sábado, 21 de março de 2009
Campeonato Paulista
Barueri atropela a Ponte em Campinas
Na abertura da 15ª rodada do Estadual, na tarde deste sábado, a Macaca não foi páreo em casa para o Barueri, que venceu por 5 a 2 no estádio Moisés Lucarelli (assista aos sete gols no vídeo ao lado).
O Barueri mostrou seu cartão de visita logo aos três minutos do primeiro tempo, com Thiago Humberto, e precisou de apenas 15 minutos na etapa final para construir uma vantagem confortável no placar. Fernandinho, aos quatro, marcou o segundo, e Pedrão, de pênalti, ampliou aos 15, chegando aos nove no Paulistão. É o vice-artilheiro ao lado de Washington, do São Paulo, ambos três gols atrás de Keirrison, do Palmeiras.
Os donos da casa diminuíram um minuto depois, com Márcio Mixirica. A Macaca ensaiou uma reação aos 30, quando Danilo Neco marcou mais um para a equipe alvinegra. Mas Everton, aos 35, fez o quarto, e Flavinho, aos 48, deu números finais à partida.
. Confira a tabela de artilheiros do Estadual
Com o resultado, o Barueri chegou aos 25 pontos e manteve a sétima colocação, sem correr risco de perdê-la ao fim da rodada. Já a Macaca, com 19, caiu da oitava para a nona posição, uma vez que o Mirassol derrotou o São Caetano. Os dois times voltam a campo no meio da semana. Na terça-feira, o Barueri recebe o Marília às 21h30m, na Arena Barueri. Já o compromisso da Ponte Preta é na quarta-feira, contra o Corinthians, às 21h50m, no Pacaembu.
MIRASSOL 4X2 SÃO CAETANO
Mirassol mostra força em seu campo e vira em cima do Azulão
No estádio José Maria de Campos Maia, o Mirassol mostrou ótimo poder de superação ao derrotar o São Caetano por 4 a 2, de virada. O azulão abriu o placar com Vandinho, aos 28 do etapa inicial, e no minuto seguinte os donos da casa empataram com Eder. Mas a equipe do ABC foi para o vestiário em vantagem. Luan, aos 43, marcou o segundo dos visitantes.
Mas no segundo tempo só deu Mirassol. Logo aos três minutos Anderson Paim voltou a igualar o marcador. Luís Ricardo, aos 11, e Roger, aos 31, garantiram a vitória. Com 20 pontos e na oitava colocação, o Mirassol enfrenta a Portuguesa na próxima quarta-feira, às 19h30m, no Canindé. O Sao Caetano, que soma 17 pontos e está em décimo lugar, recebe o Guarani no Anacleto Campanella, terça-feira, às 21h30m.
MOGI MIRIM 1X2 GUARANI
Bugre vence fora e ainda respira.
Na parte de baixo da tabela, o Guarani surpreendeu ao vencer o Mogi Mirim por 2 a 1, no estádio Papa João Paulo II, no confronto dos desesperados. O time de Campinas ainda respira na luta para escapar do rebaixamento, e manteve o rival na lanterna, com apenas nove pontos. O resultado levou o Bugre a 13 pontos, na 19ª posição.
Felipe Piovesan fez o primeiro do alviverde com apenas um minuto de jogo, e aos nove Dario ampliou. João Sales diminuiu aos nove da etapa final, mas os anfitriões não conseguiram a virada. Na próxima terça-feira, o Guarani enfrenta o São Caetano no Anacleto Campanella, às 21h30m, e o Mogi Mirim, cada vez mais perto da segunda divisão paulista, pega o Oeste fora de casa, no Ildenor Picardi Semeghine, às 19h10m.
MARÍLIA 2X2 OESTE
Marília tropeça em casa
Ainda na luta contra o fantasma do rebaixamento, o Marília perdeu grande chance de deixar o grupo dos quatro piores colocados. Em casa, no Bento de Abreu Sampaio Vidal, a equipe empatou em 2 a 2 com o Oeste, isso depois de estar duas vezes atrás no placar. Nei Paraíba marcou aos 31, e três minutos depois Flávio empatou. No segundo tempo, novamente Nei Paraíba marcou, aos 36, mas logo em seguida, aos 38, João Vitor evitou o pior.
Terça-feira o Marília, 18º colocado com 14 pontos, enfrenta o Barueri, às 21h30m, na Arena Barueri, e o Oeste, em 13º lugar com 16 pontos, recebe outro desesperado: o Mogi Mirim, no Ildenor Picardi Semeghine, às 19h10m.
NOROESTE 0X0 BRAGANTINO
Rodada tem apenas uma partida sem bola na rede
Nas sete partidas que abriram a 15ª rodada do Paulistão, apenas uma terminou sem gols. Noroeste e Bragantino não saíram do 0 a 0 no estádio Dr. Alfredo de Castilho. Os donos da casa seguem na zona de rebaixamento, com 14 pontos e em 17º lugar, e na próxima quarta-feira recebe o São Paulo, às 21h50. O time de Bragança Paulista enfrenta o líder invicto Palmeiras na terça-feira, às 19h30m, no Palestra Itália.
GUARATINGUETÁ 1X1 PALMEIRAS
Palmeiras e Guará ficam no 1 a 1: um empate bom para os dois times
Num jogo com muitos erros e poucas chances de gol, Palmeiras e Guaratinguetá empataram em 1 a 1, neste sábado à noite, no estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá. A equipe do Palestra Itália se mantém na liderança, com 37 pontos, e invicta no Paulistão, com 11 vítórias em quatro empates em 15 jogos. Já o time do Vale do Paraíba, com 15 pontos, sai da zona de rebaixamento: está em 15º lugar.
O Verdão volta a jogar na terça-feira, às 19h30m, contra o Bragantino, no Palestra Itália. Já o Guará, quarta, também às 19h30m, recebe o Ituano.
Gramado ruim e muitos erros
O jogo começou amarrado, com as duas equipes demonstrando problemas na armação de jogadas. Tanto o Guará, quanto o Verdão apresentavam muito espaço entre o meio-de-campo e o ataque. Os times até saíam jogando em velocidade, mas os meias das duas equipes levavam a pior no duelo com os marcadores.
O Palmeiras tomava as iniciativas, mas errava muitos passes. Mesmo problema do time do Vale do Paraíba, que tentava explorar contra-ataques, mas errava passes demais. Boa parte desses erros podem ser creditados ao gramado do estádio do Guará, muito irregular. A bola quicava demais.
Num jogo de tantos erros, o placar acabou sendo aberto na única troca de passes correta em toda a etapa inicial. Wellington Amorim abriu a jogada para Nenê, na direita, e correu para a área para esperar o cruzamento. A bola veio rasteira, Bruno demorou para chegar na bola e não cortou, Maurício também não chegou, e Wellington, mesmo atrapalhado, conseguiu empurrar para o gol vazio.
Verdão volta melhor, mas não vira
O Palmeiras voltou para o segundo tempo diferente. O técnico Vanderlei Luxemburgo tirou o volante Sandro Silva e colocou o meia Marquinhos. Além disso, substituiu Lenny, muito mal no primeiro tempo, por Daniel Silva. Com a mudança, o Verdão passou a ter mais jogadores habilidosos no meio-de-campo, que se aproximavam mais do ataque.
Dessa forma, o empate não tardaria a sair. Aos 8, Ortigoza recebeu de Armero na área e foi puxado por Edson Rocha. Pênalti que Diego Souza converteu aos 10 minutos, num chute forte de direita, no meio do gol.
Apesar do empate, porém, o Verdão voltou ao marasmo da primeira etapa. Muitos erros de passe, que facilitavam a marcação do Guará. Como conseguia retomar a bola até com certa facilidade, o time da casa tinha chance de armar bons contra-ataques. No entanto, insistiu muito em chutões na direção de Wellington Amorim, melhor jogador em campo, que, apesar isso, não conseguia resolver tudo.
Quando ele conseguiu receber em condições, quase marcou o segundo. Aos 25, o atacante mais uma vez iniciou a jogada e foi para a área completar. Gil cruzou da direita e Wellington tentou completar de letra. A bola bateu em Bruno e sobrou para o proprio atacante, que rolou para Alê chutar de canhota. Wendel salvou.
Foi o último lance de perigo do jogo. O Verdão segue invicto e o Guará conquista seu primeiro ponto após três derrotas consecutivas.
Ficha técnica:
GUARATINGUETÁ 1 x 1 PALMEIRAS
GUARATINGUETÁ
Fernando, Ivo, Edson Rocha (Rocha), Nino e Thiago Saletti (Jamur), Careca, Alê, Magal, Nenê; Wellington Amorim e Gil.
Técnico: Márcio Araújo.
PALMEIRAS
Bruno; Wendel (Evandro), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Sandro Silva (Marquinhos), Cleiton Xavier e Diego Souza; Lenny (Daniel Silva) e Ortigoza.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Wellington Amorim, aos 42 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos 10 minutos do segundo tempo .
Cartões amarelos: Thiago Saletti, Edson Rocha, Nenê (Guaratinguetá), Wendel, Danilo (Palmeiras).
Estádio: Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá. Data: 21/03/2009.
Árbitro: Vinícius Furlan (SP).
Auxiliares: Flávio Alexandre Silveira (SP) e Alberto Polleto Masseira (SP).
Público e renda: 8.296 pagantes/R$ 238 mil
BOTAFOGO - SP 2X2 SANTO ANDRÉ
Santo André empata com o Botafogo-SP e entra no G-4
O Santo André arrancou um empate por 2 a 2 com o Botafogo-SP, neste sábado, em Ribeirão Preto, chegou a 27 pontos no Campeonato Paulista e entrou G-4. O Ramalhão pulo da oitava para a quarta colocação. Neste domingo, a equipe tem que torcer contra Santos e Portuguesa para não sair da zona de classificação.
Com o resultado, o Botafogo chega a 15 pontos e permanece na 15ª posição, muito perto da zona de rebaixamento. O destaque da partida foi o atacante do Santo André, Pablo Escobar, que fez os dois gols da sua equipe. André Neles e Branquinho fizeram para o time de Ribeirão.
Na próxima rodada, quarta-feira, às 19h30m, o Santo André encara o Santos fora de casa. O Botafogo, também às 19h30m, terá pela frente o Paulista em Jundiaí.
Campeonato Gaúcho
Com dois de Alecsandro, Inter goleia o Novo Hamburgo: 4 a 1

