sábado, 28 de fevereiro de 2009
Campeonato Paulista
Mesmo com reservas, Palmeiras vence o Guarani e segue na liderança do Paulistão
Com titulares ou reservas, o Palmeiras segue irresistível no Paulistão, onde está invicto e segue na liderança da competição, agora com 28 pontos. Apesar de atuar com um time misto, o Verdão derrotou o Guarani por 1 a 0, neste sábado, no Palestra itália, e segue tranquilo na ponta da tabela. Marquinhos ainda perdeu um pênalti no final do primeiro tempo. Deyvid Sacconi, que entrou no segundo tempo, foi o autor do gol, o seu primeiro com a camisa alviverde (Assista ao vídeo ao lado).
Não foi a primeira vez que o mistão do Palmeiras mostrou o seu valor. Com a maioria de jogadores considerados reservas, a equipe já havia derrotado o Marília (3 a 0, no palestra Itália), a Ponte Preta (3 a 2, em Campinas) e o Paulista (1 a 0, no Pacaembu).
Já o Guarani, que estreou o técnico Guilherme Macuglia, está em situação delicada na tabela de classificação. Com apenas 9 pontos em 11 jogos, a equipe está na zona do rebaixamento e não esboça poder de reação.
O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Paulista, pela 12ª rodada, apenas no próximo domingo, às 16h, em Presidente Prudente, quando encara o rival Corinthians. Mas, na terça-feira, às 20h, no Palestra Itália, o Verdão terá pela frente o Colo Colo, do Chile, pela segunda rodada do Grupo 1 da Libertadores.
Já o Guarani, que garantiu antecipadamente a classificação à segunda fase da Copa do Brasil, folga no meio de semana e só voltará a campo no próximo sábado, às 18h30m, em Campinas, quando enfrentará o lanterninha Noroeste.
Partindo para o ataque
Mesmo jogando com o time reserva, o Palmeiras partiu com tudo para o ataque e acuou o Guarani na defesa. Logo no primeiro minuto, Lenny entrou em velocidade dentro da área, mas preferiu se jogar ao receber a marcação e não concluiu para o gol. O juiz mandou a jogada prosseguir
O Guarani ficou assustado com a volúpia ofensiva do Verdão, priorizou a marcação e apareceu pouco no ataque. O Palmeiras, com mais qualidade técnica, trocou passes, procurou fazer jogadas pelos lados do campo e arriscou várias tabelas entre o meio-campo e o ataque. Aos 15 minutos, na principal tabelinha, Lenny tocou a bola em Evandro, recebeu belo passe e quase fez um golaço. (Assista ao vídeo acima).
O Bugre se lançou ao ataque somente aos 21 minutos, quando o atacante Fernando Gaúcho arriscou chute, de fora da área, a bola quicou no gramado, e o goleiro Marcos espalmou para escanteio. (Assista ao vídeo ao lado).
A partir dos 25 minutos, o jogo ficou aberto. O Guarani tentou tirar proveito do desentrosamento do Palmeiras, adiantou um pouco a marcação, e as duas equipes passaram a criar chances para abrir o placar. Aos 32, Bruni exigiu grande defesa de Marcos. Porém, aos 36, Marquinhos, após receber passe de Lenny, quase deixou a sua marca na rede.
A melhor chance de gol aconteceu aos 45 minutos, quando o atacante Lenny, o melhor em campo, sofreu pênalti de Danilo. Lenny pegou a bola para fazer a cobrança, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo correu à beira do gramado e exigiu que Marquinhos, que estava sendo vaiado pela torcida, fizesse a cobrança para balançar a rede pela primeira vez com a camisa alviverde. Aos 46, o ex-jogador do Vitória cobrou e mandou a bola para fora. Incrível! Os palmeirenses ficaram ainda mais irritados. (Assista ao vídeo ao lado).
Segundo tempo
Marcos, com dores musculares, foi preservado e Bruno voltou no gol. Mas o Palmeiras partiu novamente para o ataque desde o início da etapa final. E logo no primeiro minuto, Evandro chutou e Douglas praticou boa defesa. Apesar da pressão, o Verdão continuou com dificuldades para abrir o placar.
Aos 13 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo percebeu que o Guarani estava ainda mais recuado, sacou o zagueiro Maurício e promoveu a estreia do atacante paraguaio Ortigoza, passando a atuar no 4-3-3. Mas o Verdão seguiu sem conseguir furar a retranca do Bugre.
O treinador do Palmeiras sacou Marquinhos, que vinha sendo impiedosamente vaiado pela torcida, aos 22 minutos, e colocou o meia Deyvid em campo.
A jogada mais polêmica da partida aconteceu aos 32 minutos. Deyvid lançou Lenny, que driblou o goleiro e fez o gol. Mas o árbitro anulou alegando impedimento, que, aparentemente, não estava.
De tanto pressionar, o Palmeiras merecidamente abriu o placar. Aos 34 minutos, Ortigoza deu um passe açucarado para Deyvid Sacconi, que driblou o goleiro e, com categoria, marcou o seu primeiro gol com a camisa alviverde.
Ficha técnica:
PALMEIRAS 1 x 0 GUARANI
PALMEIRAS
Marcos (Bruno); Danilo, Jeci e Maurício (Ortigoza); Wendel, Sandro Silva, Jumar, Evandro e Armero; Lenny e Marquinhos (Deyvid Sacconi).
Técnico: V. Luxemburgo.
GUARANI
Douglas; Eder Baiano (Rafael Fefo), Danilo e Wálter; Maranhão, Gláuber, Claudiney Rincón, Bruno (Chiquinho) e João Paulo (Henrique); Dairo e Fernando Gaúcho.
Técnico: G. Macuglia.
Gol: Deyvid Sacconi, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Jumar e Deyvid Sacconi (Palmeiras) e Wálter, Rafael Fefo e Eder Baiano (Guarani).
Estádio: Palestra Itália. Data: 28/02/2009.
Árbitro: Marcelo Rogério.
Auxiliares: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Alexandre Basílio Vasconcellos.
BARUERI 2X1 PORTUGUESA
Apática, Lusa perde para o Barueri e vê série invicta de nove jogos cair
Apática, a Lusa viu sua seqüência de nove jogos sem perder cair diante do Barueri, neste sábado, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Sem tomar conhecimento, o time da casa venceu a equipe da capital por 2 a 1, com gols de Thiago Humberto e Leandro Castan. Alex Bruno descontou.
A derrota põe em risco a permanência do time do Canindé no G-4. Com 18 pontos, a Lusa tem a concorrência do Santos, que vem logo atrás, com 17. No meio da semana, a equipe encara o Icasa-CE, pela Copa do Brasil.
Antes da partida, uma polêmica. Antes escalado para o jogo, Pedrão foi vetado. Embora a comissão técnica tenha afirmado que o jogador estava reclamando de dores musculares, o atacante fez questão de afirmar que estava em condições de jogo.
O jogo começou morno. Sem criatividade, a Portuguesa não conseguia criar chances de gol contra a bem montada defesa do Barueri. Isolado, Edno não conseguia finalizar a gol e pouco ameaçava. Durante toda a etapa, apenas o Barueri ameaçou, com Wesley, logo aos seis minutos. O goleiro Fabio fez defesa sensacional. Everton e Ralf também tiveram boas chances.
No segundo tempo, a Lusa voltou a campo com o artilheiro Christian, na tentativa de ter mais um homem de referência na frente. Mas quem marcou primeiro foi o time da casa. Aos cinco minutos, Bruno Rodrigo errou o tempo da bola e deixou livre para Thiago Humberto. O atacante chutou forte, sem chances para o goleiro Fábio.
Aos 12, o veterano Basílio voltou a ameaçar, com um chute no travessão. Quatro minutos depois, Thiago Humberto perdeu, sozinho, grande chance de ampliar. A resposta da Lusa veio em seguida, com Edno. O meia invadiu a área e mandou uma bomba. O goleiro René espalmou e a bola ainda bateu no travessão antes da zaga do Barueri afastar.
Sem criatividade no meio-campo, o técnico Mário Sérgio pôs Fellype Gabriel para tentar dar mais mobilidade e criar mais chances para os atacantes. Deu certo. Aos 30 minutos, o meia cobrou falta com precisão e o zagueiro Alex Bruno cabeceou forte, sem chances para o goleiro.
Apesar do empate, o Barueri continuava melhor em campo e buscava o segundo gol. O prêmio da persistência veio aos 43. Após cobrança de escanteio, Leandro Castan aproveitou vacilo da zaga da Lusa e mandou para o fundo das redes. Everton ainda teve mais uma chance aos 45, mas o placar permaneceu o mesmo. Um justo castigo para uma equipe que não quis atacar.
NOROESTE 3X2 SANTO ANDRÉ
Noroeste passa pelo Santo André e, enfim, vence a primeira no Paulistão
Ex-lanterna do Campeonato Paulista, o Noroeste, conquistou sua primeira vitória na competição, neste sábado, diante de sua torcida. Em um jogo pegado, a equipe passou pelo Santo André por 3 a 2, no estádio Alfredo de Castilho.
O Noroeste entrou em campo pensando somente nos três pontos, já que estava praticamente rebaixado. Logo aos 12 do primeiro tempo, Anderson Marques aproveitou uma bobeira da zaga do Santo André, fintou o goleiro Neneca e abriu o placar para o Noroeste.
Nos acréscimos, antes do intervalo, Ricardo Goulart empatou a partida para o Ramalhão. Ele pegou o rebote do chute de Antônio Flávio e, de cabeça, deu um balão encobrindo o goleiro Vizzotto.
Primeira vitória só veio no final da partida
Na segunda etapa, Bruno César fez boa jogada pela linha de fundo e serviu João Marcos, que chutou forte e no rebote do goleiro Neneca, Marinho não desperdiçou e marcou para o Noroeste aos 27 minutos.
O técnico do Santo André, Sérgio Guedes, tirou Fernando e colocou Pablo Escobar. Logo em seu primeiro lance, aos 36, ele cruzou para Antônio Flávio que mandou no canto esquerdo de Vizzotto sem chances de defesa.
O Noroeste não se abateu com o gol do adversário e continuou buscando a primeira vitória. Com 36 do segundo tempo, o atacante Viola carregou a bola até a entrada da grande área e cruzou para Júlio Bastos, que apenas empurrou para o gol e fechou o placar em 3 a 2 para o time da casa.
No próximo sábado, o Noroeste enfrenta o Guarani em Campinas, às 18h30m. No mesmo dia, o Santo André joga fora de casa contra o Paulista em Jundiaí, às 20h30m.
BOTAFOGO - SP 2X1 SÃO CAETANO
Botafogo-SP bate o São Caetano e deixa a zona de rebaixamento
O Botafogo-SP venceu o São Caetano por 2 a 1, neste sábado, em Ribeirão Preto, e chegou a 11 pontos no Campeonato Paulista. Com o resultado, o Bota agora está na 12ª colocação, fora da zona de rebaixamento. O Azulão segue na nona posição com 14 pontos.
A vitória só saiu aos 38 minutos do segundo tempo com o gol de Everton Luis. André Neles fez o primeiro da equipe de Ribeirão Preto. O gol do São Caetano aconteceu de uma forma incomum: Iran cobrou o escanteio com muita curva e surpreendeu o goleiro Paulo Musse, que não conseguiu fazer a defesa. Gol olímpico, mas que não foi suficiente para o Azulão sair vitorioso.
Na próxima rodada, sexta, 6 de março, o São Caetano recebe o Ituano no Anacleto Campanela. No sábado, o Botafogo encara o Mirassol fora de casa.
Campeonato Catarinense
Criciúma só empata com o Metropolitano
O Metropolitano deu trabalho ao time misto do Criciúma na noite deste sábado e impediu o Tigre de conseguir a primeira vitória no returno do Catarinense. No estádio Heriberto Hülse, na abertura da terceira rodada, os times ficaram no 2 a 2 (assista ao vídeo ao lado). Paulo Matos e Edivânio anotaram os gols do Tigre, e Fábio Fidélis e Ricardo Lobo marcaram para os visitantes. Com o resultado, o Metrô chegou aos sete pontos e é o líder isolado do returno. O campeão do primeiro turno tem apenas um nesta segunda fase.
Na próxima rodada do Estadual, o Criciúma encara o Avaí, dia 7, às 18h30m, no Estádio Heriberto Hülse. No dia seguinte, às 16h, o Metropolitano recebe o Tubarão, no estádio do Sesi, em Blumenau.
O jogo
Depois de perder nas duas rodadas anteriores do Catarinense, o Criciúma começou pressionando diante da torcida. Logo aos 3 minutos, Adriano cobrou falta na área e Anderson Kanu cabeceou para as mãos de João Paulo. Quatro minutos mais tarde, o arqueiro do Metropolitano encostou a mão na bola fora da área, e o Tigre ganhou falta a seu favor. Na cobrança, Adriano decidiu mandar direto para o gol, e a bola foi muito acima da meta.
Os visitantes responderam com Acerola. O atacante viu o goleiro tricolor adiantado e arriscou de longe, mandando por cima do travessão de Pedro Paulo. Já pelo Tigre, Adriano cruzou na área, Anderson Kanu dominou no peito, girou, mas pegou mal na hora de finalizar e perdeu a oportunidade de abrir o placar no Heriberto Hülse.
Empate do Metrô
O primeiro gol dos anfitriões veio apenas aos 27 minutos. Marcelinho cobrou falta na área e Paulo Matos subiu para cabecear e mandar direto para dentro das redes do adversário. A torcida tricolor ainda comemorava quando o Metrô igualou o placar. Fábio Fidélis chutou de longe, a bola desviou no braço de Átila e enganou o goleiro Pedro Paulo.
Aos 36, o Metropolitano quase amplia a vantagem. Lima perdeu a dividida na área tricolor, Acerola recuperou a bola e chutou à queima roupa para a defesa de Pedro Paulo. No minuto seguinte, o time não desperdiçou: após o lançamento de Nequinha, Ricardo Lobo deu apenas um toque para estufar as redes e virar a partida.
Após vaias, Adriano é substituído
Depois de constantemente vaiado pela torcida cada vez que pegava na bola, o atacante Adriano foi substituído por Tiagão na volta do intervalo. A medida beneficiou o Tigre, que, ainda no início da etapa final, empatou a partida.
Aos 6 minutos, em bola lançada na área por Marcelinho, Edvânio subiu, mas foi Luís Eduardo que cabeceou e marcou contra, deixando tudo igual em Criciúma. Após o gol de empate, os times se revezaram nos ataque.
Nequinha, do Metrô, servia bem, mas o ataque blumenauense não tinha sucesso nas finalizações. Aos 28, a equipe comandada por Barbieri perdeu a chance de chegar á terceira vitória no returno. Edimar tocou para Ricardo Lobo, que avançou pela esquerda, invadiu a área, fez a finta, porém, mandou na rede pelo lado de fora.
Dois minutos depois, um lance polêmico. O goleiro João Paulo saiu mal, a bola sobrou para Marcelinho, que chutou no gol, mas Luís Eduardo salvou com o peito em cima da linha. A última tentativa do Metrô ocorreu já nos acréscimos. Marcos Alexandre cruzou na área, o arqueiro do Tigre não chegou na bola, e Basílio salvou a meta do time da casa, mandando para a linha de fundo.
Campeonato Mineiro
Em nova função, Éder Luís se destaca na goleada do Atlético-MG no Mineirão
O Atlético-MG experimentou um novo esquema tático neste sábado, com três atacantes. E o destaque, diante da fragilidade demonstrada pelo Uberlândia, foi quem atuou mais recuado: Éder Luís. Ele marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 4 a 0 no Mineirão, diante de um público de quase 25 mil pessoas.
Diego Tardelli, que marcou pela oitava vez no Campeonato Mineiro, e Márcio Araújo completaram o placar e levaram o time à vice-liderança provisória. O Ituiutaba, que encara o Cruzeiro no domingo, ainda pode ultrapassar os atleticanos nesta rodada.
Confira a classificação e a tabela de jogos do Campeonato Mineiro
O Atlético volta a entrar em campo no domingo (dia 8 de março) para enfrentar o Democrata fora de casa, às 16h. O Uberlândia recebe o Rio Branco no mesmo dia, mas às 10h.
O esquema com três atacantes foi facilitado pela movimentação de Éder Luís e Diego Tardelli, que normalmente já se revezam entre o ataque e o meio-campo para armar jogadas para o companheiro. Kléber, que durante a semana avisou que poderia ser o "atacante paradão" que o técnico Emerson Leão tanto queria, não foi bem.
Clique e ouça os gols pela Rádio Globo
Início alucinante
A partida começou muito fácil para o Galo, que se manteve no ataque nos primeiros dez minutos e encontrou uma marcação perdida. Mesmo com três atacantes, o time abriu o placar com um volante. Márcio Araújo fez boa jogada individual pela esquerda, driblando Derlan, e chutou praticamente prensado com Pepa. A bola encobriu o goleiro Paulo César e foi para a rede.

