terça-feira, 26 de agosto de 2008

21 Rodada:Série B

SÃO CAETANO 2X4 CRB
CRB vence a primeira fora de casa, contra o Azulão, em jogo recheado de gols

Com grande atuação de Leandrinho, o CRB conquistou sua quarta vitória na Série B nesta terça-feira, sobre o São Caetano. Foi o primeiro triunfo da equipe alagoana fora de Maceió na competição. No entanto, mesmo com o resultado de 4 a 2, o time segue na lanterna, com apenas 15 pontos.

O São Caetano segue com 28 pontos e não sai da zona intermediária da tabela nesta rodada. Dependendo dos resultados, o Azulão pode se aproximar da zona de rebaixamento, mas ainda está distante do grupo dos quatro últimos.

O jogo


Com sete minutos de partida, já tínhamos dois gols. Aos 6 minutos, Leandrinho mostrou seu cartão de visitas fazendo 1 a 0 para o CRB. No entanto, o São Caetano demorou apenas um minuto para deixar tudo igual com Luan.

Depois disso, o jogo continuou movimentado, mas o próximo gol demorou a sair. Foi apenas aos 37 minutos que Leandrinho invadiu a área do Azulão pela esquerda, conseguiu o drible e tentou o cruzamento. A bola pegou efeito, enganou o goleiro e, sem querer, entrou no ângulo superior esquerdo da meta do São Caetano.

O segundo tempo começou como o primeiro: com gol. Aos 5 minutos, o CRB fez bela triangulação na intermediária de ataque, que terminou com um excelente passe para Júnior Amorim dentro da área. Ele protegeu a bola, gingou e bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro do São Caetano, ampliando a vantagem alagoana.

Aos 21 minutos, foi a vez do Azulão faz boa jogada, que acabou resultando em pênalti. Tuta bateu no cantinho direito do goleiro, que pulou para o lado certo, mas não conseguiu defender.



Ainda dava tempo para mais um gol. Aos 42 minutos, o lateral-direito Marcos arrancou pela direita e, com liberdade, chutou forte da entrada da área. O chute do atleta do CRB entrou entre o goleiro adversário e a trave esquerda, fechando o placar: 4 a 2.




CRICIÚMA 0X1 JUVENTUDE
Juventude vence o Criciúma fora de casa na reestréia de Ivo Wortmann



Precisando de reabilitação na Série B do Brasileirão, o Juventude venceu o Criciúma fora de casa, nesta noite de terça-feira. Jogando no Estádio Heriberto Hülse, o alviverde gaúcho derrotou os anfitriões por 1 a 0, na reestréia do técnico Ivo Wortmann.

Substituto de Zetti, demitido após a queda no desempenho da equipe, Ivo abriu sua terceira passagem pelo Juventude com uma boa atuação. Demonstrando a competitividade característica do treinador, o Ju conseguiu conter as principais virtudes do Criciúma, e sempre foi perigoso nos contra-ataques.

Contra a dupla dos ex-gremistas Luís Mário e Jardel, a defesa do Juventude foi mais segura do que nas últimas partidas. E com a zaga arrumada, o alviverde conseguiu ser eficiente no ataque.

Aos 43min do 1º tempo, o centroavante Luís aproveitou uma seqüência de chutes e rebatidas dentro da área do Criciúma para marcar o gol da vitória. Na etapa final, quase o goleiro Michel Alves fez o segundo gol, em cobrança de falta perigosíssima.



Jardel oferece pouco perigo


Daí em diante, os zagueiros do Juventude conseguiram afastar todas as tentativas de jogada aérea à procura de Jardel. Em uma das raras oportunidades, o centroavante do Criciúma fulminou de cabeça, dentro da pequena área, mas Michel Alves defendeu de maneira quase milagrosa.

Com o resultado, o Juventude sobe para 32 pontos, e se aproxima do G-4 da Série B do Brasileirão. Já o Criciúma permanece com 22, e fica na zona de rebaixamento.


Na 22ª rodada, o Criciúma enfrenta o São Caetano fora de casa, na próxima sexta-feira. Um dia depois, o Juventude recebe o Bragantino no Estádio Alfredo Jaconi.



CEARÁ 1X2 VILA NOVA
Vila Nova derrota o Ceará por 2 a 1, no Castelão, e já é o terceiro colocado



O Vila Nova derrotou o Ceará por 2 a 1 em pleno Castelão e assumiu a terceira colocação na tabela da Série B do Brasileirão. O artilheiro Túlio fez mais um gol – o segundo na partida – e com 19 gols ficou cada vez mais isolado na artilharia da competição.

O time de Goiás, como um bom visitante, começou a partida se defendendo e esperando as investidas do Ceará que, com o apoio da sua torcida, tomou a iniciativa e partiu para o ataque. O meio-de-campo do time alvinegro ganhava todas as jogadas e a bola chegava limpa ao ataque. Logo aos dois minutos, Ciel chutou forte de fora da área, mas o goleiro Max, do Vila Nova, defendeu com segurança. Aos sete minutos, Mancuso matou a bola de forma meio estranha, de barriga, girou e chutou forte. A bola passou rente ao travessão.

A pressão era toda do Ceará, mas aos 10 minutos em um cruzamento do lateral Osmar, pela direita, Reinaldo, subiu sem marcação e testou para o fundo das redes: Vila Nova 1 a 0.

O Vila Nova passou a dominar as ações e atacava pelo lado direito, onde o excelente lateral Osmar fazia a festa. Indo a linha de fundo ou fechando pelo meio, o lateral do Vila Nova ameaçava sempre. Aos 25 minutos, Osmar fez mais um cruzamento preciso. Túlio subiu, matou no peito e fuzilou para o fundo do gol. Era o segundo do Vila Nova e o 19° gol de Túlio - artilheiro isolado com 19 gols na competição e com 885 gols marcados na carreira, segundo as suas contas.

O Ceará se abateu com o segundo gol, perdeu o ímpeto ofensivo inicial e ainda deixou espaços na sua defesa. O atacante Vavá tentava resolver tudo sozinho, mas esbarrou na segura atuação do goleiro Max, que em nada lembrou a sua fase conturbada no Botafogo do Rio de Janeiro e, junto com Osmar, foi um dos destaques da partida.

No segundo tempo, o Vila Nova recuou o time e sofreu com a pressão do Ceará, que aos 36 minutos diminuiu em um chute da pequena área do atacante Ederson. Mas já era tarde. O Vila Nova administrou a vantagem e deixou o tempo passar, para comemorar a vitória.




PARANÃ 3X1 FORTALEZA
De virada, Paraná vence o Fortaleza e encerra jejum


Se reação é o tema do momento no Paraná, a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, nesta terça-feira, pela 21ª rodada da Série B do Brasileirão, mostrou um time afinado com seus objetivos.

Jogando em casa, no Durival Britto, a equipe do técnico Paulo Comelli, que briga para deixar a zona de rebaixamento da competição e havia perdido os últimos sete jogos, viu sua situação se complicar já na etapa inicial. Aos 12 minutos de jogo, em cobrança de falta, o zagueiro Gaúcho, do time cearense, mandou uma bomba e balançou as redes do goleiro Mauro.

Pouco depois, Adaílton completou cruzamento de Leo Oliveira e superou o goleiro paranista, mas o árbitro assinala impedimento. Na seqüência, Fabinho aproveitou o rebote do chute de Leonardo e também teve seu gol anulado.

A virada paranista só se consolidou na etapa final, mas não demorou a acontecer. Com pouco mais de 1 minuto de bola rolando, Gláucio encheu o pé e marcou um golaço para o time de Curitiba, empatando a partida. Aos 14, Ricardinho recebeu passe de Leonardo, e tocou na saída do goleiro Tiago Cardoso, deixando o Paraná em vantagem no placar.

O Fortaleza pouco ameaçava o Paraná e, nos minutos finais, já em desvantagem numérica, após a expulsão do zagueiro Preto, sofreu mais um gol. Murilo fez jogada pela direita e cruzou para a área, na tentativa de desviar, Gaúcho, autor do gol do Fortaleza, fez contra.

Com a vitória o Paraná passou a somar 20 pontos e segue na 18ª colocação. O Fortaleza manteve os 23 pontos e, com as derrotas de América-RN e Marília, se mantém em 14º.





CORINTHIANS 5X0 GAMA
Timão dá show e volta a golear em casa



O Corinthians voltou a dar show na Série B do Campeonato Brasileiro. Sem muita dificuldade, a equipe alvinegra goleou o Gama por 5 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio do Pacaembu, e fez os torcedores gritarem olé na arquibancada. Douglas, Herrera, André Santos, Elias e Bebeto fizeram a festa dos alvinegros.

A equipe do técnico Mano Menezes não aplicava uma goleada havia dez rodadas, desde que no mesmo estádio do Pacaembu, no dia 8 de julho, fez 5 a 0 no Marília. De lá para cá, o clube do Parque São Jorge perdeu suas duas únicas partidas na Segundona (Bahia e Vila Nova) e passou por algumas dificuldades.

O resultado mantém o Timão em situação confortável. Agora com 45 pontos, a equipe segue na liderança da competição, seis à frente do Avaí, o segundo, e está, de acordo com cálculos do matemático Tristão Garcia, a 20 do retorno à elite do Campeonato Brasileiro. O clube tem mais 17 jogos para alcançar esse objetivo.

O Gama, no entanto, continua com panorama complicado. Embora a derrota do Criciúma para o Juventude tenha evitado que o Gama terminasse a rodada mais próximo da zona de rebaixamento, ou até mesmo nela, a distância para o primeiro time nessa faixa permanece em dois pontos.

O Corinthians volta a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, às 16h, contra o ABC, novamente no estádio do Pacaembu. O Gama, por sua vez, encara o Fortaleza, no mesmo dia e horário, no Distrito Federal.


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO



Preciosismo quase atrapalha o Timão

A pressão do Corinthians nos minutos iniciais deu a impressão de que o jogo seria fácil. Tanto que logo aos 5 minutos, o time mandante abriu o placar. Douglas chutou forte de perna esquerda, de fora da área, sem chance para o goleiro Donizete. A vantagem empolgou a equipe alvinegra, que manteve a postura ofensiva.

Mas um lance de puro preciosismo de Herrera atrapalhou os planos do Timão. Aos 12 minutos, o argentino avançou no contra-ataque e ficou sozinho na cara do gol. Porém, em vez de chutar rapidamente, preferiu dar três cortes num zagueiro. Resultado: quando arrematou, Pedro Paulo salvou em cima da linha com a cabeça.

Foi a senha para que o Gama tomasse conta do jogo. A equipe do Distrito Federal aproveitou a desorganização alvinegra e se arriscou no ataque. Primeiro com João Paulo, aos 17 minutos. O zagueiro arriscou de longe, e Felipe defendeu. Depois, aos 21, foi a vez de Lucas Silva bater falta cruzada e ver o goleiro novamente salvar.

Se o Gama não soube aproveitar seu melhor momento, o Corinthians fez prevalecer o oportunismo. Aos 31 minutos, Morais ficou com a bola após bobeira da defesa adversária e rolou para Herrera. Dessa vez, o atacante não fez graça e chutou cruzado da direita da grande área para aumentar a vantagem alvinegra no placar.

O time do Distrito Federal ainda teve uma ótima oportunidade de diminuir no primeiro tempo, mas Felipe foi mais eficiente. Aos 40 minutos, o atacante Landu recebeu a bola sozinho na grande área, mas o goleiro saiu rapidamente e defendeu.



VEJA QUEM LIDERA A LISTA DE ARTILHEIROS DA SEGUNDONA




Timão detona e goleia

A postura do Timão nos primeiros minutos do segundo tempo foi muito parecida com a apresentada na etapa inicial. Foi com muita velocidade ao ataque. Só que dessa vez a trave impediu o gol logo de cara. Aos 3 minutos, após cruzamento de Alessandro da direita, Morais chutou de perna direita e carimbou o poste.

Cinco minutos depois, Herrera perdeu um gol incrível. Elias fez boa jogada pela direita e mandou para o meio da área. Sozinho, próximo da pequena área, o argentino pegou mal na bola e mandou longe de gol. A vantagem do Corinthians no placar só ficaria maior aos 19 minutos.

A zaga do Gama vacilou e recuou mal para o goleiro Donizete, que não conseguiu chegar na bola e derrubou Herrera na grande área. Pênalti! O lateral-esquerdo André Santos pegou a bola, colocou na marca e bateu colocado para ampliar. O gol desmontou o adversário, que abriu ainda mais espaço.