Tem centroavante no Beira-Rio. E dos bons. Alecsandro fez dois gols, deu o passe para mais um e mandou uma bola no travessão na goleada de 4 a 1 sobre o Novo Hamburgo, na tarde deste sábado, no Gigante. O novo resultado positivo evidencia a ótima fase do Inter, que tem oito vitórias consecutivas na temporada e lidera a Chave 1 da Taça Fábio Koff, com 12 pontos e 100% de aproveitamento.
A partida foi a comprovação de que Tite precisará encontrar lugar para Alecsandro. O problema é decidir o que fazer no time: tirar Taison, sacar Nilmar ou mexer na distribuição da meia-cancha são as alternativas. Todas elas parecem improváveis.
O Inter volta a campo na terça-feira, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo. O Novo Hamburgo segue sem pontuar no returno. Está seriamente ameaçado de rebaixamento.
Confira a classificação do Campeonato Gaúcho
Um casamento, um centroavante, dois gols
Nilmar casou na sexta-feira e foi liberado para curtir a lua-de-mel. Como presente, ganhou a concorrência de um centroavante de carteirinha. A vaga dele ficou com Alecsandro, típico jogador que parece ter nascido com a camisa 9 no corpo. Já no primeiro tempo, ele fez dois gols.
Em ambos, sobrou oportunismo. No primeiro, aos 17 minutos, o atacante aproveitou cruzamento de Taison pela direita. Foi um lance até despretensioso do guri. Ele cruzou de qualquer jeito, apostando na sorte. A bola ficou entre o goleiro Flávio e o zagueiro Micael, carente da atenção de um dos dois. Eles se olharam, bateram um bom papo, perguntaram sobre a família, analisaram a crise mundial. Fizeram qualquer coisa, menos perceber que Alecsandro estava por ali. Quando a bola passou pela dupla do Novo Hamburgo, o colorado não titubeou: pé na bola, bola na rede: 1 a 0.
Não foi a única mosca engolida pela zaga do Anilado. Aos 26 minutos, os defensores voltaram a bobear e permitiram que Alecsandro que ganhasse deles na corrida para tocar na saída do goleiro e fazer 2 a 0. Fácil, fácil.
Não bastasse a fragilidade na defesa, o Novo Hamburgo apresentou pouca eficiência no ataque. Lauro praticamente não foi exigido. Os visitantes, quando levaram o segundo gol, até cresceram na parada, mas ficaram longe de diminuir. Na melhor chance, Éder girou com algum perigo, perto do ângulo vermelho. A bola bateu no ferro que segura a rede.
Novo Hamburgo assusta, Inter responde

O segundo tempo começou com a eletricidade que faltou na etapa inicial. Logo com dois minutos, o Novo Hamburgo tabelou bonito pela direita, em lance que resultou em chute direto, de primeira, do volante Chicão. Golaço.
O susto mal teve tempo de se transformar em preocupação para o Inter. No ataque seguinte, saiu o terceiro gol colorado. Alecsandro, pela esquerda, mandou na cabeça de Taison, que apareceu nas costas da zaga e desviou para o fundo da rede: 3 a 1.
Para evitar novas ameaças, o Inter resolveu matar o jogo e começou a colecionar chances de gol. Taison mandou dois chutes perigosos seguidos. O goleiro pegou os dois. Depois, o atacante deixou Alecsandro duas vezes de frente para o gol. Na primeira, dentro da pequena área, ele parou no goleiro. Na segunda, se esticou todo para cabecear no travessão.
A partida caminhou para o fim com novas emoções. Em uma dividida de Taison com Emerson, atletas das duas equipes trocaram empurrões. João Paulo, do Novo Hamburgo, ainda mandou uma bomba no travessão de Lauro. Mas o principal lance foi de Guiñazu. Em um raro chute de fora da área, o maior ídolo dos colorados fez o estádio ir abaixo em aplausos. Pouco importou que a bola não tenha entrado. Até porque ela entraria depois.
Aos 39 minutos, Kleber colocou a bola na cabeça de Walter, que desviou para o fundo do gol. Foi o ato final da vitória colorada.
Ficha técnica:
INTERNACIONAL 4 x 1 NOVO HAMBURGO
INTERNACIONAL
Lauro, Danilo Silva, Índio, Bolívar e Kleber; Sandro, Magrão (Rosinei), Guiñazu e Andrezinho (Giuliano); Taison e Alecsandro (Walter).
Técnico: Tite.
NOVO HAMBURGO
Flávio, Emerson, Micael e Vinícius (Flaviano); Éder, Chicão, Mateus (Everton Luís), Geninho e João Paulo; Gilian (Maicon Sapucaia) e Jandson.
Técnico: Paulo Turra
Gols: Alecsandro, aos 17 e aos 26 do primeiro tempo. Chicão, aos 2, Taison, aos 3, e Walter, aos 39 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danilo Silva, Magrão, Guiñazu, Taison, Walter e Ìndio (Internacional); Emerson, Micael, Vinicius e Éder (Novo Hamburgo)
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre. Data: 21/03/2009.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves De Lima.
Auxiliares: José Franco Filho e Edson José Arnhold.
CAXIAS 3X0 SAPUCAIENSE
Caxias vence o Sapucaiense e entra na briga pela classificação às finais
Sem vacilar. Foi assim que o Caxias derrotou o Sapucaiense, neste sábado, pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão. O jogo foi disputado no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Com a vitória, o Caxias sobe para 7 pontos e ingressa no G-4 do Grupo 2. No complemento da rodada, neste domingo, os grenás torcem contra Santa Cruz e Canoas para permanecer na zona de classificação às finais.
Os gols do Caxias foram marcados pelos atacantes do time. No primeiro tempo, Júlio Madureira acertou o ângulo em um belo chute de fora da área, aos 5.
Na segunda etapa, o artilheiro Marcos Denner ampliou de cabeça, aos 11. Aos 37, Júlio Madureira fez mais um: 3 a 0.
O Sapucaiense segue sem marcar pontos, na última colocação do Grupo 2. Na classificação geral, o time de Sapucaia do Sul soma apenas seis, permanece na vice-lanterna, e hoje estaria rebaixado para a Segundona. Após a partida, o técnico da equipe, Círio Quadros, pediu demissão.
Na próxima rodada, ambos jogam fora de casa. Às 20h30m de quarta-feira, o Sapucaiense vai a Santa Cruz do Sul encarar o Santa Cruz. Na quinta-feira, às 19h30m, o Caxias enfrenta o Ypiranga, em Erechim.
BRASIL DE PELOTAS 0X0 JUVENTUDE
Brasil e Juventude empatam em Pelotas
Apesar de mostrar seu melhor desempenho desde o início do Gauchão, o Brasil de Pelotas não saiu do 0 a 0 com o Juventude, neste sábado, pela 4ª rodada do segundo turno do Estadual. O resultado mantém o Xavante na lanterna da competição, na luta contra o rebaixamento para a Segundona.
Determinado a conseguir sua primeira vitória, o Brasil insistiu no ataque desde o início. Defensivamente posicionado pelo técnico Gilmar Iser, o Juventude sustentou o empate e contou com a boa atuação do goleiro Gatti.
Aos 43 minutos do segundo tempo, o lance mais polêmico da partida. Em sua única falha durante todo o jogo, Gatti deixou a bola escapar e se chocou com o atacante Porcellis. Em cima do lance, o árbitro Anderson Daronco mandou o jogo seguir. Os xavantes, desesperados, pediram pênalti. Nada foi marcado.
Na classificação geral, o Brasil-Pe tem apenas 4 pontos. No returno, a equipe de Pelotas conquistou o primeiro ponto. O Juventude sobe para 8 pontos no Grupo 1, na vice-liderança da chave. Está atrás apenas do líder Inter, que tem 12.
Segundo turno - quarta rodada
Sexta, 20/03
19h30m - Veranópolis 1 x 1 Esportivo
Campeonato Carioca:Taça Rio
Friburguense assume liderança do Grupo B
A quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, começou neste sábado reservando emoções em cada uma das chaves. O Friburguense derrotou o Cabofriense por 2 a 1, no Eduardo Guinle, e assumiu a liderança do Grupo B, com nove pontos - a partida estava programada para domingo, mas foi antecipada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A equipe da Região Serrana, no entanto, pode ser ultrapassada por dois times neste domingo: Flamengo e Botafogo.
Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. Hércules abriu o placar para os donos da casa aos cinco minutos, e Hércules, aos 29, empatou para a equipe da Região dos Lagos. A vitória veio aos 40, com Gílson. O Friburguense volta a campo na próxima terça-feira, novamente no Eduardo Guinle, onde recebe o Fluminense, às 19h30m. Já o Cabofriense, lanterna do Grupo A, sem nenhum ponto conquistado, enfrenta o Bangu na quarta-feira, às 16h, no estádio Moça Bonita.
MADUREIRA 2X1 MESQUITA
Madureira encosta nos líderes na luta por vaga nas semifinais
Em Edson Passos, o Madureira teve muito trabalho para superar o Mesquita: venceu por 2 a 1, agora soma nove pontos e está colado no Vasco, vice-líder do Grupo A, mas que tem um jogo a menos. Eduardo Luiz abriu o placar para o Tricolor Suburbano aos 32 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, João Moreno empatou aos 27, mas Warley, que marcou o seu primeiro gol no Estadual, garantiu os três pontos aos 44.
As duas equipes têm compromisso na próxima quarta-feira. O Madureira volta a Edson Passos, desta vez para enfrentar o Flamengo, às 16h. Já o Mesquita, último colocado do Grupo B, sem pontuar até o momento, encara o Vasco em São Januário, às 21h50m.
MACAÉ 1X1 AMERICANO
Macaé e Americano empatam em Araruama
Macaé e Americano fizeram o confronto no qual nenhum dos dois times teve o que comemorar. Em partida realizada na Arena Guanabara, em Araruama, as equipes empataram em 1 a 1 e seguem longe da zona de classificação. Otávio abriu o placar para o Mesquita aos 15 do segundo tempo, e um minuto depois Paulo Henrique deixou tudo igual.
Com quatro pontos e em sexto lugar no Grupo B, o Macaé enfrenta o Duque de Caxias na próxima quarta-feira, às 16h, na Arena Guanabara. Com o mesmo número de pontos, mas na quarta colocação no Grupo A, o Americano enfrenta o Botafogo no Engenhão, no mesmo dia, mas às 19h30m.
TIGRES 5X0 BOAVISTA
Tigres goleia o Boavista com show de Gilcimar
O Tigres goleou o Boavista por 5 a 0, em Xerém, e chegou a quatro pontos, na quarta posição do Grupo A. Com a derrota, a equipe de Saquarema permanece com seis pontos, na quinta colocação do Grupo B. O grande destaque da partida foi Gilcimar, que fez três gols. Leão e Edson completaram o placar.
Na próxima rodada, quarta-feira, às 20h30m, o Tigres joga em casa contra o Volta Redonda. O Boavista, às 16h, enfrenta o Resende fora de casa.
BANGU 1X3 FLUMINENSE
Fred marca mais um na vitória do Fluminense sobre o Bangu
Bastou uma única chance para Fred. E o artilheiro não perdoou. O gol aos 28 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense empatava a partida e parecia perdido em campo, devolveu a calma ao time e foi decisivo para a vitória por 3 a 1 sobre o Bangu, neste sábado, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Tricolor alcançou uma marca inédita na temporada: a quinta vitória seguida.
A vitória deixou o Fluminense na liderança do Grupo A na Taça Rio com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Já o Bangu caiu para o terceiro lugar no Grupo B com sete pontos.
Na próxima terça-feira, o Tricolor volta a campo, às 19h30min, para enfrentar o Friburguense, fora de casa. Já o Bangu encara o Cabofriense, em casa, na quarta-feira, às 16h.
Primeiro tempo com poucas emoções

