Atlético-MG espanta a zebra, vence o Guaratinguetá e avança na Copa do Brasil
Tem Galo nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o Atlético-MG confirmou o favoritismo, derrotou o Guaratinguetá por 2 a 0 e assegurou um lugar na próxima fase da competição nacional. Como o primeiro jogo, no interior paulista, terminou em 2 a 2, os mineiros avançaram.
Na próxima quarta-feira, o Alvinegro vai enfrentar o Vitória. A ordem do cronfonto será decidida por sorteio, que será realizado nesta sexta, na sede da CBF. Nas oitavas, ainda que um dos times vença o jogo de ida por dois gols de diferença, o segundo jogo será realizado.
Antes, porém, o time de Emerson Leão terá uma batalha pela frente. Neste domingo, começa a decidir o título do Campeonato Mineiro contra o rival Cruzeiro, às 16h (de Brasília), no Mineirão.
Confira a tabela da Copa do Brasil
Que fase, Tardelli!
Nem deu tempo de suar a camisa. Mal entrou em campo, e o atacante Diego Tardelli balançou as redes. Aos três, o camisa 9 recebeu na área, foi derrubado pelo goleiro Fernando, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, com paradinha e tudo, o artilheiro fez 1 a 0. Vigésimo gol dele nesta temporada. Tardelli é forte candidato a faturar o Prêmio Friedenreich (assista ao vídeo ao lado).
O gol acordou o Guará, que precisava da vitória para avançar às oitavas-de-final. Foram três ataques perigosos seguidos que pararam nas mãos do goleiro Édson, substituto de Juninho, suspenso.
Como o gol de empate parecia próximo, os atleticanos trataram de reagir. Aos 21, Tardelli cobrou falta da entrada da área, a bola sobrou para Márcio Araújo na cara do gol, mas o volante não conseguiu concluir com perfeição.
Aos 24, era para ser um golaço, mas faltou muito pouco. Éder Luís ganhou da marcação na ponta esquerda, invadiu a área, só que o chute desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. No lance seguinte, Marcos Rocha cruzou para Éder na área. Ele subiu muito para cabecear, mas a bola saiu por pouco. O jogo parecia novamente sob controle dos mineiros.
O baixinho Éder Luís teria mais uma chance de cabeça. Aos 29, após cruzamento perfeito do pentacampeão mundial Júnior, o atacante buscou o ângulo, mas Fernando fez belíssima defesa. Depois deste lance, a bola ficou presa no meio-campo por dez minutos. Foi quando Nenê recebeu lançamento pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. O camisa 10 do Guará quase acertou o alvo.
No fim do primeiro tempo, mesmo com a vantagem no placar e a vaga bem perto, a torcida atleticana pediu a entrada do atacante Alessandro. O jogador, que saiu do Cruzeiro, ainda não havia estreado com a camisa do Galo.
A torcida queria...

Empurrado pela torcida, que já esquenta o clima para o primeiro jogo da decisão do Mineiro, domingo, contra o Cruzeiro, o Atlético foi ao ataque. Aos 13, Júnior cruzou, e o goleiro Fernando quase entregou o ouro para os atacantes alvinegros. O camisa 1 foi obrigado a trabalhar duas vezes seguidas. Tardelli, em fase iluminada, se livrou da marcação na ponta esquerda, invadiu a área e bateu sem ângulo. No lance seguinte, Éder Luís chutou de fora da área, e o arqueiro do Guará caiu para defender. Aos 23, a zaga atleticana cochilou, e o atacante Lins, que acabara de entrar, chutou para fora. Susto para o goleiro Édson.
Aos 27 minutos, o incansável Diego Tardelii arrancou do centro do campo, achou Éder Luís na entrada da área, só que o companheiro preferiu o chute ao cruzamento. Bola longe do gol, e paciência longe das arquibancadas. O Galo fazia a bola rolar. Sem forças, o Guará tentava organizar alguma jogada de perigo.
Aos 40, Wellington Amorim empatou o jogo, mas a arbitragem anulou. O jogador recebeu cruzamento na área em condição irregular. Ainda que valesse, a classificação estava garantida.
Havia tempo para mais um do Galo. Aos 42, Júnior tentou cruzar para área e acabou surpreendendo Fernando: 2 a 0. Delírico alvinegro nas arquibancadas. E domingo começa a decisão do Estadual. Galo embalado, Cruzeiro em boa fase. Vai ferver, amigos!
Ficha técnica:
ATLÉTICO-MG 2 x 0 GUARATINGUETÁ
ATLÉTICO-MG
Édson; Marcos Rocha, Marcos, Leandro Almeida e Júnior; Renan, Carlos Alberto, Márcio Araújo (Rafael Miranda) e Lopes (Alessandro); Éder Luis (Kléber) e Diego Tardelli.
