sábado, 23 de maio de 2009

Campeonato Francês

Brandão marca, Olympique vence e adia decisão do Francês para a última rodada

A definição do campeão francês só vai acontecer na última rodada do campeonato. Neste sábado, Bordeaux e Olympique de Marselha, as duas equipes que ainda brigam pelo título, venceram seus jogos e mantiveram a disputa em aberto. Jogando em casa, o líder Bordeaux fez 1 a 0 no Monaco, gol de Chamakh. O Olympique visitou o Nancy e ganhou por 2 a 1, gols de Bonnart e do brasileiro Brandão. N'Guemo descontou.

Com os resultados, o Bordeaux chegou a 77 pontos e está a um empate de se sagrar campeão. O time visita na última rodada o Caen, equipe que luta contra o rebaixamento. Para tomar a taça do rival, o Olympique precisa vencer o Rennes, em Marselha, e torcer por uma derrota do Bordeaux. Neste caso, os marselheses seriam campeões pelo saldo de gols, independentemente dos placares dos jogos.

O Bordeaux entrou em campo com dois brasileiros titulares: o volante Fernando e o meia-atacante Jussiê. Além de jogar em casa, a equipe encarou um adversário desmotivado, uma vez que o Monaco não tem qualquer chance de se classificar para as copas europeias e também não corre risco de rebaixamento. O clube já inclusive anunciou que o técnico Ricardo Gomes não vai continuar no cargo após o fim do Francês.

A partida, como um todo, foi morna. Com o placar em 0 a 0, o Monaco chegou ameaçar uma vez, mas logo voltou a ser dominado pelo Bordeaux. O gol do jogo saiu no fim do primeiro tempo. Após falta batida da esquerda, Chamakh se antecipou ao goleiro Ruffier na pequena área e testou para a rede.

No segundo tempo, o Bordeaux seguiu melhor, mas perdeu chances de ampliar. Na melhor delas, o argentino Cavenaghi saiu na cara de Ruffier, mas chutou em cima do goleiro.

No fim, dois sustos: Park recebeu livre na pequena área e bateu para o gol, mas carimbou o companheiro Diaz, em cima da linha, e a bola não entrou. Pouco depois, o próprio Park chegou a marcar, de cabeça, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento.

Em Nancy, o Olympique venceu com um gol em cada tempo. Bonnart abriu o marcador aos 32 da primeira etapa. O jogador tabelou com Valbuena e bateu. A bola desviou em Macaluso e foi parar no fundo da rede.

Na segunda etapa, Brandão, aos 11, ampliou após bate-rebate na área. O Nancy descontou no fim, com N'Guemo, de cabeça, mas era tarde para uma reação e o Olympique terminou vitorioso.

Jogando em casa, o Lyon bateu o Caen por 3 a 1 e assegurou o terceiro lugar, com 70 pontos. O heptacampeão garante assim uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

O Caen, com 37 pontos, está ameaçado de rebaixamento. O time encara na última rodada o Bordeaux, que precisa pontuar para assegurar o título. O Caen luta contra Saint-Etienne (também 37 pontos, primeiro na zona perigosa), Le Mans e Sochaux (39). O Nantes, com 34 pontos, está virtualmente rebaixado (precisa vencer, torcer para Caen e St-Etienne perderem e ainda tirar 16 gols de saldo para escapar). O Le Havre já está rebaixado há algumas rodadas.

Confira a penúltima rodada completa:

Auxerre 1 x 0 Saint-Etienne
Bordeaux 1 x 0 Monaco
Le Havre 0 x 1 Lille
Le Mans 1 x 1 Grenoble
Lyon 3 x 1 Caen
Nancy 1 x 2 Olympique de Marselha
Nice 0 x 2 Toulouse
Rennes 3 x 1 Lorient
Sochaux 2 x 1 Nantes
Valenciennes 2 x 1 PSG