sábado, 29 de março de 2008

Olímpiadas de Atenas:1896

Os I Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados em Atenas, Grécia, berço dos jogos da antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas, todos homens, representando catorze países, graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos jogos existentes na Grécia antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros jogos quase arruinaram a própria competição, graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam então o antigo calendário juliano paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta.

A cerimônia de inauguração acabou acontecendo num domingo de Páscoa, com o discurso de abertura proferido diante de cem mil espectadores pelo próprio Jorge I, da Grécia, após a inauguração de uma estátua – que existe até os dias de hoje – na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetônica toda de mármore, em homenagem ao rico financista ateniense Georgius Averoff, responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento, o que impediu seu cancelamento antes mesmo de iniciado, devido às penosas condições do cerário real grego.
Os países representados por seus atletas em Atenas e que assim se tornaram os pioneiros em participação nos Jogos Olímpicos foram: Alemanha (dezenove atletas), Austrália (1), Áustria (3), Chile (1), Dinamarca (3), Egito (1), Estados Unidos(14), França (13), Hungria (7), Itália (1), Reino Unido (10), Suécia (1), Suíça (3) e a anfitriã Grécia com 168 atletas. (*)

Nove modalidades esportivas foram então disputadas : atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.

Obs.: Dois dos atletas que são atualmente contados como gregos, representavam a então a cidade autônoma de Esmirna. Além disso, não se sabe a identidade de 68 dos atletas gregos, devido ao fato de muitos serem cidadãos que participaram em eventos sem ter havido um cadastro adequado. Além destas nações, a Bélgica e a Rússia também estiveram representadas nas cerimónias dos Jogos de 1896 mas os seus atletas nunca chegaram a competir.
Fatos, destaques e curiosidades
Foi executado pela primeira vez o hino composto por Spyros Samaras, com letra do poeta grego Kostis Palamas, que se tornaria oficialmente no hino dos Jogos Olímpicos em 1958.
A primeira medalha olímpica dos Jogos da Era Moderna foi ganha por James Connolly (EUA) na competição do salto triplo.
Nesta edição, os vencedores de cada um dos eventos receberam um diploma, uma medalha de prata e uma coroa de ramos de oliveira. Os segundo classificados foram recompensados com um diploma, uma medalha de bronze e uma coroa de louros. As medalhas foram desenhadas pelo escultor francês Jules Chaplain e os diplomas pelo pintor grego Nikolaos Gyzis. Todos os atletas participantes receberam adicionalmente uma medalha comemorativa desenhada pelo artista grego Nikephoros Lytra.
Não se realizaram cerimônias separadas para a atribuição de medalhas, sendo estas entregues aos atletas pelo Rei Jorge I da Grécia durante a cerimônia de encerramento.
Nos Jogos de 1896 não havia ainda o conceito atual de equipes nacionais, pelo que em várias disciplinas competiram equipes compostas por atletas de diferentes nações, onde se destaca a vitória na competição de tênis (pares) pela dupla John Boland (GBR)/Friedrich Traun (GER).
Em 1896 a Grécia usava ainda o calendário juliano, pelo que, na data local, a abertura gos Jogos foi realizada a 25 de Março e o encerramento a 3 de Abril.

Spiridon Louis, o primeiro campeão olímpico da MaratonaO ex-pastor de ovelhas e carteiro grego Spiridon Louis é o mais famoso personagem histórico destes Jogos, tendo se tornado um herói nacional do povo helênico ao vencer a primeira maratona disputada na história, prova extenuante de quarenta quilômetros de distância, incluída nos Jogos por um de seus idealizadores, Michel Breát, a fim de homenagear a lendária corrida do soldado ateniense Fidípides, que em 490 a.C. teria corrido das planícies de Maratona até Atenas para anunciar ao povo grego a vitória na batalha contra os persas.
Edwin Flack, o único representante da Austrália na competição, consequiu realizar um feito curioso, pois além de vencer os 800m e os 1500m rasos no Atletismo, ainda conquistou um terceiro lugar no Tênis em duplas.
Não havia piscina para a disputa da natação nestes primeiros Jogos, e as provas da modalidade foram disputadas em mar aberto, nas águas salgadas e geladas da baía de Zea, junto ao porto do Pireu.
Modalidades disputadas
Atletismo
Ciclismo
Esgrima
Ginástica
Halterofilismo
Natação
Tênis
Tiro
Wrestling
Quadro de medalhas
Abaixo, o quadro de medalhas oficial dos Jogos Olímpicos de 1896, por nações, de acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Note-se que o uso de medalhas de ouro, prata e bronze pelo COI, existe apenas para facilitar a tabulação de medalhas e igualá-las às das Olimpíadas posteriores, pois na época, medalhas de ouro ainda não eram outorgadas aos vencedores e os terceiros colocados nem medalhas recebiam.

Quadro de Medalhas / Atenas 1896
Posição País Ouro Prata Bronze Total
1 Estados Unidos 11 7 2 20
2 Grécia 10 17 19 46
3 Alemanha 6 5 2 13
4 França 5 4 2 11
5 Grã-Bretanha 2 3 2 7
6 Hungria 2 1 3 6
7 Áustria 2 1 2 5
8 Austrália 2 2
9 Dinamarca 1 2 3 6
10 Suíça 1 2 3
Semana q vem teremos as Olímpiadas de 1900.