Melhor para Elias. O volante soube aproveitar bem sua chance aos 21 minutos e bateu cruzado para fazer o quarto do Timão. Restou ao torcedor, então, fazer a festa no Pacaembu e atormentar o Gama com gritos de olé. Ainda sobrou tempo para o estreante Bebeto marcar o quinto, de cabeça, aos 46.



OUÇA OS GOLS DO JOGO PELA RÁDIO GLOBO AM



Ficha técnica:
CORINTHIANS 5x0 GAMA
CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Fábio Ferreira, William e André Santos; Cássio (Carlos Alberto), Elias, Douglas (Bebeto) e Lulinha; Morais (Diogo Rincón) e Herrera.
Técnico: Mano Menezes.
GAMA
Donizete; Anderson (Otacílio), João Paulo e Pedro Paulo; Lucas Silva, André Silva, Uélliton, Juliano e Rodrigo Ninja; Landu (Chico Marcelo) e Dinei (Maia).
Técnico: Flávio Barros.
Gols: Douglas, aos 5 minutos, Herrera, aos 31 do primeiro tempo; André Santos, aos 19, Elias, aos 21, e Bebeto, aos 46 do segundo tempo
Cartões amarelos: Cássio, Herrera (C); Juliano, Uélliton, Pedro Paulo, Donizete, João Paulo, André Silva (G). Público: 12.668 pagantes. Renda: R$ 218.195,00
Estádio: Pacaembu. Data: 26/08/2008. Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Auxiliares: Adson Mácio Lopes e Luiz Carlos Silva Teixeira (ambos da BA).




BAHIA 3X0 AMÉRICA-RN
Bahia goleia o América-RN e ganha uma posição na Série B do Brasileiro



Jogando no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, na estréia do treinador Roberto Cavalo, o Bahia não teve dificuldade para derrotar o América-RN por 3 a 0, ganhar uma posição na tabela e assumir a oitava colocação do Ceará, que perdeu para o Vila Nova por 2 a 1 em um bom jogo. O Bahia venceu por 3 a 0, a torcida do tricolor baiano ficou satisfeita, mas o jogo não foi bom. Com o resultado, o América-RN perdeu uma posição e agora é o 16° colocado na Série B.

No primeiro tempo, o Bahia ainda procurou o gol com alguma organização e ele veio com Paulo Roberto, que marcou no final da primeira etapa aos 39 minutos. No segundo tempo, o time baiano preferiu esperar o América-RN no seu campo e quase se complicou.


Aos 18 minutos, o lateral-direito Maizena acertou um tiro violento de fora da área, mas o goleiro Darci do Bahia fez uma bela defesa, espalmando para escanteio uma bola que entraria no ângulo. O jogo se tornou morno, com o América muito lento, tentando bolas centradas pelo lateral-esquerdo Marciano, que acabavam, quase sempre, sendo interceptadas pelos defensores do tricolor baiano.

A partir dos 20 minutos da etapa final, o Bahia desistiu de atacar e passou a assistir aos ineficientes ataques do América-RN. Quando parecia que o jogo terminaria com 1 a 0 no placar, tal o desinteresse do Bahia e a incompetência do América-RN, aos 27 minutos, Elias enfiou uma bola no comando do ataque. Rogério Rios - que é lateral, mas jogou improvisado no meio-de-campo - recebeu e com tranqüilidade, driblou o goleiro com categoria e marcou o segundo gol do time baiano.

O jogo melhorou um pouco e aos 34 minutos, Elias - que teve boa atuação - fez o dele. O meia recebeu um lançamento alto pela esquerda, dominou com a perna esquerda, de costas para o gol, fez o giro e fuzilou de direita ampliando a vantagem do tricolor baiano. Aos ser substituído, logo depois, Elias foi muito aplaudido pela torcida, que, se não viu um grande jogo, ao menos, ficou feliz com os três pontos conquistados.




BRAGANTINO 2X0 PONTE PRETA
Bragantino vence a Ponte em casa



O Bragantino fez o seu dever de casa e conseguiu vencer o duelo paulista por 2 a 0 contra a Ponte Preta nesta terça-feira à noite, em Bragança Paulista, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mandando na partida desde o começo, o Braga conquistou mais três pontos com gols de Gustavo e Beto, sendo um em cada tempo.

Com a vitória, o Bragantino foi a 30 pontos, alcançando a 10ª posição. Já a Macaca segue em sexto, com 33. Na próxima rodada, a equipe de Bragança enfrenta o Juventude fora de casa, no sábado. A Ponte enfrenta o Ceará, no mesmo dia, no Castelão.





ABC 1X1 AVAÍ
Avaí empata com um gol de pênalti no fim e mantém a vice-liderança



O Avaí arrancou um importante empate em Natal com o ABC por 1 a 1 pela segunda rodada do segundo turno da Série B. Com o resultado o Leão chegou aos 39 pontos e manteve a vice-liderança da competição. O ABC acabou a rodada na 12ª colocação com 27 pontos ganhos.

O ABC abriu o placar com Alexandre aos dez minutos do primeiro tempo. No fim da partida, aos 41 minutos do segundo tempo, Evando, de pênalti, empatou para o Leão.






BRASILIENSE 1X1 SANTO ANDRÉ
Empate com Brasiliense mantém Santo André no G-4



O Santo André foi a Taguatinga e conseguiu arrancar, nos minutos finais, o empate por 1 a 1 com o Brasiliense, na 21ª rodada da Série B. O resultado serviu para manter a equipe do interior paulista na zona de classificação para a Série A, com 37 pontos.

Os visitantes foram superiores durante toda a partida, chegavam ao gol adversário com facilidade, mas não conseguiam balançar as redes. O Brasiliense, aproveitava contra-ataques, mas Iranildo e Alex Dias desperdiçaram as melhores oportunidades de gol da equipe.

As redes só balançaram na etapa final. Aos 27, Adrianinho aproveitou a bola cruzada na área e a falha do zagueiro Arthur para completar de esquerda para o gol.

A proximidade da vitória não bastou para o time da casa segurar o resultado, e, aos 41 minutos, Osny aproveitou o rebote do chute de Tatá e deixou tudo igual, na Boca do Jacaré.

Com o resultado, o Brasiliense segue na penúltima colocação da competição, com 17 pontos.




BARUERI 1X0 MARÍLIA
Em jogo movimentado, Barueri vence o Marília por 1 a 0 e encosta no G-4





O Grêmio Barueri venceu o Marília por 1 a 0 em um jogo muito corrido e com muitas chances de gol para ambas as equipes de São Paulo. Com o resultado, o Barueri sobe da sexta para a quinta colocação e fica perto do G4. Com o empate em 1 a 1 com o Brasiliense, o Santo André se manteve na quarta posição.


O pequeno público presente na Arena Barueri, que em obras está com a sua capacidade reduzida, perdeu um jogo movimentado no qual as duas equipes procuraram sempre o gol.


O jogo - que foi marcado pela procura freqüente do gol, por ambas as equipes - teve os desfalques do artilheiro Pedrão do Barueri, que com 11 gols está na terceira posição na artilharia, - atrás de Luiz Carlos do Ceará, com 12 gols e de Túlio Maravilha com 14 - e de Robert, do Marília, que já balançou a rede 7 vezes.

O gol não saiu no primeiro tempo, mas o jogo foi movimentado, com muitas chances de gol para os dois times.

Aos 14 minutos do segundo tempo uma jogada que mostrou o que foi o jogo: Bruno Ribeiro tocou para Ricardo que disparou em cima da zaga. A defesa impediu o ataque e armou um contra-ataque rápido e perigoso. As duas equipes continuaram procurando o ataque na segunda etapa.


Aos 16 minutos, Thiago Humberto lançou uma bola da esquerda. Val Baiano matou no peito e passou, de peito mesmo, para Diego Silva, que encobriu o goleiro com categoria e abriu o placar para o Barueri. Um golaço!

Aos 26 minutos, João Marcos acertou um tirambaço de fora da área, que foi defendido de maneira espetacular pelo goleiro René do Barueri. Val Baiano, que teve uma curta passagem pelo Santos, comandava o time e sempre levava perigo nas suas investidas pelo meio e pela direita. O Marília pressionou, mas o Barueri administrou a vantagem e saiu de campo com a vitória em casa.