
BRASIL 5X0 NOVA ZELÂNDIA
Em dia de Ronaldinho Gaúcho, Brasil goleia Nova Zelândia e está classificado
Sem escudo da CBF, as cinco estrelas e a camisa amarela, a seleção brasileira vestiu o uniforme todo azul e apostou no talento de Ronaldinho Gaúcho neste domingo. Deu certo. E muito. O camisa 10 deu show em Shenyang, marcou duas vezes e comandou a equipe na goleada por 5 a 0 sobre a Nova Zelândia, que garantiu a classificação às quartas-de-final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Após uma estréia difícil contra a Bélgica (1 a 0), o time de Dunga fez um excelente primeiro tempo e manteve o ritmo no segundo. De quebra, contou com um camisa 10 inspirado por 90 minutos, viu Alexandre Pato desencantar, achou em Marcelo uma boa opção de ataque e mostrou que é forte candidata à inédita medalha de ouro. Além de Ronaldinho, Anderson, que também teve boa atuação, Pato e Rafael Sobis marcaram. Os chineses retribuíam com gritos de "ohhh" a cada jogada de efeito dos craques. Trilha sonora de espetáculo.
Na liderança do Grupo C, a seleção soma seis pontos. A Bélgica, que venceu a China (um), tem três. A Nova Zelândia segue com um. Os belgas ainda têm remotas chances de tirar o primeiro lugar do Brasil. Para isso, têm que vencer os neozelandeses na quarta-feira, torcer por uma derrota brasileira para os chineses e tirar a diferença no saldo de gols (6 a 1 para o Brasil).
O líder da chave vai enfrentar o segundo do Grupo D, que tem Itália, Camarões, Coréia do Sul e Honduras.

Ronaldinho deita e rola em campo
A seleção precisou de apenas dois minutos para abrir o placar, com bela ajuda da zaga neozelandesa. Nelsen tocou para um companheiro na entrada da área, mas Diego foi mais esperto, roubou a bola e tocou para Anderson. O ex-gremista bateu de primeira e o goleiro Spoonley defendeu. No rebote, Anderson teve que tentar mais duas vezes para conseguir colocar a bola para dentro.
O gol deixou o time de Dunga bem mais solto. A fragilidade do rival também ajudava, e Ronaldinho aproveitou para ganhar ritmo de jogo e fazer a festa da torcida com lances bonitos. Marcelo e Diego também se destacaram, sendo boas opções no ataque.
Para compensar a falta de técnica, a Nova Zelândia tentava se fechar na zaga. Em ataques do Brasil, até nove neozelandeses, sem contar o goleiro, ficavam na área. Aos 24, Anderson tentou furar o bloqueio com um chute de longe, mas a bola passou perto.
Aos 33, o segundo gol brasileiro. Ronaldinho deu excelente passe para Marcelo na esquerda, o lateral cruzou, Pato se antecipou bem e tocou, com estilo, de cabeça para fazer 2 a 0.
Na comemoração, o ex-colorado fez o famoso coração com os dedos, procurou uma câmera de TV e dedicou o gol ao pai, Geraldo, já que neste domingo comemora-se os Dias dos Pais.
Cinco minutos depois, a jogada mais bonita do primeiro tempo. Pena que foi anulada, por impedimento. Ronaldinho deu dois dribles desconcertantes pela esquerda, olhou para um lado e tocou para o outro, achando Pato na área. O atacante cruzou e Diego marcou, mas o árbitro, corretamente, deu posição irregular do atacante do Milan. Nas cadeiras, o time feminino dos Estados Unidos aplaudiu muito Ronaldinho.
Quando o segundo tempo começou, elas tiveram mais motivos ainda para saudar o camisa 10. Aos nove, o craque iniciou jogada que terminou em falta em Marcelo. Ronaldinho cobrou direto, rasteiro, a bola passou por todo mundo e entrou: 3 a 0. A garotada comemorou muito o gol com o camisa 10, capitão e jogador mais experiente do time.
Aos 16, o novo craque do Milan deitou e rolou, sempre pela esquerda. Primeiro, trocou passes com Marcelo. Depois, tabelou com Anderson, que devolveu de cabeça, entrou na área e foi derrubado por Sam Jenkins. Pênalti. Ronaldinho cobrou bem, no canto direito de Spoonley, e fez o quarto do Brasil.
Dez minutos depois, Dunga colocou Thiago Neves e Rafael Sobis em campo, tirando Diego e Pato. Um pouco antes, Rafinha deu lugar a Ilsinho. Sobis teve sua chance aos 32, em mais uma de Ronaldinho. O camisa 10 lançou do meio-campo, o atacante do Bétis entrou pela zaga e tocou pelo alto, por cima do gol. Três minutos depois, oportunidade para Thiago Neves, que pegou fraco em chute de fora da área, para defesa do goleiro. Aos 47, Sobis fez o seu, aproveitando passe dentro da área e tocando na saída de Spoonley: 5 a 0, fecharam-se as cortinas.
Ficha técnica:
BRASIL 5 x 0 NOVA ZELÂNDIA
BRASIL
Renan; Rafinha (Ilsinho), Breno, Alex Silva e Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson e Diego (Thiago Neves); Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato (Rafael Sobis).
Técnico: Dunga.
NOVA ZELÂNDIA
Jacob Spoonley; Aaron Scott (Daneil Ellensohn), Ian Hogg, Ryan Nelsen, Michael Boxall; Cole Peverley, Simon Elliott, Craig Henderson, Jeremy Brockie, Shaun Van Rooyen (Greg Draper); e Chris Killen (Sam Jenkins).
Técnico: Stu Jacobs.
Gols: Anderson, aos 3 do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 33 do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 9 e aos 16 do segundo tempo; Rafael Sobis, aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Jeremy Brockie, Sam Jenkins (NZL)
Estádio: Shenyang, China. Data: 10/08/2008.
Árbitro: Stephane Lannoy (FRA).
Auxiliares: Eric Dansault (FRA) e Frederic Cano (FRA).

Argentina demora a furar o bloqueio australiano, mas vence e se classifica
A Argentina encontrou dificuldades para superar o bloqueio defensivo da Austrália, mas conseguiu vencer por 1 a 0 e se classificou para a próxima fase do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Pequim. Os hermanos têm seis pontos ganhos em dois jogos. A Austrália segue com apenas um.
Os primeiros 20 minutos da Argentina foram avassaladores. Principalmente por causa do talento de Messi, o melhor jogador no primeiro tempo. Foram dele os lances mais perigosos. Aos sete, após receber de Lavezzi, ele chutou por cima do travessão. E aos 12, fez fila, deixou três adversários no caminho, invadiu a área e chutou para a defesa de Federeci.
Apesar do domínio - os hermanos tiveram outras boas chances de gol -. a bola não entrou. E aos poucos, a Austrália foi saindo um pouco mais para o jogo, dificultando a vida dos argentinos.
Na volta do intervalo, a Argentina pisou no acelerador de novo e perdeu duas chances no mesmo lance. Aos dois, Riquelme chutou de fora da área para a defesa de Federeci. Lavezzi aproveitou o rebote, mas a bola foi em cima do goleiro. O time argentino continuou o segundo tempo inteiro em cima do adversário, que, fechado, pensava no empate. A pressão surtiu efeito aos 31. Jogada linda da argentina pelo lado esquerdo. Depois de tabela entre Riquelme e Messi, a bola sobra para Di Maria, que cruza no pé de Lavezzi. O atacante escora de primeira, tirando do goleiro, para abrir o placar.
Depois do gol, a Austrália tentou se recuperar e avançou suas linhas. Mas a Argentina usou o toque de bola, sua principal característica, para segurar a o jogo e garantir a vantagem.
NIGÉRIA 2X1 JAPÃO
Obinna arrebenta contra o Japão

Obinna comemora com os companheiros o seu gol, o primeiro na vitória da Nigéria por 2 a 1 sobre o Japão. Além de deixar a sua marca, o atacante ainda deu o passe para Anichebe fazer o segundo. A Nigéria tem quatro pontos e está na briga por uma vaga no Grupo B

BÉLGICA 2X0 CHINA
Bélgica vence China e assume segundo lugar do grupo do Brasil
Depois de perder para o Brasil na estréia das Olimpíadas, a Bélgica venceu a China por 2 a 0 neste domingo, em Shenyang, e assumiu o segundo lugar do Grupo C. Assim, só uma derrota - talvez por goleada - para os chineses na quarta-feira pode evitar que a seleção de Dunga termine a primeira fase na liderança.
O Brasil está em primeiro com seis pontos, e seis gols de saldo. A Bélgica aparece em segundo, com três pontos e um no saldo (perdeu na estréia por 1 a 0 para os brasileiros). China e Nova Zelândia somam apenas um ponto.
Para perder a liderança, o time de Dunga tem que ser derrotado pela China, e a Bélgica deve vencer a Nova Zelândia. Os belgas têm que tirar ainda a diferença no saldo para passar o Brasil. Ou seja, devem ganhar de goleada ou torcer para que os brasileiros sejam goleados.
O líder da chave vai encarar nas quartas-de-final o segundo colocado do Grupo D, que tem Itália, Camarões, Coréia do Sul e Honduras. A Azzurra está na liderança e joga com o vice Camarões na quarta-feira, em partida que vai decidir quem terminará em primeiro.
Em Shenyang, os gols da Bélgica foram marcados por Dembele, aos oito minutos do primeiro tempo, e Mirallas, aos 35 do segundo. Na etapa final, a China ainda teve dois jogadores expulsos (Wangsong Tan e Zhi Zheng) e não conseguiu reagir.

Itália passa fácil pela Coréia do Sul e garante vaga nas quartas-de-final
A Itália venceu a Coréia do Sul por 3 a 0 neste domingo, no Estádio Olímpico de Qinhuangdao, e garantiu vaga nas quartas-de-final do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Pequim. A Azurra soma seis pontos ganhos em dois jogos, dois à frente de Camarões, que venceu a eliminada Honduras. Os sul-coreanos têm pequenas chances no Grupo D.
A Itália não correu risco algum no primeiro tempo. Depois de uma forte pressão, abriu o placar logo aos 15 minutos. O atacante Rossi aproveitou confusão na área e chutou. A Azurra não se acomodou com a vantagem e continuou em cima dos sul-coreanos. Aos 30, chegou ao segundo gol merecidamente. Giovinco foi à linha de fundo pelo lado direito e cruzou para Rocchi, na marca do pênalti, chutar.
No segundo tempo, a Itália recuou e apostou na sua forte defesa para segurar o resultado. Bem postada atrás, evitou a maioria das tentativas da Coréia do Sul. No final, ainda fazer o terceiro, aos 45, por intermédio de Montolivo.
Grupo A
Em outro jogo desta rodada, a Costa do Marfim venceu a Sérvia por 4 a 2, em Shanghai, e assumiu a segunda colocação do Grupo A com três pontos ganhos. Os gols da vitória partida foram marcados por Cisse, Rajkovic (contra), Kalou e Gervinho. Mrdakovic e Rakic descontaram.
A líder da chave é a Argentina, com seis. Austrália e Sérvia, com um, dividem a lanterna. Os hermanos já estão classificados. Os demais brigam pela outra vaga.
HOLANDA 2X2 ESTADOS UNIDOS
Holanda arranca empate com Estados Unidos e embola o Grupo B
Com um gol de Gerald Sibon aos 48 do segundo tempo, a Holanda empatou em 2 a 2 com os Estados Unidos neste domingo, em Tianjin, pelo Grupo B dos Jogos Olímpicos.
O resultado deixa Estados Unidos e Nigéria empatados na liderança com quatro pontos. As duas seleções se enfrentam na quarta-feira, em Pequim, para decidir quem ficará com o primeiro lugar.
A Holanda empatou seus dois jogos no torneio e tem dois pontos. Na última rodada, vai pegar o eliminado Japão, que ainda não pontuou, em Shenyang. Uma vitória sobre os japoneses classifica a Laranja, atual campeão européia sub-21.
Neste domingo, a seleção holandesa começou na frente contra os EUA com um gol de Ryan Babel, aos 16 do primeiro tempo. Sacha Kljestan e Jozy Altidore marcaram para os americanos, que viraram a partida. Mas, Sibon garantiu o empate aos 48.