NAVAL 0X1 SPORTING Carlos Saleiro dá vitória ao Sporting
Um golzinho do atacante Carlos Saleiro garantiu ao Sporting uma vitória fora de casa neste sábado, sobre o Naval. O triunfo por 1 a 0 fez parte da 14ª rodada do Campeonato Português.
Com o resultado, o Sporting chegou ao quinto lugar na tabela de classificação, agora com 21 pontos, 12 a menos que o líder Braga. O Naval aparece em décimo lugar, com 15 pontos.
Saleiro ganhou uma de suas primeiras chances como titular ao lado de Liedson no ataque dos Leões. O jogador aproveitou um passe justamente do craque do time para fazer o gol único do jogo.
Neste domingo, o destaque em Portugal fica por conta do clássico entre Benfica e Porto. As duas equipes estão no encalço do Braga, que na sexta-feira venceu o Paços de Ferreira por 1 a 0.
REAL MADRID 6X0 ZARAGOZA Real Madrid faz seis no Zaragoza e fica a dois pontos do líder Barcelona
O Real Madrid viu da Espanha o Barcelona se sagrar campeão mundial neste sábado, mas não deixou de mandar um recado ao rival quando foi a campo. O time merengue recebeu o Zaragoza e, jogando grande futebol, aplicou uma goleada por 6 a 0, encurtando assim a diferença para o líder Barça para dois pontos. A partida foi válida pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol.
O time branco, que teve Marcelo titular mas que ainda não contou com Kaká, machucado, chegou a 37 pontos. O Zaragoza segue na zona de rebaixamento, com 12. Real e Barça têm igual número de jogos, uma vez que a participação do clube catalão nesta 15ª rodada foi antecipada para o dia 2 de dezembro (vitória por 2 a 0 sobre o Xerez).
Em campo, o Real Madrid começou arrasador e fez 1 a 0 logo no início. Marcelo serviu Higuaín, que penetrou livre na área e bateu cruzado para abrir o placar. O mesmo Marcelo foi o garçom do segundo gol, desta vez marcado por Van der Vaart, também batendo cruzado.
O mesmo Van der Vaart ampliou, após cruzamento da direita. Higuaín, depois de um chapéu na zaga e um lindo toque por cobertura, fez o quarto ainda no primeiro tempo.
Na etapa final, Cristiano Ronaldo fez o quinto num lance genial. O português recebeu na área e, num curto espaço, deu dois dribles humilhantes na zaga e bateu rasteiro.
Ainda houve tempo para o sexto gol, marcado por Benzema, que entrara pouco antes. O Real ainda seguiu dominando, mas não foi capaz de ampliar ainda mais o marcador.
Confira a 15ª rodada completa:
Quarta-feira, 2/12 Xerez 0 x 2 Barcelona
Sábado, 19/12 Athletic Bilbao 2 x 0 Osasuna Sevilla 1 x 2 Getafe
BORDEAUX 4X1 LORIENT Bordeaux goleia o Lorient e dispara na liderança do Campeonato Francês
Atual campeão francês, o Bordeaux caminha a passos largos rumo ao bi. Neste sábado, o time recebeu o Lorient e goleou por 4 a 1, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Francês. Bellion (dois), Cavenaghi e Gourcuff fizeram os gols do Bordeaux, com Gameiro descontando.
Com o resultado, o líder chegou a 40 pontos na tabela de classificação, oito a mais que o Olympique de Marselha, segundo colocado, que não passou de empate por 0 a 0 com o Saint-Etienne, também neste sábado. O Lorient é o décimo, com 26 pontos.
A vantagem garante ao Bordeaux o simbólico título de inverno (campeão do primeiro turno). Nenhum de seus rivais, mesmo os que têm um jogo a menos (caso do Marselha), não tem mais mais como alcançar a equipe do técnico Laurent Blanc antes do fim do turno.
O Bordeaux, que teve o brasileiro Fernando como titular e Jussiê entrando no segundo tempo, saiu na frente com dois gols de Bellion. Por duas vezes o atacante saiu na cara do goleiro (em condição legal) e tocou rasteiro para marcar.
No segundo tempo, Cavenaghi aproveitou passe de Gourcuff e bateu para fazer o terceiro. O próprio Gourcuff, após um passe de arremesso lateral, fez o quarto do Bordeaux.
No finzinho, Gameiro fez o gol de honra do Lorient e quebrou uma sequência de 710 minutos sem levar gols do atual campeão.
Neste domingo, o Lyon, apenas o quinto colocado na tabela, com 29 pontos, visita o Monaco.
Confira a 18ª rodada completa:
Sábado Boulogne x Sochaux (adiado devido ao mau tempo) Grenoble 1 x 1 Nice Montpellier 0 x 2 Nancy Rennes 1 x 0 PSG Valenciennes 0 x 0 Lens Saint-Etienne 0 x 0 Olympique de Marselha
PORTSMOUTH 2X0 LIVERPOOL Com dez, Liverpool perde para lanterna da Premier League e vê crise aumentar
A crise que rondava o Liverpool se instaurou de vez neste sábado. Com dez jogadores em campo durante todo o segundo tempo – Mascherano foi expulso ainda na etapa inicial –, os Reds foram derrotados pelo lanterna Portsmouth, por 2 a 0, fora de casa, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.
O resultado deixa a equipe do técnico Rafa Benítez em sétimo, com 27 pontos, e a pelo menos 13 do líder Chelsea. O Portsmouth, de Avram Grant, foi a 14 pontos e deixou de ter o pior ataque da competição, agora com 17 gols, mas continua em 20º.
O primeiro gol saiu aos 33 minutos. Glen Johnson afastou mal a bola e Belhadj pegou de primeira, com força, sem chances para Reina. O Liverpool ainda tentou pressionar na etapa final, mas o goleiro Begovic se destacou contra Torres e Gerrard e evitou o pior para os donos da casa, que conseguiram ampliar em contra-ataque. Aos 37, Boateng fez boa jogada pela direita e conseguiu o cruzamento. Piquionne aproveitou indecisão da zaga e chutou cruzado.
MANCHESTER CITY 4X3 SUNDERLAND Em jogaço, City vence Sunderland
Pressionado por bons resultados e com um elenco milionário, o técnico Mark Hughes ganhou alguns minutos de alívio no comando do Manchester City. Ele viu uma vitória emblemática do Manchester City, neste sábado, por 4 a 3, sobre o Sunderland, em casa, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês. Entretanto, acabou demitido após o apito final e será substituído pelo italiano Roberto Mancini.
O atacante Roque Santa Cruz foi o destaque com dois gols. Tevez e Bellamy completaram para a equipe do brasileiro Robinho, que ficou no banco. Mensah, Henderson e Jones anotaram os gols visitantes.
O resultado devolve uma esperança aos Citizens, agora em sexto, com 29 pontos. O Sunderland é o décimo, com 21.
BOLTON 3X0 MANCHESTER UNITED United é goleado fora de casa
Quem também comemorou foi o Chelsea. Os Blues só entram em campo neste domingo, mas podem ampliar a diferença na liderança para seis pontos caso vençam o West Ham. Tudo porque o Manchester United fez uma de suas piores exibições na temporada e foi goleado pelo Fulham, por 3 a 0, fora de casa. Murphy, Zamora e Duff marcaram os gols do jogo. Os Red Devils permanecem em segundo, com 37, enquanto o Fulham é o nono, com 26.
ARSENAL 3X0 HULL CITY Brasileiros marcam, Arsenal bate Hull City e sobe para terceiro no Inglês
O Arsenal, que não teve neste sábado seu capitão, o meia espanhol Cesc Fábregas, lesionado, contou com dois gols de brasileiros para derrotar o Hull City em casa, por 3 a 0, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.
O atacante Eduardo da Silva, que se naturalizou croata, e o volante Denílson, além do francês Diaby, marcaram a favor do time de Londres no estádio Emirates, e ajudaram o Arsenal a ficar em terceiro lugar na tabela (35 pontos), atrás do líder Chelsea (40) e do Manchester United (37).
O primeiro gol do jogo foi marcado por Denílson, em chute cheio de efeito de fora da área. Outro brasileiro, Geovanni, teve a chance de empatar para o Hull, mas o goleiro Almunia defendeu a cobrança de pênalti.
Foi então a vez de Eduardo da Silva brilhar. O carioca-croata fez 2 a 0, aos 14 do segundo tempo. No fim, Diaby tabelou com Arshavin e fechou o caixão do Hull, que tem 17 pontos e está próximo da zona de rebaixamento.
Confira a 18ª rodada completa do Campeonato Inglês:
Sábado Portsmouth 2 x 0 Liverpool Aston Villa 1 x 0 Stoke City Blackburn 0 x 2 Tottenham
BAYERN DE MUNIQUE 5X2 HERTHA BERLIN Sob nevasca, Bayern atropela Hertha Berlin e confirma ascensão na temporada
Sob forte nevasca, o Bayern de Munique confirmou sua grande ascensão na atual temporada. Depois de se classificar na Liga dos Campeões com uma goleada sobre o Juventus, em Turim, os bávaros atropelaram o lanterna Hertha Berlin, neste sábado, por 5 a 2, em casa, pela 17ª rodada do Campeonato Alemão. Van Buyten, Mario Gómez, Robben, Thomas Muller e Olic construíram o placar para os mandantes. Ramos e o brasileiro Raffael descontaram.
Com o resultado, a equipe do técnico Louis Van Gaal chegou ao quarto triunfo consecutivo, mas manteve-se na terceira colocação, com 33 pontos, já que o Schalke 04 derrotou o Mainz, na sexta, e foi a 34, enquanto o Bayer Leverkusen venceu o Borussia Mönchengladbach, por 3 a 2, em casa, e garantiu o título de inverno da competição, com 35, correspondente ao primeiro turno.
Confira a 17ª rodada completa do Campeonato Alemão:
Sexta-feira Schalke 1 x 0 Mainz
Sábado Bayer Leverkusen 3 x 2 Borussia Mönchengladbach Borussia Dortmund 1 x 0 Freiburg Eintracht Frankfurt 2 x 2 Wolfsburg Hannover 2 x 3 Bochum Stuttgart 3 x 1 Hoffenheim
FIORENTINA X MILAN (adiado) Neve adia jogo do Milan no Italiano
As nevascas registradas nas últimas horas na Itália levaram a federação de futebol local a adiar os jogos da Primeira Divisão do Campeonato Italiano neste sábado, em Florença, entre Fiorentina e Milan, e em Bolonha, onde o Bologna iria receber a Atalanta.
Além disso, o mau tempo também provocou o adiamento de quatro duelos pela Série B (Segunda Divisão italiana): Mantova x Crotone, Triestina x Piacenza, Citadella x Ancona e Sassuolo x Salernitana.
O confronto entre Bologna e Atalanta, marcado para as 15h (horário de Brasília) foi transferido para domingo, às 10h.
Já a partida entre Fiorentina e Milan, prevista para as 17h45 deste sábado, foi cancelada devido à concentração de gelo nas arquibancadas, que poria em risco os torcedores. A nova data do duelo ainda não foi anunciada.
ESTUDIANTES (ARG) 1X2 BARCELONA (ESP) Messi faz de peito, Barça vira e é campeão mundial na prorrogação
Foi difícil, sofrido, mas o Barcelona enfim se sagrou campeão mundial de clubes. O time precisou jogar a prorrogação com o Estudiantes de La Plata, neste sábado, no Zayed Sports City Stadium, para conseguir seu sexto troféu no ano de 2009. Messi, de peito, fez o gol do título, após empate por 1 a 1 no tempo normal (Boselli abriu o placar para os argentinos e Pedro empatou, a dois minutos do fim).
O inédito Mundial de Clubes foi a cereja no bolo de um ano de 2009 perfeito para os catalães. Foram nada menos do que seis troféus levantados: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopas da Europa e da Espanha e, agora, o Mundial de Clubes.
Para chegar à glória, entretanto, o Barça precisou sofrer mais do que em qualquer de suas outras cinco conquistas do ano. O Estudiantes, muito bem posicionado defensivamente e com homens perigosos à frente, esteve com a mão na taça a maior parte do tempo. O gol de Pedro, que entrou no segundo tempo, aconteceu já com o Barcelona jogando no desespero, quando tudo indicava que a festa seria argentina.
O Estudiantes, por sinal, jogou de uniforme todo branco, assim como fizeram o São Paulo, em 1992, e o Internacional, em 2006. Os times brasileiros conseguiram bater o gigante catalão nas finais daqueles anos e, por pouco, o fenômeno não se repetiu.
O Barcelona começou a partida com mais posse de bola, porém sem conseguir penetrar na bem postada defesa do Estudiantes. O time argentino, por outro lado, não abidicou do ataque ao longo da primeira etapa e foi perigoso em jogadas de contragolpe.
Sem Iniesta, machucado, o Barça entrou em campo com um meio-campo formado por Sergio Busquets, Xavi e Keita, municiando um trio ofensivo formado por Messi, Ibrahimovic e Henry.
No Estudiantes, Verón foi o comandante do meio-campo e teve como principais destaques a seu lado na equipe Braña, Enzo Pérez e Boselli, autor do gol argentino.
Por vezes usando de jogadas ríspidas, o Estudiantes conseguiu conter bem o Barcelona. O time argentino foi premiado aos 36 minutos, quando conseguiu seu gol. Díaz cruzou e Boselli testou, sem chances para o goleiro Valdés.
O Barça ainda reclamou de um pênalti do goleiro Albil em Xavi antes do intervalo, mas a arbitragem nada marcou.
Na etapa final, o técnico do Barcelona, Guardiola, resolveu sacar o meia Keita para lançar o atacante Pedro. O time de fato ficou mais ofensivo e pressionou o Estudiantes, que por boa parte da segunda etapa só se defendeu.
O Barça criou algumas chances para chegar ao empate, mas em geral não mostrou potência para furar o ferrolho dos argentinos. As melhores oportunidades surgiram em uma tabela entre Messi e Ibra, e depois numa cabeçada do sueco que, livre, mandou para fora.
Quando os argentinos já sentiam o gosto da conquista, o gigante despertou. Aos 43, na base do abafa, o Barça foi para cima e, após bola levantada na área, Pedro se viu cara a cara com o goleiro Albil. O camisa 17 tocou de cabeça, por cobertura, e deixou tudo igual em Abu Dhabi.
Na prorrogação, o panorama seguiu o mesmo: contando com talento, garra e pouca organização, o Barcelona pressionou em busca da virada. Calculista, o Estudiantes se segurou. Até os 5 minutos da segunda etapa da prorrogação. Foi quando Messi deu as caras. O camisa 10 aproveitou um cruzamento de Daniel Alves, correu por trás da defesa rival e escorou de peito para o fundo da rede.
Muita festa do time azul-grená, pela primeira vez campeão mundial de clubes.
Ficha técnica: ESTUDIANTES 1 x 2 BARCELONA ESTUDIANTES Albil, Clemente Rodríguez, Desábato, Cellay e Re (Rojo); Verón, Braña e Benítez (Sanchez); Díaz, Enzo Pérez (Nuñez) e Boselli. Técnico: Alejandro Sabella. BARCELONA Víctor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Sergio Busquets (Yaya Touré), Xavi e Keita (Pedro); Messi, Ibrahimovic e Henry (Jeffren). Técnico: Josep Guardiola. Gols: Boselli, aos 36 minutos do primeiro tempo; Pedro, aos 43 minutos do segundo tempo; Messi, aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação. Cartões amarelos: Clemente Rodríguez, Días, Enzo Pérez, Rojo, Sanchez, Desábato (EST), Henry, Victor Valdés e Messi (BAR). Estádio: Zayed Sports City, Abu Dhabi (EAU). Data: 19/12/2009. Árbitro: Benito Archundia (MEX). Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX).
POHANG STEELERS (KOR) 1{4}X1{3} ATLANTE (MEX) Denílson marca, Pohang vence nos pênaltis e fica com o terceiro lugar
Mais uma vez, o brasileiro Denílson foi decisivo no Mundial de Clubes. Na disputa do terceiro lugar, o atacante abriu o placar no tempo normal para o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, e, após empate por 1 a 1, também deixou o dele na cobrança de pênaltis. Melhor para a equipe treinada pelo brasileiro Sergio Farias, que venceu o Atlante, do México, por 4 a 3, neste sábado, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, e terminou a competição organizada pela Fifa sorrindo. Marquez anotou o gol dos mexicanos.
O primeiro tempo foi aberto e dividido. Tanto Pohang quanto o Atlante criaram boas oportunidades, mas pararam nos goleiros adversários. Nem sempre por competência dos arqueiros, e sim por falta de capricho nas finalizações. A exceção foi o brasileiro Denílson. Aos 19, ele quase marcou um golaço ao arrancar do meio-campo e passar pelos marcadores até Vilar fazer a defesa.
Mas aos 42 não teve jeito. A zaga mexicana não afastou, Denílson recebeu e, livre, apenas tocou para o fundo do gol. Foi o quarto gol do atacante na competição, que o colocou como maior artilheiro de uma edição de Mundial de Clubes da Fifa.
O Atlante voltou melhor para a etapa final e logo empatou. A um minuto, Pereyra deu belo passe para Marquez, que invadiu a área e chutou cruzado. Aos 15, o brasileiro Lucas Silva desperdiçou ótima oportunidade. Ele avançou à frente da marcação, mas chutou em cima do goleiro Dong Jin. A melhor chance, no entanto, veio no fim de jogo. Aos 44, Pereyra chutou na trave. Denílson também quase marcou no lance seguinte.
A sorte seria decidida nos pênaltis. E brilhou a estrela do reserva Dong Jin, que defendeu a cobrança de Márquez. Peralta, ex-Flamengo, pelo Atlante, e Hee Chul, pelo Pohang, também perderam. No fim, o gol de Hyung Il decretou a vitória por 4 a 3.
PAÇOS DE FERREIRA 0X1 BRAGA Braga vence e sustenta a liderança do Português por mais uma rodada
O surpreendente Braga deu voltou a alimentar o sonho do inédito título do Campeonato Português com uma vitória fora de casa sobre o Paços de Ferreira, nesta sexta-feira. Meyong fez o gol do triunfo por 1 a 0, que abriu a 14ª rodada da competição.
Com o resultado, o Braga chegou a 33 pontos e não pode mais ser ultrapassado neste fim de semana, qualquer que seja o resultado do clássico entre Benfica e Porto, no domingo. Os benfiquistas têm 30 pontos e, mesmo se vencerem, ficam em segundo pelo confronto direto, primeiro critério de desempate. Já o Porto tem 29 pontos e pode chegar no máximo a 32.
O gol do jogo foi marcado pelo camaronês Meyong nos acréscimos do primeiro tempo. O atacante escorou de cabeça um cruzamento de Evaldo e não deu chances ao goleiro Cássio (ex-Vasco). O Paços de Ferreira ainda tentou o empate no segundo tempo, mas não teve sucesso.
SCHALKE 04 1X0 MAINZ Schalke vence e assume ponta provisória
Um gol do peruano Farfán valeu ao Schalke 04 um importante triunfo no Campeonato Alemão, nesta sexta, na abertura da 17ª rodada, a última do turno. Jogando em casa, o time da cidade de Gelsenkirchen bateu o Mainz por 1 a 0 e se credenciou para a conquista do simbólico "título de inverno".
Com o resultado, o Schalke chegou a 34 pontos e assumiu a liderança provisória da Bundesliga. O time tem dois pontos a mais que o Bayer Leverkusen, que recebe neste sábado o Borussia Mönchengladbach e pode retomar a primeira posição (consequentemente, seria campeão de inverno). O Mainz, com 24 pontos, segue em oitavo lugar.
O gol do jogo foi marcado logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Farfán recebeu passe de Holtby e estufou a rede do goleiro Müller. Estiveram em campo pelo Schalke os brasileiros Bordón e Kuranyi (nascido no Brasil, mas que usa a nacionalidade alemã enquanto jogador de futebol).
Próxima fase da Liga Europa terá confrontos equilibrados
Além da Liga dos Campeões, a Uefa também promoveu o sorteio dos confrontos da próxima fase da Liga Europa. Trinta e dois times foram colocados frente à frente. E algumas disputadas interessantes acontecerão, como é o caso do duelo entre o Hamburgo, que faz excelente campanha no Campeonato Alemão, e o PSV, da Holanda. Foram também sorteados os jogos da fase seguinte, as oitavas de final.
Os jogos de ida serão disputados em 18 de fevereiro e os de volta, em 25 do mesmo mês. As partidas de ida das oitavas de final estão marcadas para 11 de março, e as de volta, para o dia 18 do mesmo mês. A decisão será disputada em 12 de maio de 2010, em Hamburgo (Alemanha).
Próxima fase Rubin Kazan x Hapoel Tel Aviv Athletic de Bilbao x Anderlecht Copenhague x Olympique de Marselha Panathinaikos x Roma Atlético de Madri x Galatasaray Ajax x Juventus Brugges x Valencia Fulham x Shakhtar Donetsk Liverpool x Unirea Urceni Hamburgo x PSV Eindhoven Villarreal x Wolfsburg Standard Liège x Salzburgo Twente x Werder Bremen Lille x Fenerbahçe Everton x Sporting de Lisboa Hertha Berlim x Benfica
Oitavas-de-final Vencedor de Hamburgo x PSV / Vencedor de Athletic de Bilbao x Anderlecht Vencedor de Rubin Kazan x Hapoel Tel Aviv / Vencedor de Villarreal x Wolfsburg Vencedor de Atlético de Madri x Galatasaray / Vencedor de Everton x Sporting Vencedor de Hertha Berlim x Benfica / Vencedor de Copenhague x Olympique de Marselha Vencedor de Panathinaikos x Roma / Vencedor de Standard Liège x Salzburgo Vencedor de Lille x Fenerbahçe / Vencedor de Liverpool x Unirea Urceni Vencedor de Ajax x Juventus /V encedor de Fulham x Shakhtar Donestsk Vencedor de Brugges x Valencia / Vencedor de Twente x Werder Bremen
Sorteio das oitavas da Champions coloca Mourinho frente a frente com o Chelsea
A Uefa sorteou nesta sexta-feira os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões. E, assim como havia acontecido na fase de grupos, reencontros interessantes darão o tom na competição. O mais importante deles marcará o duelo entre o Internazionale de Milão, de José Mourinho, e o Chelsea, ex-clube do técnico português.
O Olympiakos, do técnico brasileiro Zico, não se deu bem no sorteio. A equipe grega pegará o Bordeaux, melhor time da fase de grupos (cinco vitórias e um empate em um grupo que tinha Juventus e Bayern de Munique).
Outro confronto marcante será entre o Real Madrid e o Lyon. Benzema e Lassana Diarra terão a oportunidade de encarar o antigo clube.
O Barcelona, o atual campeão, irá enfrentar o Stuttgart, da Alemanha, fazendo o primeiro jogo fora de casa (os segundos colocados nas suas respectivas chaves na fase de grupos disputarão o primeiro jogo em seus domínios).
A novidade desta edição é que as partidas pelas oitavas de final serão disputadas em quatro semanas e não em duas, como costuma ser. Os jogos de ida serão 16-17 de fevereiro e 23-24 do mesmo mês. A volta será nos dias 9-10 de março e 16-17 do mesmo mês. A decisão da Liga dos Campeões está marcada para o estádio Santiago Bernabéu, em Madri, no dia 22 de maio.
Confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões
Stuttgart x Barcelona Olympiacos x Bordeaux Internazionale de Milão x Chelsea Bayern de Munique x Fiorentina CSKA Moscou x Sevilla Lyon x Real Madrid Porto x Arsenal Milan x Manchester United
GENOA (ITA) 1X2 VALENCIA (ESP) Valencia bate Genoa fora de casa e avança à próxima fase da Liga Europa
O Valencia viajou à Itália e venceu nesta quinta-feira o Genoa por 2 a 1, conseguindo se classificar para a próxima fase da Liga Europa em primeiro lugar do Grupo B, com 12 pontos.
Bruno Saltor abriu o placar para o time espanhol nos acréscimos do primeiro tempo. O veterano atacante argentino Hernán Crespo empatou aos seis minutos da segunda etapa, dando esperança à torcida local, mas David Villa, que havia perdido um pênalti aos 40minutos, deu a vitória ao Valencia com um gol aos 49.
O resultado eliminou a equipe italiana, que encerrou sua participação no grupo em terceiro lugar, com sete pontos, e ajudou o Lille a se classificar em segundo, com dez. Os franceses também entraram em campo nesta quinta-feira, para receber o Slavia Praga, e venceram o confronto por 3 a 1.
BENFICA (POR) 2X1 AEK (GRE) Já classificado, Benfica passa pelo AEK
O Benfica venceu o AEK Atenas por 2 a 1 no Estádio da Luz, em Lisboa, e garantiu o primeiro lugar do grupo I da Liga Europa (antiga Copa da Uefa).
Os gols da vitória do time português foram marcados pelo meio-campo argentino Angel Di María. O atacante brasileiro Felipe Menezes, ex-Goiás, desperdiçou um pênalti no primeiro tempo.
O AEK, que terminou em último no grupo com apenas quatro pontos, teve seu gol feito pelo argentino Blanco. O Benfica encerrou sua participação no grupo I com 15 pontos. O outro classificado da chave foi o Everton, que avançou à próxima fase mesmo com uma derrota hoje em casa para o Bate Borisov (Rússia) por 1 a 0.
FENERBAHÇE (TUR) 1X0 SHERIFF (MOL) Lateral Roberto Carlos se despede do Fenerbahçe com vitória na Liga Europa
O torcedor do Fenerbahçe que foi ao estádio nesta quinta-feira não assistiu apenas à vitória sobre o Sheriff (Moldávia) por 1 a 0, que fez o clube avançar em primeiro no Grupo H para a próxima fase da Liga Europa. Viu também a despedida de um ídolo. O lateral-esquerdo Roberto Carlos, já negociado com o Corinthians, começou na reserva e entrou aos 44 do segundo tempo, no lugar de Senturk.
O time turco ainda teve em campo André Santos e Fábio Bilica. O único gol do jogo foi de Ugur Boral. O outro classificado da chave foi o Twente (Holanda), que empatou com o Steaua Bucareste por 1 a 1 na Romênia.
Chegada ao Brasil dia 24 de dezembro
Roberto Carlos vai chegar ao Brasil no dia 24 de dezembro e passará as festas de fim de ano em Araras, interior de São Paulo. Depois, no dia 4 de janeiro, será apresentado oficialmente pela diretoria co Corinthians no Parque São Jorge.
A festa de apresentação do lateral ocorrerá em um parque de diversões itinerante que será montado. A expectativa é que aproximadamente 6 mil torcedores compareçam ao local.
Além dos brinquedos espalhados pelo gramado da Fazendinha, a chegada terá outra novidade em relação à de Ronaldo, em 2008: a coletiva de imprensa será feita no campo.
Confira os resultados desta quinta-feira da Liga Europa
Grupo A Ajax 1 x 3 Anderlecht Dinamo Zagreb 1 x 2 Timisoara
Classificados: Anderlecht e Ajax
Grupo B Lille 3 x 1 Slávia Praga Genoa 1 x 2 Valencia Classificados: Lille e Valencia
Grupo C Hapoel Tel Aviv 1 x 0 Hamburgo Rapid Viena 3 x 3 Celtic
Classificados: Hapoel Tel Aviv e Hamburgo
Grupo G Lazio 0 x 1 Levski Sofia Villarreal 0 x 1 Salzburg
Classificados: Salzburg e Villarreal
Grupo H Steaua Bucareste 1 x 1 Twente Fenerbahçe 1 x 0 Sheriff
Classificados: Fenerbahçe e Twente
Grupo I Benfica 2 x 1 AEK Everton 0 x 1 BATE Borisov
HERTHA BERLIN (ALE) 1X0 SPORTING (POR) Lanterna no Alemão, Hertha Berlin se classifica ao mata-mata da Liga Europa
Dono de campanha pífia no Campeonato Alemão (último colocado, com uma vitória em 16 jogos), o Hertha Berlin suou, mas conseguiu se classificar nesta quarta-feira à fase de mata-mata na Liga Europa. O time recebeu o já classificado Sporting e venceu por 1a 0, gol de Kacar.
Com o resultado, o Hertha chegou a dez pontos no Grupo D e ficou com a segunda vaga. O Sporting, com 11 pontos, avançou na primeira colocação. Após a partida, os jogadores do Hertha exibiram uma faixa de agradecimento aos torcedores pela força no momento difícil.
ATHLETIC BILBAO (ESP) 0X3 WERDER BREMEN (ALE) Werder goleia (Naldo marca) e avança em primeiro no L
Pelo Grupo L, o Werder Bremen se consolidou na primeira posição ao golear o Athletic, em Bilbao, por 3 a 0. O zagueiro Naldo fez um dos gols do Werder, que terminou a fase com 16 pontos. O Athletic, com dez, avançou em segundo.
Confira todos os jogos desta quarta-feira:
Grupo D Hertha Berlin 1 x 0 Sporting Heerenveen 5 x 0 Ventspils
Classificados: Sporting e Hertha Berlin
Grupo E Basel 2 x 3 Fulham CSKA Sófia 0 x 3 Roma
Classificados: Roma e Fulham
Grupo F Panathinaikos 3 x 0 Dinamo Bucureste Sturm Graz 1 x 0 Galatasaray
Classificados: Galatasaray e Panathinaikos
Grupo J Brugge 1 x 0 Toulouse Partizan 1 x 0 Shakhtar Donetsk
Classificados: Shakhtar e Brugge
Grupo K Cluj 0 x 2 PSV Eindhoven Sparta Praga 0 x 3 FC Copenhague
Classificados: PSV Eindhoven e FC Copenhague
Grupo L Athletic Bilbao 0 x 3 Werder Bremen Nacional 5 x 1 Áustria Viena
Classificados: Werder Bremen e Athletic Bilbao
A rodada final dos demais grupos acontece nesta quinta-feira. O sorteio dos confrontos mata-mata será feito na sexta
CHELSEA 2X1 PORTSMOUTH Chelsea supera o lanterna com dificuldade e volta a se isolar na liderança
O Chelsea voltou a liderar de forma isolada o Campeonato Inglês nesta quarta-feira. O time recebeu o lanterna Portsmouth e teve dificuldades para chegar ao triunfo por 2 a 1. Anelka e Lampard fizeram os gols dos donos da casa, com Piquionne descontando.
Com o resultado, o Chelsea chegou a 40 pontos em 17 rodadas. Os Blues abriram três de vantagem em relação ao segundo colocado Manchester United. O Portsmouth segue em último lugar, com 11 pontos.
A julgar pelo primeiro tempo, o Chelsea não teria grandes problemas para resolver o jogo. O time dominou amplamente e foi para o intervalo vencendo por 1 a 0. O zagueiro Alex serviu Anelka, que mandou para a rede.
Na etapa final, os Blues levaram um susto aos 5 minutos. O'Hara bateu falta, a bola desviou na barreira e sobrou limpa para Piquionne, que bateu para o gol e deixou tudo igual.
O alívio do Chelsea só aconteceu a 12 minutos do fim, quando Lampard bateu pênalti sofrido por Ivanovic e decretou a vitória da equipe londrina.
Confira a 17ª rodada completa:
Quarta-feira, 25 de novembro Hull City 3 x 2 Everton
Terça-feira, 15 de dezembro Sunderland 2 x 0 Aston Villa Manchester United 3 x 0 Wolverhampton Birmingham City 2 x 1 Blackburn Rovers Bolton 3 x 1 West Ham
Quarta-feira, 16 de dezembro Burnley 1 x 1 Arsenal Tottenham 3 x 0 Manchester City Liverpool 2 x 1 Wigan
MONTPELLIER 0X1 BORDEAUX Jussiê marca, e Bordeaux dispara na liderança do Francês
No principal confronto da 11ª rodada do Campeonato Francês, o líder Bordeaux bateu o Montpellier, segundo colocado antes de começar a partida, por 1 a 0, gol do atacante brasileiro Jussiê na etapa final (assista ao gol). Com o resultado, o atual campeão segue cada vez mais firme na primeira colocação, com 37 pontos, colocando sete de diferença para o rival.
O Olympique assumiu a segunda posição na tabela, com 31, depois de vencer o Lorient por 2 a 1, gols de Ayew e Diawara.
Jussiê garante Bordeaux
Melhor em campo durante os 90 minutos, o Bordeuax dominou a primeira etapa e ainda perdeu um pênalti com Gourcuff, aos 29 minutos, defendido pelo goleiro Jourden.
No segundo tempo, o Montpellier melhorou em campo, mas não conseguiu transformar o volume de jogo em chances de gol.
Aos 12 minutos, o ataque do Bordeaux aproveitou a falha da defesa adversária. Jussiê recebeu na entrada da área, passou pela marcação e bateu de canhota no canto esquerdo para garantir a vitória e a tranquilidade na ponta.
Com dois gols nos últimos 15 minutos de jogo, o Lyon passou um sufoco para bater o Boulogne, por 2 a 0, nesta quarta-feira. A vitória colocou o time dos brasileiros Ederson, Cris e Michel Bastos com 29 pontos perto do pelotão da frente na competição, em quarto lugar, com 29.
Confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Francês:
Quinta-feira (passada) Toulouse 2 x 0 Sochaux Lille 4 x 0 Saint-Etienne
Terça-feira Valenciennes 0 x 0 Auxerre
Quarta-feira Lorient 1 x 2 Olympique Monaco 1 x 0 Rennes Nancy 2 x 0 Nice Le Mans 1 x 0 Grenoble PSG 1 x 1 Lens
ATLANTE (MEX) 1X3 BARCELONA (ESP) Messi entra no segundo tempo e leva o Barcelona à final do Mundial
A simples presença de seu maior craque em campo bastou para que o Barcelona conseguisse uma vitória de virada sobre o Atlante, nesta quarta-feira, e se classificasse para a final do Mundial de Clubes. Em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo, Messi pisou o gramado do Zayed Sports City, em Abu Dhabi, apenas aos 8 minutos do segundo tempo. Em seu primeiro lance, o argentino driblou o goleiro e fez o gol da virada do Barça. O time ainda marcou mais um, com Pedro, e venceu por 3 a 1. Rojas havia aberto o placar para os mexicanos, com Sergio Busquets fazendo o primeiro dos campeões europeus.
Com o resultado, o Barcelona se credenciou para encarar o Estudiantes de La Plata na final do Mundial, que acontece às 14h (de Brasília) deste sábado. O Atlante vai disputar o terceiro lugar, às 11h do mesmo sábado, com os sul-coreanos do Pohang Steelers.
Susto no começo do jogo
Logo no início do jogo, o Atlante surpreendeu ao fazer 1 a 0. Após lançamento longo, Rojas penetrou na área, deu um lençol no goleiro Valdés e empurrou a bola para a rede. Em vantagem, o time do Atlante se fechou na defesa e passou a tentar apenas contragolpes esporádicos.
500 vezes Xavi
O Barça, por sua vez, passou a valorizar a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio mexicano. Com Messi no banco por conta do problema no tornozelo, o técnico Guardiola optou por uma formação não muito ofensiva, com Pedro e Ibrahimovic e Iniesta na frente, municiados por Yaya Touré, Sergio Busquets e Xavi. O camisa 6, por sinal, completou 500 jogos oficiais com a camisa azul-grená.
As melhores opções ofensivas do Barcelona surgiram em lances de bola parada e também com os avanços de Daniel Alves pela direita. O time só conseguiu igualar o marcador aos 35 minutos. Após escanteio da direita, Yaya Touré desviou de cabeça e Sergio Busquets empurrou para o gol.
Messi mostra quem é que manda
Com o placar igual, o Barça passou a exercer ainda mais superioridade. Mas a parada só foi de fato resolvida no segundo tempo, com a entrada de Messi. O argentino pisou o gramado aos 8 minutos, na vaga do volante Yaya Touré. No minuto seguinte, em seu primeiro toque na bola, o camisa 10 virou a partida. Ibrahimovic deu passe primoroso para o Pulga, que driblou o goleiro Vilar e tocou para o gol vazio.
Com nada mais a perder, o Atlante se abriu em busca do gol do empate e levou o terceiro, aos 22. Iniesta fez um carnaval pelo lado esquerdo e deixou Pedro na cara do gol. O atacante bateu firme e correu para o abraço.
Bravamente, o Atlante ainda tentou diminuir a desvantagem e criou chances, principalmente com Rojas e Rafael Márquez (homônimo do zagueiro do Barça). Mas Valdés estava atento e evitou qualquer problema.
No Barça, Bojan entrou na vaga de Iniesta aos 31 e teve tempo para perder dois gols feitos. No fim, Pedro ainda reclamou de um pênalti, mas o árbitro Carlos Eugênio Simon nada marcou.
Ibrahimovic, em lindo toque de cobertura, foi o responsável pelo último lance de emoção. O camisa 9 tocou com rara habilidade, aproveitando que Vilar estava adiantado, mas o goleiro se recuperou e fez grande defesa.
TP MAZEMBE (RDC) 2X3 AUCKLAND CITY (NZL) Auckland vence no fim e termina em quinto lugar no Mundial de Clubes
O Auckland City, da Nova Zelândia, conquistou nesta quarta-feira o quinto lugar do Mundial de Clubes, ao vencer o TP Mazembe, do Congo, por 3 a 2. O gol da vitória foi marcado nos acréscimos, aos 49 minutos do segundo tempo, por Van Steeden.
Hayne abriu o placar para os neozelandeses na primeira etapa, aos 29 minutos, mas o Mazembe virou o jogo depois do intervalo, com gols de Kasongo e Kasusula aos 15 e 22 minutos. O próprio Hayne voltaria a marcar aos 27, dando início a outra virada que daria o triunfo ao Auckland.
VALENCIENNES 0X0 AUXERRE Valenciennes e Auxerre empatam, mas continuam próximos dos líderes
Valenciennes e Auxerre não saíram do zero nesta terça-feira, em Valenciennes, pela atrasada 11ª rodada do Campeonato Francês. O resultado manteve ambos próximos dos líderes, apesar do complemento da rodada nesta quarta com outros sete jogos. A equipe da casa pulou para sexto, com 27 pontos, com os visitantes uma posição acima, com 28 pontos. Na foto, Remi Gomis (esquerda) e Dennis Oliech disputam a bola.
Confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Francês:
Quinta-feira Toulouse 2 x 0 Sochaux Lille 4 x 0 Saint-Etienne
MANCHESTER UNITED 3X0 WOLVERHAMPTON WANDERERS Manchester passa sem problemas pelo Wolverhampton e alcança o líder Chelsea
O Manchester United, mesmo com um time mesclado por jovens, não encontrou problemas para derrotar o Wolverhampton por 3 a 0, nesta terça-feira, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Inglês. Rooney, Vidic e Valencia fizeram os gols dos Diabos Vermelhos, que jogaram diante de sua torcida no estádio Old Trafford.
Com o resultado, o Manchester se igualou em pontos ao líder Chelsea (ambos somam 37), porém permanece em segundo lugar pelo saldo de gols (tem 23, contra 27 dos londrinos). Os Blues, por sinal, jogam nesta quarta-feira, em Stamford Bridge, contra o lanterna Portsmouth.
Em Old Trafford, ainda no primeiro tempo o Manchester abriu 2 a 0 no placar. Rooney fez o primeiro, aos 30 minutos, cobrando pênalti originado por um toque de mão dentro da área. Pouco antes do intervalo, Vidic, de cabeça, fez o segundo. O zagueiro contou com a colaboração do goleiro Hahnemann, que espalmou para dentro do gol a bola que chegou fraca.
Na etapa final, o Manchester seguiu dono das ações e matou a parada após linda troca de passes. Berbatov serviu Valencia com um toque por cima, e o equatoriano soltou a bomba para fazer 3 a 0.
Os brasileiros Anderson e Fábio ficaram no banco de reservas o tempo todo. Jogadores como De Laet, Gibson e Obertan foram titulares.
Confira a 17ª rodada completa:
Quarta-feira, 25 de novembro Hull City 3 x 2 Everton
Terça-feira, 15 de dezembro Sunderland 2 x 0 Aston Villa Birmingham City 2 x 1 Blackburn Rovers Bolton 3 x 1 West Ham
POHANG STEELERS (KOR) 1X2 ESTUDIANTES (ARG) Brasileiro faz gol, vira goleiro, mas não tira Estudiantes da final do Mundial
Mesmo sem nunca ter atuado profissionalmente no Brasil, o atacante Denílson já tem muita história para contar quando retornar ao seu país de origem. Nesta terça-feira, o jogador fez um gol contra o Estudiantes pelo Pohang Steelers, mas teve de virar goleiro após o time sul-coreano levar três cartões vermelhos na semifinal do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. A equipe do técnico brasileiro Sergio Farias não resistiu à inferioridade numérica durante a maior parte do tempo e foi eliminada com derrota de 2 a 1. Benítez marcou duas vezes para os argentinos, que vão decidir o título do torneio da Fifa.
Agora, a equipe do técnico Alejandro Sabella, campeã da Libertadores, aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Barcelona e Atlante, do México, nesta quarta-feira, para conhecer o seu adversário na finalíssima de sábado, às 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
Superioridade com gol no fim
Apoiado por cerca de cinco mil torcedores argentinos que foram aos Emirados Árabes, o Estudiantes começou melhor e logo demonstrou sua superioridade. Aos cinco minutos, Braña chutou de longe, o goleiro Yong não conseguiu segurar e Boselli emendou de bicicleta, na trave. No rebote, Benítez chutou para fora.
O sinal de pressão, no entanto, não se confirmou, e o Pohang foi equilibrando a partida, embora as melhores chances fossem dos argentinos. Aos 39, Pérez chutou da entrada da área e assustou. Quatro minutos depois, o meia tentou chutar colocado e quase marcou um golaço. Mas aos 47 não teve jeito. Benítez cobrou falta para a grande área e a bola entrou direto. Boselli correu para comemorar o desvio, mas o gol foi confirmado para Benítez.
O ritmo na etapa final foi o mesmo, e o Estudiantes chegou ao segundo logo aos oito minutos. Veron cruzou, o goleiro Yong novamente mostrou insegurança e viu a bola ficar com Benítez, que só empurrou para o gol.
Três cartões vermelhos. Todos do Pohang
Sem forças, a equipe do técnico brasileiro Sergio Farias perdeu Jae Won, expulso aos dez minutos. Ainda assim, os sul-coreanos conseguiram diminuir com o brasileiro Denílson. Aos 26, o atacante recebeu completamente impedido na grande área e chutou cruzado. O gol foi confirmado sob protestos.
Outros dois cartões vermelhos, no entanto, dessa vez para Jae Sung e o goleiro Yong, que fez falta fora da área, acabaram com as esperanças de uma reação. Ainda mais com Denílson, que marcou os três gols do Pohang na competição, com as luvas até o fim do jogo.
Hoje com 33 anos, o atacante baiano saiu do Camaçari em 1996 para o União de Lamas, da Segunda Divisão de Portugal. Depois, ficou nos Emirados Árabes de 1999 a 2005, quando foi para a Coreia. Está há dois anos no Pohang, pelo qual conquistou a Liga dos Campeões da Ásia nesta temporada. Mas, com propostas dos Emirados, da Coreia e do time de Luis Felipe Scolari, o Bunyodkor, dificilmente ficará no Pohang após o Mundial.
BELENENSES 0X1 VITÓRIA DE GUIMARÃES Belenenses perde em casa e fica perto da zona de rebaixamento do Português
O Belenenses saiu derrotado do jogo que encerrou a 13ª rodada do Campeonato Português. Jogando em casa nesta segunda-feira, o time perdeu por 1 a 0 para o Vitória de Guimarães. Roberto fez o gol do jogo.
Com o resultado, o Belenenses segue com dez pontos, um acima da zona do rebaixamento. O Guimarães, por sua vez, chegou a 16 pontos e pulou para a nona colocação.
Confira todos os jogos da rodada:
Sexta-feira Paços de Ferreira 2 x 1 Nacional
Sábado Sporting 0 x 1 União de Leiria Olhanense 2 x 2 Benfica
Domingo Académica 2 x 0 Leixões Marítimo 0 x 1 Rio Ave Braga 0 x 0 Naval Porto 2 x 0 Vitória de Setúbal
PORTO 2X0 VITÓRIA DE SETÚBAL Antes de clássico, Porto vence e fica a apenas um ponto dos líderes
O Porto está a apenas um ponto dos líderes do Campeonato Português. Neste domingo, o tetracampeão bateu o Vitória de Setúbal por 2 a 0, em casa, e encostou no Benfica e no Braga pela 13ª rodada.
Mais cedo, o Braga recebeu o Naval e não saiu do 0 a 0. Assim, os arsenalistas somam 30 pontos, o mesmo que o Benfica (líder pelo melhor saldo de gols, 28 a 12). O Porto tem 29.
O técnico Jesualdo Ferreira escalou os brasileiros Helton, Fernando e Hulk como titulares. O primeiro gol foi de Farias, aos 23 da etapa inicial. Dois minutos depois, Silvestre Varela fez 2 a 0.
No próximo fim de semana, o principal clássico do país vai agitar a 14ª rodada: o Benfica recebe o Porto no Estádio da Luz na partida que pode até definir a liderança do Português.
Confira todos os jogos da rodada:
Sexta-feira Paços de Ferreira 2 x 1 Nacional
Sábado Sporting 0 x 1 União de Leiria Olhanense 2 x 2 Benfica
Domingo Académica 2 x 0 Leixões Marítimo 0 x 1 Rio Ave Braga 0 x 0 Naval
LYON 0X1 BORDEAUX Líder, Bordeaux vence e afunda Lyon
Líder do Campeonato Francês, o Bordeaux venceu o Lyon por 1 a 0 neste domingo, fora de casa, e ainda afundou o rival na tabela, pela 17ª rodada.
Atual campeão, o Bordeaux soma 34 pontos na liderança. Por outro lado, o Lyon, maior força do país nos últimos anos, soma 26 em nono lugar.
O gol da vitória do Bordeaux foi do marroquinho Chamakh, aos 41 minutos do segundo tempo, após passe de Gourcuff. Os brasileiros Fernando e Wendel atuaram pelos visitantes. O Lyon contou com Cris e Michel Bastos.
Confira todos os jogos da rodada:
Sábado Le Mans 2 x 1 Valenciennes Lens 2 x 0 Nice Olympique de Marselha 2 x 0 Boulogne Nancy 1 x 2 Rennes Lorient 0 x 0 Auxerre
Domingo Monaco 0 x 4 Lille Paris Saint-Germain 3 x 0 Saint-Etienne Sochaux 1 x 0 Grenoble Toulouse 0 x 1 Montpellier
SPORTING GIJÓN 0X1 SEVILLA Sem Fabuloso, Sevilla vence fora de casa e fica em terceiro lugar
Ainda sem Luis Fabiano, machucado, o Sevilla venceu o Sporting Gijón por 1 a 0 neste domingo, fora de casa, e terminou a 14ª rodada do Campeonato Espanhol em terceiro lugar.
O gol da vitória foi marcado por Kanouté, logo aos nove minutos de partida. O lateral Adriano foi titular dos visitantes, enquanto Renato entrou no segundo tempo.
Com o resultado, o Sevilla soma 30 pontos, dois a mais que o Valencia. O líder Barcelona tem 39 (já com 15 jogos disputados, por causa da viagem ao Mundial de Clubes da Fifa), seguido pelo Real Madrid, com 34. O Gijón é o nono, com 20.
Confira todos os jogos da rodada:
Sábado Zaragoza 1 x 2 Athletic Bilbao Barcelona 1 x 0 Espanyol Valencia 2 x 3 Real Madrid
Domingo Almeria 1 x 1 Deportivo La Coruña Getafe 2 x 1 Tenerife Osasuna 0 x 1 Mallorca Racing Santander 3 x 2 Xerez Valladolid 1 x 1 Málaga Atlético de Madri 1 x 2 Villarreal
ATALANTA 1X1 INTER DE MILÃO Inter empata fora, mas amplia vantagem para o Milan, que perde em casa
Internazionale e Milan entraram em campo neste domingo pela 16ª rodada do Campeonato Italiano para enfrentar seus respectivos adversários com dois pensamentos: vencer e secar um ao outro. Jogando fora de casa, a equipe nerazzurri empatou com o Atalanta, em Bérgamo, por 1 a 1.
Inter empata fora de casa e segue firme na liderança
O Inter não foi brilhante, mas conseguiu um ponto importante neste domingo contra o Atalanta. Mesmo atuando na casa do adversário, o time de Milão começou em cima e quase abriu o placar logo no começo. Maicon cobrou falta da direita, Milito desviou de cabeça e Lúcio bateu por cima da meta de Coppola.
Aos 14 minutos, o Internazionale conseguiu abrir o placar no estádio Atleti Azzurri. Sneijder lançou Milito dentro da área. O atacante passou por Bianco e Garics, ainda driblou Manfredini e bateu no canto esquerdo. 1 a 0. No fim da primeira etapa, Sneijder, em cobrança de falta, carimbou o travessão do Atalanta.
Na etapa final, o Internazionale teve um gol anulado aos sete minutos. Sneijder cobrou a falta para a área, Lúcio testou para as redes, mas o árbitro já tinha marcado falta do zagueiro em cima de Bianco.
O Atalanta foi para cima e empatou o jogo aos 35 minutos. Caserta achou Tribocchi na área. O atacante dominou a bola e bateu no canto esquerdo de Julio César.
MILAN 0X2 PALERMO Milan perde no San Siro e deixa rival escapar
O time rubro-negro perdeu no San Siro, por 2 a 0 para o Palermo. Vantagem para o Inter, que mesmo com o empate, ampliou a vantagem para o Milan para cinco pontos, 36 contra 31.
Sem poder contar com zagueiro Thiago Silva, que se recupera de lesão, e com Ronaldinho Gaúcho, Pato e Seedorf bem marcados pelo adversário, o Milan pouco criou e perdeu em casa para o Palermo por 2 a 0.
Os visitantes começaram o jogo indo para cima. E, com dois minutos, Cavani recebeu passe na grande área, ficou na cara de Dida, e mandou o chute à direita do gol do Milan.
Na melhor tentativa rubro-negra no primeiro tempo, Zambrotta arriscou o chute da entrada da área, assustando o goleiro Sirigu.
Na volta para a etapa final, o Palemro adiantou a sua marcação, dominou boa parte do segundo tempo e abriu placar com três minutos. Depois da bola na área, Miccoli mandou para o fundo da rede. Aos 16, os visitantes marcaram o segundo gol. Miccoli deixou Antonini no chão e passou para Pastore, mas foi travado por Ambrosini na hora do chute. A bola sobrou para Bresciano, que tocou para o fundo do gol.
O Milan tentou descontar no placar, mas esbarrou nas defesas de Sirigu, no fim do jogo.
Confira os jogos da 16ª rodada do italiano
Sábado Cagliari 3 x 3 Napoli Bari 3 x 1 Juventus
Domingo Catania 0 x 1 Livorno Chievo Verona 2 x 1 Fiorentina Lazio 1 x 0 Genoa Parma 2 x 1 Bologna Siena 2 x 1 Udinese Sampdoria 0 x 0 Roma
WOLFSBURG 1X3 BORUSSIA DORTMUND Grafite marca, mas não evita derrota do Wolfsburg em casa
Depois da eliminação da Liga dos Campeões, o Wolfsburg não passa por uma boa fase na atual temporada. Mesmo em casa e com gol do atacante brasileiro Grafite, o time foi surpreendido pelo Borrussia Dortmund ao ser derrotado por 3 a 1, neste domingo, pela 16ª rodada. Agora, são seis jogos sem vencer, contabilizando o Campeonato Alemão e o torneio europeu.
Com um primeiro tempo arrasador, o Borussia fez 2 a 0 no placar com oito minutos de jogo, com dois gols do argentino Lucas Barrios. Tonto em campo, o Wolfsburg não se encontrava . Aos 35, os visitantes aumentaram com Owomoyela.
Na etapa final, os donos da casa descontaram com o brasileiro Grafite, aos nove, mas não foi o suficiente.
Com os resultados, o Wolfsburg ficou mais distante do bicampeonato alemão e ocupa o nono lugar na tabela, com 23 pontos, nove a menos que o líder Bayer Leverkusen. O Borussia tem 27, em sexto. No outro jogo deste domingo, o Stuttgart empatou com Mainz em 1 a 1 e deixou a zona de rebaixamento, com 13 pontos. O Mainz é o oitavo (24).
Confira os jogos da rodada:
Sexta-feira Hertha Berlim 2 x 2 Bayer Leverkusen
Sábado Bochum 1 x 5 Bayern de Munique Freiburg 0 x 0 Colônia Hoffenheim 1 x 1 Eintracht Frankfurt Borussia M'gladbach 5 x 3 Hannover Nuremberg 0 x 4 Hamburgo Werder Bremen 0 x 2 Schalke
LIVERPOOL 1X2 ARSENAL Arsenal vira o jogo em oito minutos e bate o Liverpool em Anfield
O Liverpool segue o período das vacas magras na temporada. Depois de sair em vantagem no placar contra o Arsenal, com o gol de Kuyt permitiu a virada do rival no segundo tempo em apenas oito minutos. Johnson (contra) e do russo Arshavin garantiram o triunfo londrino. A derrota por 2 a 1 deixou o Liverpool em sétimo, com 24 pontos. Com a vitória, os Gunners tomaram o terceiro lugar do Aston Villa e têm 31 pontos na tabela de classificação, após 16 rodadas do Campeonato Inglês.
Liverpool melhor na etapa inicial. Gunners viram depois
O Liverpool, que contou com os brasileiros Lucas e Fábio Aurélio, foi melhor em campo durante os primeiros 45 minutos. Bem armado em seu campo defensivo e saindo rápido para o ataque, os Reds chegaram com mais perigo no gol de Almunia.
Aos 11 minutos, em um contra-ataque, Gerrard lançou Fernando Torres na entrada da área, mas atacante espanhol bateu fraco no canto esquerdo para fácil defesa do goleiro dos Gunners. O Liverpool aumentava a pressão, e aos 35 minutos quase abriu o marcador. Nasri bateu rasteiro com perigo. A bola passou raspando a trave direita de Reina.
O gol do Liverpool acabou saindo de uma jogada de bola parada. Fábio Aurélio cobrou falta na área. Almunia dividiu bola com Lucas e espalmou para frente. Kuyt pegou a sobra e bateu para o fundo da rede.
No segundo tempo, o Arsenal voltou com uma postura diferente e conseguiu virar o jogo em oitos minutos. Aos quatro, Nasri cruzou bola da direita, Johnson tentou cortar o passe, mas acabou jogando contra o patrimônio, mandando para o gol de Reina. Aos 12, Nasri desceu novamente pela direita e mandou na área.
Arshavin pegou bonito na bola e mandou no canto direito. A pelota ainda tocou na trave direita antes de entrar.
Depois do gol sofrido, o Liverpool buscou o empate e colocou pressão no rival. Depois de um cruzamento de Gerrard no primeiro pau, Fernando Torres subiu mais que defesa e testou à direita da meta de Almunia.
No fim do jogo, o Liverpool tentou pressionar a equipe do Arsenal, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol de Almunia.
Confira os resultados da 16ª rodada do Inglês
Sábado Stoke 2 x 2 Wigan Birmingham 1 x 0 West Ham Bolton 3 x 3 Manchester Burnley 1 x 1 Fulham Chelsea 3 x 3 Everton Hull 0 x 0 Blackburn Sunderland 1 x 1 Portsmouth Tottenham 0 x 1 Wolverhampton Manchester United 0 x 1 Aston Villa