Kimi Raikkonen, atual campeão mundial, não deu chances aos adversários e venceu o GP da Espanha, disputado neste domingo em Barcelona. O finlandês da Ferrari liderou a corrida desde o início e só perdeu a ponta durante as paradas para troca de pneus e reabastecimento. Felipe Massa, seu companheiro de equipe, foi o segundo colocado, após resistir à pressão de Lewis Hamilton, da McLaren, nas últimas voltas da prova.
Mas a corrida também teve um grande susto. Na 22ª volta, Heikki Kovalainen sofreu um estouro de pneu, passou reto na curva 9 e entrou embaixo da barreira de pneus. O acidente causou uma longa entrada do safety car, enquanto o finlandês era removido de seu carro. O piloto foi levado ao centro médico do autódromo e a McLaren comunicou que ele não sofreu lesões graves. O helicóptero da corrida foi acionado e Kovalainen removido para um hospital próximo para mais exames.
Com o resultado, Kimi Raikkonen abre uma grande vantagem no campeonato. O finlandês tem 29 pontos contra 20 de Lewis Hamilton, 19 de Robert Kubica e 18 de Felipe Massa. Entre os construtores, a Ferrari tem 47 pontos e assumiu a liderança da tabela. A BMW Sauber caiu para segundo, com 35, e a McLaren manteve a terceira posição, com 34. A próxima corrida será disputada na Turquia daqui a duas semanas, no dia 11 de maio.

Fernando Alonso, que largava em segundo, imediatamente perdeu a posição para Felipe Massa na largada. Enquanto isso, Lewis Hamilton ultrapassou Robert Kubica, da BMW Sauber, e assumiu o quarto lugar. Na frente, Raikkonen manteve-se na ponta e abriu uma rápida vantagem para seu companheiro.
Mais atrás, Adrian Sutil, da Force India, tentou ultrapassar David Coulthard, da RBR, mas errou e rodou. Sebastian Vettel, da STR, tentou evitar o choque, mas não conseguiu. Os dois abandonaram logo na primeira volta e provocaram a primeira entrada do safety car na corrida.
Na relargada, foi a vez de Nelsinho Piquet cometer seu primeiro erro. Ele caiu para 18º após escapar e andar pela caixa de brita. Quando voltou à pista, o brasileiro se aproximou de Sebastien Bourdais, da STR, tentou ultrapassá-lo na curva 10, mas se chocaram. As suspensões dos dois carros quebraram e ambos tiveram de abandonar a prova.
Como era esperado, a Renault de Alonso era o carro mais leve entre os ponteiros e o espanhol fez o pit stop na 16ª volta. Felipe Massa parou três voltas depois, enquanto Raikkonen, Hamilton e Kubica fizeram suas trocas nas duas seguintes. Kovalainen estava mais pesado e assumiu a liderança, mas sofreu o forte acidente na 22ª volta e provocou nova entrada do safety car.
Na 33ª volta, Alonso abandonou após seu motor quebrar. Sete voltas depois foi a vez de Nico Rosberg, da Williams, sofrer com a falha de seu propulsor Toyota. Rubens Barrichello, da Honda, saiu da corrida na mesma volta do bicampeão mundial. O bico de seu carro quebrou durante a segunda entrada do safety car e abandonou algumas voltas depois.
Confira o resultado final do GP da Espanha de 2008:
Melhor volta: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1m21s670, na 46ª
Pos Piloto País Equipe Tempo
1 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 66 voltas em 1h38m19s051
2 Felipe Massa BRA Ferrari a 3s228
3 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 4s187
4 Robert Kubica POL BMW Sauber a 5s694
5 Mark Webber AUS RBR-Renault a 35s938
6 Jenson Button ING Honda a 53s010
7 Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota a 58s244
8 Jarno Trulli ITA Toyota a 59s435
9 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber a 1m03s073
10 Giancarlo Fisichella ITA Force India-Ferrari a 1 volta
11 Timo Glock ALE Toyota a 1 volta
12 David Coulthard ESC RBR-Renault a 1 volta
13 Takuma Sato JAP Super Aguri-Honda a 1 volta
Não completaram:
Nico Rosberg ALE Williams-Toyota a 25 voltas/motor
Fernando Alonso ESP Renault a 32 voltas/motor
Rubens Barrichello BRA Honda a 32 voltas/mecânico
Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes a 45 voltas/acidente
Anthony Davidson ING Super Aguri-Honda a 58 voltas/mecânico
Sebastien Bourdais FRA STR-Ferrari a 59 voltas/acidente
Nelsinho Piquet BRA Renault a 60 voltas/acidente
Adrian Sutil ALE Force India-Ferrari a 66 voltas/acidente
Sebastian Vettel ALE STR-Ferrari a 66 voltas/acidente