sábado, 19 de abril de 2008

Olímpiadas de Atenas:1906 e Olímpiadas de Londres:1908

Olímpiadas de 1906
Em 1906 realizou-se uma edição extraordinária dos Jogos Olímpicos, com pretexto de comemorar os 10º aniversário do recomeço dos jogos em 1896, na cidade de Atenas. Esta edição dos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, que seria a quarta, não é considerada oficial pelo Comité Olímpico Internacional visto ter sido realizada fora do ciclo de quatro anos denominado Olimpíada.
Preparação
Apesar do sucesso da primeira edição dos Jogos, as duas edições seguintes saldaram-se como fracassos. Tanto a edição de Paris 1900, como a de Saint Louis 1904, foram integradas nas exposições mundiais que se realizavam nas respectivas cidades, relegadas para um lugar secundário e no geral mal organizadas. Estes dois fracassos colocaram fortes dúvidas sobre o futuro do Movimento Olímpico, pelo que se tornava necessário mudar a situação.

Aproveitando o 10º aniversário da realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, foi planeada uma edição intercalar dos jogos, a se realizar também em Atenas, que seriam organizados de forma totalmente diferente das duas edições anteriores.
Modalidades disputadas
Atletismo
Cabo de guerra
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Halterofilismo
Natação
Remo
Saltos ornamentais
Tênis
Tiro
Wrestling
Nações

Olímpiadas de 1908
Após a realização dos jogos intermediários de 1906 na Grécia, considerados não-oficiais e que não tiveram seus resultados computados pelo Comitê Olímpico Internacional, os Jogos da IV Olimpíada foram realizados em Londres, Grã-Bretanha, entre 27 de abril e 31 de outubro de 1908. Originalmente deveriam ser realizados em Roma, mas uma erupção do vulcão Vesúvio obrigou as autoridades italianas a usar todos seus recursos econômicos para combater os efeitos da tragédia e a desistir de sediar os Jogos, que acabaram por serem transferidos para a capital britânica.

Considerados os primeiros Jogos realmente bem organizados para um evento deste porte, após os fracassados e improvisados Jogos de Paris e Saint Louis , apesar de terem novamente sua duração alongada por mais de seis meses, eles obtiveram o empenho pessoal do Rei da Inglaterra para sua realização e se desenrolaram no primeiro complexo olímpico construído, o Shepperd’s Bush Stadium, em White City, subúrbio londrino, com capacidade para cem mil espectadores e que constava de estádio de futebol, pista de atletismo, piscina, pista de ciclismo e instalações para a ginástica e a luta.

Inaugurados pelo Rei Eduardo VII , os Jogos tiveram a participação de 22 nações e 2.008 atletas, entre eles 37 mulheres, que disputaram provas em três esportes diferentes: tênis, ginástica e patinação no gelo, embrião dos futuros Jogos de Inverno, do total de 24 modalidades. Foi nestes Jogos que a Grã-Bretanha, a dona da casa, pela primeira e única vez, liderou o quadro de medalhas em uma olimpíada, num total de 145 sendo 56 de ouro, mais do dobro de seus então mais ferrenhos adversários, os norte-americanos.
Fatos, destaques e curiosidades
Pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais.
O italiano Dorando Pietri protagonizou o mais dramático momento destes Jogos, que a história preservou como a maior lembrança dos Jogos de Londres de 1908, ao vencer completamente exausto e desorientado a maratona e ser desclassificado logo depois, por ser ajudado a cruzar a linha de chegada pelos fiscais de pista, caindo desmaiado a seguir. A fotografia que eternizou o momento de sua chegada é considerada o primeiro grande ícone fotográfico dos esportes no Século XX.
Nestes Jogos, a maratona foi disputada pela primeira vez na distância de 42.195m - que se mantém até hoje - para que a família real pudesse acompanhar a largada da prova dos jardins do Palácio de Verão, fazendo assim com que a distância a ser percorrida pelos maratonistas, ganhasse mais 2.195m além dos 40 kms originais.
Devido aos protestos da delegação dos Estados Unidos, que se recusou a aceitar a anulação da primeira prova dos 400m rasos no atletismo e a disputar nova corrida, o inglês Whyndam Halswelle conquistou a medalha de ouro desta prova correndo .....sozinho!
Os arqueiros Charlotte Dod e William Dod, foram os primeiros irmão e irmã a receberem medalhas olímpicas.
Oscar Swahn, então com sessenta anos, foi o atleta mais velho a ganhar uma medalha de ouro, na competição de tiro (disciplina de tiro ao veado, um tiro).
Hóquei sobre grama pela primeira vez fez parte do programa olímpico.
O norte-americano Ray Ewry ganhou, pela terceira vez, as provas de salto em altura e salto em distância sem impulsão (modalidade que não mais existe), mantendo-se até à data o único atleta a ganhar oito medalhas de ouro apenas em provas individuais.
Numa desmonstração do espírito de desportivismo dos Jogos Olímpicos, a final de luta greco-romana entre Frithiof Martensson e Mauritz Andersson foi adiada para permitir que Martensson recuperasse de uma pequena lesão. Martensson acabaria por ganhar a final
Modalidades disputadas
Atletismo
Boxe
Cabo de guerra
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Hóquei sobre a grama
Jeu de paume
Lacrosse
Motonáutica
Natação
Pólo
Pólo aquático
Patinação artística
Raquetes
Remo
Rugby
Saltos ornamentais
Tênis
Tiro
Tiro com arco
Vela
Wrestling
Quadro de medalhas

Quadro de Medalhas / Londres 1908
Posição País Ouro Prata Bronze Total
1 Grã-Bretanha 56 51 38 145
2 Estados Unidos 23 12 12 47
3 Suécia 8 6 11 25
4 França 5 5 9 19
5 Alemanha 3 5 6 14
6 Hungria 3 4 2 9
7 Canadá 3 3 10 16
8 Noruega 2 3 3 8
9 Itália 2 2 4
10 Bélgica 1 5 2 8
11 Australásia [1] 1 2 2 5
12 Rússia 1 2 3
13 Finlândia 1 1 3 5
14 África do Sul 1 1 2
15 Grécia 3 3
16 Dinamarca 2 3 5
17 Boémia 2 2
Países Baixos 2 2
19 Áustria 1 1
Semana q vem teremos as olímpiadas de 1912.