quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Copa SP de Juniores:Fase de Grupos

GRUPO A
Copa São Paulo: Santos vence, mas cai para o segundo lugar do Grupo A


O Santos conseguiu na noite desta quarta-feira a segunda vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após iniciar a edição 2009 do torneio com uma goleada (4 a 0 sobre o Cene-MS), o time paulista teve dificuldade, mas conseguiu superar o União-MT: 2 a 1, no estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. Os gols da partida foram marcados pelo atacante Dênis, ambos no segundo tempo.

Apesar de dois triunfos em dois jogos, o Peixe precisa vencer o América-SP na última rodada da primeira fase, sábado, às 11h, para garantir a classificação para a segunda etapa sem depender de outros resultados. As duas equipes têm seis pontos, mas o time de São José do Rio Preto leva vantagem no número de gols marcados (sete a seis). Também nesta quarta-feira, o América-SP goleou o Cene-MS por 6 a 2.

No primeiro tempo, o Santos, atual campeão paulista da categoria, enfrentou muita dificuldade para superar a defesa do União-MT. A melhor chance da equipe ocorreu aos 30 minutos. O atacante Dênis chutou forte, e o goleiro Rodrigo espalmou, desviando a bola para o travessão.

Consciente de que precisava de um bom resultado, o Santos voltou mais disposto na segunda etapa. E aos quatro minutos do segundo tempo, abriu o placar. Alan Patrick lançou Neymar, que dominou e virou. O goleiro Rodrigo defendeu parcialmente, e Dênis aproveitou o rebote, chutando colocado no canto direito.

Em vantagem, o Santos seguiu com maior iniciativa de ataque, mas sofreu um susto aos 17. Christian recebeu lançamento e tocou para a rede. Mas o impedimento foi (bem) marcado.

Aos 30, o Peixe marcou o segundo gol, que lhe daria vantagem do empate no jogo contra o América-SP. O lateral Thiago Lopes arrancou pela direita e cruzou para a área. Apesar de marcado, Dênis conseguiu desviar e vencer o goleiro Rodrigo.

Mesmo diante de um dos favoritos ao título da competição, o time do Mato Grosso não se intimidou e conseguiu o gol de honra. Com uma dose de sorte. Aos 37, o meia Douglas Juína cobrou falta sobre a área e a bola entrou direto, sem tocar em ninguém.

A derrota eliminou o União-MT da competição. A equipe se despede do torneio no sábado, quando enfrenta o também desclassificado Cene-MS.



GRUPO D
Ju goleia time amapaense e assume liderança da chave na Copa SP


Depois de uma vitória magra na primeira rodada, o Juventude goleou o Trem (AP) por 4 a 1 na tarde desta quarta-feira, em Indaiatuba, no estádio Ítalo Mário Limongi, e assumiu a liderança do Grupo D da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com seis pontos e 100% de aproveitamento, o Alviverde só precisa de mais um ponto para ficar com o primeiro lugar na chave. A equipe amapaense,s em marcar pontos, está na lanterna, eliminada.

Os gols do time de Caxias do Sul foram marcados por Igor, Gustavo, Zezinho e Bolacha. Na primeira rodada, o Ju havia vencido o São Caetano por 1 a 0. O Azulão se recuperou e goleou o anfitrião Primavera (SP) por 4 a 1 na preliminar, assumindo a segunda posição com saldo melhor que a equipe de Indaiatuba.

A última rodada do Grupo D será neste domingo, a partir das 14h (de Brasília). O São Caetano enfrenta o Trem na preliminar, e o Juventude encara o Primavera no jogo de fundo (16h).



GRUPO E
Time bate o ABC de virada e assume a liderança da chave na Copa São Paulo


Depois do empate em 1 a 1 com o União Barbarense, no último domingo, em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Flamengo voltou a campo nesta quarta-feira em busca da reabilitação. Um tropeço diante do ABC deixaria a equipe em situação difícil para seguir na competição. E foi na base da vontade que o Rubro-Negro venceu o ABC por 2 a 1, de virada, no Centro Poliesportivo Nelson Cancian, e terminou a rodada como líder do Grupo E. No outro jogo da chave, o Hortolândia superou o União Barbarense por 2 a 0.

Com o resultado, o time carioca tem quatro pontos, um a mais que Hortolândia e ABC - este último despencou da liderança para a terceira colocação, uma vez que o Hortolândia leva vantagem no saldo de gols (um contra zero). Com apenas um ponto, o União Barbarense tem de derrotar por uma boa diferença de gols o time potiguar e torcer por uma vitória carioca. Só assim terá chance de conquistar uma vaga entre os dez melhores segundo colocados.

A última rodada será no próximo, dia 10. União Barbarense e ABC se enfrentam às 14h, e Hortolândia e Flamengo fazem a partida principal às 16h. Ambos os jogos serão no Centro Poliesportivo Nelson Cancian, em Hortolândia.

O Rubro-Negro sofreu um duro golpe logo aos três minutos de jogo. Jackson é derrubado por Lucas na área, e João Paulo cobrou o pênalti, deslocando o goleiro Diego Lima, para abrir o placar para o time potiguar. A resposta carioca veio aos oito, com Bruno Paulo aproveitando lançamento de Elivelton e cruzando na área, mas a bola passou sem que alguém chegasse para completar. Um minuto depois, Diego Lima saiu bem do gol, impedindo a conclusão de Jackson, que poderia ter ampliado para o ABC.

O domínio, a partir da metade do primeiro tempo, passou a ser do Flamengo, que apertou a marcação e dificultou a saída de bola adversária. Aos 24, Diego driblou Wellington, que saiu de forma precipitada do gol, e tocou para o meio da área. Novamente faltou um jogador para completar. No minuto seguinte, Bruno Paulo recebeu belo passe de Camacho, dominou e chutou por cima do gol. Aos 38, foi Camacho quem quase deixou tudo igual, mas o goleiro do ABC fez ótima defesa.

ABC tem jogador expulso, e pressão do Flamengo para nas conclusões erradas


Se a equipe potiguar voltou para a etapa final com a intenção de segurar o ímpeto do Flamengo, explorando os contra-ataques, precisou rever seus planos. Aos dois minutos, Edson derrubou Jorbison, não gostou da marcação da falta e foi expulso ao reclamar acintosamente. O time carioca aproveitou a vantagem numérica para aumentar a pressão, e aos sete, depois de tabela com Bruno Paulo, Rafael Galhardo acertou o travessão de Wellington. Três minutos depois, o lateral rubro-negro cabeceou rente à trave do ABC.

O Flamengo chegou ao empate aos 14, mas o gol foi corretamente anulado pela arbitragem, que viu o impedimento de Vinícius Paquetá - o atacante estava à frente quando recebeu a bola de Bruno Paulo. Acuado, o ABC chegou à frente com chutes de Jackson e João Paulo aos 15 e 17, respectivamente, mas sem assustar. Diego Lima defendeu com tranquilidade. O castigo, no entanto, veio em seguida. Aos 18, Rafael Galhardo é puxado por Jorginho fora da área, mas cai dentro. Pênalti mal marcado que Camacho cobrou para a defesa parcial de Wellington, mas o próprio meia aproveitou o rebote e mandou para as redes.

Aos 21, o ABC voltou a aparecer no ataque, e Diego Lima fez bela defesa em chute de Wlademir. A partida ganhou em emoção, mas as equipes, principalmente o Flamengo, pecavam muito nas conclusões. Camacho, livre na área, cabeceou para fora aos 27. Três minutos depois, Wellington salvou o time potiguar ao fazer excelente defesa em chute de Rafael Galhardo. Precisando da vitória para não depender de outros resultados na última rodada, o Rubro-Negro partiu para cima. Mesmo afobadamente, alcançou seu objetivo já nos acréscimos. Aos 46, a bola passou por Jorbison na área, mas não por Lucas, que não perdoou e chutou firme para garantir os três pontos e o primeiro lugar.

ABC: Wellington, João Paulo, Edson, Eduardo e Iury (Jorge); André, Sorato, Coimbra e Wlademir (Afonso); Luciano (Lua) e Wlademir. Técnico Artur Neto

FLAMENGO: Diego Lima, Rafael Galhardo (Hugo), Lucas, Henrique e Jorbison; Lenon, Paulista, Camacho e Elivelton (Juninho); Bruno Paulo e Diego (Vinícius Paquetá). Técnico: Armênio Moura



GRUPO F
Rio Preto-SP vence o Vitória e elimina baianos da Copinha


Com um gol de Rafael aos 33 minutos do segundo tempo, o Rio Preto-SP venceu o Vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Taboão da Serra, e eliminou os baianos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Quem se deu bem na rodada foi o Fortaleza. O Leão goleou o Taboão da Serra por 4 a 1 e chegou aos seis pontos no Grupo F. Rio Preto e o próprio Taboão da Serra têm três, ainda com chance de terminarem em primeiro.

Na última rodada, no dia 11, o Fortaleza encara o Rio Preto, enquanto Taboão da Serra e Vitória fazem o outro jogo do grupo.



GRUPO H
Atlético-PR vence o Paulista e assume a liderança do Grupo H da Copa São Paulo


O Atlético-PR venceu a primeira na Copa São Paulo de Futebol Júnior e chegou à liderança do Grupo H, com 4 pontos. Após o empate por 0 a 0 com o Porto-PE na estreia, os jovens do Furacão venceram o Paulista por 2 a 0, com dois gols de cabeça, e se recuperaram.

Wilian abriu o placar para os paranaenses, aos 32 do 1º tempo. Patrick mandou para as redes e consolidou a vitória rubro-negra, aos 32 da etapa complementar.



Na preliminar, o Jacareí-SP derrotou o Porto-PE por 3 a 1 e é o vice-líder.

Para a segunda fase, classificam-se os primeiros colocados de cada um dos 22 grupos, além dos dez melhores por índice técnico.



GRUPO I
Tricolorzinho goleia anfitrião na Copinha


O Paraná conseguiu a sua primeira vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009 na tarde desta quarta-feira. Em Paulínia, no estádio Luiz Perissinotto o Tricolor paranaense goleou o time da casa por 6 a 2, conquistando os primeiros três pontos no Grupo I.



Os gols paranistas foram marcados por Elvis e Maicon (dois cada um), Bruninho e Wanderson. Magaiver e Felipe descontaram para o anfitrião Paulínia, que está eliminado da competição. Dois jogadores do time da casa foram expulsos: Luan e Eduardo.

Com este resultado, o time paranaense fica em terceiro lugar, já que Santo André e Vila Nova empataram por 1 a 1 no jogo de fundo.

A última rodada do Grupo I está marcada para este domingo, dia 11. Na preliminar, às 15h (de Brasília), o Paraná enfrenta o Santo André, e no jogo de fundo (17h), o Paulínia encara o Vila Nova.



Para a segunda fase, classificam-se os primeiros colocados de cada um dos 22 grupos, além dos dez melhores por índice técnico.



GRUPO J
Figueira vence e assume a ponta do Grupo J da Copa São Paulo


O Figueirense deu um mais um passo na luta pelo bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior na tarde desta quarta-feira. Em Osasco, no estádio Prefeito José Liberatti, o Alvinegro catarinense derrotou o Misto (MS) por 3 a 1, assumindo a liderança isolada do Grupo J. O time sul-mato-grossense, sem marcar pontos, está aliminado.

Assim como na primeira rodada, quando venceu o Marília por 2 a 0, os gols do Figueira foram marcados por Roberto Firmino e Roberto (duas vezes). Na preliminar, o Marília venceu o Força (SP) por 3 a 2, mas continua atrás do rival em saldo de gols (dois contra menos um).

Com seis pontos e 100% de aproveitamento, o Figueira fica a um empate de garantir o primeiro lugar da chave, mas bem perto da segunda fase, já que ainda pode se classificar como um dos dez times de melhor índice técnico.

A última rodada do Grupo J é neste domingo, a partir das 14h (de Brasília). Marília e Misto abrem a rodada em Osasco, enquanto Figueira e Força jogam às 16h.



GRUPO M
Tricolor Paulista vence por 10 a 0 e confirma ser um dos favoritos na Copinha





O ano de 2009 começa para os meninos do São Paulo como 2008 terminou para os profissionais. Em grande estilo, os jogadores de até 18 anos continuam brilhando e dando esperanças de dias ainda mais fantásticos para o clube. Nesta quarta-feira à noite, eles golearam o Juventus do Acre por 10 a 0, chegaram aos seis pontos na liderança do Grupo M, e mostraram que estão mesmo entre os grande favoritos ao título da Copa São Paulo de Futebol Júnior - na primeira rodada, os tricolores golearam o Ceará por 5 a 0. O meia Oscar, com grandes jogadas, e o atacante Henrique, que fez três gols, foram os grandes destaques da partida.

Na outra partida da chave, o Rio Claro-SP venceu o Ceará por 2 a 0 e também tem seis pontos, mas fica em segundo porque tem pior saldo de gols do que o São Paulo (3 a 15). Na próxima rodada, sábado, às 16h, os dois times se enfrentam para decidir quem passa para a fase seguinte em primeiro. Juventus-AC e Ceará fazem a preliminar, mas apenas para cumprir tabela, já que ainda não conquistaram um ponto sequer.

Tricolor Paulista passeia em campo


O São Paulo não deu qualquer chance ao Juventus-AC. Tanto que aos 12 minutos de jogo, o placar já estava 2 a 0. Logo no primeiro minuto, Henrique aproveitou uma boa jogada de Oscar pela direita e empurrou para as redes . Aos 7, Oscar apareceu com mais estilo e fez um golaço ao acertar um chute de longa distância no ângulo esquerdo do goleiro do time acreano. E o terceiro saiu aos 32: Oscar, mais uma vez, cruzou da direita na cabeça de Wellington, que só teve o trabalho de desviar para o gol.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, mais dois do Tricolor Paulista: Henrique, aos 40, ampliou a vantagem para 4 a 0. O atacante entrou sozinho na grande área e tocou com categoria, deslocando o goleiro do Juventus-AC. Aos 42, Ronieli fez o quinto ao completar de pé direito um ótimo cruzamento de Maycon pela direita.

Oscar e Henrique continuam a festa


O segundo tempo mal começou, e Oscar e Henrique brilharam mais uma vez. O meia arrancou pela direita e tocou na medida para o atacante fazer o seu terceiro gol, o sexto do Tricolor, de pé direito.

Com a ampla vantagem conquistada com facilidade, o São Paulo pôs o pé no freio, e o jogo caiu bastante em velocidade e qualidade técnica. Totalmente entregue em campo, o Juventus-AC nem chegar ao ataque conseguia. Mas ainda havia tempo para mais gols do Tricolor. Aos 32, Henrique fez ótima jogada pela direita e cruzou para Alfredo, que entrou na vaga de Oscar, fazer o sétimo. Logo depois, aos 35, Wellington tocou na saída de André com categoria e aumentou a goleada para 8 a 0. Aos 40, Marcelinho tabelou com a própria zaga do Juventus-AC e fez o nono. Para fechar, Alfredo fez mais um, o décimo, ao aproveitar um rebote após uma bola chutada na trave por Wellington.

SÃO PAULO: Leonardo, Maycon (José Victor), Jackson, Bruno Uvini e Jeferson; Bruno Formigoni, Wellington, Rafinha e Oscar (Alfredo); Henrique e Ronieli (Marcelinho). Técnico: Marcos Vizolli.

JUVENTUS-AC: André, Marcelinho, Igor, Nenê, Januário (Ancelmo), Joel (Railson), Jorge, Hamilton, Alfredo, Neto (Leo) e Marcelo. Técnico: Illimane Soares.



GRUPO P
Bahia cede empate no final do jogo e se complica na Copa São Paulo


Bahia e União São João empataram em 2 a 2, no estádio Dr. Hermínio Ometto, em Araras, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo P da Taça São Paulo de Futebol Júnior. O resultado praticamente tira o time baiano da competição.

O time de Araras abriu o placar com Elton, aos 26 minutos do primeiro tempo. O Tricolor baiano virou o jogo na segunda etapa, com Douglas, aos 6 minutos e Tiago, aos 27. Quando a vitória do Bahia parecia garantida, o União São João buscou o empate com Marcos, aos 45 minutos.

Bahia


Com o empate, o Bahia se complicou na competição. A equipe baiana tem apenas 1 ponto. O União São João tem 4 pontos e lidera o grupo.

No outro jogo do grupo P na rodada, o Atlético Sorocaba venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 3 e assumiu a lidera~ça do grupo com 6 pontos. No próximo domingo, encerrando o grupo P, o Tricolor enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto. Sorocaba e União São João completam a última rodada.



Com os resultados, o Bahia precisará de um verdadeiro milagre para pensar em classificação. Com saldo de -1, o tricolor precisará vencer e torcer para que o Atlético Sorocaba vença o União São João. Isso ainda não será suficiente, já que o time terá que ficar entre os dez melhores segundos colocados para seguir para a próxima fase



GRUPO R
Goiás goleia e assume a liderança no Grupo R da Copa São Paulo


A garotada do Goiás mostrou a sua força e goleou o Maranhão por 7 a 0, nesta quarta-feira, em Embu das Artes, pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fábio, Jonathan (estes duas vezes cada), Emerson, Marcos Vinícius e Igor foram os autores dos gols.

A vitória levou o Esmeraldino a quatro pontos, agora na liderança do Grupo R. O Alviverde tem o mesmo número de pontos do PAEC-SP, que também nesta quarta ficou no 1 a 1 com o Mirassol-SP, mas supera os paulistas no saldo de gols (7 a 1).

O Mirassol tem dois pontos, enquanto o Maranhão segue zerado. Para ficar com a vaga, o Goiás precisa no mínimo empatar e torcer para que o Mirassol não vença o Maranhão por mais de seis gols de diferença.



GRUPO T
Gol de pênalti no último minuto do jogo elimina o Coritiba da Copa São Paulo


Os jovens do Coritiba voltaram a tropeçar e não têm mais chances de se classificar para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após a derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta na estreia, o Coxa foi derrotado pelo Fluminense de Feira de Santana-BA nesta quarta-feira, no Baetão, em São Bernardo do Campo.

O time baiano saiu na frente, com Túlio, que balançou as redes aos 33 do 1º tempo. A reação do Coxa veio aos 5 da etapa final, com Lucas. Mas, aos 45 minutos, a equipe tricolor voltou a marcar, com André, de pênalti, frustrando qualquer chance dos paranaenses brigarem por uma vaga na rodada final.

Na preliminar, São Bernardo e Ponte Preta empataram sem gols. As duas equipes estão empatadas na tabela do Grupo T, com 4 pontos, mas o time de São Bernardo do Campo tem a liderança provisória por ter melhor saldo de gols.

O Coxa cumpre tabela neste domingo, às 16h (de Brasília), contra os líderes, no Baetão. Ponte Preta e Fluminense de Feira de Santana se enfrentam às 14h.

Para a segunda fase, classificam-se os primeiros colocados de cada um dos 22 grupos, além dos dez melhores por índice técnico.



GRUPO U
Dori faz dois belos gols, e Flu segue 100% na Copa São Paulo





O Fluminense segue com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira, o atual campeão carioca da categoria derrotou o Jaguaré-ES por 2 a 0, em Guarulhos, pela segunda rodada do Grupo U da competição. O destaque da partida foi o atacante Dori, autor dos gols da partida.

Com seis pontos - superou o Sertãozinho-SP na rodada de abertura por 1 a 0 -, o Flu lidera a chave. Flamengo-SP e Sertãozinho têm três pontos. Na preliminar, o Sertãozinho venceu o time de Guarulhos por 2 a 1.

A definição do grupo ocorre no próximo sábado. O Fluminense enfrenta o Flamengo-SP, às 14h. No jogo de fundo, Sertãozinho e Jaguaré jogam às 16h.



Apesar do mau estado do gramado do estádio Antônio Soares de Oliveira, com areia no lugar da grama em vários pontos, o Fluminense partiu logo para o ataque e abriu o marcador aos quatro minutos. Dori acertou um belo chute de fora da área no ângulo direito, sem defesa para o goleiro Wagner. Aos 29, o camisa 9 do Flu voltou a balançar a rede. Livre de marcação, Dori aproveitou um cruzamento do lateral Dudu da direita e acertou um belo voleio.



No segundo tempo, o estado do gramado piorou com a chuva que caiu em Guarulhos. Sem ser praticamente ameaçado pelo adversário, o Fluminense controlou a partida, sem forçar o ritmo. Aos 22, a equipe carioca teve um gol anulado. Bruno cobrou falta para a área. Rafael, impedido, participou da jogada, causando a anulação do lance.

Aos 34, O Flu quase ampliou. Wellington chutou no alto, e o goleiro Wagner espalmou. Três minutos depois, o capitão tricolor Neves arriscou de fora da área, e a bola passou rente à trave esquerda. Aos 40, Wagner evitou prejuízo maior para o time capixaba ao defender chute rasteiro de Gean.

Jaguaré-ES: Wagner, Filiphe, Antônio, Maxiel e Darlan; Paulo Cézar, Rodrigo (Renan), Alex (Deivid) e Leonardo (Ramon); Deyvison e Rayner. Técnico: Rubens Santos.

Fluminense: Tiago, Dudu, Brayan, Rafael e Mateus; Isaías, Neves, Raphael Augusto (Bruno Farias) e Wellington Alves; Dori (Gean) e Bruno Veiga (Welligton Silva). Técnico: Gilson Gênio.



Outros resultados da Copa SP:
Grupo B - CAMPINAS
14h - Campinas 1 x 1 Brasiliense (DF) - CERECAMP
16h - Guarani 2 x 0 Flamengo (PI) - CERECAMP

Grupo N - BARUERI
14h - Grêmio Barueri 4 x 2 Londrina (PR) - Arena Barueri
16h - EC São José (RS) 2 x 1 CRB (AL) - Arena Barueri

Grupo V - CAPITAL
14h - Nacional 1 x 0 América (MG) - Nicolau Alayon
16h - SE Ypiranga (PE) 0 x 4 Avaí (SC) - Nicolau Alayon