sábado, 17 de maio de 2008

2 Rodada:Série B

GAMA 1 X 3 CORINTHIANS
Timão vence Gama com apoio da torcida

Na primeira partida fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Corinthians somou mais três pontos em sua luta para voltar à elite do futebol nacional. Neste sábado, ao bater o Gama por 3 a 1, na Boca do Jacaré, pela segunda rodada do torneio.Apesar dos três pontos, o Timão poderia ter conseguido uma vitória mais tranquila caso não perdesse tantas chances de gol. Mesmo como visitante, contou com o apoio da torcida em Brasília, com mais de 80% do estádio tomado por corintianos. Cerca de 17 mil ingressos foram vendidos.



Com a vitória, o Timão chega a seis pontos e à liderança isolada da tabela. É o único que venceu dois jogos. O Gama ainda não conseguiu um ponto sequer e está na zona de rebaixamento.



Chuva de gols perdidos



Preocupado com o jogo da Copa do Brasil, nesta terça-feira, contra o Botafogo, o técnico Mano Menezes poupou alguns atletas contra o Gama. Mas não abriu mão da criatividade de Lulinha e da ofensividade de Dentinho e Herrera. E o Timão começou a partida massacrando o anfitrião. O primeiro gol saiu logo aos 11 minutos. Após cobrança de falta de Lulinha, Herrera cabeceou na pequena área e estufou a rede.




Parecia que o time paulista aplicaria uma goleada, tantas foram as oportunidades desperdiçadas. Aos 20, foi a vez de Douglas arriscar o chute, e Luiz Henrique defender com méritos. Um minuto depois, Fábio Ferreira aproveitou um cruzamento e mandou a bola no travessão. Lulinha e Dentinho ainda infernizaram a vida da defesa do Gama, mas o Corinthians não conseguiu ampliar o placar no primeiro tempo.



- Tivemos muitas chances e faltou um pouco de cuidado para fazer o gol. Mas temos chances de marcar mais no segundo tempo - apostou Douglas, no intervalo.



Bobeira e recuperação rápida



O Timão não mexeu no intervalo e voltou com a mesma ofensividade do primeiro tempo. No Gama, Bebeto era o mais perigoso, e Adriano Magrão ainda devia uma boa finalização. O Corinthians teve mais chances com Dentinho, que desperdiçou duas ao errar a pontaria. Aos 23, Nilton soltou a bomba, e obrigou Luiz Henrique a fazer grande defesa.



Mas, o ditado já diz: quem não faz, leva. Aos 25, Adriano Magrão resolveu aparecer. Após cruzamento de Lucas Silva, ele anotou o seu pelo alto. Mas o Gama nem teve muito tempo de comemorar. Dois minutos depois, Douglas fez um golaço ao bater de perna esquerda e acertar o ângulo direito.



Vencendo, o Timão diminuiu o ritmo. Mas, ainda assim, marcou o terceiro. Acosta, que entrou no lugar de Lulinha, soltou, de perto da meia-lua, uma bomba no ângulo direito de Luiz Henrique. Um belo gol que consolidou a vitória do Corinthians.





Ficha do jogo
GAMA 1 x 3 CORINTHIANS
GAMA
Luiz Henrique, Lucas Silva, Pedro Paulo, Joao Vítor e Rodrigo Ítalo; Adriano, Cléber Gaúcho (Tiago Bezerra), Kel e Reginaldo (Ludemar); Bebeto (André Borges) e Adriano Magrão.
Técnico: Ademir Fonseca.
CORINTHIANS
Felipe, Carlos Alberto, Fábio Ferreira, Chicão, e André Santos; Nilton, Perdigão (Eduardo Ramos), Lulinha (Acosta) e Douglas; Dentinho e Herrera (Willian).
Técnico: Mano Menezes.
Gols: Herrera, aos 11 minutos do primeiro tempo; Adriano Magrão, aos 25 minutos, Douglas, aos 27 minutos e Acosta, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pedro Paulo, Tiago Bezerra, Kel(Gama); Herrera (Corinthians).
Estádio: Boca do Jacaré. Data: 17/05/2008.
Árbitro: Célio Amorim (SC).
Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e João Patrício de Araújo (GO).

AMÉRICA-RN 0 X 1 BAHIA
Bahia vence a primeira

Num Machadão em péssimo estado, o Bahia superou os problemas do campo, de sua equipe e o América para conseguir em Natal a primeira vitória na Série B. A equipe, que estreou com empate de 1 a 1 com o Fortaleza, derrotou o Dragão por 1 a 0, gol de Fausto, neste sábado, pela segunda rodada. O resultado deixa a equipe com quatro pontos ganhos na briga para voltar à Série A. O América até agora não disse ao que veio. Já são duas derrotas - o time foi batido pelo Criciúma por 1 a 0 pelo Criciúma, fora de casa, na primeira rodada.



A partida foi de fraco nível técnico e já começou feia, truncada, com as duas equipes disputando quem errava mais passes. Em casa, o Dragão mostrava pouco padrão de jogo. OTricolor baiano esperava uma brecha para chegar ao gol, mas a quantidade de passes errados das duas equipes nem possibilitava um contra-ataque.



Pressão e gol


O primeiro chute a gol da partida foi aos 17 minutos, do América. Marcelo Nicácio arrancou pela direita mas bateu fraco, para fácil defesa de Darci. Aos poucos, o Bahia se organizava melhor e teve suas primeiras chances de gol. Aos 28, pela esquerda, Ávine chutou cruzado, rasteiro, e tirou tinta da trave. Aos 30, o lateral-esquerdo repetiu a dose, só que bateu colocado pelo meio, também para fora.

Depois da blitz, veio o gol baiano. Elias cobrou falta pela direita, o goleiro Azul saiu mal e nada achou. Fausto aproveitou e mandou para as redes, aos 31 minutos. O América se perdeu em campo, e o técnico Luiz Carlos Ferreira nem esperou o intervalo: sacou o lateral-direito Ivo, vaiado pela torcida por ser dominado por Ávine, e colocou Vaninho.

O estado do gramado do Machadão também não ajudava o andamento da partida, paralisada dos 38 aos 42 devido à quantidade de buracos em campo. Blocos de grama e areia foram colocados. Na volta, o Bahia quase ampliou o placar. Pantico enfeitou a jogada e perdeu a primeira chance. A bola ainda sobrou para Elias, que bateu no meio do gol. O zagueiro Anderson Bill, em cima da linha, salvou. E o primeiro tempo terminou 1 a 0.



Mudanças



No segundo tempo, o Dragão voltou modificado. Entraram Paulo César e Paulo Matos, saíram Márcio Rosário e Maranhão no meio-campo.O América melhorou. Paulo Matos comandou a pressão e assustou a meta baiana três vezes, aos 5, 7 e 8 minutos - a última, de puxeta. A torcida americana se empolgou. Em chute violento de Rodrigo Santos, quase saiu o empate.

O técnico Paulo Comelli resolveu mexer no Tricolor baiano. Trocou Pantico Por Gilberto. luia e Emerson Cri. Os contra-ataques melhoraram, e Gilberto por pouco aumentou o placar. Mas o Dragão ainda buscava o empate. Nicácio explodiu o travessão. O Bahia resistiu, e saiu com a vitória.

FORTALEZA 4 X 1 PARANÁ
Fortaleza goleia no Castelão, e time paranaense segue sem marcar pontos



O Fortaleza conseguiu a sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro, na tarde deste sábado, ao golear o Paraná por 4 a 1, em um estádio Castelão com péssimo gramado. Os cearense seguem invictos, chegando aos quatro pontos na classificação da Segundona. Pior para o Tricolor paranaense, que ainda não conseguiu marcar pontos, acumulando a segunda derrota em duas rodadas.



O próximo compromisso do Paraná é nesta terça-feira, contra o Marília, no estádio Bento de Abreu. O Fortaleza joga só na outra sexta, dia 23, mais uma vez em casa, contra o Gama.





O jogo

O que mais chamou a atenção foi o péssimo estado do gramado do Castelão, com boa parte dele coberta de areia para encobrir os buracos. Com a bola rolando, o jogo começou muito movimentado e, aos seis minutos, Paulo Isidoro chegou com perigo pelo time da casa. Logo depois, Erandir cabeceou com perigo, tirando tinta da trave de Fabiano Heves. Aos dez, porém, Paulo Isidoro abriu o placar, tabelando com Osvaldo e tocando por baixo do camisa 1 paranista.





O Paraná reagiu e empatou em seguida, quatro minutos depois. Em cobrança de falta, Ângelo mandou na área, e o zagueiro Marcelo Ramos subiu mais alto e cabeceou para as redes, sem chances para Tiago Cardoso. Mas, aos 17, após falha do goleiro Fabiano Heves, que não segurou um cruzamento de Márcio Azevedo, a bola tocou no travessão. O atacante Rômulo desviou o rebote de cabeça, João Paulo tentou o corte, mas Erandir escorou para fazer 2 a 1. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira creditou para o camisa 11 cearense.



Na etapa final, o time paranaense começou com duas boas chances de empatar. Aos dez, Everton invadiu a pequena área e tentou por cobertura, mas Preto chegou em cima da hora e fez o corte. Logo depois, Tiago Cardoso fez ótima defesa em um chute de Joelson. Se o ataque boeava, a defesa também. Paulo Isidoro se aproveitou de um erro e chutou. Fabiano Heves deu rebote, Rômulo chutou e, embaixo da trave, João Paulo salvou.



Para piorar as coisas para o time visitante, o volante Leo recebeu o segundo amarelo e deixou o Paraná com dez em campo. O Fortaleza segurou o resultado e, quando parecia que estava satisfeito, marcou mais dois no apagar das luzes. Aos 45, com Paulo Isidoro batendo após passe de Márcio Azevedo; e aos 46, com Leo Jaime invadindo sozinho, driblando o goleiro e fechando a goleada.


CRB 1 X 1 SÃO CAETANO
CRB e São Caetano empatam em Maceió

Após vencer a Ponte Preta por 3 a 0 na rodada inicial, o São Caetano arrancou um ponto diante do CRB em Maceió, neste sábado. Mesmo com dez jogadores desde os 40 minutos da etapa inicial, a equipe paulista empatou por 1 a 1 no estádio Rei Pelé, em jogo válido pela segunda rodada da Série B do Brasileirão.

Com a igualdade fora de casa, o time do ABC chegou a quatro pontos na classificação, três a mais que a equipe alagoana.

Diante de sua torcida, oO CRB abriu o placar aos 19 minutos. Após um cruzamento de Juliano da direita, o atacante Júnior Amorim acertou o canto direito do gol de Luiz.

Aos 40, o atacante Luan recebeu cartão vermelho após desviar a bola com a mão, deixando os visitantes com dez atletas. Luan já havia recebido o amarelo, por reclamação.

Na segunda etapa, mesmo em desvantagem numérica, os visitantes conseguiram o gol de empate aos 23 minutos. Vandinho cruzou da direita, Lino desviou, e Tuta, na pequena área, tocou para a rede.

O São Caetano volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Criciúma, às 20h30, no estádio Heriberto Hulse. O CRB joga no mesmo dia e horário contra o Vila Nova, em Goiânia.

AVAÍ 0 X 0 ABC
Avaí e ABC empatam, e Timão é líder

O Avaí não conseguiu superar a marcação do ABC e a boa apresentação do goleiro Paulo Musse e ficou no empate sem gols na noite deste sábado, na Ressacada, no jogo que encerrou a segunda rodada da Série B do Brasileirão. Apesar do 0 a 0, os dois times se mantêm invictos na competição. Porém, o Corinthians, único que venceu nas duas rodadas, lidera isolado, com seis pontos.



