sábado, 13 de setembro de 2008

Rodada de Sábado

ATLÉTICO-PR 2X0 PORTUGUESA
Atlético-PR usa a cabeça para vencer a lanterna Portuguesa na Arena da Baixada




Na estréia do técnico Geninho, o Atlético-PR usou muito bem a cabeça para vencer a Portuguesa por 2 a 0, neste sábado, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. Em jogadas aéreas de Netinho, que resultaram em cabeçadas certeiras de Júlio César e Antônio Carlos (assista ao vídeo com o segundo gol), o Furacão conquistou os três pontos diante da sua torcida e deixou provisoriamente a zona do rebaixamento. Azar da Lusa, que com a vitória do Ipatinga diante do Atlético-MG, acabou virando a lanterna da competição.



Com a vitória, o Atlético-PR chegou aos 26 pontos e ocupa a 15ª colocação. Já a Portuguesa, a pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 50 gols em 25 partidas, continua em queda livre. A Lusa tem apenas 23 pontos e agora ocupa a última colocação na tabela de classificação, correndo cada vez mais o perigo de retornar para a Série B em 2009.



Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR enfrenta o líder Grêmio, domingo, dia 21 de setembro, às 16h, na Arena da Baixada. Já a Portuguesa encara o Botafogo, no mesmo dia e horário, no Canindé.



Rivais entram em campo modificados

Geninho, que estreou no Furacão, sacou Alan Bahia do meio-campo e Márcio Azevedo da lateral esquerda e promoveu a entrada de Fernando e Netinho, respectivamente. Mas manteve o esquema tático 3-5-2. Já Estevam Soares tentou armar a Lusa mais ofensiva, com o meia Edno na lateral esquerda, com Preto organizando o jogo no meio-campo.



A forte marcação predominou ao longo do primeiro tempo. Com pouca criatividade no meio-campo, as duas equipes tentaram chegar ao ataque pelos lados. Porém, na maioria das vezes, os atacantes sucumbiram diante dos zagueiros. E os goleiros quase não trabalharam.



O Atlético teve boa chance com Netinho, cobrando falta, aos 16 minutos. Porém, as melhores oportunidades para abrir o placar foram da Lusa. Aos 21, Edno, em chute de fora da área, obrigou Galatto a fazer a defesa. Em seguida, aos 22, Patrício tocou para Washington, dentro da área, que chutou forte. O goleiro do Furacão espalmou e evitou o gol.



Sempre na bola parada, o Furacão levava perigo ao gol da Lusa. Fernando, em duas cobranças de faltas, aos 30 e 32, exigiu boas defesas do goleiro Sérgio. Mas, no geral, o primeiro tempo foi equilibrado e o empate acabou sendo justo.



Segundo tempo







A Portuguesa voltou com o volante Rai na vaga de Dias. Mas quem voltou aceso, pressionando o tempo todo, foi o Atlético, que não demorou para abrir o placar. Logo aos quatro minutos, após cruzamento certeiro de Netinho, Júlio César, de cabeça, balançou a rede do goleiro Sérgio. (Assista ao vídeo ao lado com o primeiro gol).



Assustada, a Portuguesa não soube mais explorar os contra-ataques. Já o Furacão, embalado com a vantagem no marcador, continuou encurralando o adversário na defesa e chegou aos segundo gol em jogada de bola parada. Aos 12, Netinho cobrou falta e o zagueiro Antônio Carlos, de cabeça, ampliou.



Em vantagem, o Furacão passou a trocar passes e a valorizar a posse de bola. A Lusa, mesmo com Fellype Gabriel na vaga de Gavilán, não conseguiu ficar mais ofensiva e praticamente não incomodou o goleiro Galatto.





Ficha técnica:
ATLÉTICO-PR 2 x 0 PORTUGUESA
ATLÉTICO-PR
Galatto, Danilo, Antônio Carlos e Rhodolfo; Alberto, Fernando (Chico), Valencia, Ferreira (Alan Bahia) e Netinho; Júlio César (Kelly) e Rafael Moura.
Técnico: Geninho.
PORTUGUESA
Sérgio, Patrício, Bruno Rodrigo, Halisson e Edno; Gavilán (Fellype Gabriel), Dias (Rai), Carlos Alberto e Preto; Washington e Jonas (Vaguinho).
Técnico: Estevam Soares.
Gols: Júlio César, aos quatro, e Antônio Carlos, aos 12 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alberto e Valencia (Atlético-PR); Jonas e Halisson (Portuguesa).
Estádio: Arena da Baixada (PR). Data: 13/09/2008.
Renda: R$ 228.332,50 - Público: 15.638 pagantes.
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos.
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Jorge Luís Campos Roxo.





