domingo, 6 de dezembro de 2009

Stock Car Superfinal:Etapa de São Paulo (SP)

Camilo dá show em Interlagos, vence e leva o vice-campeonato da Stock Car 2009

Na sexta-feira, um forte acidente quase o tirou da corrida em Interlagos. Os mecânicos de sua equipe passaram toda a madrugada trabalhando nos consertos, que deram resultado: a pole position no sábado. E neste domingo Thiago Camilo completou a volta por cima com uma vitória sensacional - a segunda no ano - e conquistou o vice-campeonato da temporada 2009 da Stock Car. O paulista dominou a prova desde o início e era, em média, um segundo mais rápido do que os adversários em cada volta até o pit stop obrigatório.



Ricardo Maurício, da RC, que também lutava pelo vice, chegou em segundo, mais de sete segundos atrás de Thiago Camilo. Max Wilson, companheiro de equipe de Ricardinho, foi o terceiro colocado e completou o pódio da etapa de Interlagos. O paulista, que largou em nono, fez uma excelente corrida de recuperação e ganhou seis posições ao longo das 27 voltas da corrida.

William Starostik, da A. Mattheis, chegou em quarto, uma posição à frente do campeão antecipado Cacá Bueno. O carioca da RBR-WA Mattheis tinha largado apenas em 15º, mas fez uma largada agressiva e ainda ultrapassou Xandinho Negrão na parte final da prova. É a primeira corrida da superfinal em que o tricampeão não conseguiu subir ao pódio - ele ficou em terceiro nas outras três provas.

Luciano Burti, da Boettger, ficou em sétimo, mas longe da briga pelo vice-campeonato com o desempenho ruim em Interlagos. David Muffato, da RC3 Bassani, foi o oitavo, seguido de perto por Valdeno Brito, da RCM, o nono. Allam Khodair, da Full Time, completou a lista dos dez primeiros colocados na etapa.

Domínio avassalador de Camilo desde a largada

Antes dos carros saírem para a volta de apresentação, Pedro Gomes, da Amir Nasr, teve problemas e foi forçado a ir para os boxes. Com 30 carros, o diretor de prova autorizou a largada em seguida. Thiago Camilo manteve a ponta com facilidade, seguido por um tumulto na briga pelo segundo lugar. Ricardo Maurício foi agressivo e pulou para a segunda posição, após um toque lateral com Allam Khodair.

Ricardo Zonta aproveitou a confusão e assegurou a terceira posição. Khodair perdeu tempo e posições com a disputa: caiu para a sexta posição. Mais atrás, Giuliano Losacco era tocado, rodava na segunda perna do S do Senna e abandonava a prova no fim da primeira volta. Ao mesmo tempo, Luciano Burti, que vinha na oitava posição, era superado por William Starostik. O paulista da Boettger ficou na parte suja da pista, quase rodou, mas conseguiu segurar o carro na primeira curva.

Com apenas uma volta, Thiago Camilo já tinha mais de dois segundos de frente para Ricardo Maurício, que vinha em segundo. O toque na primeira curva causou problemas para Allam Khodair, que perdia rendimento a cada volta. Ele era pressionado por Max Wilson, enquanto Luciano Burti, oitavo na largada, caía para a 11ª posição e tinha o campeão antecipado Cacá Bueno em sua cola. O carioca conseguiu a ultrapassagem na quinta volta.

Na frente, Camilo parecia passear por Interlagos. Na sétima volta, o paulista já tinha sete segundos de vantagem sobre Maurício. E Khodair continuava com sua corrida problemática. O piloto da Full Time errou e rodou sozinho na curva da Junção, caindo para a 18ª posição. Lico Kaesemodel, da AMG, teve problemas mecânicos, recolheu seu carro e abandonou a corrida.

Os boxes foram abertos para os pit stops obrigatórios na 12ª volta. Ricardo Maurício, segundo colocado, entrou duas voltas depois e optou por trocar os dois pneus traseiros, para tentar reduzir a vantagem de Camilo na liderança. O paulista da Vogel, por sua vez, continuava voando na pista com voltas um segundo mais rápidas que os rivais antes de sua parada nos boxes.

Camilo parou apenas na 16ª volta e fez apenas o reabastecimento. Ele voltou à pista na terceira posição, atrás de Xandinho Negrão e Daniel Serra, que ainda não tinham parado. Após quatro voltas, o paulista da Vogel já tinha voltado ao primeiro posto, com uma folga de mais de 17 segundos sobre Ricardo Maurício. Com os pneus mais usados que o do rival, Thiago começou a administrar a vantagem.

A partir daí, mesmo com Ricardo Maurício descontando a vantagem, Thiago Camilo teve calma para manter a ponta e conquistar a segunda vitória em 2009 e o vice-campeonato. O paulista se juntou a Allam Khodair como os únicos pilotos a triunfarem em mais de uma prova nesta temporada. O campeonato terminou com dez vencedores diferentes em 12 corridas, um recorde na Stock Car.


Confira o resultado da etapa de Interlagos (em negrito, superfinal):

1 - Thiago Camilo (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - 27 voltas em 47m04s332
2 - Ricardo Maurício (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 7s539
3 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 18s090

4 - William Starostik (PR/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 21s423
5 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 23s855
6 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 25s057
7 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 36s399
8 - David Muffato (PR/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 38s204
9 - Valdeno Brito (PB/RCM/Peugeot 307) - a 38s557
10 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 38s857
11 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 40s084

12 - Paulo Salustiano (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - a 41s482
13 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 46s577
14 - Ricardo Zonta (PR/RZ/Peugeot 307) - a 48s664
15 - Átila Abreu (SP/AMG/Chevrolet Vectra) - a 52s507
16 - Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 53s052
17 - Popó Bueno (RJ/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 56s979
18 - Constantino Junior (DF/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 1m01s600
19 - Tarso Marques (PR/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 1m23s649
20 - Alan Hellmeister (SP/JF/Peugeot 307) - a 1m31s435
21 - Guto Negrão (SP/Full Time/Peugeot 307) - 1m43s375
22 - Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 1 volta
23 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 1 volta

Não completaram:

Nonô Figueiredo (SP/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 3 voltas
Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 5 voltas
Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 10 voltas
Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 16 voltas
Pedro Gomes (SP/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 19 voltas
Lico Kaesemodel (PR/AMG/Chevrolet Vectra) - a 19 voltas
Giuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 26 voltas
Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 27 voltas

Melhor volta: Thiago Camilo (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - 1m41s512, na 2ª volta