domingo, 22 de novembro de 2009

Stock Car Superfinal:Etapa de Tarumã (RS)

Luciano Burti vence, e Cacá Bueno leva o tricampeonato com o terceiro em Tarumã

Com o terceiro lugar na etapa de Tarumã e o abandono dos adversários diretos, Cacá Bueno levou o tricampeonato da Stock Car com uma corrida de antecipação. O carioca da equipe RBR-WA Mattheis liderou toda a primeira parte da prova, antes da abertura da janela de pit stops, mas acabou superado pelo companheiro Daniel Serra, que parou uma volta depois (mas foi punido e caiu para 14º), e por Luciano Burti, vencedor da prova. Ele não trocou os pneus no pit stop obrigatório e ainda lucrou com a entrada do safety car por causa do acidente de Guto Negrão, da Full Time. Confira a galeria de fotos da etapa!



Com o quarto lugar, Cacá Bueno abriu 34 pontos para seu rival mais próximo, o paulista Allam Khodair, da Full Time. O carioca tem agora 286 pontos contra 252 do paulista da Full Time, com apenas 28 em disputa na etapa de Interlagos, no dia 6 de dezembro. Ricardo Maurício e Thiago Camilo, que estavam na segunda e terceira posições no campeonato, respectivamente, abandonaram a corrida após rodadas em momentos distintos da prova.

Cacá vinha em terceiro no fim da prova em Tarumã, mas acabou superado na última volta, quando já administrava a corrida, por seu irmão Popó Bueno, da equipe Hot Car, que subiu para segundo após a punição de Daniel Serra. Foi o primeiro pódio do piloto nesta temporada e o terceiro lugar foi suficiente para o irmão mais velho assegurar o tricampeonato. Marcos Gomes, da Action Power, foi o quarto, seguido por Allam Khodair, o quinto. Alceu Feldmann, da Boettger, ficou em sexto e Átila Abreu, da AMG, em sétimo. Lico Kaesemodel, Ricardo Sperafico e Max Wilson completaram os dez primeiros.

A próxima etapa da Stock Car será disputada no dia 6 de dezembro, em Interlagos. O campeonato já está decidido, mas a briga pelo vice-campeonato continua viva. Allam Khodair, Luciano Burti, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Átila Abreu, Valdeno Brito, Marcos Gomes e Daniel Serra ainda têm chances.

Ricardo Maurício queima largada e abandona
Por motivos de segurança, a largada foi autorizada com o safety car na pista. As duas primeiras voltas foram dadas em bandeira amarela e a relargada só foi autorizada na terceira. Cacá Bueno manteve a ponta, seguido por Ricardo Maurício, que ultrapassou Daniel Serra no fim da reta dos boxes, mas antes da linha de chegada, o que é uma irregularidade. Serrinha acabou punido após a prova, com um acréscimo de 20 segundos, por ter tirado o pé.

Na frente, Cacá fazia uma corrida tranquila, com uma vantagem de quase dois segundos com cinco voltas. Neste momento, a direção de prova anunciou a punição de Ricardo Maurício, que teria de fazer um drive through. Mas ele nem precisou cumprir a pena: o pneu do piloto da RC furou e ele saiu da pista antes da curva do Tala Larga. Suas chances de título acabaram.

Mais atrás, Thiago Camilo, outro candidato ao título, já era o oitavo, mas ainda longe de Cacá. Os boxes foram abertos na 17ª volta, quando começou a janela de pit stops. Após duas passagens, o líder da corrida fez sua parada, junto com Marcos Gomes. Mais atrás, Duda Pamplona rodou e ficou parado no meio da grama, com o risco de uma entrada do safety car.

A direção de prova manteve a bandeira verde e Daniel Serra fez seu pit stop na 20ª volta. Ele voltou à frente de Cacá Bueno. Luciano Burti, na frente, mantinha a primeira posição, com quase 11 segundos de vantagem sobre Daniel Serra. Allam Khodair, ainda na briga pelo campeonato, era o terceiro, seguido por Popó Bueno, Tarso Marques e Alceu Feldmann.