Logo depois, Tardelli deixou Éder Luís de frente para o gol, mas o chute saiu em cima do goleiro. Aos nove minutos, o presente foi retribuído. Éder Luís recebeu lançamento e ajeitou com estilo para Tardelli chutar de fora da área, com força, no canto esquerdo de Paulo César: 2 a 0.
Desesperado com a falta de marcação do Uberlândia, o técnico Wellington Fajardo resolveu fazer duas substituições no meio-campo aos 20 minutos. A essa altura, no entanto, o jogo já não estava a mesma moleza para o Galo. Daí em diante, os visitantes melhoraram, tanto defensiva quanto ofensivamente. Aos 27, o goleiro Juninho foi obrigado a fazer difícil defesa, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança, ele saiu mal do gol, dando um susto na torcida.
A melhor chance do Atlético até o fim do primeiro tempo veio num bom passe de Éder Luís para Marcos Rocha. O chute do lateral saiu forte, mas no meio do gol.
Éder Luís marca duas vezes
O Galo iniciou a segunda etapa com velocidade, trocando passes de primeira. E foi assim que fez 3 a 0 logo aos três minutos. Marcos Rocha lançou Éder Luís, que, cara a cara com o goleiro, soltou uma bomba.
Apagado em campo, o garoto Kléber teve a sua oportunidade aos 12 minutos. Ele cortou um adversário e chutou rasteiro em cima de Paulo César. Sete minutos depois, o jogador de 18 anos deu lugar a outra promessa das divisões de base, Chiquinho.
E quem mostrou mais vontade no restante da partida foi justamente o garoto, na primeira vez em que foi relacionado. Contando com a boa vontade da torcida, movimentou-se no meio-campo e no ataque, arriscando algumas conclusões.
O quarto gol saiu aos 39 minutos. O veterano Júnior, que sofrera na marcação ao lateral Ley durante o jogo, deu dois cortes no adversário e cruzou na cabeça de Éder Luís, que fez o seu segundo na partida e o quinto na competição.
Ficha técnica
ATLÉTICO-MG 4 x 0 UBERLÂNDIA
ATLÉTICO-MG
Juninho, Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe (Werley) e Júnior; Renan, Márcio Araújo (Yuri) e Carlos Alberto; Diego Tardelli, Kléber (Chiquinho) e Éder Luís.
Técnico: Emerson Leão.
UBERLÂNDIA
Paulo César, Ley, Derlan, Rancharia e Marinho; Vertinho, Pepo (Mateus), Indinho, Wanderson (Caio); Renna e André Nascimento (Berg).
Técnico: Wellington Fajardo.
Gols: Márcio Araújo, aos dois, e Diego Tardelli, aos dez minutos do primeiro tempo; Éder Luis, aos três e aos 39 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Marcos Rocha (Atlético); Rancharia, Indinho, Marinho, Derlan (Uberlândia)
Estádio: Mineirão. Data: 28/02/2009.
Árbitro: Márcio Eustáquio Santiago.
Auxiliares: Ângela Paula Cruz Régis Ribeiro e Marcus Vinícius Sá dos Santos. Público: 24.198 pagantes (24.671 presentes).
TUPI 1X0 DEMOCRATA
Após três empates, Tupi enfim vence em casa e volta à zona de classificação
O Tupi finalmente pôde comemorar uma vitória em casa. Depois de três empates diante de sua torcida no Campeonato Mineiro, a equipe ganhou do Democrata por 1 a 0 neste sábado, em Juiz de Fora (assista ao vídeo ao lado). O resultado só veio aos 41 minutos do segundo tempo, graças a um gol contra do lateral-esquerdo Fabiano.
A vitória devolve o Tupi à zona de classificação, com dez pontos, em sexto lugar. Estacionado em 13 pontos, o time de Governador Valadares perdeu a chance de reassumir a vice-liderança do Estadual e empatar em número de pontos com o Cruzeiro. Mais cedo, o Atlético-MG chegara a 14 pontos ao golear o Uberlândia por 4 a 0.
Ao final da partida, houve uma discussão generalizada porque Riso, do Democrata, acusou Reinaldo, do Tupi, de cuspir na sua cara.
Confira os jogos da rodada:
Primeira fase - sétima rodada
Quarta-feira, 25/02
Guarani 1 x 2 América
Campeonato Espanhol
Ainda sem Luis Fabiano, Kanouté garante virada do Sevilla em Bilbao

Enquanto Luis Fabiano não volta, Frédéric Kanouté resolve no Sevilla. Com dois gols do atacante de Mali, o time venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1, de virada, neste sábado, fora de casa, pela abertura da 25ª rodada do Campeonato Espanhol.
O resultado mantém o Sevilla em terceiro lugar na tabela, com 47 pontos. O Bilbao é o décimo, com 31, mas ainda pode cair na classificação por causa dos jogos de domingo (veja a lista abaixo).
Principal atacante do time, Luis Fabiano está afastado dos gramados há um mês por causa de um problema no joelho. O brasileiro espera retornar ao Sevilla no jogo de quarta-feira, também contra o Bilbao, pela semifinal da Copa do Rei.
Sem o Fabuloso, Kanouté brilhou neste sábado. O time da casa saiu na frente com gol de Gabilondo, aos 25 do primeiro tempo. O jogador de Mali empatou para o Sevilla 13 minutos depois e garantiu a virada na etapa final, aos 12.
ESPANYOL 0X2 REAL MADRID
Real bate Espanyol e pressiona o Barça

Pressão no líder Barcelona. Neste sábado, o Real Madrid venceu o Espanyol por 2 a 0, fora de casa, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, e diminuiu para quatro pontos a vantagem do time de Lionel Messi na tabela.
A vitória na Catalunha deixa a equipe do técnico Juande Ramos com 56 pontos, enquanto o Barça tem 60. A equipe de Pep Guardiola, que na última rodada perdeu o clássico catalão e uma série de 22 partidas invictas na competição, entra em campo no domingo contra o Atlético de Madri, fora de casa. Com a derrota, o Espanyol segue em 19º, na zona de rebaixamento, somando 21.
Os gols do Real saíram somente no segundo tempo, com Guti e Raúl. O time entrou em campo ainda de “ressaca” por causa da derrota por 1 a 0 para o Liverpool, no Santiago Bernabéu, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões.
A principal jogada aconteceu logo aos seis minutos, quando Casillas salvou um chute perigoso de Martinez.
Na etapa final, o Real melhorou com as entradas de Marcelo, Robben e Guti. E o meia foi o responsável por abrir o placar, com um golaço. Aos 22, Guti cobrou falta de fora da área, a bola bateu na barreira, no goleiro Kameni e no travessão antes de entrar no ângulo: 1 a 0.
Cinco minutos depois, o segundo. Marcelo cruzou rasteiro da esquerda, Raúl pegou da entrada da área e acertou o cantinho direito de Kameni, sem defesa.
Campeonato Português
Clássico sem gols entre Porto e Sporting

