sábado, 26 de setembro de 2009

26 Rodada:Série B

PARANÁ 0X4 FIGUEIRENSE
Figueira goleia o Paraná com autoridade e se aproxima de vez do G-4



Com uma bela atuação, o Figueirense foi a Curitiba e não tomou conhecimento do Paraná. A goleada convincente de 4 a 0 conseguida pelos catarinenses, neste sábado, pela 26ª rodada da Série B, deixa o time cada vez mais próximo do sonho de entrar no G-4. Já os paranistas começam a se preocupar com a zona de rebaixamento. Os gols alvinegros foram marcados por Fernandes, Egídio, Lucas e Schwenck.

O excelente resultado leva o Figueirense à quinta colocação da Série B, com 42 pontos, apenas dois atrás do Ceará, último time no G-4. Já o Paraná permanece com 32 pontos, na 12ª colocação, e começa a se complicar na competição nacional.



O jogo

O início da partida no estádio Durival de Britto foi marcado pelo equílibrio entre as duas equipes. Contudo, o inferno astral do Paraná começaria se desencadear aos 23 minutos do primeiro tempo: Fernandes, de pênalti, abriu o placar para o Figueira. Exaltado nas reclamações, o técnico paranista Roberto Cavalo acabou expulso de campo. Após alguns bons contra-ataques, o Figueirense foi para o intervalo com a vitória mínima.

Na segunda etapa, um show de gols dos catarinenses. Aos 11 minutos, Schwenck cruzou para a área, e Egídio apareceu para marcar de cabeça: 2 a 0. Aos 13 minutos, a defesa paranista falhou, e Lucas, livre na área, só teve o trabalho de empurrar para a rede: 3 a 0.

Após o terceiro gol catarinense, o desespero tomou conta do Paraná. Luiz Henrique fez falta dura em Fernandes e foi expulso direto. Com isso, a vida do Figueira ficou ainda mais facilitada. Aos 23 minutos, Schwenck, em cobrança de pênalti, fez 4 a 0 e sacramentou o espetáculo alvinegro em Curitiba.

Próximos jogos

Todas as partidas da 27ª rodada da Série B acontecerão na próxima terça-feira. O Figueirense vai até o Rio encarar nada menos que o líder Vasco, às 21h (de Brasília). Já o Paraná tenta reagir diante do Brasiliense, às 19h30m, no Distrito Federal.


DUQUE DE CAXIAS 0X1 VASCO
Elton não marca, e Carlos Alberto resolve para o Vasco contra o Duque de Caxias



Após deixar sua marca nas redes adversárias por oito jogos seguidos, o goleador Elton não conseguiu repetir o feito neste sábado. Coube a Carlos Alberto a tarefa de garantir a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Duque de Caxias, no Maracanã, pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão. A equipe do técnico Dorival Júnior, que deixou o campo no intervalo sob vaias, balançou as redes no início do segundo tempo, quando Carlos Alberto aproveitou o rebote em chute cruzado de Ramon.

Líder isolado, o time da Colina conquistou sua quarta vitória consecutiva e chegou a 55 pontos ganhos. Com 30, o Duque se beneficiou da vitória do ABC sobre o América-RN no clássico potiguar, também neste sábado, e segue na 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento.

De acordo com os cálculos da diretoria cruzmaltina, o time está a três vitórias de conquistar o acesso à elite.

Na terça-feira, o Vasco vai encarar o Figueirense, em São Januário. O Duque de Caxias pega o Bahia, em Salvador. As duas partidas são válidas pela 27ª rodada da Série B do Brasileirão.

Veja a classificação da Série B do Brasileirão


Ouça os gols do jogo com a narração de Edson Mauro




Vasco deixa o campo vaiado na etapa inicial

Logo aos três minutos, o Vasco teve a primeira oportunidade de marcar. Robinho passou pelo zagueiro Santiago pelo lado direito e cruzou para Elton. O atacante tentou um sem-pulo, mas errou por pouco a finalização. Aos 17, Paulo Sérgio cruzou na cabeça de Carlos Alberto. Entre dois zagueiros, o meia cabeceou, e a bola passou rente à trave do Caxias.

A partir daí, a equipe do técnico Dorival Júnior passou a errar muitos passes. Com isso, o Duque de Caxias cresceu e aproveitou a impaciência da torcida com a falta de gols. Aos 25, Leandro Chaves recebeu dentro da área e soltou a bomba. Fernando Prass fez ótima defesa, salvando o time da Colina.

O Vasco voltou a assustar aos 33. Elton recebeu dentro da área e deu um ótimo passe para Robinho, já dentro da área. De frente para o gol, o atacante chutou em cima de Vinícius, que evitou o pior. Robinho ainda teve uma outra oportunidade, aos 40, quando passou por um adversário e chutou em cima da zaga.

Com a péssima atuação na etapa inicial, os jogadores deixaram o campo vaiados.

Carlos Alberto garante a vitória

O Vasco começou o segundo tempo como encerrou o primeiro: errando muitos passes. Porém, aos quatro minutos, Robinho fez um lindo lançamento para Ramon pelo lado esquerdo da área do Duque de Caxias. O lateral chutou e Vinícius deu rebote. Na sobra, Carlos Alberto empurrou para a rede: 1 a 0.

Aos nove, o Duque de Caxias perdeu uma chance clara de gol. Leandro Chaves fez ótima jogada e rolou para Thiaguinho dentro da área. O volante conseguiu errar o alvo e chutou à esquerda de Fernando Prass, que já estava batido.

Aos 14, pela esquerda, Carlos Alberto passou por um defensor e cruzou. Marquinho tentou cortar e quase marcou contra. Vinícius se esticou todo para salvar o Caxias. Cinco minutos depois, Thiaguinho recebeu dentro da área e chutou. A bola passou rente ao gol de Prass.

O Duque de Caxias seguiu melhor na partida. Aos 21, Leandro Cruz arriscou de fora da área, e Prass defendeu. Perdendo a maioria dos lances no meio-campo, o técnico Dorival Júnior sacou o atacante Elton e apostou na entrada de Philippe Coutinho. Após oito jogos e oito gols, o camisa 9 não balançou a rede no Maracanã.

Aos 40, Ramon recebeu um ótimo lançamento pelo lado esquerdo, passou por um adversário e entrou na área. Em vez de tocar para Carlos Alberto, o lateral chutou e Vinícius defendeu. Um minuto depois, Adriano recebeu dentro da área, driblou um adversário e chutou em cima do goleiro.


Ficha técnica:
DUQUE DE CAXIAS 0 X 1 VASCO
DUQUE DE CAXIAS
Vinícius, Oziel, Santiago, Gustavo e Marquinho (Paulo Rodrigues); Mancuso, Leandro Teixeira (Juninho), Leandro Chaves e Thiaguinho; Gilcimar (Leandro Cruz) e Tony.
Técnico: Gilson Kleina.
VASCO
Fernando Prass, Paulo Sérgio (Fágner), Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Alan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano) e Elton (Philippe Coutinho).
Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Carlos Alberto, aos quatro minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gustavo, Santiago, Oziel, Leandro Chaves e Juninho (Duque de Caxias); Paulo Sérgio, Alan e Fernando Prass (Vasco).
Estádio: Maracanã. Data: 26/09/2009.
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ).
Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
Público pagante: 25.554. Renda: R$ 361.391,00.


ATLÉTICO - GO 2X1 VILA NOVA
Atlético-GO bate o Vila Nova com gol de goleiro e se aproxima da Primeira Divisão



O goleiro Márcio, do Atlético-GO, foi o grande destaque do clássico goiano na Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, no estádio Serra Dourada. Se fosse só pelas suas defesas, que foram muitas, já seria de bom tamanho. Mas o camisa 1 do Dragão decidiu atrás e também na frente. Foi ele quem abriu o placar para a vitória de 2 a 1 sobre o Vila Nova, em Goiânia, e manteve o Atlético no caminho do acesso para a Primeira Divisão.

Márcio já vinha sendo exigido, quando, aos 11 minutos de jogo viu Pituca ser derrubado perto da área do ataque atleticano. O goleiro, especialista em cobranças de falta, cruzou o campo, pediu a bola e ajeitou para bater. Bateu com maestria e acertou o ângulo direito do rival Juninho.

- Isso é resultado de muito treinamento e muita repetição - disse o goleiro.

Foi o terceiro gol na carreira de Márcio. Curiosamente, o segundo diante do Vila.

- Marquei meu primeiro gol justamente sobre eles. Marcar no clássico é mais especial e esse jogo tem um sabor diferente para mim - completou.

Apesar do gol, o Vila Nova continuou arriscando mais. Em duas tentativas de Edson Borges, Márcio salvou. Um pouco depois, o goleiro também evitou que William balançasse a rede.

Na volta do intervalo, o Vila é que seguia com mais perigo. Mas, aos 19, foi o Atlético que aumentou a vantagem. Após escanteio, a bola chegou até o zagueiro Antônio Carlos, que ajeitou e marcou: 2 a 0.

O gol parecia que ia colocar fim às pretensões do Vila. Mas um lance, aos 34 minutos, reanimou o time de branco: pênalti de Pituca em Rai. Dida converteu e deu uma injeção de esperança nos companheiros. O empate não saiu por muito pouco, dois minutos depois, quando Alisson ficou de frente para o gol, mas acertou o travessão.

O resultado mantém um tabu que agora chega a 13 jogos sem que o Atlético perca para o Vila Nova. Na classificação geral, o Dragão foi a 47, mas segue em terceiro lugar, já que o Guarani, vice-líder, bateu a Ponte Preta por 2 a 1. A diferença para o quinto colocado (Figueirense), o primeiro fora do G-4, que era de três pontos, subiu para cinco. Já o Vila estacionou na 13ª posição, com 32.

- Estamos cada vez mais próximos do nosso objetivo - comemorou o técnico do Atlético, Mauro Fernandes.

Na próxima rodada, que acontece nesta terça-feira, o Atlético-GO encara o ABC, no Frasqueirão, às 19h30m. Já o Vila Nova recebe o Juventude, no Serra Dourada, às 21h50m.


GUARANI 2X1 PONTE PRETA
Guarani vence o dérbi campineiro e se aproxima do retorno para a Série A



O Guarani venceu a Ponte Preta, por 2 a 1, no clássico de Campinas, realizado na tarde deste sábado, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A partida foi válida pela 26a rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o Bugre se mantém na segunda posição da tabela, com 49 pontos, e está cada vez mais perto de garantir o acesso para a Série A. Já a Macaca continua em nono, com 36, em situação mais delicada para chegar ao G-4.

A edição 185 do dérbi campineiro começou eletrizante. Mandante, o Guarani já foi ataque no primeiro minuto, com Maranhão, que só foi parado ao sofrer falta. Mas a Ponte Preta, escalada ofensivamente, respondeu em seguida. Vicente foi à linha de fundo após tabela com Danilo Neco e ganhou um escanteio.



O Guarani tratou de mostrar que estava em casa. No terceiro minuto, Fabinho puxou o contra-ataque pela esquerda e tocou para Walter Minhoca, que fez assistência para Ricardo Xavier. O artilheiro do Bugre na competição tocou com calma na saída de Giovanni e abriu o marcador, registrando seu 11o nesta Série B. O jogo seguiu com as duas equipes partindo ao ataque.

O Bugre investia nas jogadas de Fabinho e a Ponte Preta explorava seu lado esquerdo, nas costas de Maranhão. Mas no primeiro lance que arriscou pelo lado oposto, aos 15 minutos, Evando recebeu na entrada da área pela direita e chutou cruzado, com força. A bola desviou em Nunes antes de entrar no ângulo direito de Douglas. Golaço e empate no Brinco.

Sob o forte sol, as equipes diminuíram um pouco o ritmo, mas ambas seguiram levando perigo. Fabinho era a arma do Bugre pela esquerda e Evando dominava as ações ofensivas da Macaca. Aos 24, Ricardo Xavier, recebeu pela esquerda, próximo à linha de fundo e bateu cruzado. O goleiro Giovanni desviou para escanteio.

A Ponte respondeu dez minutos depois, com Vicente, novamente pela esquerda. O lateral recebeu na área depois de tabelar com Danilo Neco e exigiu uma defesa em dois tempos de Douglas. Aos 40, o Guarani devolveu. Fabinho fez boa jogada e tocou para o lateral Eduardo, que preferiu o chute, ao invés de cruzar, e mandou a bola para fora. Aos 43, Deda foi expulso depois de dar uma trombada em Ricardo Xavier. Mas a Ponte não se intimidou e Danilo Neco quase desempatou.

GALERIA DE FOTOS: clique aqui e veja belas imagens do clássico campineiro


Depois do intervalo, o técnico da Macaca, Márcio Bittencourt, corrigiu o posicionamento do meio-campo, com Tinga na vaga de Evando. E logo aos dois minutos, os times passaram a ter o mesmo número de jogadores: Léo Mineiro fez falta em Danilo Neco e foi expulso.

A Ponte Preta criou a primeira boa chance da etapa final, mas Danilo Neco perdeu chance na cara do gol aos desperdiçar uma cabeçada. A resposta do Bugre foi fatal. Caíque sofreu falta na direita. Na cobrança, Fabinho cruzou na medida para Bruno Aguiar, livre, fazer de cabeça e recolocar os donos da casa em vantagem.



O Guarani aproveitou o desespero da Ponte Preta e passou a dominar a partida. Aos 25, Caíque fez fila, invadiu a área e exigiu boa defesa de Giovanni. Fabinho ainda desperdiçou a chance de fazer o terceiro. Pirão teve oportunidade de empatar já nos acréscimos, mas o Bugre venceu o dérbi. Festa no Brinco.

“Vamos subir, Bugre !!! Vamos subir, Bugre !!! Vamos subir, Bugre !!!”, festejava a torcida do Guarani, que ainda comemorava, quando jogadores e membros das comissões técnicas começaram uma confusão em campo. Do lado de fora, os torcedores da Ponte Preta também brigaram com policiais militares.

As duas equipes voltam a jogar na próxima terça-feira. O Guarani duela com o São Caetano, no ABC, às 21h. A Ponte Preta recebe o América-RN, às 19h30m.


FICHA TÉCNICA
GUARANI 2 x 1 PONTE PRETA
GUARANI
Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Eduardo; Cléber Goiano, Nunes (Caíque), Léo Mineiro e Walter Minhoca (Mário Lúcio); Fabinho e Ricardo Xavier (Fabinho Romão)
Técnico: Oswaldo Alvarez
PONTE PRETA
Giovanni; Edilson, Jean Rolt, Dezinho e Vicente; Deda, Pirão, Evando (Tinga) e Nenê (Jean Carioca); Danilo Neco e Márcio Mexerica (Finazzi)
Técnico: Márcio Bittencourt
Gols: Ricardo Xavier, aos 3, e Evando, aos 15 minutos do primeiro tempo; Bruno Aguiar, aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Nunes, Walter Minhoca e Eduardo (G); Evando, Pirão, Nenê e Edílson (P).
Cartões vermelhos: Deda (P), aos 43 minutos do primeiro tempo; Léo Mineiro (G), aos 2, e Caíque (G), aos 46 minutos do segundo tempo
Público: 17.287 pagantes / Renda: R$ 280.023,00
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). Data: 26/9/2009.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP).
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Marcelo Carvalho Van Gasse.


ABC 1X0 AMÉRICA - RN
ABC vence América-RN em clássico potiguar e sai da lanterna

A briga contra o rebaixamento na Série B do Brasileirão está acirrada. Na noite deste sábado, no clássico potiguar, o ABC derrotou o América-RN por 1 a 0, no estádio Frasqueirão, em Natal, e deixou a lanterna da competição. Sandro foi o autor do golaço que deixou o time alvinegro com 28 pontos, pulando da última para a 18ª posição, com a mesma pontuação do rival Dragão, mas um posto atrás, por causa do saldo de gols. As duas equipes estão a dois pontos de deixar a zona de descenso. O Duque de Caxias, 16º e primeiro fora do Z-4, tem 30. Por outro lado, o lanterna e penúltimo colocado, Fortaleza e Campinense, respectivamente, têm 26 pontos cada.

O único gol do jogo só saiu aos 21 minutos da etapa final, graças à jogada individual de Sandro, que achou espaço pela esquerda, passou pela marcação rival e, da entrada da área, acertou um chute de canhota que entrou no cantinho do goleiro.

Três jogadores foram expulsos na etapa final. Somália e Jackson, do lado vermelho, e Selmir, do lado alvinegro

O próximo compromisso das duas equipes potiguares é na rodada cheia desta terça-feira, às 19h30m (de Brasília). O ABC recebe o Atlético-GO, enquanto o América visita a Ponte Preta, em Campinas.

26 Rodada:Série A

BARUERI 0X1 CRUZEIRO
Erro da arbitragem garante a vitória do Cruzeiro sobre o Barueri



A ironia entrou em campo na Arena Barueri, neste sábado. Na semana em que emendou a polêmica envolvendo o atacante Kléber, em duras críticas à arbitragem do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o Barueri por 1 a 0, em partida válida pela 26ª rodada, ajudado por um impedimento não assinalado do meia Gilberto, na segunda etapa. Os donos da casa ainda reclamaram de um pênalti não marcados nos minutos finais e, por reclamar de uma falta não marcada, Fernandinho acabou expulso.

Com 35 pontos, a Raposa segue na 13ª colocação, enquanto o caçula da competição, com 36, segue em 11º.

No próximo sábado, o Barueri vai a Belo Horizonte, onde enfrenta o Atlético-MG, às 18h30, no Mineirão. No domingo, em mais um desafio fora de casa, o Cruzeiro encara o Avaí, na Ressacada, às 18h30m.



Raposa toma um susto, mas se impõe

Se a semana do Cruzeiro foi conturbada, o time do técnico Adilson Batista se mostrou tranquilo e organizado no início do duelo com o Barueri. Com exceção do cabeceio de Eder, aos 5 minutos, que saiu tirando tinta da trave esquerda de Fábio, os visitantes se impuseram na primeira etapa, com boa movimentação e agilidade na troca de passes.

Mas apesar do domínio, a Raposa só teve sua primeira boa oportunidade aos 20. Na marca do pênalti, Kléber recebeu cruzamento de Diego Renan, e chutou em cima da zaga. Na sequência, o atacante rolou para Gilberto, fora da área, mas o meia chutou pela linha de fundo.

Aos 23, em jogada pela direita, Jonathan, de canhota, aproveitou a sobra na entrada da área e por pouco não surpreendeu o goleiro Renê, mas errou o gol. Logo depois, aos 24, Thiago Ribeiro aproveitou a falha do zagueiro Xandão, invadiu a área pela esquerda, mas chutou em cima do camisa 1 paulista e desperdiçou (assista ao vídeo).

Antes do intervalo, aos 41, Diego Renan ainda perdeu outra chance, quando tabelou com Thiago Ribeiro e, dentro da área, bateu para fora.

Em impedimento, Gilberto marca

A mudança de postura do time do Barueri na segunda etapa se traduziu na entrada de Fernandinho na vaga de Flavinho, aos 9 minutos, em decisão muito aplaudida do técnico Diego Cerri. Os paulistas passaram a dar trabalho para os defensores mineiros, mas não conseguiam criar chances de marcar.

Aos 16, a Raposa mostrou que estava viva e, numa bomba de fora da área, Diego Renan obrigou René a fazer boa defesa.

