
História
Origens à estréia
O primeiro embrião de Black Sabbath viu a luz em 1966 em Aston, uma cidade perto de Birmingham, Inglaterra. A história começou quando o guitarrista Anthony "Tony" Iommi e o baterista William "Bill" Ward (ambos de "Mithology")leram em uma loja, o anúncio de um vocalista que foi à procura de membros para encontrar uma banda. O vocalista foi John "Ozzy" Osbourne, que, aliás, foi um rival de acérrimo de Iommi durante a escola.Iommi e Ward foram para casa de Ozzy e decidiram formar um complexo musical.Osbourne levou ao grupo, outros dois músicos que tinha tocado com ele na banda "Rare Breed": os guitarristas Terence "Geezer" Butler e Jimmy Phillips.
Mais tarde, Butler assumiu o papel de baixista, e foi também assoldato pelo saxofonista Alan "Aker" Clarke. O grupo escolheu o nome inicialmente de "Polca Tulk Blues", mais tarde encurtado para "Polca Tulk", e começou a construir um repertório, principalmente blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para "Earth". A formação exibe em vários locais, tocando covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer, Cream e The Beatles,e esculpiu o primeiro demo em 1968. É recolhido algum êxito no espaço de "pubs" britânicos e permitiu que o grupo a fazer o nome no exterior, principalmente na Alemanha, graças à gerente Jim Simpson.
Após um curto período, o nome da banda foi mudado porque havia outro grupo denominado "Earth".A escolha do nome mais tarde veio à idéia de Butler, um grande fã dos romances de "magia negra" e "terror" de autores como Dennis Wheatley. Butler tinha visto o filme de 1963, Black Sabbath por Mario Bava,e escreveu uma canção que incorpora o título do filme. Isto se tornou o novo nome do grupo.
O novo nome é acompanhado por uma transição para um novo som blues, em primeiro lugar com elementos do folk e, em seguida, com cada vez mais fortes e tons escuros, até que uma nova solução para a qual o Sabbath tornou famosa e teria sido numerada para muitos críticos, como os principais pioneiros do heavy metal. O primeiro registro que a banda assinou foi com a Fontana Records, e depois para o Vertigo Records. No dia 13 de fevereiro de 1970 foi publicado o álbum de estréia da banda, intitulado simplesmente de Black Sabbath.
O período "clássico"
O primeiro trabalho, Black Sabbath, teve um grande sucesso (nº 8 nas classificações inglesas),devido em grande parte, à presença histórica das composições como "Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B.". O disco, para muitos, apresentou o caso original e diferente do rock tradicional, paisagem dessas vezes, tanto para a música tanto para as letras. Deep Purple e Led Zeppelin, outras bandas influentes do heavy metal, tinham sons mais melódico e aberto a outros estilos como blues e rock n' roll. Até mesmo a música do Black Sabbath tinha características semelhantes, mas que apresentou sons mais pesado e escuro, com a adição de referências explícitas ao "horror".
Embora dicas deste tipo pudessem ser encontradas até mesmo no trabalho de outros grupos, como os Beatles ou Led Zeppelin, Black Sabbath levaram sobre ele, tanto pela sua insistência sobre estes temas para a forma como foram abordadas diretamente, tanto é que estas se tornaram como resultado, alguns dos estereótipos que caracterizam o metal. Este tipo de letras levou à banda a numerosas críticas, acusações de "Satanismo" em geral e de reprovação de grande parte da opinião pública. No entanto, essas disputas não só contribuiu para o encanto que a banda realizava em sua grande audiência de jovens.
O próximo álbum, Paranoid, era (e ainda é) o maior sucesso comercial do grupo (n° 1 nas colocações inglesas e sete discos de platina e um de ouro)e é considerado de grande importância para o aparecimento do heavy metal. O trabalho ganhou milhares de fãs em todo o mundo, graças a canções de sucesso como "Paranoid", "Iron Man", "Electric Funeral" e "War Pigs". Com este trabalho, o grupo mostrou a ir além da imagem "negra", compondo canções com temas mais maduros, como "War Pigs", que crítica políticos considerados responsáveis pelos horrores da guerra, ou "Iron Man", que tem um texto puramente ciência-ficção.
