domingo, 12 de abril de 2009

Campeonato Pernambucano

SPORT 2X1 CENTRAL
Sport vence o Central e fica a um ponto do tetracampeonato pernambucano





Um grito preso na garganta. Este foi o sentimento de jogadores e torcedores do Sport, neste domingo, durante a penúltima rodada do Campeonato Pernambucano. O tetracampeonato estadual do Leão ficou muito perto, mas ainda não pode ser comemorado. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Central, na Ilha do Retiro, e a vitória do Náutico sobre o Porto, por 1 a 0, em Caruaru, a equipe rubro-negra fica a um ponto da conquista do segundo turno. Como venceu o primeiro, levanta a taça pela quarta vez seguida se empatar com o Timbu, domingo, nos Aflitos.

O resultado fez o Sport chegar a 28 pontos. O Náutico tem 25. Como falta apenas um jogo a ser disputado, justamente o clássico entre eles, o Rubro-Negro joga pelo empate para festejar o tetra e o sétimo turno consecutivo do Estadual. Antes, porém, tem que pensar na Libertadores. Na quarta-feira, visita o Palmeiras, no Palestra Itália, pela quarta rodada do Grupo 1.

Confira a classificação do Campeonato Pernambucano

Um olho no gato, outro no...Timbu

De olho no tetracampeonato, o Sport entrou em campo com a necessidade de vencer o Central e torcer para que o Náutico não derrotasse o Porto. O time de Nelsinho Baptista até começou envolvente, mas quem abriu o placar foi o adversário. O lateral-esquerdo Dutra derrubou Fábio Silva na área, e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Fábio Silva abriu o placar, aos 27.

A resposta do Leão não demorou e veio com Fumagalli, aos 29. Sandro Goiano dominou a bola fora da área, tentou encontrar Ciro na área, mas ela sobrou para o meia no bico da grande área. Do lado direito do ataque, o camisa 10 bateu de pé esquerdo e conseguiu acertar um belo chute: 1 a 1.

Logo na sequência, Wilson acertou a trave em chute da entrada da área. O atacante, improvisado na lateral direita, passou a jogar no meio-campo e começou a se destacar. O resultado foi a virada rubro-negra. Oportunista, ele fez o gol da virada, nos acréscimos da etapa inicial, aumentou a chance de conquistar o segundo turno com uma rodada de antecedência, e o tetracampeonato estadual por antecipação. Naquele momento, o jogo o Timbu apenas empatava.

Administrar e torcer

O Central voltou com disposição para impedir a festa rubro-negra, mas não conseguiu ser contundente. O técnico Nelsinho Baptista lançou Luciano Henrique no time e sacou o jovem atacante Ciro. A ideia era tornar o time mais criativo, já que a joia leonina não estava em tarde inspirada.

A má notícia veio de Caruaru. O Náutico fez 1 a 0 no Porto, aos 16 do segundo tempo, e adiou a festa rubro-negra. O título do segundo turno será decidido no estádio dos Aflitos, domingo. Se vencer, o Timbu fica com o título e provoca dois jogos finais. Vai ferver!



No fim do jogo, alguns jogadores do Sport chegaram a comemorar o título, mas logo foram avisados sobre a vitória do rival alvirrubro.


PORTO 0X1 NÁUTICO
Na estreia de Waldemar Lemos, Náutico derrota o Porto e ganha sobrevida


Ainda há esperança. Neste domingo, o Náutico venceu o Porto, por 1 a 0, em Caruaru, impediu a festa antecipada do Sport, que bateu o Central por 2 a 1, e manteve as chances de ganhar o segundo turno do Campeonato Pernambucano. O resultado deixa o Timbu com 25 pontos, na vice-liderança, três a menos que o Leão.

A decisão do título será no próximo domingo, nos Aflitos. Alvirrubros e rubro-negros se enfrentam pela última rodada desta fase. O Sport joga por um empate. Ao Náutico, a vitória é a única chance de provocar os dois jogos finais.


Contra o Porto, a missão não foi nada fácil. Além de atacar, o Timbu precisou se preocupar com os contra-ataques, especialmente no primeiro tempo. O goleiro Eduardo fez boas defesas e evitou a derrota, resultado que deixaria o título na Ilha do Retiro.

Aos 16 do segundo tempo, brilhou a estrela de Gilmar. Carlinhos Bala cobrou escanteio, Gérson Magrão cabeceou para a pequena área, e o atacante fez 1 a 0. O resultado garante sobrevida ao Alvirrubro.


SANTA CRUZ 3X1 PETROLINA
Santa Cruz bate o Petrolina no Arruda

O Santa Cruz cumpriu tabela diante do Petrolina, neste domingo, no Arruda, e venceu por 3 a 1, no Arruda. Marcelo Ramos, duas vezes, e Thomas Anderson marcaram para o time coral. Cuinha descontou para os visitantes. O artilheiro Marcelo Ramos briga pela artilharia do Campeonato Pernambucano até a última rodada, ele que tem proposta para jogar a Série B do Campeonato Brasileiro, porém não revela qual o time.




O Santa abriu o placar logo a um minuto de jogo, com Marcelo Ramos chutando de fora da área. Porém, após abusar de perder gols, o time coral acabou sofrendo o empate ainda no primeiro tempo. