domingo, 14 de setembro de 2008

GP da Itália

Sebastian Vettel domina GP da Itália e consegue primeira vitória da carreira



Após largar na pole position, Sebastian Vettel venceu o GP da Itália com tranqüilidade, mesmo com pista molhada. O alemão conseguiu o primeiro triunfo da carreira e também da STR e, de quebra, ainda se tornou o mais jovem piloto a conseguir a primeira posição em uma corrida de Fórmula 1. Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na segunda posição, mas não ameaçou em nenhum momento a liderança da revelação da categoria. Robert Kubica, da BMW Sauber, após uma belíssima recuperação, completou o pódio em Monza.

Fernando Alonso, da Renault, chegou na quarta posição, uma à frente de Nick Heidfeld, da BMW Sauber. O alemão resistiu à pressão de Felipe Massa após a segunda rodada de pit stops, que tentou por várias vezes a ultrapassagem, mas sem êxito. O brasileiro da Ferrari terminou na sexta posição, uma à frente de Lewis Hamilton, da McLaren. Mark Webber, da RBR, completou a zona de pontuação.

A recuperação de Hamilton, que largou em 15º e chegou em sétimo, não deixou que Massa assumisse a liderança do Mundial de Pilotos. A diferença do inglês é de apenas um ponto (78 a 77), com quatro corridas para o fim da temporada. A próxima corrida será disputada no dia 28 de setembro, no novo circuito de rua de Cingapura. Esta será a primeira prova noturna da história da Fórmula 1 e poderá ser decisiva na briga pelo título mundial de 2008.



Largada com safety car não tirou emoção da prova



A expectativa antes da corrida foi frustrada pela decisão da direção de prova de ter a largada com o safety car na pista. O spray dos carros e a forte freada da Variante del Rettifiglio, logo após a reta dos boxes, eram um risco para a segurança, de acordo com os dirigentes. Na saída, Sebastien Bourdais, que marcou o quarto tempo no treino classificatório, ficou parado no grid e teve de ser empurrado para os boxes.

Com duas voltas atrás do safety car, a largada finalmente foi autorizada. Sebastian Vettel manteve a ponta, seguido por Heikki Kovalainen e Mark Webber. Felipe Massa ficou na quinta posição, enquanto Kimi Raikkonen era o 13º e Lewis Hamilton, o 14º. O alemão da STR começou a abrir dois segundos por volta sobre o finlandês da McLaren, que estava em segundo. Antes dos primeiros pit stops, ele já tinha mais de dez segundos de vantagem.

Hamilton observou com paciência o duelo entre Kimi Raikkonen e Giancarlo Fisichella. Ele poupou pneus e combustível enquanto os dois batalhavam pela 12ª posição. Na nona volta, após o finlandês ultrapassar o italiano, o líder do campeonato começou uma reação impressionante. Ele passou os rivais que estavam à sua frente com facilidade.

Com estratégia de apenas uma parada, o inglês avançou, com facilidade, até a segunda posição. Na 26ª volta, ele fez seu pit stop e voltou logo atrás de Felipe Massa. Só que as condições da pista melhoraram rapidamente, e os pneus para chuva forte começaram a se desgastar rapidamente. Robert Kubica e Fernando Alonso, que estavam na mesma tática de Hamilton, trocaram para os intermediários em suas paradas e ganharam muito tempo em relação aos rivais.

A mudança nas condições da pista acabaram com as chances de Hamilton vencer a corrida. Ele teve de fazer uma segunda parada e caiu para a sétima posição. Vettel, com isso, continuou sossegado na frente, mesmo após sua segunda parada nos boxes. Com isso, Kubica e Alonso subiram para a terceira e quarta posições, respectivamente, beneficiados pela estratégia de apenas uma parada e pela aposta nos pneus intermediários.

Felipe Massa ainda tentou pressionar Nick Heidfeld no fim da prova, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton, por sua vez, perdeu rendimento e chegou a ser ameaçado por Mark Webber. Mas, após uma dividida na Variante del Rettifiglio, em que o australiano saiu da pista, os dois se contentaram com a sétima e oitava posições na prova.




resultado do GP da Itália 2008

melhor volta: Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1m28s047

Piloto

Ordenar

Equipe

Ordenar

Tempo

Ordenar
1 S. Vettel (ALE) STR 53 voltas em 1h26m47s000
2 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 12s512
3 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 20s471
4 F. Alonso (ESP) Renault a 23s903
5 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 27s748
6 F. Massa (BRA) Ferrari a 28s816
7 L. Hamilton (ING) McLaren a 29s012
8 M. Webber (AUS) RBR a 32s048
9 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 39s468
10 N. Piquet (BRA) Renault a 54s445
11 T. Glock (ALE) Toyota a 58s888
12 K. Nakajima (JAP) Williams a 1m02s015
13 J. Trulli (ITA) Toyota a 1m05s954
14 N. Rosberg (ALE) Williams a 1m08s635
15 J. Button (ING) Honda a 1m13s370
16 D. Coulthard (ESC) RBR a 1 volta
17 R. Barrichello (BRA) Honda a 1 volta
18 S. Bourdais (FRA) STR a 1 volta
19 A. Sutil (ALE) Force India a 2 voltas
20 G. Fisichella (ITA) Force India a 32 voltas/acidente