Os dois times só voltam a jogar no sábado, dia 24. O time potiguar encara o líder Timão, em Natal, enquanto o Leão visita o Barueri.





Primeiro tempo

O primeiro lance de perigo veio logo aos cinco minutos de jogo, em um chute cruzado do ABC que Martíni precisou se esticar para evitar o gol. A primeira boa chance do Avaí veio aos 20 minutos, quando Válber lançou Vandinho na entrada da área. O goleador girou e chutou para o gol, mas Paulo Musse estava bem posicionado e espalmou.


Cássio arrancou do campo defensivo e chegou à área, deixando a bola ajeitada para Vandinho. O artilheiro chutou, mas fica nas mãos de Paulo Musse, que protagonizou excelentes defesas na primeira etapa.


Segundo tempo

Na etapa final, aos 18 minutos, o Avaí perdeu a maior oportunidade de gol da partida. Válber cobrou escanteio pela direita, no bate e rebate a bola sobrou nos pés do zagueiro Rafael e de cara para o gol ele se atrapalhou no momento de finalizar.

Aos 39 minutos, Silas fez mais uma alteração tática. Tirou Rafael, que estava atuando na ala, para entrada de Didi, outro atacante, em busca do tudo ou nada dentro de casa. Com menos zagueiros e mais distribuído no meio e no ataque, o time ficou vulnerável ao contra-ataque do ABC. Em um dos lances de perigo da equipe visitante, aos 42 do segundo tempo, Éder quase marcou ao chutar cruzado pela direita da área. Mas Martini fez mais uma ótima defesa e espalmou para a linha de fundo.

Barça vence mas ñ se muda

Com show de Giovani, Barcelona vence o Real Murcia em partida de oito gols
O Barcelona terminou a sua participação na temporada com uma vitória por 5 a 3 sobre o Real Murcia, fora de casa, com um show do atacante Giovani dos Santos, autor de três gols. Henry e Eto´o completaram para os visitantes. Para o time da casa, Iván Alonso, Ochoa e Abel descontaram.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos 67 pontos ganhos, assumindo o terceiro lugar na tabela de classificação do Campeonato Espanhol. Para não perder o posto, precisará de um tropeço do Atlético de Madri, que jogará contra o Valencia neste domingo (clique e veja os demais jogos). Tanto Barça quanto Atlético já estão na Liga dos Campeões da próxima temporada, assim como o Real Madrid, campeão, e o Villarreal, segundo colocado.

O Murcia, por sua vez, não conseguiu evitar o rebaixamento. A equipe terminou com 30 pontos ganhos e na 19ª colocação.

Rodada de Sábado

VASCO 3 X 1 PORTUGUESA

Vasco, de Edmundo e Leandro Amaral, vence a Portuguesa
No duelo dos times de origem portuguesa, o Vasco levou a melhor, neste sábado, em São Januário, e venceu a Portuguesa por 3 a 1. Com o resultado, os vascaínos marcaram os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro. A Lusa segue com um ponto. Os principais destaques da partida foram os Morais, Leandro Amaral e Edmundo. Os dois atacantes fizeram os gols da vitória cruzmaltina. Diogo, de pênalti, descontou.



Na próxima rodada, domingo, o Vasco faz o primeiro clássico carioca, contra o Botafogo, no Engenhão. A equipe paulista, por sua vez, recebe o Palmeiras.



Vasco encurrala a Lusa no campo de defesa



Os donos da casa iniciaram a partida indo para a cima da Lusa, e, logo aos dois minutos, já se aproveitaram do posicionamento errado da defesa da Lusa para criar uma boa chance. Na esquerda, Alan Kardec recebeu lançamento pelo alto nas costas da zaga, entrou sozinho na área, mas se embolou na hora de dominar e acabou chutando na rede pelo lado de fora. A Portuguesa apostava nas subidas do habilidoso Diogo pela esquerda e, criou a primeira grande oportunidade. Aos 13, O atacante se livrou de Rodrigo Antônio e cruzou par ao meio de área, Edno desviou de cabeça e a bola bateu na trave. No rebote, Preto tentou de bicicleta, mas ela saiu fraca e Tiago defendeu.

Refeito do susto, o Vasco voltou ao ataque e não teve muita dificuldade de criar outra boa chance de marcar. Aos 21, Leandro Bomfim arriscou da intermediária, o goleiro André Luis defendeu e, antes que Morais conseguisse pegar o rebote, se jogou nos pés do adversário e o desarmou. Pouco depois, aos 28, o camisa 98 esteve perto de marcar novamente. Ele puxou bom contra-ataque pela direita, passou como quis por dois marcadores, mas na hora do chute, a bola ficou prensada com o zagueiro e foi para escanteio. Após a cobrança, Morais aproveitou o rebote e mandou uma bomba. O goleiro da Lusa foi uma ótima defesa. Estava maduro o gol vascaíno.

Aos 30, Leandro Bomfim arriscou forte de fora da área, André Luis não segurou e Leandro Amaral, esperto, aproveitou o rebote e mandou para o fundo da rede: 1 a 0 para o Vasco. Antes do intervalo, Alan Kardec ainda perdeu uma chance incrível. Aos 35, após jogada de Wagner Diniz pela direita, a bola sobrou para Kardec sem goleiro, mas ele não conseguiu empurrar para dentro.


Em menos de dez minutos, Edmundo deixa a sua marca



O Gigante da Colina voltou do vestiário com o atacante Edmundo no lugar de Alan Kardec, que não havia ido bem na primeira etapa. O time cruzmaltino, principalmente pelo lado direito, começou o segundo tempo da mesma forma do que o primeiro, em cima da Lusa. Logo aos nove minutos, o Animal mostrou seu faro de matador. O camisa 10 deu bom passe para Leandro Amaral dentro da área, o atacante teve a chance de fazer mas se enrolou na frente do goleiro. A bola sobrou para Edmundo, com calma, fez 2 a 0 para o Vasco. Suficiente para a torcida ir ao delírio em São Januário.


Aos 16, a dupla Edmundo-Leandro Amaral voltou a infernizar a defesa adversária. Após tabela entre os atacantes, Madson recebeu na esquerda e cruzou. Leandro Amaral se esticou todo mas não conseguiu desviar a bola para o gol. Mesmo atrás no placar, a Portuguesa apostava nos contra-ataques. Em um deles, o principal jogador do time, o atacante Diogo, chutou cruzado da esquerda e passou rente à trave do goleiro Tiago.

Morais, inspirado, fez grande lançamento para Leandro Amaral aos 30 minutos. De dentro da área, o atacante pegou de primeira e a bola passou raspando o travessão do gol da Lusa. Aos 37, os visitantes chegaram ao gol. Diogo foi derrubado por Rodrigo Antônio e o árbitro marcou o pênalti. No cobrança, o próprio Diogo bateu com categoria e fez: 2 a 1.

Uma partida que estava sendo marcada pelo jogo limpo foi marcada pela expulsão de Bruno Recife, que deu um carrinho por trás em Wagner Diniz. Depois do lance feio, aos 45, Edmundo tratou de deixar sua marca mais uma vez para selar a boa atuação e a vitória vascaína.



Ficha do jogo
VASCO 3 x 1 PORTUGUESA
VASCO
Tiago; Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Rodrigo Antônio; Wagner Diniz; Jonílson, Leandro Bomfim (Pablo), Morais (Souza) e Madson; Leandro Amaral e Alan Kardec (Edmundo).
Técnico: Antônio Lopes.
PORTUGUESA
André Luis; Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Marcos Aurélio e Bruno Recife; Érick, Carlos Alberto (Dias), Edno e Preto (Rogério); Diogo e Christian (Vaguinho).
Técnico: Vágner Benazzi.
Gols: Leandro Amaral, aos 30 do primeiro tempo e Edmundo, aos nove e aos 45 minutos da segunda etapa; Diogo, aos 38.
Cartões amarelos: Jorge Luiz,Rodrigo Antônio (VAS) .
Cartão vermelho: Bruno Recife .
Público: 6.033 pagantes . Renda: R$ 92.685,00
Estádio: São Januário. Data: 17/05/2008.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS).
Auxiliares: José Antônio Chaves Filho (RS) e Ivan Carlos Bohn (PR).

CRUZERIO 1 X 0 BOTAFOGO
Cruzeiro vence o Bota no Mineirão
O Cruzeiro derrotou o time misto do Botafogo por 1 a 0 na noite deste sábado, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, com um gol marcado por Guilherme, em cobrança de pênalti, aos 11 minutos do primeiro tempo.



Com a vitória, o time celeste assume a liderança isolada da competição, com seis pontos ganhos, mas poderá ser alcançado por mais seis clubes que também venceram na primeira rodada: Flamengo, Coritiba, Náutico, Atlético-PR, Grêmio e Internacional.



Primeiro tempo



Jogando em casa e com o apoio de seus torcedores, o Cruzeiro, mostrou não sentir a falta do artilheiro Marcelo Moreno, machucado, e partiu com tudo para cima do Botafogo desde o primeiro minuto, quando o lateral Jadílson tabelou com Guilherme, invadiu a área e chutou rente à trave direita de Castillo, que voltava ao time recuperado de lesão e saiu nos pés do cruzeirense, evitando o gol celeste. O Botafogo, que contava com a estréia de Carlos Alberto, mas tinha apenas os titulares Wellington Paulista, Renato Silva, Leandro Guerreiro e Diguinho em campo, deu o troco dois minutos depois. Eduardo fez boa jogada pela direita e cruzou para Wellington Paulista, mas Fábio saiu bem do gol e defendeu com segurança.


Com mais posse de bola no meio, e com Jadilson criando boas chances pela esquerda, o Cruzeiro pressionou o Botafogo até chegar a um pênalti, aos 10 minutos, que deu origem ao primeiro gol. Guilherme fez boa jogada pela esquerda em cima de Renato Silva e tocou para Wagner, que girou em cima de Leandro Guerreiro e caiu na área. O árbitro Paulo Cesar Oliveira não teve dúvidas e marcou a penalidade. Na cobrança, aos 11 minutos, Guilherme deslocou Castillo e marcou.



Castillo começa a brilhar





O jovem atacante quase fez o segundo gol aos 26 minutos, após receber excelente passe de Wagner. Na frente de Castillo, Guilherme tentou deslocar o goleiro alvinegro com um chutinho de bico, mas Castillo, atento, fez grande defesa com a mão direita.

O Botafogo reagiu e quase chegou ao empate logo em seguida. Aos 28, Ferrero recebeu livre no bico esquerdo da pequena área e chutou forte, mas a bola foi pela linha de fundo, assustando Fábio. No minuto seguinte, Túlio Souza chutou de longe, a bola desviou na zaga e quicou na frente do goleiro cruzeirense, que defendeu com segurança.

O Cruzeiro voltou a pressionar, obrigando Castillo a fazer mais duas excelentes defesas, em seqüência, aos 32 minutos, após chutes de Marquinhos Paraná e Wagner. Seis minutos depois, o uruguaio evitou novamente o gol cruzeirense na última grande jogada do primeiro tempo, ao fazer ótima defesa num chute de Guilherme, que recebeu livre de marcação e tentou encobri-lo da entrada da área.



Segundo tempo



Na volta para o segundo tempo, o técnico Cuca fez suas alterações no Botafogo, colocando Bruno Costa e Lucio Flavio nos lugares de Edson e Ferrero, respectivamente, mas elas não surtiram efeito. O Alvinegro errava muitos passes e o Cruzeiro administrava o resultado, irritando sua própria torcida, que pedia mais atitude ao time, já que nos primeiros 15 minutos nenhuma chance foi criada.