Em 1971, Black Sabbath publicou o terceiro álbum de sucesso notável, Master of Reality, provavelmente o álbum mais escuro da banda e introspectiva. Este trabalho, junto com o Black Sabbath e Paranoid, é considerado o álbum de nascimento do doom metal.Para além de canções do estilo Sabbath ("Children of the Grave" e "After Forever"), Master of Reality é conhecido, sobretudo, pela sua estilística "alegações" (encontrado em canções como "Sweet Leaf", "Lord of This World", "Solitude" e "Into the Void"), que serviram de base em bandas de doom metal como Saint Vitus e Candlemass.
Note que o disco tem uma particular inovação. Iommi, na verdade, ele toca com a guitarra dada em acentuado C (um tom e metade inferior da corda tradicional), idem com Butler para o baixo. Essa mudança, à mesma declaração do guitarrista, foi feita por dois motivos, para se adaptar ao estilo vocal de Ozzy e para dar um som mais pesado para a sua música (mais tarde, a partir do álbum Heaven and Hell, a guitarra e o baixo será concedida em acentuado D). Devido a isto, o Black Sabbath foi talvez o primeiro a aprovar o chamado "limitação", uma prática que se tornará quase uma norma para muitos grupos de rock e heavy metal.
Ensaios
O álbum seguinte, Black Sabbath, Vol. 4 de 1972, revelou a primeira de várias alterações no som da formação, devido a uma clara contaminação do rock progressivo. Um dos pontos fortes do álbum é a balada "Changes", onde Osbourne canta acompanhado por piano e cordas. A canção é um exemplo de como os sons da formação teve evoluído, mas canções como "Tomorrow's Dream", "Snowblind" e "Supernaut" ainda mostram seu lado musical mais profundo.

Neste período, houve uma série de acontecimentos na banda. Todos os membros tiveram sérios problemas de dependência de drogas, em especial Osbourne e Ward, que, após a admissão do cantor, fez uso de LSD todos os dias por mais de dois anos.Uma mudança de gravadora (de Vertigo para a Warner) tinha atrasado o lançamento do seu novo álbum, Sabotage, publicado somente em 1975. Do ponto de vista musical, Sabotage é um dos mais variados álbuns do grupo, alternando as canções de heavy metal original de "Hole in the Sky" e "Symptom of the Universe" para o canto gregoriano de "Supertzar" e sons de pop rock de "Am I Going Insane (Radio)".
O declínio e à despedida de Osbourne
O próximo álbum, Technical Ecstasy de 1976, foi álbum de acesos debates com os seus adeptos, devido a um som mais flexível e para a presença de maestro e sintetizadores musicais. Embora alguns considerem positivamente o disco como muito ambicioso e inovador, que ajudou desiludirá fãs do estilo inicial do grupo.
Em 1977, após a turnê de Technical Ecstasy, Osbourne deixou o grupo, conseqüência de tristes vicissitudes pessoais, devido à morte do seu pai, para além dos problemas derivados da sua dependência de álcool e drogas já impagável. Os restantes membros do grupo chegaram experimentar durante alguns meses com o cantor Dave Walker (ex-Fleetwood Mac), seguido pelo momentâneo regresso de Osbourne para o item de 1978, o álbum Never Say Die!.
Este trabalho segue as pegadas do álbum anterior, com sons eletrônicos e experimentais (Don Airey nos teclados). Em qualquer caso, a resposta foi negativa pública e garantiu como uma das piores da formação, com a única faixa-título para desfrutar de uma boa popularidade entre os seus fãs.
