
Kimi Raikkonen, que perdeu a segunda posição na largada, conseguiu o terceiro posto e o primeiro pódio da Ferrari na temporada 2009. O finlandês também fez uma corrida regular, sempre com uma vantagem constante em relação aos dois carros da Brawn. Felipe Massa, companheiro de equipe, foi o quarto colocado, à frente de Mark Webber, da RBR, o quinto.
Nico Rosberg, da Williams, chegou em sexto, após ser superado por Webber e Massa. Sebastien Bourdais, com uma tática de apenas um pit stop, conseguiu mais um ponto ao chegar em oitavo no principado e completar a zona de pontuação. O francês da STR tinha chegado na mesma posição na abertura da temporada, na Austrália.
Nelsinho Piquet, o outro brasileiro na prova, abandonou na 13ª volta, após ser abalroado por Sebastien Buemi, da STR, na freada para a curva Sainte Devote. O suíço perdeu o ponto de freada e acertou a traseira da Renault do brasileiro, que ainda retornou, mas recolheu seu carro aos boxes na mesma passagem. Ele reclamou bastante do novato, que pediu desculpas pelo erro.
Com a quinta vitória no ano, Jenson Button chegou aos 51 pontos e abriu 16 de vantagem para Rubens Barrichello, que tem 35. Sebastian Vettel, da RBR, se mantém em terceiro, apesar do abandono em Mônaco, com 23. Mark Webber, companheiro do alemão, subiu para 19,5 e continua em quarto. A próxima corrida da temporada será disputada na Turquia, em duas semanas, no dia 7 de junho.
Button e a Brawn GP dominam a corrida desde a largada

Apenas os dois carros da Brawn GP e Vettel, da RBR, começaram a corrida com os pneus supermacios, que tinham menor durabilidade. Após algumas voltas, o desempenho dos três pilotos caiu vertiginosamente e as equipes tiveram de antecipar seus pit stops.
Neste período, Barrichello começou a ser pressionado por Raikkonen, mas era Vettel que estava em apuros. O alemão, com muita dificuldade com os pneus, chegou a liderar uma fila de nove carros. Após ser superado, na 10ª volta, por Rosberg, Massa e Kovalainen, a RBR decidiu chamar seu piloto para os boxes.
Após seu pit stop, Vettel tentava recuperar o tempo perdido. No entanto, o alemão forçou demais e, na 15ª volta, acertou a barreira de pneus colocada na curva Sainte Devote, a primeira após a reta dos boxes. Os danos ao carro da RBR foram grandes e ele teve de abandonar a corrida.
Na 17ª volta, foi a vez de Rubens Barrichello fazer seu pit stop, após perder quase 15 segundos em relação ao companheiro Jenson Button. O brasileiro ainda conseguiu voltar à frente de Raikkonen, que tinha parado na volta anterior. Button entrou nos boxes na 18 e manteve a ponta no retorno à pista.
A situação se manteve inalterada até a segunda rodada de pit stops, com Button na frente, seguido por Barrichello, Raikkonen e Webber, que superou Rosberg nos boxes. O inglês da Brawn manteve a vantagem para Barrichello sempre acima dos dez segundos.
O último trecho da corrida foi complicado para a Ferrari. A equipe colocou os supermacios em seus dois carros. Raikkonen e Massa perderam muito desempenho e se afastaram da dupla da Brawn, que teve um fim de corrida tranquilo. Webber chegou a pressionar o brasileiro, mas a classificação permaneceu inalterada.
Nico Rosberg e Fernando Alonso perderam contato com o pelotão formado por Raikkonen, Massa e Webber durante o trecho intermediário de suas corridas, mais longo do que o dos rivais. Com mais gasolina neste período, eles ficaram para trás e acabaram na sexta e na sétima posições, respectivamente.
Erros e acidentes também marcam a corrida em Mônaco
Heikki Kovalainen fazia uma boa corrida, sempre na zona de pontuação, quando cometeu um erro semelhante ao de Felipe Massa no treino classificatório. O finlandês da McLaren perdeu a traseira de seu carro antes da segunda parte dos S da Piscina e acertou, com força, a barreira de pneus interna. Ele teve de abandonar a corrida. Lewis Hamilton, seu companheiro, até fez algumas ultrapassagens, mas terminou em um discreto 12º lugar após largar em último.
Após ser atingido na traseira por Sebastien Buemi, da STR, Nelsinho Piquet, da Renault, reclamou muito do suíço, que estreia nesta temporada na Fórmula 1. Ele teve de abandonar a corrida após o acidente na 12ª volta na curva Sainte Devote e disse que quase machucou o pescoço na pancada.
Sebastien Bourdais, da STR, conseguiu a oitava posição após o erro de Kazuki Nakajima, da Williams, no fim da prova. Ele escapou e bateu na barreira de pneus colocada no guard rail externo da curva Mirabeau, uma das mais lentas do circuito.
resultado do GP de Mônaco 2009
melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) - 1m15s154
Piloto | Equipe | Tempo | |
---|---|---|---|
1 | J. Button (ING) | Brawn | 78 voltas em 1h40m44s282 |
2 | R. Barrichello (BRA) | Brawn | a 7s666 |
3 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 13s443 |
4 | F. Massa (BRA) | Ferrari | a 15s110 |
5 | M. Webber (AUS) | RBR | a 15s730 |
6 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 33s586 |
7 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 37s839 |
8 | S. Bourdais (FRA) | STR | a 1m03s142 |
9 | G. Fisichella (ITA) | Force India | a 1m05s040 |
10 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 1 volta |
11 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 1 volta |
12 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 1 volta |
13 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 1 volta |
14 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 1 volta |
15 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 2 voltas/acidente |
16 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 27 voltas/acidente |
17 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 50 voltas/mecânico |
18 | S. Vettel (ALE) | RBR | a 63 voltas/acidente |
19 | N. Piquet (BRA) | Renault | a 68 voltas/acidente |
20 | S. Buemi (SUI) | STR | a 68 voltas/acidente |