SÃO LUIZ 1X0 AVENIDA São Luiz vence o Avenida por 1 a 0
Quem também estreou no Campeonato Gaúcho com vitória foi o São Luiz. Jogando em Ijuí, o time derrotou o Avenida por 1 a 0, com gol de Eraldo, aos 35 minutos do primeiro tempo.
CANOAS 1X2 NOVO HAMBURGO Rodrigo Mendes marca e Novo Hamburgo estreia com vitória no Gaúcho
O Novo Hamburgo decidiu investir para o Gaúchão 2010 e contratou o experiente atacante Rodrigo Mendes. Pelo menos na primeira rodada, a aposta deu certo. O jogador marcou o gol da vitória por 2 a 1 contra o Canoas, fora de casa, na estreia no Estadual. Paulinho fez o outro gol da equipe e Coelho descontou para o time da casa.
CAXIAS X INTER (SM) {adiado} Chuva interrompe Caxias x Inter-SM
Um temporal interrompeu o duelo entre Caxias e Inter de Santa Maria. A chuva que caiu no estádio Centenário a partir dos 15 minutos de partida fez o jogo ser parado no intervalo. O confronto será retomado a partir da segunda etapa, às 16h deste domingo, com os portões abertos. O placar é 0 a 0.
A decisão foi tomada em comum acordo entre as duas direções. O árbitro Leandro Vuaden chegou a estender o intervalo por mais 30 minutos, mas a chuva não parou e várias partes do gramado continuaram encharcadas.
Alvinegros garantem vitória do Boavista sobre o Bangu. Olaria e Voltaço empatam
Três partidas abriram, na tarde deste sábado, o Campeonato Carioca 2010, e o Boavista largou na frente no Grupo A da Taça Guanabara. Em Moça Bonita, a equipe não tomou conhecimento do Bangu e venceu por 3 a 0, e o nome do jogo foi o atacante Léo Guerreiro, que marcou duas vezes - aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 17 do segundo. Contratado pelo Botafogo ao Botafogo-DF, o jogador foi cedido por empréstimo ao clube de Saquarema. Jougle, revelado nas divisões de base do Alvinegro de General Severiano, fechou o placar aos 38 da etapa final.
Também pelo Grupo A, o Olaria recebeu o Volta Redonda, no estádio da Rua Bariri, e o placar ficou em 2 a 2. Após quatro anos afastados da Primeira Divisão, os donos da casa se salvaram da derrota na reestreia com um gol no último minuto do tempo regulamentar. Tássio abriu o placar para o time da Cidade do Aço aos 48 minutos da etapa inicial, e Marcial ampliou aos nove do segundo tempo. A reação do Olaria começou aos 13, com Adeilson. E foi ele novamente quem balançou aos redes, aos 45, para igualar o placar.
No outro jogo iniciado às 16h, o América, comandado pelo tetracampeão Bebeto, foi batido em sua volta à elite do futebol carioca. No estádio Conselheiro Galvão, o Madureia derrotou o time alvirrubro por 2 a 1. Marcelo Ramos abriu o caminho da vitória aos 20 e 41 minutos do primeiro tempo. Claudemir diminuiu para os visitantes aos três da etapa final. O confronto foi válido pelo Grupo B.
VASCO 1X0 TIGRES DO BRASIL No recomeço de Dodô, Fágner assegura a vitória do Vasco na estreia contra o Tigres
No retorno de Dodô ao futebol, após cumprir 15 meses de suspensão por doping, o dono da festa atendeu pelo nome de Fágner. Com um gol do lateral-direito, o Vasco venceu o Tigres por 1 a 0 na tarde deste sábado, em São Januário, pela primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Diferentemente do ano passado, quando iniciou o ano com derrota, o time da Colina fez o seu papel e saiu com os três pontos.
O "Artilheiro dos Gols Bonitos" teve uma atuação discreta, o que já não pode ser dito do árbitro Lenílton Rodrigues, que teve muito trabalho. Foram dois gols bem anulados do visitante, além de um festival de cartões: dois vermelhos (uma para cada lado) e 13 amarelos, sendo nove apenas para os donos da casa.
Com o resultado, o Vasco chegou aos três pontos no Grupo B. Na próxima quarta-feira, a equipe enfrentará o América, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. O Tigres recebe o Madureira, em Los Larios, em Xerém, às 17h.
Expulsões e gol de Fágner marcam a etapa inicial
Sentindo o pouco tempo de preparação na pré-temporada, o Vasco começou mal a partida, sem objetividade. Ao perceber que poderia tirar proveito da situação, o Tigres tomou a iniciativa do jogo. Aos oito minutos, após cobrança de falta, Danilo Santos subiu mais do que a zaga e cabeceou com força. Fernando Prass fez ótima defesa, evitando o primeiro gol do time da Baixada.
Os visitantes seguiram melhores na partida e aos 24 tiveram um gol bem anulado pela arbitragem. Gilcimar aproveitou um cruzamento da esquerda e cabeceou para vencer Fernando Prass, mas Lenílton Rodrigues invalidou a jogada ao marcar impedimento do atacante do time visitante. Cinco minutos depois, o Vasco quase marcou. Carlos Alberto aproveitou cruzamento e tocou com força, de cabeça, para a boa defesa de Marcos Paulo. Na sobra, o capitão chutou por cima.
Aos 33, Rodrigo Pimpão, que havia levado amarelo com um minuto de jogo, fez uma falta boba em Oziel na lateral do campo e acabou expulso. Com um a menos, o Vasco passou a atuar no 4-3-1-1, com Dodô isolado no ataque. Mesmo com dez, o time passou a tocar melhor a bola.
Aos 38, apesar de fazer uma partida irregular, o Vasco abriu o marcador. Em uma falta da intermediária, pelo lado esquerdo, Fágner bateu direto, e o goleiro Marcos Paulo aceitou: 1 a 0. Dois minutos depois, Celico fez uma falta violenta em Jumar e também foi expulso, deixando tudo igual entre as equipes.
Coutinho entra na vaga de Carlos Alberto e empolga a torcida
O Vasco voltou melhor para o segundo tempo e logo teve duas oportunidades de ampliar o marcador. Na primeira, a um minuto, Carlos Alberto cobrou falta da entrada da área para a boa defesa de Marcos Paulo. Aos dois, Márcio Careca cruzou da esquerda para Dodô. O atacante deu um leve toque na bola e desperdiçou a chance de marcar o seu primeiro gol pelo Vasco.
Aos 11, Jumar fez as vezes de Carlos Alberto. O volante passou por três defensores, invadiu a área e tocou por cima do goleiro, mas a bola saiu. Seis minutos depois, o capitão vascaíno pediu para ser substituído, e Philippe Coutinho entrou na vaga do camisa 19 Aos 27, após cobrança de escanteio, Nilton subiu mais do que a zaga e cabeceou. A bola bateu na defesa e foi pela linha de fundo.
Coutinho teve uma ótima oportunidade de ampliar aos 36 minutos. Léo Gago fez ótima jogada pelo meio e lançou o garoto na área. De primeira, o meia tentou encobrir o goleiro Marclos Paulo, mas errou o alvo. A partir daí, o jogador, de apenas 17 anos, começou a exibir o seu repertório.
Aos 39, passou por três adversários e tentou rolar para Caíque, já dentro da área. A zaga afastou o perigo. No fim do jogo, o Tigres ainda teve um outro gol bem anulado pelo árbitro. Gilberto tocou na saída de Fernando Prass, mas o árbitro alegou impedimento, em um lance muito difícil, e invalidou o lance.
FICHA TÉCNICA VASCO 1 x 0 TIGRES VASCO Fernando Prass, Fágner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Carlos Alberto (Philippe Coutinho); Dodô (Caíque) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Vagner Mancini. TIGRES Marcos Paulo, Oziel, Zé Carlos, Gustavo e Celico; Leão, Denis (Daniel Martins), Leandro Chaves e Vander (Claiton); Gilcimar e Danilo Santos (Gilberto). Técnico: Carlos Alberto. Gols: Fágner, aos 38 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Nilton, Jumar, Dodô, Rodrigo Pimpão, Carlos Alberto, Léo Gago, Gian, Caíque e Souza (Vasco); Oziel, Leandro Chaves, Zé Carlos e Gustavo (Tigres). Cartão vermelho: Rodrigo Pimpão (Vasco); Celico (Tigres). Estádio: São Januário. Data: 16/01/2010. Árbitro: Lenílton Rodrigues (RJ). Auxiliares: Hilton Moutinho (RJ) e Lilian da Silva Fernandes (RJ). Público: 10.713 pagantes (13.438 presentes). Renda: R$ 264.285.
MACAÉ 2X3 BOTAFOGO Botafogo supera o cansaço para derrotar o Macaé em sua estreia no Carioca 2010
Em campo, ficou claro que o Macaé era superior no aspecto físico. Mas apesar do cansaço, o Botafogo conseguiu fazer valer a qualidade individual de seus jogadores para construir o placar de 3 a 2, em jogo de duas viradas disputado neste sábado, em Campos, pela primeira rodada do Grupo B do Campeonato Carioca. Com os gols dos estreantes Herrera e Marcelo Cordeiro, além de um do meia Lucio Flavio, o Glorioso conseguiu um triunfo de reação.
A equipe alvinegra retorna a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Friburguense, às 18h30m, no Engenhão, provavelmente com a estreia de Loco Abreu. Já o Macaé joga contra o Resende, fora de casa, no estádio do Trabalhador, às 16h, na quarta-feira.
Muita movimentação e uma chuva de gols no primeiro tempo
O Botafogo estava disposto a decidir o jogo o mais rapidamente possível. A equipe usou a velocidade para pegar a defesa do Macaé desguarnecida, e o resultado apareceu logo aos dois minutos. Em um ataque rápido, Lucio Flavio recebeu pela esquerda e cruzou de perna esquerda com precisão para Herrera, que cabeceou e abriu o placar em sua estreia pelo Alvinegro.
No entanto, a equipe não conseguiu administrar a vantagem. Apesar de ter trabalhado a marcação à exaustão em Saquarema, na véspera da partida, o Botafogo vacilou numa jogada de escanteio. André Gomes cobrou, e Eduardo não se antecipou a André, que cabeceou para empatar aos quatro minutos.
Apesar do golpe, o Botafogo seguiu com uma postura ofensiva e quase retomou a vantagem aos seis, depois que Eduardo cruzou pela esquerda para Herrera. O argentino dominou, cortou um zagueiro e chutou para fora, com perigo, perdendo grande oportunidade. A partir de então, a partida ficou mais equilibrada. Como o fôlego do Alvinegro não era o mesmo, o Macaé passou a levar mais perigo nas jogadas em velocidade.
Com o passar dos minutos, ficava cada vez evidente a diferença de preparo físico entre as equipes. O cansaço fez com que o Botafogo perdesse o ímpeto no ataque (à exceção de Herrera, que continuava a acreditar em todas as bolas) e não tivesse gás para manter-se firme na defesa. E foi se aproveitando disso que o Macaé virou o placar, aos 32 minutos. Fernandão recebeu a bola de costas para o gol, girou em cima de Wellington e chutou firme, no canto esquerdo de Jefferson, fazendo 2 a 1.
Mas o Botafogo conseguiu rapidamente aliviar o sufoco descansando as pernas e utilizando as jogadas de bola parada. Aos 36 minutos, Lucio Flavio, que teve ótima atuação, sobretudo nos 45 minutos iniciais, cobrou falta com precisão e acertou o canto esquerdo rasteiro de Lugão, novamente empatando a partida. Mas o Alvinegro não foi para o intervalo sem antes ser salvo por Jefferson, novo capitão da equipe, que usou o reflexo para fazer excelente defesa em uma bola desviada à queima-roupa por Fernandão.
E se lá atrás o goleiro garantia, o ataque voltou a fazer sua parte pouco antes do fim da primeira etapa. Herrera acertou um chute no travessão, e Lucio Flavio, após bate-rebate, ficou com o rebote dentro da grande área. O camisa 10 viu Marcelo Cordeiro em velocidade e rolou para o lateral-esquerdo, que chutou rasteiro para colocar novamente o Botafogo em vantagem, fazendo 3 a 2 aos 43 minutos.
Alvinegro cadencia o jogo e valoriza a posse de bola na etapa final O Botafogo voltou para o segundo tempo com a clara estratégia de valorizar ao máximo a posse de bola e cadenciar o ritmo de jogo. Por isso, logo aos oito minutos o técnico Estevam Soares substituiu Jorge Luiz por Caio, que passou a prender mais a bola no ataque, mostrando muita habilidade nas jogadas individuais.
O lance de maior perigo do segundo tempo, no entanto, foi do Macaé. Fernandão chutou da entrada da área, e Jefferson apenas observou a bola passar rente a sua trave direita. Até o fim da partida, o Botafogo preocupou-se em defender e suportou a pressão do adversário nos últimos minutos. Pouco antes do fim, Marcelo Cordeiro precisou deixar o campo após sofrer falta violenta, mas minutos depois, mesmo sentindo dores no joelho direito, já consegui andar sem auxílio.
FICHA TÉCNICA MACAÉ 2 x 3 BOTAFOGO MACAÉ Lugão, Thiago Maciel (Fred), André, Otávio e Bill (Léo Santos); Gedeil, Da Silva (Amaral), André Gomes e Diego; Anderson e Fernandão. Técnico: Toninho Andrade. BOTAFOGO Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro (Edson); Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lucio Flavio; Jorge Luiz (Caio) e Herrera (Diguinho). Técnico: Estevam Soares. Gols: Herrera, aos dois, André, aos quatro, Fernandão, aos 32, Lucio Flavio, aos 36, e Marcelo Cordeiro, aos 43 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Da Silva, Thiago Maciel e Diego (Macaé); Fahel (Botafogo). Estádio: Godofredo Cruz, em Campos (RJ). Data: 16/01/2010. Árbitro: João Batista de Arruda. Auxiliares: Marco Aurélio dos Santos e Luiz Felipe Guerra.
SPORTING 3X2 NACIONAL Liedson volta ao Sporting e brilha contra Nacional
O atacante Liedson brilhou neste sábado. Após ficar cerca de um mês fora dos gramados por causa de uma artroscopia no joelho, o brasileiro marcou dois gols na vitória do Sporting por 3 a 2 sobre o Nacional, em Lisboa, pela 16ª rodada do Campeonato Português.
Os Leões ainda estão longe dos líderes Braga e Benfica, que têm 36, mas agora somam 27 pontos na quarta colocação. O Porto empatou em 1 a 1 com o Paços de Ferreira e está em terceiro, com 33.
O Nacional saiu na frente no estádio Alvalade aos 24 do primeiro tempo, quando Ruben Micael marcou de cabeça. Mas os donos da casa empataram um minuto depois, com Miguel Veloso.
O Sporting chegou à vitória após a entrada de Liedson em campo. O técnico Carlos Carvalhal tirou Hélder Postiga aos 13 para colocar o “Levezinho”. Dois minutos depois, o brasileiro aproveitou passe de Izmailov na área e virou a partida. Aos 23, Liedson recebeu de Miguel Veloso e bateu sem defesa para o goleiro Bracalli: 3 a 1. O Nacional ainda descontou com Edgar Silva, aos 39.
Confira os jogos da 16ª rodada do Campeonato Português:
Sábado Olhanense 1 x 0 Naval Vitória de Guimarães 2 x 2 Vitória de Setúbal Porto 1 x 1 Paços de Ferreira
ATHLETIC BILBAO 1X0 REAL MADRID Real leva gol em dois minutos, para no goleiro e perde a primeira em 2010
A invencibilidade do Real Madrid em 2010 caiu em apenas dois minutos no estádio San Mamés neste sábado. Com um gol de Llorente logo no início do jogo, o Athletic Bilbao venceu o time de Kaká e Cristiano Ronaldo por 1 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. Destaque para o goleiro Iraizoz, que salvou o time da casa várias vezes.
A equipe treinada por Manuel Pellegrini estava invicta desde a derrota de 1 a 0 para o Barcelona em 25 de novembro de 2009. Depois, o Real venceu cinco vezes e empatou uma, entre Liga dos Campeões e Espanhol.
O resultado no San Mames deixa o time merengue com 41 pontos na segunda colocação. O líder Barcelona venceu o Sevilla e foi a 46, abrindo cinco de vantagem. O Bilbao tem 30, em sétimo.
Pellegrini começou a partida com Kaká, Cristiano Ronaldo e Benzema no ataque do Real, deixando Raúl no banco. O brasileiro Marcelo jogou no meio-campo, mas saiu no segundo tempo para a entrada de Guti.
O gol da vitória do Bilbao aconteceu com apenas dois minutos. Os donos da casa começaram pressionando e conseguiram um escanteio logo no primeiro ataque. Yeste cobrou, a defesa se posicionou mal e Llorente marcou de cabeça.
O Real passou a dominar a partida e perdeu boa chance com Benzema, aos dez. Aos 24, Cristiano Ronaldo concluiu após cruzamento de Sergio Ramos, o goleiro Iraizoz, mas a bola quase caiu dentro do gol. Dez minutos depois, Kaká deu belo passe para Benzema, que chutou e acertou a trave.
O time de Madri voltou um pouco pior no segundo tempo e criou menos chances, com o Bilbao bem fechado na defesa. Aos 15, Cristiano Ronaldo entrou cara a cara com Iraizoz, mas o goleiro salvou os donos da casa. Aos 26, foi a vez de Kaká desperdiçar boa jogada após passe do português. O brasileiro voltou a assustar o Bilbao aos 38, mas o goleiro defendeu de novo. Por fim, aos 46, novamente Iraizoz salvou o Bilbao em chute de Raúl.
BARCELONA 4X0 SEVILLA Messi chega a 101 gols pelo Barça, time bate Sevilla e dispara na liderança
O Barcelona não deu chance ao azar neste sábado. Após ver o Real Madrid ser derrotado pelo Athletic Bilbao mais cedo, o time catalão venceu o Sevilla por 4 a 0, sem dificuldades, no Camp Nou e disparou na liderança do Campeonato Espanhol. De quebra, a torcida ainda comemorou o 100º e o 101º gols de Messi, artilheiro da competição, em partidas oficiais pelo clube.
Com a vitória em casa, o Barça soma 46 pontos na primeira colocação, cinco a mais que o vice-líder Real. O Valencia, em terceiro com 35, enfrenta o Villarreal no domingo. O Sevilla, que jogou desfalcado mais uma vez de Luis Fabiano, é o quinto, com 30.
Na última quarta, o Barcelona venceu o Sevilla por 1 a 0, mas acabou eliminado da Copa do Rei por ter perdido a primeira partida por 2 a 1. A equipe da Andaluzia vai pegar o La Coruña pelas quartas de final na próxima semana.
No Camp Nou, o técnico Pep Guardiola contou com Messi, Henry e Ibrahimovic no ataque. O brasileiro Daniel Alves foi titular na lateral direita. Xavi e Iniesta formaram o meio-campo com Busquets.
Logo aos seis minutos, Ibra perdeu uma chance incrível: Henry cruzou e o sueco, na cara do gol na pequena área, furou e a bola foi para fora.Aos 20, Daniel Alves entrou pela direita e bateu na rede. Por fora.
Os gols só saíram no segundo tempo. O primeiro foi contra: Piqué bateu cruzado, Escudé tentou cortar e acabou jogando para dentro do gol de Palop, aos quatro minutos. O segundo gol foi de Pedro, que recebeu de Xavi e chutou bonito, aos 25.
Já aos 40, a festa ficou completa: após cruzamento da direita, Messi dominou na área e tocou no canto. Foi o 100º gol em partidas oficiais pelo Barça do argentino. Nos acrésimos, o craque recebeu, invadiu a área e marcou mais um, chegando a 14 gols como artilheiro isolado do campeonato.
CORITIBA 2X0 SERRANO Coritiba estreia com vitória sobre o Serrano no Paranaense: 2 a 0
O torcedor do Coritiba sonha com um 2010 de reabilitação para o seu clube. E nada melhor do que uma vitória na estreia do Campeonato Paranaense. Neste sábado, na Vila Capanema, com elenco bem diferente do rebaixado para a Série B do Brasileiro no fim de 2009, ano de seu centenário, o Coxa derrotou o Serrano por 2 a 0, gols de Rafinha e Ariel, ambos no primeiro tempo, e começa bem a competição regional numa temporada em que a prioridade é voltar à elite do futebol brasileiro.
Ainda sem o estádio Couto Pereira, interditado pelo STJD após a invasão de campo de torcedores vândalos, que promoveram quebra-quebra no empate por 1 a 1 com o Fluminense na última rodada do Brasileiro, o Coritiba buscou na Vila Capanema o endereço para o reencontro em paz com a torcida. O time não decepcionou. Sequer desanimou com o número pequeno de torcedores presentes - 2.723 - ou demorou a se impor sobre o Serrano e a balançar as redes.
Sem Marcelinho e Carlinhos Paraíba, o técnico Ney Franco testou um novo trio de frente. Remanescente de 2009, o atacante argentino Ariel tem agora a companhia de Enrico, que aos 12 minutos fez a primeira jogada de perigo e mandou a bola na trave. E Rafinha, que aproveitou o rebote e, rápido, se antecipou para marcar o primeiro gol.
O Coritiba foi poucas vezes surpreendido pelos contra-ataques do Serrano. Numa delas, Reinaldo isolou aos 29 a chance de empatar. Bem organizado no meio-campo, o Coxa atacava e também perdia suas chances. Ariel, que logo após o primeiro gol quase ampliou - mas o chute foi prensado pela zaga - , não desperdiçou aos 39. O gol foi também de rebote, parecido com o primeiro. A jogada começou com o rápido Rafinha, que serviu Enrico. O camisa 11 arriscou outra vez, da meia-lua, de canhota. A bola bateu na trave, mas encontrou o argentino, sempre oportunista, chegou na frente da zaga e tocou para as redes..
No segundo tempo, o Coritiba, ainda comandado pelo meia Rafinha, destaque do jogo que quase marcou um golaço, manteve o domínio da partida, mas esbarrou no cansaço e na falta de entrosamento. O terceiro gol quase saiu em cobrança de falta de Ariel na trave. O Serrano tentou reagir nos contra-ataques, mas faltou competência.
Na próxima rodada do Paranaense, o Coxa, com três pontos ganhos na tabela, enfrenta fora de casa o Rio Branco-PR, enquanto o Serrano receberá o Corinthians-PR. As duas partidas serão na quarta-feira.
Na outra partida deste sábado válida pela primeira rodada do Campeonato Paranaense, o Corinthians-PR bateu em casa o Cianorte por 2 a 1. Oliveira abriu o placar aos 38 para o time da casa. O Cianorte empatou ainda no primeiro tempo, com um gol contra de Willian,aos 43. Mas aos 36 do segundo tempo, o mesmo Willian se redimiu e fez o gol da vitória do Corinthians.
Na segunda rodada, na próxima quarta-feira, o Corinthians enfrentará fora de casa o Serrano-PR, e o Cianorte receberá o Nacional-PR
MONACO 2X0 SOCHAUX Nenê marca dois, dá vitória ao Monaco e volta a ser o artilheiro
O artilheiro Nenê garantiu a vitória do Monaco por 2 a 0 sobre o Sochaux, pela 20ª rodada. O Monaco é o quinto.
- Sabemos da necessidade de não desperdiçar pontos em casa, ainda mais diante de um adversário que dificultou ao máximo. Estou muito satisfeito também por voltar a marcar e contribuir com a equipe. Foi a segunda vitória seguida e é sempre bom embalar uma boa sequência - disse Nenê.
Nenê marcou aos 39 e aos 46 do segundo tempo para o Monaco e voltou a liderar a tabela de artilheiros do Francês, agora com 12 gols (um a mais que Gervinho, do Lille, que está com a seleção da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações).
Confira os jogos da 20ª rodada do Campeonato Francês:
Sábado Nancy 0 x 2 Lyon Rennes 1 x 1 Lens Vallencienes 1x 3 Toulouse Montpellier 1 x 0 Nice Grenoble 1 x 2 Saint-Etienne Le Mans 0 x 3 Lorient Lille 3 x 1 PSG Auxerre 0 x 0 Boulogne
BARI 2X2 INTER DE MILÃO Inter de Milão mostra poder de reação novamente e evita derrota contra o Bari
Uma semana depois de conseguir uma virada surpreendente contra o Siena, o Inter de Milão demonstrou poder de reação novamente neste sábado: após começar perdendo por 2 a 0 para o Bari, o time de José Mourinho conseguiu empatar por 2 a 2, pela 20ª rodada do Campeonato Italiano, fora de casa.
No sábado passado, o Inter perdia até os 43 minutos do segundo tempo e acabou vencendo por 4 a 3. Pela 20ª rodada, o Bari abriu 2 a 0 com dois gols de pênalti de Barreto, aos 15 e aos 18 do segundo tempo. Mas Pandev e Milito, aos 24 e 29, evitaram a derrota do líder.
Agora, o time de Mourinho soma 46 pontos. O segundo colocado é o Milan, que está com 37 e no domingo enfrenta o Siena no San Siro. O Cagliari venceu o Livorno por 3 a 0 neste sábado e chegou a 30, em oitavo. O Bari é o nono, com 28.
O técnico português começou a partida com Julio César, Maicon e Lúcio como titulares na defesa do Inter. O primeiro tempo terminou sem gols. Na etapa final, Barreto abriu o placar para o Bari após Samuel fazer pênalti em Meggiorini, aos 15. Três minutos depois, foi a vez de Lúcio derrubar Parisi na área. O brasileiro ainda recebeu cartão amarelo. Barreto cobrou de novo e fez 2 a 0.
O Inter conseguiu se recuperar e diminuiu aos 24 com Pandev, aproveitando rebote dentro da área. Cinco minutos depois, Bonucci fez pênalti em Pandev, Diego Milito bateu e empatou a partida.
NÁUTICO 2X1 SALGUEIRO Náutico vence o Salgueiro de virada e se recupera no Pernambucano: 2 a 1
O Náutico se recuperou do tropeço no primeiro jogo da temporada. Depois da derrota por 2 a 1 para o Vera Cruz na estreia, na última quarta-feira, o time levou um susto no primeiro tempo, mas venceu o Salgueiro de virada neste sábado, por 2 a 1.
Com o resultado, o time subiu para a sexta colocação no Campeonato Pernambucano. O próximo compromisso do Náutico será nesta quarta-feira, às 21h30, contra o Ypiranga.
O jogo deste sábado marcou o reencontro do Náutico com a sua torcida.Foi a primeira partida da equipe em casa depois do rebaixamento no Brasileiro. O público foi bom: 11.350 pessoas e renda de R$ 14.380. Mas o torcedores tiveram um começo apreensivo. O time do Salgueiro quase não conseguia passar da intermediária. Mas, aos 40 minutos, Eider furou o bloqueio, deu um passe pela direita nas costas do lateral Anderson Santana, e França bateu certeiro, abrindo o placar para o time visitante.
O segundo tempo começou tenso. Mas Derley começou a aliviar a torcida logo aos nove minutos, quando marcou o primeiro. O segundo surgiu dez minutos depois: aos 19, Carlinhos Bala cruzou com capricho e Derley estava lá de novo para decidir.
- Sempre é bom marcar, ainda mais em uma situação dessas. Foi na base da vontade - desabafou Derley ao fim do jogo.
Ituano, Bragantino e Botafogo abrem o Campeonato Paulista com vitórias
Três times do interior começaram bem o Campeonato Paulista. Ituano, Bragantino e Botafogo venceram na primeira rodada e já largam na frente por um lugar ao sol na competição que normalmente é dominada pelos quatro grandes do estado.
Com o seu estádio vetado pelo Ministério Público, o Bragantino teve de achar outro campo para jogar e optou por Barueri. Aos 22 minutos, após cruzamento da esquerda, Paulinho completou para a rede e anotou o primeiro gol do Paulistão-2010. Antes do intervalo, Frontini ampliou e, na volta do vestiário, Lúcio já fez mais um. Maurício, no último minuto, decretou o placar final: 4 a 0
Em Rio Claro, a vitória foi do visitante. Apesar da diretoria ter conseguido reverter o veto do MP para mandar o jogo no estádio Augusto Schimidt Filho, quem se deu bem foi o Botafogo. Com gols de Cássio, André Neles e Xuxa, o time de Ribeirão Preto venceu por 3 a 1 – Edu Sales descontou.
O Ituano foi mais um que por pouco não teve de atuar longe dos seus domínios. Pelo mesmo problema do Rio Claro, a equipe de Itu chegou ter a sua partida com o Mirassol remarcada para a vizinha cidade de Sorocaba, mas a Federação Paulista de Futebol concordou em liberar o estádio Novelli Júnior. Com gols de Anderson Ataíde (pênalti), Luiz Eduardo, Rodrigão e Alemão, o time do presidente Juninho Paulista, que ainda não entrou em campo, aplicou uma goleada de 4 a 0.
No quarto duelo caipira da rodada, Ponte Preta e Santo André ficaram no empate de 1 a 1. Os gols só saíram no segundo tempo: Léo Oliveira abriu o placar para a Macaca, mas pouco depois Bruno César, do Ramalhão, igualou.
ASSISTA AOS GOLS
Bragantino 4 x 0 Oeste
Rio Claro 1 x 3 Botafogo
Ponte Preta 1 x 1 Santo André
Ituano 4 x 0 Mirassol
PALMEIRAS 5X1 MOGI MIRIM Verdão começa a esquecer 2009 com goleada sobre o Mogi Mirim na estreia
O Palmeiras entrou em campo contra o Mogi Mirim, neste sábado, no Palestra Itália, disposto a apagar da memória a temporada 2009. A torcida colaborou fazendo festa e o Verdão respondeu no gramado. Com grande atuação de Diego Souza, Cleiton Xavier & Cia., a equipe alviverde atropelou o Sapão: fez 5 a 1, na estreia do Campeonato Paulista, e começa a mandar a temporada passada para debaixo do tapete.
O Palmeiras mostrou que só preparo físico não é garantia de bom futebol. O Mogi Mirim entrou em campo mais bem preparado, pois começou a treinar para o Paulistão ainda em dezembro. O Sapão corria mais, ocupava os espaços e ganhava as divididas. Só que quando tinha a bola dominada, não sabia o que fazer com ela. Ao contrário do Palmeiras, que, no início, sofreu com a forte marcação da equipe adversária, mas conseguiu controlar o jogo com passes corretos e jogadas individuais inspiradas. Foi o suficiente para suprir a falta de fôlego comum em início de temporada. Ponto para a técnica.
O Verdão praticamente não foi ameaçado. O Mogi, embora conseguisse chegar perto da área com velocidade, tinha dificuldade para concluir as jogadas. Como a deficiência no passe era gritante, os meias arriscavam chutes de fora, sem o menor perigo. Enquanto isso, aproveitando-se das boas saídas do volante Márcio Araújo e dos passes precisos de Cleiton Xavier, a equipe do Palestra Itália ia encurralando aos poucos o rival. Aos 25, Diego Souza cobrou falta rasteira. O goleiro Alex Alves espalmou e a bola beliscou o pé da trave. O gol verde estava amadurecendo.
O primeiro saiu aos 30. Em jogada ensaiada, Armero rolou para Cleiton Xavier, que cruzou para a área. A zaga não cortou e Diego Souza apareceu por trás de todo mundo para escorar de cabeça. As coisas melhoraram para o Verdão quando, aos 37, o volante Baraka foi expulso. Na verdade, injustamente. Ele fez falta dura em Diego Souza e levou o segundo amarelo. Acontece que o primeiro, mostrado aos 28, não deveria ter sido aplicado. O jogador do Mogi perseguia Armero, que tropeçou nas próprias pernas e caiu. O árbitro acabou pendurando Baraka.
Aos 43, em mais uma ótima jogada de Cleiton Xavier, veio o segundo gol. O meia invadiu a área pela esquerda e cruzou para trás. O zagueiro Léo, que fazia sua estreia, emendou de canhota. A bomba estufou as redes de Alex Alves, que nada pôde fazer.
Após susto, Palmeiras deslancha
O Palmeiras voltou para o segundo tempo desperdiçando chances para emplacar uma goleada já nos primeiros minutos. Diego Souza, aos quatro, e Deyvid Sacconi, aos nove, perderam ótimas chances. Ambos receberam na altura da marca do pênalti e não conseguiram acertar o gol. Diego chutou no goleiro; Deyvid mandou por cima do travessão.
Como as tentativas do Verdão não deram em nada, o Mogi se assanhou. Primeiro, aos 12, Zulu escorou de cabeça cruzamento de Niel e obrigou Marcos a fazer uma grande defesa. Serviu ao menos para que os locutores falassem o nome do goleiro pentacampeão que, até o momento, apenas assistia à partida. Em seguida, aos 13, o Sapão acabou diminuindo. Niel, de novo, cruzou da direita. Geovane apareceu no primeiro pau e tirou a bola do alcance do goleiro palmeirense.
Mas tudo não passou de um lampejo do time do interior. O Palmeiras seguia mandando na partida e tratou de brecar a empolgação dos visitantes. Aos 16, Cleiton Xavier cobrou falta da meia-esquerda. A bola bateu no travessão, nas costas do goleiro Alex Alves e sobrou para Robert escorar de cabeça. Estava definida a vitória palmeirense.
Vitória que virou goleada aos 22. Diego Souza recebeu pela esquerda, tirou o Niel para dançar, limpou a jogada e chutou forte de direita, estufando as redes. Festa no Palestra. E a goleada virou baile aos 29. Mais uma vez, o dançarino Diego Souza entrou na área do Mogi só no sapatinho: passando o pé por cima da bola, trazendo ela para cá, para lá. Seu par, dessa vez, foi Flávio, que derrubou o meia com um carrinho. No primeiro instante, a falta não foi marcada, mas quando Diego tentou se levantar o zagueiro do Mogi o puxou de volta para o chão. Aí, sim, Rodrigo Cintra apitou. Aos 30, Cleiton Xavier cobrou bem e marcou o quinto.
A partir daí, o Palmeiras passou a cadenciar mais o jogo, trocando passes. Ainda assim, criou chances. Aos 43, Robert recebeu livre no meio da área e acertou o travessão. Mas nem precisava de mais nada. A goleada estava garantida e a torcida palmeirense ganhou motivos para comemorar o ano novo. O próximo compromisso dos palmeirenses será na quinta-feira, contra o Barueri, em Presidente Prudente. Já o Mogi receberá o Rio Branco no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA PALMEIRAS 5 x 1 MOGI MIRIM PALMEIRAS Marcos; Figueroa (Wendel), Danilo (Gualberto), Léo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e William (Deyvid Sacconi); Diego Souza e Robert. Técnico: Muricy Ramalho. MOGI MIRIM Alex Alves; Fábio Sanches, Flávio e Luizão; Niel, Ricardo Oliveira, Baraka, Marcelo Nascimento (Luís Márcio) e Raí (Rafael Bahia); Geovane e Nando (Zulu). Técnico: Francisco Diá. Gols: Diego Souza, aos 30, Léo, aos 43 minutos do primeiro tempo; Geovane, aos 13, Robert, aos 16, Diego Souza, aos 22, Cleiton Xavier (pênalti), aos 31 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Danilo, Figueroa (Palmeiras); Luís Mário, Ricardo Oliveira (Mogi Mirim). Cartão vermelho: Baraka (Mogi Mirim). Estádio: Palestra Itália, em São Paulo. Data: 16/1/2010. Árbitro: Rodrigo Martins Cintra. Auxiliares: João Bourgalber Nobre Chaves e Luis Alexandre Nilsen. Público e renda: 16.525 pagantes / R$ 364.900,00.
NIGÉRIA 1X0 BENIN Em jogo feio, Nigéria se recupera com vitória sobre Benin e ainda sonha
A Nigéria se recuperou da derrota na estreia da Copa Africana de Nações neste sábado, em Benguela, Angola, com uma vitória suada sobre Benin por 1 a 0, gol de Yakubu, de pênalti. Com o triunfo, a equipe volta a ter boas chances de classificação à próxima fase da competição. Na próxima rodada, a Nigéria encara Moçambique, enquanto que Benin pega o Egito.
Os nigerianos estão em segundo lygar do Grupo C, com três pontos ganhos. O líder Egito tem seis e já está classificado. Benin soma um e, apesar do revés, segue com chance (os dois primeiros colocados de cada chave avançam).
Os primeiros 45 minutos foram de pouca emoção, apesar da correira tradicional das equipes africanas. Até o pênalti marcado para a Nigéria, aos 42 minutos, cada seleção perdeu apenas uma chance. Mas no fim da etapa inicial, o zagueiro Boco, de Benin, desviou um chute de Odemwingie com a mão, e o árbitro Helder Martins de Carvalho assinalou pênalti. Na cobrança, Yakubu deslocou o goleiro Chitou e correu para o abraço.
Após o intervalo, Benin, sem ter o que perder, avançou as linhas e passou a jogar dentro do campo nigeriano. O jogo ganhou em velocidade. E a Nigéria ameaçava nos contra-ataques. Com o passar do tempo, o ímpeto de Benin se transformou em desespero. O time fazia ligação direta, na tentativa de municiar Sessegnon. O meia do Paris Saint-Germain foi, de fato, o mais perigoso em campo, mas não conseguiu, sozinho, furar o bloqueio nigeriano.
A Nigéria está no Grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Argentina, a cabeça de chave, Coreia do Sul e Eslovênia.
EGITO 2X0 MOÇAMBIQUE Com direito a outro gol contra de Moçambique, Egito vence e vai às quartas
O Egito, que busca seu sétimo título na Copa Africana de Nações, está classificado para as quartas de final do torneio em Angola. Com direito a gol contra, os atuais bicampeões do continente venceram Moçambique por 2 a 0 e garantiram uma das vagas do Grupo C em Benguela.
Este foi o segundo gol contra do zagueiro Khan em duas partidas de Moçambique na competição. Na estreia, a equipe pelo menos conseguiu se recuperar e empatou em 2 a 2 com Benin. Naguy fechou o placar para o Egito neste sábado.
Os egípcios estão com seis pontos, na liderança da chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas e o Egito não tem mais como perder uma das vagas do Grupo C. A Nigéria, que mais cedo bateu Benin por 1 a 0, tem três em segundo lugar. Benin e Moçambique estão com um.
Na próxima quarta-feira, o Egito enfrenta Benin pela última rodada da primeira fase, enquanto a Nigéria pega Moçambique. Neste domingo haverá a segunda rodada do Grupo D: Gabão x Tunísia e Camarões x Zâmbia.
STOKE CITY 1X1 LIVERPOOL Liverpool paga pela covardia e sofre gol de empate do Stoke no fim do jogo
O Liverpool segue fazendo o seu torcedor sofrer nesta temporada. Neste sábado, a equipe sentiu os desfalques de jogadores importantes, como Gerrard, e pagou pela covardia. Ficou se defendendo durante grande parte do segundo tempo e acabou cedendo o empate para o Stoke City no fim do confronto. O 1 a 1 no Britannia Stadium aumenta a pressão sobre o técnico Rafa Benítez e deixa o time ainda mais longe da briga por vaga nas competições europeias. Os gols foram de Kyrgiakos, para os Reds, e Huth.
Com o resultado, o Liverpool chega aos 34 pontos ganhos, podendo terminar a rodada sete pontos atrás do Manchester City, quarto colocado e atualmente o último classificado à Liga dos Campeões. O Stoke, com 25, briga no meio da tabela do Campeonato Inglês e continua sonhando com a vaga na Liga Europa.
Os primeiros 45 minutos foram terríveis. Com exceção de alguns poucos momentos de inspiração, a etapa inicial foi arrastada, de muita força e pouca inspiração. Os times tinham grande dificuldade de armar jogadas e abusavam da ligação direta da defesa para o ataque.
Os Reds sentiram falta dos desfalques, principalmente do meia Gerrard, que ficará 15 dias parado por causa de uma pancada na perna direita. Sem a principal estrela do time, o responsável pela armação, o time da terra dos Beatles ameaçou pouco. Fernando Torres também fez falta (lesão no joelho).
O Stoke, por sua vez, fez o que sabe e pode fazer. Jogadas pelos lados do campo, com bolas sobre a área adversária. Os laterais longos cobrados pelo meia Delap levaram perigo ao gol de Reina. Aos 24, Faye quase abriu o placar depois que o espanhol soltou uma cobrança.
Na volta do intervalo, o Liverpool colocou a bola no chão e passou a trocar mais passes, trabalhando em velocidade. A atitude mudou a característica do jogo e confundiu a marcação do time da casa. Depois de uma tabela rápida, aos 12, Degen foi derrubado perto da área pelo lateral Higginbotham. Fabio Aurélio cobrou, o goleiro falhou e soltou a bola em cima do zagueiro Kyrgiakos. Ela bateu no defensor, que sem querer, abriu o placar.
A desvantagem empurrou o Stoke para o ataque. A chuva apertou no Britannia Stadium, deixando o jogo ainda mais físico, o que para o time da casa é muito bom. Abusando dos laterais longos e dos chutões, a equipe foi para cima dos Reds, em busca do empate. O Liverpool parou.
Para tentar dar mais qualidade ao meio-campo, principalmente na posse de bola, o técnico Rafa Benítez promoveu a estreia do meia-atacante Maxi Rodriguez. O argentino entrou no lugar de Degen, aos 33 minutos do segundo tempo. A alteração não surtiu efeito. Nos 15 minutos finais, o Liverpool não viu a cor da bola. Acuado em sua área, resistiu à pressão do Stoke até os 41 minutos, quando pagou o preço pela covardia. Etherington cruzou, Higginbotham cabeceou para a pequena área, e o zagueiro Huth chutou, explodindo o estádio.
A torcida local empurrou o pequeno Stoke. O jogo seguiu emocionante, porque o City deixou espaços em sua retaguarda, por onde o Liverpool levou perigo nos contra-ataques. Aos 50 minutos, chegou a ter uma excelente chance, mas a trave impediu o gol de Kuyt, depois de cruzamento de Fabio Aurélio.
CHELSEA 7X2 SUNDERLAND Chelsea atropela o Sunderland e segue um ponto na frente do Manchester
O Chelsea massacrou o Sunderland neste sábado, goleou por 7 a 2 no Stamford Bridge e manteve a vantagem de um ponto na liderança do Campeonato Inglês.
Agora, os Blues somam 48 pontos na primeira colocação, enquanto os Diabos Vermelhos estão com 47. O Arsenal aparece em terceiro com 42 e entra em campo no domingo contra o Bolton, fora de casa.
Sob o comando de Carlo Ancelotti, o Chelsea não perde na Premier League desde 5 de dezembro, quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Manchester City. Depois, teve três empates e quatro vitórias. A partida contra o Hull, marcada para o sábado passado, foi adiada por causa da neve.
Ancelotti escalou o brasileiro Belletti como titular no meio-campo.O zagueiro Alex entrou no segundo tempo, no lugar de Terry. Os destaques da partida foram o atacante Anelka e o meia Lampard, que marcaram dois gols cada. Malouda, Ashley Cole e Ballack também balançaram a rede para os Blues. Zenden e Bent fizeram para o Sunderland, que está em 12º com 23 pontos.
MANCHESTER UNITED 3X0 BURNLEY No Old Trafford, Diabos Vermelhos batem Burnley por 3 a 0
No Old Trafford, Alex Ferguson colocou Anderson no lugar de Carrick na etapa final. Os gols também só saíram depois do intervalo, com Berbatov, aos 19, Rooney, aos 24, e Diouf, aos 45.
Lanterna do campeonato com apenas 14 pontos, o Portsmouth enfrentaria o Birmingham (33, em oitavo) no estádio Fratton Park, mas a partida foi adiada por causa da forte chuva que caiu em Londres durante a madrugada e prejudicou o estado do gramado.
EVERTON 2X0 MANCHESTER CITY Robinho sai do banco e é substituído em derrota do City para o Everton
O técnico Roberto Mancini provou que não estava brincando quando disse que Robinho não tem vaga cativa no Manchester City: após começar a partida no banco e entrar no lugar de Roque Santa Cruz no início do primeiro tempo, o craque brasileiro foi substituído na etapa final durante a derrota por 2 a 0 para o Everton neste sábado, pela 22ª rodada do Campeonato Inglês, em Liverpool.
O resultado deixou a equipe de Mancini mais longe dos líderes. O City segue com 38 pontos na quinta colocação, a dez do primeiro colocado Chelsea. No domingo, o Aston Villa (35) recebe o West Ham e ainda pode passar os azuis de Manchester na tabela. O Everton está com 26, na décima posição.
Mancini começou a partida com Tevez e Santa Cruz no ataque. Mas o paraguaio sofreu uma contusão logo aos nove minutos e foi substituído por Robinho. Os gols do Everton também saíram no primeiro tempo: o sul-africano Pienaar abriu o placar aos 36 e Saha, de pênalti, fez 2 a 0 aos 45.
Jogando mal, Robinho deixou o campo aos 16 da etapa final para a entrada de Shaun Wright-Phillips. Mas a mudança não melhorou o time de Mancini, que perdeu a primeira partida no comando do City.
Confira todos os jogos da rodada:
Sábado Tottenham 0 x 0 Hull City Wolverhampton 0 x 2 Wigan Athletic
BAYER LEVERKUSEN 4X2 MAINZ Na volta de Renato Augusto, Leverkusen vira sobre o Mainz e recupera a ponta
Mesmo atuando em casa, o Bayer Leverkusen levou sustos, mas conseguiu vencer neste sábado o Mainz por 4 a 2, de virada, e voltou à liderança isolada do Campeonato Alemão. O time contou com a volta do brasileiro Renato Augusto, já recuperado de uma cirurgia no joelho. Ele entrou no segundo tempo e teve boa atuação, inclusive com o passe para o quarto gol, marcado por Derdiyok. Os demais foram de Kadlec, Barnetta e Kroos. Hoogland e Bungert descontaram para os visitantes.
- Conversei com o treinador durante a semana e ele me explicou que voltaria a jogar aos poucos para não colocar em risco minha recuperação. Foi bom voltar com uma vitória importante e que nos recolocou na liderança. Tive a felicidade de participar do último gol. Nossa equipe está fazendo uma bela campanha e vamos lutar pelo título até o fim - disse o apoiador do Bayer Leverkusen, por intermédio de sua assessoria de imprensa.
O Leverkusen lidera a Bundesliga com 38 pontos ganhos, dois a mais do que o Bayern de Munique, que nesta sexta-feira venceu o Hoffenheim.
HANNOVER 0X3 HERTHA BERLIN Hertha Berlin volta a vencer após 16 partidas
O desesperado Hertha Berlin conseguiu um resultado brilhante neste sábado, mesmo jogando na casa do adversário. Com um gol do atacante brasileiro Raffael, o time da capital, que também contou com o volante Cícero, ex-Fluminense, atropelou o Hannover por 3 a 0. A equipe não vencia pelo Alemão desde a primeira rodada. Foram 16 partidas sem triunfar. Os demais gols foram de Piszczek e Gekas. O Hertha luta desesperadamente contra o rebaixamento. Tem apenas nove pontos e segura sozinho a lanterna.
- Nosso período de treinos em Mallorca foi muito proveitoso e isso ficou claro na partida. A equipe está mais confiante e a chegada dos reforços foi importante também. Fizemos uma bela partida e soubemos administrar o resultado. Sabíamos que a vitória era fundamental e colocamos na cabeça a importância de um bom resultado. Nossa situação ainda é muito delicada, mas temos o segundo turno pela frente para reverter o quadro - disse Raffael.
Confira os resultados da 18ª rodada do Alemão:
Sexta-feira Bayern 2 x 0 Hoffenheim
Sábado Eintracht Frankfurt 1 x 0 Werder Bremen Hamburgo 2 x 0 Freiburg Borussia Monchengladbach 1 x 2 Bochum Stuttgart 3 x 1 Wolfsburg
BAYERN DE MUNIQUE 2X0 HOFFENHEIM No retorno da Bundesliga, Bayern derrota Hoffenheim e assume a liderança
Após o recesso de quase um mês, em função do rigoroso inverno e das festas de fim de ano, a temporada 2009/2010 do Campeonato Alemão foi reaberta nesta sexta-feira. E no retorno do torneio, a torcida do Bayern de Munique fez a festa. Jogando em casa, a equipe bávara derrotou o Hoffenheim por 2 a 0 e assumiu provisoriamente a ponta da tabela com 36 pontos. Os perdedores seguem na sétima colocação, com 25.
Devido ao resultado, alcançado graças aos gols de Demichelis e Klose, o Bayer Leverkusen, do ex-rubro-negro Renato Augusto, caiu para o segundo lugar (35), mas pode retomar a primeira posição se ao menos empatar com o Mainz neste sábado.
Hoffenheim domina, mas Bayern é quem marca
Apesar de jogar diante de sua torcida, que compareceu em grande número na Allianz Arena (cerca de 69 mil espectadores), o Bayern de Munique começou a partida como se ainda estivesse de férias, apenas assistindo ao Hoffenheim, que tomou as rédeas da partida.
Mesmo sem o brasileiro Carlos Eduardo, que se recupera de uma lesão no joelho, o time visitante controlava o jogo, desperdiçando boas oportunidades. Embora escalado de forma bastante ofensiva, com praticamente quatro atacantes (Robben, Müller, Olic e Mario Gómez), o Bayern só chegava em bolas aéreas.
E quando o Hoffenheim, que contou com o ex-botafoguense Maicosuel como titular, estava mais perto de abrir o placar, foram os bávaros, numa jogada fortuita, que inauguraram o marcador aos 35 minutos. Após cruzamento pelo lado esquerdo, a defesa cortou parcialmente e a bola sobrou para o zagueiro argentino Demichelis que, mostrando faro de artilheiro, colocou no fundo das redes.
Bayern perde boas chances de ampliar
No segundo tempo, com a vantagem no marcador, o Bayern entrou mais solto e teve boas chances de ampliar. Numa deles, Gómez obrigou Hildebrand fazer espetacular defesa aos 13 minutos. O goleiro do Hoffenheim voltou a salvar seu time aos 21, quando espalnou um chute de Muller que tinha endereço certo.
Vendo seu ataque perder boas chances, o técnico holandês Van Gaal sacou Olic e Muller, e colocou, respectivamente, Miroslav Klose e Pranjic. As substituições surtiram efeito e, aos 40 minutos, Klose aproveitou um chute cruzado de Van Bommel e, de carrinho, marcou o segundo gol, decretando a vitória dos anfitriões.
COSTA DO MARFIM 3X1 GANA Costa do Marfim mostra força: bate Gana e avança às quartas da Copa Africana
Depois de uma estreia frustrante na Copa Africana de Nações (empate sem gols com Burkina Faso), a seleção da Costa do Marfim, uma das favoritas ao título, recuperou-se em grande estilo nesta sexta-feira. Jogando em Cabinda, a equipe, rival do Brasil na Copa do Mundo, superou Gana, outra seleção que vai disputar o Mundial, pelo placar de 3 a 1. Gervinho, Tiéné e Drogba marcaram os gols do triunfo, com Asamoah Gyan descontando para os ganeses.
Com o resultado, os marfinenses asseguraram vaga nas quartas de final da Copa Africana. A equipe encerrou sua participação no Grupo B com quatro pontos. Burkina Faso (um) e Gana (zero) vão decidir quem fica com a segunda vaga terça-feira, em Luanda. O Grupo B tem apenas três seleções, por conta da desistência de Togo, que foi vítima de um atentado a tiros ainda antes do início do torneio.
Elefantes têm trio ofensivo de respeito
A Costa do Marfim começou o jogo com a equipe escalada no 4-3-3. Os atacantes do Chelsea Drogba e Kalou tiveram a companhia de Gervinho, do Lille, no setor ofensivo. Os elefantes estiveram mais efetivos e dominaram as primeiras ações. Apesar de ter muito mais a bola, a equipe teve dificuldade para penetrar na defesa ganesa. Zokora, jogador do Sevilla, foi quem mais assustou o goleiro Kingson. O volante obrigou o ganês a fazer duas defesas difíceis em chutes de fora da área.
Aos 28, a Costa do Marfim conseguiu abrir o placar. O barcelonista Yayá Touré lançou Kalou no lado direito da área. O jogador do Chelsea rolou com açúcar para Gervinho, que empurrou para a rede.
Gana, que teve o capitão Essien entrando apenas no intervalo (o craque do Chelsea chegou a Angola somente na quarta-feira), só foi de fato assustar o goleiro Barry aos 38 minutos. Asamoah recebeu na meia-lua e soltou uma bomba, obrigando o arqueiro marfinense a fazer uma linda ponte para espalmar para escanteio.
Costa do Marfim tem homem expulso, mas segura a onda
Na etapa final, o jogo começou em banho-maria. Aos 8 minutos, entretanto, os marfinenses tiveram a expulsão de Eboué. O lateral do Arsenal deu um carrinho criminoso em Asamoah e levou o cartão vermelho direto.
A vantagem numérica se fez sentir pouco depois, quando Amoah, com uma bomba de canhota, fez sacudir a trave direita do goleiro Barry. Para recompor a defesa da Costa do Marfim, o técnico Vahid Halihodzic foi obrigado a sacrificar o atacante Gervinho para lançar o lateral Demel. A medida fez com que Gana passasse a não ser tão contundente.
Quando menos esperava, Gana levou o segundo gol, aos 21. Tiéné bateu falta com perfeição e acertou a gaveta do goleiro Kingson. Muita festa por parte dos marfinenses, que souberam segurar a vantagem até o apito final. Para coroar, ainda houve tempo para um gol do craque maior: Drogba, de cabeça, fez o terceiro aos 44 da etapa final.
Depois de cada gol da Costa do Marfim, o goleiro Barry exibiu uma pequena faixa de solidariedade aos mortos no atentado à seleção togolesa e às vítimas do terremoto no Haiti.
Nos acréscimos, Asamoah Gyan, de pênalti, fez o gol de honra de Gana. Mas era muito tarde para uma reação.
PALMEIRAS (SP) 3X1 FLUMINENSE (RJ) Palmeiras vira para cima do Flu e abocanha última vaga para as oitavas
O Palmeiras venceu o Fluminense por 3 a 1 nesta quinta-feira, em São Carlos, e se tornou o último clube a garantir vaga nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O triunfo alviverde foi de virada e com belos gols.
Wellington bateu pênalti para o Flu e abriu o placar, aos 38 de jogo. Os paulistas reagiram no segundo tempo: Luís Felipe bateu falta no ângulo, aos cinco, e empatou. Com 33 minutos, Gilsinho recebeu na área, deu um corte na marcação e tocou rasteiro no canto direito e deixou o Verdão na frente.
Para ratificar a virada, Ramos, da meia-lua, puxou a bola para o pé esquerdo e mandou a bomba no ângulo direito de Ricardo.
A vitória assegurou ao Alviverde a chance de encarar o Desportivo Brasil-SP na próxima fase. A equipe de Porto Feliz eliminou o Remo nos pênaltis (4 a 2) após empate por 0 a 0 no tempo normal.
CRUZEIRO (MG) 1X0 PARANÁ (PR) Cruzeiro elimina o Paraná e pega o Inter de Limeira nas oitavas da Copinha
O Cruzeiro garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, na tarde desta quinta-feira, ao derrotar o Paraná por 1 a 0, no estádio Vereador José Ferrez, em Taboão da Serra. O resultado, conquistadio graças a um gol contra do zagueiro Marcelo Carvalho, faz a Raposa avançar e enfrentar o Inter de Limeira na próxima fase. Quem passar deste confronto pega Guarani ou São Paulo, que tem a melhor campanha e é um dos favoritos da competição. O time mineiro, que levantou a taça e 2007, luta pelo bicampeonato.
O gol marcado logo aos cinco minutos deu a impressão de que o Cruzeiro teria uma certa facilidade no restante da partida. Em cobrança de escanteio de Dudu, o zagueiro Marcelo Carvalho, do Paraná, acabou jogando contra o patrimônio ao tentar afastar o perigo. Porém, os mineiros não tiveram moleza, e o time paranista tentou o empate até o fim. Aos 15, o Tricolor paranaense quase empatou, com Vinicius cobrando falta colocada para boa defesa de Gabriel. Pouco depois, em lance individual de Caio, o goleiro cruzeirense voltou a fazer boa intervenção e botar para fora.
Na etapa final, em uma das melhores chances, o Paraná continuou insistindo e desperdiçou ótima chance aos 14. Washington invadiu a área mas chutou para fora na saída de Gabriel. Nos minutos finais, apesar de pressionar bastante, o Tricolor não conseguiu criar uma chance de perigo e acabou eliminado.
CORINTHIANS (SP) 2X0 AMÉRICA (MG) Corinthians vence o América-MG por 2 a 0 e está nas oitavas de final da Copinha
O Corinthians venceu o América-MG por 2 a 0 na noite desta quarta-feira e se classificou para as oitavas de final da Copa São Paulo de Juniores (veja o vídeo com os gols). A equipe pega agora o Juventude, que eliminou o América-SP por 4 a 3, nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal.
O primeiro gol do Corinthians foi marcado por Jonatan, aos 39 minutos do primeiro tempo. Depois de boa troca de passes - apesar da forte chuva em Araraquara - um defensor do América tentou cortar a bola dos pés de Jadson e acabou dando um 'passe' para Jonatan. O volante pegou de primeira, sem chance para o goleiro George.
Daí em diante, com o temporal, o Corinthians passou a se defender, administrando a vantagem. O time paulista não teve dificuldades em segurar o resultado. Para se ter uma ideia, o primeiro cartão amarelo da partida só foi sair aos 39 do segundo tempo, para Felipe Batista, do Timão. Vinícius recebeu outro aos 41, mas não significava pressão dos mineiros. Pelo contrário. Logo depois, aos 43, Elias pegou a sobra do goleiro e fez o segundo.
MALI 0X1 ARGÉLIA Argélia supera Mali e se recupera no Grupo A da Copa Africana de Nações
A Argélia se recuperou da estreia com derrota no Grupo A da Copa Africana de Nações (perdeu por 3 a 0 para o Malauí) e conseguiu sua primeira vitória na competição nesta quinta-feira. Jogando em Luanda, os argelinos, que estão classificados para a Copa do Mundo, venceram a seleção de Mali por 1 a 0, gol de Halliche.
Com o resultado, a Argélia soma os mesmos três pontos do Malauí, que mais tarde nesta quinta perdeu para anfitriã Angola (líder, com quatro pontos). Mali, com a derrota, manteve-se com um ponto ganho. A Argélia avança às quartas se derrotar os angolanos na rodada final (os dois primeiros de cada grupo se classificam). Veja a tabela da Copa Africana
A partida foi pobre em qualidade técnica e não teve muitas chances de gol. A parada foi definida pouco antes do intervalo. Após falta batida em elevação para a área, o zagueiro Halliche subiu na marca do pênalti e testou para a rede.
Na etapa final, Mali bem que tentou buscar o empate, mas não foi capaz de vazar a meta do goleiro Chaouchi.
ANGOLA 2X0 MALAWI Angola derrota Malauí e assume a liderança do Grupo A da Copa Africana
Desta vez, não houve bobeada, e a seleção de Angola conseguiu sua primeira vitória na Copa Africana de Nações. Depois de abrirem 4 a 0 e permitirem o empate de Mali, na estreia, os angolanos souberam segurar a vantagem em sua segunda partida, nesta quinta, em Luanda, e venceram a seleção de Malauí por 2 a 0. Flávio e Manucho fizeram os gols.
Com o resultado, Angola assumiu a liderança do Grupo A, com quatro pontos. Malauí, com três, aparece em segundo, seguido da Argélia, também com três. A lanterna é do Mali, com um pontinho. Na última rodada, segunda-feira, Angola encara a Argélia, enquanto Malauí mede forças com Mali. Os dois primeiros se classificam às quartas de final. Aos anfitriões, basta um empate para assegurar a vaga.
O primeiro tempo foi tenso, e Angola não conseguiu abrir o placar. A seleção chegou a acertar uma bola na trave, com Gilberto, mas teve de ir para o intervalo com o marcador em 0 a 0.
Logo no início da etapa final, entretanto, os angolanos resolveram a parada. Aos 3 minutos, Flávio recebeu cruzamento de Djalma e testou para a rede. Cinco minutos mais tarde, Manucho recebe um presente do adversário Mponda e não deu chances ao goleiro Sanudi: 2 a 0 e classificação bem encaminhada para os donos da casa.
SPORT 1X0 ARARIPINA Com dificuldade, Sport começa o estadual vencendo o estreante Araripina
Tetracampeão, o Sport iniciou o Campeonato Pernambucano contra o estreante Araripina, dentro da Ilha do Retiro. Mas o que poderia ser um jogo fácil para o Leão se transformou em uma verdadeira batalha. Muito fechado, o clube visitante conseguiu resistir até os 10 do segundo tempo, quando Ricardinho fez o gol da vitória por 1 a 0.
Na próxima rodada, o Sport joga fora de casa contra o Vitória. Já o Araripina fará a sua primeira partida em casa na primeira divisão. A equipe joga contra o Ypiranga neste domingo, às 17h (horário de Brasília), mesma data e horário do confronto do Leão.
O jogo
O Sport começou a partida partindo para o ataque, como era esperado. Mas a forte marcação do Araripina dificultava as ações ofensivas do clube rubro-negro. Com isso, as chances na primeira etapa foram escassas.
O segundo tempo começou melhor, mas por causa do Araripina. O time pareceu perder o medo de atacar e logo no primeiro minuto ameaçou o gol de Magrão. Mas, com as investidas ofensivas, deixou espaços na defesa. E o Sport aproveitou. Aos 10, Ricardinho chutou, a bola desviou na zaga e foi para o fundo das redes. O gol foi o suficiente para garantir a vitória rubro-negra.
VERA CRUZ 1X0 NÁUTICO Náutico estreia no Pernambucano com derrota para o Vera Cruz
A exemplo do que aconteceu nas últimas três edições, o Náutico não fez uma boa estreia no Campeonato Pernambucano 2010. No Carneirão, em Vitória de Santo Antão, o Timbu foi derrotado pelo Vera Cruz, por 1 a 0, e viu seus principais rivais – Sport e Santa Cruz, que venceram seus jogos – abrirem vantagem na tabela da competição. Alcimar, em cobrança de falta, na etapa final, marcou o único gol da partida.
