domingo, 17 de janeiro de 2010

Campeonato Paranaense

TOLEDO 1X1 ATLÉTICO - PR
Paulo Baier perde pênalti, e Atlético-PR fica no empate com o Toledo na estreia

O Atlético-PR terminou o ano passado fugindo do rebaixamento no Brasileirão e iniciou 2010 de forma decepcionante. Mesmo atuando fora de casa, a equipe rubro-negra ficou no empate em 1 a 1 com o Toledo, neste domingo, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. A equipe saiu na frente, teve um pênalti perdido por Paulo Baier e permitiu o gol do adversário numa falha defensiva.

Na próxima quarta-feira, o Atlético volta a campo para enfrentar o Operário, na Arena da Baixada, pela segunda rodada da competição. Já o Toledo vai à cidade de Cascavel enfrentar a equipe local.

Embora atuando fora de casa, o Atlético-PR conseguiu se impor desde o início da partida, dominando as principais ações ofensivas do primeiro tempo. Jogador veterano num time jovem, Paulo Baier foi o principal articulador das jogadas ofensivas da equipe, que inicialmente encontrou dificuldades para vencer a marcação do Toledo.

Mas o Atlético não precisou de muito tempo insistindo para abrir o placar aos 13 minutos. Márcio Azevedo fez boa jogada pela ponta esquerda, passou pela marcação e rolou a bola para Raul, que dominou e chutou rasteiro, fazendo 1 a 0.

Com a vantagem, o Furacão se acomodou em campo, o que propiciou ao Toledo uma certa pressão nos minutos seguintes. Mas o time de Antônio Lopes soube segurar o ímpeto do time da casa e quase ampliou a vantagem aos 34 minutos, quando Wallyson acertou uma bola na trave depois de passar pelo goleiro adversário.

Mas o Atlético teve uma oportunidade ainda mais clara aos 43 minutos, depois que Paulo Baier foi derrubado na área por Alemão. O próprio camisa 10 cobrou, mas o goleiro Gottardi defendeu. Raul ainda ficou com o rebote, mas chutou a bola para fora.

O desperdício de boas oportunidades teve consequências ruins para o Furacão, mas elas vieram apenas no segundo tempo. A zaga falhou na marcação após bola levantada na área, e a bola ficou com Leandro Bocão, que, livre, empatou a partida aos 16 minutos. Neste momento, o Atlético já havia perdido Paulo Baier, que deixou o campo sentindo dores na virilha.

A partir de então o Furacão decidiu partir para cima do adversário, mas não teve a organização necessária para criar chances consistentes de gol. Quando chegou, esbarrou nas boas defesas de Gottardi. Restou ao Toledo afastar a bola do jeito que pôde e garantir um ponto diante de um dos candidatos ao título estadual.


PARANÁ 1X2 RIO BRANCO
Paraná Clube estreia com derrota de virada em casa

A primeira partida de 2010 não poderia ser mais decepcionante para o Paraná Clube. Mesmo jogando em casa, no Estádio Durival de Brito, o time perdeu por 2 a 1 para o Rio Branco de virada, neste domingo, em jogo válido pelo Campeonato Estadual. O gol da derrota aconteceu aos 12 minutos do segundo tempo, mas o Tricolor não teve força nem para buscar o empate.

Pela segunda rodada da competição, o Paraná joga fora de casa contra o Engenheiro Beltrão, na próxima quinta-feira, enquanto o Rio Branco recebe na quarta o Coritiba, que em sua estreia venceu por 2 a 0 o Serrano.

O Paraná começou a partida disposto a fazer valer o fato de estar atuando em sua casa. Apesar de ter apenas Wellington Silva como atacante de ofício, a equipe conseguiu mostrar superioridade, levando perigo à defesa do Rio Branco. Aos 14 minutos, o lateral-direito Murilo fez boa jogada, mas o goleiro Alexandre defendeu.

O Rio Branco criou algumas chances, mas o Tricolor abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo com Wellington Silva, que mostrou oportunismo ao aproveitar um rebote, tocando por cima do goleiro adversário. Mas a defesa do Paraná não teve atenção e permitiu o empate dos visitantes dois minutos depois. Após cruzamento pelo lado esquerdo, Renan subiu sozinho para, de cabeça, fazer 1 a 1.

Apesar do intervalo, o Paraná mostou não ter se recuperado do golpe e voltou para o segundo tempo sem poder de reação. E para piorar a situação, sofreu a virada do Rio Branco aos 12 minutos. Ratinho aproveitou nova falha da defesa tricolor e subiu sem marcação, desviando para o gol e fazendo 2 a 1.

Com algumas alterações, o técnico paranista Marcelo Oliveira tentou dar maior poder ofensivo à sua equipe. No entanto, o Rio Branco se fechou na defesa, garantiu o resultado e ainda colocou uma bola na trave pouco antes do apito final.

Confira os outros resultados do Estadual neste domingo:

Operário 1 x 0 Cascavel
Iraty 1 x 0 Eng. Beltrão
Nacional 2 x 1 Paranavaí