Mesmo com baixas no início do jogo, Corinthians ganha do lanterna CRB
Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians, líder da Série B do Campeonato Brasileiro, não teve trabalho para vencer o lanterna CRB, neste sábado, em Maceió (AL). Com gols de Herrera e Careca, o Timão ganhou por 2 a 1 (Tozim descontou) e foi a 42 pontos – quatro a mais que o segundo colocado, o Avaí. Já a equipe alagona, com apenas 12, segue como a pior da Segundona.
Os corintianos abriram o placar logo no início. Aos 7 minutos, Dentinho cruzou para Herrera completar na área e balançar a rede. Depois do gol, o Timão passou a sofrer com contusões de dois de seus titulares. Aos 14, Dentinho, com o tornozelo direito machucado, precisou ser substituído por Careca. Aos 29, foi a vez de Fabinho sentir uma fisgada na virilha – do lado esquerdo – e dar lugar a Nilton.
Perder dois dos principais jogadores, antes mesmo dos 30 minutos, derrubaria esquema tático de qualquer time. Mas a fragilidade do CRB não permitiu isso. O Corinthians continuou jogando como se estivesse com força total.
O técnico Mano Menezes, percebendo a dificuldade que o adversário tinha, orientou o time a forçar os erros dos alagoanos. A zaga do CRB rifava a bola do jeito que dava. Era só apertar que o segundo gol sairia. Numa dessas tentativas de dar chutão para o ataque, a bola explodiu em Lulinha, que tocou para Careca. O atacante só desviou do goleiro e, aos 45 minutos, fez o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians.

A partida chegou ao intervalo praticamente definida. O CRB não demonstrava que teria força – e qualidade – para tentar a recuperação e o Timão só pensava em administrar o resultado até o final.
Com a folga no placar, Mano aproveitou para atender ao pedido da torcida local e mandou a campo o alagoano Morais. O atacante, que começou a sua carreira no Clube de Regatas Brasil, fez a sua estréia com a camisa alvinegra. Ele, porém, só apareceu quando cometeu falta e levou um cartão amarelo.
Aos 36 minutos, quando já tinha até torcedor se arrumando para ir embora para casa, Tozim descontou: o atacante, que tinha acabado de entrar, cabeceou para o gol e animou os companheiros. Foi um golpe nos corintianos, que passaram o segundo tempo só esperando a hora passar, quando poderiam ter buscado uma goleada. Por sorte do Timão, o CRB acordou tarde...
Na próxima terça-feira, as equipes voltam a campo. No Pacaembu, o Corinthians recebe o Gama; já o CRB vai até o ABC paulista enfrentar o São Caetano.
Ficha técnica
CRB 1 x 2 CORINTHIANS
CRB
Fernando, Alex Santos (Tozim), Plínio, Johnny e Jorge Luiz (Anderson Paim); Glaydson, Ivo, Carlinhos (Luciano Fonseca) e Gaibú; Leandrinho e Júnior Amorim
Técnico: Jean Carlos
CORINTHIANS
Felipe, Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e Alessandro; Fabinho (Nílton), Elias, Lulinha e Douglas; Dentinho (Careca) (Morais) e Herrera
Técnico: Mano Menezes
Gols: Herrera, aos 7, e Careca, aos 45 minutos do primeiro tempo; Tozim, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlinhos, Leandrinho e Anderson Paim (CRB); William, Careca, Nílton e Morais (Corinthians).
Estádio: Rei Pelé, Maceió (AL). Data: 23/08/2008.
Público: 6.145 pagantes. Renda: R$ 109.801,00.
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR).
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (PR) e José Carlos Dias Passos (PR).
JUVENTUDE 0X0 CEARÁ
Juventude e Ceará só empatam no Jaconi
Apenas a vitória interessava para Juventude e Ceará na tarde deste sábado, no Alfredo Jaconi. No entanto, em partida de muitos erros e pouquíssimo futebol, os times não saíram do 0 a 0 e se vêem cada vez mais longe do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Ju chegou a 29 pontos, pulando para a oitava colocação na classificação. Já o Alvinegro alcançou 30 pontos, mas segue em sétimo.
Primeiro tempo de dar sono
Apesar do frio de 17 graus que fazia na cidade de Caxias de Sul, levando alguns jogadores cearenses a entrarem em campo vestindo luvas e mangas compridas, o jogo começou morno. Com nada menos do que nove desfalques, o time do Juventude mostrava claramente a falta de entrosamento entre os jogadores e se limitava a dar passes para o lado. O Ceará, visivelmente satisfeito com o empate, aceitava a cadência do rival e sequer se arriscava no ataque.