O Porto recebeu o Sporting no Estádio Dragão para o jogo mais aguardado da 20ª rodada do Campeonato Português. Mas o resultado foi frustrante: 0 a 0. Com o empate sem gols, o Porto se mantém na liderança, com 42 pontos, mas dessa vez o Benfica está mais perto. A equipe do zagueiro brasileiro Luizão venceu na sexta-feira o Leixões e chegou aos 40. O Sporting se manteve em terceiro com 38.
O jogo começou equilibrado e o Sporting logo partiu para o ataque. No cruzamento de Pedro Silva, Helton encaixou sem problemas. Cinco minutos depois, Pereirinha arriscou de muito longe e a bola saiu à direita.
Aos 11, começaram as respostas do Porto. Lisandro cabeceou forte e Pereirinha salvou o Sporting em cima da linha. Sete minutos mais tarde, o brasileiro Hulk tabelou com o argentino Lisandro López, mas a jogada não foi concluída. Aos 29, novamente o brasileiro tentou, mas a bola desviou em Fábio Rochemback e saiu pela linha de fundo.
No final do primeiro tempo, o ídolo do Sporting, o brasileiro Liedson, cabeceou na trave, após cruzamento de Pereirinha, levando muito perigo ao gol de Helton. Em seguida, ele ainda tentou desviar para o gol depois da falha da zaga portense. Mas o primeiro tempo terminou sem gols.
No segundo tempo, o jogo continuou sem fortes emoções. Aos 22, Hulk bateu de fora da área e a bola saiu rente à trave do Sporting. Dez minutos depois, Lisandro López, após muita insistência, chutou por cima do gol. O Porto ainda tentou mais que o Sporting, mas ficou por isso mesmo.
Confira abaixo todos os confrontos da 20ª rodada
Sexta-feira
18h Benfica 2x1 Leixões
Sábado
13h Paços de Ferreira 2x0 Rio Ave
14h30m Nacional 3x1 Académica
Cameponato Francês
Lille é derrotado e perde a chance de encostar nos líderes

O Lille perdeu a chance de encostar nos líderes do Campeonato Francês ao ser derrotado pelo Valenciennes, fora de casa, por 2 a 0, pela 26ª rodada. O resultado manteve a equipe do brasileiro Michel Bastos, ex-Figueirense, fora da zona de classificação para a Copa da Uefa e Liga dos Campeões, com 43 pontos.
Danic e Darcheville marcaram para o time da casa. Com a vitória, o Valenciennes respirou aliviado fora da zona de rebaixamento, ao chegar aos 28 pontos. A equipe ocupa a 16ª posição na tabela.
O Le Mans venceu o lanterna isolado Le Havre pelo mesmo placar. Maiga e Gervinho foram os autores dos gols. Com o resultado, o time visitante se manteve com apenas 15 pontos em 26 jogos e está praticamente rebaixado.
AUXERRE 1X1 TOULOUSE
Toulouse empata com Auxerre e ajuda líder Lyon
O Toulouse ficou no empate em 1 a 1 em sua visita ao Auxerre, pela 26ª rodada do Campeonato Francês, e perdeu a chance de diminuir sua diferença para o líder Lyon. Jelen abriu o placar para os donos da casa aos 24 minutos do primeiro tempo, enquanto os vice-líderes só chegaram ao empate aos 34 da etapa final, com Bergougnoux.
Com o resultado, o Toulouse foi a 46 pontos, seis a menos que o Lyon, que amanhã receberá o Rennes. Já o Auxerre é o nono, com 31.
Confira todos os resultados da 26ª rodada
Sábado
Le Mans 2x0 Le Havre
Sochaux 1x0 Nice
Nantes 1x1 Grenoble
Campeonato Italiano
Zárate volta a marcar e dá vitória ao Lazio
Sem marcar desde dezembro do ano passado, o argentino Mauro Zárate fez as pazes com o gol neste sábado e garantiu a vitória do Lazio por 2 a 0 neste sábado, em Roma, pela 26ª rodada do Campeonato Italiano (assista ao vídeo).
Destaque do início da competição, o argentino não balançava as redes desde 14 de dezembro de 2008, no empate por 3 a 3 com o Udinese. Agora, Zárate tem 10 gols, seis a menos que Marco Di Vaio (Bologna), artilheiro do Italiano.
A vitória deixou o Lazio com 38 pontos, na sétima posição. O Bologna tem 23 e está em 17º, podendo acabar a rodada na zona de rebaixamento, já que o Lecce, que soma 22, enfrenta o Udinese no domingo.
JUVENTUS 1X0 NAPOLI
Juve conta com sorte para vencer Napoli

O Juventus contou com a sorte para vencer o Napoli por 1 a 0 neste sábado, em Turim, pela 26ª rodada do Campeonato Italiano. Com o resultado, a Velha Senhora segue na cola do líder Inter de Milão.
Agora, o Juventus soma 53 pontos, seis a menos que o time de José Mourinho. No domingo, o primeiro colocado faz clássico com o Roma, no Giuzeppe Meazza.
O gol da vitória da Velha Senhora foi marcado aos 44 do primeiro tempo, com ajudinha da sorte. Marchisio chutou, a bola bateu no rival Blasi, enganou o goleiro Navarro e entrou: 1 a 0.
O atacante Amauri, pivô de polêmica com o volante Gattuso durante a semana, começou no banco e só entrou na etapa final, aos 23, no lugar de Del Piero.
A sorte ajudou o Juventus novamente aos 43 do segundo tempo: o zagueiro Cannavaro marcou para o Napoli, mas o árbitro anulou porque o jogador estava em posição de impedimento.
Campeonato Inglês

O Manchester United riu à toa neste sábado, sem entrar em campo. O Liverpool foi derrotado pelo Middlesbrough por 2 a 0, fora de casa, e ainda perdeu a vice-liderança do Campeonato Inglês para o Chelsea, que bateu o Wigan por 2 a 1, em Londres, pela 27ª rodada. Assim, o atual campeão pode aumentar a vantagem para dez pontos na tabela.
Por causa da final da Copa da Liga Inglesa, domingo, contra o Tottenham, o Manchester United não entrará em campo neste fim de semana pela Premier League. O time de Alex Ferguson, que lidera com 62 pontos em 26 partidas disputadas, só completará a rodada em abril, contra o Portsmouth.
Agora, Chelsea e Liverpool aparecem em seguida com 55. A equipe de Guus Hiddink leva a melhor no critério de desempate e é o segundo. O holandês, substituto de Luiz Felipe Scolari, está invicto no comando dos Blues: duas vitórias de 1 a 0 (Aston Villa e Juventus, pela Liga dos Campeões) e o 2 a 1 sobre o Wigan.
Arsenal: quarto 0 a 0 seguido
Mesmo embalado pelo triunfo sobre o Real Madrid na Espanha, pela Champions League, o Liverpool jogou mal no Riverside Stadium e ainda não contou com a sorte: o primeiro gol foi contra, de Xabi Alonso, depois que a bola bateu na coxa do espanhol e entrou, aos 31 da etapa inicial. No segundo tempo, Tuncay Sanli fechou o placar em 2 a 0 para o Boro, que agora tem 26 pontos em 17º lugar.
No Stamford Bridge, o primeiro gol da vitória do Chelsea sobre o Wigan foi de John Terry, de canhota, aos 25 do primeiro tempo. Olivier Kapo empatou já aos 38 do segundo e Lampard, já nos acréscimos, garantiu o 2 a 1 de cabeça. O Wigan segue com 35 pontos, em sétimo.
Também em Londres, no Emirates Stadium, o Arsenal não saiu do 0 a 0 com o Fulham. É o quarto placar em branco seguido do time de Arsene Wenger no Campeonato Inglês.
O empate deixou os Gunners com 46 pontos, em quinto. O Fulham é oitavo, com 34.
Confira todos os confrontos da 27ª rodada:
Sábado
Everton 2 x 0 West Bromwich
Arsenal 0 x 0 Fulham
Middlesbrough 2 x 0 Liverpool
Chelsea 2 x 1 Wigan
Campeonato Alemão

A briga continua grande pelo título no Campeonato Alemão da temporada 2008/2009. O Hertha Berlin (líder novamente) derrotou neste sábado o Borussia Mönchengladbach por 2 a 1, em casa, com os gols de Voronin, aos 28 minutos, e Dardai, aos 44 da primeira etapa. Bradley descontou para o adversário.
Com o triunfo e ajudado pelo tropeço do Hoffenheim, o time do brasileiro Cícero, ex-Fluminense, volta à liderança da competição, com 43 pontos. Mas o Hamburgo, que joga neste domingo com o Wolfsburg e tem 42, poderá retornar à condição de líder no fim da rodada.
Confira classificação do Alemão
O Hoffenheim não jogou bem e desperdiçou uma boa chance de assumir a ponta da competição no sábado. Fora de casa, o time empatou sem gols com Borussia Dortmund e agora tem 41 pontos. A equipe de Dortmund chegou aos 33.
Rafinha marca na vitória do Schalke
Nas outras partidas, o Schalke passou pelo Eintracht Frankfurt por 2 a 1, com os gols do brasuca Rafinha, aos 30 da etapa inicial, e Westermann . A equipe segue na luta por uma das vagas na Copa da Uefa.
Após a partida, o brasileiro, um dos destaques do Schalke, comentou.
- Ganhar é bom, ganhar marcando gol é ainda melhor. Só estava faltando um bom resultado para ganharmos mais confiança e hoje conseguimos isso. Estou feliz com o jogo de hoje e já pensando nos próximos confronto. Vencer em um é motivação para vencer sempre - disse, por intermédio da sua assessoria de imprensa.
Bruggink garantiu a vitória do Hannover sobre o Bayer Leverkusen por 1 a 0. O Bochum bateu o Energie Cottbus por 3 a 2.
Mais três jogos no fechamento da rodada neste domingo. O Hamburgo, segundo colocado com 42 pontos, recebe o Wolfsburg. O Bayern de Munique sai para enfrentar o Werder Bremen, que joga empolgado pela classificação na Copa da Uefa no meio de semana. Na zona do rebaixamento, Karlsruhe pega o Stuttgart. Todos os jogos começando às 13h (horário de Brasília).
Confira os jogos da 22ª rodada do Campeonato Alemão:
Sexta-feira
Colônia 1 x 1 Arminia Bielefeld
Sábado
Bochum 3 x 2 Energie Cottbus
Borussia Dortmund 0 x 0 Hoffenheim
Eintracht Frankfurt 1 x 2 Schalke
Hannover 1 x 0 Bayer Leverkusen
Hertha Berlin 2 x 1 Borussia Mönchengladbach
O Lançamento do VMJ02

