sábado, 23 de agosto de 2008

20 Rodada:Série B

CRB 1X2 CORINTHIANS
Mesmo com baixas no início do jogo, Corinthians ganha do lanterna CRB


Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians, líder da Série B do Campeonato Brasileiro, não teve trabalho para vencer o lanterna CRB, neste sábado, em Maceió (AL). Com gols de Herrera e Careca, o Timão ganhou por 2 a 1 (Tozim descontou) e foi a 42 pontos – quatro a mais que o segundo colocado, o Avaí. Já a equipe alagona, com apenas 12, segue como a pior da Segundona.



Os corintianos abriram o placar logo no início. Aos 7 minutos, Dentinho cruzou para Herrera completar na área e balançar a rede. Depois do gol, o Timão passou a sofrer com contusões de dois de seus titulares. Aos 14, Dentinho, com o tornozelo direito machucado, precisou ser substituído por Careca. Aos 29, foi a vez de Fabinho sentir uma fisgada na virilha – do lado esquerdo – e dar lugar a Nilton.


Perder dois dos principais jogadores, antes mesmo dos 30 minutos, derrubaria esquema tático de qualquer time. Mas a fragilidade do CRB não permitiu isso. O Corinthians continuou jogando como se estivesse com força total.

O técnico Mano Menezes, percebendo a dificuldade que o adversário tinha, orientou o time a forçar os erros dos alagoanos. A zaga do CRB rifava a bola do jeito que dava. Era só apertar que o segundo gol sairia. Numa dessas tentativas de dar chutão para o ataque, a bola explodiu em Lulinha, que tocou para Careca. O atacante só desviou do goleiro e, aos 45 minutos, fez o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians.



Morais estréia em casa, e CRB pressiona no fim



A partida chegou ao intervalo praticamente definida. O CRB não demonstrava que teria força – e qualidade – para tentar a recuperação e o Timão só pensava em administrar o resultado até o final.

Com a folga no placar, Mano aproveitou para atender ao pedido da torcida local e mandou a campo o alagoano Morais. O atacante, que começou a sua carreira no Clube de Regatas Brasil, fez a sua estréia com a camisa alvinegra. Ele, porém, só apareceu quando cometeu falta e levou um cartão amarelo.

Aos 36 minutos, quando já tinha até torcedor se arrumando para ir embora para casa, Tozim descontou: o atacante, que tinha acabado de entrar, cabeceou para o gol e animou os companheiros. Foi um golpe nos corintianos, que passaram o segundo tempo só esperando a hora passar, quando poderiam ter buscado uma goleada. Por sorte do Timão, o CRB acordou tarde...

Na próxima terça-feira, as equipes voltam a campo. No Pacaembu, o Corinthians recebe o Gama; já o CRB vai até o ABC paulista enfrentar o São Caetano.



Ficha técnica
CRB 1 x 2 CORINTHIANS
CRB
Fernando, Alex Santos (Tozim), Plínio, Johnny e Jorge Luiz (Anderson Paim); Glaydson, Ivo, Carlinhos (Luciano Fonseca) e Gaibú; Leandrinho e Júnior Amorim
Técnico: Jean Carlos
CORINTHIANS
Felipe, Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e Alessandro; Fabinho (Nílton), Elias, Lulinha e Douglas; Dentinho (Careca) (Morais) e Herrera
Técnico: Mano Menezes
Gols: Herrera, aos 7, e Careca, aos 45 minutos do primeiro tempo; Tozim, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlinhos, Leandrinho e Anderson Paim (CRB); William, Careca, Nílton e Morais (Corinthians).
Estádio: Rei Pelé, Maceió (AL). Data: 23/08/2008.
Público: 6.145 pagantes. Renda: R$ 109.801,00.
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR).
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (PR) e José Carlos Dias Passos (PR).



JUVENTUDE 0X0 CEARÁ
Juventude e Ceará só empatam no Jaconi


Apenas a vitória interessava para Juventude e Ceará na tarde deste sábado, no Alfredo Jaconi. No entanto, em partida de muitos erros e pouquíssimo futebol, os times não saíram do 0 a 0 e se vêem cada vez mais longe do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Ju chegou a 29 pontos, pulando para a oitava colocação na classificação. Já o Alvinegro alcançou 30 pontos, mas segue em sétimo.



Primeiro tempo de dar sono


Apesar do frio de 17 graus que fazia na cidade de Caxias de Sul, levando alguns jogadores cearenses a entrarem em campo vestindo luvas e mangas compridas, o jogo começou morno. Com nada menos do que nove desfalques, o time do Juventude mostrava claramente a falta de entrosamento entre os jogadores e se limitava a dar passes para o lado. O Ceará, visivelmente satisfeito com o empate, aceitava a cadência do rival e sequer se arriscava no ataque.

O primeiro chute a gol saiu apenas aos 15 minutos, com Marcelo Costa, do Ju, tentando encobrir o goleiro Adílson, que só observou a saída da bola. A resposta cearense veio apenas aos 23, com Chicão arriscando de fora da área, mas o tiro saiu à esquerda de Michel Alves. Depois disto, os erros de passes e jogadas em objetividade voltaram a imperar. O última chance do primeiro tempo aconteceu aos 39. Depois de confusão na área alvinegra, Dirley chutou para o gol, mas Adílsol fez a defesa no canto.



Partida melhora, mas gols não saem

Na volta para a segunda etapa, o jogo melhorou bastante, já que seria difícil piorar. O Ceará começou a se arriscar mais no ataque, vendo que uma vitória no Jaconi não seria nada impossível. Por outro lado, o Juventude voltou mais organizado e mais objetivo. Em menos de 15 minutos as duas equipes já protagonizavam um futebol melhor do que foi visto em toda a parte inicial da partida. Vavá, pelo Alvinegro, e Maycon, pelo Ju, desperdiçaram boas chances de abrir o placar.

Daí em diante, o time de Zetti passou a dominar mais as ações, mas as poucas oportunidades de gol continuavam sendo desperdiçadas. Aos 17 minutos, Maycon escorou cobrança de falta de Lauro, e a bola passou tirando tinta da trave cearense. Assustada, a equipe de Lula Pereira recuou completamente, se abstendo de atacar. O Ju seguia martelando, mas não conseguia oferecer perigo. Diante deste panorama e do pouco futebol apresentado, o resultado de 0 a 0 acabou ficando de bom tamanho.




FORTALEZA 5X1 BAHIA
Fortaleza aproveita momento ruim do Bahia e goleia em casa



Depois de uma semana tumultuada, com briga entre torcedores e jogadores, o Bahia foi goleado por 5 a 1 pelo Fortaleza, neste sábado, no Castelão, pela Série B Com o resultado, os cearenses chegaram a 23 pontos e se afastaram um pouco mais da zona de rebaixamento. O time baiano completa três jogos sem vencer, segue com 29 e vê a crise aumentar.



O jogo


O Fortaleza entrou em campo com uma marcação forte e não deu espaços para o Bahia. Tanto que o visitante só abriu o placar com a chance que teve de bola parada. Aos 11, Elias cobrou falta, Galvão deixou a bola passar para Cléber Carioca, e o zagueiro marcou.


Depois do gol, o Tricolor baiano se encolheu e praticamente abriu mão do ataque. Para piorar, Ávine fez falta por trás e levou direto o cartão vermelho, aos 37. O time da casa, que não tinha nada com isso, partiu para cima e dominou o visitante na maior parte do primeiro tempo. Aos 30, o camisa 9 Adaílton empatou o jogo.


O Bahia voltou do intervalo dando a entender que tentaria segurar o placar. Mas os cearenses jogaram água no chope do adversário logo aos 40 segundos, com um gol de Eusébio, após cruzamento de Paulo Isidoro.


Adaílton voltou a marcar aos 11 (um golaço) e 35 da etapa final. Três minutos antes, Paulo Isidoro arrancou e fez o dele. Na comemoração, homenageou os atletas que conseguiram medalhas na natação, no salto em distância e no taekwondo nas Olimpíadas de Pequim.



AMÉRICA-RN 1X0 CRICIÚMA
América-RN vence e empurra Criciúma para a zona de rebaixamento



Em um duelo direto pela luta contra o rebaixamento, o América-RN se aproveitou do fato de jogar em casa e derrotou o Criciúma por 1 a 0, na noite deste sábado, no estádio Machadão, em Natal, no encerramento da 20ª rodada da Série B do Brasileirão. Marcelo Nicácio fez o gol da vitória do Dragão, aos 29 minutos do segundo tempo.



O resultado faz o time potiguar subir para 23 pontos, passando o Criciúma, que segue com 22, e automaticamente empurrando a equipe catarinense para a zona de rebaixamento. O América termina a rodada em 15º lugar, enquanto o Tigre agora ocupa a 17ª posição.



O gol do jogo foi marcado de pênalti, que o próprio Nicácio sofreu sendo derrubado por Leonardo. Na cobrança, o atacante do Dragão bateu no meio do gol, enquanto o arqueiro catarinense Zé Carlos pulou para a esquerda. Três jogadores foram expulsos: Vandinho, pela equipe nordestina, e Canindé e Luciano Bebê, pelo Tigre.



Na próxima rodada, que será realizada toda nesta terça-feira, o Criciúma recebe o Juventude, enquanto o América visita o Bahia, em Feira de Santana.

Rodada de Sábado

FLUMINENSE 1X1 SPORT
Fluminense arranca empate contra o Sport no fim do jogo


A tão sonhada terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro não se concretizou. Em partida de baixo nível técnico, com pouca torcida e em um Maracanã debaixo de chuva, o Fluminense não soube aproveitar o fato de estar jogando com o mando de campo e só empatou com o Sport, em 1 a 1,neste sábado.



Os gols foram marcados pelos atacantes Roger, para o Spoprt, ainda no primeiro tempo, em falha da defesa tricolor, e Washington, para o Flu, no segundo tempo. Na próxima rodada, o Fluminense terá o clássico contra o Flamengo, domingo, no Maracanã. Já o Sport receberá o Internacional, no mesmo dia, na Ilha do Retiro.



Mesmo jogando fora de casa, o Sport começou melhor na partida. Com a defesa adversária bem postada, o Fluminense não conseguia criar as jogadas de ataque. A primeira grande chance foi aos 15 minutos. Sidny arriscou de longa distância e obrigou o goleiro Fernando Henrique a fazer grande defesa.



No minuto seguinte, Roger tentou de bicicleta, mas a bola passou longe do gol. Depois do susto inicial, o time tricolor acordou na partida e quase abriu o placar. Aos 18, Washington trabalhou como pivô e deixou Dodô na cara do gol. O artilheiro dos gols bonitos chutou fraco e Magrão fez a defesa.



Aos 24 minutos, o primeiro gol. A defesa tricolor falhou e Sidny recebeu a bola pelo lado direito de ataque. Fernando Henrique saiu mal do gol e a bola foi cruzada para área. Roger, sem marcação cabeceou para o gol vazio. A desvantagem no placar fez com que a pouca torcida começasse a vaiar o time.



Antes mesmo do intervalo, o técnico Cuca fez a primeira substituição: o atacante Tartá entrou no lugar do volante Maurício. A chuva forte que caiu durante quase todo o primeiro tempo fez com que o nível técnico do jogo caísse muito e a vitória do Sport se manteve no placar nos primeiros 45 minutos.





O Fluminense voltou melhor para o segundo tempo, com Carlinhos no lugar de Dodô. O time tricolor pressionou o Sport durante os primeiros dez minutos, mas a bola teimou em não entrar. Na melhor chance, aos oito minutos, Conca lançou por cima da defesa e encontrou Washington livre de marcação. Ele chutou tirando a bola do goleiro, mas ela bateu caprichosamente na trave esquerda de Magrão.

O time tricolor continuou em cima do Sport, que assustou o goleiro Fernando Henrique em contra-ataques. Carlinhos Bala e Kássio quase marcaram para o time pernambucano. De tanto insistir, o Fluminense chegou ao empate. Aos 37, Tartá cabeceou e a bola bateu na mão de Sidny. O árbirto marcou pênalti, que Washington converteu com a famosa paradinha.





Ficha técnica:
FLUMINENSE 1 x 1 SPORT
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Anderson, Romeu (Somália) e Luiz Alberto; Arouca, Maurício (Tartá), Conca e Junior Cesar; Everton, Washington e Dodô (Carlinhos).
Técnico: Cuca
SPORT
Magrão, César, Igor e Durval; Sidiny, Sandro Goiano, Moacir, Kássio (Fábio Gomes) e Dutra; Carlinhos Bala (Enílton) e Roger (Wilson).
Técnico: Nelsinho Baptista
Gols: Roger, aos 24 minutos do primeiro tempo. Washington, aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Maurício, Junior Cesar, (Fluminense); Dutra, Roger, Carlinhos Bala, Moacir (Sport).
Estádio: Maracanã. Data: 23/08/2008.
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (Asp. Fifa-GO).
Auxiliares:Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO).




FIGUEIRENSE 1X2 VITÓRIA
Vitória bate Figueira fora de casa e volta a brigar por uma vaga no G-4



O Vitória se recuperou, conseguiu a terceira vitória fora de casa e voltou a brigar por uma posição no G-4 na noite deste sábado. O time de Vagner Mancini derrotou o Figueirense por 2 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 22ª rodada do Brasileirão. Marcelo Batatais, de bicicleta, e Rodrigão marcaram os gols rubro-negros, e Bruno Aguiar descontou.



Com o resultado, os baianos sobem da oitava para a quinta posição, com 36 pontos. Os catarinenses, que perderam a segunda partida seguida, continuam com 28 pontos, na 11ª posição.



As duas equipes voltam a jogar no sábado que vem. O Figueirense vai visitar o Goiás, no Serra Dourada, enquanto o Vitória volta para Salvador, onde recebe o lanterna Ipatinga.





Bicicleta baiana

O técnico do Figueira, PC Gusmão, mexeu bastante na equipe em relação à derrota por 3 a 0 para o Coritiba, mas foi surpreendido logo aos dois minutos de jogo, com um golaço do time baiano. Marcelo Cordeiro recebeu pela esquerda na entrada da área e chutou cruzado. No meio do caminho, a bola bateu em seu xará, o zagueiro Marcelo Batatais, que de costas levantou a bola e improvisou uma bicicleta. A bola encobriu o goleiro Wilson e morreu nas redes.



Marco Antônio desperdiçou uma boa chance de aumentar o placar aos 12, com boa do camisa 1 alvinegro. O castigo veio logo depois, aos 14, com Rodrigo Fabri batendo escanteio, pegando o rebote e cruzando no segundo pau para Diogo cabecear, e Bruno Aguiar, livre, empatar.



O empate fez o jogo melhorar em movimentação, mas com os baianos oferecendo mais perigo. Wilson salvou o time alvinegro várias vezes, mas aos 25, foi a vez da trave salvar o time da casa, em uma boa chegada de Rodrigão. Só aos 38 o Figueira levou perigo, com Bruno Aguiar pegando uma sobra, e Viafara tirando quase em cima da linha. Até que, aos 39, Wallace cruzou da direita na área para Vanderson, que escorou para Rodrigão, enfim, desempatar: 2 a 1.





Pressão alvinegra até o fim

Após o intervalo, as duas equipes se seguraram mais. Mesmo assim, o Figueira voltou mais equilibrado e, aos dois minutos, quase Wellington Amorim se aproveitou de uma sobra na área. Com Tadeu e o estreante volante Gomes nos lugares de Rafael Coelho e Leo Matos, o time anfitrião tinha a posse de bola, mas não conseguia criar situações reais de perigo.

Rodrigo Fabri até que cobrou uma falta bem colocada aos 15 minutos, quase surpreendendo Viafara, mas o goleiro rubro-negro se recuperou. Rodrigão respondeu logo depois, acertando a rede pelo lado de fora em um chute pela esquerda.



A pressão alvinegra e a chuva tímida que caía no Scarpelli aumentaram nos 20 minutos finais. Wellington Amorim fez uma grande jogada para Tadeu, que não conseguiu chegar a tempo. Na sobra, Cleiton Xavier cabeceou após cruzamento, mas Viafara salvou. O goleiro rubro-negro ainda evitou o gol em mais duas tentativas do meia Rodrigo Fabri. Aos 34, ele ainda deu um belo passe de calcanhar para Gomes que chutou de primeira, arrancando tinta da trave direita rubro-negra.





Ficha técnica:
FIGUEIRENSE 1 x 2 VITÓRIA
FIGUEIRENSE
Wilson; Leo Matos (Gomes), Bruno Aguiar, Bruno Perone e Diego; Jackson, Diogo, Cleiton Xavier (Ricardinho) e Rodrigo Fabri; Rafael Coelho (Tadeu) e Wellington Amorim.
Técnico: PC Gusmão.
VITÓRIA
Viafara; Thiago Gomes, Marcelo Batatais (Rafael) e Wallace; Carlos Alberto (Jackson), Vanderson, Marco Antônio, Ramon (Ricardinho), Willams e Marcelo Cordeiro; Rodrigão.
Técnico: Vagner Mancino.
Gols: Marcelo Batatais, aos dois, Bruno Aguiar, aos 14, e Rodrigão, aos 39 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Rafael Coelho e Leo Matos (Figueirense); Rodrigão e Marco Antônio (Vitória).
Estádio: Orlando Scarpelli. Data: 23/08/2008.
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa MG).
Auxiliares: Jair Albano Félix (MG) e Márcio Eustáquio S. Santiago (MG).

Campeonato Português

SPORTING 3X1 TROFENSE
Sporting estréia com vitória no Português


Com boa atuação do meia brasileiro Fábio Rochemback, o Sporting estreou com o pé direito no Campeonato Português . Jogando em seu estádio, o Alvalade, o time alviverde não encontrou problemas para derrotar o recém-promovido Trofense pelo placar de 3 a 1.