Em 1979, devido à irreversível conflito com outros membros da banda, Osbourne foi despedido pela sua tendência para o abuso de drogas e álcool.Após a saída de Osbourne, Black Sabbath não apresentou uma formação sólida, atingindo muitas vezes o ponto de instabilidade e assolando vários músicos durante a sua próxima carreira.

A despedida de Ozzy Osbourne, no entanto, preocupou o Black Sabbath, pois o Ozzy uma vez que contribuiu muito para o desempenho das canções e, acima de tudo, foi um grande animador do público durante os desempenhos ao vivo, e, depois, encontrar um substituto digno foi difícil. Após sua saída, ele foi substituído por Ronnie James Dio, ex-vocalista das bandas Elf e Rainbow.
O primeiro álbum com Dio, Heaven and Hell, foi um grande sucesso, permitindo que o grupo voltasse nas paradas, e nas vendas foi o melhor resultado da banda desde 1975, com as canções "Neon Knights", "Heaven and Hell", "Die Young" e outros que se tornaram peças significativas de sua discografia. O álbum também foi marcado pela entrada de Geoff Nicholls nos teclados. Embora nem sempre seja reconhecido como um membro oficial do grupo e forçadas a desempenhar no "backstage" dos concertos de "razões estéticas" (caso não isolado na paisagem do metal), Nicholls teve, desde então, indiscutível influência sobre o grupo, e mesmo nível compositivo.
A turnê do disco revelou, muito mais tarde, também sobre o carisma do novo cantor, a sua excelente voz e talento. Também durante o tour, Bill Ward teve que sair por razões pessoais (seus pais morreram, um após o outro, em um curto período de tempo, com os grandes problemas com álcool),e foi concluída por Vinny Appice (irmão de Carmine Appice, famoso baterista de Vanilla Fudge, Rod Stewart e King Kobra).
Foi durante esta excursão que Dio fez o famoso gesto de "chifres", posteriormente adaptado como uma espécie de "sinal de reconhecimento" pelos amantes do metal. No entanto, a paternidade deste gesto é o tema do debate, uma vez que também foi reivindicada por Gene Simmons do Kiss.No entanto, os críticos argumentam que este não foi introduzido na música, ou por Dio ou por Simmons, mas com os Beatles em 1967.Na verdade, as imagens promocionais do filme animado Yellow Submarine mostra John Lennon, a fim de tornar este gesto em cena.É também visível na capa do recurso, onde Lennon mostra os chifres atrás de Paul McCartney.Além disto, Dio disse que este assinar é o manual aprendido a partir de sua avó, que os distribuiu a evitar o mau uso ocular.
Voltando à arte da banda, Tony Iommi e os membros, com a ajuda de Appice, gravaram o álbum posterior, Mob Rules, em 1981, um sucesso também confirmou do novo estilo adquirido do Sabbath, graças às duas composições técnica de Dio. A faixa-título do álbum foi escolhida para a trilha sonora do filme Heavy Metal.
A saída e a rápida propagação do bootleg ao vivo, Live at Last (gravada pelo Sabbath com Ozzy, em uma turnê de 1973), convenceu o grupo a responder com um álbum ao vivo "oficial". Live Evil (1982) recolhe a maior parte das canções mais famosas do grupo (do Black Sabbath para Mob Rules). Esta publicação, no entanto, trouxe novos problemas: Iommi e Dio deram azo a debates acalorados no que se refere à mistura de som, como o líder do Black Sabbath acusou o cantor de ter viajado para estudar à noite para aumentar o seu volume de voz e chamado de "pequeno Hitler".Tudo isto houve uma série de controvérsias que convenceu o cantor a deixar a banda, trazendo com ele, o Appice.

A saída do Vinny Appice e de Ronnie James Dio, deu instabilidade na banda. Para o papel do baterista, Cozy Powell foi contratado, mas a resposta foi negativa. Esta lacuna foi preenchida pelo oportuno regresso de Bill Ward, porém encontrar um novo vocalista foi mais difícil do que o esperado. Foram adicionados Nicky Moore do Sanson e John Sloman da Lone Star, mas não foram tomadas.Iommi queria ter David Coverdale do Whitesnake em sua banda, mas o cantor recusou a proposta.