Mas aos 16, Túlio Souza tratou de reanimar a torcida cruzeirense. O lateral alvinegro deu um carrinho em cima de Ramires, e como já tinha cartão amarelo, acabou expulso por Paulo Cesar Oliveira.



Com um jogador a menos em campo, quem teve ainda mais trabalho foi Castillo, que aos 25 fez mais uma excepcional defesa nos pés de Jonathas. O atacante cruzeirense invadiu a área, mas foi interceptado por Castillo. A bola ainda voltou para Jonathas, mas Castillo voltou a defender.



Oito minutos depois, o goleiro alvinegro mostrou que além de ter raça está com os reflexos em dia, ao evitar o segundo gol cruzeirense numa cobrança de falta de Fabrício. Sem meio time titular, o Botafogo não teve força para reagir, e o Cruzeiro, satisfeito com o 1 a 0, passou a tocar a bola até o apito final do árbitro, conseguindo sua segunda vitória no Brasileirão.



Ficha do jogo
CRUZEIRO 1 x 0 BOTAFOGO
CRUZEIRO
Fábio, Jonathan (Apodi), Espinoza, Thiago Heleno e Jadílson (Elicarlos); Marquinhos Paraná, Fabrício, Ramires e Wagner; Guilherme e Jonathas (Bruno)
Técnico: Adilson Batista.
BOTAFOGO
Castillo, Renato Silva, Ferrero (Lucio Flávio) e Edson (Bruno Costa); Túlio Souza, Leandro Guerreiro, Thiaguinho, Diguinho e Eduardo; Carlos Alberto (Abedi) e Wellington Paulista
Técnico: Cuca
Gol: Guilherme, aos 11 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Ramires, Thiago Heleno, Apodi, Bruno, Fabrício, Wagner (Cruzeiro), Diguinho, Bruno Costa, Túlio Souza (Botafogo)
Cartão vermelho: Túlio Souza (Botafogo).
Estádio: Mineirão. Data: 17/05/2008.
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira
Auxiliares: Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ailton Farias da Silva (SE)

SPORT 0 X 0 VITÓRIA

Na briga dos leões, tudo igual: 0 a 0
Em uma briga de leões, é difícil sair um vencedor. E acabou sendo assim no futebol. O Leão pernambucano, o Sport, não aproveitou o mando de campo e ficou no empate de 0 a 0 com o Leão Baiano, o Vitória, neste sábado, na Ilha do Retiro, no Recife, pelo Campeonato Brasileiro. A partida alternou bons lances na primeira etapa com monotonia em parte da segunda. O resultado acabou sendo justo, já que cada equipe dominou um tempo - o Sport, o primeiro, e o Vitória, o segundo. Tanto que os melhores jogadores da partida foram os goleiros. Viafara salvou o Rubro-negro baiano, e Magrão livrou o Rubro-Negro pernambucano de uma surpresa.



O jogo



De moral elevado pela boa campanha na Copa do Brasil, o Sport, em seus domínios, começou na pressão sobre o Vitória. O time buscava sempre as laterais e explorava os atacantes Carlinhos Bala e Leandro Machado, comandados pelo destaque da equipe, o meia Romerito. Logo aos 12 minutos a equipe deixou o grito de gol engasgado na garganta da torcida que compareceu à Ilha do Retiro. Em escanteio cobrado por Carlinhos Bala, após disputa aérea, a bola tocou no travessão.



O Vitória tentava se recobrar do susto quando, aos14, Romerito partiu para driblar Viafara mas foi desarmado pelo goleiro. Na jogada seguinte, aos 17, o camisa 10 do Leão pernambucano por pouco abriu o placar, ao se aproveitar de falha da defesa do Vitória e bater de virada. Viafara se esticou para tocar a escanteio. Aos 30, novamente Romerito perdeu chance de abrir o placar. E novamente o goleiro do Leão baiano apareceu bem. Depois, aos 32, Leandro Machado chegou a marcar, mas a jogada já não valia mais.



Com o time bastante recuado, o Vitória procurava se aproveitar das falhas do Sport na defesa para tentar um contra-ataque mortal. No entanto, houve poucos espaços, e o time esbarrava na lentidão de Jackson e Ramon. O empate no primeiro tempo acabou sendo lucro para a equipe.







Segundo tempo lento



Se na primeira etapa o goleiro Magrão não teve nenhum trabalho, logo no início da segunda foi obrigado a aparecer bem em bomba de Marcelo Cordeiro de fora da área, aos 6 minutos. No contra-ataque, o volante Everton arrancou como atacante, mas, como o chute não é o seu forte, mandou para fora.



O jogo ficou lento. Os dois treinadores mexeram nas equipes. No Sport, Luciano Henrique deu lugar a Kássio no meio-campo, e Leandro Machado, apagado, saiu para a entrada de Roger. No Vitória, Rodrigão, apenas lutador, foi trocado por Dinei. O Leão baiano voltou a levar perigo em jogada que Renan, de fora da área, bateu por cima do gol. O Sport cansou, principalmente Romerito. Só Carlinhos Bala mantinha a velocidade do primeiro tempo. Até o lateral Luisinho Neto cedeu a vez a Diogo. No time adversário, Ramon saiu reclamando para a entrada de Ricardinho.



Na verdade, a maior mudança foi que, se no primeiro tempo o goleiro Viafara salvou o Vitória, no segundo Magrão livrava o Sport de ser surpreendido. Aos 29, fez outra boa defesa em chute de Marquinhos, que depois acabou saindo para a entrada de Muriqui, ex-Vasco e Madureira.



No fim do jogo, dois lances polêmicos esquentaram a partida. Aos 41, após escanteio, Leonardo cabeceou para as redes para o Vitória, mas o juiz anulou marcando falta do zagueiro sobre Romerito. E aos 42 o Sport reclamou de pênalti em Roger, que teve a camisa puxada por Anderson Martins dentro da área. O empate, no fundo, fez justiça ao que foi o jogo.





Ficha do jogo
SPORT 0 x 0 VITÓRIA
SPORT
Magrão, Luisinho Neto (Diogo), Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Everton, Luciano Henrique (Kássio) e Romerito; Carlinhos Bala e Leandro Amaral (Roger).
Técnico: Nelsinho Batista.
VITÓRIA
Viafara, Marco Aurélio, Leonardo, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Jackson e Ramon (Ricardinho); Rodrigão (Dinei) e Marquinhos (Muriqui).
Técnico: Vágner Mancini.
Cartões amarelos: Ramon e Rodrigão (Vitória) e Igor, Luciano Henrique e Daniel Paulista (Sport)
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE). Data: 17/05/2008. Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS). Auxiliares: Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ailton Farias da Silva (SE).

Como ficou as competições em Portugal

Campeão:Porto
Vice:Sporting
Liga Dos Campeões:Vitória de Guimarães
Copa da Uefa:Benfica,Marítimo
Rebaixados:Boavista,União de Leiria

Fim de Papo:Campeonato Francês


Fred marca, e Lyon leva o hepta

O Lyon conquistou neste sábado o sétimo título consecutivo do Campeonato Francês. O feito veio com a vitória por 3 a 1 sobre o Auxerre, fora de casa. Um dos destaques da partida foi o brasileiro Fred, autor do segundo gol. Benzema e Kallstrom fizeram os outros. Frederic descontou para o Auxerre, que terminou na 15ª colocação.



Na avaliação do artilheiro, que participou dos três últimos títulos, a conquista veio coroar a supremacia do Lyon na França.



- A conquista do campeonato foi merecida. É difícil chegar ao topo e mais ainda se manter lá por tanto tempo. Este é um recorde que dificilmente será quebrado aqui na Europa. Estou muito feliz por tudo. Vim de uma seqüência de lesões, no ano passado. Mas agora estou completamente recuperado e com uma grande expectativa para a disputa da Champions League da próxima temporada. Nosso time vai entrar mais forte nesta competição. O presidente já prometeu reforços - avisa.

O Bordeaux, principal perseguidor do Lyon, ficou mesmo com o segundo lugar. Também neste sábado, ficou no empate com o Lens, por 2 a 2, fora de casa. A equipe terminou com 75 pontos ganhos, quatro a menos do que o campeão. O Lens acabou rebaixado.

O hepta do Lyon começou a ser desenhado no primeiro minuto de jogo, quando o atacante Benzema abriu o placar. Foi o vigésimo gol do francês, que terminou na artilharia da competição. Nove minutos depois, o Lyon fez o segundo, fechando o caixão do Auxerre - e também do Bordeaux. Fred não vacilou e saiu para comemorar com os companheiros.

Na etapa final, o Auxerre ainda tentou diminuir, mas, sem muita determinação, pois já havia conquistado a sua permanência na Primeira Divisão e jogava para cumprir tabela. Houve tempo ainda para Kallstrom, aos seis, marcar o terceiro do Lyon, fazendo a festa da torcida.


Campeão:Lyon.
Vice:Bordeaux
Liga dos Campeões:O. de Marselha
Copa da Uefa:Nancy,PSG
Rebaixados:Lens,Strasbourg,Metz


Os resultados da última rodada

Auxerre 1 x 3 Lyon
Lens 2 x 2 Bordeaux
Lorient 1 x 1 Lille
Olympique de Marselha 4 x 3 Strasbourg
Metz 4 x 3 Le Mans
Nancy 2 x 3 Rennes
Nice 3 x 1 Caen
Saint-Etienne 4 x 0 Monaco
Sochaux 1 x 2 Paris Saint-Germain
Toulouse 2 x 1 Valenciennes

Na Itália tem time com campanha encerrada.

SAMPDORIA 3 X 3 JUVENTUS
Empate em jogaço contra o Juventus põe o Sampdoria na próxima Copa da Uefa


Sampdoria e Juventus encerram a temporada com um belíssimo jogo no estádio Luigi Ferraris, em Gênova. O empate em 3 a 3 brindou o público e foi suficiente para colocar a equipe da casa na Copa da Uefa da próxima temporada. O time de Turim, por sua vez, já havia conquistado o direito de disputar a Liga dos Campeões. A decisão do título, que está entre Inter e Roma, será neste domingo..

Maggio, Montella e Cassano, que ainda perdeu um pênalti, marcaram para os anfitriões, ao passo que Trezeguet e Del Piero, duas vezes, fizeram os gols dos visitantes. O jogo valeu pela última rodada do Campeonato Italiano.

Com o resultado, a Samp se manteve na quinta colocação com 60 pontos, três à frente da Udinese, mas não pode ser alcançada porque ganha no confronto direto. A Juve, por sua vez, terminou a Série A em terceiro lugar, com 72 pontos, e jogará a Liga dos Campeões

Como ficou as competições na Inglaterra

Campeão:Manchester United.
Vice:Chelsea.
Liga dos Campeões:Arsenal,Liverpool.
Copa da UEFA:Everton,Portsmouth,Manchester City.
Rebaxaidos:Reading,Birmingham,Derby County.

FA Cup

Portsmouth vence o Cardiff e conquista a Copa da Inglaterra após jejum de 68 anos





Com um gol do atacante nigeriano Kanu, o Portsmouth se sagrou, neste sábado, campeão da Copa da Inglaterra. O título veio após uma vitória de 1 a 0 sobre os galeses do Cardiff City, da Segunda Divisão Inglesa, no Estádio de Wembley.

O gol solitário do confronto veio aos 37 minutos da etapa inicial, em uma jogada 100% nigeriana. John Utaka avançou pela direita e cruzou para o meio da área. O goleiro finlandês Enckelman falhou e a bola sobrou para Kanu, que empurrou para as redes.

Retraído, o Pompey sofreu grande pressão do Cardiff, em especial nos últimos 15 minutos de partida. Abusando da clássica jogada britânica dos chuveirinhos, os galeses tentaram sufocar, mas não obtiveram êxito.