O Fluminense entrou em campo sem o goleiro Fernando Henrique e o lateral-esquerdo Leandro, suspensos por dois jogos pelo TJD-RJ. Além deles, outras duas mudanças foram feitas pelo técnico Carlos Alberto Parreira: Cássio ganhou uma chance na defesa e Maurício, no meio, nas vagas de Edcarlos e Romeu, respectivamente.
Talvez, por isso, o Tricolor tinha muitas dificuldades para acertar os passes e armar jogadas de ataque. O jogo começou lento, se arrastando, sem muitas emoções. O Bangu entrou em campo para se defender e tentar explorar o contra-ataque. Mas também não conseguia encaixar uma boa jogada.
A partida só começou a melhorar aos 25 minutos, quando o Bangu abriu o placar. Após cobrança de escanteio, Maurício cortou de cabeça e a defesa tricolor saiu rapidamente da área. Mas a bola permaneceu com o Bangu. Tiano recebeu livre pela direita, nas costas de João Paulo, entrou na área e cruzou rasteiro. Debaixo do gol, Bruno Luiz só tocou para o fundo da rede. Bangu 1 a 0. Foi o sexto gol do atacante no Campeonato Carioca. Após o gol, o técnico Carlos Alberto Parreira colocou a mão na cabeça.
Após o gol, o Fluminense acordou. E passou a pressionar mais. Mesmo assim, o Tricolor só chegou com perigo aos 36 minutos. Mariano tocou para Everton Santos, que entrou na área e chutou rasteiro cruzado. Thiago Neves, com um carrinho, quase conseguiu tocar. Mas a bola foi para fora.
E o empate veio dois minutos depois. Na velha jogada ensaiada dos cruzamentos para a área. Thiago Neves bateu uma falta da intermediária e Maurício apareceu livre no meio da área para cabecear no canto direito de Diogo Silva. Tudo igual: 1 a 1. O gol foi um presente para o volante, que não vinha atuando bem.
E o primeiro tempo terminava com o Fluminense jogando bem abaixo do esperado. Fred não conseguiu fazer uma conclusão sequer ao gol do Bangu. E Conca, apagado, exagerava nos erros de passe.
- Precisamos acertar os passes e buscar mais o gol - pediu o atacante Fred no intervalo.
Fred mostra o faro de artilheiro e vira a partida

Para o segundo tempo, Carlos Alberto Parreira resolveu trocar o time. Tirou o autor do gol, Maurício, e colocou Marquinho. O Fluminense adiantou um pouco a marcação, mas continuava jogando de forma lenta, sem muito perigo. O Bangu gastava o tempo e tentava prender a bola no campo de ataque.
Na lateral do gramado, Parreira gesticulava pedindo mais velocidade no toque de bola e estava mais ativo do que no primeiro tempo. Sem gostar do rendimento do time, o treinador tirou Everton Santos, que era quem mais incomodava a defesa do Bangu, e colocou Maicon aos 20 minutos.
Parreira parecia irritado. Após o juiz João Batista de Arruda marcar uma falta de Thiago Neves em Edinho no meio-campo, o treinador saiu da área técnica e foi reclamar com o quarto árbitro. Depois, ele voltou a reclamar após João Paulo cair na área pedindo um pênalti. Mas o jogador tricolor forçou a barra. Lance normal.
Mas bastou uma boa jogada. Uma chance clara para Fred. O artilheiro não desperdiçou. Maicon e Mariano tabelaram pela direita. O atacante foi até a linha de fundo e, em vez de cruzar, tocou rasteiro para Fred. O artilheiro chutou forte, rasteiro, no canto direito de Diogo Silva. Foi o terceiro gol de Fred em dois jogos pelo Fluminense. Era a virada tricolor aos 29 minutos do segundo tempo.
Na comemoração, todos os tricolores foram abraçar Romeu, autor da jogada. Até Fred correu para agradecer o passe. O alívio chegava ao Engenhão. Após o gol, o Fluminense passou a dominar a partida e pressionar em busca do terceiro. E ele não demorou a sair. Após cruzamento para a área, o goleiro Diogo Silva espalmou mal, a bola sobrou para Marquinho, que chutou torto. Mas a bola parou nos pés de Luiz Alberto. O zagueiro teve calma, dominou e tocou rasteiro para marcar o terceiro gol. E a vitória estava garantida!
Ficha técnica:
BANGU 1 x 3 FLUMINENSE
BANGU
Diogo Silva; Uilliam, Abílio (Márcio Cleick), Edinho e Rodrigo Melo; Marcão, André Oliveira, Douglas Silva (Paulo Roberto) e Tiano (Fábio Saci); Somália e Bruno Luiz.
Técnico: Mazolinha.
FLUMINENSE
Ricardo Berna; Mariano, Luiz Alberto, Cássio e João Paulo; Jailton, Maurício (Marquinho), Conca (Romeu) e Thiago Neves; Fred e Everton Santos (Maicon).
Técnico: C.A. Parreira
Gols: Bruno Luiz aos 25 minutos; Maurício aos 38 minutos do primeiro tempo; Fred aos 29 minutos, Luiz Alberto aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jailton, Marquinho (Fluminense); Uilliam, André Oliveira, Douglas Silva, Tiano (Bangu)
Estádio: João Havelange (Engenhão).Data: 21/03/2009.
Árbitro: João Batista de Arruda.
Auxiliares: Jackson Lourenço dos Santos e Fábio Torres de Souza.
Público: 11.284 pagantes
Campeonato Catarinense
Em ritmo de treino, Criciúma bate Atlético de Tubarão por 4 a 1
Em ritmo de treino, o Criciúma venceu o Atlético de Tubarão por 4 a 1, neste sábado, no estádio Heriberto Hülse, na abertura da 8ª rodada do returno do Catarinense. Com a vitória, o Tigre chegou aos sete pontos e fica na sétima colocação. O Atlético, já rebaixado, permanece com apenas um ponto, na lanterna.
Na classificação geral, o Criciúma chegou aos 26 pontos e assumiu a quarta colocação. O Atlético é o lanterna também na colocação geral.
Na última rodada do returno, o Criciúma enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, nesta quarta, às 20h30m. No mesmo dia e horário, o Atlético de Tubarão joga com o Brusque, no Augusto Bauer.
Confira a classificação do Catarinense
Primeiro tempo
O Criciúma começou a partida num ritmo alucinante, os torcedores nem tinham acabado de entrar no estádio e Maicon, a um minuto de partida, abriu o placar. O jovem atacante recebeu um bom cruzamento rasteiro de Lima pela esquerda e tocou de leve na saída do goleiro Daniel.
O Tigre dava a impressão de que imprimiria uma grande goleada ainda no primeiro tempo e, aos 10 minutos, o volante Luis André e o lateral Thiago Matos tabelaram, e a bola sobrou no pé esquerdo de Matos. Ele chutou forte, mas o goleiro Daniel fez uma grande defesa.
Aos 22 minutos, Marcelinho recebeu a bola dentro da área, girou em cima do zagueiro Marco Lima e chutou. Daniel caiu bem mais uma vez. Belíssima defesa.
Jogando de forma desinteressada, o Criciúma deu espaços ao adversário e, num lance bonito do volante Rocha, o Tubarão chegou ao empate, aos 24. O jogador arriscou de fora da área e com um belo chute acertou o ângulo direito do goleiro Rafael Fava. A partir do gol, o Atlético passou a ter mais oportunidades e surpreendentemente mais liberdade.
Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, o Atlético teve chances de virar. Aos 36, Serginho recebeu dentro da área, mas na hora do arremate foi travado pelo volante Luis André, e a bola ficou com o goleiro do Tigre. Aos 38, Alan cobrou falta com categoria, e a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 40, a chance mais clara de gol. Diego fez boa jogada pela direita e cruzou, a zaga do Tigre se atrapalhou, e Ernesto conseguiu cruzar rasteiro. Por muito pouco Serginho não desempata. No fim do primeiro tempo, os torcedores que estavam no Heriberto Hülse vaiaram a equipe tricolor na saída para o vestiário.
Segundo tempo
O desinteresse pelo jogo por parte do Criciúma ficou perdido na primeira etapa. Na volta, a bronca do técnico Leandro Machado no grupo deu resultado. Mais disposto em campo, o Tigre não deu chance nenhuma para o Atlético de Tubarão reagir.
Aos 12, o Tigre marcou o segundo gol. Marcelinho cobrou falta com perfeição, no ângulo esquerdo do goleiro Daniel. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Com um ritmo forte, o terceiro gol saiu, aos 17 minutos. O meia Marcelinho cruzou pela direita, e Maicon cabeceou sozinho para ampliar: 3 a 1.
Com a partida definida, o Criciúma tocou bola, à espera do adversário. As boas oportunidades eram criadas pelo camisa 10 do Tigre, Marcelinho, que por duas vezes quase marcou. Aos 40, para coroar a boa atuação do Criciúma, Flavinho fez o gol mais bonito da partida. O jogador recebeu a bola na meia direita, driblou vários adversários, entrou na área e bateu na saída do goleiro para decretar a goleada tricolor: 4 a 1.
A mesma torcida que vaiou o time no intervalo, desta vez aplaudiu os jogadores no término da partida.
Campeonato Espanhol
Villarreal supera o Athletic Bilbao e se consolida no quarto lugar do Espanhol

O Villarreal derrotou o Athletic Bilbao pelo placar de 2 a 0 neste sábado no estádio de El Madrigal, em partida que abriu a 28ª rodada do Campeonato Espanhol . Carzola abriu o placar para os donos da casa aos 23 minutos da etapa final, concluindo boa jogada individual do italiano Rossi. Nos acréscimos, o chileno Matías Fernández ampliou em belo lance: ele passou por dois rivais, driblou o terceiro e bateu o goleiro Iraizoz.
O resultado deixa o Villarreal consolidade na quarta colocação, que vale vaga na próxima Liga dos Campeões. O Submarino Amarelo tem 48 pontos, cinco a mais que Atlético de Madri e Málaga, que que jogam neste domingo contra Mallorca e Barcelona, respectivamente. O Barça, por sinal, é o líder do Espanhol, com 66 pontos.
Já o Athletic Bilbao está provisoriamente em 13º, com 31, mas pode cair muito na tabela até o fim da rodada por conta do desempenho das demais equipes.
SEVILLA 4X1 VALLADOLID
Luis Fabiano marca na estreia do novo penteado, e Sevilla goleia Valladolid

As trancinhas do novo penteado deram sorte, e Luis Fabiano deixou sua marca na goleada do Sevilla sobre o Vallodolid, neste sábado, no estádio Sánchez Pizjuán. O Fabuloso fez o terceiro nos 4 a 1 de seu time, que teve como grande destaque o atacante Kanouté, autor dos outros três gols. Goitom descontou.
Com o resultado, o Sevilla se mantém tranquilo na terceira posição do Campeonato Espanhol , agora com 54 pontos, seis a mais que o quarto colocado Villarreal. A diferença para o líder Barcelona (joga domingo, contra o Málaga), entretanto, é grande: 12 pontos. Com a derrota, o Valladolid segue em nono lugar, com 39 pontos.
O Sevilla, que teve além de Luis Fabiano os brasileiros Renato e Adriano como titulares, saiu na frente logo aos oito minutos. Kanouté recebeu no lado direito do ataque e bateu rasteiro, cruzado, para fazer 1 a 0. O Valladolid deu o trocou pouco depois, com Goitom, de cabeça.
O time da casa não se abateu e fez o segundo ainda antes do intervalo. Kanouté emendou de primeira um cruzamento da direita e fez 2 a 1. Na etapa final, Luis Fabiano fez um golaço e resolveu a parada. O Fabuloso foi lançado e entrou livre na área. O atacante teve calma para limpar o goleiro e tocar para o gol vazio.
Depois disso, o jogo virou festa e Kanouté, de cabeça, transformou o resultado em goleada.
Campeonato Francês
Brandão marca, Olympique vence e assume a liderança provisória do Francês

