Rússia estréia com o pé direito
A Rússia estreou com o pé direito nas eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010. Nesta quarta-feira, em Moscou, a equipe derrotou o País de Gales por 2 a 1, pelo Grupo 4 da competição.
Pavlyuchenko, de pênalti, e Pogrebnyak marcaram para os anfitriões, ao passo que Ledley fez o gol britânico. Os galeses ainda perderam um pênalti na primeira etapa, com o lateral-esquerdo Bale.
Com o resultado, os russos chegaram aos mesmos três pontos da Alemanha, que encara a Finlândia ainda nesta quarta-feira, e do próprio País de Gales. Pelo mesmo Grupo 4, Azerbaijão e Liectenstein se enfrentam também nesta quarta.

Klose faz três gols e salva a Alemanha de derrota na Finlândia
Uma atuação inspirada do atacante Klose salvou uma sonolenta Alemanha de derrota para a Finlândia, nesta quarta, em Helsinque. O atacante fez os três gols no empate em 3 a 3 com a seleção local, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo 4 das eliminatórias européias.
A Alemanha nunca esteve à frente do placar e por três vezes teve de buscar a igualdade. Com o resultado, os alemães lideram o grupo, com quatro pontos, um a mais do que País de Gales e Rússia ( os russos, que venceram os galeses fora de casa por 2 a 1 , têm um jogo a menos). A Finlândia, que também só fez um jogo, soma um ponto, assim como Azerbaijão e Lietchenstein, que têm dois jogos e empataram sem gols nesta quarta.
O primeiro gol do jogo surgiu numa falha do lateral Lahm. Johansson pegou a bola livre na entrada da área e bateu cruzado para fazer 1 a 0 Finlândia. A resposta alemã foi quase imediata, com Klose acertando belo chute para deixar tudo igual.
Ainda no primeiro tempo, a Finlândia fez o segundo gol em boa escorada de Väyrynen. Mas Klose, no melhor estilo trombador, cabeceou e depois pegou o rebote do goleiro para empatar de novo pouco antes do intervalo.
Na segunda etapa, Sjölund, livre na área, fez 3 a 2 Finlândia, de cabeça. Na base do abafa, a Alemanha empatou novamente, já perto do fim do jogo. Gomez rolou para Trochowski soltar a bomba. O goleiro deu rebote e, após perde-e-ganha na área, a bola sobrou limpa para Klose empurrar para a rede e decretar o empate.
LETÔNIA 0X2 GRÉCIA
Grécia derrota a Letônia fora de casa e lidera o Grupo 2 das eliminatórias
A Grécia assumiu nesta quarta-feira a liderança isolada do Grupo 2 das eliminatórias européias ao derrotar a Letônia, fora de casa, pelo placar de 2 a 0. Gekas fez os gols do triunfo grego, um em cada tempo.
Com o resultado, a Grécia chega a seis pontos, dois a mais que Israel, que mais cedo venceu a Moldávia, fora de casa, por 2 a 1. A Letônia aparece em terceiro, com três pontos, ao lado de Luxemburgo, que nesta quarta surpreendeu ao derrotar a Suíça fora de casa: 2 a 1. Os suíços têm um ponto.

ITÁLIA 2X0 GEÓRGIA
De Rossi faz dois e garante a Azzurra
A Itália recebeu nesta quarta-feira a Geórgia, em Udine, e não precisou jogar muito para resolver a parada. De Rossi, com um bomba de fora da área e um chute cruzado no fim, fez os gols do triunfo por 2 a 0, que valeu a liderança isolada do Grupo 8 das eliminatórias européias.
O resultado, que foi apertado até o finzinho, não refletiu o amplo domínio dos italianos, que fizeram seu primeiro gol aos 17 minutos, em belo chute do volante do Roma. A bola entrou no ângulo. Um golaço.
A partir daí, a Azzurra dominou e colecionou chances para ampliar, mas não conseguiu balançar novamente a rede. No fim, a Geórgia até que partiu para cima em busca do empate, mas a Itália se segurou. Aos 44, Del Piero achou De Rossi livre na área. O romanista bateu cruzado e fechou o caixão georgiano.
Nesta quarta, também pelo Grupo 8, a Irlanda visitou Montenegro e não passou de empate em 0 a 0. Com isso, a Itália é líder isolada, com seis pontos, dois a mais que os irlandeses. Montenegro aparece em terceiro, com dois pontos. Bulgária (um) e Chipre (zero) folgaram na rodada. A Geórgia também não pontuou.

