sábado, 30 de agosto de 2008

Olímpiadas de Pequim:2008

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como Jogos da XXIX Olimpíada, foram realizados em Pequim, na China, de 6 a 24 de Agosto de 2008 (com a Cerimônia de Abertura ocorrendo em 8 de Agosto). Logo após os jogos olímpicos, serão realizados os Jogos Paraolímpicos de Pequim, de 6 a 17 de Setembro. 11.900 atletas competiram nos 302 eventos dos 28 esportes (um evento a mais que os Jogos de 2004, em Atenas). Como os eventos do hipismo ocorreram Hong Kong, essa foi a segunda vez na história que os Jogos foram realizados por dois CONs. A primeira havia sido em 1956, quando o hipismo ocorreu em Estocolmo (Suécia), enquanto os outros eventos ocorreram em Melbourne (Austrália).






Processo de candidatura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008

Durante o processo de candidatura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 cinco cidades compuseram a lista restrita de ofertas de acolhimento das Olimpíadas de 2008 (formalmente conhecido como os Jogos da XXIX Olimpíada), que foram adjudicados a Pequim, a 13 de Julho de 2001. As outras cidades eram Toronto, Paris, Istambul e Osaka.



Escolha final

No final da primeira ronda de votações, apenas Pequim, Toronto, Paris e Istambul e permaneceram; Osaka foi eliminada depois de ter recebido apenas seis votos.

Na segunda rodada, Pequim recebeu votos suficientes para ter a maioria absoluta, que não tinham tido nas rodadas de votação anteriores, onde era exigida. Os resultados[1] da segunda rodada foram os seguintes: Pequim com 56 votos, Toronto 22, Paris 18, e de Istambul 9.

A comissão de avaliação do COI classificou[2], o "sistema político" como "trabalhar para a China" e declarou: "A forte presença global de controlo e de apoio governamental é saudável ...". Li Qing Lan-(2001-07-17, vice-premier da República Popular da China): "O vencedor do Processo de candidatura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 é um exemplo do reconhecimento internacional da China à estabilidade social, o progresso económico e da vida saudável do povo chinês."

Embora muitas nações tenham elogiado a decisão, grupos mostraram-se opostos à China, devidos às questões de desrespeito pelos direitos. O Parlamento Europeu emitiu uma resolução sobre a candidatura de Pequim para sediar os Jogos Olímpicos de 2008. Para dominar as preocupações quanto a isso, Pequim escolheu o lema " Novo Pequim, grande Olimpíadas", a fim de enfatizar o país do movimento para a nova ideais para o novo milénio.

Em Toronto, muitos sentiram que a perda da cidade foi um factor contribuinte pelo facto de Vancouver receberem os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.


Eleição da cidade anfitriã 2008 - escrutínio resultados
Cidade País (NOC) Ronda 1 Ronda 2
Pequim China 44 56
Toronto Canadá 20 22
Paris França França 15 18
Istanbul Turquia 17 9
Osaka Japão 6






Locais de competição dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008
A lista a seguir apresenta os locais de competição que serão usados nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 na China. Os locais marcados com OG estão na área do Olympic Green.




Novos locais de competição

1. Beijing National Stadium - Ninho de Pássaro OG (Atletismo e Futebol)
2. Centro Aquático Nacional de Pequim - Cubo d'ÁguaOG (Natação, Saltos ornamentais, Pólo Aquático e Nado Sincronizado)
3. Estádio Nacional IndoorOG (Ginástica Artística e de Trampolim, Handebol)
4. Hall de Tiro (Tiro)
5. Estádio Indoor Wukesong (Basquetebol)
6. Velódromo Laoshan (Ciclismo - pista)
7. Parque Olímpico Shunyi (Remo e Canoagem)
8. Ginásio da Universidade de Agricultura da China (Lutas)
9. Ginásio da Universidade de Pequim (Tênis de Mesa)
10. Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim
11. Ginásio da Universidade de Tecnologia de Pequim (Badminton e Ginástica Rítmica)
12. Centro de Tênis Olympic GreenOG (Tênis)



Locais de Competição já existentes

13. Estádio Centro Esportivo OlímpicoOG (Futebol, Pentatlo Moderno - corrida e hipismo)
14. Ginásio Centro Esportivo OlímpicoOG (Handebol)
15. Estádio dos Trabalhadores (Futebol)
16. Ginásio dos Trabalhadores (Boxe)
17. Ginásio Indoor da Capital (Voleibol)
18. Estádio de Softbol Fengtai (Softbol)
19. Parque Aquático YingdongOG (Pólo Aquático, Pentatlo Moderno - natação)
20. Circuito Laoshan de Mountain Bike (Ciclismo - Mountain Bike)
21. Arena de Tiro de Pequim (Tiro)
22. Ginásio do Instituto de Tecnologia de Pequim (Voleibol)
23. Ginásio da Universidade Beihang (Levantamento de Peso)




Sedes temporárias

24. Centro de Convenções do Olympic GreenOG (Esgrima - preliminares - e Pentatlo Moderno - esgrima e tiro)
25. Estádio de Hóquei do Olympic GreenOG (Hóquei sobre a Grama)
26. Arena do Tiro com Arco do Olympic GreenOG (Tiro com Arco)
27. Campo de Beisebol Wukesong (Beisebol)
28. Arena Chao Yang Park de Vôlei de Praia (Voleibol de praia)
29. Pista de Motocross Laoshan (Ciclismo BMX)
30. Reservatório de Ming Tomb (Triatlo)
31. Circuito Urbano de Ciclismo de Estrada de Pequim (Ciclismo - estrada)




Sedes fora de Pequim

32. Centro Internacional de Vela de Qingdao (Vela)
33. Estádio de Shanghai (Futebol - preliminares)
34. Estádio Centro de Esportes Olímpicos de Qinhuangdao (Futebol - preliminares)
35. Arenas Eqüestres de Hong Kong (Beas River e Shatin) (Hipismo)
36. Estádio Centro Olímpico de Tianjin (Futebol - preliminares)
37. Estádio Olímpico de Shenyang (Futebol - preliminares)





Estádio Nacional de Pequim


O Estádio Nacional de Pequim (Chinês tradicional:北京國家體育場; Chinês simplificado:北京国家体育场; Hanyu Pinyin: Běijīng Guójiā Tǐyùchǎng; Tongyong Pinyin: Běijīng Guójiā Tǐyùchǎng), também conhecido como Estádio Nacional ou Ninho de Pássaro (鳥巢) por sua arquitetura, é um estádio parte da Olympic Green em Pequim, na China que foi completado em Março de 2008. Será palco das Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Fica localizado próximo ao Centro Aquático Nacional de Pequim.

Começou a ser construído em Dezembro de 2003 e tem capacidade para 91.000 torcedores durante os Jogos e 80.000 após as Olímpiadas.

O custo da construção é de aproximadamente US$ 423 milhões. O apelido Ninho de Pássaro vem pelas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho.

O estádio recebeu, além das cerimônias, as provas de atletismo e a final do futebol.





Trânsito e transporte

Para prevenir engarrafamentos durante os Jogos, o metrô de Pequim sofreu uma grande expansão, que fez sua capacidade mais que dobrar. Um novo aeroporto também foi construído. Em relação ao transporte rodoviário, um rodízio de carros (semelhante ao existente em São Paulo) foi implementado, com os objetivos de reduzir o tráfego e melhorar a qualidade do ar na cidade.

Marketing

O logotipo oficial dos jogos, intitulado "Dancing Beijing" ("Dança Pequim"), usa o ideograma chinês jīng (京, de sentido capital) de forma estilizada, referindo-se à cidade anfitriã. Os mascotes de Pequim 2008 são os cinco Fuwa, cada um representando uma cor dos anéis olímpicos e um símbolo da cultura chinesa. Seus nomes são Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Pequim recebe você" . O slogan Olímpico, Um Mundo, Um Sonho, apela ao mundo para se unir no espírito olímpico.




Tocha Olímpica


O design da Tocha Olímpica é baseado nos tradicionais pergaminhos e usa um desenho chinês tradicional conhecido como "nuvens propícias" (祥云). A tocha foi projetada para permanecer acessa sob ventos de até 65 Km/h e sob chuva de até 50 mm/h.

O revezamento pelo mundo, com o tema Jornada da Harmonia, durou 130 dias para levar a Tocha Olímpica por 137.000 km — a maior distância já percorrida pela tocha olímpica desde que esta tradição começou nos jogos de Berlim em 1936. O revezamento começou no dia 24 de Março de 2008 em Olímpia na Grécia. Desde então, viajou através da Grécia até o Estádio Panathinaiko em Atenas e, a partir daí, para Pequim, chegando no dia 31 de Março. De Pequim, a tocha iniciou sua rota passando por cada continente, exceto a Antártida. A tocha visitou cidades situadas na antiga Rota da Seda, simbolizando o antigo elo de ligação entre a China e o resto do mundo. Um total de 21.880 pessoas foram selecionadas para carregar a tocha neste revezamento.

Um momento especial deste revezamento foi a subida ao topo do Monte Everest, percorrendo 108 km de até alcançar 8.300 metros de altura em relação ao nível do mar. O revezamento também foi marcado por protestos pedindo a libertação do Tibet e o respeito aos direitos humanos.





Esportes

O programa de Pequim 2008 foi muito similar ao dos Jogos de Atenas em 2004. Houve 31 desportos (esportes) totalizando 302 eventos (165 provas masculinas, 127 femininas, e 10 mistas).

Alguns eventos foram adicionados ou alterados:

* Ciclismo: as provas de BMX masculino e BMX feminino foram incluídas.
* Atletismo: os 3.000m com obstáculos feminino foram disputados pela primeira vez.
* Natação: as maratonas aquáticas (10km) masculina e feminina também estréiam.
* Tênis de Mesa: as provas por equipes (masculinas e femininas) foram disputadas no lugar das provas de duplas.
* Esgrima: o Florete e o Sabre por equipes feminino foram disputados no lugar do florete por equipes masculino e da espada por equipes feminino.

Abaixo a lista de modalidades que foram disputadas nos Jogos. Os esportes aquáticos (natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático) são regulamentados pelo mesmo órgão. Em parênteses o número de eventos em cada modalidade:



* Atletismo (47)
* Badminton (5)
* Beisebol (1)
* Basquetebol (2)
* Boxe (11)
* Canoagem (16)
* Ciclismo (18)
* Esgrima (10)
* Futebol (2)
* Ginástica (18)
* Halterofilismo (35)
* Handebol (2)
* Hipismo (6)
* Hóquei sobre a grama (2)
* Judô (14)
* Lutas (18)
* Nado sincronizado (2)
* Natação (34)
* Pentatlo moderno (2)
* Pólo aquático (2)
* Remo (14)
* Saltos ornamentais (8)
* Softbol (1)
* Taekwondo (8)
* Tênis (4)
* Tênis de mesa (4)
* Tiro (15)
* Tiro com arco (4)
* Triatlo (2)
* Vela (11)
* Voleibol (4)





Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008


O Quadro de Medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 é uma lista que classifica os Comitês Olímpicos Nacionais de acordo com o número de medalhas conquistadas nos Jogos realizados em Pequim, na China. 302 finais foram disputadas em 28 esportes.

Alguns países conquistaram sua primeira medalha nesses Jogos: Afeganistão, Bahamas, Maurícia, Sudão, Tadjiquistão e Togo. Bahamas, Mongólia e Panamá conquistaram sua primeira medalha de ouro.


O quadro

O quadro de medalhas está classificado de acordo com o número de medalhas de ouro, estando as medalhas de prata e bronze como critérios de desempate em caso de países com o mesmo número de ouros. O Comitê Olímpico Internacional não reconhece a existência de um quadro de medalhas, alegando que isso cria uma competição entre os países, o que não é o objetivo dos Jogos.

No boxe, no judô, no taekwondo e nas lutas são concedidas duas medalhas de bronze. Além disso, três eventos terminaram com empate: nos 100m feminino do atletismo, duas atletas ficaram com a prata e nenhuma com o bronze. Nos 100m costas masculino e nos 100m livre masculino da natação o empate ocorreu no terceiro lugar, e duas medalhas de bronze foram concedidas.

87 países conquistaram medalhas.



Ordem País Total
1 ChinaCHN China 51 21 28 100
2 Estados Unidos da AméricaUSA Estados Unidos da América 36 38 36 110
3 RússiaRUS Rússia 23 21 28 72
4 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 19 13 15 47
5 AlemanhaGER Alemanha 16 10 15 41
6 AustráliaAUS Austrália 14 15 17 46
7 Coréia do SulKOR Coréia do Sul 13 10 8 31
8 JapãoJPN Japão 9 6 10 25
9 ItáliaITA Itália 8 10 10 28
10 FrançaFRA França 7 16 17 40
11 UcrâniaUKR Ucrânia 7 5 15 27
12 Países BaixosNED Países Baixos 7 5 4 16
13 JamaicaJAM Jamaica 6 3 2 11
14 EspanhaESP Espanha 5 10 3 18
15 QuêniaKEN Quênia 5 5 4 14
16 BielorrússiaBLR Bielorrússia 4 5 10 19
17 RomêniaROU Romênia 4 1 3 8
18 EtiópiaETH Etiópia 4 1 2 7
19 CanadáCAN Canadá 3 9 6 18
20 PolôniaPOL Polônia 3 6 1 10
21 HungriaHUN Hungria 3 5 2 10
21 NoruegaNOR Noruega 3 5 2 10
23 BrasilBRA Brasil 3 4 8 15
24 República ChecaCZE República Checa 3 3
6
25 EslováquiaSVK Eslováquia 3 2 1 6
26 Nova ZelândiaNZL Nova Zelândia 3 1 5 9
27 GeórgiaGEO Geórgia 3
3 6
28 CubaCUB Cuba 2 11 11 24
29 CazaquistãoKAZ Cazaquistão 2 4 7 13
30 DinamarcaDEN Dinamarca 2 2 3 7
31 MongóliaMGL Mongólia 2 2
4
31 TailândiaTHA Tailândia 2 2
4
33 Coréia do NortePRK Coréia do Norte 2 1 3 6
34 ArgentinaARG Argentina 2
4 6
34 SuíçaSUI Suíça 2
4 6
36 MéxicoMEX México 2
1 3
37 TurquiaTUR Turquia 1 4 3 8
38 ZimbabweZIM Zimbabwe 1 3
4
39 AzerbaijãoAZE Azerbaijão 1 2 4 7
40 UzbequistãoUZB Uzbequistão 1 2 3 6
41 EslovêniaSLO Eslovênia 1 2 2 5
42 BulgáriaBUL Bulgária 1 1 3 5
42 IndonésiaINA Indonésia 1 1 3 5
44 FinlândiaFIN Finlândia 1 1 2 4
45 LetôniaLAT Letônia 1 1 1 3
46 BélgicaBEL Bélgica 1 1
2
46 República DominicanaDOM República Dominicana 1 1
2
46 EstôniaEST Estônia 1 1
2
46 PortugalPOR Portugal 1 1
2
50 ÍndiaIND Índia 1
2 3
51 IrãIRI Irã 1
1 2
52 BahreinBRN Bahrein 1

1
52 CamarõesCMR Camarões 1

1
52 PanamáPAN Panamá 1

1
52 TunísiaTUN Tunísia 1

1
56 SuéciaSWE Suécia
4 1 5
57 CroáciaCRO Croácia
2 3 5
57 LituâniaLTU Lituânia
2 3 5
59 GréciaGRE Grécia
2 2 4
60 Trinidad e TobagoTRI Trinidad e Tobago
2
2
61 NigériaNGR Nigéria
1 3 4
62 ÁustriaAUT Áustria
1 2 3
62 IrlandaIRL Irlanda
1 2 3
62 SérviaSRB Sérvia
1 2 3
65 ArgéliaALG Argélia
1 1 2
65 BahamasBAH Bahamas
1 1 2
65 ColômbiaCOL Colômbia
1 1 2
65 QuirguistãoKGZ Quirguistão
1 1 2
65 MarrocosMAR Marrocos
1 1 2
65 TadjiquistãoTJK Tadjiquistão
1 1 2
71 ChileCHI Chile
1
1
71 EquadorECU Equador
1
1
71 IslândiaISL Islândia
1
1
71 MalásiaMAS Malásia
1
1
71 África do SulRSA África do Sul
1
1
71 SingapuraSIN Singapura
1
1
71 SudãoSUD Sudão
1
1
71 VietnãVIE Vietnã
1
1
79 ArmêniaARM Armênia

6 6
80 China TaipeiTPE China Taipei

4 4
81 AfeganistãoAFG Afeganistão

1 1
81 Egipto (Egito)EGY Egipto (Egito)

1 1
81 IsraelISR Israel

1 1
81 MoldáviaMDA Moldávia

1 1
81 MauríciaMRI Maurícia

1 1
81 TogoTOG Togo

1 1
81 VenezuelaVEN Venezuela

1 1
TOTAIS 302 303 353 958






Mudanças no quadro de medalhas
Por doping
* Kim Jong Su, atirador da Coréia do Norte, perdeu um bronze e uma prata por uso de propranolol. O terceiro lugar na prova Pistola de ar 10m masculino ficou com Jason Turner, dos Estados Unidos da América, e o segundo na prova Pistola livre 50m masculino com Tan Zongliang, da China, que havia ficado com o bronze, medalha dada a Vladimir Isakov, da Rússia.

* Lyudmila Blonska, heptatleta da Suécia, perdeu a prata na prova por uso de metiltestosterona. A medalha foi para Hyleas Fountain, dos Estados Unidos da América, e o bronze, para Tatyana Chernova, da Rússia.


Por expulsão
* Ara Abrahamian, lutador da Suécia, perdeu o bronze na categoria até 84kg da luta greco-romana por ter abandonado o pódio durante a cerimônia de premiação e jogado a medalha no chão, em protesto pela decisão dos árbitros, que o eliminaram nas semifinais.