O primeiro tempo foi de poucas chances e nenhum gol. O Timbu chegou a balançar as redes, com Derley, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o lance. Na etapa final, os donos da casa foram para cima dos visitantes e levaram a melhor. Aos 16 minutos, Alcimar, em cobrança de falta, mandou uma bomba e surpreendeu o goleiro Gledson.
Carlinhos Bala e Cia. tentaram correr atrás do prejuízo, mas pararam na retranca do Vera Cruz e não conseguiram nem mesmo o empate.
O Timbu volta a campo no sábado para enfrentar o Salgueiro, nos Aflitos, pela segunda rodada do Estadual, às 17h (de Brasília).
SETE DE SETEMBRO 1X2 SANTA CRUZ Santa Cruz inicia o Estadual com vitória de virada sobre o Sete de Setembro
O Santa Cruz tomou um susto, sofreu o primeiro gol, mas conseguiu se recuperar e venceu o Sete de Setembro por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Garanhuns, pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. O time do interior abriu o placar com Laércio cobrando falta, mas Joelson empatou ainda no primeiro tempo. Aos 18 do segundo, saiu o gol da vitória tricolor, marcado por André Leonel.
O triunfo deixa o Santa Cruz em boas condições, pois além dele só o Cabense venceu fora de casa: 2 a 1 para cima do Ypiranga.
Entretanto, quem lidera o Estadual é o Salgueiro. A equipe recebeu o Porto e venceu por 3 a 2, levantando vantagem em cima dos outros vencedores pelo número de gols marcados, já que não houve triunfos na rodada por mais de um de diferença.
No único empate da rodada, Central e Vitória ficaram no 2 a 2.
Primeiro turno - primeira rodada
Central 2 x 2 Vitória Salgueiro 3 x 2 Porto Ypiranga 1 x 2 Cabense
Portuguesa e Guarani se classificam na Copa São Paulo. Bahia está eliminado
A Portuguesa é mais um time classificado para as oitavas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Lusa venceu o Rio Preto na tarde desta quarta-feira por 2 a 0, gols de Danilo e Jean, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, e enfrenta na próxima fase a equipe do Botafogo, que passou pelo São Carlos nos pênaltis.
Na cidade de Louveira, o Guarani também confirmou seu favoritismo e venceu o Primeira Camisa por 3 a 2. A partida foi emocionante do início ao fim. O time de Campinas começou perdendo, mas conseguiu a virada aos 41 minutos do segundo tempo com um gol de Marcos Vinícius. Nas oitavas, o Bugre terá o São Paulo como adversário. Já o Bahia não teve a mesma sorte e está eliminado da competição. No Município de Leme, o Tricolor baiano foi derrotado por 1 a 0 para o Barieri. Com o resultado, o Barueri terá pela frente o Paulista, que derrotou o Vasco na última terça-feira por 3 a 1.
Campeão da edição de 2008, o Figueirense volta para Santa Catarina mais cedo. A equipe foi desclassificada pelo PAEC, no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba: 1 a 0. Com isso, o confronto entre PAEC x Santos está confirmado nas oitavas. O Peixe havia derrotado o Goiás por 3 a 0.
O Desportivo Brasil venceu o Remo, nos pênaltis, e pega o vencedor da partida desta quinta-feira entre Palmeiras e Fluminense. No tempo normal, o jogo acabou sem gols. A equipe do Juventude também conseguiu a classificação ao vencer o América-SP nos pênaltis. No tempo normal, a partida tinha acabado com o placar de 1 a 1.
Com uma vitória por 4 a 2 sobre o Confiança-SE, os jovens do Coritiba garantiram a classificação e serão os adversários do CFZ-DF na próxima fase. Outro time que avança na competição é o Inter de Limeira, que fez 2 a 1 no Campinas e pega o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Paraná, que vão a campo nesta quinta-feira.
BOTAFOGO (RJ) 1{3}X1{2} SÃO CARLOS (SP) Goleiro pega três pênaltis, e Botafogo elimina o São Carlos na Copinha
O Botafogo contou com grande atuação do goleiro Luis Guilherme na decisão por pênaltis para eliminar o São Carlos e se garantir nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta quarta-feira, no Estádio Nicolau Alayon. Ele pegou nada menos do que três cobranças do adversário, e o time carioca superou o paulista por 3 a 2. No tempo normal, empate por 1 a 1.
Na próxima fase, o Botafogo vai encarar o vencedor do confronto entre Portuguesa e Rio Preto, o que já garante mais um adversário de São Paulo para o clube do Rio.
O jogo
Foi o Botafogo quem marcou o primeiro da partida. Aos 21 minutos, Willian, quase sem ângulo, acertou a trave direita do goleiro Jefferson. A bola foi para a marca do pênalti, onde estava o lateral-esquerdo Guilherme, que mandou a bomba para o gol.
O São Carlos melhorou na partida e chegou ao empate ainda antes do intervalo, aos 42. Após cobrança de escanteio da direita, João Vitor subiu sozinho na pequena área e cabeceou para igualar o marcador.
No segundo tempo, nenhuma das equipes conseguiu marcar, e a disputa foi para os pênaltis. Logo na primeira cobrança do São Carlos, Emerson bateu, e Luis Guilherme saltou para fazer a defesa.
Na terceira cobrança do São Carlos, mais uma defesa do goleiro alvinegro. Murilo bateu no cantinho direito, mas não conseguiu superar Luis Guilherme. Na sequência, Jeferson também fez uma defesa para o São Carlos. Luis Otávio foi quem desperdiçou para o Bota.
Depois, Willian acertou a cobrança e deixou o Botafogo em vantagem: 3 a 2. Para garantir de vez a classificação, Luis Guilherme defendeu a terceira cobrança, dessa vez a de Robertinho, e colocou o Alvinegro nas oitavas.
SANTOS (SP) 3X0 GOIÁS (GO) Peixe bate o Goiás e avança na Copinha
O Santos deu mais um passo na luta pelo bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na tarde desta quarta-feira, ao derrotar o Goiás por 3 a 0, no Estádio Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro. Campeão em 1984, o time da Vila Belmiro, agora classificado para as oitavas de final da competição, vai enfrentar o Peec, que derrotou o Figueirense por 1 a 0. A decisão da Copinha será no dia 25 de janeiro, no Pacaembu.
O Peixe dominou toda a partida e, aos 12 minutos, abriu o placar com Renan Mota. Após confusão na área, a bola sobrou limpa para o jovem santista, com categoria, bater de chapa no canto direito do goleiro Wallace.
No fim do primeiro tempo, o Santos chegou ao segundo gol. Cristian cruzou para a área e Alan Silva apenas escorou a bola para o fundo da rede da equipe esmeraldina.
A consolidação do resultado aconteceu logo no primeiro minuto da etapa final. Nikão tocou para William, que invadiu a área e marcou o terceiro e último gol do jogo.
Aos 25 minutos, Matheus, capitão do Goiás, foi expulso. E, no fim, o Santos perdeu grande chance de fazer o quarto gol quando Tindurim chutou para fora, cara a cara, com o goleiro adversário.
MONACO 4X0 MONTPELLIER Monaco goleia Montpellier em partida adiada da 15ª rodada
Em partida adiada da 15ª rodada do Campeonato Francês, por causa dos problemas com a nova gripe, o Monaco goleou o Montpellier por 4 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Louis II.
Os gols foram marcados por Puygrenier (11 do primeiro tempo), Haruna (nove e 21 do segundo) e Perez (41 da etapa final). Com o resultado, o Monaco soma 30 pontos e assume a sétima colocação. O Montepellier é o terceiro, com 33.
Recuperado de lesão, o volante Eduardo Costa foi titular do Monaco. Assim como Nenê, vice-artilheiro do campeonato com dez gols (um a menos que Gervinho, do Lille).
- O início do jogo foi bastante equilibrado, mas quando o Montpellier partiu em busca do empate na segunda etapa, aproveitamos os espaços que eles deixaram e conseguimos uma vitória excelente, que coloca o Monaco novamente na luta por uma vaga nas competições europeias - disse Nenê.
- Nosso time fez uma bela partida, principalmente no segundo tempo. Precisávamos muito desta vitória para encostar nos times que estão na briga por uma vaga na Liga dos Campeões e agora estamos apenas quatro pontos atrás do vice-líder Lille. Vamos atuar novamente em casa na próxima rodada e temos tudo para melhorar ainda mais nossa posição na tabela - completou Eduardo Costa.
Em partida da 18ª rodada, o Boulogne recebeu o Sochaux e os dois não saíram do 0 a 0. Os donos da casa seguem na penúltima colocação, somando 14 pontos, e o Sochaux é o 13º, com 26.
CAMARÕES 0X1 GABÃO Zebra passeia mais uma vez na Copa Africana: Gabão derrota Camarões
Um dos animais que mais caracterizam a África, a zebra deu mais uma vez as caras na Copa Africana de Nações. Favorita ao título, a seleções de Camarões perdeu por 1 a 0 para o modesto Gabão, em Lubango, na estreia de ambas equipes pelo Grupo D do torneio. Cousin fez o gol da vitória aproveitando um dos poucos momentos de cochilo dos Leões Indomáveis que, apesar da derrota, foram melhores.
Nenhum país do continente classificado à Copa do Mundo conseguiu vencer ainda no torneio. Além de Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Argélia também tropeçaram. Gana, outra equipe que carimbou passaporte para África do Sul, ainda não estreou.
Camarões toma conta do jogo, mas bobeia na defesa
Disposta a provar que é uma das grandes seleções do continente, Camarões começou a partida em um ritmo intenso, pressionando o Gabão em seu campo defesa. Aos 12, Emana, que fazia o trio de ataque camaronês ao lado da estrela Eto´o e de Webo, carimbou a trave adversária.
Quando era absoluto na partida, parecendo que iria abrir o placar a qualquer instante, os Leões Indomáveis vacilaram na defesa e acabaram sofrendo o primeiro gol. Cousin, atleta do Hull City-ING, aproveitou a bobeada e conferiu para o Gabão aos 17 minutos.
Com a desvantagem, o time do técnico francês Paul Le Guen (ex-Lyon e Rangers), partiu para cima e terminou o primeiro tempo desperdiçando boas chances e com 65% de posse bola, contra 35% do rival, que contou com boas defesas do goleiro Ovono, jogador do Le Mans-FRA.
Peixinho de Eto´o naufraga
No segundo tempo, Eto´o, que jogou mais aberto pelo lado esquerdo, tentou um peixinho aos cinco minutos, mas acabou cabeceando para fora.
Assim como na etapa inicial, Camarões dominava as ações, perdendo oportunidades de gol com Emana e Webo. O Gabão, que também é dirigido por treinador francês (Alain Giresse), se limitava a explorar alguns contra-ataques com Cousin, mas sem muito sucesso.
Na defesa, Ovana seguia salvando a pátria, deixando desesperado o time de Eto´o e companhia. Quando não fazia boas intervenções, o arqueiro também gastava o tempo fazendo pose para defender ou valorizando choques simples com os atacantes.
E toda a “cera” acabou funcionando. Além da vitória, o Gabão, que ainda teve uma chance de ampliar com Aubameyang em cobrança de falta nos acréscimos, conseguiu se vingar de Camarões, que o eliminou nas eliminatórias africanas para Copa de 2010.
ZÂMBIA 1X1 TUNÍSIA Zâmbia e Tunísia empatam
O outro jogo do Grupo D terminou em empate nesta quarta. Zâmbia saiu na frente com gol de Mulenga, aos 18 minutos, mas a Tunísia conseguiu fazer 1 a 1 com Dhaouadhi, aos 39.
SÃO PAULO (SP) 4X0 VITÓRIA (BA) Implacável, São Paulo bate o Vitória e avança às oitavas na Copinha
Com uma campanha impecável na primeira fase, o São Paulo não encontrou nenhuma dificuldade para golear o Vitória por 4 a 0, na tarde desta terça-feira, no Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Casimiro, Dener, Marcelinho e Lucas Gaúcho foram os autores dos gols. Com estes quatro, o Tricolor Paulista agora tem 19 marcados em quatro partidas, com média de 4,75 por jogo e nenhum sofrido ainda.
O São Paulo agora espera o vencedor da partida entre Guarani e Primeira Camisa, time administrado pelo zagueiro Roque Júnior, nesta quarta, às 16h (de Brasília), para conhecer seu adversário nas oitavas de final. Se passar por mais este confronto, pega Cruzeiro, Paraná, Inter de Limeira ou Campinas nas quartas.
Desde os primeiros minutos, ficou claro que desta vez o São Paulo iria encontrar um adversário mais complicado do que os da primeira fase. Ronieli chegou com perigo no primeiro minuto, mas o goleiro rubro-negro Weider fez boa defesa. Depois, o Leão se arriscou na frente. Léo bateu de longe mandando a bola rente à trave. O São Paulo chegou bem aos 18, com Lucas Gaúcho cabeceando para fora. O Vitória respondeu com Arthur Maia rolando para Lucas finalizar com força pela linha de fundo.
O time paulista começou a se soltar mais a partir do fim da etapa inicial. Aos 34, o Tricolor desperdiçou grande oportunidade em contra-ataque. Felipe Aguaí roubou a bola no meio-campo, mas, no passe para Lucas Gaúcho, a defesa baiana fez o desarme. E aos 41, Ronieli cruzou e obrigou o goleiro a espalmar para fora da área, com perigo.
O intervalo não esfriou o bom fim de primeiro tempo são-paulino. Logo de cara, Jeferson acertou uma bomba, que o goleiro Weider botou para escanteio. Até que aos 12, após ótimo cruzamento de Jeferson pela direita, Casimiro apareceu na área com oportunismo e cabeceou forte para finalmente abrir o placar.
Se o primeiro gol demorou, os outros não tardaram a vir. Aos 39, Dener, que acabara de entrar, recebeu bom passe de Willian e tocou na saída do goleiro. Um minuto depois, o time são-paulino roubou a bola no meio, e Marcelinho driblou um zagueiro antes de concluir para marcar o terceiro. E a dois minutos do fim, o artilheiro Lucas Gaúcho recebeu de Zé Vítor e completou o placar.
VASCO (RJ) 1X3 PAULISTA (SP) Vasco perde para o Paulista e é eliminado da Copa São Paulo
O sonho de conquistar mais um título da Copa São Paulo de Futebol Júnior acabou na tarde desta terça-feira para o Vasco. De virada, a equipe carioca perdeu para o Paulista por 3 a 1, no estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté, e volta mais cedo para o Rio de Janeiro. O adversário do Paulista na próxima fase sai do confronto desta quarta-feira entre Bahia e Barueri. A decisão da Copinha, como o torneio é conhecido, será no dia 25 de janeiro, no Pacaembu.
O jogo começou muito bom para o Vasco. Logo aos seis minutos, Willian aproveitou uma cobrança de escanteio para subir mais do que a zaga e abrir o placar. Mesmo na frente, o time não conseguiu se manter melhor na partida e acabou levando sufoco. Depois de muita pressão, o Paulista conseguiu o empate aos 32. O goleiro Gotti soltou uma bola fácil na pequena área e, no rebote, acabou cometendo pênalti. Carlão cobrou com categoria e igualou.
O jogo voltou muito equilibrado no segundo tempo, mas foi o Paulista que aproveitou melhor sua primeira oportunidade de gol, aos 11 minutos. Samuel recebeu na grande área e chutou forte no ângulo esquerdo do goleiro Gotti, que não teve chances na jogada.
A equipe do Paulista quase aumentou aos 22. Mas o goleiro vascaíno salvou a equipe em duas oportunidades no mesmo lance. Na segunda defesa, ele ainda estava caído quando impediu mais um gol de Carlão. O Vasco mostrava desequilíbrio e muita ansiedade para tentar empatar o jogo. O Paulista aproveitou e conseguiu o terceiro gol nos acréscimos. Carlão roubou a bola do zagueiro e finalizou com precisão.
FLAMENGO (RJ) 2{2}X2{4} CFZ (DF) Fla perde para o CFZ-DF nos pênaltis e está fora da Copinha
Depois de um empate em 2 a 2 no tempo nornal, O CFZ-DF eliminou o Flamengo na primeira etapa do mata-mata da Copa São Paulo. Nos pênaltis, o time de Brasília venceu por 4 a 2 (veja o vídeo com os gols).
O CFZ pega agora o vencedor do confronto entre Coritiba e Confiança, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h.
O Flamengo levou o primeiro gol logo aos 12 do primeiro tempo. Carlyle recebeu bom passe em profundidade e tocou na saída do goleiro Marcelo.
O troco não demorou a vir. Dez minutos mais tarde, Guilherme foi tentar um cruzamento e acabou jogando no ângulo : 1 a 1.
O gol deu mais tranquilidade ao Flamengo, que passou a tocar melhor a bola. A virada veio aos 14 do segundo tempo: o mesmo Guilherme, desta vez com consciência e categoria, completou de primeira um cruzamento da direita. O goleiro Léo mais uma vez nada pôde fazer.
O jogo parecia resolvido, até que Carlyle fez a diferença mais uma vez para o CFZ. Com um lindo toque, o jogador acertou o ângulo, colocando fogo na partida, aos 32.
Tomados pelo nervosismo, os dois times passaram a alçar bolas na área, facilitando a vida dos defensores. Com isso, a decisão foi para os pênaltis.
O rubro-negro Lucas fez a primeira cobrança. Chutou mal. Léo se adiantou e defendeu. Carlyle, que já havia brilhado no tempo normal, bateu bem e colocou o CFZ na frente. O zagueiro Michel foi o segundo do Flamengo e jogou nas alturas. Ronaell bateu em seguida e converteu. Cristian ainda diminiu para os rubro-negros em seguida. Mas Marcos Rogério fez 3 a 1. Pressionado, Anderson converteu: 3 a 2. Mas Marcos Fernando resolveu a parada: 4 a 2, e fim de Copinha para o Flamengo.
EGITO 3X1 NIGÉRIA Hexacampeão da CAN, Egito estreia com vitória sobre a Nigéria, que vai à Copa
A Nigéria vai à Copa do Mundo, mas Egito não quer nem saber. Nesta terça-feira, pela primeira rodada da Copa Africana de Nações, a seleção que tem um certo Zidan no ataque venceu os nigerianos por 3 a 1 e provou por que é o país com maior número de títulos da competição. Camarões e Gana, com quatro conquistas cada, são os segundos colcoados.
A Nigéria está no Grupo B da Copa, chave que tem como cabeça a Argentina. Coreia do Sul e Grécia são os outros integrantes. A estreia dos nigerianos no Mundial é justamente contra a Argentina, em Joanesburgo, no dia 12 de junho, às 8h30m (horário de Brasília).
Nigéria assusta no começo
Com um bom volume de jogo, o Egito era comandado pelo atacante Zidan, grande nome da equipe. Logo aos cinco minutos, ele recebeu na frente e bateu forte, assustando o goleiro Enyeama. Mas foi a Nigéria que saiu na frente. Aos dez, Obasi, que é jogador do Hoffenhein, da Alemanha, recebeu no bico da área, puxou para a perna esquerda, que é a boa, e bateu cruzado, sem chances de defesa para o goleiro El Hadary.
A Nigéria seguiu no ataque, e aos 19 os jogadores pediram pênalti, depois que a bola tocou na mão de Said. Por pouco, Uche, na sequência, não amplia. Mas bastaram três minutos para que o Egito voltasse a mostrar que estava no jogo. Zidan limpou a jogada e mandou uma bomba, que saiu à direita do goleiro Enyeama.
Empate e virada rumo à vitória
Com o Egito ligado de novo, saiu o gol de empate. Aos 33, o goleiro Enyeama saiu da área, em uma tentativa desesperada de cortar a bola, e deixou o camisa 10 Meteeb passar direto com ela. Com o gol livre, ele teve apenas o trabalho de empurrar para as redes. Aos 46 ainda deu tempo da Nigéria assustar novamente, mas El Hadary foi buscar.
O time verde voltou melhor para o segundo tempo. Antes do cinco minutos, Mikel tentou a jogada dentro da área, mas foi desarmado pela defesa. Mas a resposta do Egito não demorou a chegar, e ela foi certeira. Zidan prendeu a bola e rolou para Hassan que, livre de marcação, bateu forte, no alto, virando para os egípcios. A chance de ampliar veio aos 15, quando Meteeb recebeu sozinho na frente, em posição legal, mas chutou por cima do gol.
Com o passar do tempo, o jogo foi caindo de ritmo, mas ainda deu tempo para mais um do time egípcio. Em um contra-ataque rápido, Gedo recebeu solto na direita e bateu para liquidar a fatura. Fim de jogo e vitória do Egito.
MOÇAMBIQUE 2X2 BENIN Moçambique e Benin ficam no empate
Pelo outro jogo do Grupo C, Benin ficou apenas no empate com Moçambique, 2 a 2. Com o resultado, as duas equipes se igualam em todos os quesitos e ocupam a segunda posição. A Nigéria é a lanterna da chave.