Walcott comanda goleada da Inglaterra sobre o antigo carrasco
O fantasma Croácia não assusta mais a Inglaterra. Depois de ficar fora da Eurocopa por causa de duas derrotas para os rivais, o English Team foi nesta quarta-feira a Zagreb e goleou de forma incontestável: 4 a 1, em jogo válido pelo Grupo 6 das eliminatórias européias para a Copa de 2010.
O jovem atacante Walcott, do Arsenal, foi o destaque da partida, com três gols. Rooney fez o outro gol inglês, com Knezevic descontando. O triunfo valeu à Inglaterra a liderança do grupo após duas rodadas disputadas.
O gol inaugural da Inglaterra surgiu ainda no primeiro tempo. Walcott aproveitou uma trapalhada da zaga croata e mandou a bola para a rede. Depois do intervalo, Robert Kovac foi expulso por falta violenta em Joe Cole, e a Croácia baixou a guarda.
Walcott, concluindo linda troca de passes entre Heskey e Rooney, ampliou pouco depois da expulsão. Rooney, por sinal, fez 3 a 0 escorando cruzamento de Jenas.
Knezevic ainda diminuiu para os croatas, mas a noite era mesmo de Walcott. O jogador do Arsenal fechou o caixão aproveitando novo passe de Rooney. Depois disso, Walcott deu lugar a Beckham e foi aplaudido pela torcida em Zagreb quando deixava o campo.
Com o resultado, a Inglaterra lidera o Grupo 6, com os mesmos seis pontos da Ucrânia, que mais cedo venceu o Cazaquistão, fora de casa, por 3 a 1. Os ingleses, no entanto, têm melhor saldo de gols.
Na seqüência, aparecem Croácia e Cazaquistão (três pontos). A Bielorrússia, que bateu Andorra por 3 a 1, fora de casa, também três pontos. Andorra segura a lanterna, ainda sem pontuar.

FRANÇA 2X1 SÉRVIA
França consegue vitória suada sobre a Sérvia e salva a cabeça de Domenech
A França conseguiu se reabilitar no Grupo 7 das eliminatórias européias ao vencer a Sérvia por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Saint-Denis. Os Azuis, que haviam perdido para a Áustria na primeira rodada, triunfaram com gols de Henry e Anelka. Ivanovic descontou.
Com o resultado, a França chegou a três pontos no Grupo 7, empatando assim com Áustria Sérvia e Romênia. Lidera o grupo a Lituânia, que com a vitória por 2 a 0 sobre os austríacos, nesta quarta, chegou a seis pontos. O outro jogo do grupo foi a derrota da lanterna Ilhas Faroe (zero ponto) para a Romênia por 1 a 0.
Além de garantir os primeiros pontos aos franceses, a vitória garantiu ainda a permanência do técnico Raymond Domenech, que estava ameaçado de demissão em caso de nova derrota. Os gols do jogo surgiram apenas no segundo tempo. Henry abriu o placar aos nove minutos, Anelka ampliou aos 19. O gol de Ivanovic aconteceu aos 31, mas os sérvios não conseguiram buscar o empate.

Holanda estréia com vitória fora de casa
A Holanda começou bem sua participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Jogando fora de casa, a Laranja Mecânica derrotou nesta quarta-feira a Macedônia, pelo placar de 2 a 1. Heitinga e Van der Vaart fizeram os gols dos holandeses, com Pandev descontando para os donos da casa.
Com o resultado, a Holanda lidera o Grupo 9, com três pontos e um jogo a menos do que Escócia e Macedônia, que têm a mesma pontuação e um jogo a mais. Os escoceses, por sinal, venceram nesta quarta a Islândia, fora de casa, por 2 a 1. Os islandeses e a Noruega, que folgou na rodada, somam um ponto.
Pelo Grupo 3, a Polônia, que teve Roger Guerreiro em campo, derrotou San Marino fora de casa por 2 a 0 e assumiu a ponta de sua chave, com quatro pontos. A pontuação é a mesma da Eslovênia (três pontos), que bateu a Eslováquia por 2 a 1, e está empatada em todos os critérios com os poloneses.
Ainda pelo Grupo 3, Irlanda do Norte e República Tcheca empataram por 0 a 0. As duas seleções têm um ponto (os tchecos com um jogo a menos).


PORTUGAL 2X3 DINAMARCA
Portugal sofre primeira derrota na era pós-Felipão de forma incrível
A seleção portuguesa conheceu nesta quarta-feira sua primeira derrota sob o comando de Carlos Queiroz, o sucessor de Felipão. Os lusitanos dominaram a partida diante da Dinamarca, em Lisboa, a maior parte do tempo, mas sofreram um apagão no fim e permitiram a virada para 3 a 2.
Com o resultado, a Dinamarca ocupa a segunda posição do Grupo 1 das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010, com os mesmos quatro pontos da Suécia, que mais cedo derrotou a Hungria por 2 a 1. A Albânia, que também tem quatro pontos, lidera por ter melhor saldo de gols após golear Malta por 3 a 0. Portugal aparece em quarto, com três pontos, seguido de Hungria (um) e Malta (zero).
O jogo em Lisboa foi dominado pelos portugueses a maior parte do tempo. Apesar disso, os lusos conseguiram apenas um gol na primeira etapa, com Nani escorando cruzamento de Hugo Almeida.
O panorama no segundo tempo seguiu o mesmo até os 38 minutos, quando a Dinamarca empatou, gol de Bendtner. A resposta portuguesa veio dois minutos depois, quando Deco, de pênalti, voltou a pôr os donos da casa em vantagem.
Incrivelmente, Portugal conseguiu perder o jogo com dois gols nos acréscimos. Poulsen, de cabeça, e Jensen, com chute que desviou na zaga e enganou o goleiro, decretaram a vitória dinamarquesa.

Marcos Senna faz golaço no passeio da Espanha sobre a Armênia
O brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna marcou nesta quarta-feira seu primeiro gol com a camisa da seleção da Espanha. O volante fechou a goleada por 4 a 0 sobre a Armênia, em Albacete, com uma bomba de fora da área. Capdevila e David Villa (dois) fizeram os outros gols.
O resultado põe a Espanha como líder do Grupo 5 das eliminatórias européias, com seis pontos em dois jogos. A Armênia segura a lanterna, com zero. A partida marcou também a estréia na seleção principal do atacante Bojan, do Barcelona. O jogador, de 18 anos, é apontado como uma das maiores revelações do futebol espanhol.
Jogando em casa, a Espanha tratou de partir para cima da Armênia. O primeiro gol surgiu logo aos sete minutos, com Capdevila. O artilheiro David Villa, aproveitando passe de Iniesta, ampliou aos 16.
No segund tempo, Villa voltou a marcar, aos 34, após boa tabela de Xabi Alonso e Fábregas. Marcos Senna, com belo chute de fora da área, encerrou a goleada.
Também nesta quarta, Turquia e Bélgica empataram em 1 a 1, em Istambul. Sonck, na primeira etapa, marcou para os visitantes, mas Emre, de pênalti, fez o gol dos anfitriões no segunto tempo.
Com o resultado, turcos e belgas ficaram em segundo lugar no Grupo 5, com quatro pontos. A Bósnia, por sua vez, marcou seus primeiros três pontos no Grupo 5 ao golear a Estônia por 7 a 0, em Sarajevo. Misimovic, com três gols, foi o destaque da partida.