No fim do jogo, dupla festa do Portsmouth em Wembley. Campeão da Copa da Inglaterra 68 anos depois - o outro título foi em 1939 - e vaga garantida na Copa Uefa.

Fim de Papo:Campeonato Alemão


Marcelinho Paraíba e Grafite ajudam na classificação do Wolfsburg à Uefa

O Hamburgo e o Wolfsburg são os dois classificados da Alemanha para a Copa Uefa. A decisão saiu somente neste sábado na última rodada do Campeonato Alemão, quando os dois times golearam. O Hamburgo ficou na quinta posição, ao arrasar em casa o Karlsruher por 7 a 0. Já o Wolfsburg terminou em sexto depois de vencer o Borussia, em Dortmund, por 4 a 2. Grafite e Marcelinho Paraíba marcaram.

Grafite comemorou a superação da sua equipe, que não era uma das favoritas no começo do campeonato:

- É uma alegria muito grande. Quando chegamos aqui no início da temporada todos olhavam com desconfiança. Esta vitória veio mostrar a seriedade de nosso trabalho durante todo este ano - diz.

Já Marcelinho acha que a disputa de uma competição européia é uma conquista histórica para o Wolfsburg:

- A conquista dessa vaga veio com muito trabalho e dedicação. Entramos para a história do clube e isso ninguém poderá tirar de nós. Estou muito contente, pois estava escutando muita besteira por aqui. Mostramos para a Alemanha que temos um time competitivo - afirma.




--------------------------------------------------------------------------------
Werder Bremen termina em segundo
--------------------------------------------------------------------------------

O Werder Bremen, com gol de Rosenberg, venceu o Bayer Leverkusen e ficou com a segunda posição. Assim, está classificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Schalke 04, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Nürnberg, terá de disputar a fase preliminar. Os três rebaixados para a Segunda Divisão também foram conhecidos: Nuremberg, Hansa Rostock e Duisburg.

Na Segunda Divisão, dois times já conseguiram o acesso: a Borussia Moenchengladbach, campeão, e o Köln. Pela terceira vaga, ainda brigam Hoffenhein, do atacante brasileiro Carlos Eduardo, Mainz 05 e Freiburg. A rodada final será neste domingo.

Veja os resultados deste sábado do Campeonato Alemão:
Nuremberg 0 x 2 Schalke
Bayer Leverkusen 0 x 1 Werder Bremen
Bayern de Munique 4 x 1 Hertha Berlin
Stuttgart 2 x 2 Arminia Bielefeld
Hannover 4 x 0 Energie Cottbus
Borussia Dortmund 2 x 4 Wolfsburg
Hamburgo 7 x 0 Karlsruher
Bochum 1 x 2 Hansa Rostock
Eintracht Frankfurt 4 x 2 Duisburg

Campeão:Bayern de Munique.
Vice:Werder Bremen.
Liga do Campeões:Schalke 04.
Copa da UEFA:Hamburgo,Wolfsburg,Stuttgart.
Rebaixados:Nuremberg,Hansa Rostock,Duisburg.



Olímpiadas de Amsterdã:1928


Os Jogos da IX Olimpíada realizaram-se em 1928 na cidade de Amsterdam (Países Baixos), num clima de paz e prosperidade que viria a anteceder vinte anos de guerras e incertezas econômicas, entre 17 de maio e 12 de agosto, com a participação de 3014 atletas, entre eles 290 mulheres, representando 46 países, dois a mais que os Jogos anteriores, disputando dezesseis modalidades esportivas.

Nestes Jogos, as mulheres puderam finalmente passar a competir no Atletismo e a norte-americana Betty Robinson foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro neste esporte, na prova dos 100m rasos.

O nível de competividade aumentou, com a volta às Olimpíadas dos países derrotados na Primeira Guerra Mundial e até então proibidos de participarem: Alemanha, Áustria, Hungria e Bulgária.

Os Jogos de Amsterdam marcam os primeiros Jogos sem a presença e a liderança de Pierre de Coubertin, que, doente, não compareceu, permanecendo em seu refúgio na Suíça.

A cerimônia de abertura foi realizada de maneira grandiosa no belo estádio Olympisch, construído para os Jogos, com lugar para 65.000 espectadores, que prestigiaram em massa o evento e o mundo viu pela primeira vez a chama olímpica ser acesa no estádio, trazida de Olímpia especialmente para a ocasião. O revezamento que transportaria a chama da Grécia até o local dos Jogos só seria introduzido em Berlim, oito anos depois.

Fatos, destaques e curiosidades
Pela primeira vez na era moderna, a Chama Olímpica manteve-se acesa por toda a duração do Jogos Olímpicos.
Também foi em Amsterdam que a Grécia foi a primeira nação a desfilar na parada de abertura, com os Países Baixos anfitriões em último. Este protocolo se tornaria permanente no desfile dos Jogos.
No meio da prova das quartas-de-final para a competição de remo, o remador australiano Henry Pearce parou para deixar passar uma família de patos que atravessava em fila frente ao seu barco. Mesmo assim Pearce conseguiu ganhar a eliminatória e acabaria por conquistar a medalha de ouro na final, a única da Austrália nestes Jogos.
O japonês Mikio Oda tornou-se o primeiro asiático campeão olímpico com seu triunfo no salto triplo.
A delegação olímpica dos Estados Unidos foi comandada por um militar: Douglas MacArthur, depois comandante americano na guerra do Pacífico e herói da II Guerra Mundial.
Exatos setenta anos antes do filho de argelinos Zinedine Zidane liderar a França na maior conquista esportiva de sua história, a Copa do Mundo de 1998, outro franco-argelino, o pequenino Boughèra El Ouafi, soldado raso do exército colonial francês na Argélia, ganhava a maratona olímpica para a bandeira tricolor. Infelizmente, esquecido e abandonado após sua vitória, El Ouafi morreria pobre e alcoólatra em 1958, aos 60 anos de idade, assassinado com um tiro numa briga de bar em Paris.
Betty Robinson, que com apenas 16 anos se tornou a primeira campeã olímpica do atletismo, sofreu um acidente de avião três anos após seu triunfo, onde quebrou várias vértebras e teve uma comoção cerebral. Recuperada, mas sem poder dobrar totalmente o joelho, o que não lhe possibilitava se agachar para a largada, Betty passou a se dedicar ao revezamento e em 1936, nos Jogos de Berlim, conquistou outro ouro como membro da equipe de revezamento feminino 4x100 dos Estados Unidos, aos 24 anos.
Estes Jogos também marcam o início da hegemonia em seis olimpíadas consecutivas, até Melbourne 1956, em que a Índia ganharia a medalha de ouro no hóquei sobre a grama.
A Coca-Cola patrocina os Jogos Olímpicos pela primeira vez.

Modalidades disputadas
Atletismo
Boxe
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Halterofilismo
Hóquei sobre grama
Hipismo
Natação
Pentatlo moderno
Pólo aquático
Remo
Saltos ornamentais
Vela
Wrestling




Participantes
Um total de 46 nações estiveram representadas nos Jogos de Amsterdã. Malta, Panamá, e Rodésia (hoje Zimbábue) competiram pela primeira vez. A Alemanha retornou após ter se ausentado dos Jogos de 1920 e 1924.

África do Sul
Alemanha
Argentina
Austrália
Áustria
Bélgica
Bulgária
Canadá
Checoslováquia
Chile
Cuba
Dinamarca
Egipto (Egito)
Espanha
Estados Unidos
Estónia
Filipinas
Finlândia
França
Grã-Bretanha
Grécia
Haiti
Hungria
Índia
Irlanda
Itália
Japão
Jugoslávia (Iugoslávia)
Letónia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
México
Mónaco
Noruega
Nova Zelândia
Países Baixos
Panamá
Polónia
Portugal
Rodésia
Roménia
Suécia
Suíça
Turquia
Uruguai

Quadro de medalhas
Quadro de Medalhas / Amsterdam 1928
Posição País Ouro Prata Bronze Total
1 Estados Unidos 22 18 16 56
2 Alemanha 10 7 14 31
3 Finlândia 8 8 9 25
4 Suécia 7 6 12 25
5 Itália 7 5 7 19
6 Suíça 7 4 4 15
7 França 6 10 5 21
8 Países Baixos 6 9 4 19
9 Hungria 4 5 9
10 Canadá 4 4 7 15
11 Grã-Bretanha 3 10 7 20
12 Argentina 3 3 1 7
13 Dinamarca 3 1 2 6
14 Checoslováquia 2 5 2 9
15 Japão 2 2 1 5
16 Estónia 2 1 2 5
17 Egipto (Egito) 2 1 1 4
18 Áustria 2 1 3
19 Austrália 1 2 1 4
Noruega 1 2 1 4
21 Jugoslávia (Iugoslávia) 1 1 3 5
Polónia 1 1 3 5
23 África do Sul 1 2 3
24 Espanha 1 1
Índia 1 1
Irlanda 1 1
Nova Zelândia 1 1
Uruguai 1 1
29 Bélgica 1 2 3
30 Chile 1 1
Haiti 1 1
32 Filipinas 1 1
Portugal 1 1

Semana q vem teremos as Olímpiadas de 1932.

Vamos falar de música:Rolling Stones


Os Rolling Stones são uma banda de rock inglesa formada em 25 de Maio de 1962, e que está entre as bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, foram a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 60, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas.

Formado por Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts, o grupo calcava sua sonoridade no blues. Em mais de 40 anos de carreira, hits como (I Can't Get No) Satisfaction, Start Me Up, Sympathy For The Devil, Jumping Jack Flash, Miss You e Angie fizeram dos Stones uma das mais conhecidas bandas do rock mundial, levando-a a enfrentar todos os grandes clichês do gênero, desde recepções efusivas da crítica até problemas com drogas e conflito de egos, principalmente entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones já venderam mais de 200 milhões de álbuns no mundo inteiro.


História
1960-1970
Tudo começou em 1960, quando os dois amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e rock and roll. Foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

O pianista Ian Stewart, amigo de Brian, seria o co-fundador da banda, mas porque sua imagem pessoal não tinha o devido sex-appeal, ele seria rebaixado a gerente de palco, com direito a gravar com a banda mas não de posar como membro. Bill Wyman, que embora já vivesse da noite há muito mais tempo que os demais, seria acrescentado à banda por um motivo fútil: possuía mais de um amplificador. Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiria definitivamente a bateria. A boa repercussão nas apresentações ao vivo somadas à habilidade promocional de seu empresário, levou a banda a um contrato com a Decca Records (então a piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles). Seu empresário promove a banda com uma imagem de rebeldes e cria a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?.

Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Berry e Muddy Waters de cada lado, Come On/I Want To Be Loved, e uma gravação para uma composição da dupla John Lennon e Paul McCartney, I Wanna Be Your Man, foram bem aceitos. O primeiro álbum, chamado simplesmente The Rolling Stones, saiu em abril de 1964, contendo apenas uma composição de Jagger e Richards. Apenas com Tell Me (You're Coming Back), lançado em junho de 1964, é que uma composição da dupla seria lançada como lado A de um compacto. A partir daí, pouco a pouco o material próprio começou a ser valorizado, tendo em Out Of Our Heads, de 1965, o primeiro de uma série de discos basicamente de composições da dupla Jagger-Richards. É nesse ano que a banda lança seu maior hit em todos os tempos, (I Can't Get No) Satisfaction.

Com o álbum Aftermath, de 1966, a banda começaria uma fase de músicas mais longas e de arranjos mais elaborados. O flerte com o rock psicodélico e experimental teria seu ápice em Their Satanic Majesties Request, de 1967. Com Beggar's Banquet (1968) haveria a volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos. São desta época dois dos maiores hits da banda, Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita à um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então.

Em 1969 Brian Jones oficialmente abandona os Stones, sendo substituído por Mick Taylor (que havia tocado com o John Mayall's Bluesbreakers). Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto afogado na piscina de sua casa em Sussex, em circunstâncias até hoje pouco esclarecidas. Existem duas versões: que ele se afogou sob influência de drogas e álcool, ou que ele foi afogado propositalmente por um dos empreteiros contratados para fazer obras na propriedade. Embora houvesse sido planejado muito tempo antes, dias depois a banda realizou um concerto memorável no Hyde Park, em Londres, diante de um público de 300 mil pessoas, que acabou tendo um significado especial além da apresentação do pouco conhecido novo guitarrista, Mick Taylor. O show aconteceu num palco decorado com uma enorme foto colorida e estourada de Jones. Jagger, vestido de branco, interrompeu a apresentação para ler uma passagem do poema Adonais de Percy Bysshe Shelley, em memória do amigo problemático. Enquanto mais de 3.000 borboletas brancas eram soltas do palco para a platéia emocionada. Os Stones pareciam ter chegado ao fim de uma era. Sem imaginar que a próxima tragédia estava bem próxima.

Em 6 de dezembro de 1969, o grupo chegou a Altamont, na Califórnia, para uma grande apresentação ao ar livre - com uma platéia pelo menos duas vezes maior do que a do Hyde Park. Bem antes dos Stones subirem no palco já havia problemas. A segurança do espetáculo estava sob a responsabilidade de um bando de Hell`s Angels de São Francisco, uma gangue de motoqueiros grossos e arrogantes que não sentiam nada a não ser desprezo pela multidão de mais de 500 mil hippies. Qualquer um que tentasse subir no palco era agredido e escorraçado de volta para a platéia por Angels que portavam tacos de sinuca. Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que antecedeu a atração principal, fãs estavam sendo carregados para as cabanas da Cruz Vermelha em maior quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta. Quando os Rolling Stones finalmente foram se apresentar, a multidão ficou histérica, e os Hell`s Angels reagiram ficando ainda mais selvagens. Durante a execução de Under My Thumb (e não Simpathy for The Devil como muita gente acredita), um jovem negro, Meredith Hunter, foi assassinado com uma punhalada nas costas. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê. No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa. O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. Ainda em 1969 os Stones lançaram Let It Bleed (título geralmente visto como sátira a Let It Be, dos Beatles, disco que de fato só seria lançado seis meses depois). Em 1970 sai Get Your Ya-Ya's Out, o primeiro disco ao vivo, com estéreo autêntico e alta fidelidade, gravado de sua apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.

1971-1980
Em 1971 a banda passa para a Atlantic Records, que lhes permite estrear o selo próprio, Rolling Stones Records. Nesse ano a banda lança um dos seus álbuns mais curiosos, Sticky Fingers, cuja capa foi idealizada por Andy Warhol com uma foto de uma pélvis atribuida a Jagger e cujo LP original possuía um zíper que podia ser aberto e mostrava uma figura de uma cueca (a despeito da banana do álbum Velvet Underground and Nico). Esse álbum também foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca que apesar de ter sido sempre atribuído a Andy Warhol na verdade foi produzido por John Pasche.

Keith Richards encontra-se no interior da França, no castelo gótico Villa Nellecote, especialmente para tentar se livrar das drogas, pela primeira vez. Percebendo estar em um momento excepcionalmente criativo, chama Mick Jagger para começarem a compor. Os dois se unem por várias semanas e produzem dezenas de novas composições que poderiam facilmente integrar um álbum triplo. Para lá é enviado, então, o estúdio móvel de gravação da Rolling Stones Records, tido como o mais moderno do mundo à época. Após a mixagem lançam, em 1972, o álbum duplo Exile on Main Street, considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras, a música Tumblind Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje.

Com a excelente repercusão do disco anterior e embalados pela sua turnê de 1972/1973, os Stones entram mais uma vez no estúdio e lançam em 1973 o álbum Goats Head Soup, amplamente conhecido pelo hit Angie e pela polêmica Star Star. Interessante que a balada Waiting on a Friend foi composta e gravada durante as sessões deste álbum e lançada apenas oito anos depois no álbum Tattoo You (1981), a qual, devidamente remixada tornou-se um hit da banda, assim como a música Tops.

Em 1974 os Rolling Stones gravam o clássico It's Only Rock'n'Roll no estúdio do guitarrista Ronnie Wood (que tocava com a banda inglesa The Faces, liderada por Rod Stewart). Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Wood assume a segunda guitarra, embora só será oficialmente um membro efetivo dos Stones a partir da turne de 1975, cuja primeira apresentação com a banda ocorre em 1º de junho do mesmo ano em Baton Rouge, Lousiana, Estados Unidos, através dos acordes de Honky Tonk Women.

Embora a turnê de 1975 tenha sido batizada de Tour Of The Americas pois previa, além dos Estados Unidos e Canadá, shows no Brasil - Rio de Janeiro (14 e 17/08) e São Paulo (19 e 21/08) -, México (7 e 10/08) e Venezuela (28 e 31/08), estes não ocorreram por restrições políticas dos governantes desses países, preocupados com a imagem de desordeiros e drogados que a banda poderia passar além de desagradar os respectivos regimes de governo.

Lançam, então, Black & Blue (1976), um disco mais intimista com forte participações de convidados como Billy Preston, que já havia gravado Let It Be, dos Beatles e vinha participando de todos os álbuns dos Stones desde Sticky Fingers de 1971, e Ron Wood confirmado no comando da segunda guitarra, que obtém razoável sucesso. O álbum seguinte é Love You Live (1977), um duplo ao vivo gravado na turnê européia de 1976, bastante heterogêneo e com a formação básica da banda no palco. Em (1978) lançam Some Girls que é bem mais pesado do que os últimos trabalhos. Este disco é fortemente influenciado pelo movimento punk surgido na Inglaterra no ano anterior, com temas rápidos e agressivos como Respectable e When The Whip Comes Down, embora o disco seja mais lembrado pelo seu hit à la discoteque Miss You. Mostrando a vitalidade característica até os dias de hoje, ainda no mesmo ano saem, novamente, em turnê pelos Estados Unidos e já dão mostras da tendência que por eles será magistralmente explorada nos próximos anos: enormes palcos e infra-estrutura dos shows, jamais vistas até então. Em 1980 lançam um disco mais linear, Emotional Rescue, com o hit do mesmo nome do disco.

1981-1990
Em 1981 a banda larga Atlantic Records e assina com a EMI. O álbum de estreia é Tatoo You, tido por muitos como o melhor álbum da banda de todos os tempos e talvez o seu único grande triunfo para esta gravadora, visto ser o de maior sucesso comercial da banda até os dias de hoje. Destacam-se inúmeros hits da banda, como a explosiva Start Me Up, obrigatória em todos os shows, e a balada Waiting On A Friend, composta inicialmente em 1973 e não lançada no disco do mesmo ano.

Com a excursão americana no mesmo ano, os Rolling Stones definitivamente inauguram a moda de shows gigantescos de duração de três horas, palcos móveis e desmontáveis e toneladas de equipamentos de som e luz. Resumindo a turnê em solo americano lançam em (1982) o álbum ao vivo Still Life (American Concert 1981) e o filme Let's Spend the Night Together, que, sob a direção do renomado Hal Ashby, mostra o vigor juvenil de Jagger e a reabilitação de Richards das drogas, além do novo formato de apresentações ao vivo.

Em meio a especulações da mídia de possível separação da banda, no final de 1983 os Stones lançam o álbum Undercover, e, alimentando ainda mais estes rumores, a banda não sai em turnê e tampouco os músicos se pronunciam à respeito, cada um elaborando trabalhos individuais e não sendo vistos juntos em nenhuma ocasião.

Ian Stewart, pianista, gerente de palco e um dos fundadores da banda, acompanhando em todos os álbuns e shows, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Tido como o sexto Stone, é homenageado com uma faixa no álbum da banda de 1986, Dirty Work, cujo álbum também não é acompanhado de turnê.

O relacionamento entre os membros restantes da banda não era dos melhores, com desentendimentos freqüentes entre Jagger e Richards. Mick Jagger envereda em uma carreira solo gravando músicas dentro do estilo Rolling Stones e causa um desentendimento sério entre ele e seu sócio Keith Richards. Especulações sobre o fim da banda duram por seis anos, embora o clima ruim não impedisse que continuassem sendo lançados álbuns de repercussão cada vez maior. Jagger, Richards, Wood, Wyman e Watts lançaram vários álbuns solo durante a década de 80 e 90.

Os Stones adentraram a década de 90 com uma nova gravadora, a CBS, em meio a rumores de que Mick Jagger e Keith Richards não podiam nem mesmo dividir uma mesma sala sem se engalfinharem. Os constantes boatos sobre a dissolução da banda ajudaram a catapultar o interesse e a expectativa da turnê e as vendas do álbum Steel Wheels (1989), tornando-a a maior da banda em todos os tempos até então. Os problemas pessoais foram colocados de lado e a banda se apresentou como nos velhos tempos, auxiliada pela habitual parafernália de palco tendo participação durante a turne,do Guns N' Roses que estava explodindo no cenário musical,como banda de abertura. Reflexo disso é o álbum Flashpoint de 1990 que traz os Stones de volta aos palcos depois de sete anos.

Foi também à partir dessa turnê que os Stones tornaram-se experts nos negócios, transformando-se em uma banda multimilionária, com administração autônoma e profissional, alcançando espaços na mídia até então nunca vistos, tendência que permitiu as sucessivas bem-sucedidas turnês seguintes e um exemplo de exposição e fixação da "marca" The Rolling Stones.

1991-2000
O outro membro original, Bill Wyman, que deixa o grupo em 1993, ainda mantém fortes ligações com a banda, à exemplo de seu pub em Londres, o Sticky Fingers, totalmente decorado com inúmeras fotos, instrumentos e discos de ouro, entre outras lembranças dos Stones. Para o seu lugar é escalado o baixista Darryl Jones, que é apenas músico contratado, não sendo considerado membro oficial.

Em 1994, após um longo período de inatividade, é lançado com grande estardalhaço o álbum Voodoo Lounge, seguido pela turnê de mesmo nome (que passou pelo Brasil). A turnê que se iniciou em 19 de julho de 1994 em Toronto, Canadá, e foi encerrada em 30 de agosto de 1995 em Rotterdam, Holanda, arrecadou em torno de US$ 400 milhoes. Aproveitando a repercussão, todas as gravações da banda são relançadas em CD. O álbum de 1995, Stripped, foi mais intimista, com versões acústicas de vários de seus maiores sucessos e uma regravação gloriosa para "Like a Rolling Stone", clássico de Bob Dylan.

No ano seguinte lançam The Rock And Roll Circus, trilha sonora de um filme arquivado desde 1968. O CD inclui uma apresentação de diversos artistas, como Jethro Tull, The Who, Marianne Faithfull, então esposa de Jagger e The Dirty Mac que nada mais é que uma pré-versão da Plastic Ono Band. Essa formação incluiu, além de John Lennon e Yoko Ono, Eric Clapton, Keith Richards (no baixo) e Mitch Mitchell, baterista do The Jimi Hendrix Experience.