GRÊMIO 1X2 GOIÁS
Goiás bate o Grêmio no Olímpico, e vantagem do líder tricolor vai diminuir






O Goiás venceu o Grêmio de virada neste domingo, em Porto Alegre, e colocou a pimentinha que faltava no Campeonato Brasileiro. Com gols de Paulo Baier e Vitor (Léo abriu o placar), o Esmeraldino faz os Tricolor estacionar nos 49 pontos. Cruzeiro e Palmeiras, vice-líder e terceiro colocado respectivamente, se enfrentam neste domingo, e quem vencer fica a apenas três do líder, já que ambos somam 43.

A vitória coloca o Alviverde, melhor clube do returno, na luta por uma das vagas para a Taça Libertadores 2009. A equipe goiana chega a 36 pontos e vai dormir a apenas seis do quarto colocado, o Botafogo. Na próxima rodada, o Goiás encara o Santos em casa. O Grêmio visita o Atlético-PR e pode perder a liderança, caso Raposa ou Verdão vença duas seguidas e o Tricolor perca em Curitiba.



Jogo equilibrado


O Goiás sentiu na pele no primeiro tempo o que é enfrentar a equipe de melhor defesa na competição. Não ameaçou uma vez sequer o gol de Victor. O Grêmio, por sua vez, também teve dificuldades para atacar, mas mesmo assim criou três oportunidades.






Na primeira delas, aos quatro minutos, Rafael Carioca fez jogada individual pelo meio e arriscou de fora da área. A bola foi para fora. Sete minutos depois, de novo Rafael Carioca pelo meio. Desta vez ele lançou Souza em condição legal. O meia esticou o pé e desviou para o gol. Harlei defendeu no susto, com o peito, e a zaga esmeraldina afastou o perigo.

A partir daí o Goiás acertou a marcação. O jogo ficou equilibrado e muito disputado no meio-campo. A solução tricolor então foi usar uma de suas armas favoritas: a bola parada. Com 30 de jogo, Paulo Sérgio bateu falta da direita, Léo, como se fosse um carateca, esticou a perna direita e tocou para o fundo do gol.



Gol olímpico do Goiás



O segundo tempo, no entanto, começou bem diferente. O Goiás iniciou reação, e logo aos quatro minutos empatou a partida. Paulo Baier bateu escanteio da esquerda, Rafael Marques atrapalhou Victor ao passar na frente e o goleiro tricolor não fez o corte. Gol olímpico do camisa 10 do Esmeraldino.

Após o susto, o Tricolor voltou a pressionar. Aos 11, Helder cruzou da esquerda, e Marcel acertou cabeçada fortíssima. Harlei espalmou para frente, Reinaldo pegou o rebote e fez uma puxada. O goleiro alviverde espalmou mais uma vez, desta vez para o lado.







Mas o jogo era difícil para ambas as equipes. O Goiás só tentava atacar em contra-ataques. O Grêmio só voltou a ameaçar com 24 minutos. Novamente cruzamento de Helder pela esquerda, Marcel cabeceou para baixo e obrigou Harlei a fazer nova defesa.

Apesar do equilíbrio na segunda etapa, a partida acabou tendo um vencedor. E foi o visitante. Aos 29, Fahel tentou driblar dentro da área, e a bola acabou sobrando para Vitor. O lateral esmeraldino bateu rasteiro para fazer o gol da vitória alviverde.







Ficha técnica:
GRÊMIO 1 x 2 GOIÁS
GRÊMIO
Victor; Léo, Pereira (Amaral) e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Tcheco (Orteman), Souza e Helder; Reinaldo (Soares) e Marcel.
Técnico: Celso Roth.
GOIÁS
Harlei; Ernando, Rafael Marques, Henrique; Vítor, Fahel, Júlio César (Adriano Gabiru), Ramalho, Paulo Baier (Fernando) e Thiago Feltri; Iarley.
Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols: Léo, aos 30 minutos do primeiro tempo; Paulo Baier, aos quatro minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Reinaldo, Réver e Souza (Grêmio); Fahel, Thiago Feltri, Rafael Marques, Iarley e Fernando (Goiás).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 13/09/2008.
Árbitro: Célio Amorim (SC).
Auxiliares: Claudemir Maffessoni (SC) e Luis Alberto Kallenberger (SC).