A Force India apresentou neste sábado, um dia antes do previsto, o carro para a temporada 2009 da Fórmula 1. A equipe aposta no VMJ02, produzido em parceria com a Mercedes e a McLaren, para obter um resultado melhor do que no ano passado, quando, em sua estréia na categoria, terminou na lanterna, ao lado da Super Aguri. O lançamento foi em Jerez de la Frontera, na Espanha, onde, a partir deste domingo, oito equipes vão realizar testes.
O carro ganhou cores novas: verde, branco e laranja, como a bandeira da Índia, “substituindo” o branco, cinza, vermelho e dourado. E as cores indianas também aparecerão nos macacões de Giancarlo Fisichella e Adrian Sutil.
- Na minha perspectiva, podemos ganhar corridas talvez em 2010, mas em 2009 eu ficaria feliz pontuarmos com regularidade – disse o chefe da equipe, Vijay Mallya.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Campeonato Gaúcho:Semifinais do 1 Turno
Reservas do Grêmio vencem e confirmam Gre-Nal decisivo domingo
Confirmado o Gre-Nal. No domingo, o jogo mais importante do mundo para todos os gaúchos decidirá o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O Grêmio, mesmo com time suplente, garantiu presença na final ao passar pelo Veranópolis na noite desta sexta-feira. Venceu por 1 a 0, com gol de Reinaldo no início do segundo tempo (assista ao gol no vídeo ao lado).
A decisão será no Beira-Rio, já que o Internacional, sempre com os titulares, fez melhor campanha ao longo da primeira fase. O Grêmio, com a chegada do clássico, será obrigado a esquecer um pouco a Libertadores. Em um Gre-Nal, não cometerá a loucura de escalar equipe reserva.
A ideia no Olímpico, desde que começou o Gauchão, era ganhar o primeiro turno para ter vaga assegurada na finalíssima e, assim, poder se dedicar exclusivamente à Libertadores. O objetivo agora depende de apenas um jogo. E justamente um Gre-Nal.
Veja a tabela do Campeonato Gaúcho
Bola no pé, mas longe do gol
Pouco adiantou o domínio do Grêmio sobre o Veranópolis no primeiro tempo. A bola ficou nos pés da turma de Celso Roth quase o tempo todo, mas os reservas tricolores, reforçados apenas pelo zagueiro Léo, esqueceram a objetividade no vestiário. Foram raras chances de gol.
Diogo, Maylson, Orteman e Makelele, o quarteto de meio, mais correu do que criou. Douglas Costa, fixado como segundo atacante, não conseguiu superar o cacoete de articulador e voltou para buscar o jogo. Criou algumas jogadas interessantes, deu bons passes, mas também não foi decisivo. Reinaldo, em má fase, tratou a bola como inimiga.
Os melhores lances passaram por Douglas Costa. Foi ele que colocou a bola na cabeça de Orteman aos cinco minutos. O problema é que o cabeceio do uruguaio foi torto, para fora. Mais tarde, o guri esteve perto de fazer um golaço. Foi os 35 minutos. Ele recebeu pela direita, espiou o ângulo e mandou a bola para lá. Seria o destino dela se o goleiro Vanderlei não voasse bonito para espalmar. Por pouco...
O VEC, com uma proposta de defesa forte e saída rápida ao ataque, fez o que estava ao seu alcance. E pregou um susto daqueles no time do Olímpico. Ele driblou Saimon aos 31 minutos e bateu cruzado, com muito perigo. Heverton cortou.
Reinaldo resolve cedo

Se o primeiro tempo foi de apreensão, o segundo foi de tranqüilidade para o Grêmio. Logo com três minutos, Fábio Santos acionou Maylson pela direita. O meia dominou, costurou a zaga em direção à área e falhou no chute. Por sorte, a bola sobrou para Reinaldo, aquele mesmo que havia errado tudo que tentara na primeira etapa. O camisa 9 controlou a bola e girou com força e precisão. Era o gol da vitória.
O Grêmio seguiu com o controle do jogo. O VEC saiu um pouco mais e arriscou chutes de longa distância, mas jamais esteve perto de empatar. O time da Serra Gaúcha só não levou mais gols porque o ataque gremista falhou. Douglas Costa, aos 21 minutos, fez jogada bonita, se livrou da zaga e chutou exatamente onde estava o goleiro Vanderlei. Perdeu chance clara de gol. Makelele, no rebote, até fez o gol, mas estava impedido. O lance foi anulado.
Para evitar sustos, Celso Roth reforçou o time. O treinador mandou a campo os outros três titulares que tinha à disposição no banco, o zagueiro Réver, o meia Tcheco e o atacante Jonas. Com eles em campo, a equipe tricolor controlou os minutos finais sem problemas para já começar a pensar no domingo. É Gre-Nal. E não existe Gre-Nal que valha pouco.
Ficha técnica:
GRÊMIO 1 x 0 VERANÓPOLIS
GRÊMIO
Marcelo Grohe, Saimon (Tcheco), Léo (Réver), Heverton e Fábio Santos; Diogo, Maylson, Makelele e Orteman; Douglas Costa (Jonas) e Reinaldo.
Técnico: Celso Roth.
VERANÓPOLIS
Vanderlei; Ademir, Diego Correa (Dick) e Marília; Fininho, Edmílson, Eduardinho (Anderson Ijuí), Miro Bahia e Romano; Dinei e Kito (Rogério Ribeiro).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Gol: Reinaldo, aos três minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maylson (Grêmio); Diego Correa, Kito e Fininho (Veranópolis).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 27/02/2009.
Horário: 19h30m (de Brasília).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden.
Auxiliares: Júlio César dos Santos e Sedenir Martins.
Semifinais do primeiro turno
Quinta, 26/02
Internacional 2 x 0 Novo Hamburgo
Campeonato Português
Benfica bate Leixões na abertura da rodada e põe pressão no líder Porto

Não foi fácil, mas o Benfica conseguiu nesta sexta-feira uma importante vitória sobre o Leixões, na abertura da 20ª rodada do Campeonato Português . O zagueiro brasileiro Elvis (contra) e Nuno Gomes fizeram os gols dos 2 a 1 dos encarnados, que jogaram em casa, no Estádio da Luz. Rodrigo Silva, também brasileiro, descontou.
Com o resultado, o Benfica chegou a 40 pontos, um a menos que o líder Porto, que joga neste sábado o clássico com o Sporting. O Leixões, por sua vez, segue em quarto lugar, com 35 pontos. Foi apenas a terceira derrota da equipe na competição.
O Benfica entrou melhor no jogo e fez 1 a 0 ainda na primeira etapa. Após cruzamento da esquerda, Elvis se enrolou ao tentar cortar e fez contra. Na segunda etapa, Nuno Gomes, que acabara de entrar, aumentou escorando de cabeça um cruzamento.
A 16 minutos do apito final, Rodrigo Silva diminuiu para o Leixões aproveitando uma bola espirrada na área. O time visitante pressionou em busca do empate, mas acabou tendo de amargar a derrota, a primeira para um dos grandes neste Campeonato Português.
Campeonato Alemão
Colônia e Arminia Bielefeld abrem rodada do Alemão com empate

O Colônia recebeu nesta sexta-feira o Arminia Bielefeld, na abertura da 22ª rodada do Campeonato Alemão , e não passou de empate por 1 a 1. Petit abriu o placar para os donos da casa, mas Katongo deixou tudo igual.
Com o resultado, o Colônia segue na décima colocação, agora com 29 pontos. O Arminia Bielefeld deve ao menos terminar a rodada fora da zona do rebaixamento. O time, que está duas posições fora da zona de perigo, tem 20 pontos, três a mais o Karlsruhe, seu perseguidor mais próximo dentre os "rebaixados", que joga domingo contra o Stuttgart.
O líder do Alemão é o Hamburgo (42 pontos). O time vai a campo no domingo, contra o Wolfsburg.
Taça Libertadores:Rodada de Quinta
Mesmo sem Verón, Estudiantes vence o Universitario de Sucre, pelo Grupo 5
Sem contar com Verón, lesionado, o Estudiantes venceu o Universitario de Sucre por 1 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Ciudad de La Plata, e somou seus primeiros três pontos no Grupo 5 da Libertadores. Derrotado pelo Cruzeiro na partida de estreia na competição, o time argentino passou a ocupar a segunda colocação da chave, enquanto os bolivianos assumiram a lanterna, com apenas um ponto conquistado.
Confira a classificação da Taça Libertadores da América
O gol argentino saiu aos 16 minutos da etapa inicial, quando Salgueiro, em posição duvidosa, aproveitou a bola rebatida na área do Sucre e tocou de cabeça para o fundo das redes. Aos 25, os visitantes chegaram a marcar, mas o árbitro apontou impedimento e invalidou corretamente o lance.
No segundo tempo, o Estudiantes manteve a superioridade em campo, enquanto, do lado de fora, as delegações das duas equipes se estranhavam. O clima conturbado acabou se transferindo para dentro das quatro linhas e, aos 30 da etapa final, o lateral Aguirre, do Universitario, exagerou em disputa com o meia Fernandéz e acabou expulso.
O Univesitario de Sucre recebe o Cruzeiro, na quarta-feira, às 21h50m, enquanto, no dia 10, os argentinos do Estudiantes encaram o Deportivo Quito, que, na quarta, empatou com a Raposa por 1 a 1.
SAN LUIS (MEX) 0X1 LIBERTAD (PAR)
Libertad derrota o San Luis no México e lidera grupo 8

O Libertad, do Paraguai, foi ao México na noite desta quinta-feira e venceu os donos da casa por 1 a 0, assumindo assim a primeira colocação do grupo 8 da Taça Libertadores. O único gol da partida foi marcado pelo meia Luis Alberto Ramírez, aos 16 minutos da etapa inicial, após cobrança de falta do colombiano Vladimir Marín.
O time paraguaio ainda teve Caceres expulso aos 30 minutos do segundo tempo, mas mesmo com um jogador a menos conseguiu segurar o marcador. Com a vitória, a segunda em dois jogos, o Libertad chegou a seis pontos na tabela. San Lorenzo, da Argentina, e Universitário, do Peru, dividem o segundo lugar com três pontos. Sem pontuar ainda, o San Luis é o lanterna.
A próxima partida do grupo acontece no dia 5 de março, quando o Libertad recebe o San Lorenzo no Paraguai. Pela mesma rodada, Universitario e San Luis se enfrentam no dia 10, em Lima.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Campeonato Catarinense
Joinville ignora o Tubarão, goleia e assume a liderança do segundo turno
O Joinville não teve dificuldades para golear o Tubarão por 4 a 0, nesta quinta-feira, em casa, e assumir a liderança do segundo turno do Campeonato Catarinense. Com duas vitórias, o time se iguala ao Avaí e Metropolitano com seis pontos, mas leva vantagem com o saldo de cinco gols. Já o Tubarão, continua a péssima campanha do primeiro turno e segue sem pontos no returno.
A má notícia da noite ficou por conta do excesso de lesões da equipe, como a do atacante Lima, que sentiu a coxa. O destaque foi o atacante Marcelo Silva, que anotou dois golaços, um deles de bicicleta e outro deixando o goleiro no chão. O líder se prepara agora para o clássico contra o Figueirense, na próxima rodada, fora de casa.
Confira a classificação do Campeonato Catarinense
Mesmo com a semana conturbada que teve, com direito a troca de técnico, o Tubarão entrou em campo disposto a jogar de igual para igual com o Joinville, mostrando muita correria e bom toque de bola. Porém, o time da casa logo controlou o ímpeto ofensivo do visitante. Com uma defesa sólida, a equipe passou a dominar a partida até chegar ao seu primeiro gol, aos 12 minutos. Depois do escanteio, Jucemar subiu mais alto que a defesa para abrir o placar.
O Tubarão pareceu não se assustar e foi em busca do gol de empate, mas o time começava a mostrar suas deficiências e deixava espaços demais na defesa. O Joinville soube aproveitar e, aos 25, Marcelo Silva marcou um dos gols mais bonitos do campeonato. Depois de cruzamento de Lima, o atacante acertou uma linda bicicleta da marca do pênalti. A bola ainda tocou no chão antes de encobrir o goleiro e entrar no canto esquerdo.
A pressão do Joinville aumentava a cada minuto e se tornava um verdadeiro bombardeio. O terceiro gol parecia inevitável e acabou saindo antes do intervalo. Aos 39, Vaguinho levantou na segunda trave para Samuel completar de cabeça para o gol.
Mesmo com o jogo praticamente definido, o Joinville não voltou para o campo disposto a se defender. Nos dez minutos iniciais, o time teve pelo menos três chances claras de aumentar o placar, sem o Tubarão assustar nenhuma vez. Esse acabou sendo o cenário de todo o segundo tempo. A diferença técnica entre as duas equipes ficava evidente e a pressão só aumentava.
Aos 19 minutos, o Joinville fazia sua terceira substituição, todas por motivos de lesão. Mas isso não diminuiu a vontade do time de fazer o quarto gol, que chegou aos 25. Marcelo Silva, que já tinha feito um golaço, recebeu livre dentro da área, teve calma para deixar o goleiro no chão e tocar para o gol aberto.
O quarto gol diminuiu o ritmo das duas equipes, mas as chances de gol do Joinville continuaram até o fim da partida. Se não fosse pelo goleiro Daniel, o placar provavelmente teria sido ainda maior. Na próxima rodada, o Joinville enfrenta o clássico contra o Figueira, fora de casa, enquanto o Tubarão recebe o Atlético Ibirama.
FIGUEIRENSE 0X0 BRUSQUE
Figueira volta a jogar mal e não consegue passar pelo Brusque