Rochemback iniciou os três gols do Sporting, que foram todos marcados na primeira etapa. Logo no início, o brasileiro bateu escanteio que resultou no gol de Tonel, de cabeça. Mais tarde, Rochemback bateu falta na trave. Yannick pegou a sobra e mandou no travessão. Izmailov, no segundo rebote, testou para a rede.

No terceiro gol, Rochemback deu passe açucarado para Izmailov, que foi ao fundo e cruzou para Yannick Djaló marcar de calcanhar.

O gol de honra do Trofense surgiu apenas no segundo tempo. Polga foi expulso de campo após cometer pênalti em Zé Carlos. Pinheiro cobrou e diminuiu para os visitantes, mas o placar ficou mesmo em 3 a 1.

No outro jogo deste sábado, o Braga visitou o Paços de Ferreira e venceu por 2 a 0. Neste domingo, Porto e Benfica vão a campo contra Belenenses e Rio Ave, respectivamente.

Confira a primeira rodada completa:
Sexta-feira
Vitória de Guimarães 1 x 1 Vitória de Setúbal

Sábado
Paços de Ferreira 0 x 2 Braga

Campeonato Francês

LYON 2X0 GRENOBLE
Lyon espanta a zebra Grenoble e alcança o líder Olympique de Marselha



O Lyon não teve problemas para derrotar o até então surpreendente Grenoble, clube recém-promovido à elite do Campeonato Francês . Jogando em casa, no estádio Gerland, o heptacampeão fez 2 a 0 no caçula, que havia vencido seus dois primeiros jogos na competição.

Os brasileiros Juninho Pernambucano, Ederson e Cris foram titulares na equipe do Lyon, que construiu o resultado ainda no primeiro tempo. Com o triunfo, o heptacampeão chegou a sete pontos e alcançou o líder Olympique de Marselha, com sete pontos. O Lyon, no entanto, perde no número de gols marcado para os marselheses. O Grenoble caiu para terceiro, com seis pontos.

Logo aos seis minutos, Makoun, escorando uma cobrança de escanteio, pôs o Lyon em vantagem. Depois, ainda aos 37 da primeira etapa, Benzema completou na pequena área um cruzamento de Juninho e resolveu a parada.

Quase sem ser ameaçado, o Lyon, se apertasse o ritmo, poderia até ter aumentado a vantagem na segunda etapa, mas o jogo acabou mesmo 2 a 0.

Confira a terceira rodada completa:
Sábado
Monaco 1 x 1 Caen
Valenciennes 3 x 1 Lorient
Nancy 0 x 0 Toulouse
Sochaux 1 x 1 Paris Saint-Germain
Le Havre 0 x 1 Olympique de Marselha
Le Mans 1 x 0 Saint-Etienne

Quadro de Medalhas

1
49
19
28
96
2
34
37
36
107
3
21
21
27
69
4
19
13
15
47
5
16
10
15
41
6
14
15
17
46
7
13
10
8
31
8
9
6
10
25
9
7
10
10
27
10
7
5
15
27
11
7
5
4
16
12
6
15
17
38
13
6
3
2
11
14
5
9
2
16
15
4
5
9
18
16
4
5
4
13
17
4
1
3
8
18
4
1
1
6
19
3
9
6
18
20
3
6
1
10
21
3
5
1
9
22
3
3
8
14
23
3
3
0
6
24
3
2
1
6
25
3
1
5
9
26
3
0
3
6
27
2
9
11
22
28
2
5
2
9
29
2
2
3
7
30
2
2
0
4
31
2
1
3
6
32
2
0
5
7
33
2
0
3
5
34
2
0
1
3
35
1
4
7
12
36
1
4
3
8
37
1
3
0
4
38
1
2
4
7
39
1
2
3
6
40
1
2
2
5
41
1
1
3
5
41
1
1
3
5
43
1
1
2
4
44
1
1
1
3
45
1
1
0
2
45
1
1
0
2
45
1
1
0
2
45
1
1
0
2
45
1
1
0
2
50
1
0
2
3
51
1
0
1
2
52
1
0
0
1
52
1
0
0
1
52
1
0
0
1
52
1
0
0
1
56
0
4
1
5
57
0
2
3
5
57
0
2
3
5
59
0
2
2
4
60
0
2
0
2
61
0
1
3
4
62
0
1
2
3
63
0
1
1
2
63
0
1
1
2
63
0
1
1
2
63
0
1
1
2
63
0
1
1
2
63
0
1
1
2
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
69
0
1
0
1
76
0
0
6
6
77
0
0
4
4
78
0
0
2
2
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1
79
0
0
1
1