Assim, a investigação realizada por Iommi e Butler é orientada para o Ian Gillan (ex-Deep Purple) que, naquele momento, estava livre de qualquer compromisso devido a problemas com a sua voz.Os contatos entre as duas partes são representados por uma anedota bastante bizarra. Gillan disse que ele recebeu um telefonema de Iommi, que lhe pediu para se encontrar com ele para fazer um bate-papo. Os dois viram em um pub chamado "The Bear" em Woodstock.Um dia depois, Gillan fica confuso, porque tinha bebido álcool no dia anterior, e recebeu um telefonema de seu gerente, Phil Banfield, que lhe disse para se encontrar com Black Sabbath para discutir com eles, desde que ele aceite a oferta de tornar-se seu novo vocalista. Praticamente, Gillan fez essa escolha, no estado de embriaguez e não se lembrar de nada.
Gillan como o vocalista, foi possível a realização de Born Again (1983), álbum muito mais maciço do que os produzidos com Ozzy e Dio, que registrou um sucesso significativo de vendas e colocado em quarto lugar nas classificações inglesas.Este trabalho, como as do período de Ozzy, suscitou grande controvérsia, gerido pela P.M.R.C. de censura. A canção "Trashed" foi criticada por incitação para o abuso do álcool, que foi incluído em uma lista chamado de "Quinze Asquerosas" para designar as 15 canções mais escandalosas da música contemporânea.Gillan irá responder a estas acusações, dizendo que a canção fala de si próprio, quando dirigindo o seu carro por Bill Ward no estado de embriaguez fora do estúdio de gravação, destruído, que termina em um canal e colocando sua vida em perigo.
A associação entre Gillan e Sabbath foi apelidada, ironicamente, por muitos jornais como "Black Purple", o nome dado pela fusão de Black Sabbath e Deep Purple[34]. Posteriormente, foi tomada a turnê, e Ward retirou novamente e foi substituído por Bev Bevan (ex-Electric Light Orchestra). No final, Gillan volta ao Purple, no momento da nova reunião.
Instabilidade e disputas
Com a saída de Ian Gillan, tirou a conclusão de um novo cantor. Spencer Proffer, nesse momento novo produtor da banda, contratou Ron Keel (ex-Steeler e Keel) para uma audiência, mas ao final não foi escolhido. A banda, a admissão de Keel, desejava o retorno de Ozzy.Outro candidato foi George Criston da banda canadense Kick Axe(outra banda gerida pelo Proffer).
Mais tarde, David Donato foi citado como vocalista oficial do grupo, que ficou por cerca de seis meses com o Black Sabbath, mas não chegaram a fazer um álbum, por causa de sua inesperada demissão. As razões para o seu abandono estão envoltos em mistério, dito que ele foi despedido depois de um "horrível" emitido para a revista Kerrang!, mas tudo foi negado, enquanto outros defenderam que passou o Donato depois da gestão da banda. No entanto, Tony Iommi, em uma entrevista, preferiu não dizer nada sobre este evento.
Entre os poucos e raros exemplos do Black Sabbath com Donato é a canção "No Way Out", o que não é, senão uma primeira versão de "The Shining" (contido em The Eternal Idol, publicado em 1987).Donato mais tarde, em 1986, fundou uma banda de glam metal chamada White Tiger, junto com o ex-guitarrista do Kiss, Mark St. John.
O mesmo Geezer Butler, após um longo tempo com banda, abandona e forma uma banda (o "Geezer Butler Band"), mas não esculpidas qualquer álbum. A formação original do Black Sabbath devolvidos, temporariamente, durante o evento "Live Aid", em 1985, festival organizado por Bob Geldof e Midge Ure onde o grupo compartilhou o palco com artistas como Queen, David Bowie, The Who, Madonna e U2.