O Olympique de Marselha assumiu neste sábado a primeira colocação do Campeonato Francês ao derrotar no Vellodrome a equipe do Nantes por 2 a 0. O argentino Civelli e o brasileiro Brandão fizeram os gols da partida.
Com o resultado, o Olympique chegou a 55 pontos, dois a mais que o antigo líder Lyon, que joga neste domingo contra o Sochaux. O Lyon, por sinal, também foi ultrapassado pelo Bordeaux, que neste sábado fez 3 a 0 no Le Havre (o brasileiro Wendel fez um dos gols). O Bordeaux tem os mesmo 53 pontos do Lyon, porém com melhor saldo de gols.
Em Marselha, o Olympique só conseguiu abrir o marcador no início do segundo tempo. O argentino Civelli, aproveitando passe de Zenden, fez de cabeça. Pouco depois, o mesmo Zenden serviu Brandão, que testou para a rede e deflagrou a festa no Vellodrome.
Confira a rodada completa:
Sábado
Auxerre 2 x 0 Le Mans
Le Havre 0 x 3 Bordeaux
Lille 2 x 1 Grenoble
Nancy 0 x 1 Monaco
Nice 2 x 2 Caen
Rennes 0 x 0 Valenciennes
Campeonato Italiano
Catania leva a melhor sobre o Lazio

O Catania recebeu o Lazio e levou a melhor sobre o time da capital, neste sábado, na abertura da 29ª rodada do Campeonato Italiano . Paolucci, após bela troca de passes do ataque do Catania, fez o gol do triunfo por 1 a 0.
Com o resultado, o Catania chegou a 37 pontos e pulou para a 11ª colocação. O Lazio, que teve a chance de empatar o jogo num pênalti que Pandev desperdiçou, segue com 41 pontos, na oitava posição.
O líder do Campeonato Italiano é o Inter de Milão, que tem 66 pontos e joga neste domingo, em casa, contra o Reggina.
ROMA 1X4 JUVENTUS
Juventus atropela o Roma e segue vivo na luta pelo scudetto

O Juventus mostrou neste sábado que não está disposto a desistir facilmente da luta pelo título do Campeonato Italiano . Ainda sem Amauri, machucado, e jogando fora de casa, a Velha Senhora atropelou o Roma. Iaquinta (dois), Mellberg e Nedved fizeram os gols da vitória por 4 a 1. Loria descontou.
Com o resultado, o Juventus encurtou a vantagem do líder Inter de Milão para quatro pontos (66 a 62). O time do técnico José Mourinho pode responder neste domingo, quando recebe o Reggina. O Roma complicou sua luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O time se manteve em sexto lugar, com 46 pontos, dois a menos que o Genoa, quarto colocado, que joga neste domingo contra o Udinese e pode abrir cinco. Apenas os quatro primeiros garantem vaga na Champions League. Restam nove rodadas para o fim do Italiano.
Apesar de jogar fora de casa, o Juventus mostrou mais consciência no início do jogo. Apesar de o Roma, que teve Doni e Julio Baptista titulares, ter mais a bola, o time visitante foi mais perigoso na primeira etapa. Tanto é que abriu o placar com Iaquinta. O camisa 9 recebeu belo passe de Giovinco, cortou para o meio e bateu cruzado para fazer 1 a 0.
Logo depois do intervalo, o Roma deu um fio de esperança a seus torcedores, quando Loria, escorando de pé esquerdo um escanteio, deixou tudo igual. Mas a partir daí só deu Juventus.
O segundo gol da Velha Senhora surgiu aos dez minutos, com Iaquinta testando livre na área. O zagueiro Mellberg, em cabeçada após cobrança de escanteio, ampliou. A pá de cal foi despejada aos 29. Nedved, que acabara de entrar, emendou de primeira uma bola mal-afastada pela zaga e fez um golaço que selou o destino do jogo.
Campeonato Inglês
Everton, de Jô, perde chance de encostar nos quatro primeiros do Inglês

O Everton, do atacante brasileiro Jô, deixou escapar a chance de encostar nos quatro primeiros colocados do Campeonato Inglês. Em jogo válido pela 30ªº rodada, o time da cidade de Liverpool foi derrotado pelo Portsmouth, fora de casa, por 2 a 1. Os dois gols da vitória foram marcados pelo gigante Peter Crouch.
Em bela cobrança de falta, o zagueiro Baines abriu o placar para o Everton, logo aos quatro minutos, em lance que o goleiro James nada pôde fazer. Aos 22, após lançamento na área, Johnson tocou de cabeça para Crouch empatar. Jô ainda apareceu na primeira etapa. Ele recebeu passe na área, dominou, mas bateu mal. No segundo tempo, faltando apenas 15 minutos, o gigante desempatou, novamente em sua especialidade: de cabeça, após cobrança de escanteio.
Com o resultado, o Everton permanece na sexta posição, com 48 pontos, de onde não sairá nesta rodada – o West Ham, sétimo colocado, tem oito a menos. Já o Portsmouth respira mais aliviado e aparece na 15ª posição, a três pontos da zona de rebaixamento
FULHAM 2X0 MANCHESTER UNITED
Goleiro do Fulham brilha, e Manchester United perde a segunda seguida

Após ver sua série de 16 jogos sem derrotas no Campeonato Inglês cair há uma semana, o Manchester United começa a dar sinais de queda de rendimento. O time de Alex Ferguson entrou em campo neste sábado e perdeu a segunda partida seguida na competição, em tarde inspirada do goleiro Mark Schwarzer, do Fulham. Jogando fora de casa, os Diabos Vermelhos foram derrotados por 2 a 0.
Com o resultado, o Manchester mantém a liderança (65 pontos), independentemente dos demais resultados da rodada. No entanto, a vantagem, que já chegou a ser de sete pontos, pode cair para um em caso de vitória do Liverpool sobre o Aston Villa, neste domingo. O Chelsea, outro que poderia ficar a um ponto da liderança, perdeu neste sábado para o Tottenham (1 a 0).
Diabos jogam com dez quase o jogo todo
O Manchester entrou em campo irreconhecível. Em um primeiro tempo apático, sofreu com a pressão dos donos da casa. Aos 17 minutos, Paul Scholes botou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti. O jogador foi expulso. O capitão Murphy cobrou bem e fez.
Com um a menos, o time do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, continuou sem conseguir se impor. Em diversas oportunidades, o goleiro Van der Sar foi obrigado a trabalhar, como em dois chutes do atacante Zamora.
No segundo tempo, o Manchester voltou melhor postado do que no primeiro, mas o goleiro do Fulham estava inspirado e segurou a reação dos visitantes. Com o tempo passando e a irritação aumentando, o craque português perdeu a paciência e aplicou um carrinho violento, desnecessário no jogador adversário. Advertido com o cartão amarelo, ignorou o cumprimento do atleta que ele mesmo machucou.
Aos 18, Cristiano Ronaldo cabeceou sozinho, mas Schwarzer segurou. Na sequência, o goleiro salvou o Fulham em duas finalizações seguidas do Manchester. Tevez entrou em campo para tentar resolver, mas quem conseguiu a melhor foi o Fulham. Em contra-ataque rápido, Gera deu um belo voleio, após receber cruzamento, e fechou o caixão dos Diabos Vermelhos.
O atacante Ronney ainda foi expulso faltando pouco mais de três minutos e saiu revoltado, dando soco na bandeirinha de escanteio.
TOTTENHAM 1X0 CHELSEA
Chelsea desperdiça grande chance de ficar a um ponto da liderança

O Chelsea desperdiçou uma chance de ouro de encostar de vez na liderança do Campeonato Inglês. No dérbi londrino diante do Tottenham, no estádio de White Hart Lane, os Blues não souberam aproveitar o tropeço do Manchester United contra o Fulham (derrota por 2 a 0) e continuam a quatro pontos do primeiro lugar. Com o resultado, os Blues permanecem com 61, enquanto o líder tem 65.
O goleiro brasileiro Gomes, do Tottenham, se destacou no segundo tempo. Em diversas oportunidades ele salvou os Spurs e conseguiu segurar a vitória. O gol saiu aos cinco minutos da etapa final. O croata Luka Modric recebeu passe de Aaron Lennon na entrada da área e chutou no canto de Petr Cech.
O Chelsea ainda colocou uma bola na trave no final do jogo, mas de nada adiantou. Foi a primeira derrota do holandês Guus Hiddink, substituto de Felipão, no comando do time. O Tottenham aparece agora na décima posição, com 38 pontos.
NEWCASTLE 1X3 ARSENAL
Arsenal vence Newcastle e empurra rival para a zona de rebaixamento

Mesmo jogando fora de casa, o Arsenal conseguiu neste sábado uma importante vitória no Campeonato Inglês . O time derrotou o Newcastle por 3 a 1 e se manteve na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.
O Arsenal soma agora 55 pontos e ocupa a quarta colocação. O Newcastle, por sua vez, está com 29 pontos e é a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. O líder do Inglês é o Manchester United, com 65 pontos.
Jogando em casa, o Newcastle começou melhor e teve a chance de abrir o placar quando o goleiro Almunia fez pênalti em Taylor. O atacante Obafemi Martins bateu mal e o goleiro espanhol fez a defesa sem rebote.
Na segunda etapa, o Arsenal, que teve o brasileiro Denílson como titular, fez valer sua maior categoria e resolveu a parada. Bendtner, de cabeça abriu o marcador. Martins, aproveitando falha de Gallas, ainda chegou a empatar, mas o Arsenal não deu chances e fez mais dois, do Diaby, concluindo linda tabela, e Nasri, em chute rasteiro.
Confira a rodada completa:
Sábado
Blackburn 1 x 1 West Ham
West Bromwich 1 x 1 Bolton
Stoke 1 x 0 Middlesbrough
Campeonato Alemão

Em tarde inspirada do atacante Grafite, o Wolfsburg bateu o Arminia Bielefeld por 3 a 0, fora de casa, e ficou a um ponto da liderança do Campeonato Alemão . Além de fazer um gol, Grafite puxou o contra-ataque que originou o primeiro, marcado por Gentner. Dejagah fechou o placar.
O gol marcado por Grafite foi o 18º do atacante na atual edição da Bundesliga. O ex-são-paulino se iguala assim a Ibisevic, do Hoffenheim, como principal goleador da competição.
O Wolfsburg chegou a 48 pontos, um a menos que o líder Hertha Berlin, que neste sábado perdeu fora de casa para o Stuttgart (2 a 0). O time de Grafite está empatado em segundo lugar com o Bayern de Munique, que venceu o lanterna Karlsruhe por 1 a 0. O time bávaro tem o mesmo saldo de gols e o mesmo números de gols marcados que o Wolfsburg.
Jogando em Bielefeld, Grafite, Josué e seus companheiros se valeram do fato de o Arminia estar ameaçado de rebaixamento (tem 24 pontos, dois acima da zona da degola). O primeiro gol surgiu ainda na etapa inicial, em belo contragolpe puxado por Grafite. O atacante recebeu a bola no meio-campo e avançou pela ponta esquerda até a entrada da área. Depois, cruzou rasteiro para Gentner fuzilar o goleiro.