Com os dois times buscando o gol, os treinadores mexeram em seus ataques. No Barueri, Val Baiano deu lugar a Basílio, enquanto Adilson Batista trocou Thiago Ribeiro por Guérron.

O gol cruzeirense saiu aos 27. Jonathan fez o cruzamento rasteiro e, após o desvio de Xandão, Gilberto, em impedimento, desviou para o fundo das redes. Apesar da posição irregular, a arbitragem validou o gol da Raposa.

Aos 41, Márcio Careca desviou a bola com a mão na entrada da área do Barueri. O árbitro assinalou a falta fora da área

Aos 43, Fernandinho fez bela jogada, driblou três defensores e bateu para o gol, mas a bola tocou na mão de Leonardo Silva e não entrou, para a revolta dos atletas do Barueri. Aos 45, Fernandinho reclamou de falta não marcada sobre Basílio e acabou expulso.


Ficha técnica:
BARUERI 0 x 1 CRUZEIRO
BARUERI
Renê, Bruno Ribeiro (Otacílio Neto), Xandão, Leandro Castan e Márcio Careca; Eder, Ralf, João Vítor e Thiago Humberto; Val Baiano (Basílio) e Flavinho (Fernandinho).
Técnico: Diego Cerri.
CRUZEIRO
Fábio, Jonathan (Thiago Heleno), Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Elicarlos, Marquinhos Paraná (Fabinho) e Gilberto; Kléber e Thiago Ribeiro (Guérron).
Técnico: Adilson Batista.
Gols: Gilberto, aos 27 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Humberto, Márcio Careca, Eder (Barueri); Elicarlos (Cruzeiro).
Cartão vermelho: Fernandinho (Barueri).
Estádio: Arena Barueri. Data: 26/09/2009.
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira.
Auxiliares: Jorge Luiz Roque (RJ) e Ricardo Mauricio Ferreira de Almeida (RJ).


PALMEIRAS 2X1 ATLÉTICO - PR
Danilo, o homem de R$ 100 mil, brilha, Verdão vence Furacão e dispara



Uma vitória vale R$ 100 mil? Para o Palmeiras, sim. Por conta de uma cláusula contratual, a equipe alviverde não poderia escalar o zagueiro Danilo neste sábado, o Palestra Itália, contra o Atlético-PR, clube que o emprestou ao time paulista. A não ser que estivesse disposto a pagar uma multa. A diretoria se reuniu, decidiu gastar (ou seria investir?) esse dinheiro e teve retorno, já que ele participou dos dois gols na vitória por 2 a 1. O resultado manteve o Verdão isolado na liderança do Brasileirão.

Primeiro, ele deu belo lançamento para Figueroa abrir o placar no primeiro tempo. Depois, já na etapa final, o zagueiro apareceu com oportunismo para desviar para as redes escanteio cobrado pelo chileno. Mas a noite de protagonista de Danilo não parou por aí. No gol do Atlético-PR, a bola desviou nele depois de cabeçada de Chico. Só que nos minutos finais da partida, o camisa 23 salvou em cima da linha chute de Paulo Baier, desarmou Marcinho com categoria e infernizou os atacantes rivais na marcação.

Com R$ 100 mil a mais na conta bancária, o Atlético-PR, por sua vez, deu trabalho ao Verdão. Principalmente no segundo tempo, quando empatou e por pouco não chegou à virada. Mas assim como Danilo, o goleiro Marcos estava em grande noite. Fez belas defesas e assegurou mais um triunfo do líder. Para o Furacão, o resultado foi péssimo, porque mantém o time na 14ª colocação, nas vizinhanças da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem pela frente um clássico com o Santos, domingo, dia 4 de outubro, às 16h, na Vila Belmiro. Um dia antes, às 18h30m, o Atlético-PR visita o Corinthians, no estádio do Pacaembu.



Figueroa resolve

Não consegue criar, chuta de longe. O primeiro tempo de Palmeiras x Atlético-PR foi quase inteiro dessa maneira. Sem criatividade, as duas equipes arriscaram vários arremates de fora da área para tentara abrir o placar. Começou com o Verdão. Aos 4 minutos, Diego Souza cobrou falta com força, mas a bola foi para fora.

Apenas dois minutos depois, mais uma tentativa do Palmeiras. Figueroa rolou para Souza arriscar de fora da área. Galatto, atento, defendeu. O Atlético-PR devolveu na mesma moeda, aos sete. Patrick ganhou a bola na esquerda e tocou para Marcinho. O meia-atacante dominou e chutou para fora, sem perigo para Marcos.

Foi novamente com Marcinho a oportunidade seguinte do Furacão. Só que dessa vez em cobrança de falta que Marcos espalmou, aos 10. Uma chance dentro da área apenas aos 14. E sem sucesso algum. Wesley fez grande jogada pela esquerda e cruzou. Paulo Baier, sozinho, tentou a finalização, mas furou.

Aos 19, o técnico Muricy Ramalho perdeu o zagueiro Maurício Ramos, machucado. Em seu lugar entrou Maurício. Um minuto depois, a primeira oportunidade dos anfitriões dentro da área. Figueroa bateu falta para área e Obina cabeceou por cima. Pouco depois, aos 24, Vagner Love recebeu bom passe de Diego Souza e mandou para fora.

O jogo estava arrastado, sem chances claras para os dois lados, mas depois dos 40 minutos, as duas equipes começaram a tocar mais a bola. Foi quando o Furacão chegou com troca de passes que começou em Nei, passou por Marcinho, chegou em Paulo Baier e terminou com uma conclusão fraca de Wesley.

Se os visitantes não tiveram sucesso, o Palmeiras teve. Aos 42, o zagueiro Danilo deu um belo lançamento para Figueroa. O lateral chileno dominou na grande área e bateu de direita, sem chance para Galatto: 1 a 0. O Verdão ainda quase ampliou aos 45, depois de boa troca de passes no meio, mas Obina mandou pela linha de fundo.

Danilo: vilão e herói

As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. Mas logo de cara foi possível notar uma mudança de postura no Atlético-PR. Em desvantagem no placar, o clube rubro-negro partiu para cima em busca do empate. Logo no primeiro minuto, o meia Paulo Baier cruzou, Marcinho desviou de cabeça e assustou o goleiro Marcos.

No lance seguinte, o mesmo Marcinho avançou no contra-ataque pela direita e chutou da entrada da área. A bola desviou no zagueiro Danilo e passou por cima do gol alviverde. O Palmeiras só foi reagir diante desse começo eletrizante do adversário aos 8, quando Souza chutou com força de fora da área. A bola foi à direita de Galatto.

O Furacão não se intimidou e continuou ofensivo. Aos 11, Patrick deu belo passe para Paulo Baier na grande área. Só que o árbitro se equivocou e marcou impedimento. Mais tarde, porém, o melhor momento do Atlético-PR foi premiado. Aos 17, após cobrança de escanteio, Chico cabeceou, a bola desviou em Danilo e entrou: 1 a 1.

Não fosse Marcos, o Atlético-PR teria virado aos 19. Marcinho, novamente, partiu em contra-ataque pela direita e chutou cruzado. O goleiro do Verdão fez linda defesa. Mas quem novamente apareceu bem para salvar o Verdão foi Danilo. Aos 24, o zagueiro aproveitou escanteio cobrado por Figueroa e desviou para o fundo do gol.

O Atlético-PR, porém, não desistiu. Só não contava belas defesas de Marcos. Aos 34, Paulo Baier cobrou falta da direita, e o goleiro defendeu. Depois, aos 35, Netinho arriscou de fora de área e obrigou o camisa 12 a nova intervenção. Aos 37, Paulo Baier teve ótima chance de empatar, na pequena área, mas Danilo salvou o Verdão. A pressão paranaense continuou, mas os anfitriões se seguraram.


Ficha técnica:
PALMEIRAS 2x1 ATLÉTICO - PR
PALMEIRAS
Marcos; Maurício Ramos(Maurício), Edmílson e Danilo; Figueroa, Jumar, Souza, Diego Souza e Marcão; Obina (Ortigoza) e Vagner Love (Willians).
Técnico: Muricy Ramalho.
ATLÉTICO - PR
Galatto; Manoel, Fransérgio (Geilson) e Chico; Nei, Valencia, Rafael Miranda (Netinho), Paulo Baier e Wesley; Marcinho e Patrick (Alecsandro).
Técnico: Antonio Lopes.
Gols: Figueroa, aos 42 minutos do primeiro tempo; Chico, aos 17, Danilo, aos 24 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jumar, Figueroa, Marcão (P); Patrick (A).
Público: 23.395 pagantes. Renda: R$ 1.008.031,24
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP). Data: 26/09/2009.
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA).
Auxiliares: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Dibert Pedrosa Moisés (MG).

Liga BBVA

REAL MADRID 3X0 TENERIFE
Kaká joga apenas um tempo, mas é decisivo em mais uma vitória do Real

Com um de Kaká, que jogou apenas meio tempo, e dois de Benzema, o Real Madrid venceu sua quinta partida consecutiva no Campeonato Espanhol neste sábado. Jogando em casa, os galácticos sequer precisaram dos gols do artilheiro Cristiano Ronaldo - que saiu com cara de pouco amigos ao ser substituído na etapa final - para vencerem o Tenerife por 3 a 0.

Com o resultado, o time merengue chegou aos 15 pontos e assumiu a liderança provisória do torneio. Barcelona, com a mesma pontuação, fica atrás devido aos critérios de desempate.



Real começa lento

Sem Kaká, poupado e que começou o jogo no banco de reservas, O Real Madrid iniciou a partida em um ritmo mais lento do que nos seus últimos compromissos. Ao contrário dos dois duelos anteriores, contra Xerez e Villarreal, quando marcou logo nos primeiros minutos, os merengues custaram até mesmo para dar o primeiro chute com perigo.

Após disparo de Cristiano Ronaldo, a bola desviou em um marcador do Tenerife e sobrou para Raúl. No entanto, o veterano, que atingiu a marca de 525 jogos em campeonatos espanhóis e se tornou o jogador na história do Real com mais jogos no torneio, chutou em cima do goleiro Aragoneses.

Outro lado inusitado da partida foi o encontro de Xabi Alonso, que retornava ao time merengue após lesão, com seu irmão mais velho, Mikel, que defende o Tenerife.

Kaká entra e dá sorte

No segundo tempo, o técnico Manuel Pellegrini sacou Granero e Sergio Ramos e colocou Kaká e Guti, passando Lass para lateral direita e colocando o brasileiro mais encostado a Cristiano Ronaldo, Raúl e Benzema.

E a substituição, mesmo indiretamente, acabou surtindo efeito. Com mais um jogador de frente para se preocupar, a defesa do Tenerife vacilou após cruzamento de Xabi Alonso e deixou o francês Benzema sozinho. O ex-atacante do Lyon, em posição duvidosa, cabeceou com estilo e abriu o placar aos dois minutos.



Apesar de estar atrás no marcador, o Tenerife não se abateu e pressionou o Real em busca do empate. Aos dez, Kiko, frente à frente com Casillas, perdeu grande chances chutando sobre a meta do time da capital.

Embora tivesse algum trabalho atrás, o Real encontrava mais espaços para atacar. Aos 12, Cristiano Ronaldo, em bela jogada individual, não ampliou.

Um minuto depois, no entanto, a zaga adversária vacilou na frente de Benzema. Em dia inspirado, o jogador dominou na área, cortou um marcador e colocou a bola no fundo das redes. 2 a 0 para os galácticos e festa nas arquibancadas do Bernabéu.

Tenerife pressiona, mas Casillas, “largo”, salva o Real

Aos 21, Casillas saiu catando borboleta e deixou a bola nos pés de Omar. O atleta do Tenerife dominou, ajeitou e bateu com estilo. Mas, caprichosamente, a bola pegou na trave e, para sorte do goleiro merengue, saiu pela linha de fundo.

Sete minutos depois, Casillas se recuperou da falha e, no mesmo lance, fez três defesas salvadoras, evitando o primeiro gol da equipe visitante.

Mas Kaká, mostrando que, de fato, mudou a cara do Real na partida, tratou de dar um ponto final a qualquer tipo de reação do Tenerife. O camisa 8 pegou rebote na entrada da área, ajeitou o corpo e bateu com estilo no canto de Aragoneses aos 32 minutos. Primeiro gol de bola rolando do craque brasileiro com a camisa merengue.

Cristiano Ronaldo, que havia marcado nos quatro jogos anteriores do Real no Campeonato Espanhol, foi substituído aos 34 por Diarra. O português deixou o gramado com cara de poucos amigos.

Na próxima quarta-feira, o Real Madrid recebe o Olympique de Marselha pela segunda rodada do Grupo C da Liga dos Campeões. O GLOBOESPORTE.COM transmite a partida ao vivo para internet a partir das 15h45m (de Brasília).


ATHELETIC BILBAO 0X4 SEVILLA
Renato marca em goleada do Sevilla

Em outro jogo deste sábado, o Sevilla foi a Bilbao e goleou o Athletic por 4 a 0. O meia brasileiro Renato abriu o placar para o clube andaluz, que chegou aos 12 pontos no Campeonato Espanhol.




MÁLAGA 0X2 BARCELONA
Barcelona derrota o Málaga, mas perde a liderança para o Real Madrid

A briga entre Real Madrid e Barcelona pelo primeiro lugar do Campeonato Espanhol segue cabeça à cabeça. Após assistir ao arquirrival derrotar neste sábado o Tenerife por 3 a 0, no estádio Santiago Bernabéu, o clube catalão foi a Málaga e venceu o time de casa por 2 a 0 em duelo válido pela quinta rodada do torneio.

O resultado deixou a equipe do técnico Pep Guardiola com os mesmos 15 pontos que os merengues. No entanto, o Real, com melhor saldo de gols (14 contra 13), fica na liderança. Ambos possuem 100% de aproveitamento no Espanhol.



Com Ibrahimovic no banco, o Barça começou a partida devagar. O Málaga, por sua vez, se limitava a jogar na defesa. Aos 30, Henry se machucou e deu lugar ao sueco. Sorte do time catalão. Oito minutos depois, após passe magistral de Messi, Ibra abriu o placar e chegou ao quinto gol em cinco jogos pelo Espanhol.

No segundo tempo, foi a vez de Guardiola ver sua estrela brilhar novamente. O treinador sacou o zagueiro Chygrynskyi, que estava com dores musculares, e colocou Piqué aos 11 minutos. Instantes depois, Xavi cruzou na área e o defensor que acabara de entrar, de bico, fez o segundo gol do Barça na partida.

Aos 41, Luque acertou um carrinho por trás em Daniel Alves e acabou expulso. No final da partida, Messi perdeu boas oportunidades de fazer o terceiro gol que, caso fosse anotado, daria a liderança ao Barcelona.

Confira os resultados da quinta rodada do Espanhol

Sábado
Valencia 2 x 2 Atlético de Madri

Liga Sagres

PORTO 1X0 SPORTING
Falcao dá vitória ao tetracampeão Porto no clássico diante do Sporting

Com um gol do colombiano Falcao García, o Porto levou a melhor no clássico diante do Sporting e venceu o arquirrival por 1 a 0, neste sábado, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Português . Com o resultado, o atual tetracampeão nacional permaneceu na terceira colocação, agora com 13 pontos. O Sporting, com dez, está em quarto.

Na liderança, está a sensação Braga que, na última sexta-feira, derrotou o recém-promovido Olhanense por 1 a 0 e chegou aos 18 pontos.



O gol do triunfo do Porto, que atuou em casa, saiu logo aos três minutos na partida realizada no estádio do Dragão.

Após cruzamento pelo lado direito, Falcao García, contratado no início da temporada junto ao River Plate, deu um peixinho e fez a festa dos anfitriões.

No segundo tempo, o pentacampeão Anderson Polga, do Sporting, foi expulso após cometer pênalti no brasileiro Hulk. Na cobrança, Falcao bateu mal e permitiu que Rui Patrício fizesse a defesa.

O colombiano também voltou a ser o centro das atenções aos 31 minutos quando se chocou com o zagueiro Tonel, do Sporting. Falcao acabou sofrendo um profundo corte na cabeça e teve que ser substituído por Farías.


BENFICA 5X0 LEIXÕES
Ramires marca, e Benfica massacra o Leixões no Estádio da Luz

Com um gol de Ramires, o Benfica goleou o Leixões por 5 a 0, neste sábado, em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Português . Com o resultado, a equipe do ex-cruzeirense chegou aos 16 pontos e segue na cola do líder Braga, que tem 18.



Ao contrário do que o placar poderia supor, o Benfica demorou a construir o resultado. O primeiro gol, marcado pelo zagueiro brasileiro David Luiz, só saiu aos 49 minutos do primeiro tempo, quando os visitantes já tinham um jogador a menos (Pouga fora expulso aos 27).

No início do segundo tempo, o Leixões perdeu mais um jogador (Nuno Silva). Com mais homens em campo, O Benfica ampliou com o paraguaio Oscar Cardozo, de pênalti, aos 11. Aos 30, Ramires fez o terceiro. Maxi Pereira e Cardozo, mais uma vez, ampliaram para as Águias.

Confira os resultados da sexta rodada do Português:

Sexta-feira
Olhanense 0 x 1 Braga

Sábado
Marítimo 1 x 2 Naval
Rio Ave 0 x 0 Acadêmica
Vitória de Setúbal 0 x 1 Paços de Ferreira

Mundial Sub-20:Grupo D

INGLATERRA 0X1 URUGUAI
Golaço de voleio dá vitória ao Uruguai sobre a Inglaterra



Um golaço de voleio marcado por Viudez, aos 39 do segundo tempo, garantiu a vitória de 1 a 0 do Uruguai sobre a Inglaterra, neste sábado, na estreia das duas seleções no Mundial Sub-20. A partida foi realizada na cidade de Ismailia, no Egito.

Em outro jogo da chave, Gana derrotou o Uzbequistão por 2 a 1. O Brasil estreia na competição neste domingo, às 11h (de Brasília), contra a Costa Rica, em Port Said, sede do Grupo E. O SporTV transmite ao vivo os jogos da seleção brasileira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Mundial Sub-20:Grupo C

ESTADOS UNIDOS 0X3 ALEMANHA
Alemanha goleia os Estados Unidos pelo Grupo C

A seleção da Alemanha estreou em grande estilo no Mundial Sub-20 que está sendo realizado no Egito. Jogando no estádio Mubarak, em Suez, os germânicos golearam os Estados Unidos por 3 a 0.

Aydilek, aos 30 minutos do primeiro tempo, de pênalti, abriu o placar. Jungwirth, dois minutos depois, aumentou. No segundo tempo, Schaffle, aos 27, ampliou para a seleção alemã.

Em outro jogo do Grupo C, Camarões venceu a Coréia do Sul por 2 a 0. Já pelo Grupo D, Gana bateu o Uzbequistão por 2 a 1 e o Uruguai derrotou a Inglaterra por 1 a 0.

O Brasil estreia na competição neste domingo, às 11h (de Brasília), contra a Costa Rica, em Port Said, sede do Grupo E. O SporTV transmite ao vivo os jogos da seleção brasileira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Serie A

SAMPDORIA 1X0 INTER DE MILÃO
Sampdoria derruba invencibilidade do Inter de Milão e assume o posto mais alto

O sábado foi mesmo de novos líderes no futebol europeu. Após Manchester United, na Inglaterra, assumir o posto mais alto, e Bayer Leverkusen e Hamburgo se revezarem no Campeonato Alemão, foi a vez do Sampdoria também sentir o gostinho de supremacia ao vencer o ex-invicto Inter de Milão, por 1 a 0, em Gênova, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Italiano. O atacante Pazzini marcou o único gol da partida, aos 27 minutos do segundo tempo, após falha do lateral Santon.

Confira a classificação atualizada e a tabela completa do Campeonato Italiano



Com o resultado, o Samp alcançou os 15 pontos, enquanto os nerazzurri estacionaram nos 13 com o revés.Quem também pode se beneficiar com a derrota da equipe dos brasileiros Júlio César, Maicon e Lucio é o Juventus, de Diego e Felipe Melo, que entra em campo neste domingo, contra o Bologna. Uma vitória basta para a Velha Senhora terminar a rodada como líder isolada.

Apesar de ser um dos jogos mais esperados deste início de campeonato, o primeiro tempo no Estádio Luigi Ferraris pouco agradou a quem assistiu. A melhor oportunidade veio com o volante Cambiasso, ignorado por Maradona em suas convocações. Canhoto, o argentino completou cruzamento do compatriota Diego Milito e obrigou o goleiro Castellazzi fazer grande defesa.

A partida melhorou na segunda etapa quando o Sampdoria resolveu sair mais para o jogo. Mas o Inter seguiu pressionando, principalmente com a dupla Milito e Eto'o mostrando bom entrosamento. Após um chute do camaronês, no entanto, o placar enfim foi aberto. Aos 27, o jovem lateral Santon errou e perdeu a bola para Palombo, que de imediato tocou para Mannini. O meia chutou cruzado e acabou achando Giampiero Pazzini que, sozinho na área e somente observado por Lúcio, chutou no canto de Julio César, que nada pôde fazer.

O Inter ainda ensaiou uma pressão no fim, mas o goleiro Castellazzi evitou o pior.

Confira a sexta rodada completa:

Sábado
Livorno 0 x 1 Fiorentina

Ligue 1

LYON 2X1 TOULOUSE
De virada, Lyon derrota o Toulouse e alcança a liderança provisória

O Lyon alcançou a liderança provisória do Campeonato Francês ao derrotar o Toulose por 2 a 1, de virada, neste sábado, pela sétima rodada da competição. O time dos brasileiros Éderson e Cris chegou aos 17 pontos, um a mais que o Bordeaux que, neste domingo, enfrenta o Rennes e pode recuperar o primeiro lugar.

Jogando em casa, no estádio Gerland, o Lyon saiu atrás do placar. Sissoko, aos nove minutos, anotou para o Toulouse.

Mas Tafer, aos sete, e Gomis, aos 27 do segundo tempo, garantiram o triunfo para os anfitriões.

Em outro jogo deste sábado, o Olympique de Marselha, que na próxima quarta-feira encara o todo poderoso Real Madrid pela Liga dos Campeões, perdeu fora de casa por 3 a 2 para o Valenciennes.

Confira os resultados da sétima rodada do Francês

Sábado
Auxerre 2 x 0 Grenoble
Lorient 1 x 1 PSG
Monaco 1 x 2 St. Etienne
Montpellier 1 x 0 Boulogne
Nancy 2 x 1 Sochaux
Valenciennes 3 x 2 Olympique

Premier League

LIVERPOOL 6X1 HULL CITY
Fernando Torres dá show, e Liverpool goleia o Hull City

Com três gols de Fernando Torres, o Liverpool não deu chances ao Hull City e goleou o adversário por 6 a 1, neste sábado, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Inglês . Com o resultado, os Reds chegaram aos 15 pontos e diminuíram a diferença para os líderes Manchester United e Chelsea (18).

O show do espanhol Torres começou aos 12 minutos. Aos 15, o brasileiro Geovanni, que renovou contrato com o Hull até 2012 na última sexta-feira, igualou o marcador. Mas “El Niño” aos 27 da etapa inicial voltou a colocar o time da Terra dos Beatles, que atuou em seu estádio (Anfield Road), na frente.

No segundo tempo, logo aos dois minutos, Torres fez o terceiro. Aos 16 minutos, Gerrard transformou a vitória em goleada. Nos minutos finais, Babel, aos 44 e 46, completou o marcador.

O volante Lucas, da seleção brasileira, comemorou a goleada. Titular dos Reds, o brasileiro ressaltou a força do time nesse início de temporada e a boa sequência de vitórias conquistadas até agora. Essa foi a sexta vitória consecutiva do time inglês.

- Essa foi a terceira goleada que o Liverpool aplica no Campeonato Inglês e o time está há seis jogos sem perder. Isso mostra o nosso trabalho, a nossa vontade de lutar pelo título e de fazer uma grande temporada. O Liverpool se impôs desde os primeiros minutos e abriu uma boa vantagem no placar no primeiro tempo. O time não se acomodou no segundo tempo, ampliou e venceu. Foi uma grande atuação e isso dará ainda mais moral para a equipe que, a partir de agora, vai se concentrar nos próximos desafios. Antes de me apresentar à Seleção, quero ajudar o meu time nas difíceis partidas contra Fiorentina e Chelsea. Não será fácil vencer, mas o Liverpool estará preparado para a batalha - garantiu Lucas, lembrando que o Liverpool já havia goleado anteriormente o Stoke City e o Burnley, ambos por 4 a 0.


STOKE CITY 0X2 MANCHESTER UNITED
Manchester United vence fora de casa e tira liderança do ex-invicto Chelsea

O Manchester United vem mostrando que as perdas de Cristiano Ronaldo e Tevez não estão afetando o time na atual temporada. Neste sábado, os Diabos Vermelhos visitaram o Stoke City e venceram por 2 a 0, com gols de Berbatov e O’Shea, ambos na segunda etapa. De quebra, o Chelsea, então único invicto no Campeonato Inglês, teve o goleiro Petr Cech expulso e foi derrotado pelo Wigan, por 3 a 1, fora de casa, em jogo válido pela sétima rodada. Resultado: liderança para a equipe do técnico Alex Ferguson graças ao critério de saldo de gols (11 a 10).

Confira a classificação atualizada e tabela de jogos do Campeonato Inglês



Vitória tranquila dos Red Devils

O Manchester United nem precisou jogar como no último domingo, no emocionante clássico diante do Manchester City, para vencer sua sexta partida seguida na temporada (cinco pelo Inglês e uma pela Liga dos Campeões). Ryan Giggs sim. O galês foi decisivo novamente com duas assistências no segundo tempo. Aos 17 minutos, o atacante Berbatov aproveitou boa jogada do meia de 36 anos pela esquerda e completou para o gol vazio. E, aos 32, o zagueiro John O’Shea subiu mais alto do que a zaga após falta levantada na área para fechar o caixão.


WIGAN 3X1 CHELSEA
Wigan quebra tabu

Em Wigan, o time da casa superou pela primeira vez em 34 jogos contra um dos chamados quatro grandes não só na determinação. Jogando um futebol rápido e que envolveu os Blues na primeira etapa, o “Davi” saiu na frente logo aos 16 minutos. O zagueiro Bramble subiu sozinho na grande área e completou cruzamento com forte cabeçada.

Apesar da fraca atuação, a equipe do técnico Carlo Ancelotti ainda chegou ao empate com o atacante Drogba logo no primeiro minuto do segundo tempo. O marfinense completou cruzamento rasteiro de Malouda e contou com a colaboração do goleiro Chris Kirkland. A comemoração não durou nem cinco minutos. Aos cinco, Rodallega escapou em velocidade, driblou o goleiro Petr Cech e foi derrubado na grande área. Pênalti e expulsão do tcheco. O colombiano cobrou no meio do gol de Hilario – saiu Malouda - e deixou o Wigan na frente do placar.

Mesmo com um a menos, o Chelsea ainda lutou pelo empate e até desperdiçou boas chances com Belletti e Lampard. Mas acabou punido em outro veloz contra-ataque. Figueroa invadiu a grande área e chutou cruzado, mas viu o companheiro Scharner “roubar” o gol antes que a bola ultrapassasse a linha.

No White Hart Lane, o atacante Robbie Keane deu show e marcou quatro vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Burnley.

Confira a sétima rodada completa:

Sábado
Portsmouth 0 x 1 Everton
Birmingham 1 x 2 Bolton
Blackburn 2 x 1 Aston Villa
Tottenham 5 x 0 Burnley
Fulham 0 x 1 Arsenal

1.Bundesliga

Fora de casa, Bayer bate Colônia e mantém perseguição ao Hamburgo

O Bayer Leverkusen sentiu o gostinho da liderança do Campeonato Alemão por poucas horas. Fora de casa, o time de Renato Augusto derrotou o Colônia, por 1 a 0, com gol do volante Rolfes, em jogo válido pela sétima rodada. O resultado deixa o Bayer ainda invicto, com 17 pontos e um saldo de nove gols. Mas ainda atrás do Hamburgo, que venceu o Bayern de Munique pelo mesmo placar, e manteve a vantagem no saldo de gols (10 a 9).


Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Alemão

O Wolfsburg, de Grafite, confirmou sua ascensão na competição ao derrotar o Hannover, em casa, por 4 a 2. Misimovic, Gentner, Hasebe e Dzeko, companheiro de Grafite, marcaram para os anfitriões.

O Werder Bremen acabou com a sequência de empates ao derrotar o Mainz com tranquilidade, por 3 a 0, em casa. Hunt e Pizarro, duas vezes, marcaram para a equipe do brasileiro Naldo, convocado nesta semana para a seleção brasileira.

O Schalke 04 foi a Dortmund encarar o lotado Westfalenstadion e se saiu bem. Com gol do peruano Farfán, superou a pressão e fez 1 a 0 sobre o Borussia e pulou para terceiro. O Stuttgart, um dos candidatos ao título da temporada, também venceu: 3 a 0 sobre o Frankfurt.


HAMBURGO 1X0 BAYERN DE MUNIQUE
Zé Roberto dá uma de garçom, Hamburgo bate o Bayern e alcança o 1º lugar

Com o meia Zé Roberto dando uma de garçom, o Hamburgo recebeu o Bayern de Munique e derrotou os bávaros por 1 a 0, neste sábado, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Alemão. Com o resultado, os anfitriões voltaram à liderança do torneio, agora com 17 pontos. O Bayer Leverkusen, com a mesma pontuação, está em segundo lugar devido aos critérios de desempate.

O veterano Zé Roberto foi o grande responsável pela vitória do Hamburgo. O ex-santista fez bela jogada individual pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Petric, sozinho, empurrar para o fundo das redes e fazer o único gol da partida aos 27 minutos do segundo tempo.

O lado curioso é que foi a primeira partida de Zé Roberto contra o Bayern de Munique, clube no qual atuou por mais de seis anos e onde conquistou quatro títulos da Bundesliga.

Confira a sétima rodada completa do Alemão:

Sexta-feira
Nuremberg 0 x 1 Bochum

Sábado
Wolfsburg 4 x 2 Hannover
Borussia Dortmund 0 x 1 Schalke 04
Werder Bremen 3 x 0 Mainz
Colônia 0 x 1 Bayer Leverkusen
Eintracht Frankfurt 0 x 3 Stuttgart

GP de Cingapura:Grid de Largada

grid de largada

Piloto


Equipe


Tempo


1 L. Hamilton (ING) McLaren 1m47s891
2 S. Vettel (ALE) RBR 1m48s204
3 N. Rosberg (ALE) Williams 1m48s348
4 M. Webber (AUS) RBR 1m48s722
5 F. Alonso (ESP) Renault 1m49s054
6 T. Glock (ALE) Toyota 1m49s180
7 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber 1m49s307
8 R. Kubica (POL) BMW Sauber 1m49s514
9 H. Kovalainen (FIN) McLaren 1m49s778
10 R. Barrichello (BRA) Brawn 1m48s828 (punido)
11 K. Nakajima (JAP) Williams 1m47s013
12 J. Button (ING) Brawn 1m47s141
13 K. Raikkonen (FIN) Ferrari 1m47s177
14 S. Buemi (SUI) STR 1m47s369
15 J. Trulli (ITA) Toyota 1m47s413
16 A. Sutil (ALE) Force India 1m48s231
17 J. Alguersuari (ESP) STR 1m48s340
18 G. Fisichella (ITA) Ferrari 1m48s350
19 R. Grosjean (FRA) Renault 1m48s544
20 V. Liuzzi (ITA) Force India 1m48s792

GP de Cingapura:Treino Livre 3

Lewis Hamilton é o mais rápido no último treino livre para o GP de Cingapura

Lewis Hamilton, da McLaren, foi o mais rápido no último treino livre para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo. O Inglês da McLaren marcou o tempo de 1m47s632, 277 milésimos à frente do alemão Sebastian Vettel, da RBR, o segundo colocado. Nico Rosberg, da Williams, ficou na terceira posição e Heikki Kovalainen marcou o quarto tempo nesta sessão.

Rubens Barrichello, vice-líder do campeonato, marcou o sétimo tempo, sete posições à frente de Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP e rival na briga pelo título. Contudo, o brasileiro poderá perder cinco posições no grid de largada. Após estudar as engrenagens e pedir autorização à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), sua equipe deve trocar o câmbio antes do treino classificatório.

Fernando Alonso, vencedor da corrida no ano passado, ficou apenas na 15ª posição. O espanhol e a Renault tentam superar o escândalo do acidente de Nelsinho Piquet em 2008, a mando de Flavio Briatore e Pat Symonds. As punições causaram um enorme dano à imagem da equipe francesa e provocou a saída dos principais patrocinadores do time.

Confira os melhores tempos do último treino livre em Cingapura:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m47s632 (15 voltas)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m47s909 (17)
3 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m48s332 (18)
4 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m48s420 (14)
5 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m48s501 (16)
6 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m48s526 (13)
7 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m48s551 (16)
8 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m48s673 (17)
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m48s754 (17)
10 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m48s757 (12)
11 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m48s831 (17)
12 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m48s864 (16)
13 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m48s876 (15)
14 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m48s921 (17)
15 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m49s032 (15)
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m49s055 (16)
17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m49s122 (17)
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m49s399 (17)
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1m49s641 (16)
20 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1m50s039 (21)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

26 Rodada:Série B

SÃO CAETANO 0X0 CEARÁ
Em duelo direto pelo G-4, São Caetano e Ceará ficam no 0 a 0

O jogo prometia muitas emoções, afinal as duas equipes faziam um confronto direto por uma vaga no G-4. Contudo, o que se viu no Anacleto Campanella na partida entre São Caetano e Ceará foi um jogo sem muitas emoções e um decepcionante empate em 0 a 0. O resultado favorece o time alvinegro que segue em quarto lugar, com 44 pontos. O Azulão continua em quinto, com três pontos a menos que o rival desta sexta-feira.

Na próxima rodada, o São Caetano terá mais um adversário direto dentro de casa. O Azulão enfrenta o Guarani, na terça-feira, às 21h. No mesmo dia, mas às 19h30m, o Ceará encara o Campinense, na Paraíba.

Azulão começa melhor...e sempre pela esquerda

Precisando da vitória para se igualar em pontos ao adversário, o São Caetano começou no ataque. Curiosamente, todas as jogadas perigosas do time saiam pela mesma faixa de campo. Aos 7, Andrade recebeu na área pelo lado esquerdo e chutou para fora. Eduardo Ramos, aos 29, invadiu a área pelo mesmo setor e bateu cruzado. A bola passou muito perto do gol.

A jogada mais bonita da primeira etapa saiu dos pés de Roger. E também ela acabou na parte esquerda da grande área, O jogador recebeu no meio campo e fez fila até chutar cruzado, para grande defesa do goleiro adversário. Enquanto o Azulão atacava pela esquerda, o Ceará tentava encaixar contra-ataques, mas sem sucesso.

- Foi um bom primeiro tempo. Acho que faltou um pouco mais de calma. Tenho a certeza que vamos fazer um segundo tempo melhor – disse Eduardo Ramos, ao canal “PFC”, na saída para o intervalo.

Ceará volta um pouco melhor, mas jogo fica monótono

A segunda etapa começou parecendo que o Ceará se arriscaria mais ao ataque. Aos 2, Geraldo tocou para Luis chutar da entrada da área, mas o goleiro fez ótima defesa. Mas foi um lance isolado. A partida ficou monótona, sem grandes chances de gol de ambos os lados.

Somente aos 27, houve um lance de perigo. Eduardo Ramos bateu colocado de fora da área, para boa defesa do arqueiro do São Caetano. A partir daí, o Azulão tentava de forma desorganizada chegar ao gol da vitória, enquanto o Ceará fazia o tempo passar de todas as maneiras possíveis.

- Está muito bom. Vir aqui dentro arrancar esse empate é muito bom. Ainda mais porque a gente mantém essa distância na tabela - comemorou o técnico PC Gusmão.


BRASILIENSE 3X2 PORTUGUESA
Brasiliense vence de virada e impede a Portuguesa de encostar no G-4



Emoção, gols e barulho. O duelo entre Brasiliense e Portuguesa, nesta sexta-feira, na Boca do Jacaré, teve um pouco de tudo. Em campo, a Lusa começou melhor, ficou na frente boa parte do tempo, mas permitiu o empate e a virada do time candango. No fim, 3 a 2, pela 26ª rodada da Série B. Os paulistas estão mais distantes do G-4, em sétimo, com 38 pontos. Os donos da casa chegam a 34 e se distanciam da zona de rebaixamento. Se recuperar os três pontos que perdeu no STJD por causa do doping do zagueiro Cláudio Luiz, hoje no Náutico, o clube do Distrito Federal melhora ainda mais sua posição.

Além da partida muito movimentada, um torcedor barulhento chamou a atenção na arquibancada. Com uma corneta na mão e vestido com a camisa do Fluminense, ele não deu trégua para quem estava no estádio e chegou a ser molhado por quem ficou sem paciência (assista ao vídeo abaixo).

Na próxima rodada, o Brasiliense encara o Paraná, em casa, às 19h30m. A Lusa recebe o Bragantino, no mesmo horário. Os dois jogos serão na terça-feira.

Confira a classificação completa da Série B

Fellype Gabriel decisivo



A Portuguesa foi melhor desde o início e mostrou muita movimentação em busca do placar positivo. Não demorou para conseguir. Aos 17, o meia Fellype Gabriel foi lançado por Zé Carlos, invadiu a área e foi derrubado ao tentar se livrar da marcação. Na cobrança, Zé Carlos abriu o placar.

O gol despertou o Brasiliense. Motivado pela torcida, o time partiu ao ataque. Teve sorte e competência. Aos 38, após cobrança de falta para a área, Muriel saiu mal do gol, e a bola sobrou limpa para Moacri empatar: 1 a 1.

Não deu nem para comemorar. Após a saída de bola da Lusa, Fellype Gabriel fez grande jogada na área, deixou César Prates em condições de chutar, mas o lateral acertou a trave. A bola reencontrou Fellype no rebote e ele não desperdiçou: 2 a 1.

Virada candanga

Por conta do cansaço muscular, Fellype Gabriel, melhor do jogo até então, não voltou com o time paulista para o segundo tempo. Kempes entrou no lugar do meia, mas não teve o mesmo desempenho. Pressionada, a Lusa não resistiu muito tempo. Aos 12, em nova jogada de bola parada, Gustavo, que acabara de entrar, deixou tudo igual pela segunda vez. Após cobrança de escanteio, o atacante completou de carrinho: 2 a 2.

O jogo ficou lá e cá, e o Jacaré se deu melhor. Aos 32, o volante Ygor dividiu com Thiaguinho na área, o jogador do Brasiliense caiu, e o árbitro marcou pênalti. Júlio César cobrou, com paradinha, e virou o jogo.

Em desvantagem, os visitantes não tiveram outra opção. Se lançaram ao ataque e por pouco não conseguiram fazer o terceiro também. Só que não havia tempo para mais nada.


FORTALEZA 3X0 CAMPINENSE
Fortaleza despacha o Campinense e deixa a lanterna com o ABC



Jogando no estádio Castelão, nesta sexta-feira, o Fortaleza venceu o Campinense por 3 a 0 e se livrou momentaneamente da lanterna da Série B, que ficou com o ABC. O time potiguar joga neste sábado, contra o rival América-RN, também pela 26ª rodada da competição nacional. Mesmo com a vitória, o Leão do Pici permanece na zona de rebaixamento, assim como os paraibanos e potiguares. Os gols dos anfitriões foram marcados por Luiz Carlos, Gilmack e Cristian.

Agora, o Fortaleza é o vice-lanterna da Série B, com 26 pontos. Já o Campinense permanece em antepenúltimo, com pontuação idêntica à dos cearenses. Com os jogos deste sábado, que fecham a 26ª rodada, as duas equipes podem ter suas colocações alteradas no fim de semana.

Próximos jogos

Todas as partidas da 27ª rodada da Série B acontecerão na próxima terça-feira, 29/09. O Campinense receberá o Ceará, às 19h30m, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Já o Fortaleza joga às 21h50m, contra o Ipatinga, também no Castelão.

Mundial Sub-20:Grupo B

NIGÉRIA 0X1 VENEZUELA
Venezuela derrota a Nigéria na estreia do grupo B

Na partida de abertura do grupo B do Mundial Sub-20, a Venezuela derrotou a Nigéria por 1 a 0, nesta sexta-feira, no estádio Al Salam, no Cairo. Del Valle, aos 45 minutos do primeiro tempo, fez o gol do triunfo sul-americano no torneio que acontece no Egito.



O Brasil estreia na competição no domingo, às 11h (de Brasília), contra a Costa Rica, em Port Said, sede do Grupo E. O SporTV transmite ao vivo os jogos da seleção brasileira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


ESPANHA 8X0 TAHITI
Espanha estreia com goleada de oito sobre o Tahiti

A Espanha não deu chances nesta sexta-feira para a seleção do Taiti e goleou por 8 a 0. O jogo foi válido pela primeira rodada do Grupo B do Mundial Sub-20, disputado no Egito.

Os espanhóis fizeram quatro gols já no primeiro tempo, com Aaron e Nsué, que marcaram duas vezes cada um. Na volta do intervalo, foi a vez de Fran Mérida, Ander e Kike, este também duas vezes, sacramentarem a goleada.

Com o resultado, a Espanha assume a liderança do grupo B com três pontos, a mesma pontuação da Venezuela, mas leva vantagem no saldo de gols. Os venezuelanos venceram também nesta sexta a Nigéria, por 1 a 0.

A seleção brasileira está no grupo E e estreia apenas no domingo, às 11h (horário de Brasília), contra a Costa Rica. O jogo será disputado na cidade de Port Said.

Liga Sagres

OLHANENSE 0X1 BRAGA
Gol brasileiro nos acréscimos mantém Braga líder e com campanha perfeita

Foi no apagar das luzes, aos 48 minutos do segundo tempo, mas o Braga bateu o Olhanense por 1 a 0, fora de casa, e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Português. O brasileiro Alan fez o gol do jogo desta sexta-feira.

Com o resultado, o Braga se manteve absoluto na liderança do Português, com 18 pontos em seis rodadas disputadas. O Olhanense, recém-promovido à elite, aparece em sétimo lugar, com seis pontos.

Apesar do sufoco, o Braga teve elementos para tornar sua partida tranquila nesta sexta, mas bobeou. Pouco antes do intervalo, o goleiro Ventura, do Olhanense, fez pênalti e foi expulso. Meyong bateu pelo Braga e isolou.

No segundo tempo, mesmo com um a mais, a vitória só aconteceu aos 48 minutos, depois de muita pressão. Alan recebeu lançamento longo na área e concluiu para o gol.

Neste sábado, o vice-líder Benfica (13 pontos) recebe o Leixões.

1.Bundesliga

NUREMBERG 0X1 BOCHUM
Bochum bate o Nuremberg e deixa a zona de rebaixamento do Campeonato Alemão

O Bochum visitou nesta sexta-feira o Nuremberg e conseguiu uma importante vitória por 1 a 0. Klimowicz fez o gol do jogo, que abriu a sexta rodada do Campeonato Alemão.

Com o resultado, o Bochum chegou a sete pontos e saiu da zona de rebaixamento. O Nuremberg, que estacionou em cinco pontos, é agora o primeiro da zona da degola. O líder do Alemão é o Hamburgo, que tem 14 pontos e joga neste sábado, contra o Bayern de Munique.

No jogo desta sexta, o Bochum resolveu a parada com um gol logo aos 7 minutos. Imhof cruzou e Klimowicz, da entrada da pequena área, emendou para a rede.

Mundial Sub-20:Grupo A

PARAGUAI 0X0 ITÁLIA
Paraguai e Itália empatam em jogo válido pelo Grupo A

Em um jogo de baixo nível técnico, Paraguai e Itália não saíram do 0 a 0 no encerramento da primeira rodada do grupo A do Mundial Sub-20. A partida foi realizada no Estádio Cairo International, no Egito.

Após um primeiro tempo sem muitas emoções, italianos e paraguaios voltaram mais dispostos na segunda etapa.

Logo no primeiro minuto, o camisa 10 italiano Sciacca, que defende o Catania, acertou um cobrança de falta no ângulo, obrigando o goleiro Silva fazer grande defesa.

Aos cinco, foi a vez da resposta sul-americana. Santander puxou rápido contra-ataque pela ponta direita, entrou na área e chutou com perigo para a meta de Fiorillo.

No entanto, aos poucos, o duelo voltou a ficar parecido como no primeiro tempo e o placar acabou não sendo inaugurado. Melhor para o anfitrião Egito que, na última sexta-feira, derrotou Trinidad e Tobago por 4 a 1 na outra partida da chave.

O Brasil estreia na competição no domingo, às 11h (de Brasília), contra a Costa Rica, em Port Said, sede do Grupo E. O SporTV transmite ao vivo os jogos da seleção brasileira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

GP de Cingapura:Treino Livre 2

Vettel supera as Brawns é o mais rápido no segundo treino livre em Cingapura

Sebastian Vettel, da RBR, terceiro colocado no campeonato, foi o mais rápido no segundo treino livre para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo. O alemão marcou o tempo de 1m48s650, o melhor do dia, apenas 274 milésimos à frente de Fernando Alonso, da Renault, que está em crise após a saída de seus dois principais patrocinadores por causa do escândalo de 2008.

Jenson Button, líder do campeonato, deu o troco em Rubens Barrichello, seu companheiro de Brawn GP e rival na briga pelo título. O inglês marcou o quinto tempo, seis postos e três décimos à frente do brasileiro, o 11º colocado. Mark Webber, da RBR, ficou na sexta posição na segunda sessão de treinos livres.

Lewis Hamilton, da McLaren, que andou bem no primeiro treino, ficou apenas em nono. Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o 14º, duas posições à frente de Giancarlo Fisichella, seu companheiro de equipe.

Confira os melhores tempos do segundo treino livre em Cingapura:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m48s650 (31 voltas)
2 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m48s924 (27)
3 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m48s952 (30)
4 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m49s098 (31)
5 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m49s311 (34)
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m49s317 (14)
7 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m49s333 (33)
8 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m49s342 (30)
9 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m49s358 (28)
10 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m49s609 (24)
11 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m49s616 (30)
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m49s710 (31)
13 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m49s795 (29)
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m49s941 (29)
15 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m50s023 (34)
16 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1m50s253 (31)
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m50s527 (29)
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m50s605 (28)
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1m50s972 (17)
20 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m51s423 (31)

GP de Cingapura:Treino Livre 1

Barrichello é o melhor em treino marcado por batida de Grosjean no muro polêmico

Rubens Barrichello, vice-líder do campeonato, foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP de Cingapura, que será disputado neste domingo em Cingapura. O brasileiro da Brawn GP superou o companheiro Jenson Button, que está 14 pontos à sua frente no campeonato, por 0s177. Mark Webber, da RBR, ficou na terceira posição.

Fernando Alonso, da Renault, foi o quarto. A equipe francesa corre sem patrocínios em Cingapura após a saída do banco holandês ING e da seguradora espanhola Mutua Madrileña. Mas o protagonista da sessão foi Romain Grosjean, companheiro do espanhol. O francês perdeu o controle do carro exatamente no mesmo ponto onde Nelsinho Piquet bateu de forma proposital em 2008 e rodou da mesma forma.

O acidente causou uma interrupção no treino de 11 minutos e muitas gargalhadas no paddock e demais dependências do circuito de rua de Cingapura durante a primeira sessão de treinos livres. A famosa curva 17 é um ponto critico da pista de Marina Bay pela dificuldade de retirada dos carros em caso de acidente. Grosjean ainda se recupera de uma intoxicação alimentar sofrida na véspera.

Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Cingapura:

1 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 1m50s179 (19 voltas)
2 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 1m50s356 (22)
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m50s416 (21)
4 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1m50s567 (16)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m50s614 (16)
6 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1m50s699 (21)
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m50s715 (17)
8 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1m50s815 (15)
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m50s865 (19)
10 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1m51s089 (25)
11 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1m51s427 (23)
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m51s544 (14)
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m51s643 (28)
14 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m51s656 (15)
15 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1m52s083 (20)
16 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1m52s135 (20)
17 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1m52s390 (24)
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m52s905 (23)
19 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m53s232 (25)
20 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1m53s458 (9)

Copa Sul Americana:Oitavas de Final

LDU (EQU) 4X0 LANÚS (ARG)
Com show de Bieler, LDU faz 4 a 0 no Lanús e fica perto da vaga nas quartas

Um argentino foi o principal responsável pela vitória por 4 a 0 da LDU, do Equador, sobre o Lanús, da Argentina, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O atacante Bieler marcou três vezes no estádio Casa Blanca, em Quito, e deixou a classificação do time equatoriano bem encaminhada para as quartas de final.



Com o resultado, o Lanús precisará vencer por cinco gols de diferença na próxima quinta-feira, em casa, para seguir na competição. Se ganhar pelo mesmo placar, o jogo será decidido nos pênaltis.

Comandados pelo jovem treinador Luis Zubeldía, de 28 anos, os jogadores do Lanús pareciam juniores recém-promovidos ao time profissional. Prova disto é que, com apenas seis minutos de jogo, pressionados, já perdiam por 2 a 0. De cabeça e com o pé, apenas escorando belo passe de Bolaños, Bieler deixou seu time em vantagem.

Em outra bobeada, o zagueiro do time argentino tocou a mão na bola dentro da área: pênalti. Bieler foi para a cobrança e marcou novamente.

No segundo tempo o Lanús esboçou uma reação. Voltou melhor, mas nada que mudasse o rumo do primeiro confronto. No fim Mendes ainda marcou o quarto gol de pênalti.

Quem se classificar enfrenta o vencedor de Vélez Sarsfield e Unión Española, do Chile. Na primeira partida, na útlima quarta-feira, na Argentina, o Vélez venceu por 3 a 2.


SAN LORENZO (ARG) 3X0 CIENCIANO (PER)
San Lorenzo goleia o Cienciano e está perto das quartas de final



Sem fazer muito esforço, o San Lorenzo (ARG) venceu o Cienciano (PER) por 3 a 0 dentro de casa e está perto de se classificar para as quartas de final da Copa Sul-Americana. O time argentino jogou praticamente toda a partida no campo de ataque e quase não foi ameaçado pelo adversário.

A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, dia 30. O San Lorenzo pode perder por até dois gols de diferença que se classifica para a próxima fase. Caso marque um gol, a equipe argentina poderá até ser derrotado por três gols de diferença por causa do critério de gols fora de casa.

Romeo abriu o placar aos 11m com um chute bem colocado. Aos 32, Rovira recebeu livre na área e ampliou. No início da segunda etapa, aos 10, mais uma vez Romeo marcou. O atacante recebeu na entrada da área e tocou por cima do goleiro.

San Lorenzo ou Cienciano será o adversário de Vitória ou River Plate (URU) na próxima fase. No primeiro jogo entre as equipes, o time uruguaio venceu por 4 a 1.


CERRO PORTEÑO (PAR) 2X0 GOIÁS (BRA)
Goiás não suporta pressão e fica em desvantagem contra o Cerro Porteño



Não dá para dizer que foi injusto, mas o Goiás merecia melhor sorte no jogo de ida contra o Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time jogou em Assunção, no Paraguai, e acabou derrotado por 2 a 0. No estádio General Pablo Rojas, a equipe de Hélio dos Anjos vacilou no segundo tempo em duas bolas aéreas e fica em desvantagem na disputa por uma vaga na fase seguinte. Com o resultado, o Cerro pode até perder por um gol na volta que se classifica. Os brasileiros precisam repetir o placar para levar aos pênaltis ou vencer por três de diferença. A partida será na quinta-feira, no Serra Dourada.

Antes, porém, o Esmeraldino volta a se concentrar no Brasileirão. No domingo, recebe o Grêmio, às 16h, pela 26ª rodada.

Harlei impede a abertura do placar

Junte dois times em noite pouco inspirada, misture boa dose de cautela exagerada de ambos e esquemas de forte marcação. Pronto. Este é o resumo dos vinte primeiros minutos do duelo entre Cerro Porteño e Goiás. Mas depois de um início de partida para lá de morno, paraguaios e brasileiros decidiram jogar bola de verdade. Velocidade, raça e criatividade entraram em campo com ligeiro atraso, mas não faltaram.

O técnico Hélio dos Anjos optou por uma formação mista e deixou o lateral-esquerdo Júlio César e os atacantes Iarley e Fernandão na reserva. No esquema 3-6-1, Felipe ficou sozinho no ataque. O Cerro apostou primeiro na jogada aérea. Sem saída de bola, o Esmeraldino teve apenas Léo Lima na armação e só quando abria o jogo pelas pontas produzia algo interessante. Foi o que fez Zé Carlos pela esquerda, aos 20. Depois de se livrar da marcação, rolou para Ramalho da entrada da área. O chute parou na zaga do Cerro. Daí em diante, uma série de chances desperdiçadas.

Os times passaram a levar perigo ao gol adversário praticamente a cada três minutos. Ernando teve uma chance de cabeça, subiu sozinho, mas mandou pra fora. Aos 23, Recalde não precisou se esforçar muito para ganhar a dividida com Leandro Euzébio do lado esquerdo de ataque e bater cruzado. Sorte dos goianos que a bola balançou a rede pelo lado de fora. Logo depois, Brítez aproveitou a sobra na área, arriscou uma bicicleta e assustou, aos 27.

Apesar do 0 a 0 insistente, os donos da casa tiveram a grande chance do primeiro tempo na bola parada. Aos 30, a jogada aérea do Cerro enfim deu resultado, mas a bola sequer saiu da marca de escanteio. Enquanto esperavam a cobrança, João Paulo e Nanni se agarraram na área, e o árbitro argentino Saul Laverni marcou o pênalti. Na cobrança, Júlio dos Santos (ex-Grêmio e Atlético-PR) bateu firme, mas Harlei caiu certo no canto esquerdo para defender.

Ainda havia tempo para um lindo chute de fora da área do atacante Felipe, até então sumido, que o goleiro Diego Barreto fez questão de estragar com boa defesa, aos 44.

Vacilos custam caro

A volta do intervalo foi de tirar o fôlego e a paciência de Harlei, alvo de um bombardeio do ataque do Cerro. Antes mesmo de o relógio marcar dois minutos, Núñez foi lançado na área, tocou para trás de calcanhar mesmo sob a pressão do goleiro brasileiro e encontrou Nanni. O atacante cabeceou, e Leandro Euzébio tirou de cabeça sobre linha. A dupla também tentou em chute de longe e da pequena área. Aos sete, a casa do Goiás caiu, e Júlio dos Santos se recuperou do pênalti perdido. Após bela jogada e cruzamento de Luis Caceres pela direita, o camisa 10 apareceu bem entre os zagueiros e conseguiu vencer Harlei com uma cabeçada precisa.

Hélio dos Anjos fez duas mudanças após o gol. Fernandão entrou no lugar de Ramalho, e Everton ocupou a vaga de Fernando. O time começava a melhorar quando sofreu o segundo. Aos 20, o zagueiro Diego Herner recebeu cruzamento livre de marcação na área e cabeceou com toda a facilidade do mundo para ampliar: 2 a 0.

O cenário ficou ainda pior para o Esmeraldino quando o lateral-direito Vítor tentou acertar uma cotovelada em um adversário e recebeu cartão vermelho direto. Curiosamente, após a expulsão a equipe de Hélio dos Anjos melhorou e por pouco não diminuiu. Felipe e Zé Carlos chegaram muito perto, mas pararam no goleiro Barreto, aos 24 e aos 25.

O técnico do Cerro, Pedro Troglio, também mudou o time. Lançou César Ramírez, o "El Tigre" (ex-Flamengo), no lugar do veloz Núñez. Léo Lima finalmente apareceu no segundo tempo, aos 31, num chute perigoso de fora da área. Também parou no goleiro. Zé Carlos e Fernandão tentaram novamente, mas sem sucesso. Aos 47, João Paulo teve ótima chance após cobrança de falta, mas, zagueiro que é, não conseguiu concluir livre na área. A missão em Goiânia não será da mais fáceis.


Ficha técnica:
CERRO PORTEÑO 2 x 0 GOIÁS
CERRO PORTEÑO
Diego Barreto; Miguel Torren, Diego Herner e Luis Cardozo, Julio Irrazábal, Jorge Brítez, Carlos Recalde (Mendoza), Luis Caceres e Júlio dos Santos (Iván González); Jorge Núñez (Ramírez) e Roberto Nanni.
Técnico: Pedro Troglio.
GOIÁS
Harlei; João Paulo, Leandro Euzébio e Ernando; Vítor, Fernando (Everton), Amaral, Ramalho (Fernandão) e Léo Lima e Zé Carlos; Felipe.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols: Júlio dos Santos, aos sete, e Diego Herner, aos 20 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Irrazábal, Jorge Brítez e González (Cerro Porteño); Fernando, Amaral, João Paulo, Zé Carlos, Léo Lima e Leandro Euzébio (Goiás).
Cartão vermelho: Vítor (Goiás).
Estádio: General Pablo Rojas, Assunção (PAR). Data: 24/09/2009.
Árbitro: Saul Laverni (Fifa - ARG).
Auxiliares: Gustavo Esquivel (Fifa - ARG) e Ariel Bustos (Fifa - ARG).