiro tempo, Tiago deu um puxão em Martinez, que teve de cobrar duas vezes para o juiz validar o gol. A torcida, revoltada, se virou e ficou de costas para o jogo.



A Velha Senhora só melhorou no segundo tempo após a entrada de Salihamidzic no lugar de Felipe Melo por opção técnica. O volante bósnio, inclusive, foi o autor do gol de empate, aos 21 da segunda etapa, após passe do brasileiro Diego.

Quando dava a entender de que iria conseguir a virada, o Juve permitiu um contra-ataque mortal do Catania já no fim. Aos 42, Izco recebeu bom passe, arrancou pela direita e chutou cruzado.


ROMA 2X0 PARMA
Roma vence Parma e emplaca sete jogos de invencibilidade

Ao contrário do Juventus, o Roma segue em franca ascensão. A equipe do técnico Cláudio Ranieri contou com os brasileiros Julio Sérgio, Juan, Taddei e Julio Baptista para derrotar o Parma, por 2 a 0, no Estádio Olímpico, e assumir a quarta colocação, com 28 pontos. Burdisso e Brighi marcaram os gols do time da capital, que emplaca agora sete jogos de invencilibidade. A última derrota ocorreu em outubro, para o Udinese, ainda pela 10ª rodada.


INTER DE MILÃO 1X0 LAZIO
Inter de Milão derrota o Lazio e abre oito pontos de vantagem na liderança



O Inter de Milão recebeu neste domingo o Lazio, no Giuseppe Meazza, e jogou o suficiente para derrotar o rival por 1 a 0. Eto'o fez o gol da partida que deveria encerrar a 17ª rodada do Campeonato Italiano (quatro jogos foram adiados devido a nevascas).

Com o resultado, o Inter abriu oito pontos de vantagem na liderança. O time tem agora 39 pontos, contra 31 do Milan (o Rubro-Negro tem um jogo a menos, contra a Fiorentina, um dos adiados por conta do mau tempo). O Lazio, com 16 pontos, aparece apenas em 16º lugar na tabela.

Com Julio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta titulares, o Inter de Milão começou o jogo melhor e não demorou a abrir o marcador. Aos 14 minutos, Stankovic avançou pela direita e cruzou para Eto'o. O atacante cabeceou para o gol, mas Muslera defendeu. O próprio Eto'o apanhou o rebote e mandou para a rede.



Em vantagem, o Inter continuou o jogo sem forçar muito o ritmo, porém também sem ser ameaçado pelo rival. A partida se arrastou sem grandes emoções até o apito final, e o gol de Eto'o bastou para que o atual tetracampeão nacional somasse mais três importantes pontos na atual edição do Campeonato Italiano.

Confira a 17ª rodada completa:

Sábado
Bologna x Atalanta (adiado)
Fiorentina x Milan (adiado)

Domingo
Genoa x Bari (adiado)
Livorno 3 x 1 Sampdoria
Napoli 2 x 0 Chievo
Palermo 1 x 0 Siena
Udinese x Cagliari (adiado)

1.Bundesliga

HAMBURGO 2X1 WERDER BREMEN
Hamburgo vence Werder Bremen em casa e termina primeiro turno em quarto

O Hamburgo derrotou o Werder Bremen, por 2 a 1, em casa, neste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Alemão, e terminou o primeiro turno da competição em quarto, com 31 pontos, dois a menos do que o Bayern de Munique e a quatro do líder Bayer Leverkusen. A ex-equipe de Diego é a sexta colocada, com 28.

Sob neve e com uma bola laranja em campo, os mandantes saíram abriram vantagem logo aos nove minutos, com Mathijsen. Jansen ampliou aos 36, quando o Hamburgo já tinha um a menos – Boateng foi expulso aos 32. O Werder Bremen ensaiou uma pressão na segunda etapa, mas só conseguiu marcar nos acréscimos, com o zagueiro brasileiro Naldo. Foi o 40º gol do jogador na carreira.

Confira a 17ª rodada completa do Campeonato Alemão:

Sexta-feira
Schalke 1 x 0 Mainz

Sábado
Bayer Leverkusen 3 x 2 Borussia Mönchengladbach
Bayern de Munique 5 x 2 Hertha Berlin
Borussia Dortmund 1 x 0 Freiburg
Eintracht Frankfurt 2 x 2 Wolfsburg
Hannover 2 x 3 Bochum
Stuttgart 3 x 1 Hoffenheim

Domingo
Colônia 3 x 0 Nuremberg

Premier League

WEST HAM 1X1 CHELSEA
Chelsea só empata e desperdiça a chance de disparar na liderança do Inglês

O Chelsea deixou escapar neste domingo uma chance de ouro para disparar na liderança do Campeonato Inglês. Jogando fora de casa, o time azul não conseguiu derrotar o West Ham, equipe que está na zona de rebaixamento. O empate por 1 a 1 foi construído com dois pênaltis: Diamanti fez para os Hammers, e Lampard igualou para os Blues.

Com o resultado, o Chelsea chegou a 41 pontos, quatro a mais que o Manchester United, que foi derrotado pelo Fulham no sábado e aparece em segundo lugar. Se tivesse vencido, o time do técnico Carlo Ancelotti teria a confortável vantagem de seis pontos. Já o West Ham se manteve em penúltimo lugar, agora com 15 pontos. Resta uma rodada para o fim do primeiro turno.

O jogo em Upton Park foi muito equilibrado. O West Ham saiu na frente pouco antes do intervalo. Ashley Cole cometeu pênalti, que Diamanti bateu e não deu chances ao goleiro Petr Cech.

Na etapa final, o Chelsea chegou ao empate em lance muito reclamado pelos jogadores do West Ham. Mikel foi derrubado por Upson na área e o pênalti foi apontado pelo bandeirinha. De nada adiataram os protestos e Lampard foi para a cobrança. O camisa 8 precisou converter por três vezes para que o gol fosse validado. Nas duas primeiras cobranças, a arbitragem mandou voltar alegando invasão de área.

Com o jogo empatado, os dois times se lançaram ao ataque em busca da vitória e criaram chances de gol. Entretanto, nenhum deles foi capaz de alterar o marcador, que acabou mesmo 1 a 1.

Confira a 18ª rodada completa:

Sábado
Portsmouth 2 x 0 Liverpool
Aston Villa 1 x 0 Stoke City
Blackburn 0 x 2 Tottenham
Fulham 3 x 0 Manchester United
Manchester City 4 x 3 Sunderland
Arsenal 3 x 0 Hull City

Domingo
Wolverhampton 0 x 2 Burnley
Everton 1 x 1 Birmingham

sábado, 19 de dezembro de 2009

Liga Sagres

NAVAL 0X1 SPORTING
Carlos Saleiro dá vitória ao Sporting

Um golzinho do atacante Carlos Saleiro garantiu ao Sporting uma vitória fora de casa neste sábado, sobre o Naval. O triunfo por 1 a 0 fez parte da 14ª rodada do Campeonato Português.

Com o resultado, o Sporting chegou ao quinto lugar na tabela de classificação, agora com 21 pontos, 12 a menos que o líder Braga. O Naval aparece em décimo lugar, com 15 pontos.

Saleiro ganhou uma de suas primeiras chances como titular ao lado de Liedson no ataque dos Leões. O jogador aproveitou um passe justamente do craque do time para fazer o gol único do jogo.

Neste domingo, o destaque em Portugal fica por conta do clássico entre Benfica e Porto. As duas equipes estão no encalço do Braga, que na sexta-feira venceu o Paços de Ferreira por 1 a 0.

Confira a 14ª rodada completa:

Sexta-feira
Paços de Ferreira 0 x 1 Braga

Sábado
Vitória de Guimarães 1 x 0 Rio Ave

Liga BBVA

REAL MADRID 6X0 ZARAGOZA
Real Madrid faz seis no Zaragoza e fica a dois pontos do líder Barcelona

O Real Madrid viu da Espanha o Barcelona se sagrar campeão mundial neste sábado, mas não deixou de mandar um recado ao rival quando foi a campo. O time merengue recebeu o Zaragoza e, jogando grande futebol, aplicou uma goleada por 6 a 0, encurtando assim a diferença para o líder Barça para dois pontos. A partida foi válida pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol.

O time branco, que teve Marcelo titular mas que ainda não contou com Kaká, machucado, chegou a 37 pontos. O Zaragoza segue na zona de rebaixamento, com 12. Real e Barça têm igual número de jogos, uma vez que a participação do clube catalão nesta 15ª rodada foi antecipada para o dia 2 de dezembro (vitória por 2 a 0 sobre o Xerez).

Em campo, o Real Madrid começou arrasador e fez 1 a 0 logo no início. Marcelo serviu Higuaín, que penetrou livre na área e bateu cruzado para abrir o placar. O mesmo Marcelo foi o garçom do segundo gol, desta vez marcado por Van der Vaart, também batendo cruzado.



O mesmo Van der Vaart ampliou, após cruzamento da direita. Higuaín, depois de um chapéu na zaga e um lindo toque por cobertura, fez o quarto ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, Cristiano Ronaldo fez o quinto num lance genial. O português recebeu na área e, num curto espaço, deu dois dribles humilhantes na zaga e bateu rasteiro.

Ainda houve tempo para o sexto gol, marcado por Benzema, que entrara pouco antes. O Real ainda seguiu dominando, mas não foi capaz de ampliar ainda mais o marcador.

Confira a 15ª rodada completa:

Quarta-feira, 2/12
Xerez 0 x 2 Barcelona

Sábado, 19/12
Athletic Bilbao 2 x 0 Osasuna
Sevilla 1 x 2 Getafe

Ligue 1

BORDEAUX 4X1 LORIENT
Bordeaux goleia o Lorient e dispara na liderança do Campeonato Francês



Atual campeão francês, o Bordeaux caminha a passos largos rumo ao bi. Neste sábado, o time recebeu o Lorient e goleou por 4 a 1, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Francês. Bellion (dois), Cavenaghi e Gourcuff fizeram os gols do Bordeaux, com Gameiro descontando.

Com o resultado, o líder chegou a 40 pontos na tabela de classificação, oito a mais que o Olympique de Marselha, segundo colocado, que não passou de empate por 0 a 0 com o Saint-Etienne, também neste sábado. O Lorient é o décimo, com 26 pontos.

A vantagem garante ao Bordeaux o simbólico título de inverno (campeão do primeiro turno). Nenhum de seus rivais, mesmo os que têm um jogo a menos (caso do Marselha), não tem mais mais como alcançar a equipe do técnico Laurent Blanc antes do fim do turno.

O Bordeaux, que teve o brasileiro Fernando como titular e Jussiê entrando no segundo tempo, saiu na frente com dois gols de Bellion. Por duas vezes o atacante saiu na cara do goleiro (em condição legal) e tocou rasteiro para marcar.

No segundo tempo, Cavenaghi aproveitou passe de Gourcuff e bateu para fazer o terceiro. O próprio Gourcuff, após um passe de arremesso lateral, fez o quarto do Bordeaux.

No finzinho, Gameiro fez o gol de honra do Lorient e quebrou uma sequência de 710 minutos sem levar gols do atual campeão.

Neste domingo, o Lyon, apenas o quinto colocado na tabela, com 29 pontos, visita o Monaco.

Confira a 18ª rodada completa:

Sábado
Boulogne x Sochaux (adiado devido ao mau tempo)
Grenoble 1 x 1 Nice
Montpellier 0 x 2 Nancy
Rennes 1 x 0 PSG
Valenciennes 0 x 0 Lens
Saint-Etienne 0 x 0 Olympique de Marselha

Premier League

PORTSMOUTH 2X0 LIVERPOOL
Com dez, Liverpool perde para lanterna da Premier League e vê crise aumentar

A crise que rondava o Liverpool se instaurou de vez neste sábado. Com dez jogadores em campo durante todo o segundo tempo – Mascherano foi expulso ainda na etapa inicial –, os Reds foram derrotados pelo lanterna Portsmouth, por 2 a 0, fora de casa, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.

Confira a classificação atualizada e tabela de jogos do Campeonato Inglês

O resultado deixa a equipe do técnico Rafa Benítez em sétimo, com 27 pontos, e a pelo menos 13 do líder Chelsea. O Portsmouth, de Avram Grant, foi a 14 pontos e deixou de ter o pior ataque da competição, agora com 17 gols, mas continua em 20º.

O primeiro gol saiu aos 33 minutos. Glen Johnson afastou mal a bola e Belhadj pegou de primeira, com força, sem chances para Reina. O Liverpool ainda tentou pressionar na etapa final, mas o goleiro Begovic se destacou contra Torres e Gerrard e evitou o pior para os donos da casa, que conseguiram ampliar em contra-ataque. Aos 37, Boateng fez boa jogada pela direita e conseguiu o cruzamento. Piquionne aproveitou indecisão da zaga e chutou cruzado.


MANCHESTER CITY 4X3 SUNDERLAND
Em jogaço, City vence Sunderland

Pressionado por bons resultados e com um elenco milionário, o técnico Mark Hughes ganhou alguns minutos de alívio no comando do Manchester City. Ele viu uma vitória emblemática do Manchester City, neste sábado, por 4 a 3, sobre o Sunderland, em casa, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês. Entretanto, acabou demitido após o apito final e será substituído pelo italiano Roberto Mancini.

O atacante Roque Santa Cruz foi o destaque com dois gols. Tevez e Bellamy completaram para a equipe do brasileiro Robinho, que ficou no banco. Mensah, Henderson e Jones anotaram os gols visitantes.



O resultado devolve uma esperança aos Citizens, agora em sexto, com 29 pontos. O Sunderland é o décimo, com 21.


BOLTON 3X0 MANCHESTER UNITED
United é goleado fora de casa

Quem também comemorou foi o Chelsea. Os Blues só entram em campo neste domingo, mas podem ampliar a diferença na liderança para seis pontos caso vençam o West Ham. Tudo porque o Manchester United fez uma de suas piores exibições na temporada e foi goleado pelo Fulham, por 3 a 0, fora de casa. Murphy, Zamora e Duff marcaram os gols do jogo. Os Red Devils permanecem em segundo, com 37, enquanto o Fulham é o nono, com 26.


ARSENAL 3X0 HULL CITY
Brasileiros marcam, Arsenal bate Hull City e sobe para terceiro no Inglês

O Arsenal, que não teve neste sábado seu capitão, o meia espanhol Cesc Fábregas, lesionado, contou com dois gols de brasileiros para derrotar o Hull City em casa, por 3 a 0, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.

O atacante Eduardo da Silva, que se naturalizou croata, e o volante Denílson, além do francês Diaby, marcaram a favor do time de Londres no estádio Emirates, e ajudaram o Arsenal a ficar em terceiro lugar na tabela (35 pontos), atrás do líder Chelsea (40) e do Manchester United (37).

O primeiro gol do jogo foi marcado por Denílson, em chute cheio de efeito de fora da área. Outro brasileiro, Geovanni, teve a chance de empatar para o Hull, mas o goleiro Almunia defendeu a cobrança de pênalti.

Foi então a vez de Eduardo da Silva brilhar. O carioca-croata fez 2 a 0, aos 14 do segundo tempo. No fim, Diaby tabelou com Arshavin e fechou o caixão do Hull, que tem 17 pontos e está próximo da zona de rebaixamento.

Confira a 18ª rodada completa do Campeonato Inglês:

Sábado
Portsmouth 2 x 0 Liverpool
Aston Villa 1 x 0 Stoke City
Blackburn 0 x 2 Tottenham

1.Bundesliga

BAYERN DE MUNIQUE 5X2 HERTHA BERLIN
Sob nevasca, Bayern atropela Hertha Berlin e confirma ascensão na temporada

Sob forte nevasca, o Bayern de Munique confirmou sua grande ascensão na atual temporada. Depois de se classificar na Liga dos Campeões com uma goleada sobre o Juventus, em Turim, os bávaros atropelaram o lanterna Hertha Berlin, neste sábado, por 5 a 2, em casa, pela 17ª rodada do Campeonato Alemão. Van Buyten, Mario Gómez, Robben, Thomas Muller e Olic construíram o placar para os mandantes. Ramos e o brasileiro Raffael descontaram.



Com o resultado, a equipe do técnico Louis Van Gaal chegou ao quarto triunfo consecutivo, mas manteve-se na terceira colocação, com 33 pontos, já que o Schalke 04 derrotou o Mainz, na sexta, e foi a 34, enquanto o Bayer Leverkusen venceu o Borussia Mönchengladbach, por 3 a 2, em casa, e garantiu o título de inverno da competição, com 35, correspondente ao primeiro turno.

Confira a 17ª rodada completa do Campeonato Alemão:

Sexta-feira
Schalke 1 x 0 Mainz

Sábado
Bayer Leverkusen 3 x 2 Borussia Mönchengladbach
Borussia Dortmund 1 x 0 Freiburg
Eintracht Frankfurt 2 x 2 Wolfsburg
Hannover 2 x 3 Bochum
Stuttgart 3 x 1 Hoffenheim

Serie A

FIORENTINA X MILAN (adiado)
Neve adia jogo do Milan no Italiano

As nevascas registradas nas últimas horas na Itália levaram a federação de futebol local a adiar os jogos da Primeira Divisão do Campeonato Italiano neste sábado, em Florença, entre Fiorentina e Milan, e em Bolonha, onde o Bologna iria receber a Atalanta.

Além disso, o mau tempo também provocou o adiamento de quatro duelos pela Série B (Segunda Divisão italiana): Mantova x Crotone, Triestina x Piacenza, Citadella x Ancona e Sassuolo x Salernitana.

O confronto entre Bologna e Atalanta, marcado para as 15h (horário de Brasília) foi transferido para domingo, às 10h.

Já a partida entre Fiorentina e Milan, prevista para as 17h45 deste sábado, foi cancelada devido à concentração de gelo nas arquibancadas, que poria em risco os torcedores. A nova data do duelo ainda não foi anunciada.

Mundial de Clubes da FIFA:Final

ESTUDIANTES (ARG) 1X2 BARCELONA (ESP)
Messi faz de peito, Barça vira e é campeão mundial na prorrogação



Foi difícil, sofrido, mas o Barcelona enfim se sagrou campeão mundial de clubes. O time precisou jogar a prorrogação com o Estudiantes de La Plata, neste sábado, no Zayed Sports City Stadium, para conseguir seu sexto troféu no ano de 2009. Messi, de peito, fez o gol do título, após empate por 1 a 1 no tempo normal (Boselli abriu o placar para os argentinos e Pedro empatou, a dois minutos do fim).

O inédito Mundial de Clubes foi a cereja no bolo de um ano de 2009 perfeito para os catalães. Foram nada menos do que seis troféus levantados: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopas da Europa e da Espanha e, agora, o Mundial de Clubes.

Veja a galeria de fotos da final em Abu Dhabi


Para chegar à glória, entretanto, o Barça precisou sofrer mais do que em qualquer de suas outras cinco conquistas do ano. O Estudiantes, muito bem posicionado defensivamente e com homens perigosos à frente, esteve com a mão na taça a maior parte do tempo. O gol de Pedro, que entrou no segundo tempo, aconteceu já com o Barcelona jogando no desespero, quando tudo indicava que a festa seria argentina.

O Estudiantes, por sinal, jogou de uniforme todo branco, assim como fizeram o São Paulo, em 1992, e o Internacional, em 2006. Os times brasileiros conseguiram bater o gigante catalão nas finais daqueles anos e, por pouco, o fenômeno não se repetiu.

O Barcelona começou a partida com mais posse de bola, porém sem conseguir penetrar na bem postada defesa do Estudiantes. O time argentino, por outro lado, não abidicou do ataque ao longo da primeira etapa e foi perigoso em jogadas de contragolpe.



Sem Iniesta, machucado, o Barça entrou em campo com um meio-campo formado por Sergio Busquets, Xavi e Keita, municiando um trio ofensivo formado por Messi, Ibrahimovic e Henry.

No Estudiantes, Verón foi o comandante do meio-campo e teve como principais destaques a seu lado na equipe Braña, Enzo Pérez e Boselli, autor do gol argentino.

Por vezes usando de jogadas ríspidas, o Estudiantes conseguiu conter bem o Barcelona. O time argentino foi premiado aos 36 minutos, quando conseguiu seu gol. Díaz cruzou e Boselli testou, sem chances para o goleiro Valdés.

O Barça ainda reclamou de um pênalti do goleiro Albil em Xavi antes do intervalo, mas a arbitragem nada marcou.

Na etapa final, o técnico do Barcelona, Guardiola, resolveu sacar o meia Keita para lançar o atacante Pedro. O time de fato ficou mais ofensivo e pressionou o Estudiantes, que por boa parte da segunda etapa só se defendeu.

O Barça criou algumas chances para chegar ao empate, mas em geral não mostrou potência para furar o ferrolho dos argentinos. As melhores oportunidades surgiram em uma tabela entre Messi e Ibra, e depois numa cabeçada do sueco que, livre, mandou para fora.

Quando os argentinos já sentiam o gosto da conquista, o gigante despertou. Aos 43, na base do abafa, o Barça foi para cima e, após bola levantada na área, Pedro se viu cara a cara com o goleiro Albil. O camisa 17 tocou de cabeça, por cobertura, e deixou tudo igual em Abu Dhabi.

Na prorrogação, o panorama seguiu o mesmo: contando com talento, garra e pouca organização, o Barcelona pressionou em busca da virada. Calculista, o Estudiantes se segurou. Até os 5 minutos da segunda etapa da prorrogação. Foi quando Messi deu as caras. O camisa 10 aproveitou um cruzamento de Daniel Alves, correu por trás da defesa rival e escorou de peito para o fundo da rede.

Muita festa do time azul-grená, pela primeira vez campeão mundial de clubes.




Ficha técnica:
ESTUDIANTES 1 x 2 BARCELONA
ESTUDIANTES
Albil, Clemente Rodríguez, Desábato, Cellay e Re (Rojo); Verón, Braña e Benítez (Sanchez); Díaz, Enzo Pérez (Nuñez) e Boselli.
Técnico: Alejandro Sabella.
BARCELONA
Víctor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Sergio Busquets (Yaya Touré), Xavi e Keita (Pedro); Messi, Ibrahimovic e Henry (Jeffren).
Técnico: Josep Guardiola.
Gols: Boselli, aos 36 minutos do primeiro tempo; Pedro, aos 43 minutos do segundo tempo; Messi, aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação.
Cartões amarelos: Clemente Rodríguez, Días, Enzo Pérez, Rojo, Sanchez, Desábato (EST), Henry, Victor Valdés e Messi (BAR).
Estádio: Zayed Sports City, Abu Dhabi (EAU). Data: 19/12/2009.
Árbitro: Benito Archundia (MEX).
Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX).