sábado, 13 de dezembro de 2008

Campeonato Espanhol

BARCELONA 2X0 REAL MADRID
Barcelona vence o Real Madrid e mostra que Bernd Schuster tinha razão


Tecnicamente, o clássico não foi dos melhores, mas a emoção digna de um jogo entre Barcelona e Real Madrid esteve lá o tempo todo. Atuando em casa, no Camp Nou, o Barça venceu o rival por 2 a 0, com gols de Eto´o e Messi, mostrando que o ex-técnico merengue, Bernd Schuster, tinha razão quando disse não ser possível vencer na Catalunha.



Veja a galeria de fotos do jogo




Com o resultado, o Barcelona chegou aos 38 pontos, abrindo oito de vantagem sobre o Valencia, vice-líder com 30. O Real, com 26, está em quinto.



Um primeiro bastante agitado no Camp Nou. Até os 25 minutos, o Barcelona esteve com o jogo nas mãos. Mais técnico, o time da casa tocava a bola rapidamente, procurando espaços no sistema defensivo dos visitantes.

Messi, pelo lado direito, era o jogador mais insinuante. O Real Madrid encontrou dificuldades para segurar o veloz argentino. Muitas vezes, só parou o pequeno habilidoso com faltas. Algumas delas violentas.

A partir dos 25, o Real Madrid, mesmo com dificuldades, conseguiu equilibrar o clássico. A melhor chance do primeiro tempo acabou sendo merengue. Drenthe recebeu em profundidade e ficou na cara do gol. O holandês poderia ter tentado driblar Victor Valdés, mas preferiu o toque. O goleiro espanhol se esticou todo, impedindo a abertura do placar.

O Barça voltou do vestiário em um ritmo eletrizante. Nos primeiros 10 minutos, perdeu duas excelentes chances, ambas com Eto´o. Na primeira, o atacante recebeu de Messi e chutou para boa defesa de Casillas. E na segunda, ele chutou com violência, rente a trave do adversário.

O Real sentia a falta das suas principais estrelas. Sem nistelrooy, para finalizar, e Robben, para armar jogadas, o time adotou uma postura mais defensiva. No segundo tempo, a opção de se defender para depois atacar se tornou a única saída. O time da casa veio para cima. Na base da garra, os merengues, bem postados, suportaram bem a pressão. Aos 23, a equipe catalã teve a melhor oportunidade para vencer o bloqueio. Busquets foi agarrado por Salgado na área, e o árbitro deu pênalti. Eto´o cobrou bem e com força, mas Casillas foi buscar.



A partida ficou mais tensa a cada minuto. O Barça sentiu que o jogo estava nas suas mãos, porque o Real Madrid só se defendia em campo. No abafa, o time da casa fez a galera explodir aos 37. Puyol desviou de cabeça para a pequena área um escanteio cobrado por Xavi. Eto´o, como uma flecha, empurrou para o gol, se redimindo do pênalti perdido. O Real, assustado, se lançou ao ataque em busca do empate e deixou espaços. Em um deles, aos 45, Henry deixou Messi livre para dar números finais ao jogo.



Resultados deste sábado
Valencia 2 x 1 Espanyol

Campeonato Italiano

NAPOLI 3X0 LECCE
Napoli vence fácil e encosta nos líderes


O Napoli segue surpreendendo nesta temporada. Neste sábado, o time venceu o Lecce por 3 a 0, no Estádio San Paolo, com gols de Hamsik, de pênalti, Pazienza e Denis. Com o resultado, a equipe napolitana chegou aos 30 pontos ganhos, se igualando a Milan e Juventus na segunda colocação na tabela de classificação do Campeonato Italiano. O Lecce, por sua vez, permanece com 13 e na luta para não ser rebaixado.



A pressão da equipe da casa surtiu efeito logo no início. Aos 11 minutos, Hamsik cobrou pênalti para colocar o Napoli na frente do placar. E o segundo até que demorou a sair, pois o time napolitano tinha o jogo nas mãos. Aos 42, Maggio cruzou e Pazienza pegou de primeira.



No segundo tempo, o Lecce ainda tentou descontar, mas qualidade do adversário era grande demais. E quem chegou ao gol foi o Napoli. Aos 20 da etapa complementar, Gargano foi ao fundo pelo lado direito e cruzou. O zagueiro Esposito furou, e a bola sobrou para Denis fuzilar.

Bologna 5 x 2 Torino
Em outro jogo disputado neste sábado, o Bologna goleou o Torino por 5 a 2, com um show de Marco Di Vaio, autor de três gols. Volpi e Bernacci completaram o placar para os vencedores. Barone e Abate descontaram. O Bologna tem 14 pontos e está fora da zona de rebaixamento. O Torino, com 12, continua no bloco dos desesperados.

Campeonato Inglês

MIDDLESBROUGH 1X1 ARSENAL
Arsenal tropeça no Middlesbrough


O Arsenal continua mostrando a sua fraqueza quando atua fora de casa. Neste sábado, a equipe de Londres ficou no 1 a 1 com o Middlesbrough, no Riverside Stadium, casa do Boro, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Inglês. Os gols da partida foram marcados por Adebayor, para os visitantes, e Aliadiere.

Com o resultado, o Arsenal deixa escapar dois importantes pontos na briga para se aproximar dos líderes Liverpool e Chelsea. Os Gunners têm 30 pontos ganhos em 17 partidas, longe dos Reds, líderes com 38. O Middlesbrough, com 20, segue no meio da tabela, mais preocupado com a zona de rebaixamento do que com as equipes que brigam por vaga nas competições européias.

Adebayor colocou o Arsenal na frente logo aos 17 minutos. Depois de uma pequena pressão, a equipe visitante saiu na frente em cobrança de escanteio de Fábregas. O atacante subiu e testou sem defesa para o goleiro Turnbull.

O empate do Boro veio 12 minutos depois. Tuncay cruzou da direita, e Aliadiare, também de cabeça, tirou Almunia do lance e igualou o placar.

O segundo tempo foi bastante disputado, com leve domínio do time da casa. Nos minutos finais, o Middlesbrough criou boas chances, uma delas aos 38, com Downing, mas o chute forte foi defendido pelo goleiro espanhol. No fim, o empate acabou sendo um resultado justo. E cruel para as pretensões do Arsenal.




LIVERPOOL 2X2 HULL CITY
Time de Geovanni apronta mais uma e segura o Liverpool em Anfield


Atuar em casa não tem sido um fator positivo para o Liverpool nos últimos jogos do Campeonato Inglês. Neste sábado, o time empatou por 2 a 2 com o Hull City, time do brasileiro Geovanni. Nesta temporada, o Hull tem conseguido resultados expressivos fora de casa contra equipes grandes. Venceu Arsenal, Newcastle e Tottenham e perdeu por 4 a 3 para o Manchester United, em um jogo duríssimo.



Foi o quarto empate dos Reds no Anfield nesta temporada, o terceiro consecutivo (os demais foram contra Fulham, West Ham e Stoke City). Com o resultado, o Liverpool chega aos 38 pontos ganhos e poderá ser ultrapassado pelo Chelsea (36), que jogará neste domingo contra o West Ham. O Hull, com 27, segue brigando por vaga nas competições européias.


Os primeiros 45 minutos foram eletrizantes, dignos de um jogo para entrar para a história. Emoção, gols e lances bonitos. A igualdade no placar em 2 a 2 acabou sendo justa, mas teve um gostinho amargo para o perigoso e aplicado time do Hull, que abriu dois de vantagem e cedeu o empate.

Os Tigres saíram na frente aos 12 minutos, em uma bonita cabeçada do lateral McShane. Ele subiu mais alto do que toda a defesa dos Reds e testou por cima do goleiro Reina. E dez minutos depois, os visitantes chegaram ao segundo gol. Mendy fez jogada pela direita e cruzou para a pequena área. O zagueiro Carragher tentou tirar, mas acabou fazendo contra.

Empurrado pela apaixonada torcida, o Liverpool não demorou muito para se recuperar dos duros golpes. Conduzido por Gerrard, o time da casa iniciou uma pressão forte, atacando pelos lados do campo,cruzando bolas sobre a área do Hull e chutando muito de longa distância. Aos 24, Kuyt cruzou da esquerda, Riera fez a finta e a bola sobrou para o capitão diminuir. E aos 32, Gerrard, ele de novo, fez a galera explodir nas arquibancadas de Anfield.

O segundo tempo continuou emocionante e agitado, mas seria difícil que Liverpool e Hull conseguissem manter o mesmo ritmo. As equipes perderam boas chances. E nos minutos finais, o Hull, satisfeito com o empate, se fechou, esperando o tempo passar. Os Reds, sabendo que a vitória os manteria na liderança isolada, foram para cima, mas esbarraram na defesa dos Tigres.



TOTTENHAM 0X0 MANCHESTER UNITED
Gomes pára o Manchester United


O Tottenham Hotspur segurou um empate em 0 a 0 com o Manchester United neste sábado, no estádio White Hart Lane, em Londres, pela 17ª rodada do Campeonato Inglês. O time da capital contou com a bela atuação do goleiro brasileiro Gomes para segurar os Diabos Vermelhos.

O ex-camisa 1 de Cruzeiro e PSV Eindhoven salvou a equipe da casa pelo menos três vezes - na última delas, pulou no ângulo esquerdo para mandar a bola para escanteio em cobrança de falta de Giggs, aos 44 minutos do segundo tempo. Além dele, o lateral-direito brasileiro Rafael foi titular do Manchester United, enquanto o meia Anderson ficou no banco por opção do treinador escocês Alex Ferguson.

O atacante búlgaro Dimitar Berbatov, ex-Tottenham, foi a principal arma ofensiva do Manchester United. Foi a primeira vez que ele atuou com a torcida contra - e ganhou muitas vaias das arquibancadas em White Hart Lane sempre que tocava na bola. O meia-atacante Cristiano Ronaldo teve um gol anulado no segundo tempo por toque de mão.

O empate deixa o atual campeão inglês na terceira posição da tabela com 32 pontos - apenas um à frente do Aston Villa, que goleou o Bolton por 4 a 2 também hoje. Já o Tottenham chegou aos 19 e roubou a 14ª posição do Manchester City.



Resultados deste sábado
Aston Villa 4 x 2 Bolton
Manchester City 0 x 1 Everton
Stoke City 0 x 0 Fulham
Sunderland 4 x 0 West Bromwich
Wigan 3 x 0 Blackburn

Campeonato Francês

AUXERRE 1X2 PSG
PSG triunfa fora de casa e segue na cola dos líderes no Francês


Mesmo jogando fora de casa neste sábado, o Paris Saint-Germain conseguiu um importante resultado no Campeonato Francês. O PSG derrotou o Auxerre por 2 a 1, pela 18ª da competição. Sessegnon marcou duas vezes para o time da capital, aos cinco e aos 22 minutos da etapa inicial, respectivamente. Hengbart, de pênalti, descontou para os donos da casa no fim da partida.

Com o resultado, PSG pula para 32 pontos e entra definitivamente na briga por uma das vagas para a Liga dos Campeões.



Confira a classificação do Campeonato Francês

O atacante brasileiro Jussiê marcou o terceiro gol do Bordeaux na vitória sobre o Le Mans por 3 a 1, na casa do adversário. Cavenaghi e Chalme completaram o placar. Helstad fez o de honra para o Le Mans.

Em seu campo e com apoio de sua torcida, o Toulouse não encontrou dificuldades para passar pelo Saint-Etienne por 3 a 1. Gignac, duas vezes, e Didot marcaram, para os anfitriões. Paulo Machado fez o único do adversário.

Nos outros jogos, Sochaux e Caen empataram por 2 a 2, o Valenciennes passou pelo Monaco por 3 a 1 e o Nancy passou com facilidade pelo Grenoble por 2 a 0. Rennes e Nantes empataram sem gols.

Neste domingo, mais três partidas fecham a rodada: Nice x Lille, Le Havre x Lorient e o clássico Lyon x Olympique de Marselha.



Confira os jogos da 18ª rodada do Campeonato Francês:

Sábado
Valenciennes 3 x 1 Monaco
Toulouse 3 x 1 Saint-Etienne
Le Mans 1 x 3 Bordeaux
Sochaux 2 x 2 Caen
Nancy 2 x 0 Grenoble
Rennes 0 X 0 Nantes

Campeonato Alemão

STUTTGART 2X2 BAYERN DE MUNIQUE
Bayern de Munique cede empate, mas assume liderança provisória do Alemão


O Bayern de Munique empatou neste sábado com Stuttgart, fora de casa, por 2 a 2, pela 17ª rodada do Campeonato Alemão e assumiu de forma provisória o primeiro posto da competição, com 35 pontos.



O time de Munique bem que poderia ter saído de campo com os três pontos, mas cedeu o empate aos 44 minutos da etapa final.



O Hoffenheim, que tem 34, recebe neste domingo o Schalke 04, e com um empate, volta para a ponta novamente.



O time do Bayern de Munique, que contou com Lúcio e Zé Roberto, entrou em campo disposto a conquistar os três pontos. Mas quem mandou na primeira etapa foi a equipe do Stuttgart, que chegava ao ataque com maior freqüência. Em duas chances, os donos da casa por pouco não abriram o placar.



No fim da etapa inicial, a pressão aumentou, e o Stuttgart abriu o marcador. Simak cobrou escanteio da direita, Delpierre desviou no primeiro pau e Khedira apareceu no meio da área para cabecear no canto direito de Rensing.



Bayern de Munique vira o jogo, mas cede empate no fim



A conversa que o Bayern teve no vestiário durante o intervalo deu um novo ânimo para a equipe. Logo no começo do segundo tempo, o time do treinador Jürgen Klinsmann igualou o placar. Schweinsteiger arriscou um chute de fora da área, o goleiro Lehmann deu o rebote e Borowski apenas completou para o gol vazio.

Com a presença do técnico da seleção alemã Joachin Löw no estádio acompanhando ao jogo, o Bayern se animou e envolvia com facilidade o adversário, que apenas ficava olhando.

O time da casa tentava sair do campo de defesa, mas o volume de jogo do Bayern era maior. Aos 21 minutos, veio a virada. Borowski escapou pela esquerda e fez o cruzamento na medida. O artilheiro Luca Toni apenas escorou com o pé direito para virar o jogo.



Confira a classificação do Campeonato Alemão




Tudo caminhava para o triunfo dos visitantes. Mas aos 45 minutos, após cobrança de escanteio da direita, Rensing se atrapalhou com o goleiro Lehmann, que estava na área. A bola sobrou para Khedira, que pegou de primeira e marcou um belo gol para empatar, e o segundo dele no jogo.



O empate ficou de bom tamanho para as duas equipes, que fizeram uma partida marcada pelo equilíbrio durante os 90 minutos.





HERTHA BERLIM 4X0 KARLSRUHE
Hertha goleia em casa e pula para terceira posição


O Hertha Berlin goleou o Karlsruher por 4 a 0, com um gol do brasileiro Raffael. Nicu, Domovchiyski, Lustenberger completaram a goleada. Raffael e Cícero se destacaram na goleada da equipe.

- Fiquei feliz por ter a chance de marcar mais uma vez com a camisa do Hertha Berlin, principalmente nessa partida que levou o time para a terceira colocação. O campeonato está muito equilibrado e vejo muitas equipes com condições de chegar ao título. Somos uma delas e vamos trabalhar para conquistar esse objetivo - diz o meia Raffael, que veste a camisa 10 do Hertha.

Cícero, que participou no lance do primeiro gol do time, elogia o desempenho deste sábado e acredita na possibilidade de conquistar o título.



- O Hertha está mostrando que está na luta pelo título. Atravesso um grande momento no clube e estou feliz por ter conquistado meu espaço no time. Recebi muitos elogios, após o jogo, pois tive mais uma oportunidade de ajudar meus companheiros. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e espero corresponder sempre. Após essa goleada, teremos uns dias de folga e poderei passar as festas de fim de ano com minha família no Brasil com tranqüilidade - afirma Cícero.




Confira os jogos da 17ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira
Borussia Dortmund 2 x 1 Borussia Mönchengladbach

Sábado
Hannover 1 x 1 Arminia Bielefeld
Bayer Leverkusen 1 x 1 Energie Cottbus
Bochum 1 x 2 Colônia
Hamburgo 1 x 0 Eintracht Frankfurt
Werder Bremen 2 x 1 Wolfsburg

Vamos Falar de Música:Jimi Hendrix

O Blues é fácil de tocar. Mas não é fácil de sentir.
Jimi Hendrix



Johnny Allen Hendrix, mais tarde renomeado para James Marshall Hendrix, (Seattle, 27 de novembro de 1942 — Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), tais como Curtis Mayfield. Jimi Hendrix é considerado por muitos como: o maior guitarrista de todos os tempos. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (de The Kinks), e Pete Townshend (de The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (microfonia), distorção e outros efeitos especiais. Já, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes. Ele também foi um letrista cujas composições foram tocadas por inúmeros artistas. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Assim, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon Paul McCartney, Elvis Presley, Bob Dylan e Mick Jagger.



Carreira
1965-1966

Em 14 de outubro de 1965, Hendrix assinou um contrato de gravação por três anos com o empresário Ed Chaplin, recebendo US$1 e 1% de direitos em gravações com Curtis Knight. Este contrato causou mais tarde sérios problemas entre Hendrix e outras companhias de gravação.

Por volta de 1966, ele já tinha sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames (que incluia Randy Califórnia, mais tarde guitarrista do Spirit) e uma residência no Cafe Wha?, localizado na cidade de Nova Iorque. Foi durante este período que Hendrix conheceu e trabalhou com a cantora e guitarrista Ellen McIlwaine e também com o guitarrista Jeff "Skunk" Baxter (mais tarde integrante dos grupos Steely Dan e The Doobie Brothers) assim como o iconoclasta Frank Zappa, cuja banda The Mothers of Invention tocava no Garrick Theatre, no Greenwich Village novaiorquino. Foi Zappa que apresentou Hendrix ao recém-criado pedal de "wah-wah", um pedal de efeito sonoro do qual Hendrix rapidamente se tornou mestre notável e que se transformou em parte integrante de sua música.


Foi enquanto tocava com o "The Blue Flames" no Cafe Wha? que Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do famoso grupo de rock britânico The Animals. Chandler levou-o para a Inglaterra, levou-o a um contrato de agenciamento e produção com seu produtor musical e ajudou-o a formar uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

Durante as suas primeiras apresentações em clubes de Londres, o nome da nova estrela espalhou-se como fogo pela indústria musical britânica. Os seus shows e musicalidade criaram fãs rapidamente, entre eles os guitarristas Eric Clapton e Jeff Beck, assim como os Beatles e o The Who, cujos produtores imediatamente encaminharam Hendrix para o selo que produzia o The Who: a Track Records. O primeiro "single" desta parceria, uma regravação de "Hey Joe", se tornou quase que um padrão para as bandas de rock da época.

Mais sucesso veio em seguida, com a incendiária "Purple Haze" e a balada "The Wind Cries Mary". Estas duas e ainda "Hey Joe" chegaram na época ao chamado "Top 10". Agora, finalmente estabelecido no Reino Unido como importante estrela de rock, Hendrix e sua namorada Kathy Etchingham mudaram-se para uma casa no centro de Londres, que um dia pertencera ao compositor barroco Georg Friedrich Händel (antigo compositor clássico).


1967


1967 viu o lançamento do primeiro álbum do grupo, Are You Experienced?, cuja mistura de baladas ("Remember"), pop-rock ("Fire"), psicodelia ("Third Stone from the Sun"), e blues tradicional ("Red House") seria uma espécie de amostra de seu trabalho posterior. O álbum fez muito sucesso, que só não alcançou o número 1 porque foi barrado pelo Sgt Peppers Lonely Heart Club Band dos The Beatles. O álbum é considerado por muitos o melhor debut album de todos os tempos, e foi eleito o quinto álbum mais importante da era do rock pela VH1 em 2001, além de estar em décimo quinto lugar na lista da revista Rolling Stones na categoria 500 Greatest Albums Of All Time (tradução livre: Os 500 melhores álbuns de todos os tempos). Outra edição da revista, publicada anos anteriormente em 1987, consagrou o albúm sendo o quinto na categoria Melhores Álbuns dos últimos 20 anos. O álbum está também incluso no livro 1001 Álbuns para você ouvir antes de morrer.

Hendrix foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theatre, em Londres, em 31 de março daquele ano. Ele foi posteriormente advertido pelo administrador do Rank Theatre management para controlar suas exibições no palco depois de danificar os amplificadores e outros equipamentos no palco.

Com o forte apelo de Paul McCartney, integrante do "Festival Pop de Monterey" (Monterey Pop Festival), o Jimi Hendrix Experience foi agendado para apresentar-se naquele festival, e o concerto, onde ficou notória a imagem de Hendrix pondo fogo e quebrando sua guitarra, foi imortalizado pelo cineasta D.A. Pennebaker no filme Monterey Pop. O festival de Monterey foi um triunfante retorno. E foi seguido de uma abortada apresentação de abertura para o grupo pop The Monkees, em sua primeira turnê americana.

Os Monkees pediram a presença de Hendrix simplesmente por serem seus fãs. Infelizmente, porém, a sua platéia predominantemente adolescente não se interessou pelas bizarras apresentações de Hendrix no palco, e ele abruptamente interrompeu a digressão depois de algum tempo, exatamente quando "Purple Haze" começava a estourar nas paradas norte-americanas. Chas Chandler mais tarde admitiu que ter "caído fora" da turnê dos Monkees foi planejado para ganhar o máximo de impacto de mídia e de afronta para Hendrix. Na época, circulou uma história afirmando que Hendrix tinha sido retirado da digressão devido a reclamações de que sua conduta no palco era "lasciva e indecente", reclamações estas que teriam sido feitas pela organização conservadora de mulheres Daughters of the American Revolution. De fato, a história era falsa: a coisa foi forjada pela jornalista australiana Lillian Roxon, a qual acompanhava a turnê junto com o namorado e cantor Lynne Randell, outro coadjuvante. A afirmação foi zombeteiramente repetida na famosa Rock Encyclopedia de Roxton em 1969, porém mais tarde ela admitiu que a coisa foi fabricada.

Enquanto isso, de volta à Inglaterra, sua imagem de "selvagem" e de cheio de recursos para chamar atenção (tal como tocar a guitarra com os dentes e com ela às costas) continuava a trazer-lhe notoriedade, apesar de ele ter começado a se sentir mais e mais frustrado, devido à concentração da mídia e das platéias em suas atuações no palco e em seus primeiros sucessos, e pela crescente dificuldade em ter suas músicas novas também aceitas.

1967 também viu o lançamento do seu segundo álbum. Axis: Bold as Love continuou o estilo estabelecido por Are You Experienced, com faixas como Little Wing e If 6 Was 9 mostrando a continuidade de sua habilidade com a guitarra. No entanto, um percalço quase impediu o lançamento do álbum — Hendrix perdeu a fita com a gravação master do lado 1 do LP depois de acidentalmente tê-la esquecido num táxi. Com a proximidade do prazo fatal de lançamento, Hendrix, Chandler e o engenheiro de som Eddie Kramer foram forçados a fazer às pressas uma remixagem a partir das gravações multi-canais, o que eles conseguiram terminar numa verdadeira maratona noturna. Esta foi a versão lançada em dezembro de 1967, apesar de Kramer e Hendrix mais tarde terem dito que nunca ficaram totalmente satisfeitos com o resultado final.


1968


Por volta dessa época, desavenças pessoais com Noel Redding, combinadas com a influência das drogas, álcool e fadiga, conduziram a uma problemática digressão na Escandinávia. A 4 de janeiro de 1968, Hendrix foi preso pela polícia de Estocolmo, após ter destruído completamente um quarto de hotel num ataque de fúria devido à embriaguez.

A terceira gravação da banda, o álbum duplo Electric Ladyland 1968, era mais ecléctico e experimental, incluindo uma longa seção de blues ("Voodoo Chile"), a "jazzística" "Rainy Day, Dream Away"/"Still Raining, Still Dreaming" e aquela que é provavelmente a versão mais conhecida da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower".

A gravação do álbum foi extremamente problemática. Hendrix se decidira por voltar aos EUA e, frustrado pelas limitações da gravação comercial, decidiu criar seu próprio estúdio em Nova Iorque, no qual teria espaço ilimitado para desenvolver sua música. A construção do estúdio, batizado de "Electric Lady" foi cheia de problemas, e o mesmo só foi concluído em meados de 1970.

O trabalho antes disciplinado de Hendrix estava a tornar-se errático, e as suas intermináveis sessões de gravação repletas de aproveitadores finalmente fizeram com que Chas Chandler pedisse demissão em 1 de dezembro de 1968. Chandler posteriormente se queixou da insistência de Hendrix em repetir tomadas de gravação a cada música (a música Gypsy Eyes aparentemente teve 43 tomadas, e ainda assim Hendrix não ficou satisfeito com o resultado) combinado com o que Chas viu com uma incoerência causada por drogas, fez com que ele vendesse sua parte no negócio a seu parceiro Mike Jefferey. O perfeccionismo de Hendrix no estúdio era uma marca - comenta-se que ele fez o guitarrista Dave Mason tocar 20 vezes o acompanhamento de guitarra de All Along The Watchtower - e ainda assim ele sempre estava inseguro quanto a sua voz, e muitas vezes gravava seus vocais escondido no estúdio.

Muitos críticos hoje crêem que Mike Jefferey teve uma influência negativa na vida e na carreira de Hendrix. Comenta-se que Jefferey (que foi anteriormente empresário da banda The Animals) desviou boa parte do dinheiro que Hendrix ganhou durante a vida, depositando-o secretamente em contas no exterior. Também se crê que Jefferey tinha fortes ligações com os serviços de inteligência (ele se dizia agente secreto) e com a Máfia.

Apesar das dificuldades de sua gravação, muitas das faixas do álbum mostram a visão de Hendrix se expandindo para além do escopo do trio original (diz-se que este disco ajudou a inspirar o som de Miles Davis em Bitches Brew) e vendo-o colaborar com uma gama de músicos um tanto desconhecidos, incluindo Dave Mason, Chris Wood e Steve Winwood (da banda Traffic), ou o percussionista Buddy Miles e o ex-organista de Bob Dylan, Al Kooper.



1969

A expansão de seus horizontes musicais foi acompanhada por uma deterioração no seu relacionamento com os colegas de banda (particularmente com Redding), e o Experience se desfez durante 1969. Suas relações com o público também vieram a tona quando em 4 de Janeiro de 1969 ele foi acusado por produtores de televisão de ser arrogante, após tocar uma versão improvisada de "Sunshine of your Love" durante sua participação remunerada no show da BBC1, Happening for Lulu

Em 3 de Maio ele foi preso no Aeroporto Internacional de Toronto depois que uma quantidade de heroína foi descoberta em sua bagagem. Ele foi mais tarde posto em liberdade depois de pagar uma fiança de 10.000 dólares. Quando o caso foi a julgamento Hendrix foi absolvido, afirmando com sucesso que as drogas foram postas em sua bolsa por um fã sem o seu conhecimento. Em 29 de Junho, Noel Redding formalmente anunciou à mídia que havia deixado o Jimi Hendrix Experience, embora ele de fato já houvesse deixado de trabalhar com Hendrix durante a maioria das gravações de Eletric Ladyland.

Em Agosto de 1969, no entanto, Hendrix formou uma nova banda, chamada Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Ela tinha Hendrix na guitarra, Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee na guitarra base e Jerry Velez e Juma Sultan na bateria e percussão. O show, apesar de notoriamente sem ensaio e desigual na performance (Hendrix estava, dizem, sob o efeito de uma dose potente de LSD tomada pouco antes de subir ao palco) e tocado para uma platéia celebrante que se esvaziava lentamente, possui uma extraordinária versão instrumental improvisada do hino nacional norte-americano, The Star Spangled Banner, distorcida e quase irreconhecivél e acompanhada de sons de guerra, como metralhadoras e bombas, produzidos por Hendrix em sua guitarra (a criação desses efeitos foi inovadora, expandindo para além das técnicas tradicionais das guitarras elétricas). Essa execução foi descrita por muitos como a declaração da inquietude de uma geração da sociedade americana, e por outros como uma gozação anti-americana, estranhamente simbólica da beleza, espontaneidade e tragédia que estavam embutidas na vida de Hendrix. Foi uma execução inesquecível relembrada por gerações. Quando lhe foi perguntado no Dick Cavett Show se estava consciente de toda a polêmica que havia causado com a performance, Hendrix simplesmente declarou: "Eu achei que foi lindo."


1970

O Gypsy Suns and Rainbows teve vida curta, e Hendrix formou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys, com seu antigo companheiro de exército, Billy Cox, no baixo e Buddy Miles na bateria, para quatro memoráveis concertos na véspera do Ano Novo de 1969/1970. Felizmente os concertos foram gravados, capturando várias peças memoráveis, incluindo o que muitos acham ser uma das maiores performances ao vivo de Hendrix, uma explosiva execução de 12 minutos do seu épico anti-guerra 'Machine Gun'.

No entanto, sua associação com Miles não foi muito longa, e terminou repentinamente durante um concerto no Madison Square Garden em 28 de Janeiro de 1970, quando Hendrix foi embora depois de tocar apenas duas músicas, dizendo à platéia: "Desculpem por não conseguirmos nos entender". Miles posteriormente declarou durante uma entrevista de TV que Hendrix sentia que estava perdendo evidência para outros músicos. Passou o resto daquele ano em gravações sempre que arranjasse tempo, frequentemente com Mitch Mitchell, e tentando levar adiante o projeto Rainbow Brigde, uma super ambiciosa combinação de filme/álbum/concerto no Havaí. Em 26 de Julho Hendrix tocou no Sick's Stadium, em sua cidade natal, Seattle.



Em Agosto ele tocou no Festival da Ilha de Wight com Mitchell e Cox, expressando desapontamento no palco em face do clamor de seus fãs por ouvir seus antigos sucessos, em lugar de suas novas idéias, mesmo tendo momentos memoráveis (inclusive Jimi Hendrix executando a clássica "Machine Gun", com 18 minutos). Em 6 de Setembro, durante sua última turnê européia, Hendrix foi recebido com vaias e zombarias por fãs, quanto se apresentou no Festival de Fehmarn, na Alemanha, em meio a uma atmosfera de baderna. O baixista Billy Cox deixou a turnê e retornou aos Estados Unidos depois de supostamente ter utilizado fenilciclidina (N.T. substância analgésica).



Morte

Hendrix permaneceu na Inglaterra, e, no trágico dia 18 de Setembro, foi encontrado na cama do quarto de um hotel onde estava com uma namorada alemã, Monika Dannemann, desacordado após ter tomado nove pílulas de Vesperax (forte analgésico), tendo, em seguida, se asfixiado em seu próprio vômito. O laudo do hospital disse que Hendrix chegou ao hospital já morto. Seu corpo foi mandado de volta para casa e enterrado no Greenwood Memorial Park, em Renton, estado de Washington, nos Estados Unidos.



Legado


Parte do estilo único de Hendrix se deve ao fato dele ter sido um canhoto que tocava uma guitarra para destros virada ao contrário com suas cordas invertidas . Embora ele tivesse e usasse diversos modelos de guitarra durante sua carreira (incluindo uma Gibson Flying V que ele decorara com motivos psicodélicos), sua guitarra preferida, e que será sempre associada a ele, era a Fender Stratocaster, ou "Strat". Ele comprou sua primeira Strat por volta de 1965, e usou-as quase constantemente durante o resto de sua vida.


Uma característica da Strat que Hendrix utilizou ao máximo foi a alavanca de trêmolo, patenteada pela Fender, que o habilitou a "entortar" notas e acordes inteiros sem que a guitarra saísse da afinação. O braço relativamente estreito da Strat, de fácil ação, foi também perfeito para o estilo envolvente de Hendrix e potencializou enormemente sua grande destreza - como pode ser visto em filmes e fotos, as mãos de Jimi eram tão grandes que lhe permitiam pressionar todas as seis cordas com apenas a parte de cima do seu polegar, e ele podia, pelo que dizem, tocar partes rítmicas e solos simultaneamente.

As Statocasters foram primeiramente popularizadas por Buddy Holly e pela banda britânica The Shadows, mas elas eram quase impossíveis de serem obtidas no Reino Unido até a metade da década de 60, devido às restrições de importação do pós-guerra. O surgimento de Hendrix coincidiu com o fim dessas restrições, e ele, de forma indiscutível, fez mais do que qualquer outro músico para tornar a Stratocaster a guitarra elétrica mais vendida na história. Anteriormente à sua chegada ao Reino Unido, a maioria dos músicos mais conhecidos utilizava guitarras Gibson e Rickenbacker, mas depois de Hendrix, quase todos os principais guitarristas, incluindo Jeff Beck e Eric Clapton, trocaram para as Fender Strats. Hendrix comprou várias Strats durante sua vida; ele deu várias de presente (incluindo uma dada ao guitarrista do ZZ Top Billy Gibbons), mas muitas outras foram roubadas e ele mesmo destruiu diversas delas em seus famosos rituais de queima da guitarra ao final dos shows.

As partes queimadas e quebradas de uma Stratocaster que ele destruiu no Miami Pop Festival em 1968 foram dadas a Frank Zappa, que mais tarde a reconstruiu e tocou com ela extensivamente durante os anos 70 e 80. Depois da morte de Zappa, a guitarra foi posta à venda pelo filho de Zappa, Dweezil. Em maio de 1992, Dweezil colocou a guitarra à leilão nos Estados Unidos, esperando faturar US$ 1 milhão de dólares, mas a venda não foi efetuada. Tentou novamente leiloá-la em Setembro, por 450 mil libras (em torno de 650 mil Euros), mas mais uma vez a venda não foi efetuada. A maior oferta feita por telefone, de 300 mil libras (em torno de 430 mil Euros) foi recusada. A lendária Strat branca de 1968 que Hendrix tocou no Woodstock foi vendida na Casa de Leilões Sotheby de Londres, em 1990, por £ 174 mil (em torno de 250 mil Euros). A guitarra foi re-vendida em 1993 por £ 750 mil.

Hendrix foi também um revolucionário no desenvolvimento da amplificação e dos efeitos com a guitarra moderna. Sua alta energia no palco e volume elevado com o qual tocava requeriam amplificadores robustos e potentes. Durante os primeiros meses de sua turnê inicial ele usou amplificadores Vox e Fender, mas ele rapidamente descobriu que eles não podiam aguentar o rigor de um show do Experience. Felizmente ele descobriu o alcance dos amplificadores de guitarra de alta potência fabricados pelo engenheiro de áudio inglês Jim Marshall e eles se mostraram perfeitos para as necessidades de Jimi. Assim como ocorreu com a Strat, Hendrix foi o principal promotor da popularidade das "Pilhas Marshall" e os amplificadores Marshall foram cruciais na modelagem do seu som pesado e saturado, habilitando-o a controlar o uso criativo de "feedback" (N.T. microfonia) como efeito musical.


Hendrix foi também constante na procura de novos efeitos de guitarra. Ele foi um dos primeiros guitarristas a se lançar além do palco a explorar por completo as totais possibilidades do pedal wah-wah. Ele também teve um associação muito proveitosa com o engenheiro Roger Mayer e fez uso extensivo de muitos dos dispositivos desenvolvidos por ele, incluindo a "Axis Fuzz Unit" , o "Octavia octavia doubler" e o "UniVibe", uma unidade de vibrato desenvolvida para simular eletronicamente os efeitos de modulação dos alto-falantes Leslie. O som de Hendrix era uma mistura única de alto volume e alta força, controle preciso do "feedback" e uma variação de efeitos de guitarra cortantes, especialmente a combinação "UniVibe"-"Octavia", que pode ser escutada na sua totalidade na versão ao vivo de 'Machine Gun' gravada pela 'Band of Gypsys'.

A despeito da sua agitada agenda de turnês e seu perfeccionismo notório, ele era também um produtivo artista que deixou mais de 300 gravações inéditas, além de seus três LPs oficiais e vários compactos. Ele se tornou lendário como um dos grandes músicos do rock da década de 60 que, tal como Janis Joplin, Jim Morrison e Brian Jones se lançaram para o estrelato, tiveram sucesso por apenas uns poucos anos, e morreram ainda jovens.

Jimi Hendrix foi um símbolo do movimento hippie e nunca esqueceremos a sua música e o seu espirito de trabalhador exigente, porém criativo. Não esqueceremos também que ele foi o melhor guitarrista do mundo.


Álbuns de estúdio

* 1967 - Are You Experienced?
* 1967 - Axis: Bold as Love
* 1968 - Electric Ladyland



Álbuns póstumos de estúdio

* 1971 - The Cry of Love
* 1971 - Rainbow Bridge
* 1972 - War Heroes
* 1974 - Loose Ends
* 1975 - Crash Landing
* 1975 - Midnight Lightning
* 1980 - Nine to the Universe
* 1988 - Radio One




Semana q vem teremos o Queens of Stone Age.

SPORTS HISTORY:Anderlecht

O Royal Sporting Club Anderlecht é um clube de futebol da Bélgica. Fundado em 1908, o Anderlecht tem como "casa", o estádio Constant Vanden Stock, com capacidade para cerca de 21.619 pessoas.



Títulos
Recopa Européia: 2 1975/1976 e 1977/1978

Copa da UEFA: 1 1982/1983

Supercopa Européia: 2 1976 e 1978

Campeonato Belga: 29 1946/1947, 1948/1949, 1949/1950, 1950/1951, 1953/1954, 1954/1955, 1955/1956, 1958/1959, 1961/1962, 1963/1964, 1964/1965, 1965/1966, 1966/1967, 1967/1968, 1971/1972, 1973/1974, 1980/1981, 1984/1985, 1985/1986, 1986/1987, 1990/1991, 1992/1993, 1993/1994, 1994/1995, 1999/2000, 2000/2001, 2003/2004, 2005/2006 e 2006/2007

Campeonato Belga da Segunda Divisão: 2 1923/1924 e 1934/1935

Copa da Bélgica: 9 1964/1965, 1971/1972, 1972/1973, 1974/1975, 1975/1976, 1987/1988, 1988-1989 e 1993/1994

Copa da Liga Bélga: 1 1999/2000

Supercopa da Bélgica: 8 1985, 1987, 1993, 1995, 2000, 2001, 2006 e 2007




Amanhã teremos o Rangers.

Mundial de Clubes:Quartas de Final

PACHUCA (MEX) 4X2 AL AHLY (EGI)
Mundial: Pachuca vira, vence o Al Ahly na prorrogação e agora pega a LDU



Numa grande reação, o Pachuca, do México, eliminou do Mundial Interclubes o Al Ahly, do Egito, com uma vitória de 4 a 2 na madrugada deste sábado (horário de Brasília), em Tóquio. Depois de terminar o primeiro tempo do tempo regulamentar perdendo por 2 a 0, o time mexicano empatou o jogo e na prorrogação fez mais dois gols que lhe deram a classificação para a semifinal contra a LDU, do Equador, atual campeão da Taça Libertadores da América.



O primeiro lance interessante do jogo pertenceu ao Pachuca. Numa cobrança de falta da intermediária, Gimenez cobrou e Amir espalmou para escanteio. Logo depois, Bruno Marioni, completamente livre na área, perdeu ótima chance chutando em cima do goleiro do Al Ahly.



Num contra-ataque, aos 27, porém, o time egípcio abriu o marcador. Aboutrika penetrou pela esquerda, chutou cruzado, a bola bateu em Fausto Pinto e entrou à direita do goleiro Calero. O gol, que foi dado para o zagueiro contra, deu tranqüilidade ao Al Ahly, que começou a controlar a partida, mas sem ameaçar muito o adversário.



No entanto, aos 44, com a velocidade que lhe é característica, o Al Ahly ampliou sua vantagem, com um gol de Flávio, que recebeu um cruzamento rasteiro da direita muito bem feito por Barakat, em novo contra-ataque.



Reação mexicana após gol mal anulado para o Al Ahly



Logo no início do segundo tempo, o time egípcio chegou a fazer o terceiro gol, mas foi anulado erradamente pelo árbitro uzbeque Abdukhamidullo Rasulov, pois Barakat não se encontrava em impedimento. O Pachuca, então, respondeu com um gol válido. Aos dois minutos, Montes cobrou falta da direita, a bola passou por vários jogadores até entrar à direita de Amir.




O time mexicano melhorou em campo e pouco tempo depois Aguillar fez grande jogada pela direita e tocou para Marioni, que mesmo só diante de Amir demorou tanto para concluir que perdeu a bola para a zaga do Al Ahly. O Pachuca tanto martelou que aos 27 minutos, Gimenez, em bela cobrança de falta da meia-lua, colocou a bola no canto direito de Amir e empatou a partida.



Após o empate, o time mexicano continuou dominando e aos 43 Gimenez deu um chute perigoso de fora da área que passou por cima do gol de Amir. Logo depois, Gimenez arriscou de novo, Amir soltou e Marioni chutou na trave, mas o atacante estava impedido e o lance foi parado pelo árbitro. Aos 48, Cardenas, livre na pequena área, conseguiu cabecear a bola à direita do goleiro do Al Ahly e o jogo foi para a prorrogação.



Time mexicano domina amplamente a prorrogação e se classifica



O panorama favorável ao Pachuca continuou o mesmo no início da prorrogação. Aos três minutos, Cardenas chutou de fora da área e a bola passou muito perto da trave direita de Amir, que saltara em vão. E o tão desejado e merecido gol para a equipe mexicana chegou aos sete minutos, com Álvarez.