Na segunda etapa, o próprio Grafite ampliou, aos 13 minutos. No fim, Dejagah, aproveitando bola mal-afastastada pela zaga do Arminia selou a vitória do Wolfsburg.
Hertha bobeia fora de casa
Em Stuttgart, o líder Hertha entrou muito tímido contra a equipe local. Após um primeiro tempo de poucas chances, o Stuttgart abriu o placar logo no início da segunda etapa. O atacante brasileiro Cacau recebeu lançamento e bateu forte. A bola quicou e encobriu o goleiro do Hertha.
Atordoado, o time da capital levou o segundo pouco depois, com Khedira escorando de cabeça um cruzamento. O Hertha então acordou e teve chances de marcar, mas não foi feliz. Nas melhores chances, os brasileiros Raffael e Kaká concluiram mal. O Stuttgart aparece em sexto lugar, com 42 pontos.
Bayern vence apertado o lanterna
Em Munique, o Bayern não teve facilidade diante do lanterna Karlsruhe. O time venceu com um magro 1 a 0, gol de Sosa, após bela jogada de Ribéry. A vitória, no entanto, devolveu o Bayern à briga direta pelo título.
Confira a 25ª rodada completa:
Sexta-feira
Borussia Mönchengladbach 0 x 1 Bochum
Sábado
Arminia Bielefeld 0 x 3 Wolfsburg
Bayer Leverkusen 1 x 1 Eintracht Frankfurt
Bayern de Munique 1 x 0 Karlsruhe
Borussia Dortmund 1 x 0 Werder Bremen
Energie Cottbus 0 x 2 Colônia
Hoffenheim 2 x 2 Hannover
Stuttgart 2 x 0 Hertha Berlin
sexta-feira, 20 de março de 2009
Campeonato Gaúcho
Veranópolis e Esportivo empatam no clássico da Serra
Na abertura da quarta rodada do segundo turno do Gauchão 2009, Veranópolis e Esportivo empataram em 1 a 1, nesta sexta-feira. A partida foi disputada no estádio Antônio David Farina, em Veranópolis.
Melhor no primeiro tempo, o Esportivo abriu o placar aos 35 minutos, depois de desperdiçar diversas chances, a maioria em boas defesas do goleiro Vanderlei. O gol foi marcado pelo atacante Waldison.
No segundo tempo, o time de Bento Gonçalves segurou os donos da casa por aproximadamente vinte minutos, mas o zagueiro Ramos foi expulso. Com um jogador a mais, VEC partiu para cima. O centroavante Kito empatou em um chute de longe, aos 24. Os donos da casa pressionaram, mas não conseguiram a virada no clássico da Serra Gaúcha.
Com o empate, o Veranópolis sobe para 7 pontos e se mantém no G-4 do Grupo 1, ao lado do Juventude, que neste sábado enfrenta o Brasil, em Pelotas. Domingo, a equipe pode ser ultrapassada pelo Avenida. A equipe de Santa Cruz do Sul, com 6 pontos, enfrenta o Inter-SM, em Santa Maria.
O Esportivo permanece na quinta colocação da chave, com 5 pontos. A equipe pode ser ultrapassada pelo Inter-SM, que tem 3. O Internacional, com 9, lidera o Grupo 1.
Na 5ª rodada, as duas equipes jogam em casa, na próxima terça-feira. Às 19h30m, o Veranópolis recebe o Brasil de Pelotas. Às 21h50m, o Esportivo enfrenta o Colorado, em Bento Gonçalves.
Campeonato Alemão
Bochum vence e deixa a zona da degola

A 25ª rodada do Campeonato Alemão teve seu primeiro jogo nesta sexta-feira. O confronto envolveu duas equipes ameaçadas de rebaixamento. Melhor para o Bochum, que bateu o Borussia Mönchengladbach por 1 a 0, fora de casa, e respirou na competição. Grote, com uma bomba de fora da área, fez o gol do jogo.
Com o resultado, o Bochum pulou para a 15ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento. O time soma agora 23 pontos, um a mais que o Borussia Mönchengladbach, que foi empurrado para a zona perigosa.
O líder é o Hertha Berlin. O time, que tem 49 pontos, visita neste sábado o Stuttgart.
Sorteio da Copa da Uefa
Depois de sortear os confrontos das quartas-de-final da Liga dos Campeões, a Uefa definiu os duelos da respectiva fase da Copa da Uefa , segundo torneio de clubes mais importante da Europa. O Manchester City, que passou sufoco para eliminar o Aalborg da Dinamarca, vai encarar o Hamburgo, da Alemanha.

O time de Robinho e Elano disputa a primeira partida na casa do rival no próximo dia 9 de abril. A volta acontece no estádio City of Manchester no dia 16 de abril.
Já o Werder Bremen, dos brasileiro Diego e Naldo, enfrenta nas quartas-de-final o Udinese, da Itália. Algoz do CSKA do técnico brasileiro Zico, o Shakhtar duela com o Olympique de Marselha por uma vaga nas semifinais. A decisão do torneio será no dia 20 de maio, em Istambul.
Confira os confrontos das quartas-de-final da Copa da Uefa * jogos de ida no dia 9 de abril. Partida de volta no dia 16
Hamburgo x Manchester City
PSG x Dínamo de Kiev
Shakhtar x Olympique
Werder Bremen x Udinese
Veja os cruzamentos das semifinais
Werder Bremen / Udinese x Hamburgo / Manchester City
PSG / Dínamo de Kiev x Shakhtar x Olympique
Sorteio da Liga dos Campeões da Europa

Em sorteio realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, foram definidos os confrontos das quartas-de-final da Liga dos Campeões . Depois de eliminar o Inter de Milão, o Manchester United, atual campeão do torneio, vai encarar o Porto. A primeira partida acontece em Old Trafford, enquanto a segunda será realizada no estádio do Dragão.
Apesar de ter pela frente um adversário complicado, o Porto tem boas recordações do Manchester United. Na temporada 2003/2004, os portugueses, à época treinados por José Mourinho, eliminaram os Red Devils nas oitavas-de-final e acabaram conquistando o título.
Clássico inglês
No entanto, o duelo mais equilibrado das quartas-de-final será o clássico inglês entre Liverpool e Chelsea, que reeditam os confrontos das semifinais das temporada 2007/2008, 2006/2007 e 2004/2005. Os Reds, que fazem o jogo de ida em Anfield Road, levaram a melhor em duas oportunidades (2007 e 2005).
Barcelona e Bayern, as duas equipes com melhores desempenhos nas oitavas-de-final e com os melhores ataques da competição (os alemães tem média de 3 gols por jogo, enquanto os espanhóis vêm logo atrás com 2,71), se encaram em outro embate das quartas-de-final. O clube catalão eliminou o Lyon com uma vitória de 5 a 2, enquanto os bávaros trucidaram o Sporting com duas goleadas (5 a 1 e 7 a 1).
Já o Villarreal, que despachou o Panathinaikos, enfrenta o Arsenal. O time espanhol tem a chance de se vingar da eliminação sofrida para o clube inglês nas semifinais da Liga dos Campeões da temporada 2005/2006.
Os jogos de ida serão realizados nos dias 7 e 8 de abril. Enquanto as partidas de volta acontecem uma semana depois, respectivamente. A grande final será realizada no estádio Olímpico de Roma no dia 27 de maio.
Confira os confrontos das quartas-de-final da Champions
Villarreal x Arsenal (ida 7/4 - volta 15/4)
Manchester United x Porto (ida 7/4 - volta 15/4)
Liverpool x Chelsea (ida 8/4 - volta 14/4)
Barcelona x Bayern (ida 8/4 - volta 14/4)
Veja os cruzamentos das semifinais
Manchester United / Porto x Villarreal / Arsenal
Barcelona / Bayern x Liverpool / Chelsea
quinta-feira, 19 de março de 2009
Taça Libertadores:Rodada de Quinta
Em noite de Boselli, Estudiantes goleia e fica em segundo no grupo do Cruzeiro

O atacante Boselli fez três gols e foi o destaque do Estudiantes de La Plata, nesta quinta-feira à noite. Jogando diante de sua torcida, o time argentino passou fácil pelo Deportivo Quito por 4 a 0 e foi a seis pontos em três jogos, pulando para a segunda colocação no Grupo 5 da Libertadores, que tem o Cruzeiro como líder isolado, com 10 pontos após quatro jogos. Com este resultado, o time mineiro precisa de três pontos em dois jogos para chegar às oitavas-de-final. Foi a estreia de Alejandro Saballa no Estudiantes, treinador que entrou na vaga de Leonardo Astrada, que pediu demissão na semana passada após uma derrota para o próprio time equatoriano na terceira rodada por 1 a 0, em Quito.
Em terceiro na chave está o Deportivo, com cinco pontos. Em último vem Universitário de Sucre, com apenas um. Na próxima rodada, o Estudiantes volta a jogar em casa para encarar a equipe brasileira, dia 8 de abril. Deportivo Quito e o time de Sucre duelam no Equador, só que no dia 14.
O jogo em La Plata foi à mercê do donos da casa desde o primeiro minuto. Tanto que aos três, Verón cruzou, e Boselli tocou de pé direito para o fundo das redes. Aos 24, Boselli de novo, fez o segundo, ao chutar cruzado no canto direito do goleiro do Deportivo Quito. Pérez completou aos 44 com um golaço de cobertura depois de lindo lançamento do goleiro Andújar.
No segundo tempo, aos 23, Benítez cruzou da esquerda, e Boselli deixou sua marca pela terceira vez, agora numa linda cabeçada. Daí em diante, os argentinos só administraram e comemoraram uma bela vitória na primeira partida de seu novo comandante.
NACIONAL (URU) 3X0 RIVER PLATE (ARG)
Nacional vence no Uruguai e complica ainda mais a vida do River Plate