Ainda em 1997 sai Bridges of Babylon, com uma capa luxuosa e uma excursão mundial igualmente cara, completa, com dois palcos, um maior e outro menor instalado no meio do público. Inclui também uma ponte para a banda atravessar do palco principal para o menor, sendo que neste executam basicamente clássicos sem o acompanhamento de metais e backing vocals voltando às raízes da banda nos anos 60 e, assim, inauguram um novo estilo de apresentações que se seguiram nas turnês seguintes. Com dois shows no Brasil, um em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro (com participação mais que especial de Bob Dylan, inclusive abrindo os shows para a banda), confirmaram o país com status de rota obrigatória. Retrato dessa turnê foi o lançamento do álbum ao vivo No Security, em 1998.

[editar] A partir de 2001
Para comemorar os 40 anos do grupo, em 2002 lançam o álbum duplo Forty Licks (1962-2002) que traz, além de 36 sucessos da banda, 4 novos hits (Don't Stop, Keys To Your Love, Stealing My Heart e Losing My Touch), sendo o primeiro uma espécie de resumo da perseverança característica da banda, atingindo bastante sucesso. Em 16 de agosto do mesmo ano com um show em Toronto (Canadá) os Stones lançam uma de suas maiores turnês - a Licks Tour (detalhe para a música Heart of Stone, não tocada ao vivo desde 5 de dezembro de 1965). Esta longa turnê passou por todos os continentes do planeta, tendo sido encerrada em 9 de novembro de 2003, em Hong Kong. Mantendo o status de maior banda de rock & roll do mundo e a tradição de suas espetaculares apresentações, montam estruturas distintas e específicas para shows em arenas, estádios e teatros, além de private shows. Ao final do mesmo ano lançam o esplêndido DVD quádruplo Four Flicks, mostrando cada um dos formatos de suas apresentações e toda a vitalidade dos músicos sessentões.

Quando todos imaginavam o fim da banda, devido a um câncer na garganta do baterista Charlie Watts diagnosticado em junho de 2004 e curado em fevereiro de 2005, o vigor incansável do quarteto com ênfase às belas letras de Jagger e Richards (conhecidos como The Glimmer Twins desde os anos 70, pela ligação existente entre eles, além das lendárias histórias que protagonizaram) produz um de seus melhores álbuns de estúdio de todos os tempos. Lançado em 2005 A Bigger Bang traz uma sonoridade crua e voltada às raízes da banda: rock and roll, blues e rhythm and blues, além das pegadas das guitarras da dupla Richards/Wood, bem como para a harmônica melodiosa de Jagger, as 16 fortes canções do álbum mostram a excelência e competência de Jagger/Richards/Watts/Wood. Para a divulgação do álbum, mais uma vez iniciando em Toronto (em 10 de agosto de 2005), a banda se lança na estrada com a turnê do mesmo nome.

Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltaram ao Brasil para o show da turnê A Bigger Bang. O show, gratuito, foi realizado nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, entrando para a história como o maior show da banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos.

Após dois anos do lançamento da turnê A Bigger Bang, que passou pela América do Norte - em duas oportunidades (2005 e 2006) -, América do Sul (2006) e Europa (2006), e arrecadara, até novembro de 2006, em torno de US$ 437 milhões (recorde na história da música), os Stones anunciaram, em 22 de março de 2007, uma lista de novos shows pelo velho continente, que se iniciou em 5 de junho de 2007, com uma apresentação em Werchter, Bélgica e se encerrou em 26 de agosto de 2007 em Londres, apesar de rumores de que novos shows serão realizados em 2008. Com seu encerramento, os Stones realizaram a mais longa de suas turnês mundiais, com arrecadação de US$ 560 milhões (novo recorde), e, apresentando-se para quase 6 milhões de expectadores, mostraram a inesgotável energia que os move por mais de 45 anos de estrada.

Em 12 de junho de 2007, foi lançado o DVD The Biggest Bang, que contém 4 discos com mais de sete horas de shows, incluindo a integra do realizado no Rio de Janeiro, no ano anterior, bem como em Austin, Texas, e materiais dos shows de Japão, Buenos Aires e Shangai, além de entrevistas exclusivas e reveladoras com os membros da banda.

Em 04 abril de 2008, estreará nos cinemais mundiais o filme The Rolling Stones Shine a Light, concebido e dirigido pelo premiado diretor Martin Scorsese - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova York, em novembro de 2006, com dezesseis câmeras focadas diretamente nos músicos, registrou com profundidade a bela performance da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. Conta, ainda, com a presença de Jack White, do grupo White Stripes, da cantora Christina Aguilera e do bluesman Buddy Guy. Ainda, de forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60, confrontando com declarações atuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se ativo aos sessenta.

Integrantes
Atuais
Mick Jagger - vocal, guitarra e gaita (desde 1962)
Keith Richards - guitarra e vocal (desde 1962)
Ron Wood - guitarra (desde 1974)
Charlie Watts - bateria e percussão (desde 1963)
Antigos
Brian Jones - guitarra (1962–1969)
Mick Taylor - guitarra (1969–1974)
Bill Wyman - baixo (1962–1993)

Videografia
1966 - Charlie Is My Darling
1968 - Sympathy For The Devil
1968 - The Rolling Stones Rock And Roll Circus
1969 - The Stones In The Park
1974 - Ladies and Gentlemen: The Rolling Stones
1975 - Cocksucker Blues
1982 - Let's Spend the Night Together
1984 - Video Rewind
1989 - 25 x 5: The Continuing Adventures of The Rolling Stones
1991 - Live At The Max]]
1994 - Live Voodoo Lounge Souvenir Video (Giants Stadium)
1995 - Voodoo Lounge
1998 - One Plus One
1998 - Bridges To Babylon Tour 97-98
2003 - Four Flicks
2004 - Toronto Rocks
2007 - The Biggest Bang
2008 - The Rolling Stones Shine a Light

Turnês
Segue abaixo uma lista de todas as turnês realizadas pelos The Rolling Stones, e os shows realizados no Brasil:

1962 - Inglaterra
1963 - Inglaterra
1964 - Europa
1964 - Estados Unidos
1965 - Europa
1965 - Estados Unidos
1965 - Oceania
1966 - Europa
1966 - Estados Unidos
1966 - Oceania
1967 - Europa
1969 - Estados Unidos
1970 - Europa
1971 - Inglaterra (Goodbye Britain)
1972 - Estados Unidos e Canadá
1973 - Europa
1973 - Estados Unidos (Winter Tour)
1973 - Oceania (Winter Tour)
1975 - Estados Unidos e Canadá (Tour of The Americas)
1976 - Europa
1978 - Estados Unidos
1981 - Estados Unidos
1982 - Europa
1989 - Estados Unidos e Canadá
1990 - Europa
1990 - Japão
1994 - Estados Unidos (Voodoo Lounge Tour)
1995 - América do Sul e África (Voodoo Lounge Tour)
27 de janeiro - Estádio do Pacaembu, São Paulo
28 de janeiro - Estádio do Pacaembu, São Paulo
30 de janeiro - Estádio do Pacaembu, São Paulo
2 de fevereiro - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
4 de fevereiro - Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
1995 - Europa, Ásia e Oceania (Voodoo Lounge Tour)
1997 - Estados Unidos (Bridges To Babylon Tour)
1998 - América do Sul e África (Bridges To Babylon Tour)
11 de abril - Sambódromo, Rio de Janeiro
13 de abril - Ibirapuera (pista de atletismo), São Paulo
1998 - Europa, Ásia e Oceania (Bridges To Babylon Tour)
1999 - Estados Unidos (No Security Tour)
1999 - Europa, Ásia e Oceania (Bridges To Babylon Tour)
2002 - Estados Unidos (Licks Tour)
2003 - Estados Unidos (Licks Tour)
2003 - Austrália (Licks Tour)
2003 - Ásia (Licks Tour)
2003 - Europa e Oceania (Licks Tour)
2005 - Estados Unidos (A Bigger Bang Tour)
2006 - América do Sul (A Bigger Bang Tour)
18 de fevereiro - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro (para aproximadamente 1,5 milhão de espectadores)
2006 - Europa, Ásia e Oceania (A Bigger Bang Tour)
2006 - América do Norte (A Bigger Bang Tour)
2007 - Europa (A Bigger Bang Tour)

Semana q vem teremos o Deep purple.

Rodada de Sexta

VILA NOVA 1 X 0 CEARÁ
Túlio marca no fim e dá vitória ao Vila Nova
Com um gol do veterano atacante Túlio, anotado aos 43min do segundo tempo, o Vila Nova derrotou o Ceará por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio Serra Dourada, e conheceu sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.

A vitória deixou o time de Goiás com três pontos ganhos na tabela de classificação, assim como o Ceará, que venceu o Juventude em sua estréia na competição.

No duelo desta sexta-feira, Túlio teve um gol anulado no segundo tempo, mas não desistiu do jogo e, aos 43min, deu a vitória à sua equipe no confronto.

No próximo dia 20, o Vila Nova terá pela frente o CRB, novamente no Serra Dourada, na terceira rodada da Série B. Já o Ceará enfrentará a Ponte Preta um dia depois, em Campinas, no interior de São Paulo.

JUVENTUDE 1 X 0 CRICIÚMA
Juventude vence Criciúma e soma primeiros pontos
Derrotado em sua estréia na Série B do Campeonato Brasileiro, o Juventude obteve a recuperação nesta sexta-feira ao bater o Criciúma por 1 a 0, em Caxias do Sul, pela segunda rodada da competição. Mendes, aos 8min do segundo tempo, marcou o único gol do jogo.


Com a vitória, o time dirigido por Zetti somou seus três primeiros pontos na Série B, enquanto o Criciúma - vitorioso na rodada de abertura da competição - parou nos mesmos três pontos com a sua primeira derrota.

Depois de acertar a trave catarinense na primeira etapa do confronto, o Juventude abriu o placar - e chegou à vitória sobre o Criciúma - logo no início do segundo tempo, aos 8min, com Mendes, artilheiro do último Campeonato Gaúcho ao lado de Alex, do Inter.

Agora, o Juventude volta a campo pela Série B do Brasileiro no próximo dia 23, para enfrentar o Bragantino, longe de seus domínios. O Criciúma, por sua vez, joga três dias antes, no Estádio Heriberto Hülse, contra o São Caetano.

PONTE PRETA 1 X 0 BRAGANTINO
Ponte se recupera e conquista 1ª vitória na Série B
Após estrear com derrota de 3 a 0 para o São Caetano na primeira rodada, a Ponte Preta se recuperou e venceu o Bragantino, por 1 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli, nesta sexta-feira à noite.

Com isso, a equipe campineira somou os primeiros três pontos na competição e subiu para o 12º lugar. Já o Bragantino permanece com os mesmos três pontos ganhos, mas ganha da Ponte no saldo de gols, ocupando a décima colocação.

Precisando da vitória para apagar a má impressão da primeira rodada, a Ponte começou em cima do Bragantino. Aos 6min, Wanderley cruzou da ponta direita, Luís Ricardo tentou e a bola sobrou para o tiro forte de Renato, de dentro da área. Gilvan espalmou e salvou o Bragantino.

O vice-campeão paulista teve mais uma boa oportunidade aos 18min. Sérgio Manoel bateu na barreira e a Ponte partiu no contra-golpe. Renato chutou da entrada da área, Gilvan espalmou para escanteio, em boa defesa.

No sgeundo tempo, a Ponte seguiu pressionando. Aos 11min, Renato fez boa jogada pela meia esquerda e serviu Vicente dentro da área. Vicente bateu cruzado e Gilvan espalmou para escanteio.

O Bragantino teve sua melhor chance aos 14min. Nunes recebeu dentro da meia-lua e bateu de virada. A bola bateu no travessão de Aranha.

Os donos da casa responderam aos 16min. Ricardo Conceição apareceu pela meia esquerda e acertou ótimo chute. Gilvan teve trabalho para espalmar para escanteio.