O Figueirense voltou a jogar mal e não passou de um empate em 0 a 0 com o Brusque, dentro de casa, nesta quinta-feira, pela segunda rodada do returno do Campeonato Catarinense. O resultado deixa o time na sétima posição geral e na quarta do segundo turno. Já o visitante soma seu primeiro ponto e também começa a se distanciar da classificação, mesmo depois de um bom início de campeonato. Na próxima rodada, o Figueira vai encarar o clássico contra o Joinville, no Orlando Scarpelli, enquanto o Brusque recebe o Marcílio Dias, também em casa.
Durante toda a partida, o domínio da posse de bola foi do Figueirense. Porém, a falta de opções de ataque da equipe facilitavam o trabalho da defesa do Brusque, que investia nos contra-ataques. Aos gritos de “respeitem a camisa do Figueira”, a torcida se irritou e viu o Brusque levar mais perigo durante todo o jogo.
Até a metade do primeiro tempo, as duas equipes apresentaram um futebol ruim. O Figueirense tinha mais posse de bola e marcava a saída do Brusque, deixando o adversário encurralado em seu próprio campo, mas se limitava a atacar pelo meio e não conseguia criar nenhum lance de perigo para o gol de Alessandro.
Aos 20 minutos, o Figueira teve a sua primeira boa oportunidade, quando Juninho cabeceou de dentro da pequena área, mas Alessandro conseguiu impedir o gol espalmando para o travessão. Vendo a falta de produtividade do time da casa, o Brusque começou a sair em contra-ataque e a levar perigo ao gol de Wilson. Em um deles, o time chegou com três jogadores contra dois do Figueira, mas Valdo bateu no meio do gol.
Até o fim do primeiro tempo o Figueira continuou sem inspiração e viu o Brusque crescer na partida levando cada vez mais perigo. Logo no início do segundo tempo, as equipes mostraram que nada havia mudado e o Brusque chegou com perigo pela primeira vez, aos três minutos.
Aos nove, o Figueira teve uma grande chance. Rafael Coelho desviou o escanteio e Alessandro rebateu nos pés de Marcelo, mas faltou calma para o atacante, que chutou a bola muito longe. No lance seguinte outro lance incrível, dessa vez para o Brusque. Leo Maringá recebeu um cruzamento completamente livre na pequena área e acertou uma cabeçada com força de frente para Wilson, que fez milagre para buscar a bola no ângulo esquerdo.
A partir da metade do segundo tempo, muitas chances começaram a aparecer para as duas equipes, mas os goleiros, destaques do jogo, salvaram a maioria delas. O Brusque, satisfeito com o placar, se segurava na defesa mas tinha as melhores chances da partida em seguidas bobeiras do Figueira. O apito final foi soado ao som de “ô, ô, ô, queremos jogador”.
O empate acaba sendo ruim para as duas equipes que assistem ao bloco da frente da tabela se distanciar a cada rodada. Apesar de o segundo turno ter apenas duas rodadas, o Figueirense soma poucos pontos em todo o campeonato e o Brusque tem apenas um em dois jogos. Na terceira rodada, na próxima quarta-feira, o Figueira vai encarar o clássico contra o Joinville, no Orlando Scarpelli, enquanto o Brusque recebe o Marcílio Dias, também em casa.
Confira os outros resultados do Catarinense:
Segundo turno - segunda rodada
Quarta, 25/02
Avaí 3 x 1 Marcílio Dias
Metropolitano 2 x 1 Chapecoense
Atl. Ibirama 1 x 0 Criciúma
Campeonato Paulista
O Marília deixa a zona de rebaixamento e respira um pouco mais aliviado
Dois jogos abriram a noite desta quinta-feira no encerramento da 10ª rodada do Campeonato Paulista, mas apenas uma equipe teve razões para comemorar o resultado. Jogando em casa, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Marília empatou em 2 a 2 com o Guaratinguetá e deixou a zona de rebaixamento, chegando aos nove pontos e subindo da 19ª para a 16ª colocação, com um jogo a menos (assista aos gols do jogo no vídeo ao lado).
A situação poderia ser melhor, não fosse o empate pelo mesmo placar entre Bragantino e Santos, no Marcelo Stefani. O time de Bragança Paulista chegou aos mesmos nove pontos, leva vantagem no saldo de gols (três negativos contra oito negativos) e ainda tem melhor ataque (13 contra 11), tomando a 15ª posição do Marília..
Os donos da casa abriram o placar com Abuda, aos 39 minutos do primeiro tempo, mas um pane nos 15 primeiros minutos da etapa final permitiu a reação do adversário. Rodrigão e Nené marcaram aos dois e 14 minutos, respectivamente, e viraram para o Guaratinguetá. Mas Abuda, novamente ele, garantiu ao menos um ponto ao decretar o empate aos 29.
O Marília volta a campo no próximo domingo, novamente em casa, mas desta vez contra o vice-líder Corinthians, às 18h30m. Já o Guaratinguetá, que tem 11 pontos e está em 12º lugar, recebe o Mirassol no estádio Professor Dario Rodrigues Leite, também no domingo, no mesmo horário.
MIRASSOL 2X2 PONTE PRETA
Ponte Preta perde a chance de encostar no G-4
Na luta para se aproximar do G-4, Mirassol e Ponte Preta se enfrentaram no José Maria de Campos Maia, e o resultado não foi diferente: empate em 2 a 2. A Macaca chegou a abrir vantagem no placar com Gum, aos 26, e Leandrinho, aos 29, mas não conseguiu segurar o resultado. Os donos da casa diminuíram ainda nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47, com Leandro Fonseca, e Luís Ricardo, aos oito da segunda etapa, deu números finais à partida (assista aos gols da partida no vídeo ao lado).
A Ponte agora em 15 pontos, mas poderia ter chegado aos 17, um a menos que a Portuguesa, que ocupa a quarta posição - a Macaca levaria vantagem sobre o Santos, que tem 17, nos critérios de desempate. O próximo compromisso do time, sétimo colocado, é no domingo, no Moisés Lucarelli, às 16h, contra o Mogi Mirim. No mesmo dia, o Mirassol, em nono lugar com 14 pontos, enfrenta o Guaratinguetá, fora de casa, às 18h30m.
BRAGANTINO 2X2 SANTOS
Santos reage, mas não consegue virar sobre o Bragantino e está fora do G-4
Após ser totalmente dominado no primeiro tempo pelo Bragantino e sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, o Santos conseguiu reagir, arrancou um empate na etapa final e não virou porque faltou capricho nas finalizações. O 2 a 2 tira o Alvinegro Praiano do G-4: com 17 pontos, o time agora está em quinto lugar no Paulistão. Já o Braga, jogou com um a menos a partir dos 22 minutos do segundo tempo, tem nove pontos e está em 15º lugar, ainda ameaçado pelo rebaixamento.
Confira a classificação e os jogos do Paulista
Braga engole o Peixe
Uma defesa que marcou mal, um meio-de-campo descoordenado e um ataque que teve um jogador isolado sem conseguir receber passes. Esse foi o retrato do Santos na primeira etapa. Tanto que, com 26 minutos de jogo, Fábio Costa já havia feito três grandes defesas e sofrido um gol. Enquanto o Braga envolvia o Peixe com bom toque de bola, a equipe praiana mal conseguia trocar dois passes. Para piorar, aos 22 minutos, Kléber Pereira, com dores na coxa esquerda, deixou o jogo. Roni entrou em seu lugar.
O time de Bragança dominou o jogo desde a saída. Começou arriscando chutes de fora área, obrigando Fábio Costa a trabalhar bem. Depois, começou a tocar a bola mais perto da área, encurralando o Peixe, que estava muito recuado. Aos 14, Gabriel soltou a bomba de direita em cobrança de falta de dentro da meia-lua, e Fábio Costa espalmou. A não ser por uma bola que Kléber Pereira acertou no travessão, aos 19, o Santos não fez mais nada.
Pelo que o jogo demonstrava, o gol do Bragantino não tardaria a sair. Aos 23, Malaquias recebeu em posição de impedimento e rolou na saída de Fábio Costa. O gol irregular não tira os méritos do time do interior, que mereceu sair na frente.
O esquema de Vagner Mancini, com dois volantes, três meias e apenas um atacante não funcionou. Nenhum dos três meias, Madson, Molina e Robson, encostava no ataque. Além disso, o trio parecia perdido em campo, sem conseguir coordenar jogadas. Assim, a missão do Braga ficava facilitada.
Aos 39, o segundo gol. Após cobrança de escanteio da direita, Fábio Costa saiu mal e não conseguiu tirar a bola, que sobrou para Marcelo Godri, livre, empurrar para a rede. Fábio Costa reclamou que foi empurrado por Malaquias no lance.
Mancini mexe e time melhora
Graças ao cartão amarelo que Triguinho levou no primeiro tempo, Vagner Mancini consertou o Peixe na etapa final. O lateral seguia abusando das faltas e poderia ser expulso a qualquer momento. Mancini então o tirou da partida, colocando o zagueiro Domingos. O Peixe passou a atuar com três defensores, com Madson deslocado para a esquerda, jogando quase como um ponta.
A equipe melhorou. A zaga passou a vigiar bem os atacantes adversários, o meio-de-campo começou a trocar passes melhores, e Roni passou a ter companhia na frente. Mais encorpado, o Alvinegro diminuiu aos 13. Madson cobrou escanteio da esquerda, e Rodrigo Souto se antecipou à defesa e escorou bem de cabeça.
Simule os resultados do Paulistão 2009
Aos 22, Thiago Almeida tentou acertar um chute em Madson e acabou expulso. Com um jogador a mais, o Peixe alugou o meio-de-campo e passou a rondar ainda mais a área adversária. Aos 27, Fabão fez um bom cruzamento pela direita, e Molina pegou de primeira, de canhota. O goleiro ainda desviou a bola, mas não o suficiente para tirá-la do gol. Estava empatada a partida.
A partir daí, o Braga mal passou do meio-de-campo. O Peixe encurralou o adversário e passou a martelar, mas desperdiçou chances. Robson, aos 33, recebeu livre na pequena área, mas acabou desarmado por Gabriel. O Santos estava tão adiantado que Fabiano Eller jogava como meia pela esquerda, combinando jogadas com Madson. No fim, um susto: em cobrança de falta, Pará, do Bragantino, carimbou o travessão de Fábio Costa. Contudo, o placar de 2 a 2 permaneceu até o apito final.
Ficha técnica:
BRAGANTINO 2 x 2 SANTOS
BRAGANTINO
Gilvan, Marcelo Godri, Gabriel e César Gaúcho; Thiago Almeida, Moradei, Adãozinho (Adriano), Somália e Pará; Malaquias (Da Silva) e Nunes (Bill).
Técnico: Marcelo Veiga.
SANTOS
Fábio Costa, Luizinho (Pará), Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Domingos); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Molina, Madson e Róbson; Kléber Pereira (Roni).
Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Malaquias, aos 23, Marcelo Godri, aos 39 do primeiro tempo; Rodrigo Souto, aos 13, Molina, aos 27.
Cartões amarelos: Malaquias, Somália (Bragantino), Triguinho (Santos);
Cartão vermelho: Thiago Almeida (Bragantino).
Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Data: 26/02/2009.
Árbitro: Paulo Roberto Ferreira.
Auxiliares: Rafael Ferreira da Silva e Rogerio Pablos Zanardo.
SÃO PAULO 3X0 OESTE
Tricolor bate Oeste com tranquilidade

O São Paulo bem que poderia ter marcado mais gols, mas fez seu papel e venceu o Oeste por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, pelo Paulistão. Pouco menos de 5 mil torcedores estiveram no estádio para acompanhar a partida, que registrou o retorno de Rogério Ceni ao gol tricolor, após cinco partidas sem ser titular, por conta de uma lesão na coxa direita. Washington, que não marcava há três partidas, voltou a balançar a rede. E Hernanes marcou um belo gol. Tudo tranquilo para o anfitrião.
Com o resultado, o Tricolor tem agora 23 pontos e segue na terceira posição. O Oeste tem 11 pontos, na 13ª colocação. Na próxima rodada, o time da capital encara o Santos na Vila Belmiro, no domingo, e a equipe de Itápolis enfrenta o Paulista, em Jundiaí, no mesmo dia.
Esquema diferente e gol de Washington
Satisfeito com o bom entendimento de Jorge Wagner e Junio Cesar pela esquerda na partida contra o Barueri, o técnico Muricy Ramalho manteve a parceria nesta partida e adiantou Hernanes para a armação. Com isso, Arouca ganhou uma oportunidade ao lado de Jean na cabeça-de-área. O treinador colocou dois zagueiros em campo, mas Zé Luis, que estava na direita, também ajudava a zaga.
O São Paulo começou a partida pressionando o Oeste desde o primeiro minuto. Aos seis, Washington foi impedido de finalizar pela zaga adversária. Aos 11, Borges chutou de longe e Weverton espalmou. Aos 20, a melhor chance tricolor: após cruzamento na área, André Dias rebateu de cabeça, e a bola só não entrou porque o camisa 1 do time de Itápolis impediu o gol.
O dono da casa continuou criando, mas começou a ter dificuldades de entrar na área do Oeste, que se fechou ainda mais. O Tricolor tentou muito com bolas alçadas, e apesar de ter dois jogadores habilidosos pelo lado esquerdo, atacou mais pela direita, com Zé Luis.
O gol saiu aos 37 minutos, mas não aconteceu pelos lados. Jean desceu pelo meio, passou por dois adversários e tocou para Washington que, na área, protegeu a bola, girou e chutou para a rede: 1 a 0 para o São Paulo (assista ao vídeo). Foi o quinto gol de Washington com a camisa tricolor. E o time foi para o intervalo com a vitória parcial, mas ciente de que poderia ter um placar mais amplo por causa das chances desperdiçadas. Rogério Ceni, em seus primeiros 45 minutos de volta à equipe, terminou a primeira etapa sem sujar o uniforme. Um retorno mais do que tranquilo ao time do São Paulo.
Borges só encontra a trave, mas Tricolor faz dois
O Oeste voltou para o segundo tempo sem Nei Paraíba e com Mirandinha na frente. O objetivo era dar mais velocidade na frente para o visitante. O time até se aproximou mais da área de Ceni, mas sem muita eficiência. O melhor chute foi de Mirandinha, aos sete minutos, mas ainda assim saiu fraco e com fácil defesa para o camisa 1 tricolor.
O dono da casa seguia perdendo chances de gol. Hernanes tentava através dos cruzamentos. E o lado esquerdo, não tão acionado no primeiro tempo, produzia mais no segundo, mas ainda sem a eficiência da última partida. Aos 16, o próprio Hernanes cansou de cruzar e chutou forte, obrigando Weverton a fazer uma defesa difícil.
Dois minutos depois, o gol não saiu por uma questão de centímetros. Borges arriscou o chute, mas a bola carimbou a trave esquerda de Weverton, que apenas rezou para que ela não entrasse. Aos 18, o camisa 17 quase marcou novamente, desta vez de cabeça, após cruzamento de Zé Luis. Weverton espalmou com a ponta dos dedos e colocou por cima do travessão.
Borges acertou novamente a trave, desta vez em uma cabeçada. Olhou para o céu, inconformado. Mas André Dias garantiu o segundo gol aos 28, também pelo alto. Hernanes cobrou falta pela direita e botou a bola na cabeça do zagueiro, que comemorou desenhando um coração no ar: 2 a 0.
Muricy voltou ao 3-5-2 ao tirar Junior Cesar, deslocar Jorge Wagner para a lateral e colocar Hugo em campo. Renato Silva também entrou na partida, compondo a zaga com três. Washington saiu mais cedo para descansar. O Tricolor perdeu mais oportunidades, principalmente com Borges. Mas finalizou o placar aos 42, com uma linda jogada. Jean, de calcanhar, passou para Hernanes bater com categoria, sem chances para Weverton (assista ao lance). Ótimo jeito de fechar a noite dos são-paulinos.
Ficha técnica:
SÃO PAULO 3 x 0 OESTE
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Zé Luis, Andrés Dias, Miranda (Rodrigo) e Junior Cesar (Renato Silva); Jean, Arouca, Hernanes e Jorge Wagner; Borges e Washington (Hugo).
Técnico: Muricy Ramalho.
OESTE
Weverton; Dede, Dezinho, Adriano e Mazinho (Luiz Carlos); Luciano Santos, Dias, Dionísio e Vander (Luizinho); Caíque e Nei Paraíba (Mirandinha).
Técnico: Marco Antônio.
Gols: Washington, aos 37 minutos do primeiro tempo; André Dias, aos 28 minutos, Hernanes, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Borges (São Paulo); Dede, Vander (Oeste).
Estádio: Morumbi. Data: 26/02/2009.
Árbitro: Robério Pereira Pires.
Auxiliares: Junivan Rodrigues de Souza e Matheus Camolesi.
Campeonato Baiano
Vitória atropela o Itabuna no Luiz Vianna
No duelo dos artilheiros do Campeonato Baiano, quem levou a melhor foi Neto Baiano, do Vitória. Nesta quinta-feira, pela 11ª rodada, a última do primeiro turno, o Leão não tomou conhecimento do Itabuna e goleou por 4 a 0, no Estádio Luiz Vianna Filho. Apodi, Nadson, duas vezes, e Neto Baiano, que se isolou na artilharia com oito gols, balançaram as redes. O triunfo manteve o Leão na vice-liderança com 27 pontos, um a menos que o rival e líder Bahia.
A partida também marcou o retorno oficial do técnico Mauro Fernandes ao comando do Vitória. Na próxima rodada as equipes voltam a se enfrentar, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), porém no Barradão.
Confira a classificação e as rodadas do Campeonato Baiano
No Itabunão, a partida começou nervosa e equilibrada. Enquanto o Vitória tomava a iniciativa, o Itabuna respondia nos contra-ataques. Neto Berola, artilheiro do Baianão até então com sete gols, teve pelo menos três chances de inaugurar o placar para a equipe da casa. Contudo, aos 19 minutos, foi o xará Neto Baiano, também com o mesmo número de gols do adversário, quem apareceu com êxito.
O centroavante tabelou com Jackson, na entrada da área. Apodi apareceu e completou a sobra, no canto do goleiro Baggio. A partir do primeiro gol, o Leão passou a dominar, e o segundo era questão de tempo. Aos 24, Apodi desceu pela direita e cruzou, na medida. Nadson, de cabeça, escorou para o fundo da rede.
No segundo tempo, o Itabuna voltou da mesma forma que começou o jogo, imprimindo um ritmo forte, principalmente com Neto Berola. O Vitória respondia à altura. Mas aos poucos, os anfitriões foram novamente dominados. Aos 31, Rafael Bastos recebeu de Nadson, fintou o goleiro Welington e rolou para Neto Baiano marcar o terceiro gol rubro-negro.
Ainda dava tempo de Nadson deixar mais um. Aos 36, o atacante recebeu no contra-ataque, se livrou de dois marcadores e finalizou, sem chance para o arqueiro Baggio.
BAHIA 3X1 COLO COLO - BA
Líder Bahia bate o Colo Colo em Pituaçu

Em Pituaçu, o Bahia igualou o recorde de invencibilidade na temporada ao bater o Colo Colo por 3 a 1, nesta quinta-feira, pela 11ª rodada do Campeonato Baiano. Em 2001, o Esquadrão de Aço ficou 13 partidas sem perder. Reinaldo Alagoano, duas vezes, e Leo Medeiros, de pênalti, marcaram para o Tricolor, que lidera com 28 pontos. Ednei descontou para o Tigre de Ilhéus.
Na próxima rodada as equipes voltam a se enfrentar, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), porém em Ilhéus.
Invicto há 12 partidas até então, o Bahia começou mostrando porque é o líder do Baianão e quem manda em Pituaçu. O Tricolor não deu chances ao adversário e aos 17 minutos, depois de jogada de Elton, Reinaldo Alagoano recebeu na área e completou para o fundo da rede de Welington.
Leo Medeiros, Ananias, Rubens Cardoso e Reinaldo Alagoano deram trabalho à defesa do Colo Colo. Quando parecia que a primeira etapa acabaria com a vantagem do Esquadrão de Aço, aos 44 Ednei arrancou pela direita, deixou dois marcadores para trás e bateu forte, empatando para o Tigre de Ilhéus.
Com as entradas de Ávine e Richely nas vagas de Rogério e Patrício, respectivamente, o Bahia voltou para o segundo tempo mais ofensivo. Aos sete, Rubens Cardoso cruzou do lado esquerdo, e Leo Medeiros dominou na entrada da área. Em seguida, o meio-campo levantou na cabeça de Reinaldo Alagoano, que deixou novamente o Tricolor em vantagem. Para completar a fatura, Leo Medeiros conferiu a penalidade máxima sofrida por Ananias, aos 45, finalizando o placar.
Primeira fase - 11ª rodada
quinta-feira, 26/02
20h30m - Fluminense 2x0 Madre de Deus
20h30m - Ipitanga 2x0 Feirense
20h30m - Atlético 4x0 Poções
20h30m - Camaçari 2x3 Vitória da Conquista
Campeonato Gaúcho:Semifinais do 1 Turno
Colorado joga o suficiente e vai à final