O Nacional fez valer o seu mando de campo e venceu o River Plate no estádio Centenário em Montevidéu, na noite desta quinta-feira, por 3 a 0, em jogo válido pelo Grupo 3 da Tça Libertadores. Com o resultado, os uruguaios chegaram aos nove pontos, deixando os argentinos em terceiro, com apenas três. Em segundo está o San Martín-PER, com seis. O lanterna é o Nacional-PAR, sem um ponto sequer.
Na próxima rodada, Nacional-URU e River voltam a se enfrentar, só que no Monumental de Nuñez. Nacional-PAR e San Martín-PER jogam em Assunção. As duas partidas acontecem no dia 7 de abril.
O Nacional abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo com Alvaro Fernández, que dentro da área concluiu com o pé direito fora do alcance do goleiro. Aos 28 do segundo tempo, Medina ampliou após uma falha de Barbosa, goleiro do River. Aos 50, Victorino ainda ampliou num golaço de falta.
Confira a classificação e os próximos jogos da competiçãoCopa do Brasil:1 Fase
Bahia passeia no Pituaçu e passa de fase com goleada tranquila
O Bahia provou, nesta quinta-feira, que o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil foi um acidente de percurso, quando apenas empatou em 2 a 2 com o Potiguar. Jogando no estádio de Pituaçu, o Tricolor ignorou o adversário, dominou completamente o jogo e venceu por 6 a 1, garantindo o time na segunda fase da competição nacional. O próximo adversário será o Coritiba, mas a equipe agora só pensa no clássico de domingo contra o Vitória, pelo Baiano.
Logo com dois minutos de jogo, o Bahia assustou o Potiguar com Ananias, em cabeçada perigosa por cima do gol. Dois minutos depois, o Tricolor abriu o placar. Hélton Luis cobrou falta perfeita por cima da barreira. Nos dez minutos iniciais, o Potiguar não conseguiu passar da metade do campo, tamanho o domínio dos donos da casa.
Os visitantes chegaram pela primeira vez aos 16 minutos, em bola levantada na área, mas que a zaga tirou com tranquilidade. Aos 19, em escanteio, o time voltou a chegar ao ataque, mas Fernando não teve problema para fazer a defesa. No ataque seguinte, o Bahia chegou ao segundo gol e esfriou de vez qualquer tentativa de recuperação dos adversários. Hélton Luis cobrou escanteio venenoso, e o capitão Nem cabeceou com força da marca do pênalti.
Mesmo com 2 a 0 no placar, o Tricolor continuou pressionando muito e chegou com perigo em mais duas oportunidades seguidas, aos 26, em cabeçada de Reinaldo Alagoano, e aos 28, com Nem acertando a trave. Com 36, o Potiguar teve a sua melhor chance do primeiro tempo, quando Helinho recebeu e chutou de dentro da área. A bola ainda voltou para ele, mas a finalização foi para fora.
Na volta do intervalo, aos 8 minutos, Reinaldo Alagoano aumentou o placar. Ele entrou sozinho na área e bateu na saída do goleiro. No lance seguinte, a zaga do Bahia deu bobeira e ficou esperando o impedimento inexistente. Helinho não quis saber e diminuiu o placar. O gol deu ânimo extra para o Potiguar, que começava a pressionar.
No entanto, aos 15 minutos, acabou de vez a esperança potiguar. Lima foi expulso injustamente. No lance seguinte, o Bahia chegou ao quarto gol com o estreante Alex Terra, que aproveitou a sobra do escanteio. O Potiguar ainda teve um gol anulado, aos 20 minutos, antes de tomar o quinto gol, em tabela de Reinaldo Alagoano com Alex Terra.
Depois do segundo gol anulado do Potiguar e de mais um jogador expulso, o Tricolor diminuiu o ritmo para poupar seus jogadores para o Campeonato Baiano. Ainda assim fez o sexto, aos 40 minutos. Ávine completou passe de Reinaldo Alagoano.
O Bahia agora se prepara para o clássico de domingo contra o Vitória, novamente no Pituaçu, na primeira partida dos dois times na nova casa do Bahia. Já na Copa do Brasil, o Tricolor espera o sorteio para saber em que dia encara o Coritiba, pela segunda fase da competição nacional.
AMÉRICA (MG) 0X1 ÁGUIA (PA)
Águia-PA derrota o América-MG e vai pegar o Fluminense na próxima fase
O Águia-PA está classificado para a segunda rodada da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a equipe paraense venceu o América-MG, por 1 a 0, no estádio Independência, e confirmou a vaga, já que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, em casa. O gol da classificação foi marcado por Marcondes.
Ouça a narração do gol da vitória
Com este resultado, mais um confronto está definido. O Águia vai enfrentar o Fluminense na próxima fase. O Tricolor eliminou o Nacional-PB, também em dois jogos. A primeira partida será no Pará. Caso vença por uma diferença de dois gols, os cariocas se classificam sem a necessidade do duelo de volta.
ABC (RN) 4X0 FAST (AM)
Com goleada, ABC-RN derruba o Fast-AM e avança para encarar o Atlético-PR
O ABC-RN está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Sem problemas, o time potiguar goleou o Fast Clube-AM, por 4 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Frasqueirão, em Natal. Erandir, Paulinho Macaíba e Gabriel, duas vezes, fizeram os gols. O resultado o garante como único representante do Rio Grande do Norte a se classificar.
Como arrancou um empate, por 1 a 1, em Manaus, o Alvinegro poderia até mesmo empatar sem gols em casa para ficar com a vaga. Com a classificação, o time potiguar terá pela frente a missão de enfrentar o Atlético-PR, que superou o Tocantins na fase anterior.
Campeonato Catarinense
'Rebatizado' Maicon sai do banco para dar a vitória ao Figueirense

Em uma partida marcada pelo equilíbrio, o Figueirense venceu o Marcílio Dias por 2 a 1 na noite desta quinta-feira. O resultado pouco muda a situação do Figueira, que segue com poucas chances de se classificar para o quadrangular decisivo. E foi pior para o Marinheiro que, no dia em que completou 90 anos, sofreu mais uma derrota e permanece na zona de rebaixamento. O gol da vitória alvinegra foi marcado pelo meia Talhetti, rebatizado pelo técnico Roberto Fernandes como Maicon. Foi o primeiro gol do jogador como profissional.
Essa partida, válida pela quinta rodada do returno do Campeonato Catarinense, foi a primeira de Roberto Fernandes no Orlando Scarpelli no comando do Figueira. Além de Talhetti, Rafael Coelho marcou para o Alvinegro. Ítalo fez o gol do Marinheiro. Com a vitória, o Figueira pulou para os 11 pontos e permanece na quinta colocação do returno. No somatório dos turnos, o time subiu uma posição. Foi para sexto, com 23 pontos.
Com apenas 14 pontos no agregado, o Marinheiro segue na vice-lanterna e já não depende apenas de si para não se rebaixado. Na próxima rodada, o Figueirense encara o Chapecoense em Chapecó. E o Marcílio Dias recebe o líder do returno Joinville no Hercílio Luz.
A partida
O jogo começou movimentado e equilibrado. Logo depois de o Figueirense ter sua primeira boa chances de gol, com Rafael Coelho, que dentro da área, chutou cruzado, mas fraco, foi a vez do goleiro Wilson aparecer bem para salvar o Figueira. Serginho cobrou falta pela esquerda, quase na risca da área e, depois de a bola passar pelo meio da barreira, o arqueiro alvinegro teve que se virar para espalmar a bola quase de dentro do gol. Isso tudo com apenas cinco minutos de jogo.
E, aos 9 do primeiro tempo, Wilson fez mais uma boa intervenção. Celico arriscou de longe e o goleiro do Figueira teve que voar para evitar o gol do Marinheiro. A resposta alvinegra veio logo depois. Schwenck fez boa jogada e entregou para Rafael Coelho que finalizou da marca do pênalti. A bola bateu na zaga e saiu em escanteio.
Equilíbrio marca a partida
Aos 20 minutos, um único lance foi o retrato do equilíbrio no início do jogo. Em cobrança de falta ensaiada, da intermediário, Rafael Ueta colocou a bola no peito de Rafael Coelho dentro da área. O atacante alvinegro, no entanto dominou mal e a saga conseguiu cortar. No contra-ataque, Leandro entrou como quis na área do Figueira e chutou para mais uma boa defesa de Wilson.
Em seguida, o Marcílio Dias teve mais três boas jogadas, com Serginho, Leandro e Rafael Tesser. Para compensar, Jairo assustou o goleiro Márcio Kessler com um cruzamento fechado e com efeito. Mesmo sem atenção, a bola chegou a bater no travessão antes de sair pela linha de fundo. Então foi a vez de Rafael Tesser, aos 32 minutos, cruzar na medida para Celico cabecear dentro da pequena área. No reflexo, Wilson afastou. Um minuto depois, a reposta alvinegra: Jairo cruzou e Rafael Coelho cabeceou para a excelente defesa de Márcio Kessler.
Rafael Coelho desequilibra o jogo
E o equilíbrio no placar durou até os 37 minutos. Atento, o atacante Rafael Coelho aproveitou o chutão para o ataque dado por Davidson e conseguiu dominar a bola. Na velocidade, ele deixou o volante Éder na saudade e penetrou a área do Marinheiro. Com tranquilidade, Rafael Coelho esperou a saída do goleiro Márcio Kessler e tocou por cima para o fundo da rede. Na comemoração ele fez gestos como se espantasse o azar.
Com a vantagem conquistada no fim da primeira etapa, o Figueira voltou do intervalo jogando em um ritmo mais lento, contribuindo para o jogo menos movimentado na segunda etapa. Precisando vencer para manter as esperanças de permanecer na Primeira Divisão do Estadual, o Marcílio Dias não teve opção, senão seguir atacando. E, depois de insistir e esbarrar na boa atuação de Wilson, o Marinheiro conseguiu devolver a igualdade ao marcador.
Ítalo deixa tudo igual
Aos 19 minutos do segundo tempo, Lira fez boa jogada no meio-de-campo e lançou para Ítalo. O atacante passou pela defesa alvinegra e chutou cruzado, sem chance para o goleiro Wilson. No lance, o jogador do Marinheiro acabou sentindo câimbras e sequer pôde comemorar o gol. Igor entrou em seu lugar.
E o Marinheiro seguiu pressionando, mas, com isso, passou a dar espaços para o Figueirense, que teve tudo para chegar à vitória, mas desperdiçou. Aos 25 minutos, Davidson cruzou e William Mateus perdeu de frente para o gol. Na sequência, Schwenck errou o alvo. Cinco minutos depois, foi a vez de Douglas dominar mal na entrada da área e perder sua chance.
Talhetti, o Maicon, brilha
O jogo voltou ao equilíbrio. Mas até os 39 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela do técnico Roberto Fernandes. Ele mandou Maicon entrar em campo. E lá foi Talhetti. Sim, o mesmo jogador, rebatizado pelo novo treinador alvinegro. Em seu primeiro lance, Maicon Talhetti dominou a bola com categoria e, dentro da área, chutou cruzado. A bola bateu na trave e morreu no fundo do gol, desempatando a partida. O Marcílio Dias tentou reagir, mas teve que amargar mais uma derrota, essa, no dia do seu aniversário.
CATARINENSE
Segundo turno - sétima rodada
Quarta, 18/03
Brusque 4 x 3 Criciúma
Tubarão 0 x 1 Chapecoense
Joinville 0 x 1 Avaí
Atlético Ibirama 1 x 4 Metropolitano
Copa da Uefa:Oitavas de Final
Zico sofre a primeira derrota à frente do CSKA, que é eliminado pelo Shakhtar

Zico sofreu a sua primeira derrota no comando do CSKA nesta quinta-feira. E o time do técnico brasileiro foi totalmente dominado pelo Shakhtar, em Donestk, na Ucrânia. O triunfo por 2 a 0 classificou a equipe da casa às quartas-de-final da Copa da Uefa e tirou do Galinho a chance de conquistar a competição. No primeiro jogo, o CSKA havia vencido por 1 a 0.
O curioso é que a eliminação de Zico aconteceu pelos pés de dois brasileiros. Os gols foram marcados por Fernandinho e Luiz Adriano.
Foram dez, 15 minutos de um jogo parelho, com muita disputa de bola no meio-campo e poucas jogadas criativas. Depois disso, o Shakhtar Donetsk se encontrou e, com o apoio da sua torcida, dominou a etapa inicial.
O CSKA adotou uma postura muito cautelosa, tentando explorar os contra-ataques. Mas sem o meia Zhirkov, suspenso, a equipe comandada por Zico dava sinais de que não conseguiria incomodar o adversário. Vágner Love, isolado, pouco tocava na bola.
Destaque mesmo para o goleiro Akinfeev, do CSKA, autor de três grandes defesas e responsável pela manutenção do 0 a 0, resultado que classificaria o seu time para as quartas-de-final da Copa da Uefa.
Goleiro vai do céu ao inferno
A situação piorou para os russos logo no começo do segundo tempo. O Shakhtar voltou ainda mais ligado e aumentou a pressão. Aos sete minutos, o meia Fernandinho foi derrubado na área por Mamaev. O próprio brasuca cobrou bem, colocando o time da casa na frente e igualando a disputa (1 a 1 na soma dos jogos).
Sem deixar o CSKA, respirar o time de Donetsk continuou atacando. Fernandinho, Luiz Adriano e Gladkiy eram os seus jogadores mais perigosos. Zico, do banco de reservas, tentava ajustar a equipe, mas o CSKA estava apático. E pagou o preço aos 30, quando Akinfeev, que vinha sendo o melhor em campo, falhou feio após cobrança de escanteio. Ele soltou a bola nos pés do brasileiro Luiz Adriano, que empurrou para o gol vazio.
A derrota por 2 a 0 estava eliminando o CSKA, que precisava apenas de um gol para se classificar. Sem alternativas, foi para cima em busca da recuperação. Mas já era tarde demais. Bem arrumado, o Shakhtar soube segurar a pressão e fez o tempo passar com sabedoria.
BRAGA (POR) 0X1 PSG (FRA)
No fim, goleiro do Sporting Braga bobeia, e Hoarau garante o PSG nas quartas

