terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamento da Force India VJM03

Force India libera imagens do novo carro e almeja passos maiores nesta temporada

Com o lançamento oficial marcado somente para esta quarta-feira, quando começam os testes em Jerez de la Frontera, a Force India apresentou imagens de seu VJM03, modelo para a disputa da temporada 2010 da F-1. As novidades ficam por conta da dianteira alta e da barbatana, seguindo a tendência das outras equipes do circuito para este ano.



Vinda de uma temporada promissora em 2009, quando conquistou um pódio, com Giancarlo Fisichella, segundo colocado no GP da Bélgica, e uma pole position, a equipe tenta crescer ainda mais em 2010. O novo carro começa a ser testado nesta quarta-feira, em Jerez. Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi serão os pilotos da equipe neste ano.

- Nosso objetivo é continuar no mesmo caminho de melhora de performance com que nós terminamos em 2009. Eu não acho que estou sendo exagerado quando digo que 2009 foi um ano excepcional para nós. As estatísticas dizem tudo: um pódio, uma pole position, uma volta rápida, talvez cinco vezes entre os dez primeiros no grid e 13 pontos. – disse o presidente da escuderia, Vijay Mallya.

Para o dirigente da Force India, a temporada passada serviu como amadurecimento da equipe, que estreou no circuito em 2008.

- Nós aprendemos com nossas experiências e nos tornamos uma equipe melhor. Eu espero que 2010 veja este grande progresso indo ainda mais em frente. Nós temos apenas um pódio até aqui, mas acredito que neste momento no ano que vem eu esteja falando de mais pontos e mais pódios. Estou confiante de que nós podemos fazer isso, por que eu não posso ter alvos maiores?

O diretor de design da equipe, Mark Smith, disse que o novo carro é uma evolução da máquina do ano passado.

- O VJM03 é definitivamente uma evolução do VJM02 em termos de filosofias de design que nós desenvolvemos na Force India no ano passado. Nós estamos muito felizes com esta direção.

Smith afirma que a maior dificuldade para desenvolver o novo carro foi lidar com as mudanças de regulamento para este ano.

- Obviamente, um dos maiores aspectos que nós tivemos de lidar foi com as mudanças de regulamento, que teve um impacto considerável no design do carro. A proibição do reabastecimento nas corridas significa um aumento na quantidade de combustível nos carros – quase o dobro de 2009. Existe um compromisso agora: ou fazer carros muito longos ou largos ou, como nós fizemos, uma combinação dos dois. Isto, claro, influenciou o design e também a aerodinâmica, especificamente no que diz respeito ao difusor e a carroçaria.