Seventh Star de 1986, inicialmente um álbum solo de Iommi, porém mais tarde publicado, por razões contratuais com a empresa discográfica, sob o nome de "Black Sabbath featuring Tony Iommi".Este álbum, ainda mais, marcou a volta da viragem que começou com Ronnie James Dio, os teclados, que passou a ser um instrumento fundamental para o seu novo estilo. No entanto, comparado com o anterior Born Again, Seventh Star teve pouco sucesso. Além disso, alega do trabalho foi objeto de discussão entre Iommi e Jeff Fenholt que alegou ter participado na composição das faixas do disco. Fenholt, na verdade, deu um corte com o demo da banda, Star of Índia, de 1985,e as canções aqui são parte de lista do Seventh Star.
Na fase inicial da turnê, em 1986, Hughes deixa a banda, devido aos graves problemas com a voz, após receber um punhado de garganta no dirigente do grupo, Don Arden, durante uma disputa e foi substituído por Ray Gillen. Entretanto, a carreira solo de Osbourne andava de velas inchadas, (ele já havia publicado álbuns clássicos do metal como Blizzard of Ozz e Diary of a Madman) e da crescente fama do cantor estava prestes a cada vez mais obscuro.
A chegada de Tony Martin
A preparação para o álbum The Eternal Idol, viu o reaparecimento, como percussionista, o baterista Bev Bevan e ingressou como baixista Bob Daisley (que também tocou com Ozzy). No meio de discos, Ray Gillen saiu do Black Sabbath. Gillen foi substituído por Tony Martin e foi o último a cantar (com canções escritas originalmente por Gillen) para o álbum The Eternal Idol, embora entre os colecionadores possam encontrar a versão original cantada por Gillen. A reunião entre o novo vocalista e o Tony Iommi ocorreu através do gerente de Martin, antigo companheiro de escola do líder do Sabbath.
Martin foi muito apreciada, o seu talento foi comparado, para muitos, com o Ronnie James Dio e participou ativamente na elaboração das canções. O álbum tem algumas referências ao passado (a canção homônima relembra sons escuros de Master of Reality), mantendo o estilo adotado nos últimos anos (a grande contribuição dos teclados). Mesmo este álbum, embora muitos considerem a bom nível, não teve o sucesso esperado.
Após o lançamento do álbum, a banda foi novamente à deriva e abalada por uma série de saídas; Iommi, Martin e Nicholls tiveram que contratar um novo baixista, (Jo Burt), e um novo baterista, (Terry Chimes do The Clash), na curta turnê promocional, que teve lugar em 1987, quase exclusivamente com datas na Europa.
Apesar destas mudanças em curso, a banda começou a estabilizar em torno das performances de Iommi (agora único membro original), Martin, Nicholls e que entrou em seguida (em substituição de Chimes), o baterista Cozy Powell (que já recebeu uma oferta de Iommi após a partida de Appice, mas nessa altura não aceitou).Com a adição de Laurence Cottle no baixo, o Sabbath publicou Headless Cross (1989), álbum que recebeu um bom sucesso, maior do que o Seventh Star e The Eternal Idol. A partir da canção-título foi estabelecido um vídeo que foi transmitido por certo período na MTV.
Em 1990 (mais uma vez com um novo baixista: Neil Murray do Whitesnake, que já tocou na turnê de Headless Cross), o Sabbath consolidou esse "renascimento" com outro álbum, Tyr, que vendeu muito bem e que se seguiu em turnê muito mais tarde no mesmo ano.
Reuniões
Os resultados alcançados com os álbuns Headless Cross e Tyr, em 1992, Tony Iommi convoca a formação do início dos anos 80 (do álbum Mob Rules), com Geezer Butler, Ronnie James Dio e Vinny Appice. O álbum que surgiu, Dehumanizer (1992), foi um trabalho de som áspero e levou muito mais do que uma boa opinião pública e crítica. A banda preparou uma turnê muito bem sucedida, que culminou com uma memorável aparição no festival de heavy metal "Monsters of Rock".
Nessa altura, Osbourne anunciou a sua intenção de retirar da música por uma turnê (mais tarde mudou de idéia, e organizou uma nova turnê chamada "Retirement Sucks"), e pediu a sua antiga equipe às últimas duas datas em Costa Mesa, Califórnia, em 14 e 15 de novembro. Dio não estava de acordo e acabou por sair novamente, em parte porque o seu contrato expirou em 13 de novembro, um dia antes dos dois últimos concertos de Ozzy. Dio, porém, alegou que o real motivo de sua saída foi à persistência de divergências com Iommi, como em tempos de Heaven and Hell e Mob Rules.Para completar a turnê, Iommi chamou em última hora, Rob Halford, do Judas Priest.
Com a saída de Dio e Appice, Black Sabbath chama Tony Martin e Geoff Nicholls e, com o novo baterista, Bobby Rondinelli, lançam o Cross Purposes, acompanhado de Cross Purposes Live, uma caixa de CDs e vídeos, publicado em 1994 e atualmente fora de impressão. Quando abandonou o grupo, Rondinelli foi substituído em surpresa, uma vez que o baterista original, Bill Ward, que assumiu a tempo para tocar as últimas quatro datas da turnê na América do Sul.
Mais uma vez, Ward e Butler abandonaram, e para o ano de 1995, regressou a formação do álbum Tyr, com Cozy Powell e Neil Murray, que lançam o álbum Forbidden, o álbum de estúdio mais recente do Black Sabbath, que não tem recebido bons conselhos do público e da crítica. O rapper Ice-T cantou junto com o Martin, a canção "Illusion of Power". Na turnê, Powell acompanhou apenas as datas da turnê dos EUA, enquanto aqueles que na Europa, Rondinelli ficou no seu lugar.
Em 1996, a Castle Records publicou algumas canções da banda do álbum Born Again até Forbidden, na coletânea intitulada de The Sabbath Stones.
Em 1997, Ozzy deu vida em seu festival, Ozzfest. Na última parte do show, Butler e Iommi (e, posteriormente, também Ward) apareceram no palco para tocar algumas canções clássicas do Sabbath. Com a formação original, foi gravado em 1998, o álbum duplo ao vivo, Reunion, composto exclusivamente de canções de Osbourne em versões ao vivo, mas que também incluiu mais de duas novas canções de estúdio. Em 2000, a banda foi premiada pelo Grammy, na categoria "Melhor Desempenho de Metal", graças à canção "Iron Man".

Em 13 de Março de 2006, Black Sabbath entraram no Rock and Roll Hall of Fame. Eles foram introduzidos pela banda Metallica, que também tocou duas canções da banda do Iommi ("Hole in the Sky" e "Iron Man").
Quando parecia que já tinha chegado ao seu final e a retirada do cenário musical, em outubro de 2006 foi anunciada uma turnê no principal festival europeu de metal, a formação do álbum Heaven and Hell: Dio, Iommi, Butler e Ward.
O seu nome para esta excursão foi Heaven and Hell. Em novembro de 2006, Ward abandonou o projeto porque eles disseram, muito vagamente, que houve especulações sobre o novo nome do grupo e foi substituído por Vinny Appice. Em 3 de abril de 2007, o grupo tem vindo a publicar The Dio Years, compilação de canções compostas com Dio e também contendo faixas inéditas. Recentemente, eles tocaram no "Gods of Metal" em junho de 2007.
Embora ele pensasse que o projeto "Heaven and Hell" seria concluída, o grupo permanecerá unida e vai sair em 2008 um novo álbum de estúdio, o primeiro desde álbum de 1995, Forbidden. Porém, Ozzy manifestou o seu desejo de ser capaz de gravar novo material com a formação original do Black Sabbath.
Patrimônio Musical
A importância do Black Sabbath no heavy metal e outras ramificações do rock foram comentadas por vários críticos musicais. De acordo com muitos deles, o grupo foi reivindicada a paternidade do subgênero doom metal, que deve muito à sua contribuição.
Até mesmo o grunge sofre a influência do Black Sabbath, uma vez que grupos como Alice in Chains, Nirvana e Soundgarden consideram importantes para a sua música. A VH1 acrescentou o grupo em segundo lugar entre os cem melhores artistas de hard rock,e escolheu o "Iron Man" como a melhor canção de metal de todos os tempos.A revista Rolling Stone classificou a banda na posição 85 entre os cem melhores artistas de todos os tempos,embora tenha acrescentado a MTV, o primeiro lugar entre as dez melhores bandas de heavy metal de todos os tempos.Já a revista Time colocou o Paranoid entre os cem melhores álbuns de todos os tempos.
Aqui estão listados artistas que prestaram homenagem ou fizeram vários covers como um tributo ao grupo de Birmingham.
* Em 1987, Anthrax interpretou um cover de "Sabbath Bloody Sabbath" no seu EP I'm The Man. A mesma canção foi realizada por Amon Amarth no seu demo Thor Arise e pela banda Cardigans no álbum Emmerdale.
* Em 1994, o Pantera interpretou covers de "Planet Caravan" para o álbum Far Beyond Driven e "Hole in the Sky" na coleção The Best of Pantera: Far Beyond the Great Southern Cowboys' Vulgar Hits!.
* A banda de doom metal Candlemass gravou "Black Sabbath Medley", uma faixa contendo alguns trechos de várias canções do grupo de Birmingham. Está no álbum Ancient Dreams.
* Em 1987, os Butthole Surfers inseriu "Sweat Loaf" (o título é uma variante do "Sweet Leaf") para o seu álbum Locust Abortion Technician.
* Em 1994, John Christ, guitarrista do Danzig, disse que a composição de sua banda, "Her Black Wings" (do álbum Danzig II: Lucifuge) contém um riff de "Zero the Hero".O Danzig produziu, também, o cover de "Hand of Doom" no disco Blackacidevil. "Zero the Hero" se tornou cover de Cannibal Corpse no seu EP Hammer Smashed Face.
* O Guns N' Roses tocou "It's Alright" no seu álbum ao vivo Live Era 87-93.
* Um cover de "Paranoid" está no álbum do Megadeth, Hidden Treasures.
* O disco tributo ao Black Sabbath, Nativity in Black, contém as suas canções tocadas por bandas e artistas famosas como Megadeth, Pantera, Slayer, Machine Head, Bruce Dickinson, Godsmack, Drowning Pool e assim por diante. No segundo volume deste trabalho, o cantor de hip hop Busta Rhymes, alterou uma parte de "Iron Man", a partir do qual a canção "This Means War". Neste mesmo álbum, o mesmo Ozzy Osbourne aparece como hóspede estrela.
* O grupo NOFX registrou um cover do "Iron Man".
* Diz que o grupo de metal sinfônico, After Forever, leva o seu nome da canção homônima do Sabbath.
* Em 1998, tocou uma versão do Metallica de "Sabbra Cadabra" com certas partes da canção "A National Acrobat", no álbum Garage Inc..
* O ator Jack Black é um grande admirador do Black Sabbath.Além disso, com a sua banda Tenacious D, tem composto a canção, "Dio", em homenagem a Ronnie James Dio.
* Em 1988, Venom colocou a canção "Megalomania" no álbum Prime Evil.
* Em 2002, a ex-baixista das bandas Hole e Smashing Pumpkins, Melissa Auf der Maur, formou uma banda de tributo ao Black Sabbath chamado de "Hand of Doom", título de uma canção do álbum Paranoid.
* O filme documentário, Spinal Tap, contém várias referências ao grupo de Birmingham. Por exemplo, a fixação de Stonehenge, neste filme, foi inspirada pela coreografia utilizada pelos Black Sabbath durante o Born Again Tour.
* O cover de "War Pigs" está no álbum de Faith No More, The Real Thing.
* A canção "Give it Away" do Red Hot Chili Peppers contém, no final, os principais riffs de "Sweet Leaf". O mesmo riff também aparece na canção "Busted in Baylor County" do álbum Put the Back in Country de Shooter Jennings.
* Em 2001, Earth Crisis tocou "Children of the Grave" no seu último álbum Last of the Sane.
* Em 1997, a versão do Sepultura da canção "Symptom of the Universe" está presente no álbum Blood-Rooted.
* Em 1991, Marilyn Manson gravou "Sam Son of Man", que é nada mais que um cover de "Iron Man", com texto modificado.
* Um cover de "Paranoid" aparece no álbum The Incredible Shrinking Dickies do grupo de punk rock The Dickies em 1979.
* Existe na internet uma versão não-oficial (não lançada na discografia da banda) de "Alive", do Pearl Jam, em que seu guitarrista, Mike McCready, usa solo do final de "War Pigs" como música incidental.
Formação atual
* Ozzy Osbourne - vocal (1969–1979, 1997-presente)
* Tony Iommi - guitarra (1969-presente)
* Geezer Butler - baixo (1969–1984, 1990–1994, 1997-presente)
* Bill Ward - bateria (1969–1980, 1983, 1984, 1994, 1997–98, 1999-presente)
Álbuns de estúdio
* Black Sabbath (1970) 4.5/5 estrelas
"Evil Woman" (single, 1969)
"Black Sabbath" (single, 1970)
"N.I.B." (single, 1970)
"The Wizard" (single, 1970)
* Paranoid (1970) 5/5 estrelas
"Paranoid" (single, 1970)
"Iron Man" (single, 1971)
"War Pigs" (single, 1971)
"Fairies Wear Boots" (single, 1971)
* Master of Reality (1971) 5/5 estrelas
"Sweet Leaf" (single, 1971)
"Children of the Grave" (single, 1971)
"After Forever" (single, 1972)
* Black Sabbath, Vol. 4 (1972) 4.5/5 estrelas
"Snowblind" (single, 1972)
"Tomorrow's Dream" (single, 1972)
"Supernaut" (single, 1973)
"Changes" (single, 1973)
* Sabbath Bloody Sabbath (1973) 4.5/5 estrelas
"Sabbath Bloody Sabbath" (single, 1973)
"Sabbra Cadabra" (single, 1974)
* Sabotage (1975) 4.5/5 estrelas
"Am I Going Insane (Radio)" (single, 1975)
"Hole in the Sky" (single, 1975)
"Symptom of the Universe" (single, 1975)
* Technical Ecstasy (1976) 2/5 estrelas
"Rock 'n' Roll Doctor" (single, 1976)
"Dirty Women" (single, 1976)
* Never Say Die! (1978) 1.5/5 estrelas
"Never Say Die" (single, 1978)
"A Hard Road" (single, 1978)
* Heaven and Hell (1980) 4.5/5 estrelas
"Neon Knights" (single, 1980)
"Die Young" (single, 1980)
* Mob Rules (1981) 4/5 estrelas
"The Mob Rules" (single, 1981)
"Turn up the Night" (single, 1982)
"Voodoo" (single, 1982)
* Born Again (1983) 1.5/5 estrelas
"Trashed" (single, 1983)
* Seventh Star (1986) 3/5 estrelas
"No Stranger to Love" (single, 1986)
* The Eternal Idol (1987) 3/5 estrelas
* Headless Cross (1989) 4/5 estrelas
"Headless Cross" (single, 1989)
"Devil and Daughter" (single, 1989)
* Tyr (1990) 1/5 estrelas
"Feels Good to Me" (single, 1990)
* Dehumanizer (1992) 2.5/5 estrelas
"TV Crimes" (single, 1992)
* Cross Purposes (1994) 3/5 estrelas
"The Hand That Rocks the Cradle" (single, 1994)
* Forbidden (1995) 1.5/5 estrelas
Semana q vem teremos o Aerosmith.