Após um problema técnico no site oficial, a Virgin lançou o modelo VR-01 com o qual disputará sua primeira temporada na Fórmula 1. Com a propaganda de ser “totalmente digital”, o design do carro, que tem as cores preta e vermelha, foi criado com tecnologia pioneira de Dinâmica de Fluidos Computacionais (CFD, em inglês), que simula digitalmente o fluxo de ar no carro, substituindo o tradicional túnel de vento.

A tecnologia foi criada pelo diretor técnico da Virgin,. Nick Wirth, que não negou as dificuldades de adaptação ao novo regulamento da categoria, mas elogiou o resultado final do trabalho de sua equipe.
- Os problemas criados pela proibição de reabastecimento no desenvolvimento do carro foram consideráveis, com certeza. Mas tenho sorte de trabalhar com os melhores designers da F-1 e tenho exata noção do que é preciso para ter sucesso nesse esporte. Quando você vê o que essas equipes alcançaram com as tecnologias convencionais, não é surpresa que haja um ceticismo com um carro todo em CFD. Mas nós competimos em uma modalidade que está passando por mudanças significativas para encarar a dura realidade econômica. Sob restrição de recursos, a tradição ficará muito cara. Acredito totalmente no processo de design digital e na oportunidade de testar o CFD em alto nível para demonstrar que esse é o caminho para o futuro da Fórmula 1. É muito emocionante – disse Wirth.
O diretor técnico também mostrou sua confiança nos pilotos da equipe, o alemão Timo Glock e o brasileiro Lucas di Grassi.
- Temos dois pilotos muito focados e determinados. O esforço significativo que eles fizeram nos bastidores nos últimos dois meses nos simuladores será provado quando transferirmos isso para as pistas – afirmou Wirth.
Nestas quinta e sexta-feira, a Virgin fará testes em Silverstone. Em seguida, a equipe se juntará às outras nas sessões coletivas em Jerez de la Frontera, na Espanha, na próxima semana.