
Diante de uma torcida apaixonada em Interlagos, Felipe Massa fez o que tinha de fazer. O brasileiro da Ferrari ganhou o GP do Brasil após comandar a prova de ponta a ponta. Ganhou, mas não levou. Por uma questão de segundos. Na última curva de uma corrida dramática, Lewis Hamilton pulou da sexta para a quinta posição e fez história no quintal de seu maior adversário. Sob vaias, o inglês da McLaren se tornou, aos 23 anos, o mais jovem piloto e o primeiro negro a conquistar um título da Fórmula 1.
Nas voltas finais, com o retorno da chuva, os brasileiros que lotavam o autódromo viram duas reviravoltas incríveis. Hamilton foi ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel, da STR, criando um cenário de título para Massa. A euforia da Ferrari durou apenas alguns segundos. Para ser campeão, o inglês precisava retomar a quinta posição. O banho de água fria na torcida veio na curva derradeira, quando Vettel e Hamilton, de uma só vez, ultrapassaram o alemão Timo Glock, da Toyota, que não tinha parado nos boxes para colocar os pneus de pista molhada.

Nos boxes da Ferrari, todos explodiram de alegria quando Massa cruzou a linha de chegada. A família do piloto, abraçada, pulava e festejava o título. A festa foi interrompida de forma brusca poucos momentos depois, com a notícia de que Hamilton ganhara a quinta posição. De um instante para o outro, as fisionomias eufóricas deram lugar à tristeza do título perdido.
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, terminou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari. O brasileiro Rubens Barrichello chegou em 15º, e Nelsinho Piquet abandonou na primeira volta.
A corrida

Após três voltas, ainda com a pista molhada, os pilotos voltaram a acelerar e a corrida prosseguiu. Alonso atacava Vettel, mas Hamilton mantinha a cautela, ciente de que a quarta posição lhe daria o título.
Na décima volta, Alonso, Webber, Vettel e Rubinho foram para os boxes e colocaram pneus secos. Logo depois, Massa seguiu o mesmo caminho - desta vez, com o pirulito manual, para evitar a lambança eletrônica de Cingapura. Aos poucos, os outros pilotos fizeram o mesmo, inclusive Hamilton.
Massa seguia tranqüilo na ponta
Em meio a um festival de deslizadas na pista, o cenário era perfeito para Massa. Na 12ª volta, o brasileiro liderava a prova, e Hamilton estava em sétimo. O inglês passou a sexto logo depois, ultrapassando Trulli. Na volta de número 17, com uma bela ultrapassagem, o inglês deixou Fisichella para trás e voltou para sua zona de conforto, em quinto lugar.
Àquela altura, quem voava na pista era Vettel, então segundo colocado. Na volta 21, ele fez o melhor tempo até aquele momento, virando em 1m14s565, nos calcanhares de Massa. O brasileiro deu o troco logo depois, com 1m14s161. O alemão fez sua segunda parada, e Alonso assumiu a segunda posição. Hamilton pulou para quarto e não era ameaçado por ninguém.

Na 36ª volta, Massa foi para a segunda parada e os outros pilotos o seguiram, criando uma dança das cadeiras nas posições. Após os reabastecimentos, o brasileiro retomou a ponta, pressionado por Vettel, enquanto Hamilton se mantinha no confortável quarto lugar.
As posições se mantiveram até a 63ª volta, quando a chuva voltou. A oito voltas do fim, o drama se instalou em Interlagos. Todos os pilotos estavam com pneus de pista seca, o que aumentava o risco de um acidente. A torcida brasileira, obviamente, secava Hamilton, que passou a sofrer com a pressão de Vettel.
Raikkonen e Alonso pararam. Logo depois, a quatro voltas do fim, Hamilton e Massa foram para os boxes. O inglês gastou 6.1s na parada e voltou em quinto, enquanto o brasileiro ficou parado 5.5s e manteve a ponta.
O desfecho foi eletrizante. A torcida para que Vettel ultrapassasse Hamilton nas últimas voltas deu certo. em sexto, o inglês via o título escapar entre os dedos, mas a sorte mudou novamente. Ele pegou carona com o próprio Vettel e os dois ultrapassaram de uma vez Timo Glock, na manobra que decidiu o campeonato e jogou um balde de água fria em Interlagos.
resultado do GP do Brasil 2008
melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) - 1m13s736
Piloto | Equipe | Tempo | |
---|---|---|---|
1 | F. Massa (BRA) | Ferrari | Vencedor |
2 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 13s2 |
3 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 16s2 |
4 | S. Vettel (ALE) | STR | a 38s |
5 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 38s9 |
6 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 44s3 |
7 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 55s |
8 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 68s4 |
9 | M. Webber (AUS) | RBR | a 79s6 |
10 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 1 volta |
11 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 1 volta |
12 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 1 volta |
13 | J. Button (ING) | Honda | a 1 volta |
14 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 1 volta |
15 | R. Barrichello (BRA) | Honda | a 1 volta |
16 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 2 voltas |
17 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 2 voltas |
18 | G. Fisichella (ITA) | Force India | 2 voltas |
19 | N. Piquet (BRA) | Renault | abandono |
20 | D. Coulthard (ESC) | RBR | abandono |