sábado, 6 de setembro de 2008

Eliminatórias Européias da Copa do Mundo 2010


MACEDÔNIA 1X0 ESCÓCIA
Primeira surpresa na Europa: Macedônia derrota a Escócia no Grupo 9


A Macedônia protagonizou a primeira surpresa das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010 ao derrotar a Escócia por 1 a 0 pelo Grupo 9, em partida disputada em Skopje, neste sábado.

O gol foi marcado logo aos 5 minutos por Ilco Naumoski. O Grupo 9 tem ainda Holanda, Noruega e Islândia. Noruegueses e islandeses empataram em 2 a 2 neste sábado.

Já na abertura do grupo 4, o País de Gales venceu o Azerbaijão também por 1 a 0, com um gol de Samuel Vokes aos 38 minutos do segundo tempo no Millenium Stadium, em Cardiff. Alemanha, Rússia, Finlândia e Liechtenstein completam a chave.



No Grupo 3, Polônia e a Eslovênia ficaram no empate de 1 a 1, em Wroclaw. os poloneses abriram o placar aos 17 com Zewlakow em cobrança de pênalti. Aos 35, ainda do primeiro tempo, Dedic empatou. Roger Guerreiro, brasileiro naturalizado polonês, foi titular no jogo.




ARMÊNIA 0X2 TURQUIA
Turquia começa bem no Grupo 5



A Turquia começou bem as eliminatórias européias da Copa do Mundo de 2010, neste sábado. Fora de casa, a seleção turca venceu a Armênia por 2 a 0, na abertura do Grupo 5.

Os turcos abriram o placar aos 16 minutos do segundo tempo com o atacante Tuncay. O segundo gol foi de Senturk, aos 33. A chave da Turquia conta ainda com a campeã européia Espanha, Bélgica, Bósnia e Estônia.

Pelo Grupo 2, a Letônia derrotou a Moldávia por 2 a 1, também fora. Os gols dos visitantes foram de Karlsons e Astafjevs. Depois, Alexeev descontou.

Em casa, a Eslováquia bateu a Irlanda do Norte por 2 a 1 e garantiu a liderança do Grupo 3. Mais cedo, Polônia e Eslovênia empataram em 1 a 1.

Skitel abriu o placar para a Eslováquia no primeiro minuto do segundo tempo. Porém, a Irlanda do Norte empatou aos 25 minutos da etapa final com Hamsyk. O gol da vitória dos eslovacos saiu aos 36, marcado por Durica contra.

A Irlanda, treinada pelo italiano Giovanni Trapattoni, visitou a Geórgia e venceu por 2 a 1, na estréia do Grupo 8. Kevin Doyle e Glenn Whelan fizeram para os visitantes. Levan Kenia marcou para o time da casa já aos 47 da etapa final.




ANDORRA 0X2 INGLATERRA
Com dois gols de Joe Cole, Inglaterra bate Andorra no Grupo 6



Joe Cole saiu do banco neste sábado para dar a vitória à Inglaterra por 2 a 0 sobre Andorra, em Barcelona, na estréia do English Team no Grupo 6 das eliminatórias européias da Copa do Mundo de 2010.



O atacante do Chelsea começou na reserva da seleção de Fabio Capello, que comandou a Inglaterra pela primeira vez em uma partida oficial. Joe Cole entrou após o intervalo no lugar de Jermain Defoe e marcou os dois gols. Beckham, ex-capitão inglês, só foi ao gramado aos 35 da etapa final, quando saiu Lampard.

Com a camisa 18, Joe Cole aproveitou um rebote após falta cobrada por Lampard e abriu o placar aos quatro do segundo tempo. Seis minutos depois, Rooney cruzou por baixo da perna de um defensor e o atacante do Chelsea tocou para o fundo da rede: 2 a 0.

Com os três pontos, a Inglaterra divide a liderança do Grupo 6 com Ucrânia, Croácia e Cazaquistão, que abriu as eliminatórias com goleada por 3 a 0 sobre Andorra no dia 20 de agosto.



Neste sábado, os croatas venceram os cazaques por 2 a 0 em casa, com gols de Niko Kovac e Luka Modric. Na Ucrânia, a seleção ucraniana bateu a Bielorrússia por 1 a 0. Shevchenko salvou o time da casa com um gol de pênalti, já nos acréscimos.









MALTA 0X4 PORTUGAL
No primeiro jogo oficial sem Felipão, Portugal goleia Malta fora de casa


Há vida sem Luiz Felipe Scolari em Portugal. Neste sábado, a seleção lusa, agora treinada por Carlos Queiroz, goleou por 4 a 0 Malta, fora de casa, na estréia do Grupo 1 das eliminatórias européias da Copa do Mundo.

Ainda sem Cristiano Ronaldo, Portugal fez seu primeiro jogo oficial desde a saída de Felipão, agora técnico do Chelsea. O time de Queiroz contou com Deco e Pepe, brasileiros naturalizados portugueses.

O primeiro gol foi contra, marcado por Brian Said aos 25 da etapa inicial. Depois do intervalo, Hugo Almeida, aos 16, Simão, aos 26, e Nani, aos 33, construíram a goleada de 3 a 0.

Portugal lidera a chave sozinho, com três pontos. Ainda neste sábado, dois empates sem gols fecharam a primeira rodada do Grupo A: Albânia 0 x 0 Suécia e Hungria 0 x 0 Dinamarca.



Queiroz só havia comandado a seleção portuguesa em uma partida antes da estréia nas eliminatórias: goleada de 5 a 0 sobre as Ilhas Faroe.





LIECHTENSTEIN 0X6 ALEMANHA
Alemanha não sente falta de Ballack e atropela Liechtenstein


A Alemanha não sentiu falta do meia Ballack neste sábado. Fora de casa, a seleção alemã goleou por 6 a 0 Liechtenstein, na estréia do Grupo 4 das eliminatórias européias da Copa do Mundo.

O craque do Chelsea sofreu uma contusão no pé no início da temporada inglesa e chegou a ser convocado pelo técnico Joachim Löw, mas não pôde atuar em Vaduz. Sem Ballack, Podolski brilhou.

O atacante do Bayern de Munique fez os dois primeiros gols da Alemanha, aos 21 da etapa inicial e aos 3 do segundo tempo. Depois do intervalo, Rolfes, aos 20, Schweinnteiger, aos 21, Hitzlsperge, aos 30, e Westermann, aos 41, construíram a goleada.

A seleção alemã lidera o Grupo 4 por causa do saldo de gols. Mais cedo, País de Gales derrotou o Azerbaijão por apenas 1 a 0 .



Pelo Grupo 2, a Grécia visitou Luxemburgo, venceu por 3 a 0, com gols de Torosidis, Gekas e Charisteas, e lidera também pelo melhor saldo. A Letônia também tem três pontos por ter vencido a Moldávia por 2 a 1. No outro jogo da chave, Israel e Suíça empataram em 2 a 2.





ÁUSTRIA 3X1 FRANÇA
ITÁLIA 2X1 CHIPRE
França decepciona e perde para Áustria; Itália sofre, mas vence o Chipre



Rivais da final da última Copa do Mundo, Itália e França começaram de formas distintas as eliminatórias européias para a África do Sul, ambas fora de casa. A Azzurra, campeã mundial, sofreu para vencer por 2 a 1 o Chipre. Já os franceses sofreram e perderam para a Áustria por 3 a 1.

Em Viena, a seleção de Raymond Domenech jogou muito mal e não teve forças para reagir contra os austríacos pelo Grupo 7. Os donos da casa fizeram 1 a 0 com gol contra de Mexes, aos 8 do primeiro tempo. Aos 41, Aufhauser aumentou. No segundo tempo, Govou diminuiu para os Bleus aos 16, mas Ivanschitz completou o placar em 3 a 1, aos 28.






A líder da chave é a Romênia, que goleou por 3 a 0 a Lituânia, em casa, e tem melhor saldo de gols. A Sérvia fez 2 a 0 sobre as Ilhas Faroe e também tem três pontos.

No Grupo 8, a Itália estreou o distintivo de campeã mundial na camisa e sofreu para vencer o Chipre por 2 a 1. Di Natale fez 1 a 0 aos 8 do primeiro tempo, mas Aloneftis empatou aos 29. O gol da vitória italiana só saiu aos 47 do segundo tempo, também com Di Natale.

A Azzurra divide a liderança com a Irlanda, que também fez 2 a 1 sobre a Geórgia. Montenegro e Bulgária empataram em 2 a 2.




ESPANHA 1X0 BÓSNIA
Campeã européia, Espanha sofre para vencer a Bósnia em casa.


Líder do ranking da Fifa e atual campeã européia, a Espanha sofreu para vencer por 1 a 0 a Bósnia, 75ª colocada na lista mundial, neste sábado, pela primeira rodada do Grupo 5 das eliminatórias européias da Copa do Mundo.

O gol da Fúria foi marcado por David Villa, aos 12 do segundo tempo, aproveitando passe de Cesc Fábregas. Na etapa inicial, o atacante havia perdido um pênalti.

O volante brasileiro Marcos Senna, naturalizado espanhol, foi titular da seleção treinada por Vicente Del Bosque e atuou os 90 minutos.

Por causa do saldo de gols, a Turquia, que bateu a Armênia por 2 a 0, lidera a chave. A Bélgica também tem três pontos, já que venceu a Estônia por 3 a 2.