O primeiro chute a gol saiu apenas aos 15 minutos, com Marcelo Costa, do Ju, tentando encobrir o goleiro Adílson, que só observou a saída da bola. A resposta cearense veio apenas aos 23, com Chicão arriscando de fora da área, mas o tiro saiu à esquerda de Michel Alves. Depois disto, os erros de passes e jogadas em objetividade voltaram a imperar. O última chance do primeiro tempo aconteceu aos 39. Depois de confusão na área alvinegra, Dirley chutou para o gol, mas Adílsol fez a defesa no canto.
Partida melhora, mas gols não saem
Na volta para a segunda etapa, o jogo melhorou bastante, já que seria difícil piorar. O Ceará começou a se arriscar mais no ataque, vendo que uma vitória no Jaconi não seria nada impossível. Por outro lado, o Juventude voltou mais organizado e mais objetivo. Em menos de 15 minutos as duas equipes já protagonizavam um futebol melhor do que foi visto em toda a parte inicial da partida. Vavá, pelo Alvinegro, e Maycon, pelo Ju, desperdiçaram boas chances de abrir o placar.
Daí em diante, o time de Zetti passou a dominar mais as ações, mas as poucas oportunidades de gol continuavam sendo desperdiçadas. Aos 17 minutos, Maycon escorou cobrança de falta de Lauro, e a bola passou tirando tinta da trave cearense. Assustada, a equipe de Lula Pereira recuou completamente, se abstendo de atacar. O Ju seguia martelando, mas não conseguia oferecer perigo. Diante deste panorama e do pouco futebol apresentado, o resultado de 0 a 0 acabou ficando de bom tamanho.

FORTALEZA 5X1 BAHIA
Fortaleza aproveita momento ruim do Bahia e goleia em casa
Depois de uma semana tumultuada, com briga entre torcedores e jogadores, o Bahia foi goleado por 5 a 1 pelo Fortaleza, neste sábado, no Castelão, pela Série B Com o resultado, os cearenses chegaram a 23 pontos e se afastaram um pouco mais da zona de rebaixamento. O time baiano completa três jogos sem vencer, segue com 29 e vê a crise aumentar.
O jogo
O Fortaleza entrou em campo com uma marcação forte e não deu espaços para o Bahia. Tanto que o visitante só abriu o placar com a chance que teve de bola parada. Aos 11, Elias cobrou falta, Galvão deixou a bola passar para Cléber Carioca, e o zagueiro marcou.
Depois do gol, o Tricolor baiano se encolheu e praticamente abriu mão do ataque. Para piorar, Ávine fez falta por trás e levou direto o cartão vermelho, aos 37. O time da casa, que não tinha nada com isso, partiu para cima e dominou o visitante na maior parte do primeiro tempo. Aos 30, o camisa 9 Adaílton empatou o jogo.
O Bahia voltou do intervalo dando a entender que tentaria segurar o placar. Mas os cearenses jogaram água no chope do adversário logo aos 40 segundos, com um gol de Eusébio, após cruzamento de Paulo Isidoro.
Adaílton voltou a marcar aos 11 (um golaço) e 35 da etapa final. Três minutos antes, Paulo Isidoro arrancou e fez o dele. Na comemoração, homenageou os atletas que conseguiram medalhas na natação, no salto em distância e no taekwondo nas Olimpíadas de Pequim.
AMÉRICA-RN 1X0 CRICIÚMA
América-RN vence e empurra Criciúma para a zona de rebaixamento
Em um duelo direto pela luta contra o rebaixamento, o América-RN se aproveitou do fato de jogar em casa e derrotou o Criciúma por 1 a 0, na noite deste sábado, no estádio Machadão, em Natal, no encerramento da 20ª rodada da Série B do Brasileirão. Marcelo Nicácio fez o gol da vitória do Dragão, aos 29 minutos do segundo tempo.
O resultado faz o time potiguar subir para 23 pontos, passando o Criciúma, que segue com 22, e automaticamente empurrando a equipe catarinense para a zona de rebaixamento. O América termina a rodada em 15º lugar, enquanto o Tigre agora ocupa a 17ª posição.
O gol do jogo foi marcado de pênalti, que o próprio Nicácio sofreu sendo derrubado por Leonardo. Na cobrança, o atacante do Dragão bateu no meio do gol, enquanto o arqueiro catarinense Zé Carlos pulou para a esquerda. Três jogadores foram expulsos: Vandinho, pela equipe nordestina, e Canindé e Luciano Bebê, pelo Tigre.
Na próxima rodada, que será realizada toda nesta terça-feira, o Criciúma recebe o Juventude, enquanto o América visita o Bahia, em Feira de Santana.