
Com amplo domínio, Lewis Hamilton venceu o GP da China, disputado neste domingo no circuito de Xangai. O inglês da McLaren não deu chance à Ferrari, que usou do jogo de equipe para deixar Felipe Massa na segunda posição. Kimi Raikkonen cedeu o lugar a sete voltas do fim da prova e completou o pódio.
Hamilton voltou a ter sete pontos de vantagem para Massa no campeonato (94 a 87). A decisão da temporada 2008 será realizada no GP do Brasil, no dia 2 de novembro. Por coincidência, o inglês chegou em Interlagos no ano passado com a mesma diferença para Kimi Raikkonen. E o finlandês, após erros do piloto da McLaren e uma ajuda do companheiro, sagrou-se campeão.
Fernando Alonso, que tinha vencido as corridas em Cingapura e no Japão, não conseguiu acompanhar o ritmo da McLaren e da Ferrari. O espanhol da Renault chegou na quarta posição, a 18 segundos de Hamilton. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o quinto, seguido pelo companheiro Robert Kubica. Com este resultado, o polonês deu adeus às suas já remotas chances de título.
O alemão Timo Glock, da Toyota, ficou com a sétima colocação e Nelsinho Piquet, da Renault, completou a zona de pontuação. O brasileiro fez uma corrida tática e adiou ao máximo seu primeiro pit stop. Ele conseguiu ganhar dois postos e mais um ponto no Mundial de Pilotos.

Na largada, Lewis Hamilton não teve problemas para manter a ponta, seguido por Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Fernando Alonso. O inglês começou a abrir vantagem para a dupla da Ferrari. O espanhol da Renault não conseguia acompanhar o ritmo dos três primeiros colocados.
Fernando Alonso perdeu rapidamente a quarta posição na primeira volta para Heikki Kovalainen, da McLaren. No entanto, o espanhol conseguiu recuperar rapidamente a posição, no fim da longa reta de Xangai. Mas o finlandês não conseguiu estabelecer um bom ritmo durante a corrida e acabou por abandonar após seu pneu dechapar.
O brasileiro foi o primeiro a fazer o pit stop, na 14ª volta e, na volta seguinte, foi a vez de Hamilton e Raikkonen irem para os boxes. E o inglês conseguiu aumentar ainda mais sua vantagem para os rivais da Ferrari. Ele estava nove segundos à frente do finlandês e 14 à frente do Massa. Então, a equipe italiana começou a preparar a troca de posições entre os pilotos, para que o brasileiro pudesse assumir o segundo lugar.
O ritmo de Raikkonen ficou gradualmente mais relaxado. Os dois fizeram seus segundos pit stops e voltaram próximos na pista. A sete voltas do fim, Felipe Massa ultrapassou o companheiro com facilidade no hairpin. Mas, nessa altura, Hamilton já tinha 16 segundos de vantagem para o brasileiro.
resultado do GP da China 2008
melhor volta: Lewis Hamilton (McLaren) - 1m36s325
1 | L. Hamilton (ING) | McLaren | 56 voltas em 1h31m57s403 |
2 | F. Massa (BRA) | Ferrari | a 14s925 |
3 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 16s445 |
4 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 18s370 |
5 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 28s923 |
6 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 33s219 |
7 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 41s722 |
8 | N. Piquet (BRA) | Renault | a 56s645 |
9 | S. Vettel (ALE) | STR | a 1m04s339 |
10 | D. Coulthard (ESC) | RBR | a 1m14s842 |
11 | R. Barrichello (BRA) | Honda | a 1m25s061 |
12 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 1m30s847 |
13 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 1m31s457 |
14 | M. Webber (AUS) | RBR | a 1m32s422 |
15 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 1 volta |
16 | J. Button (ING) | Honda | a 1 volta |
17 | G. Fisichella (ITA) | Force India | a 1 volta |
18 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 6 voltas/mecânico |
19 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 42 voltas/mecânico |
20 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 53 voltas/acidente |