domingo, 24 de agosto de 2008

Olímpiadas de Atenas:2004

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2004 foram realizados na capital da Grécia, Atenas, 108 anos após a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos terem sido realizados na mesma cidade. A volta ao palco dos Jogos Olímpicos antigos também simbolizou a primeira vez na história em que todos os países do mundo com um comitê nacional olímpico se inscreveram, totalizando 201 nações e mais de 11.000 atletas, durante o período que foi de 13 a 29 de agosto de 2004, disputando 28 esportes.

Após um difícil período de controvérsias, sobre e capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causado pelo atraso nas obras planejadas pela organização do evento, Atenas contou com uma popularidade nunca antes observada nos Jogos Olímpicos. Mais de três bilhões e setecentos milhões de pessoas através de todo o mundo acompanharam as competições ao vivo, através dos mais modernos meios digitais de rádio e tele-difusão, além da novidade da transmissão também ao vivo pela Internet em alta velocidade, realizada por algumas grandes redes de comunicação.

Jamais em alguma Olimpíada do período pós-guerra o espírito olímpico esteve mais forte entre os atletas que disputaram o arremesso de peso nas ruínas conservadas de Olímpia, no mesmo lugar de disputas de 3.000 anos atrás ou os arqueiros acertando seus alvos em pleno Estádio Panatenaico, o pioneiro local da primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, completamente remodelado.




Processo de candidatura

Onze cidades expressaram interesse em realizar os Jogos da XXVIII Olimpíada: Atenas, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Istambul, Lille, Rio de Janeiro, Roma, San Juan, Sevilha, Estocolmo e São Petersburgo. Devido ao elevado número de candidaturas, na 102ª sessão do Comité Olímpico Internacional foi decidido que a eleição da cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2004 se realizaria em duas fases.

Na primeira fase, uma Comissão de Avaliação composta por membros do COI, representantes de federações internacionais, comités olímpicos nacionais, atletas e especialistas, estudou as candidaturas, inspeccionou as localizações e preparou um relatório. Com base nesse relatório,um colégio eleitoral escolheu as cinco cidades finalistas: Atenas, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Estocolmo e Roma

Na 106ª sessão do COI, a 5 de Setembro de 1997 em Lausanne, Suíça, procedeu-se à eleição da cidade anfitriã dos Jogos da XXVIII Olimpíada. Os membros do COI votaram secretamente numa única cidade, ganhando a cidade que obtivesse a maioria absoluta dos votos. Caso nenhuma cidade obtivesse essa maioria, a cidade menos votada era retirada de concurso e procedia-se a nova votação. Ao fim de quatro rondas de votação, Atenas bateu Roma por 66 votos contra 41 e foi eleita anfitriã dos Jogos da XXVIII Olimpíada.


Resultados da votação para a cidade anfitriã dos Jogos da XXVIII Olimpíada
1 1a 2 3 4
Atenas 32 - 38 52 66
Roma 23 - 28 35 41
Cidade do Cabo 16 62 22 20 -
Estocolmo 20 - 19 - -
Buenos Aires 16 44 - - -








Fatos, destaques e curiosidades
* Antes dos Jogos de Atenas, pela primeira vez a tocha olímpica deu a volta ao mundo, passando por países(inclusive o Brasil no dia 13 de julho de 2004 pela cidade do Rio de Janeiro) de todos os continentes antes de voltar a Atenas.

* A Grécia costuma abrir o desfile das delegações nas cerimônias mas, por estar sediando os Jogos, foi a última a entrar. Por simbologia, um atleta entrou sozinho carregando a bandeira grega, em seguida entraram os atletas estrangeiros de acordo com a ordem do alfabeto grego. A primeira delegação foi a de Santa Lúcia, o Brasil foi a 31ª entrando depois da Venezuela.

* As Coréias do Sul e do Norte entraram juntas num gesto de "trégua olímpica" em relação às diferenças políticas entre os dois países. Por isso as delegações totalizaram 201, uma a menos que o total de países inscritos nos Jogos.

* A cubana Yumileidi Cumba tornou-se a primeira atleta campeã olímpica no sítio sagrado de Olímpia, 1.500 anos depois do último grego, ao vencer o arremesso de peso feminino.

* As piscinas pertenceram ao norte-americano Michael Phelps, o novo fenômeno da natação, que conquistou seis medalhas de ouro e duas de bronze, num total de oito ganhas, tornando-se o maior dos nadadores olímpicos depois do lendário compatriota Mark Spitz.

* Pela primeira vez, a Grécia anfitriã conquistou medalhas olímpicas de ouro no Judô e nos saltos sincronizados.

* A Argentina ganhou suas primeiras medalhas de ouro após um hiato de 52 anos, no basquete masculino – derrotando os profissionais norte-americanos da NBA na semifinal – e no futebol.