O gol da Ponte Preta acabou saindo aos 24min do segundo tempo. Renato foi acionado na área e cortou Cris, que deixou a perna e cometeu pênalti. O próprio Renato bateu bem, cruzado, e acertou o canto esquerdo baixo de Gilvan.

O Bragantino ainda esboçou uma reação aos 34min, após Leandrinho reclamar com o árbitro e ser expulso de campo. Porém, mesmo com um número maior de jogadores em campo, os visitantes não conseguiram marcar o gol de empate.

Na próxima rodada, a Ponte Preta tentará embalar no torneio nacional, contra o Ceará, novamente no Moisés Lucarelli. Já o Bragantino vai em busca da reabilitação contra o Juventude, em casa.


Ficha Técnica
Ponte Preta 1 x 0 Bragantino
Equipes
Ponte Preta
Aranha
Eduardo Arroz
Alexandre Black
João Paulo
Vicente
Deda
Ricardo Conceição
Giuliano
(Leandrinho)
Renato
(Fabinho)
Wanderley
Luís Ricardo
(Bilica)
Técnico:Sérgio Guedes
Bragantino
Gilvan
Vanderlei
Cris
Da Silva
(Ricardinho)
Nego
Moradei
César Gaúcho
Sérgio Manoel
Marcinho
(Malaquias)
Éder
(Danilo Bueno)
Nunes
Técnico:Marcelo Veiga

Gols:2ºT 24min - Renato
Cartões amarelos:Aranha;Alexandre Black;Deda;Nego
Cartões vermelhos:Leandrinho
Local:Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro:Giulliano Bozzano (DF)
Público e renda:2.450 pagantes / R$ 18.846,00

Resumão da Semana

Copa do Brasil
São Caetano 1 x 3 Corinthians
Botafogo 2 x 0 Atlético-MG
Sport 3 x 1 Internacional
Corinthians-AL 1 x 3 Vasco
Taça Libertadores
São Paulo 1 x 0 Fluminense
América (MEX) 2 x 0 Santos
San Lorenzo (ARG) 1 x 1 LDU (EQU)
Boca Juniors (ARG) 2 x 2 Atlas (MEX)
Série B (jogos de terça)
Santo André 1 x 3 Brasiliense
Marília 2 x 2 Barueri
Copa da UEFA
Zenit St. Petesburg 2 x 0 Glasgow Rangers

domingo, 11 de maio de 2008

Horários de TV

A semana esportiva nos canais de 12-16/05/08.
Segunda-feira
SPORTV
09:30 Redação SporTV (AO VIVO)
14:00 Arena SporTV (AO VIVO)
16:00 Zona de Impacto (AO VIVO)
18:00 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
19:00 Campeonato Paulista Fem. Futebol - Santos x Cotia (AO VIVO)
21:00 Bem, Amigos! (AO VIVO)
23:30 SporTV News (AO VIVO)
SPORTV2
06:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
08:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
10:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
12:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
14:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
18:00 Nacional Masculino Basquete - Ulbra/Rio Claro x Joinville (AO VIVO)
Terça-feira
SPORTV
09:30 Redação SporTV (AO VIVO)
14:00 Arena SporTV (AO VIVO)
18:30 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
20:30 Copa do Brasil - São Caetano x Corinthians/SP (AO VIVO)
22:30 SporTV News (AO VIVO)
SPORTV2
06:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
08:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
10:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
12:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
14:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
18:00 Zona de Impacto - WCT Tahiti (à confirmar) (AO VIVO)
Quarta-feira
SPORTV
09:30 Redação SporTV (AO VIVO)
14:00 Arena SporTV (AO VIVO)
15:00 Copa do Brasil - Corinthians/AL x Vasco (AO VIVO)
17:00 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
19:20 Taça Libertadores - Boca Juniors x Atlas (AO VIVO)
21:20 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
21:50 Copa do Brasil - Botafogo x Atlético/MG (AO VIVO)
23:50 SporTV News (AO VIVO)
03:00 Copa do Mundo Ginástica Artística - China (AO VIVO)
SPORTV2
06:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
08:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
10:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
12:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
14:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
18:00 Nacional Masculino Basquete - Uberlândia x Brasília (AO VIVO)
21:50 Taça Libertadores - São Paulo x Fluminense (AO VIVO)
21:50 Copa do Brasil - Sport x Internacional (rede) (AO VIVO)
Quinta-feira
SPORTV
08:00 Copa do Mundo Ginástica Artística - China (AO VIVO)
09:30 Redação SporTV (AO VIVO)
14:00 Arena SporTV - Convocação da Seleção (futebol) (AO VIVO)
18:00 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
19:00 Taça Libertadores - San Lorenzo x LDU (AO VIVO)
21:00 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
21:20 Taça Libertadores - América/MEX x Santos (AO VIVO)
23:20 SporTV News (AO VIVO)
SPORTV2
06:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
08:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
10:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
12:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
14:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo (AO VIVO)
18:00 Zona de Impacto - WCT Tahiti (à confirmar) (AO VIVO)
Sexta-feira
SPORTV
09:30 Redação SporTV (AO VIVO)
14:00 Arena SporTV (AO VIVO)
16:00 Zona de Impacto (AO VIVO)
18:00 SporTV Tá na Área (AO VIVO)
18:45 Campeonato Brasileiro Showbol - Fluminense x Vasco (AO VIVO)
20:15 Brasileirão Série B - Juventude x Criciúma (rede) (AO VIVO)
20:15 Brasileirão Série B - Ponte Preta x Bragantino (AO VIVO)
22:30 SporTV News (AO VIVO)
SPORTV2
08:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo / quartas-de-final (AO VIVO)
10:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo / quartas-de-final (AO VIVO)
12:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo / quartas-de-final (AO VIVO)
14:00 Tênis: Masters Series - Hamburgo / quartas-de-final (AO VIVO)
18:00 Zona de Impacto - WCT Tahiti (à confirmar) (AO VIVO)

Segunda-feira
ESPN
14:00 PLANETA EXPN : SURFE 2008 (AO VIVO)
ESPN Brasil
10:00 PONTAPÉ INICIAL (AO VIVO)
12:00 BATE-BOLA : 1ª EDIÇÃO (AO VIVO)
18:30 BATE-BOLA : 2ª EDIÇÃO (AO VIVO)
21:00 LINHA DE PASSE : MESA -REDONDA (AO VIVO)
23:30 SPORTSCENTER (AO VIVO)
Terça-feira
ESPN
14:00 PLANETA EXPN : SKATE PARADISE (AO VIVO)
ESPN Brasil
10:00 PONTAPÉ INICIAL (AO VIVO)
12:00 BATE-BOLA : 1ª EDIÇÃO (AO VIVO)
18:30 BATE-BOLA : 2ª EDIÇÃO (AO VIVO)
23:00 SPORTSCENTER (AO VIVO)
Quarta-feira
ESPN
14:00 PLANETA EXPN : AVENTURAS COM RENATA FALZONI (AO VIVO)
15:00 ABRE O JOGO : COPA DA UEFA (AO VIVO)
15:30 COPA DA UEFA : FINAL - ZENIT X RANGERS (AO VIVO)
ESPN Brasil
10:00 PONTAPÉ INICIAL (AO VIVO)
12:00 BATE-BOLA : 1ª EDIÇÃO (AO VIVO)
18:30 BATE-BOLA : 2ª EDIÇÃO (AO VIVO)
00:00 SPORTSCENTER (AO VIVO)
Quinta-feira
ESPN
14:00 PLANETA EXPN : X-TREME TV (AO VIVO)
22:30 MAJOR LEAGUE SOCCER: COLORADO RAPIDS X REAL SALT LAKE (AO VIVO)
ESPN Brasil
10:00 PONTAPÉ INICIAL (AO VIVO)
12:00 BATE-BOLA : 1ª EDIÇÃO (AO VIVO)
18:30 BATE-BOLA : 2ª EDIÇÃO (AO VIVO)
20:30 SUPERCOPA DE BASQUETE (AO VIVO)
23:00 SPORTSCENTER (AO VIVO)
Sexta-feira
ESPN
14:00 PLANETA EXPN : MUNDO 2 RODAS (AO VIVO)
21:00 BASQUETE NBA : SEMIFINAIS DE CONFERÊNCIA (AO VIVO)
23:30 BASQUETE NBA : SEMIFINAIS DE CONFERÊNCIA (AO VIVO)
ESPN Brasil
10:00 PONTAPÉ INICIAL (AO VIVO)
12:00 BATE-BOLA : 1ª EDIÇÃO (AO VIVO)
18:30 BATE-BOLA : 2ª EDIÇÃO (AO VIVO)
23:00 SPORTSCENTER (AO VIVO)

Fim de Temporada

Manchetes:
Man. Utd. é bicampeão.
Inter empata e decisao do scudetto vai p/ a última rodada.
Barcelona faz mais 1 vexame no espanhol.
Robinho garante o empate do bicampeão.
Benfica ñ consegue a vaga na Champions e Vit. Guimarães vai.

CAMPEONATO ESPANHOL

Barça dá novo vexame. Robinho marca no empate do Real Madrid


A coleção de micos do Barcelona parece interminável nesta temporada. Depois de ter de bater palmas na entrada em campo do Real Madrid antes do clássico do meio de semana, e de levar 4 a 1 no jogo, o time catalão voltou a decepcionar neste domingo. No último jogo diante de sua torcida no Campeonato Espanhol , o Barça abriu 2 a 0 contra o Mallorca, mas permitiu a virada no fim (3 a 2).

Com o resultado, o Barça corre o risco de terminar o campeonato em quarto lugar. O time soma os mesmos 64 pontos do Atlético de Madri, que perde para os catalães no confronto direto, primeiro critério de desempate. Por sorte, a classificação para a Liga dos Campeões não está em risco: apesar de poder ser alcançado também pelo quinto colocado Sevilla na última rodada (61 pontos), o Barça também leva vantagem sobre este rival no confronto direto.

Em campo, o Barça entrou em ritmo de treino e não teve dificuldades para abrir 2 a 0. Com Messi, Eto'o e Henry no ataque, o time fez o primeiro ainda logo no início, com Henry. No segundo tempo, Eto'o pegou rebote de chute de Messi e ampliou.



Foi aí que o Mallorca reagiu. Valero, de longe, fez o primeiro. Webo, em lindo chute de primeira, deixou tudo igual. Nos acréscimos, o artilheiro do campeonato, Güiza (26 gols), decretou a virada, que põe o time com 56 pontos e ainda vivo na luta por vaga na Copa da Uefa.




Em situação bem mais tranqüila, o campeão Real Madrid (82 pontos) visitou o desesperado Zaragoza e empatou por 2 a 2. Robinho teve atuação destacada e, além de fazer o segundo gol dos merengues, fez a jogada do primeiro, marcado por Van Nisltelrooy. Ricardo Oliveira e Sergio fizeram os gols do Zaragoza.



Rebaixamento



Com o empate, o Zaragoza entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol. O time soma 42 pontos, um a menos que Osasuna e Recreativo, que neste domingo venceram respectivamente Murcia (2 a 1) e Almería (2 a 0).

Resta uma rodada para o fim e Levante e Murcia já estão rebaixados. No domingo que vem, será conhecido o terceiro e último degolado. A tarefa dos times ameaçados não será simples: o Zaragoza visita o Mallorca (time que luta por vaga na Copa da Uefa); o Recreativo recebe o Valladolid, que tem 44 pontos e também ainda tem chance de cair; o Osasuna visita o Racing Santander, que luta por vaga na Copa da Uefa.


Fabuloso marca, Sevilla vence dérbi, mas Atlético leva última vaga na Champions



O Sevilla levou a melhor sobre o arqui-rival Bétis, no dérbi deste domingo, mas não pôde comemorar por completo. Apesar do triunfo por 2 a 0 no estádio do adversário, o time teve a confirmação de que não vai disputar a próxima Liga dos Campeões. O Atlético de Madri, que venceu o La Coruña por 1 a 0, assegurou a última vaga.

Resta uma rodada para o fim do Campeonato Espanhol e Real Madrid (campeão), Villarreal (vice), Barcelona (terceiro) e Atlético (quarto) já estão garantidos na principal competição européia de clubes. Ao Sevilla (quinto), resta o consolo de disputar a próxima Copa da Uefa.



Luis Fabiano fez o primeiro gol do Sevilla no jogo, aproveitando bom passe de Daniel Alves. Foi o 24º gol do artilheiro no campeonato, dois a menos que Güiza, do Mallorca, que lidera a tabela de goleadores. No segundo tempo, Fazio fez o gol que decretou a vitória sevilhista.

Em Madri, diante de um estádio Vicente Calderón lotado, o Atlético de Madri bateu o La Coruña por 1 a 0, gol de Forlán, e se classificou para a Liga dos Campeões. O time alvirrubro não disputava a competição desde a temporada 1996-1997.

Confira a rodada completa:
Almería 0 x 2 Recreativo Huelva
Athletic Bilbao 0 x 0 Racing Santander
Levante 1 x 5 Valencia
Osasuna 2 x 1 Murcia
Valladolid 0 x 0 Getafe
Villarreal 2 x 0 Espanyol

CAMPEONATO INGLÊS

Manchester United é bicampeão inglês

Com gols de Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs, o Manchester United derrotou o Wigan por 2 a 0, neste domingo, e conquistou o bicampeonato inglês . Com o resultado, os Red Devils chegaram aos 87 pontos, dois a mais que o Chelsea que, em Stamford Bridge, empatou com o Bolton por 1 a 1.



Jogando na casa do Wigan, o Manchester entrou disposto a resolver logo a fatura. Depois de pressionar bastante, os Diabos abriram o placar. Em cobrança de pênalti – sofrido por Rooney -, Cristiano Ronaldo bateu com categoria e fez a festa da sua torcida (que teve boa presença no Estádio JJB) aos 31 minutos do primeiro tempo. Foi o 31º gol do craque português, artilheiro isolado do Campeonato Inglês.


--------------------------------------------------------------------------------
Todos os títulos do Manchester: 1908, 1911, 1952, 1956, 1957, 1965, 1967, 1993, 1994, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007 e 2008
--------------------------------------------------------------------------------

Na segunda etapa, o árbitro Steve Bennett deixou de marcar outra penalidade clara para o Manchester. Rooney, que sofreu a falta, ficou revoltado.

Mas Ryan Giggs, que entrou na segunda etapa, espantou qualquer possibilidade de zebra e, aos 34 minutos, fez o segundo gol após receber passe primoroso de Rooney. Foi o terceiro gol no Campeonato Inglês do veterano galês que, neste domingo, completou a incrível marca de 758 partidas pelo Manchester, igualando o recorde do lendário Sir Bobby Charlton.



Todos os campeões na Inglaterra

18 títulos - Liverpool
17 títulos - Manchester United
13 títulos - Arsenal
9 títulos - Everton
7 títulos - Aston Villa
6 títulos - Sunderland
4 títulos - Newcastle United, Sheffield Wednesday
3 títulos - Leeds United, Wolverhampton, Huddersfield Town, Blackburn Rovers e Chelsea

2 títulos - Preston North End, Tottenham Hotspurs, Manchester City, Burnley, Derby County e Portsmouth
1 títulos - Ipswich Town, Sheffield United, West Bromwich Albion e Nottingham Forest



No elenco do Manchester United, o brasileiro Anderson se tornou o primeiro jogador tupiniquim a ser campeão na história do clube e o quarto em todas as edições do Campeonato Inglês. Edu, Sylvinho e Gilberto Silva, todos pelo Arsenal, foram os outros três (levantaram o caneco da Premier League na temporada 2003/04).


Os campeões na Inglaterra nos últimos dez anos
2007/08 Manchester United
2006/07 Manchester United
2005/06 Chelsea
2004/05 Chelsea
2003/04 Arsenal
2002/03 Manchester United
2001/02 Arsenal
2000/01 Manchester United
1999/00 Manchester United
1998/99 Manchester United

Afonso Alves marca três em goleada histórica do Middlesbrough sobre o City

Com três gols de Afonso Alves, o Middlesbrough massacrou o Manchester City por 8 a 1, neste domingo, no Riverside Stadium, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Inglês . Também bBalançaram as redes para o Boro o brasileiro Fábio Rochemback, Downing (2), Johnson e Aliadiere. O ex-santista Elano fez o gol de honra do City quando o placar já marcava 7 a 0 para o time da casa.

No entanto, por incrível que pareça, o Manchester City, que terminou o torneio em 9º lugar, se garantiu na Copa da Uefa da próxima temporada pelo critério de fair play. Dentro de campo, o Everton foi o outro clube que se garantiu no segundo torneio de clubes mais importante da Europa. O time de Liverpool bateu o Newcastle por 3 a 1 e terminou a competição em 5º lugar (65 pontos).

No fim das contas, o campeão Manchester United, Chelsea, Arsenal e Liverpool ficaram com as vagas para a Liga dos Campeões da próxima temporada. Na parte inferior da tabela, Reading, Birminhgam e Derby County foram rebaixados e vão jogar a Segunda Divisão em 2008/2009.



Confira os resultados da 38ª rodada


Domingo
Birmingham 4 x 1 Blackburn
Chelsea 1 x 1 Bolton
Derby County 0 x 4 Reading
Everton 3 x 1 Newcastle
Portsmouth 0 x 1 Fulham
Sunderland 0 x 1 Arsenal
Tottenham 0 x 2 Liverpool
West Ham 2 x 2 Aston Villa

CAMPEONATO ITALIANO

Siena impede tricampeonato do Inter

O Siena impediu a festa do tricampeonato italiano do Inter ao empatar em 2 a 2 com o adversário, no estádio Giuseppe Meazza, em jogo válido pela penúltima rodada do Calcio. Com o resultado, o time dos brasileiros Júlio César e Maicon chegou aos 82 pontos, um ponto apenas à frente do Roma que, no estádio Olímpico, derrotou o Atalanta por 2 a 1.

Para ficar com o título sem depender de outros resultados, o Inter de Milão precisa derrotar o Parma (que luta contra o rebaixamento), fora de casa, no próximo final de semana. O Roma, por sua vez, tem que vencer o Catania, na Sicília, e torcer por um tropeço do rival.



O jogo


Disposto a decidir logo a partida, o Inter começou pressionando o Siena, que praticamente não passava do meio-de-campo. E a blitz nerazzurri acabou fazendo efeito. Aos 11 minutos, os anfitriões abriram o placar aos 11 minutos com Vieira, de cabeça, após cobrança de escanteio de Balotelli.

Apesar de não aspirar mais nada na competição, o Siena não entregou os pontos e buscou o empate que acabou saindo aos 31 minutos com um gol de Maccarone. Os visitantes, que nunca venceram o Inter no San Siro, por pouco não viraram o placar aos 41 minutos. Júlio César, com uma defesa arrojada, impediu o gol de Rossi.

Apesar do susto, o Inter conseguiu ficar na frente novamente antes do término do 1º tempo. Após cobrança de lateral, Vieira desviou para o meio da área e a promessa Balotelli, considerado uma espécie de Pato do Inter de Milão, colocou para o fundo das redes com uma cabeçada certeira aos 44 minutos.

Na segunda etapa, o Inter cadenciou mais o jogo e acabou pagando caro. Aos 24, o Siena empatou partida com Kharja após falha da defesa do Inter de Milão. Para piorar o drama, Materazzi, aos 33 minutos, desperdiçou um pênalti sofrido por ele próprio.



Festa da torcida do Roma que, no estádio Olímpico, via seu time derrotar o Atalanta por 2 a 1 (gols de Panucci e De Rossi para os giallorossi, com Bellini descontando).









Milan perde para o Napoli e fica mais longe da Liga dos Campeões




Sem Kaká e Pato inspirados, o Milan foi derrotado por 3 a 1 pelo Napoli, fora de casa, neste domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Italiano. Com o resultado, o Milan caiu para o quinto lugar (61 pontos) e está momentaneamente fora da Liga dos Campeões da próxima temporada. Os gols do triunfo do time do Sul da Itália foram anotados por Hamsik, Domizzi e Garics. Seedorf descontou para os rubro-negros.

O Fiorentina, que derrotou o Parma por 3 a 1, pulou para o quarto lugar (63 pontos) e, agora, só depende dos próprios esforços para se garantir na Champions 2008/2009. Na última rodada, o Milan recebe o Udinese precisando da vitória e de um tropeço da Viola (que visita o Torino) para se garantir na maior competição de clubes da Europa. Juventus, Roma e Inter de Milão já estão classificados.



Com os resultados deste domingo, o Livorno, que perdeu por 1 a 0 para o Torino, é o primeiro clube rebaixado para Segundona. Catania (17º), Parma (18º) e Empoli (penúltimo colocado) seguem na luta para não caírem.

Confira os resultados da rodada:

Domingo
Fiorentina 3 x 1 Parma
Genoa 0 x 2 Lazio
Juventus 1 x 1 Catania
Livorno 0 x 1 Torino
Palermo 0 x 2 Sampdoria
Reggina 2 x 0 Empoli
Udinese 0 x 2 Cagliari

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Vitória de Guimarães consegue inédita vaga na Liga dos Campeões. Benfica fora

Na última partida da carreira do apoiador Rui Costa, o Benfica venceu, mas não conseguiu a classificação para a Liga dos Campeões. Pela última (30ª) rodada do Campeonato Português , os encarnados derrotaram o Vitória de Setúbal por 3 a 0, mas perderam a vaga no torneio continental para o Vitória de Guimarães.



O clube do norte de Portugal fez história, já que será sua primeira participação no maior torneio interclubes do continente europeu (jogará a fase preliminar). O feito foi conseguido neste domingo, após uma goleada de 4 a 0 sobre a Estrela da Amadora. O time terminou a competição em terceiro lugar, com 53 pontos, um à frente do Benfica.

Em Lisboa, antes do jogo do Benfica, Rui Costa recebeu inúmeras homenagens de dirigentes e torcedores, não conseguindo conter as lágrimas. Em um telão, foram mostradas diversas imagens da carreira do meia, com depoimentos de companheiros e treinadores, entre eles Luiz Felipe Scolari. No centro do campo, foi colocada uma enorme fotografia do jogadores com os dizeres "Obrigado, Rui Costa".




Os outros representantes lusos na Liga dos Campeões serão o campeão Porto e o vice Sporting, que derrotou o Boavista por 2 a 1. O atacante Rodrigo Tiuí, ex-Fluminense, marcou um gol. Na Copa Uefa, junto ao Benfica, estarão Marítimo e Vitória de Setúbal.

Estão rebaixados para a Segunda Divisão o Boavista, punido por envolvimento em escândalo de arbitragens (ainda cabe recurso) e o União Leiria. Caso a punição ao Boavista seja revogada, Paços de Ferreira será o segundo rebaixado do Português. Trofense e Rio Ave estarão na elite em 2008/2009.

Confira todos os jogos da última (30ª) rodada em Portugal:

Sábado (10/05):
Braga 2 x 1 Académica
Nacional 1 x 2 Belenenses
Naval 0 x 2 Porto
Domingo (11/05):
Leixões 0 x 1 Marítimo
União Leiria 1 x 1 Paços de Ferreira
Sporting 2 x 1 Boavista