terça-feira, 19 de maio de 2009

Copa do Brasil:Jogo de Volta das Quartas de Final

CORITIBA (PR) 1X0 PONTE PRETA (SP)
Com um gol no fim, Coritiba vence a Ponte Preta e se garante nas semifinais



O jogo foi ruim, a torcida do Coritiba presente no Couto Pereira reclamou, mas no fim saiu em festa. O Coxa bateu a Ponte Preta por 1 a 0, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, e se garantiu nas semifinais da competição, já que no duelo de ida as equipes empataram por 2 a 2. O gol da vitória foi marcado por Ariel, nos últimos minutos da partida.

Com o resultado, o Coritiba igualou seu melhor resultado na competição. Em 1991 e em 2001, o Coxa também disputou as semifinais do torneio, mas em ambas foi eliminado pelo Grêmio. Este ano, o clube comemora o seu centenário e espera disputar a final pela primeira vez.

Nas semifinais, o Coritiba vai encarar o vencedor da partida entre Flamengo e Internacional. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira pelo jogo de volta. No duelo de ida, empate por 0 a 0 no Rio.

Coxa começa nervoso, melhora, mas esbarra em Aranha

Os milhares de torcedores presentes ao estádio Couto Pereira parecem ter criado uma pressão extra nos jogadores do Coritiba. Nos minutos iniciais, o nervosismo dos atletas alviverdes era claro. Tanto, que a primeira chance de gol surgiu após bobeada da defesa do Coxa. Danilo Meca chutou e quase surpreendeu Vanderlei.

A Ponte Preta se aproveitou do momento ruim do Coritiba e passou a atacar mais. Aos 17m, Danilo Neca invadiu a área, chutou, mas o goleiro conseguiu desviar a bola que passou muito perto do gol. Um pouco antes, o Coritiba havia feito sua única jogada de perigo até então. Aos 13, Marcelinho Paraíba teve uma boa chance, mas isolou o chute.

Aos poucos, o Coxa foi se encontrando e melhorando o toque de bola. A Ponte também não conseguia mais impor o ritmo dos primeiros minutos. Com isso, as chances do Coritiba foram surgindo e o personagem do primeiro tempo apareceu.

Aos 34, Marcelinho Paraíba acertou bom chute de longe, mas o goleiro Aranha impediu o gol. Três minutos depois, o meia tentou de longa distância mais uma vez, mas o arqueiro agarrou com segurança. Aos 42, foi a vez de Pereira esbarrar na muralha pontepretana. O zagueiro completou cruzamento da esquerda, mas Aranha defendeu.

Na saída para o intervalo, o técnico René Simões deixou claro o que seu time precisava para vencer o duelo:

- Tem que acalmar. Nossa zaga está um pouco nervosa, tem que melhorar - disse, em entrevista ao SporTV.

Macaca volta melhor, esbarra nas próprias limitações e quem faz o gol é o Coxa

O pedido de calma de René não fez efeito no intervalo. Mais uma vez, a Ponte Preta começou a etapa melhor. Aos 7, Willian Favoni cobrou falta com força, mas Vanderlei defendeu. Oito minutos depois, Márcio Mixirica invadiu a área do Coxa, mas chutou para fora.

Com a desvantagem no placar por conta do resultado do jogo de ida (2 a 2 em Campinas), a Ponte continuou tentando pressionar o Coritiba, enquanto o time de René Simões se cercava de cautelas. Com isso, o jogo caiu muito de qualidade e as chances de gol eram cada vez mais raras. Aos 30, Favoni teve uma ótima chance, mas Vanderlei se esticou e evitou o gol.

Os últimos quinze minutos de jogo foram marcados pelo desespero de ambos os lados. A Ponte tentava armar jogadas de ataque, mas esbarrava na falta de técnica. Por sua vez, o Coritiba se limitou a jogar com o resultado debaixo do braço e se segurou na defesa explorando os contra-ataques. Em um deles, aos 43, Marcelinho Paraíba cruzou para Ariel fazer o gol do jogo e decretar a classificação para as semifinais.

Ficha técnica:
CORITIBA 1 x 0 PONTE PRETA
CORITIBA
Vanderlei, Pereira, Felipe e Mancha; Márcio Gabriel, Leandro Donizetti, Carlinhos Paraíba , Marcelinho (Renatinho) e Vicente(Pedro Ken); Marcos Aurélio (Ramon) e Ariel
Técnico: René Simões
PONTE PRETA
Aranha; Guilherme (Rogerinho), Gum, Jean e Marrom; Deda, Willian, Tinga; André (Juan); Danilo Neco e Márcio Mixirica
Técnico: Marco Aurélio
Gol: Ariel, aos 43 do segundo tempo para o Coritiba
Cartões amarelos: Marcelinho Paraíba, Felipe, Pereira (Coritiba). Márcio Mixirica, Guilherme, Marrom (Ponte Preta)
Estádio: Couto Pereira Data: 19/05/2009.
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA).
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e José Raimundo Dias da Hora (BA).