O Internacional conquistou a vaga na decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho com certo sufoco, mas também sem muito esforço. Na noite desta quinta-feira, no estádio Beira-Rio, o Colorado derrotou o Novo Hamburgo por 2 a 0, com gols de Nilmar e D'Alessandro, e agora espera o adversário do jogo desta sexta, às 19h30m (de Brasília), entre Grêmio e Veranópolis, no Olímpico. A equipe tricolor vai poupar os titulares, que empataram sem gols com o Universidad de Chile, na última quarta, na estreia da Libertadores, e escalar um time praticamente todo reserva.
A decisão da Taça Fernando Carvalho - nome do troféu dado ao campeão do turno - será neste domingo, às 16h, mais uma vez no Beira-Rio, já que o Inter fez a melhor campanha até agora. A má notícia fica por conta de D'Alessandro, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da final. Em caso de empate, a decisão na vaga na finalíssima do Estadual será nas cobranças de pênaltis. O segundo turno já começa na próxima quarta-feira.
Veja a tabela do Campeonato Gaúcho
Muitos amarelos, poucos chutes
A partida começou tensa, com as duas equipes tendo dificuldades para criar as jogadas e abusando dos erros de passes e finalizações. Além disso, os times se estranharam em campo, resultando em seis cartões amarelos aplicados pelo árbitro Carlos Eugênio Simon (no jogo todo, foram oito). O técnico do Anilado, Paulo Turra, teve que sacar o zagueiro Micael aos 22 minutos de jogo, pois ele já tinha sido advertido e continuava abusando das faltas. E D'Alessandro, após discutir com Willian Feijó, recebeu seu terceiro cartão amarelo e está suspenso para a final de domingo,
O primeiro lance de real perigo foi aos 28, com o meia argentino cruzando na área para ninguém completar. Aos 31, aconteceu a única conclusão em que a bola poderia mesmo ter entrado. Nilmar apareceu livre, driblou dois e concluiu dando um toque leve, por cobertura, que passou do lado esquerdo do goleiro Flávio. Aos 47, o camisa 9 colorado reapareceu de cara para o gol, mas chutou em cima do arqueiro azul, que segurou bem.
Taison acorda, e Nilmar marca
As duas equipes voltaram para o segundo tempo com comportamento semelhante ao do primeiro, mas o time anilado passou a tomar atitudes mais ofensivas, principalmente com o atacante Jandson. Aos sete, ele invadiu a área colocada pela esquerda, mas foi bem desarmado por Sandro. Logo em seguida, cabeceou um cruzamento pela direita, obrigando o goleiro Lauro a fazer uma difícil defesa.
O técnico Tite trocou Magrão por Andrezinho logo aos dez minutos. E realmente o time ficou mais solto em campo. Aos 15, a revelação Taison recebeu de D'Alessandro pela direita e tocou para Nilmar desperdiçar mais uma boa chance. Até que, aos 16, após um chuveirinho na área, Kleber tocou de costas para o camisa 9 desta vez encher o pé e fazer 1 a 0, para alívio dos torcedores no Beira-Rio. Foi o quarto gol de Nilmar no Gauchão.
D'Ale fecha o jogo
O Novo Hamburgo continuou atento e, aos 19, Lauro teve que trabalhar de novo ao defender um chutaço do zagueiro Paulo César de fora da área. Taison quase aumentou aos 20, tentando encobrir Flávio, que se recuperou e fez linda defesa. Aos 35, Nilmar ainda desperdiçou mais uma chance, após recuo errado de Luiz Henrique. Flávio salvou de novo. Até que aos 44, Alecsandro foi derrubado na área por Paulo César. D'Alessandro cobrou e fechou o placar
Depois de dois Estaduais sem Gre-Nal, a edição de 2009 pode ter o seu segundo clássico gaúcho neste domingo. Agora, só depende dos reservas do Grêmio.
Ficha técnica:
INTERNACIONAL 2 x 0 NOVO HAMBURGO
INTERNACIONAL
Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão (Andrezinho), Guiñazu e D’Alessandro; Taison (Giuliano) e Nilmar (Alecsandro).
Técnico: Tite.
NOVO HAMBURGO
Flávio, Paulo César, Micael (Emerson) e Luís Henrique; Eder, Chicão, Willian Feijó (Vinícius), Mateus (Gilian) e João Paulo; Flaviano e Jandson.
Técnico: Paulo Turra.
Gols: Nilmar aos 16 minutos, e D'Alessandro, aos 45 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kleber, D’Alessandro e Sandro (Internacional); Micael, Paulo César, Willian Feijó, Luís Henrique e Chicão (Novo Hamburgo).
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 26/02/2009.
Horário: 19h30m (de Brasília).
Árbitro: Carlos Eugênio Simon.
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e João Lúcio de Souza Júnior.
Copa da Uefa:16 Avos de Final
Vagner Love marca, CSKA bate Aston Villa e está nas oitavas

Com direito a gol de Vagner Love, o CKSA confirmou seu favoritsimo jogando em casa e bateu o Aston Villa por 2 a 0, nesta quinta-feira, pela Copa da Uefa.
Zhirkov, aos 15 minutos da etapa final, abriu o placar após uma cobrança de falta da entrada da área. Na primeira partida em Londres, o jogo terminou 1 a 1. A equpe da Rússia poderia até empatar em 0 a 0 que garantiria a classificação. Os ingleses precisavam da vitória ou o empate acima de dois gols no placar.
O resultado colocou o time de Zico nas oitavas-de-final do torneio. O CSKA enfrenta agora o vencedor do confronto entre Tottenham, da Inglaterra, e Shakthar Donetsk, da Ucrânia. Os ucranianos venceram a ida por 2 a 0, em casa. A ida das oitavas da Uefa será em 12 de março, e a volta dias 18 e 19.
Sob um forte frio em Moscou, cercado por neve e com a temperatura beirando na casa de -1 grau, o torcedor russo não compareceu com peso para assistir seu time em casa.
Acostumado com a temperatura, o CSKA começou pressionando o Aston Villa, que precisava fazer gol para pensar na classificação às oitavas da Copa da Uefa. Logo aos sete minutos, ZirKov fez excelente jogada pela esquerda e obrigou o goleiro da equipe inglesa a fazer boa defesa. Vagner Love tentava na frente, mas era bem marcado e encontrava dificuldade de furar o bloqueio do adversário.
Confira as imagens da Copa da Uefa:
No contra-ataque rápido aos 16 minutos, Love sofreu falta na entrada da área. Dzagoev cobrou com categoria e quase surpreendeu Brad Guzan. Apesar da temperatura baixa, o jogos esquentou, e o CSKA rondava a grande área do time inglês. A ginga brasileira apareceu, e Vagner Love fez um carnaval na defesa adversário. O brasileiro passou por dois e mandou rasteiro no gol de Guzan. No rebote, Krasic quase abriu o placar. No fim da etapa inicial, Love tentou mais uma vez, mas pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo.
Na etapa final, CSKA voltou melhor em campo
No retorno para o segundo tempo, O CSKA voltou buscando mais o ataque. Krasic aproveitou o cochilo da defesa Inglesa, invadiu a área e bateu cruzado na pequena área. Vagner Love esperava o cruzamento, mas chegou atrasado na bola. A pressão aumentava , e mais uma vez o CSKA descia pela direita. Zhirkov entrou livre na área, mas bateu em cima do Guzan, perdendo a chance de abrir o placar.
Mas aos 15 minutos, o Aston Villa não conseguiu segura a pressão russa. Em jogada ensaiada, Dzagoev bateu a falta para o lado, e Zhirkov, de bico, encheu o pé e mandou para o fundo da rede do goleiro Brad Guzan, que ficou paradão só olhando.
Com o placar em desvantagem, o Aston Villa buscou o empate, já que o resultado por 1 a 1 levava o jogo para a prorrogação, mas o time de Londres esbarrava no bom posicionamento russo. No fim do jogo, o CSKA quase ampliou depois de uma boa jogada de Vagner Love. O brasuca colocou Krasic na cara do gol, que chutou em cima de Guzan. Nos ascrécimos, Love sacramentou a classificação marcando o segundo gol tocando na saída de Guzan.
METALIST (UCR) 2X0 SAMPDORIA (ITA)
Metalist confirma favoritismo e elimina Sampdoria com gol de brasuca

Na Ucrânia, o desconhecido Metalist conquistou hoje outra vitória sobre a Sampdoria no confronto pela quarta fase da Copa da Uefa, pelo placar de 2 a 0, e segue sua campanha surpreendente na competição.
Os dois gols da partida saíram no primeiro tempo. Aos 30 de jogo, Valyayev abriu o placar em chute de dentro da área e complicou de vez a situação dos italianos, que perderam o jogo de ida por 1 a 0 no Luigi Ferraris de Gênova.
Dez minutos depois, o atacante brasileiro Jajá, ex-Atlético-MG, marcou o segundo na cidade de Kharkov em bela cobrança de falta pela direita. Ele chegou a três gols nesta edição da Copa da Uefa.
O técnico Myron Markevich escalou também o meia brasileiro Edmar, ex-Paulista, entre os titulares.
A rodada de ida das oitavas será no dia 12 de março, e a volta em 18 e 19 do mesmo mês. O Metalist terá pela frente o rival local Dínamo de Kiev ou o Valencia, da Espanha, que empataram o jogo de ida por 1 a 1 na Ucrânia.
WOLFSBURG (ALE) 1X3 PSG (FRA)
PSG derrota Wolfsburg na Alemanha e vai às oitavas da Uefa

O Paris Saint-Germain confirmou a boa fase e venceu o Wolfsburg por 3 a 1, na Alemanha, garantindo presença nas oitavas-de-final da Copa da Uefa.
Os franceses, que venceram a partida de ida por 2 a 0 em Paris, abriram o placar aos 38 minutos de jogo. Rothen sofreu falta de Simunek dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Luyindula fez seu quinto gol nesta Copa da Uefa.
O próprio Rothen fez o segundo aos 15 minutos da etapa final. Makoto, aos 18, descontou para o Wolfsburg - que teve o atacante brasileiro Caiuby, ex-São Paulo.
Josué e Grafite, este último machucado, não atuaram pelo Wolfsburg. O lateral-direito Ceará, ex-Internacional, foi titular da equipe francesa.
Luyindula, aos 28, fez mais um e fechou a vitória do PSG, atual vice-líder do Campeonato Francês.
O time da capital francesa enfrenta quem sair do confronto entre Sporting de Braga e Standard de Liège, da Bélgica. Os portugueses venceram a ida por 3 a 0, em Portugal.
O primeiro jogo das oitavas será dia 12 de março, e a volta ocorre entre 18 e 19 do mesmo mês
GALATASARAY (TUR) 4X3 BORDEAUX (FRA)
Galatasaray vira contra Bordeaux e avança na Copa da Uefa