O Sporting Braga quase consegue realizar um feito importante na sua história, não fosse uma bobeira do goleiro Eduardo. Com um gol já no final da partida, o Paris Saint-Germain se garantiu nas quartas-de-final da Copa da Uefa, ao vencer os portugueses, fora de casa, por 1 a 0. No primeiro jogo houve empate em 0 a 0. O próximo confronto será no dia nove, contra um adversário ainda a ser definido por sorteio.
No primeiro tempo só deu Braga. Em uma das oportunidades criadas pelo time português, o brasileiro Paulo César, que no jogo de ida havia ficado no banco, arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Landreau a espalmar na trave. O colombiano Rentería, ex-Internacional, também levou perigo em uma cabeçada que saiu pela linha de fundo.
Na segunda etapa, o Braga continuou melhor. Renteria finalizou rente à trave, após bom cruzamento de João Pereira. No escanteio cobrado por César Peixoto, Rodríguez cabeceou com perigo. No entanto, faltando menos de dez minutos para o fim da partida, veio uma verdadeira ducha de água fria para os torcedores lusitanos. Após falha do goleiro Eduardo, Hoarau, de cabeça, mandou para o gol e garantiu a vaga.
GALATASARAY (TUR) 2X3 HAMBURGO (ALE)
Hamburgo vira nos acréscimos e está nas quartas

Outro que carimbou o passaporte para as quartas-de-final foi o Hamburgo, do zagueiro brasileiro Alex Silva. Jogando na Turquia, o time alemão bateu o Galatasaray, do meia brasileiro Lincoln, em grande estilo, de virada, por 3 a 2. O último gol veio já nos acréscimos do segundo tempo.
O australiano Harry Kewell abriu o placar para o time da casa cobrando pênalti. Milan Baros ampliou. Mas no segundo tempo veio a reação dos visitantes. O peruano Paolo Guerrero marcou duas vezes e empatou. O resultado já garantia os alemães na fase seguinte, mas, para coroar a reação, nos acréscimos, o croata Olic fez o terceiro e virou. Alex Silva comentou o resultado e valorizou o espírito de luta do time.
- Nós comemoramos muito. Mesmo depois que eles abriram 2 a 0, sabíamos que era possível. Ninguém desistiu em momento algum. Isso foi muito importante. Nossa superação valeu a pena e o resultado a gente vê no placar final - afirmou, por intermédio da sua assessoria de imprensa, exaltando ainda seu trabalho individual.
- Meu técnico pediu para eu marcar o Lincoln e eu conseguir fazer com que ele não desenvolvesse nenhuma jogada de perigo. Na minha equipe, fui elogiado pela marcação e ele acabou substituído - concluiu.
AALBORG (DIN) 2(3)X0(4) MANCHESTER CITY (ING)
Apesar da preguiça e do sufoco, City conquista vaga nos pênaltis

O Manchester City sofreu na Dinamarca e esteve perto de ser eliminado, mas conseguiu a sua classificação às quartas-de-final da Copa da Uefa nesta quinta-feira. A vaga foi obtida nos pênaltis, com uma vitória por 4 a 3, depois de o Aalborg ter vencido por 2 a 0 no tempo normal. Nesta sexta-feira, a Uefa fará o sorteio dos confrontos da próxima fase.
Prejudicado pela ausência de quatro titulares, o Aalborg, que já não tem um time dos mais técnicos, encontrou dificuldades para construir a recuperação nos primeiros 45 minutos de jogo. Como havia perdido o jogo de ida por 2 a 0, a equipe da casa tinha como obrigação vencer por três gols de diferença para conseguir a classificação (ou por 2 a 0, para levar a decisão para os pênaltis).
A sorte é que o Manchester City não demonstrou um pingo de interesse. Com isso, a etapa inicial foi fria, sem emoção. E teria passado em branco se não fosse uma isolada jogada de Robinho, que teve um chute defendido pelo goleiro Zaza.
Pressão aumenta a cada minuto
A preguiça do Manchester City convidou o Aalborg a atacar. A equipe dinamarquesa, mesmo com pouca inspiração, iniciou a etapa complementar melhor. Aos dez minutos, teve a sua primeira chance. Shelton escorou de cabeça, e o brasileiro Cacá (não confunda com Kaká) chutou com muito perigo, perto da trave.
O time se animou e foi com empenho para cima dos ingleses. Aos 15, teve um pênalti claro a seu favor ignorado pelo árbitro Stephane Larroy, da França. No lance, o lateral Garrido derrubou Johansson.
A partida pegou fogo e ficou tensa. Muitas vezes até violenta. O abafa da equipe da casa esteve perto de dar resultado aos 34, quando Bogelund lançou Nomvethe. O sul-africano entrou nas costas da zaga e chutou para a defesa de Given.
E deu certo aos 40. Shelton aproveitou rebote na área e
chutou no canto, sem defesa. O gol deixou os minutos finais imprevisíveis. O Aalborg precisava de um golzinho para avançar. Torcida empurrando da arquibancada, jogadores se doando em campo. E nos acréscimos, o atacante Evans, do City, colocou a mão na bola dentro da área: pênalti assinalado pelo árbitro. Jacobsen cobrou com categoria, empatando a partida e levando o confronto para a prorrogação.
Só assim o Manchester City acordou. Mas só um pouco. O técnico Mark Hughes sacou Robinho, cansado, e lançou Caicedo, um segundo atacante. A equipe inglesa passou a valorizar mais a posse de bola. E diminuiu a pressão da equipe da casa.
Os resultados desta quinta-feira
Metalist (UCR) 3 x 2 Dynamo Kiev (UCR) (0 x 1)
Zenit (RUS) 1 x 0 Udinese (ITA) (0 x 2)
Ajax (HOL) 2 x 2 Olympique de Marselha (FRA) (1 x 2)
Saint-Etienne (FRA) 2 x 2 Werder Bremen (ALE) (0 x 1)
Taça Libertadores:Rodada de Quarta
Boyacá Chicó vence fácil e assume a liderança do grupo do Grêmio
O Boyacá Chico não deu chances para o Universidad de Chile na noite desta quarta-feira. Diante de sua torcida, em Tunja, o time venceu por 3 a 0 e chegou à liderança do Grupo 7 da Taça Libertadores, com seis pontos.. A equipe colombiana, no entanto, tem um jogo a mais do que o Grêmio, que tem apenas dois pontos a menos.
O Boyacá não perdeu tempo e abriu o placar logo aos 3 minutos, com Móvil, que chutou forte de dentro da grande área. O segundo gol veio 15 minutos depois. Girón ganhou no alto após cruzamento da direita, cabeceou no canto para ampliar e saiu para a comemoração, que teve direito até a dança. Os mandantes poderiam até ter feito mais gols, mas acabou parando na trave duas vezes.
A inoperância chilena era tão grande que, aos 30 minutos do primeiro tempo, o Universidad já havia feito duas substituições, com a entrada de Seymour e Montillo. O time melhorou, mas apesar das chances criadas, foi o Boyacá Chicó quem voltou a marcar. Aos 26 minutos da segunda etapa, a bola sobrou para Núñez chutar sem chances de defesa para Miguel Pinto.
Agora, os dois times voltam a se enfrentar no dia 8 de abril, desta vez no Chile, pela quarta rodada da competição continental.
SAN LORENZO (ARG) 0X1 LIBERTAD (PAR)
Felicidade e tensão para o Libertad
O confronto com o San Lorenzo no Nuevo Gasómetro foi de emoções distintas para o Libertad. O time paraguaio foi o primeiro a garantir sua classificação para as oitavas-de-final ao derrotar os argentinos por 1 a 0. No entanto, passou pelo susto de ver o meia colombiano Vladimir Marín, ex-Atlético-PR, desmaiar em campo.
Mesmo jogando fora de casa, o Libertad é quem foi para cima do San Lorenzo. O time perdeu muitas chances no primeiro tempo e Marín chegou a acertar o travessão do goleiro Navarro, que também conseguiu grandes defesas. Na segunda etapa, os paraguaios conseguiram abrir o placar logo aos cinco minutos. Samudio bateu cruzado, Navarro espalmou e a bola bateu em Aguirre, que acabou fazendo o gol contra.
O momento tenso da partida acontece aos 26 minutos da etapa final. Marín desmaiou em campo e o jogo ficou parado por sete minutos para seu atendimento. Ele recebeu oxigênio ainda no gramado, de onde foi retirado em uma ambulância. De acordo com o jornal paraguaio La Nación, o jogador recuperou a consciência nos vestiários, mas foi levado para o Hospital Piñeiro, em Buenos Aires, para realizar exames.
DEFENSOR SPORTING (URU) 0X1 SÃO PAULO (BRA)
Golaço de Borges põe São Paulo a uma vitória da próxima fase da Libertadores
O São Paulo caminha a passos largos rumo à segunda fase da Taça Libertadores da América . Depois de suportar a pressão inicial do Defensor, o Tricolor soube se arrumar em campo e, com um golaço de Borges, aos 39min do primeiro tempo, venceu por 1 a 0, em partida realizada na noite desta quarta-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu. (Assista ao lado os melhores momentos da partida)
O resultado fez a equipe paulista manter um tabu de 27 anos sem perder para times uruguaios.
Com a vitória, a segunda consecutiva na competição sul-americana, o Tricolor foi aos sete pontos na tabela de classificação do Grupo 4, contra quatro do Defensor. Assim, o São Paulo pode garantir sua classificação contra o mesmo adversário, no dia 9 de abril, desta vez, no estádio do Morumbi. Em caso de vitória, a equipe de Muricy assegura seu lugar nas oitavas-de-final.
Início muito ruim
O São Paulo foi encurralado pelo Defensor no começo da partida. O time uruguaio adiantou sua marcação e complicou a saída de bola do Tricolor que, nos primeiros 15 minutos, praticamente não conseguiu passar do meio-campo.
Jogando com velocidade, principalmente nas costas de Junior Cesar, no lado esquerdo da defesa são-paulina, o Defensor chegou com perigo pela primeira vez logo aos 2min. Em rápido contra-ataque, Marchant desceu pela direita, cortou a marcação de Miranda e, de pé esquerdo, mandou no ângulo de Rogério Ceni, que espalmou por cima do gol.
Quatro minutos depois, após cobrança rápida de escanteio, Mora bateu de pé direito, e a bola cruzou toda a extensão da área. O São Paulo não parecia ligado na partida. Até Rogério Ceni cometeu um erro bobo na saída de bola que, por pouco, não foi aproveitado pelo time uruguaio.
O tempo passava, e o Tricolor seguia perdido em campo. Hernanes e Jorge Wagner, que tinham a obrigação de organizar o meio-campo, eram muito bem marcados. Pelas laterais, também não havia espaços para Arouca, pela direita, e Junior Cesar, pela esquerda. Com isso, Borges voltava para buscar a bola, e Washington ficava isolado entre os defensores uruguaios. No banco de reservas, o técnico Muricy Ramalho deixava clara a sua insatisfação com o rendimento da equipe.
A torcida do São Paulo presente ao estádio Centenário tentava dar força para a equipe. Não parava de batucar um único instante. O time, timidamente, esboçou uma reação. A defesa já não estava tão pressionada, e o meio-campo conseguiu trocar alguns passes. Aos 32min, aconteceu a primeira chegada são-paulina, em chute rasteiro de Hernanes, que saiu à esquerda do gol uruguaio. Cinco minutos depois, após troca de passes na entrada da área, Hernanes bateu, e Silva defendeu.