IPATINGA 3X2 ATLÉTICO-MG
Tigre bate o Galo e deixa a lanterna do Brasileirão



No único confronto regional da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga conseguiu importantíssima vitória sobre o Atlético-MG, no Ipatingão. Com o triunfo de 3 a 2 e a derrota da Portuguesa para o Atlético-PR por 2 a 0, o Tigre deixou a lanterna da competição após 14 rodadas consecutivas. Ferreira, Luciano Mandí e Adeílson marcaram para o time da casa, enquanto Renan Oliveira e Leandro Almeida descontaram para o Galo, que segue em 12º lugar.

A vitória do Tigre praticamente devolveu o resultado do primeiro turno: 4 a 2 para o Atlético-MG, no Mineirão. O técnico Márcio Bittencourt segue invicto no comando do time no Ipatingão. Em sua estréia, o Ipatinga venceu o Goiás por 1 a 0.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Atlético-MG recebe o Náutico, sábado, às 18h20m, enquanto o Ipatinga vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, às 18h10m.

Só dá Tigre!
Apesar do apoio da torcida atleticana, que compareceu em massa ao Ipatingão, o Ipatinga era melhor no início da partida. Tanto que Luciano Mandí quase marcou ao arriscar chute de longe, que exigiu bela defesa do goleiro Édson. Para tentar conter o ímpeto do time da casa, os jogadores do Galo apelavam para as faltas. Aos 18 minutos, Calisto, por exemplo, já havia cometido duas faltas graves, podendo até ter sido expulso. Márcio Gabriel era quem mais trabalho dava para a defesa alvinegra.

O domínio do Tigre se traduziu em gol aos 36 minutos, quando Ferreira abriu o placar do Ipatingão. Leandro Salino fez bela jogada e tocou para o camisa 9 do time da casa marcar após falha de Márcio Araújo.

No fim da etapa inicial, Ferreira, de novo, quase ampliou o placar para o Tigre, mas esbarrou no goleiro Édson, que fez outra grande defesa.

Ipatinga consolida vitória e deixa a lanterna

O time do Galo voltou com mais vontade para o segundo tempo e, logo no primeiro minuto, Renan Oliveira soltou uma bomba exigindo boa defesa do goleiro Fernando.

Mas de nada adiantou a reação atleticana, porque aos oito minutos, Luciano Mandí fez fila na defesa do Galo e marcou o segundo gol do Ipatinga.

Aos 15 minutos, o Tigre tomou um susto, quando Renan Oliveira diminuiu para o Galo, após passe de calcanhar de Márcio Araújo e corta-luz de Lenílson. Mas apenas dois minutos depois, Adeílson fez a pequena torcida ipatinguense gritar “Olé” ao fazer o terceiro do Ipatinga depois de passe na medida de Ferreira.

Mas o Galo ainda estava vivo na partida e o jogo totalmente aberto. Tanto que aos 23 minutos, a equipe atleticana chegou ao segundo gol. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Leandro Almeida cabeceou firme para o fundo da rede do Ipatinga.

O jogo continuou eletrizante e as duas equipes chegavam ao campo de ataque. Antes do fim da partida, o goleiro Fernando ainda fez excelente defesa em cabeçada de Pedro Paulo.









Ficha técnica:
IPATINGA 3 x 2 ATLÉTICO-MG
IPATINGA
Fernando, Henrique, Léo Oliveira e Gian; Márcio Gabriel, Xaves, Leandro Salino (Patrick), Luciano Mandí (Michel) e Rodriguinho; Adeílson e Ferreira (Müller).
Técnico: Márcio Bittencourt.
ATLÉTICO-MG
Édson, Mariano, Marcos, Leandro Almeida e Calisto (César Prates); Rafael Miranda, Serginho, Márcio Araújo e Lenílson (Pedro Paulo); Renan Oliveira e Jael (Castillo).
Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Ferreira, aos 36 minutos do primeiro tempo, Luciano Mandí, aos oito da etapa final, Renan Oliveira, aos 15 minutos, Adeílson, aos 17 e Leandro Almeida, aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Calisto, Renan Oliveira, Leandro Almeida (Atlético-MG); Leandro Salino, Léo Oliveira, Luciano Mandí (Ipatinga).
Estádio: Ipatingão (MG). Data: 13/09/2008.
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC).
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG).