
Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu uma brilhante quarta posição após largar apenas em 11º. Com trechos mais longos que os dos rivais, o brasileiro subiu na classificação nos momentos das paradas de boxes. Nico Rosberg, da Williams, chegou em quinto, logo à frente de Jenson Button, da Brawn GP, que ainda tentou uma pressão nas voltas finais, mas sem sucesso e ficou em sexto.
Jarno Trulli, da Toyota, completou a prova na sétima posição e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou a zona de pontuação, em oitavo. O finlandês ainda sofreu com a pressão do alemão Timo Glock na parte final da prova, mas conseguiu se manter à frente. Nelsinho Piquet, da Renault, fez uma corrida discreta, mas com muitas disputas. O brasileiro chegou a ultrapassar Lewis Hamilton e Fernando Alonso e acabou na 12ª posição, à frente do companheiro espanhol, apenas o 14º. O inglês da McLaren foi apenas o 16º colocado em sua corrida de casa.
No campeonato, Jenson Button manteve a liderança, mas viu sua vantagem para Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber diminuir. O inglês tem agora 64 pontos, contra 41 do brasileiro. O alemão da RBR está com 39, 3,5 à frente do australiano, seu companheiro de equipe. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Alemanha, em Nürburgring, no dia 12 de julho.
Vettel domina desde a largada, com muita facilidade

Logo na segunda volta, Jenson Button conseguiu recuperar a posição perdida na largada para Felipe Massa. O brasileiro errou na saída da curva Chapel, pisou na grama e cedeu a posição para o líder do campeonato, que assumiu a oitava posição.
Com um ritmo de corrida alucinante, Vettel abria quase um segundo por volta sobre Barrichello. O alemão se aproveitou da baixa temperatura em Silverstone, de 16ºC, condição em que o carro da RBR funciona melhor que o da Brawn, já que consegue aquecer os pneus mais rapidamente. A vantagem de Vettel já estava na casa dos 18 segundos na hora dos primeiros pit stops.

Na 20ª, foi a vez de Barrichello fazer seu pit stop, quando estava em segundo. Mark Webber, que estava atrás do brasileiro, entrou nos boxes na 21ª volta. Na volta, o australiano superou o brasileiro, que ainda tentou uma ultrapassagem na curva Copse, mas sem sucesso. Em primeiro, Vettel parou na 22ª e voltou à frente do companheiro com confortáveis 20 segundos de vantagem.
Felipe Massa foi o último dos primeiros colocados a parar, na 24ª volta, após apostar em um primeiro trecho mais longo. O brasileiro ganhou quatro posições no retorno à pista e assumiu a quinta posição na corrida. Em quarto, Nico Rosberg começava a andar mais rápido que Rubens Barrichello, com dificuldades com os pneus duros colocados em seu pit stop.
Antes do segundo pit stop, Barrichello continuava muito pressionado por Rosberg e Massa. Os três pilotos eram separados por menos de três segundos de vantagem, mas nenhum deles se colocava em posição de ultrapassagem. Na frente, a RBR pedia, pelo rádio, para Vettel economizar os pneus, enquanto Mark Webber não conseguia reduzir a vantagem de seu companheiro na prova.
Em quarto, Nico Rosberg foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 44ª volta. Felipe Massa entrou nos boxes duas voltas depois e ganhou a posição do alemão da Williams no retorno à pista. Na 48ª, foi a vez de Barrichello fazer o pit stop e voltar três segundos à frente dos dois rivais. Vettel e Webber também trocaram os pneus, mas as posições permaneceram inalteradas.
Na 50ª volta, Jenson Button fez a sua segunda parada e, enfim, conseguiu algum ganho na corrida. O inglês superou, por causa da tática, o italiano Jarno Trulli e o finlandês Kimi Raikkonen, subindo para a sexta posição e assegurando pontos preciosos para o campeonato.
resultado do GP da Inglaterra 2009
melhor volta: Sebastian Vettel (RBR) - 1m20s735
Piloto | Equipe | Tempo | |
---|---|---|---|
1 | S. Vettel (ALE) | RBR | 60 voltas em 1h22m49s328 |
2 | M. Webber (AUS) | RBR | a 15s188 |
3 | R. Barrichello (BRA) | Brawn | a 41s175 |
4 | F. Massa (BRA) | Ferrari | a 45s043 |
5 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 45s915 |
6 | J. Button (ING) | Brawn | a 46s285 |
7 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 1m08s307 |
8 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 1m09s622 |
9 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 1m09s823 |
10 | G. Fisichella (ITA) | Force India | a 1m11s522 |
11 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 1m14s023 |
12 | N. Piquet (BRA) | Renault | a 1 volta |
13 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 1 volta |
14 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 1 volta |
15 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 1 volta |
16 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 1 volta |
17 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 1 volta |
18 | S. Buemi (SUI) | STR | a 1 volta |
19 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 23 voltas/acidente |
20 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 24 voltas/acidente |