quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Copa da UEFA:Rodada de Quinta

GRUPO E
Wolfsburg e Braga garantem vagas do Grupo E no mata-mata


Classificados definidos no Grupo E da Copa da Uefa. O Heerenveen recebeu o Braga nesta quinta e manteve os 100% de derrotas nas três partidas que disputou, perdendo por 2 a 1, e está eliminado. No outro jogo da rodada, o Portsmouth foi à Alemanha precisando da vitória para continuar com chances de avançar, mas quem levou os três pontos foi o Wolfsburgo, ao ganhar no vira-vira por 3 a 2.

Assim, a última rodada só vai servir para decidir as posições dentro do grupo, pois Milan, Wolfsburg e Braga estão classificados antecipadamente para o mata-mata decisivo da Copa da Uefa.



Vira-vira na Alemanha


Em Wolfsburgo, o time da casa saiu na frente no primeiro ataque do time com Dzeko, que entrou na área driblando dois marcadores e batendo com força. A vantagem não durou sequer dez minutos. Aos 11 minutos, Defoe aproveitou cruzamento de Traore e cabeceou no fundo das redes; e três minutos mais tarde Mvuemba arriscou de longe e viu a bola desviar no zagueiro Barzagli antes de morrer no fundo do gol.

O Wolfsburg não se abateu e conseguiu o empate aos 23 minutos, em um balaço de Gentner de longe. O jogo continuou eletrizante, mas o gol da vitória – e da classificação – só saiu no segundo tempo, aos 29. O goleiro James cortou um cruzamento muito mal, nos pés de Misimovic, que só teve o trabalho de tocar para o gol vazio. O próprio Misimovic perdeu um pênalti asos 35, mas o placar já estava de bom tamanho.



Braga também se classifica de virada


Na Holanda, o Heerenveen já entrou em campo sabendo que uma vitória talvez fosse pouco para manter vivo o sonho da classificação, mas mostrou vontade e até saiu na frente no placar, com Sibon de falta aos 19. O Braga mostrou sua imensa superioridade técnica e empatou aos 34, com uma cabeçada precisa do ex-Internacional de Porto Alegre Rentería, que não comemora seus gols de gorro como fazia no Brasil.

Luis Aguiar, que já tinha feito a falta que resultou no gol do Heerenveen e o cruzamento para o gol de Rentería, fechou seu dia de protagonista com o gol da vitória, aos 11 minutos do segundo tempo, em uma bela cobrança de falta.




GRUPO F
Zilina vence fora de casa, mas é eliminado. Hamburgo passa pelo Slavia


O Zilina fez a sua parte nesta quinta-feira e venceu o Aston Villa no Villa Park por 2 a 1, mas não dependia só de si e está eliminado da Copa da Uefa. O Hamburgo também venceu fora de casa – 2 a 0 no Slavia – e fechou a ‘panela’ de classificados do Grupo F para o mata-mata decisivo com Ájax e Aston Villa.

Jarolím elimina o pai e um primo


Em Praga, o meia David Jarolím, do Hamburgo, enfrentou um dilema. O Slavia precisava da vitória para seguir vivo na competição, e o técnico da equipe é Karel Jarolím, pai de David. E tem mais! O camisa 10 do time é Marek Jarolím, sobrinho do treinador.

O problema vai ser resolvido em casa, porque o jogador teve uma excelente atuação e k Hamburgo ganhou com facilidade por 2 a 0. Petric arriscou de longe e a bola bateu na zaga aos 30 minutos do primeiro tempo, mas voltou nos pés de Olic e o croata não perdoou. O Slavia ficou nervoso, começou a errar muitos passes e, no segundo tempo, a fazer muitas faltas. Vaniak acabou expulso e, nos acréscimos, os alemães aumentaram a contagem com Petric, de pênalti.

Vitória com gosto de derrota


O jogo no Villa Park se resolveu antes dos 30 do primeiro tempo. O Zilina precisava da vitória e partiu para cima desde o pontapé inicial. Abriu o placar aos 16, com um golaço de Leitner. O lateral avançou pela esquerda e ameaçou cruzar de canhota, mas cortou a marcação e bateu na bola cheio de veneno com a direita. A pelota ainda quicou na área antes de morrer no fundo das redes. O segundo gol só demorou três minutos para aparecer. Em um contra-ataque muito veloz, Styvar recebeu de Pekaric dentro da área e bateu, sem chances para Guzan.

Aos 28, provavelmente o gol mais bonito da rodada. Knight fez um lançamento de seu campo de defesa e Harewood matou/tocou de peito para Nathan Delfouneso emendar de voleio. Como gol bonito vale o mesmo que gol feio, o placar terminou mesmo em 2 a 1.



GRUPO G
Valencia empata e garante classificação no Grupo G da Copa da Uefa


O Valencia suou, mas conseguiu garantir nesta quinta-feira sua classificação ao mata-mata da Copa da Uefa com uma rodada de antecipação. Jogando em casa, o time saiu atrás no marcador mas buscou a igualdade em 1 a 1 com os belgas do Brugge. Alcaraz abriu o placar para os visitantes, Zigic empatou.

Com o resultado, o Valencia chegou a cinco pontos no Grupo G e assegurou uma das três vagas da chave na fase seguinte. O primeiro colocado é o St-Etienne (sete pontos), que folgou na rodada. O Brugge aparece em terceiro, com três pontos, seguido de Copenhague e Rosenborg, que empataram por 1 a 1 nesta quinta e que somam dois pontos.


Como o Rosenborg já encerrou sua participação, a equipe norueguesa está eliminada. O Brugge recebe o Copenhague, daqui a duas semanas, e leva a vantagem do empate para ficar com a última vaga do grupo. St-Etienne e Valencia se enfrentam na França apenas para definir quem será o primeiro colocado na chave.

No estádio Mestalla, o Valencia começou perdendo logo no início. Após falta cobrada em elevação para a área, Alcaraz raspou de cabeça e correu para o abraço. O empate só aconteceu no segundo tempo. Zigic escorou com a testa um escanteio e deixou tudo igual.



GRUPO H
Vágner Love faz três gols e garante 100% do CSKA no Grupo H


Especulado como alvo de grandes clubes europeus (há rumores sobre o interesse de Real Madrid e Chelsea), Vágner Love vem correspondendo com grandes atuações. Nesta quinta-feira, o brasileiro fez três gols no 4 a 3 do CSKA Moscou sobre o Nancy, na França. O jogo, válido pelo Grupo H da Copa da Uefa , teve ainda mais um gol brasuca (Ramon marcou para os russos).

Com o resultado, o CSKA encerra sua participação na fase de grupos com 100% de aproveitamento (12 pontos). O Nancy aparece em segundo lugar, com quatro pontos. A equipe visita na última rodada o La Coruña, que empatou nesta quinta contra o Lech, na Polônia (1 a 1) e também tem quatro pontos. O Lech, por sinal, soma dois pontos e, na última rodada, precisa vencer o eliminado Feyenoord (zero) e torcer para haver um vencedor no La Coruña x Nancy (se houver empate, os poloneses precisarão de bom saldo de gols para avançar ao mata-mata). Os três primeiros se classificam.

O CSKA já entrou em campo classificado, mas não deu moleza ao Nancy. Zerka abriu o placar para os anfitriões em belo chute da entrada da área, mas Love, com uma bomba de muito longe, deixou tudo igual pouco depois.


Antes do intervalo, Zhirkov cruzou e Ramon tocou para o gol vazio. Era o segundo do CSKA. No etapa final, Love voltou a marcar para o time russo, que abriu 3 a 1. Feret e Camerling ainda empataram para o Nancy, mas a dois minutos do fim, Love recebeu na meia-lua, matou no peito, driblou um zagueiro e bateu cruzado de perna direita para decretar a vitória do CSKA. Foi o oitavo gol de Vágner Love em seis jogos da atual edição da Copa da Uefa.

A partida foi tensa e marcada por pequenos desentendimentos de parte a parte. O brasileiro André Luiz, do Nancy se envolveu num tumulto com o goleiro do CSKA, Akinfeev. O lateral Semberas foi tirar satisfações e recebeu amarelo junto com o brasileiro.


No outro jogo do grupo, o La Coruña saiu na frente do Lech, na Polônia, com um gol de Colotto. Rengifo empatou para os donos da casa.