* O marroquino Hicham El Guerrouj, depois de duas olimpíadas frustadas tentando a vitória, finalmente tornou-se campeão olímpico não só na sua prova principal, os 1500m, quanto também nos 5000m. Depois dos jogos, Hicham foi eleito para membro do Comitê Olímpico Internacional.

* A China mostrou seu poderio de potência olímpica, em preparação para os Jogos de Pequim em 2008, ganhando 32 medalhas de ouro num total de 63 e colocando-se só atrás dos Estados Unidos no ranking de medalhas.

* O atirador Ahmed Almaktoum conquistou a primeira medalha de ouro dos Emirados Árabes Unidos em Jogos Olímpicos.






* O grande drama de Atenas aconteceu novamente na maratona. A corrida feminina viu a favorita absoluta e recordista mundial da distância, Paula Radcliffe da Grã-Bretanha, abandonar aos prantos a disputa há pouco mais de cinco quilômetros da chegada, arrasada pela pressão, o calor e o esforço da prova, disputada no duro percurso original de subidas e descidas entre a cidade de Maratona e o estádio Panathinaiko, o mesmo local de chegada de 108 anos atrás. A prova masculina assistiu a um drama ainda maior, quando o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, liderando a corrida com mais de duzentos metros de vantagem a sete quilômetros do final, foi atacado e derrubado para fora da estrada por um fanático religioso irlandês, Cornelius Horan, perdendo o ritmo, a concentração e a prova para o italiano Stefano Baldini, mas mesmo assim conquistando um honroso terceiro lugar. Por seu espírito olímpico em continuar na competição, lutando pela vitória após o ocorrido, Vanderlei recebeu do COI a Medalha Pierre de Coubertin.

* O Brasil teve em Atenas a sua maior participação na história olímpica, conseguindo cinco medalhas de ouro e um inédito 16º lugar geral, fazendo - 48 anos depois do salto de Adhemar Ferreira da Silva nos Jogos de Melbourne, que deu a segunda medalha de ouro ao grande atleta – mais cinco bicampeões olímpicos, em uma única Olimpíada: Torben Grael, Robert Scheidt e Marcelo Ferreira na Vela e Maurício Lima e Giovanni Gavio no Vôlei masculino.

* Outros países ganharam suas primeiras medalhas olímpicas: Paraguai prata no futebol masculino ; Eritréia bronze nos 5000 metros masculino com o corredor Zerzenay Tadesse.

* O Japão bateu o recorde de medalhas no judô foram 10 medalhas de 14 possíveis, sendo 8 de ouro e 2 de prata. O país também teve sua melhor participação olímpica em toda a história ganhando 37 medalhas sendo 16 de ouro,9 de prata e 12 de bronze.

* A ciclista colombiana María Luisa Calle havia ganhado o bronze na prova de corrida por pontos, mas foi obrigada a devolver a medalha (que foi entregue à norte-americana Erin Mirabella) ainda durante a Olímpiada por ter sido acusada de doping. Ela recorreu à Corte Internacional do Esporte e recuperou a medalha.

* Pela 1º vez na história, transsexuais foram liberados a participar dos Jogos Olímpicos, mas com a condição de que o uso de hormônios não os favoreça durante as provas.

* A seleção feminina de futebol do Brasil ganhou a inédita prata olímpica, após perder a final para os Estados Unidos por 2 a 1.

* A canoísta alemã Birgit Fischer tornou-se a recordista de medalhas olímpicas na modalidade com 8 ouros e 4 pratas.

* A luta livre feminina estreou em Jogos Olímpicos com quatro ouros em disputa dos quais o Japão levou dois, além de mais uma prata e um bronze.

* O judô teve seu primeiro tricampeão olímpico, foi o japonês Tadahiro Nomura; ouro em Atenas, em Sydney 2000 e Atlanta 1996.

* Muitos países ganharam suas primeiras medalhas de ouro olímpicas : Taiwan (2 ouros no taekwondo), Geórgia (judô e levantamento de peso), Chile (2 ouros tênis), República Dominicana (atletismo); Emirados Árabes Unidos (tiro) e Israel (iatismo).

* A bielorrussa Yulia Nesterenko surpreendeu todo mundo ao ganhar o ouro nos 100 metros rasos feminino, deixando para trás favoritas com a americana Lauryn Williams (prata) e a jamaicana Veronica Campbell (bronze).

* A britânica Kelly Holmes tornou-se a primeira mulher a vencer os 800m e os 1500 metros rasos no atletismo.

* A grega Athanasia Tsoumeleka protagonizou uma das maiores zebras dos Jogos, ao ganhar o ouro na marcha atlética de 20 km superando a russa Olimpiada Ivanova que era a atual campeã mundial e favorita ao título.

* As chinesas Li Ting e Sun Tiantian tornaram-se campeãs olímpicas no torneio de duplas do tênis feminino. Na estréia elas eliminaram as americanas Venus Williams e Serena Williams, e derrotaram na final as espanholas Conchita Martínez e Virginia Ruano Pascual.



Modalidades disputadas
* Atletismo
* Badminton
* Beisebol
* Basquetebol
* Boxe
* Canoagem
* Ciclismo
* Esgrima
* Futebol
* Ginástica
* Halterofilismo
* Handebol
* Hipismo
* Hóquei sobre a grama
* Judô
* Nado sincronizado
* Natação
* Pentatlo moderno
* Pólo aquático
* Remo
* Saltos ornamentais
* Softbol
* Taekwondo
* Tênis
* Tênis de mesa
* Tiro
* Tiro com arco
* Triatlo
* Vela
* Voleibol
* Wrestling



Quadro de medalhas

Quadro de Medalhas / Atenas 2004
Posição País Ouro Prata Bronze Total
1 Estados Unidos da América Estados Unidos da América 35 39 27 102
2 China China 32 17 14 63
3 Rússia Rússia 27 27 38 92
4 Austrália Austrália 17 16 16 49
5 Japão Japão 16 9 12 37
6 Alemanha Alemanha 14 16 19 49
7 França França 11 9 13 33
8 Itália Itália 10 11 11 32
9 Coréia do Sul Coréia do Sul 9 12 9 30
10 Grã-Bretanha Grã-Bretanha 9 9 12 30
11 Cuba Cuba 9 7 11 27
12 Ucrânia Ucrânia 9 5 9 23
13 Hungria Hungria 8 6 3 17
14 Romênia Romênia 8 5 6 19
15 Grécia Grécia 6 6 4 16
16 Brasil Brasil 5 2 3 10
17 Noruega Noruega 5 0 1 6
18 Países Baixos Países Baixos 4 9 9 22
19 Suécia Suécia 4 2 1 7
20 Espanha Espanha 3 11 5 19
21 Canadá Canadá 3 6 3 12
22 Turquia Turquia 3 3 4 10
23 Polônia Polônia 3 2 5 10
24 Nova Zelândia Nova Zelândia 3 2 0 5
25 Tailândia Tailândia 3 1 4 8
26 Bielorrússia Bielorrússia 2 6 7 15
27 Áustria Áustria 2 4 1 7
28 Etiópia Etiópia 2 3 2 7
29 Eslováquia Eslováquia 2 2 2 6
Irã Irã 2 2 2 6
31 China Taipei China Taipei 2 2 1 5
32 Geórgia Geórgia 2 2 0 4
33 Bulgária Bulgária 2 1 9 12
34 Jamaica Jamaica 2 1 2 5
Uzbequistão Uzbequistão 2 1 2 5
36 Marrocos Marrocos 2 1 0 3
37 Dinamarca Dinamarca 2 0 6 8
38 Argentina Argentina 2 0 4 6
39 Chile Chile 2 0 1 3
40 Cazaquistão Cazaquistão 1 4 3 8
41 Quênia Quênia 1 4 2 7
42 República Checa República Checa 1 3 4 8
43 África do Sul África do Sul 1 3 2 6
44 Croácia Croácia 1 2 2 5
45 Lituânia Lituânia 1 2 0 3
46 Egipto (Egito) Egipto (Egito) 1 1 3 5
Suíça Suíça 1 1 3 5
48 Indonésia Indonésia 1 1 2 4
49 Zimbabwe Zimbabwe 1 1 1 3
50 Azerbaijão Azerbaijão 1 0 4 5
51 Bélgica Bélgica 1 0 2 3
52 Bahamas Bahamas 1 0 1 2
Israel Israel 1 0 1 2
54 Camarões Camarões 1 0 0 1
Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos 1 0 0 1
República Dominicana República Dominicana 1 0 0 1
57 Coréia do Norte Coréia do Norte 0 4 1 5
58 Letônia Letônia 0 4 0 4
59 México México 0 3 1 4
60 Portugal Portugal 0 2 1 3
61 Finlândia Finlândia 0 2 0 2
Sérvia e Montenegro Sérvia e Montenegro 0 2 0 2
63 Eslovênia Eslovênia 0 1 3 4
64 Estônia Estônia 0 1 2 3
65 Índia Índia 0 1 0 1
Hong Kong Hong Kong 0 1 0 1
Paraguai Paraguai 0 1 0 1
68 Nigéria Nigéria 0 0 2 2
Venezuela Venezuela 0 0 2 2
70 Colômbia Colômbia 0 0 2 2
Eritréia Eritréia 0 0 1 1
Mongólia Mongólia 0 0 1 1
Síria Síria 0 0 1 1
Trinidad e Tobago Trinidad e Tobago 0 0 1 1




Semana q vem teremos as Olímpiadas de 2008.