Já mais estabilizado em campo, o São Paulo abriu o marcador aos 39min. Borges recebeu de Jean dentro da área, pelo lado esquerdo, e, de canhota, fuzilou no ângulo de Silva. Foi o terceiro gol do camisa 17 na Taça Libertadores da América. Três minutos depois, Jorge Wagner arriscou de fora da área, e Silva defendeu em dois tempos. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.
Etapa complementar
Em vantagem no marcador, o São Paulo voltou para o segundo tempo jogando como mais gosta, ou seja, valorizando ao extremo a posse de bola e buscando o contra-ataque para matar o jogo. Já o Defensor, apoiado por sua torcida, seguiu buscando o ataque. Com isso, o jogo ficou mais aberto.
Aos 8min, Vera disparou de fora da área, e Rogério Ceni defendeu bem, no canto direito. Dois minutos depois, o goleiro são-paulino voltou a trabalhar, fazendo uma defesa nos pés de Mora, que se preparava para chutar.
Aos 15min, o técnico do Defensor, Jorge da Silva, partiu para o tudo ou nada, colocando mais dois atacantes em campo (Vila e Navarro). O time foi para o abafa. A torcida, nas arquibancadas do Centenário, veio junto. A equipe criou duas chances, mas pecou nas finalizações. E, no contra-ataque, Jean, em chute de fora da área, exigiu boa defesa de Silva.
O tempo passava, e o panorama da partida não mudava. O Defensor tomava a iniciativa, sem levar perigo, e o Tricolor, no contra-ataque, assustava. Aos 29min, Washington arriscou de fora da área, e a bola raspou a trave esquerda uruguaia.
Pressão final
Seis minutos depois, o técnico Muricy Ramalho promoveu a primeira alteração no São Paulo, com a entrada de Richarlyson na vaga de Arouca. Com isso, Jean foi para a ala direita. O Defensor, já na base do desespero e sem organização, foi para cima de qualquer jeito. E, aos 40min, o empate quase saiu. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Curbelo pegou a sobra e bateu de pé direito, no canto esquerdo de Rogério Ceni. A bola desviou em Navarro e foi para o lado direito. Caprichosamente, raspou a trave direita e saiu.
No lance seguinte, o São Paulo teve a chance de matar a partida. Washington recebeu na área e ficou cara a cara com Silva. O camisa 9 quis bater por cobertura e praticamente recuou para o goleiro. Esse vacilo quase custou caro. Já nos descontos, Renato Silva perdeu no alto para Ferreira, e Navarro, livre na pequena área, bateu à direita do gol são-paulino. Depois, foi só esperar o apito final para comemorar a sofrida e importante vitória.
Ficha técnica:
DEFENSOR 0 x 1 SÃO PAULO
DEFENSOR
Martín Silva, Pablo Pintos, Jorge Curbelo, Mario Rizzo e Sebastián Ariosa; Julio Marchart, Miguel Amado, Pablo Gaglianone (Diego Ferreira) e Diego de Souza (Mauro Vila); Rodrigo Mora (Álvaro Navarro) e Diego Vera.
Técnico: Jorge da Silva.
SÃO PAULO
Rogério Ceni, Rodrigo, Renato Silva e Miranda; Arouca (Richarlyson), Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar (Aislan); Borges e Washington.
Técnico: Muricy Ramalho.
Gol: Borges, aos 39min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Mora (Defensor). Washington, Junior Cesar, Jorge Wagner, Rogério Ceni e Rodrigo (São Paulo).
Estádio: Centenário, em Montevidéu (URU). Data: 18/03/2009.
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR).
Auxiliares: Nicolás Yegros (PAR) e Rodney Aquino (PAR).
CRUZEIRO (BRA) 2X0 UNIVERSITARIO SUCRE (BOL)
Cruzeiro vence o Universitario de Sucre e encaminha a classificação para as oitavas
O torcedor do Cruzeiro que foi ao Mineirão viu o time no estilo dos antigos discos de vinil: com os lados A e B. Nesta quarta-feira, pela quarta rodada do Grupo 5 da Libertadores, a equipe fez um primeiro tempo muito ruim, mas melhorou na etapa final e conquistou a vitória por 2 a 0, gols de Wellington Paulista.
O resultado mantém o time mineiro na liderança e muito perto da classificação para as oitavas-de-final. São dez pontos conquistados em quatro jogos. A vaga ainda não está garantida e será preciso aguardar o resultado desta quinta-feira. O Estudiantes-ARG, com três pontos, recebe o Deportivo Quito, que tem cinco. Em caso de vitória dos equatorianos, a equipe celeste estará classificada. Os bolivianos, com um ponto, estão eliminados.
Na quinta rodada, dia 8 de abril, o Cruzeiro visita o Estudiantes de La Plata, da Argentina. No dia 14, o Universitario de Sucre também joga como visitante. A partida será contra o Deportivo Quito, no Equador.
Confira a classificação completa da Taça Libertadores
Sucre recuado? Longe disso...

Nervosismo. Este foi o principal defeito do Cruzeiro no início da partida. Talvez tenha sido surpreendido com a postura ofensiva dos bolivianos. O Universitario não se fechou tanto e manteve dois atacantes. Resultado: assustaram primeiro.
Aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, o grisalho atacante Sillero se antecipou ao zagueiro, conseguiu um leve desvio de cabeça, e a bola passou na frente do gol de Fábio. Sorte que ninguém vestido de vermelho concluiu.
Três minutos depois, uma das características marcantes do time celeste apareceu. Thiago Ribeiro esperou a passagem de Jonathan, o lateral-direito invadiu a área e bateu cruzado. Desta vez não havia ninguém de azul para chutar.
Aos poucos, a Raposa começou a sair da toca. Aos 14, Ramires lançou Wellington Paulista na área com a habitual categoria, o atacante escorou para Thiago Ribeiro, mas Lampe fez grande defesa com o peito. O lance gerou um escanteio e a irritação do técnico Adilson Batista. Depois da cobrança, o camisa 11 pegou de primeira da entrada da área, e a bola passou muito perto.
Fogo de palha

Parecia que o Cruzeiro ia embalar, mas, aos 16 minutos, Wagner, machucado, deu lugar a Gerson Magrão. Adilson perdeu uma peça importante na articulação das jogadas, e a responsabilidade ficou principalmente com Ramires.
O time brasileiro errava muitos passes e atuava de forma centralizada. Tanto que só conseguiu levar perigo novamente quinze minutos depois. Wellington Paulista invadiu a área, se enroscou com o zagueiro, mas conseguiu cruzar. Gerson Magrão superou a marcação na subida, mas a cabeçada saiu fraquinha, fraquinha.
Com 34 minutos, Thiago Ribeiro levantou a bola na área, Wellington Paulista cabeceou muito perto do gol, mas a bola foi para fora. A arbitragem marcou impedimento, mas a condição era legal. Fim de um primeiro tempo chato, com 0 a 0 incômodo.
Esta é a cara do Cruzeiro

Antes de a bola rolar na etapa final, os jogadores do Cruzeiro se reuniram no centro do campo para tentar corrigir os muitos erros que cometeram. O papo mexeu com a postura do time. Aos 3, Jonathan recebeu lançamento na ponta direita, dominou bonito e tirou o marcador com um único toque, sem deixar a bola cair. Mas depois de invadir a área, abaixou a cabeça e bateu muito mal para o gol. Faltou caprichar...
Mais agressivo na marcação e objetivo no ataque, o time de Adilson Batista melhorou. Wellington Paulista, louco para fazer o primeiro gol dele em uma edição de Libertadores, soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu no peito de Lampe, e o goleiro defendeu em dois tempos, aos 9.
Um minuto depois, finalmente o ataque celeste encaixou. Gerson Magrão foi lançado na área por Ramires, o meia driblou o goleiro Lampe e foi derrubado na área. Na cobrança, Wellington Paulista bateu rasteiro, no canto direito do boliviano: 1 a 0, comemoração empolgada, e sonho de artilheiro realizado.
Aos 17, o zagueiro Aguirre agrediu Thiago Ribeiro, fora do lance, com um soco e recebeu cartão vermelho direto. Raposa em vantagem no placar e numérica. Dois minutos depois, Ramires fez o segundo, mas estava impedido.
Mas o que seria do Cruzeiro sem Fábio? Aos 32, Raimondi acertou uma bomba, e o camisa 1 fez grande defesa para evitar o empate no Mineirão. Algumas oportunidades de gol foram criadas pelo time brasileiro. Uma delas, em especial, merecia entrar. O lateral-esquerdo Sorín, capitão do time, tentou uma bicicleta quase na pequena área, aos 43, mas bola saiu pela linha de fundo.
Aos 45 minutos, Wellington Paulista se encarregou de dar números finais ao jogo. Ele recebeu passe de Wanderley e bateu com estilo, no cantinho, para ampliar: 2 a 0. Dever de casa feito, e vaga na próxima fase na mão. Além disso, a invencibilidade no ano continua. São 15 jogos: retrospecto de onze vitórias e quatro empates.
Ficha técnica:
CRUZEIRO 2 x 0 UNIVERSITARIO DE SUCRE
CRUZEIRO
Fábio, Jonathan (Jancarlos), Thiago Heleno, Leonardo Silva e Sorín; Marquinhos Paraná, Fabrício, Ramires e Wagner (Gerson Magrão); Thiago Ribeiro (Wanderley) e Wellington Paulista.
Técnico: Adilson Batista.
UNIVERSITARIO DE SUCRE
Lampe, Bejarano, Aguirre, Rivero e Zabala; Ribera, Lima, Saucedo e Gomes (Vanderlei dos Santos); Raimondi e Sillero (Dimas).
Técnico: Eduardo Villegas.
Gols: Wellington Paulista, aos 12 e aos 45 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gerson Magrão (Cruzeiro); Lampe e Zabala (Univ. de Sucre)
Cartão vermelho: Aguirre (Univ. de Sucre)
Estádio: Mineirão. Data: 18/03/2009.
Árbitro: Frederico Beligoy (ARG).
Auxiliares: Norberto Moyano (ARG) e Julio Ayala (ARG).
SAN LUIS (MEX) 2X2 UNIVERSITARIO (PER)
Universitario arranca empate no último minuto contra o San Luis no México

O San Luis recebeu o Universitario, do Peru, na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta no horário de Brasília) e acabou cedendo o empate em 2 a 2 no último minuto do jogo. O resultado do jogo que fechou a quarta rodada do Grupo 8 da Taça Libertadores, foi importantíssimo para a equipe peruana, que está em segundo lugar, com cinco pontos, a sete do líder Libertad, do Paraguai, que tem 100% de aproveitamento.
Para a equipe mexicana foi péssimo o empate, já que está em último lugar, com apenas dois pontos ganhos. Em terceiro está o San Lorenzo, da Argentina, com três.
José Reyes abriu o placar para o San Luis aos 25 minutos da primeira etapa, e Piero Alva empatou nove minutos depois. No segundo tempo, Orozco pôs os mexicanos na frente aos 20 e Gianfranco Labarthe igualou o marcador aos 45.