domingo, 23 de março de 2008

GP da Malásia


Massa roda, e Raikkonen vence na Malásia
Após sofrer com o azar na Austrália, Kimi Raikkonen venceu o GP da Malásia, disputado neste domingo no circuito de Sepang. O finlandês da Ferrari, atual campeão mundial da Fórmula 1, assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops e abriu uma vantagem confortável para Robert Kubica, da BMW Sauber, o segundo colocado na prova. Heikki Kovalainen, da McLaren, completou o pódio ao chegar na terceira posição.
Felipe Massa, companheiro de Raikkonen na Ferrari, rodou na 31ª volta, entre as curvas sete e oito. Com isso, o brasileiro fica em posição dificílima no campeonato já na segunda corrida, após também abandonar a prova na Austrália. Ele, que já foi alvo de rumores durante toda a semana que antecedeu o GP da Malásia, deve ser ainda mais pressionado pela imprensa italiana nas duas semanas antes da corrida no Bahrein, que será disputada no dia 6 de abril.
Kubica herda segunda posição após rodada de Massa
Após a rodada de Massa, Robert Kubica assumiu a segunda posição. Ele já tinha conseguido o terceiro posto na largada e fazia uma corrida solitária, já que não ameaçava as Ferraris e não sofria pressão das McLarens. Ele ainda liderou a prova por poucas voltas, enquanto os pilotos da equipe italiana faziam seus pit stops.

Lewis Hamilton, da McLaren, foi o piloto que mais evoluiu. Saiu da nona para a quinta posição ainda na primeira curva. Mas ficou preso atrás da RBR de Mark Webber durante o início da prova e perdeu muito tempo. Hamilton ultrapassaria o australiano, mas perdeu mais de dez segundos nos boxes por causa de um problema na troca da roda dianteira esquerda. O piloto terminou a corrida com uma decepcionante quinta posição.

Heikki Kovalainen não teve problemas nos pit stops e conseguiu pular da sétima para a quarta posição. E o finlandês da McLaren ainda foi beneficiado com o abandono de Massa, quando garantiu o pódio. Logo a seguir, o italiano Jarno Trulli, da Toyota, chegou na quarta posição e foi a grande surpresa da prova na Malásia.

Os outros brasileiros, assim como Massa, não conseguiram pontuar. Nelsinho Piquet, da Renault, ficou na 11ª posição, após ficar muito tempo atrás de Jenson Button. Rubens Barrichello, por sua vez, foi o 13º, após ser punido por excesso de velocidade nos boxes durante a corrida. Ele teve de pagar um drive through.
Confira o resultado final do GP da Malásia de 2008:
Melhor volta: Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1m35s366, na 55ª
Pos Piloto País Equipe Tempo
1 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 56 voltas em 1h31m18s555
2 Robert Kubica POL BMW Sauber a 19s570
3 Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes a 38s450
4 Jarno Trulli ITA Toyota a 45s832
5 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 46s548
6 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber a 49s833
7 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m08s130
8 Fernando Alonso ESP Renault a 1m10s041
9 David Coulthard ESC RBR-Renault a 1m16s220
10 Jenson Button ING Honda a 1m26s214
11 Nelsinho Piquet BRA Renault a 1m32s202
12 Giancarlo Fisichella ITA Force India-Ferrari a 1 volta
13 Rubens Barrichello BRA Honda a 1 volta
14 Nico Rosberg ALE Williams-Toyota a 1 volta
15 Anthony Davidson ING Super Aguri-Honda a 1 volta
16 Takuma Sato JAP Super Aguri-Honda a 2 voltas
17 Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota a 2 voltas
Não completaram:
Sebastian Vettel ALE STR-Ferrari a 17 voltas/motor
Felipe Massa BRA Ferrari a 26 voltas/rodada
Adrian Sutil ALE Force India-Ferrari a 51 voltas/saída de pista
Timo Glock ALE Toyota a 55 voltas/acidente
Sebastien Bourdais FRA STR-Ferrari a 56 voltas/rodada