terça-feira, 24 de junho de 2008

Rodada de Terça


AVAÍ 2X1 CEARÁ
Avaí vira sobre o Ceará e encosta no líder

Uma goleada do Avaí sobre o Ceará não seria um placar nem um pouco estranho para a partida desta terça-feira, na Ressacada, em Florianópolis. Mas se ela não veio, a virada avaiana por 2 a 1, com gols de Abuda e Emerson, foi suficiente para dar a vitória para o time do técnico Silas. Com o resultado, a equipe de Santa Catarina chegou a 16 pontos, apenas três distante do líder Corinthians. Já o Alvinegro cearense permanece com onze pontos, na quinta posição na tabela de classificação da Série B.

Jogando na Ressacada o Avaí não tinha outra opção que não fosse sufocar o adversário. E foi justamente isto que o time catarinense fez desde os primeiros instantes da partida. Foram inúmeras chances de abrir o placar, que esbarravam tanto na defesa cearense, quanto na boa atuação do goleiro Marcelo Bonan. Ao Ceará, restava apenas o anti-jogo (foram quatro cartões amarelos em faltas violentas).

Curiosamente, mesmo se abstendo de jogar futebol, foi o Alvinegro que abriu o marcador. Vavá se aproveitou de uma bobeira da zaga avaiana e empurrou para o gol, aos 22 minutos. Mas o castigo para o time do técnico Silas não durou muito. Onze minutos depois, Abuda invadiu a área cearense e empatou. Vandinho ainda teve duas boas chances de virar na primeira etapa, mas o 1 a 1 se manteve.

Quem esperava a continuação do massacre do Avaí no segundo tempo, se enganou. O Ceará, comandado pelo folclórico Lula Pereira, voltou melhor na etapa final. Ainda assim, o time catarinense tinha maior posse de bola, além das melhores chances de gol. Mas o goleiro Marcelo Bonan continuava impedindo a virada avaiana. Nos contra-ataques, o Alvinegro cearense chegava com algum perigo.

Aos 26 minutos, o camisa um do Ceará fez um milagre após belo chute de fora da área de Válber. Mas no escanteio, não teve jeito. O zagueiro Emerson subiu mais alto e marcou o segundo do Avaí e o seu terceiro gol consecutivo em partidas da Série B. Depois da virada, coube ao time do técnico Silas administrar o resultado. A equipe cearense ainda tentou, de maneira desordenada, chegar ao empate, mas não obteve sucesso.

JUVENTUDE 4X1 BAHIA
Juventude vira em cima do Bahia e garante mais uma rodada no G4


O Juventude garantiu mais uma rodada entre os quatro primeiros colocados na Série B do Brasileirão. Na noite desta terça-feira, no Alfredo Jaconi, o Alviverde derrotou o Bahia por 4 a 1, de virada, na abertura da oitava rodada, subindo para a terceira posição, com 15 pontos na tabela. Com isso, o Ju não corre mais o risco de perder lugar na zona de classificação. O atacante Mendes homenageou a avó Lourdes ao marcar duas vezes na partida. Ivo também marcou duas vezes, e Galvão abriu para os baianos.



O time baiano, porém, continua com nove pontos, caindo para a 14ª posição, ficando mais longe do G4 e correndo risco de terminar a rodada na faixa de rebaixamento, já que pode ser ultrapassado por até quatro times nos próximos jogos.



As duas equipes só voltam a jogar na sexta-feira, dia 4 de julho, ambos em casa. Enquanto o Juventude recebe o lanterna América-RN, o Bahia encara o Avaí, em Feira de Santana.





O jogo

O Tricolor baiano se aproveitou de um erro na marcação alviverde e abriu o placar aos 15 minutos. Fausto tocou para Galvão entrar livre na área, enquanto a defesa anfitriã tentava fazer uma linha de impedimento. Em condições, o camisa 9 deu apenas um toquinho com o pé esquerdo, encobrindo o goleiro Michel Alves.





O time da casa começou a pressionar logo após o gol sofrido. Aos 27, Ivo lançou para o atacante Mendes chutar de primeira, mandando a bola rente à trave. Dois minutos depois, o artilheiro alviverde empatou o jogo, se antecipando ao goleiro Darci e batendo forte de cabeça para as redes. Na comemoração, o atacante mostrou uma camisa com a inscrição "Lourdes eterna", em homenagem à avó, falecida recentemente.



Os jogadores alviverdes reclamaram de um pênalti não marcado em Bruno, aos 32, mas o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro mandou seguir o jogo. Aos 37, Ivo obrigou o goleiro Darci a fazer ótima defesa. E nos últimos minutos na etapa inicial, o goleiro Michel Alves quase desempatou em uma bela cobrança de falta, mostrando que leva jeito para se tornar um dos goleiros-artilheiros. Mais uma vez o arqueiro do Bahia salvou.



Na volta do intervalo, Mendes quase marcou mais um aos quatro minutos, batendo da entrada da área. Mas, aos nove, ele fez mais um. Murilo cruzou na cabeça do artilheiro, que não desperdiçou e fez 2 a 1. É o quarto gol dele da Série B.



Três minutos depois, o meia tricolor Emerson Cris assustou a meta do goleiro Michel Alves, quase empatando o jogo. Mas quem atacava com mais perigo era o Ju. Ivo quase marca o terceiro aos 23, e Bruno chutou por cima do travessão dois minutos depois. Mas havia espaço para mais dois gols, e Ivo tratou de fazê-los. Aos 38, ele deu um chute cruzado certeiro após receber livre na área. E aos 45, só tocou para o gol após cruzamemto.

PONTE PRETA 2X1 SANTO ANDRÉ
Ponte vira e dá um pulo na tabela

Em jogo movimentado e com boas chances para os dois times, a Ponte Preta venceu de virada o Santo André por 2 a 1, nesta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela Série B. Os gols fora de Wanderley (dois) e Márcio Mixirica.

Com o resultado, a Macaca chegou a dez pontos, deixou a zona de rebaixamento e pulou para a nona posição. O Ramalhão, por sua vez, segue com nove pontos, agora no 12º lugar.

A Macaca dominou o primeiro tempo, explorou bem as laterais e ameaçou nas bolas aéreas. O Santo André chamou o adversário para o seu campo de defesa e pouco fez na etapa inicial. Embora estivesse no ataque, o gol alvinegro não saiu, talvez pela falta de criatividade do meia Renato.

Na etapa final, o Ramalhão surpreendeu a abriu o placar logo aos 8 minutos, com Márcio Mixirica. Marcelinho fez boa jogada, Pará cruzou bem, e Mirixica marcou de cabeça. O visitante cresceu com o tento e perdeu algumas chances de ampliar.

Aos 24, Wanderley, de 19 anos, tentou duas vezes, de pé e cabeça, e empatou para a Ponte. A resposta do Santo André foi imediata, mas o travessão impediu o gol de Cicinho. No finzinho da partida, aos 42, Wanderley, que subiu há pouco da base alvinegra, virou para o time da casa.