quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Copa da UEFA

ASTON VILLA 3X1 LITEX LOVECH
De virada, Aston Villa bate time búlgaro



O Aston Villa, da Inglaterra, largou bem na fase principal da Copa da Uefa . Jogando fora de casa, a equipe de Birmingham derrotou o Litex Lovech, da Bulgária, por 3 a 1. Com o resultado, os britânicos podem perder por até um gol de diferença no jogo de volta para se garantirem na fase de grupos do torneio.

Popov abriu o placar aos 10 minutos de jogo para os anfitriões. Mas Reo Corker, aos 46 da etapa inicial, Barry, aos 27, e Petrov, aos 47 minutos do segundo tempo virara o placar para o Aston Villa.






OMONIA 1X2 MANCHESTER CITY
Jô garante primeira vitória de Robinho com a camisa do Manchester City



Com dois gols do atacante Jô, o Manchester City derrotou o Omonia, do Chipre, por 2 a 1, de virada, no primeiro jogo entre as duas equipes pela fase principal da Copa da Uefa . Com o resultado, a equipe dos brasileiros pode até perder por 1 a 0 na partida de volta, no dia 2 de outubro, na Inglaterra, para se garantir na fase de grupos do torneio.

Robinho, que conseguiu sua primeira vitória com a camisa do “primo pobre” do Manchester United, Elano e o ex-corintiano começaram o duelo como titulares.



Mesmo jogando na casa do adversário, o Manchester City começou a partida a mil por hora. Logo aos dois minutos, Robinho obrigou o goleiro Georgallides fazer grande defesa. Aos dez, o ex-santista voltou a dar trabalho ao time cipriota com uma bomba de fora da área.




O domínio do City era mostrado também nos números: ao longo do primeiro tempo, a equipe inglesa teve, em média, 65% de posse bola. No entanto, Jô perdeu uma grande chance de traduzir toda essa força em gol aos 26 minutos. O ex-atacante do Corinthians recebeu passe preciso de Ireland e, mesmo sozinho na pequena área, tocou para fora.

No final da primeira etapa, foi a vez de Jô retribuir a gentileza para Ireland que, sem ângulo, carimbou a trave.

E como diz o ditado…

No entanto, em um lance fortuito, o Omonia conseguiu abrir o placar aos quatro minutos do segundo tempo. De falta, Duro acertou um míssil no ângulo do goleiro Hart que nada pode fazer.


Mas para alegria da torcida inglesa que foi até ao Chipre acompanhar a partida, Jô se redimiu do gol feito perdido no primeiro tempo e virou o placar. Aos 14, Wright-Philips aproveitou falha bisonha do zagueiro Charalambous e rolou na medida para o atacante brasileiro empurrar para o fundo das redes e igualar o marcador. Aos 27, o argentino Zabaleta fez cruzamento preciso para Jô que, após dominar, chutou rasteiro para fazer o segundo do City.

Ao contrário do primeiro tempo, quando criou as principais oportunidades do City, Robinho caiu de produção no segundo tempo. O ex-jogador do Real chegou a ser advertido com cartão amarelo por reclamação.






NK SLAVEN 1X2 CSKA MOSCOU
Love dá vitória ao CSKA Moscou



O CSKA Moscou suou, mas conseguiu derrotar o NK Slaven Koprivnica, da Croácia, por 2 a 1, no primeiro jogo entre as duas equipes pela fase principal da Copa da Uefa. O grande destaque da partida foi o atacante Vágner Love, que anotou os dois gols da equipe russa.



Jogando em casa, o Slaven saiu na frente com Juric aos 43 minutos da etapa inicial. Quando parecia que o CSKA sairia atrás na luta por uma vaga na fase de grupos da Copa da Uefa (os dois times voltam a se enfrentar no dia 2 de outubro, em Moscou), o ex-atacante palmeirense entrou em ação ao empatar a partida aos 36 minutos do segundo tempo e virar o placar aos 44, de pênalti.






WOLFSBURG 1X0 RAPID BUCARESTE
Grafite garante triunfo do Wolfsburg



Jogando em casa, o Wolfsburg venceu nesta quinta-feira o Rapid Bucareste por 1 a 0, pela ida da primeira fase da Copa da Uefa.

O único gol da partida foi marcado pelo atacante brasileiro Grafite, de pênalti, nos acréscimos do primeiro tempo.

Com o resultado, a equipe alemã - que também conta com o volante brasileiro Josué - ficou a um empate da próxima fase do torneio europeu.

A volta está marcada para o dia 2 de outubro, no estádio Giulesti de Bucareste.





HAMBURGO 0X0 URINEA
Com Thiago Neves e Alex Silva em campo, Hamburgo tropeça em casa




O Hamburgo tropeçou em sua estréia na Copa da Uefa e não passou de um empate em 0 a 0 com o Unirea, da Romênia, na ida da primeira fase da Copa da Uefa.

A partida realizada na Arena Hamburg marcou a estréia do zagueiro brasileiro Alex Silva, ex-São Paulo, na equipe alemã.



Já Thiago Neves, ex-Fluminense, teve atuação discreta e foi substituído aos 15 minutos do segundo tempo pelo técnico holandês Martin Jol.

O jogo de volta será realizado no dia 2 de outubro, na cidade romena de Urziceni, e o Hamburgo precisará da vitória para avançar à próxima fase.






BRANN 2X0 LA CORUÑA
La Coruña dá vexame e perde para time norueguês



Na primeira zebra desta quinta-feira na Copa da Uefa, o Deportivo La Coruña perdeu por 2 a 0 para o Brann, da Noruega, na partida de ida da primeira fase.

No jogo realizado em Bergen, o time da casa saiu na frente com um gol do zagueiro islandês Olafur Orn Bjarnason, de pênalti, aos 22 minutos do primeiro tempo.

A surpreendente equipe norueguesa ampliou aos 37 da etapa inicial, através do meia Jan Gunnar Solli.

Com o resultado, o time espanhol precisará vencer por três gols de diferença na volta, marcada para o dia 2 de outubro no estádio Riazor.





MILAN 3X1 ZURIQUE
Com Ronaldinho barrado, Pato brilha e faz golaço na vitória do Milan




Fora da Liga dos Campeões e após duas derrotas no Campeonato Italiano, o Milan começou com vitória sua campanha na Copa da Uefa, nesta quinta-feira. Com direito a golaço e uma bela atuação de Alexandre Pato, o Rubro-Negro teve dificuldades, mas venceu por 3 a 1 o Zurique, em Milão, no primeiro jogo entre as duas equipes pela fase principal do torneio.

Os times voltam a se enfrentar em 2 de outubro, na Suíça. O Milan pode até perder por um gol de diferença para ir à fase de grupos da Copa da Uefa.

Enquanto Pato brilhou em campo, Ronaldinho Gaúcho ficou sentado no banco por 75 minutos. O camisa 80, que jogou mal contra o Genoa no último domingo, foi reserva e só entrou aos 30 do segundo tempo. Coincidência ou não, o ex-gremista foi barrado pelo técnico Carlo Ancelotti poucos dias depois de ter levado uma bronca do presidente Adriano Galliani por ter participado de uma festa no Rio de Janeiro após a partida do Brasil com a Bolívia.



Shevchenko tentou de todos os jeitos fazer o seu gol, até de bicicleta. Aos 36, chegou a acertar o travessão em jogada individual. Mas o Zurique foi quem balançou a rede primeiro: Stahel de cabeça, mas o árbitro anulou por falta em Ambrosini, em lance para lá de duvidoso.

Aos 45, Kaká achou Shev na área, o ucraniano chutou para a defesa de Leoni, mas Jankulovski, no rebote, abriu o placar para os italianos. No segundo tempo, Dida viu a bola bater em sua trave aos nove. Um minuto depois, o golaço de Pato: em cobrança de falta, Seedorf rolou para Kaká, que parou a bola para o ex-colorado acertar uma bomba da intermediária, no ângulo esquerdo do gol suíço.

Ao sair para a entrada de Borrielo, Pato foi muito aplaudido. E foi do seu substituto o terceiro gol, aos 29. O atacante italiano recebeu na entrada da área, limpou e chutou de esquerda, rasteiro.



Três minutos depois, Djuric acertou um belo chute de fora da área e diminuiu para o Zurique em mais um belo gol. Aos 45, lindo lance do Milan: Ronaldinho e Kaká trocaram passes dentro da área. Jankulovski recebeu e, da linha de fundo, cruzou para Seedorf cabecear, mas o goleiro fez grande defesa com os pés e conseguiu desviar para a linha de fundo.






BELLINZONA 3X4 GALATASARAY
Lincoln marca aos 50 do segundo tempo e dá vitória ao Galatasaray



O Galatasaray conseguiu uma vitória heróica nesta quinta-feira por 4 a 3 sobre o Bellinzona, na Basiléia, pela ida da primeira rodada da Copa da Uefa. O herói foi o brasileiro Lincoln, com um gol aos 50 do segundo tempo.

A equipe suíça saiu na frente no estádio St. Jakob-Park com o atacante Mauro Lustrinelli, aos 32 minutos da etapa inicial, mas o australiano Harry Kewell empatou aos 39.

Na volta do intervalo, o meia suíço Gürkan Sermeter fez o segundo do Bellinzona. No entanto, os comandados do técnico Michael Skibbe alcançaram a virada com dois gols do atacante tcheco Milan Baros, artilheiro da Eurocopa de 2004.

Quando o jogo já parecia estar definido, o zagueiro italiano Iacopo La Rocca empatou para o time da casa aos 45 minutos. E foi aí que brilhou a estrela do meia Lincoln. O ex-jogador do Atlético-MG fez o quarto gol do Galatasaray aos 50, garantindo a vitória.

Com o resultado, o time de Lincoln pode se classificar à próxima fase com um empate no jogo da volta, em 2 de outubro, no estádio Ali Sami Yen de Istambul.






NAPOLI 3X2 BENFICA
Napoli vence, mas gol de Luisão mantém Benfica na briga



O gol do zagueiro Luisão não evitou a derrota do Benfica por 3 a 2 para o Napoli nesta quinta-feira, fora de casa, mas deixou o time português vivo na briga por uma vaga na fase de grupos da Copa da Uefa.

Com o resultado, a equipe portuguesa precisa de vitória por 1 a 0 no jogo de volta, marcado para o dia 2 de outubro, em Lisboa. O empate garante o Napoli.

O atacante hondurenho David Suazo, ex-Inter de Milão, abriu o placar no estádio San Paolo aos 16, mas a equipe da casa virou nos três minutos seguintes, com gols do meia italiano Luigi Vitale e do argentino Germán Denis.

No segundo tempo, o meia italiano Christian Maggio fez o terceiro do Napoli, dificultando a vida do Benfica, que conseguiu diminuiu com Luisão, aos 14.



Agressão a Reyes



O atacante Reyes, do Benfica, foi atingido por uma garrafa atirada por torcedores do Napoli durante partida.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Reyes se posicionou cobrar escanteio e levou a garrafada, que, para sua sorte, era de plástico. A torcida do Napoli repudiou o fato ao denunciar o agressor para a segurança do estádio sob os gritos de "imbecil".





SEVILLA 2X0 RED BULL SALZBURGO
Adriano marca na vitória do Sevilla sobre o Salzburgo




O Sevilla estreou bem na Copa da Uefa ao vencer o Salzburgo por 2 a 0, no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, pela ida da primeira fase.

O meia espanhol Diego Capel abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo. Já o lateral-esquerdo brasileiro Adriano, ex-Coritiba, deu números finais à partida marcando nos acréscimos da etapa final.

Com o resultado, a equipe espanhola garante a classificação à próxima fase até com uma derrota por um gol de diferença na partida de volta.



O segundo jogo será realizado no dia 2 de outubro no estádio EM Stadion Wals-Siezenheim de Salzburgo.





Confira todos os resultados:

Terça-feira
Apoel Nicosia (CYP) 1 x 4 Schalke (ALE)
Nordsjaelland (DIN) 0 x 2 Olympiacos (GRE)
Hertha Berlin (ALE) 2 x 0 St. Patrick's (IRL)



Quinta-feira
Baník Ostrava (TCH) 0 x 1 Spartak Moscou (RUS)
Besiktas (TUR) 1 x 0 Metalist Kharkov (UCR)
Sampdoria (ITA) 4 x 0 Kaunas (LTU)
Dínamo Zagreb (CRO) 0 x 0 Sparta Praga (RCH)
Young Boys (SUI) 2 x 2 Club Brugge (BEL)
Nancy (FRA) 1 x 0 Motherwell (ESC)
Bellinzona (SUI) 3 x 4 Galatasaray (TUR)
NEC (HOL) 1 x 0 Dínamo Bucureste (ROM)
Racing (ESP) 1 x 0 Honka Espoo (FIN)
Áustria Viena (AUT) 2 x 1 Lech Poznan (POL)
lavia Praga (TCH) 0 x 0 Vaslui (ROM)
Slaven Koprivnica (CRO) 1 x 2 CSKA (RUS)
Brondby (DIN) 1 x 2 Rosenborg (NOR)
Cherno More Varna (BUL) 1 x 2 Stuttgart (ALE)
Rennes (FRA) 2 x 1 Twente (HOL)
FC Moscou (RUS) 1 x 2 Kobenhavn (HOL)
MSK Zilina (ESQ) 1 x 1Levski Sófia (BUL)
Borussia Dortmund (ALE) 0 x 2 Udinese (ITA)
Feyenoord (HOL) 0 x 1 Kalmar (SUE)
Hapoel Tel Aviv (ISR) 1 x 2 Saint-Etienne (FRA)
Portsmouth (ING) 2 x 0 Vitoria SC (POR)
Everton (ING) 2 x 2 Standard de Liège (BEL)
Borac (SER) 1 x 4 Ajax (HOL)
Tottenham (ING) 2 x 1 Wisla Cracóvia (POL)
Braga (POR) 4 x 0 Artmedia Bratislava (ESQ)
Maritimo (POR) 0 x 1 Valencia (ESP)
Vitória de Setúbal (POR)1 x 0 Heerenveen (HOL)