Em partida emocionante, o Galatasaray venceu o Bordeaux por 4 a 3, de virada, no estádio Ali Sami Yen de Istambul, e garantiu vaga nas oitavas da Copa da Uefa.
Os franceses abriram o placar logo no primeiro minuto, com David Bellion marcando o centésimo gol da equipe na história da Copa da Uefa. Ele recebeu uma bola em profundidade de Diego Placente e superou o goleiro Morgan de Sanctis.
Mas o Galatasaray conseguiu a virada pouco antes do intervalo. Arda Turan empatou aos 43, em chute que passou entre as pernas do zagueiro brasileiro Henrique, e o australiano Kewell virou com uma bomba de longe. Ele marcou pela terceira vez na Uefa.
No segundo tempo, o mesmo Arda Turan fez mais um aos 20, após passe do brasileiro Lincoln, e conseguiu 3 a 1 para os turcos.
Porém, o Bordeaux conseguiu chegar ao 3 a 3 graças a Chamakh e o argentino Cavenaghi, que marcaram aos 29 e 30 minutos, respectivamente.
Quando tudo indicava que a equipe francesa avançaria por conta dos gols marcados fora de casa, Sarioglu garantiu a heróica vitória do Galatasaray no último minuto de jogo, após escanteio cobrado por Lincoln.
- Mesmo após o gol deles, procurei manter a calma e incentivar os meus companheiros, pois sabia que a pressão da nossa torcida seria o combustível que precisávamos para virar o placar e, também, intimidar o Bordeaux. Como sempre, os nossos torcedores foram maravilhosos e dedico essa bonita classificação a eles - disse o meia Lincoln.
O Bordeaux teve mais dois brasileiros em campo: Fernando, ex-Grêmio, e Jussiê, ex-Cruzeiro e que entrou no segundo tempo.
Nas oitavas, o Galatasaray encara o Hamburgo. O líder do Campeonato Alemão eliminou o NEC, da Holanda, com uma vitória de 1 a 0 em casa - goleou por 3 a 0 fora.
A primeira partida será dia 12 de março na Alemanha, e a volta ocorre em 18 ou 19 de março, na Turquia.
HAMBURGO (ALE) 1X0 NEC NIJMEGEN (HOL)
Líder do Alemão, Hamburgo passa pelo NEC e está nas oitavas da Copa da Uefa

O único gol na Arena Hamburg saiu dos pés do croata Olic, aos nove minutos do primeiro tempo. Ele recebeu belo passe do tcheco Jarolim e chutou no canto do goleiro Babos.
A equipe estava em situação confortável por ter vencido o jogo de ida por 3 a 0 - um dos gols foi do brasileiro Alex Silva, que entrou no intervalo da partida de hoje. Os alemães se classificariam até com uma derrota por dois gols de diferença.
O Hamburgo pega agora Bordeaux ou Galatasaray, que ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo, na França. A ida das oitavas é dia 12 de março, e a volta está marcada para 18 ou 19.
TWENTE (HOL) 0(6)X1(7) OLYMPIQUE DE MARSELHA (FRA)
Olympique vence fora de casa e avança no torneio

Mesmo atuando na Holanda, o Olympique de Marselha reverteu a desvantagem da partida de ida e garantiu vaga nas oitavas da Copa da Uefa ao superar o Twente por 7 a 6 nos pênaltis, apos vitória de 1 a 0 no tempo normal.
O atacante Ben Arfa marcou no estádio Arke de Enschede aos 24 minutos. Ele fez o gol de número 50 do time na Copa da Uefa.
Como o time holandês, comandado pelo técnico Steve McClaren (ex-seleção inglesa), venceu a ida por 1 a 0, o jogo acabou indo para a prorrogação. Contudo, nenhuma das duas equipes marcou.
Nos pênaltis, Nkufo desperdiçou a primeira cobrança para a equipe holandesa, enquanto Ziani perdeu para o Olympique. Porém, nas cobranças alternadas Rajkovic errou pelo Twente e M'Bami fez o seu logo em seguida, fechando a decisão para os franceses.
Agora o Olympique pega Fiorentina ou Ajax, que jogam ainda hoje - os holandeses venceram por 1 a 0 na ida, em Florença. O primeiro confronto das oitavas, em Marselha, será dia 12 de março. Já a volta ocorre em 18 ou 19 do mesmo mês.
MILAN (ITA) 2X2 WERDER BREMEN (ALE)
Pizarro faz dois gols, e Werder elimina o Milan da Copa da Uefa

De nada adiantou um golaço de Pato no primeiro tempo. Mesmo após abrir dois gols de vantagem no marcador, jogando em casa, o Milan cedeu o empate em 2 a 2 ao Werder Bremen e deu adeus à Copa da Uefa nesta quinta-feira. Pizarro fez os gols do time alemão (Pirlo fez o primeiro do Milan).
Com o resultado, o time de Diego e Naldo avançou às oitavas-de-final da competição. Nesta fase, o adversário será o Saint-Etienne, da França. Ao Milan resta agora brigar por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, uma vez que já está eliminado da Copa da Itália e está 11 pontos atrás do líder Inter de Milão no Campeonato Italiano.
Milan sente falta de Kaká e Ronaldinho
Sem Kaká e Ronaldinho Gaúcho, machucados, o Milan começou a partida com a vantagem de poder empatar em 0 a 0, uma vez que o jogo de ida, na Alemanha, havia sido 1 a 1. Precisando vencer, o Werder procurou mais o ataque. O trio formado por Diego, Pizarro e Hugo Almeida deu muito trabalho ao goleiro Dida.

Sem merecer, a equipe italiana abriu o placar num lance fortuito. Beckham cobrou falta na área e Frings pôs o cotovelo na bola para proteger a cabeça. O juiz marcou pênalti, que Pirlo bateu bem e converteu.
A vantagem fez bem ao Milan, que ampliou ainda no primeiro tempo com um golaço de Pato. O brasileiro recebeu na intermediária, arrancou até perto da grande área e soltou a bomba para estufar a rede.
Apesar da grande desvantagem, o Werder voltou do intervalo disposto a buscar a igualdade que lhe valeria a vaga. Praticamente apenas a equipe alemã buscou o ataque na segunda etapa.
Aos 23 minutos, Pizarro diminuiu escorando de cabeça um cruzamento de Diego. Dez minutos mais tarde, a jogada se repetiu, e Pizarro se antecipou a Maldini para testar novamente para a rede.
O Milan ainda tentou ir para cima em busca do gol da classificação, mas o fez de forma desordenada. No fim, Dida chegou a ir para a área tentar fazer de cabeça, mas de nada adiantou e o Rubro-Negro foi eliminado.
MANCHESTER CITY (ING) 2X1 COPENHAGUE (DIN)
Com Robinho, Manchester City se classifica. Brasuca garante o Ajax

Depois de empatar em 2 a 2 com o Copenhague na Dinamarca, o Manchester City, com Robinho titular, garantiu sua vaga nas oitavas nesta quinta-feira. O galês Bellamy fez os gols do City no triunfo por 2 a 1 sobre os dinamarqueses, com Vingaard descontando. O próximo adversário de Robinho & cia. na Copa da Uefa será outro clube da Dinamarca, o Aab Aalborg.
Em outro jogo desta quinta, o Ajax se classificou com dificuldade. Depois de vencer a Fiorentina por 1 a 0 fora de casa, o time holandês suou para empatar em Amsterdã por 1 a 1. Gilardino marcou para os italianos, e o brasileiro Leonardo, que está na Holanda desde os 18 anos, deixou tudo igual a dois minutos do fim. O Ajax vai encarar nas oitavas-de-final o Olympique de Marselha.
STUTTGART (ALE) 1X2 ZENIT (RUS)
Zenit passa pelo Stuttgart e segue rumo ao bicampeonato da Uefa

O Zenit São Petersburgo, atual campeão da Copa da Uefa, manteve o sonho do bicampeonato ao bater o Stuttgart por 2 a 1, na Alemanha, e garantir presença nas oitavas-de-final.
Por ter vencido a ida por 2 a 1, na Rússia, o Zenit precisava apenas de um empate sem gols para se classificar. E a equipe, que veio da Liga dos Campeões, saiu na frente aos 42 de jogo, com Semshov recebendo passe do português Danny.
Aos 35 da etapa final, Gebhart fez bela jogada individual e manteve as esperanças para o Stuttgart, que teve o brasileiro Cacau como titular. Mas os russos fizeram o segundo com Fayzulin, aos 41, e garantiram a vaga ao repetir o primeiro resultado.
O Zenit terá como próximo rival o Udinese, da Itália, que eliminou o Lech Poznan, da Polônia. Os italianos sediam o primeiro jogo, em 12 de março, e a volta será em São Petersburgo, dia 18 ou 19.
UDINESE (ITA) 2X1 LECH POZNAN (POL)
Em casa, Udinese supera Lech e está classificado

O Udinese derrotou por 2 a 1 o Lech Poznan, da Polônia, em partida disputada no estádio Friuli de Udine, e se garantiu nas oitavas-de-final da Copa da Uefa.
Os poloneses assustaram ao abrir o placar com 13 minutos, em chute rasteiro de Rengifo. O resultado dava a classificação ao Lech, já que a partida de ida terminou empatada em 2 a 2.
No entanto, o Udinese - que teve o brasileiro Felipe no banco - virou na etapa final com gols de Pepe, aos 12, e do atacante Di Natale nos acréscimos, garantindo pelo menos um time italiano nas oitavas - Milan e Sampdoria foram eliminados.
STANDARD LIEGE (BEL) 1X1 BRAGA (POR)
Na Uefa, Sporting de Braga empata com Standard e vai às oitavas
O Sporting de Braga segurou um empate em 1 a 1 com o Standard de Liège, na Bélgica, e confirmou vaga nas oitavas da Copa da Uefa.
O time português goleou os belgas por 3 a 0 na ida e poderia se classificar à próxima fase mesmo com uma derrota por dois gols de diferença.
O Standard, que briga pelo título belga, fez o primeiro gol aos 34 minutos do segundo tempo, com Mbokani completando cruzamento de Dalmat pela esquerda.
Faltando dois minutos para o fim, Luis Aguiar marcou para o Sporting de Braga e garantiu os portugueses nas oitavas. O zagueiro brasileiro André Leone, que fez um gol na partida de ida, foi titular. O colombiano Rentería, ex-Internacional, também jogou pela equipe de Portugal.
O time encara agora o Paris Saint-Germain, que superou o Wolfsburg, da Alemanha. O Parc des Princes da capital francesa recebe o jogo de ida, em 12 de março, e a volta será no estádio Municipal de Braga, dia 18 ou 19.
TOTTENHAM (ING) 1X1 SHAKTHAR (UCR)
Gol de Fernandinho põe o Shakhtar Donetsk nas oitavas-de-final

Um dos mais brasileiros dos times do Leste da Europa se classificou nesta quinta-feira às oitavas-de-final da Copa da Uefa . Jogando em Londres, o Shakhtar Donetsk arrancou um empate (1 a 1) com o Totteham e avançou, uma vez que o jogo de ida, na Ucrânia, havia sido 2 a 0 para o Shakhtar.
O meia Fernandinho, ex-Atlético-PR, fez o gol da equipe ucraniana na partida. Antes, o mexicano Giovani dos Santos havia marcado pelo time inglês, que teve o goleiro Gomes como titular.
Além de Fernandinho, jogaram pelo Shakhtar Ilsinho, Jadson, Willian e Marcelo Moreno. O próximo adversário da trupe brasileira será o CSKA Moscou, do técnico Zico.
- Temos um confronto difícil contra o CSKA. Também há brasileiros do outro lado e temos que tomar muito cuidado com o Vagner Love e com outros jogadores. Vai ser um jogo muito disputado. A gente espera fazer um bom papel como fizemos nesses dois jogos contra o Tottenham e conseguir a classificação - disse o ex-corintiano Willian.
SAINT - ETIENNE (FRA) 2X1 OLYMPIACOS (GRE)
Saint-Etienne avança com gol de Ilan
Por fim, o Saint-Etienne confirmou seu favoritismo ao derrotar o Olympiacos por 2 a 1, na França. O atacante Ilan, que como Fernandinho também jogou pelo Atlético-PR, fez um dos gols da equipe francesa. O Saint-Etienne avançou às oitavas porque já havia vencido também o jogo de ida, na Grécia, por 1 a 0. Os franceses vão encarar o Werder Bremen na fase seguinte.
Outros Resultados:
Ajax (HOL) 1 x 1 Fiorentina (ITA)
La Coruña (ESP) 1 x 3 AaB Aalborg (DIN)
Valencia (ESP) 2 x 2 Dínamo de Kiev (UCR)