Técnico: Emerson Leão.
GUARATINGUETÁ
Fernando; Edson Rocha, Nino (Thiago Saletti), Rocha e Dedimar; Careca (Thiago Furtuoso), Gil, Magal e Nenê; Guarú (Lins) e Wellington Amorim.
Técnico: Candinho Farias.
Gols: Diego Tardelli, aos 3 do primeiro tempo. Júnior, aos 42 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Éder Luís, Rafael Miranda e Marcos Rocha (Atlético-MG). Careca (Guaratinguetá).
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte. Data: 23/04/2009.
Horário: 19h30m.
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Auxiliares: Ricardo M. Ferreira de Almeida (RJ) e Jackson L. Massarra dos Santos (RJ).
NÁUTICO (PE) 3X2 CRICIÚMA (SC)
De virada, Náutico carimba passaporte para as oitavas da Copa do Brasil
Em jogo bastante disputado no meio-de-campo, com muita pegada de ambos os lados e com um segundo tempo espetacular, o Náutico garantiu vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. O Timbu venceu o Criciúma, de virada, por 3 a 2, mesmo com um jogador a menos nos 15 minutos finais da partida. Kempes marcou duas vezes para o Tigre. Derley, Gilmar e Juliano garantiram a vitória do Alvirrubro.
O Náutico vai enfrentar o Internacional nas oitavas-de-final da competição. A ordem do cronfonto será decidida por sorteio, que será realizado nesta sexta-feira pela CBF. Nesta fase, ainda que um dos times vença o jogo de ida por dois gols de diferença, o segundo jogo será realizado.
O jogo
Logo aos 6 minutos, o Criciúma usou a sua principal jogada. A bola levantada na grande área do Náutico achou o atacante Kempes, que cabeceou de longa distância e encobriu o goleiro Eduardo. 1 a 0 Tigre.
O Náutico então correu atrás do resultado e foi para cima do adversário. Aos 17 minutos, Derley recebeu ótimo passe de Galiardo e chutou cruzado na saída do goleiro Márcio Angonesi, empatando a partida.
O Alvirrubro buscava o gol da virada e parecia ser uma questão de tempo. Ao 26, Galiardo fez grande jogada individual pela esquerda, chutou cruzado e a bola bateu na rede, mas pelo lado de fora. O Criciúma chegava com bolas levantadas na área e chutes de média e longa distância.

O segundo tempo começou quente. Aos 3, Derley, do Náutico, empurrou Lima, lateral-esquerdo do Criciúma, dentro da área, mas o árbitro Francisco de Assis Almeida Filho mandou o lance seguir.
Aos 6, o Náutico perdeu chance incrível. Após cobrança de falta, Johnny apareceu livre, cara a cara com o goleiro Márcio e chutou, mas o camisa 1 do Tigre fez uma excelente defesa e salvou a equipe.
O Náutico era só pressão. Aos 11, Carlinhos Bala recebeu a bola na entrada da área avançou e chutou cruzado, mas a bola insistia em não entrar. As chances apareciam em série, mas os jogadores do Timbu não primavam pela pontaria.
A velha máxima do futebol entrou em ação nos Aflitos. Depois de perder tantas chances, o Náutico foi castigado. Aos 22, após belo passe de Marcelinho, Maicon chegou na bola antes do goleiro Eduardo e foi derrubado. Pênalti. Kempes cobrou no meio, e marcou seu segundo gol na partida.
O jogo ficou aberto após a virada do Tigre. O Timbu pressionando e o Criciúma perigoso nos contra-ataques. Aos 28, Gilmar acertou um belo voleio e a bola passou raspando a trave do goleiro Márcio.
Aos 32, o goleiro Marcio, que vinha tendo uma excelente atuação, foi imprudente e chegou forte em cima de Gilmar. Pênaltio para o Timbu. O próprio Gilmar bateu, com paradinha, e empatou a partida. 2 a 2.
A virada do Náutico veio aos 40 minutos da etapa final. Juliano recebeu cruzamento e cabeceou livre para garantir a classificação do Timbu às oitavas-de-final da Copa do Brasil. Festa nos Aflitos!
Jogos das Oitavas de Final:
VASCO (RJ) X ICASA (CE)
ATLÉTICO (MG) X VITÓRIA (BA)
CORINTHIANS (SP) X ATLÉTICO (PR)
FLUMINENSE (RJ) X GOIÁS (GO)
AMERICANO (RJ) X PONTE PRETA (SP)
CSA (AL) X CORITIBA (PR)
FLAMENGO (RJ) X FORTALEZA (CE)
INTERNACIONAL (RS) X NÁUTICO (PE)