Na 24ª volta, Norberto Gresse rodou na primeira curva e Guto Negrão bateu nos pneus colocados na entrada dos boxes, provocando a entrada do safety car. Neste momento, Luciano Burti fez seu pit stop, em um momento decisivo para a corrida. Com a vantagem e o tempo menor perdido, ele conseguiu voltar à frente da dupla da RBR-WA Mattheis.

Tarso Marques era o primeiro, mas perdeu muitas posições na relargada, quando Burti reassumiu a ponta. Só que Giuliano Losacco bateu na curva do Laço e Thiago Camilo foi jogado nos pneus por Nonô Figueiredo. Resultado: mais uma entrada do safety car e o título praticamente garantido para Cacá Bueno. Na relargada, as posições na frente se mantiveram, com Burti, Daniel, Cacá e Popó nas quatro primeiras posições.

Só que Felipe Maluhy bateu na 33ª volta e provocou mais uma entrada do safety car. Com apenas cinco minutos para o fim, a relargada só teve mais duas voltas em bandeira verde. Burti resistiu à pressão de Daniel Serra e venceu. Mais atrás, Cacá Bueno cedeu a posição para o irmão Popó subir ao pódio pela primeira vez no ano.

Confira o resultado da etapa de Tarumã (em negrito, superfinal):
1 - Luciano Burti (SP/Boettger/Chevrolet Vectra) - 38 voltas em 50m39s564
2 - Popó Bueno (RJ/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 2s079
3 - Cacá Bueno (RJ/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 3s186
4 - Marcos Gomes (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - a 5s425
5 - Allam Khodair (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 5s646

6 - Alceu Feldmann (PR/Boettger/Chevrolet Vectra) - a 5s907
7 - Átila Abreu (SP/AMG/Chevrolet Vectra) - a 6s815
8 - Lico Kaesemodel (PR/AMG/Chevrolet Vectra) - a 7s155
9 - Ricardo Sperafico (PR/RZ/Peugeot 307) - a 7s939
10 - Max Wilson (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 8s131
11 - Nonô Figueiredo (SP/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 8s175
12 - David Muffato (PR/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 11s042
13 - William Starostik (PR/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 11s532
14 - Daniel Serra (SP/RBR-WA Mattheis/Peugeot 307) - a 20s251 (punido)
15 - Xandinho Negrão (SP/A.Mattheis/Chevrolet Vectra) - a 30s272
16 - Pedro Gomes (SP/Amir Nasr/Chevrolet Vectra) - a 31s036 (punido)
17 - Felipe Maluhy (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 5 voltas/acidente

Não completaram:
Thiago Camilo (SP/Vogel/Chevrolet Vectra) - a 10 voltas/acidente
Giuliano Losacco (SP/JF/Peugeot 307) - a 11 voltas/acidente
Chico Serra (SP/Avallone/Peugeot 307) - a 11 voltas/mecânico
Thiago Marques (PR/JF/Peugeot 307) - a 11 voltas/mecânico
Guto Negrão (SP/Full Time/Peugeot 307) - a 15 voltas/acidente
Norberto Gresse (SP/Hot Car/Chevrolet Vectra) - a 15 voltas/acidente
Antonio Jorge Neto (SP/RC3 Bassani/Peugeot 307) - a 20 voltas/mecânico
Duda Pamplona (RJ/Pamplona's/Chevrolet Vectra) - a 21 voltas/elétrico
Ricardo Mauricio (SP/RC/Chevrolet Vectra) - a 30 voltas/roda
Ricardo Zonta (PR/RZ/Peugeot 307) - a 30 voltas/mecânico
Claudio Ricci (RS/Amir Nasr/Peugeot 307) - a 32 voltas/mecânico
Tarso Marques (SP/Action Power/Chevrolet Vectra) - desclassificado