Cinco minutos depois, Marioni perdeu outra grande oportunidade para o Pachuca. O controle do jogo estava mesmo com a equipe mexicana e, aos quatro minutos do segundo tempo, Gimenez recebeu de Marioni na área, pelo lado esquerdo do ataque do Pachuca e bateu forte, cruzado, marcando um belo gol.



Somente aos 11 minutos do segundo tempo do tempo extra é que o Al Ahly voltou a ter uma boa chance, com Aboutrika, que acabou tendo seu chute desviado. Mesmo assim, quase a bola encobriu Calero e caiu dentro do gol. Mas tudo já estava perdido e só resta agora ao time egípcio lutar pelo quinto lugar no Mundial do Japão.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Campeonato Alemão

BORUSSIA DORTUMUND 2X1 BORUSSIA M'GLADBACH
Borussia Dortmund volta a marcar e derrota o Mönchengladbach


Depois de duas partidas sem sair do zero no placar, o Borussia Dortmund venceu o Mönchengladbach por 2 a 1 nesta sexta-feira, em casa, pela abertura da 17ª rodada do Campeonato Alemão (a última em 2008).

Com o resultado, o time do meia Tinga e do zagueiro Felipe Santana chega a 29 pontos, assumindo a sexta colocação. O Mönchengladbach, com apenas 11, segue na lanterna da competição.

A equipe de Dortmund fez 1 a 0 com Zidan, aos 35 do primeiro tempo. Dois minutos depois, o time ainda perdeu Hajnal, expulso. Na etapa final, Sahin marcou o segundo dos donos da casa. O Mönchengladbach descontou com van den Bergh.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes:Playoff

ADELAIDE UNITED (AUS) 2X1 WAITAKERE UNITED (NZL)
Pelo alto, Adelaide vence o Waitakere e tem a chance de se vingar do Gamba


O Adelaide terá a chance de se vingar da derrota para o Gamba Osaka na final da Liga dos Campeões da Ásia. O time da Austrália venceu o Waitakere nesta quinta-feira por 2 a 1, em Tóquio, na abertura do Mundial de Clubes da Fifa, e avançou na competição. A revanche será no próximo domingo, dia 14, e o vencedor vai encarar o Manchester United na semifinal.


O lateral brasileiro Cássio, ex-Flamengo, não atuou pelo Adelaide, Ele foi poupado por causa de uma virose.



Neste sábado, às 2h45m (horário de Brasília), Al-Ahly, do Egito, e Pachuca, do México, disputam vaga na semifinal. O vencedor irá enfrentar o LDU, do Equador.

O Adelaide esteve melhor durante todo o primeiro tempo. Teve mais posse de bola, foi melhor organizado e criou as chances mais claras de gol. No entanto, quem abriu o placar foi Waitakere, em sua primeira e única oportunidade nos primeiros 45 minutos. O lance foi confuso. Jamieson cobrou escanteio pela direita, o goleiro Galekovic defendeu, mas soltou a bola nos pés de Seaman, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Alguns jogadores do time australiano reclamaram falta no goleiro, mas o árbitro Mohamed Menouza, da Argélia, disse que o lance foi legal e validou o gol.

Com a desvantagem, o Adelaide aumentou a pressão. E o tradicional jogo aéreo apareceu com força. Cinco minutos depois, o time conseguiu empatar assim, pelo alto. Em cobrança de escanteio de Reid, o lateral Mullen, livre, testou no canto esquerdo do goleiro Gillespie.

No segundo tempo, o cenário seguiu parecido. Porém, o Waitakere ficou ainda mais recuado, explorando os contra-ataques, quase sempre ineficientes. O esforço do Adelaide foi premiado apenas no fim da etapa complementar. Novamente de cabeça, o time australiano chegou ao segundo gol. Reid, o homem das bolas paradas, cobrou uma pelo lado direito, e Dodd desviou, tirando a bola do goleiro Gillespie e dando números finais ao confronto.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Classificação da Liga dos Campeões

GRUPO A

J PG V E D GP GC S
Roma 6 12 4 0 2 12 6 6
Chelsea 6 11 3 2 1 9 5 4
Bordeaux 6 7 2 1 3 5 11 -6
Cluj 6 4 1 1 4 5 9 -4

GRUPO B

J PG V E D GP GC S
Panathinaikos 6 10 3 1 2 8 7 1
Internazionale 6 8 2 2 2 8 7 1
Werder Bremen 6 7 1 4 1 7 9 -2
Anorthosis 6 6 1 3 2 8 8 0

GRUPO C

J PG V E D GP GC S
Barcelona 6 13 4 1 1 18 8 10
Sporting 6 12 4 0 2 8 8 0
Shakhtar 6 9 3 0 3 11 7 -4
Basel 6 1 0 1 5 2 16 -14

GRUPO D

J PG V E D GP GC S
Liverpool 6 14 4 2 0 11 5 6
Atlético de Madri 6 12 3 3 0 9 4 5
Olympique de Marselha 6 4 1 1 4 5 7 -2
PSV 6 3 1 0 5 5 14 -9

GRUPO E

J PG V E D GP GC S
Manchester United 6 10 2 4 0 9 3 6
Villarreal 6 9 2 3 1 9 7 2
Aalborg 6 6 1 3 2 9 14 -5
Celtic 6 5 1 2 3 4 7 -3

GRUPO F

J PG V E D GP GC S
Bayern de Munique 6 14 4 2 0 12 4 8
Lyon 6 11

3

2 1 14 10 4
Fiorentina 6 6 1 3 2 5 8 -3
Steaua 6 1 0 1 5 3 12 -9

GRUPO G

J PG V E D GP GC S
Porto 6 12 4 0 2 9 8 1
Arsenal 6 11 3 2 1 11 5 6
Dínamo de Kiev 6 8 2 2 2 4 4 0
Fenerbahçe 6 2 0 2 4 4 11 -7

GRUPO H

J PG V E D GP GC S
Juventus 6 12 3 3 0 7 3 12
Real Madrid 6 12 4 0 2 9 5 12
Zenit 6 5 1 2 3 4 7 5
BATE 6 3 0 3 3 3 8 3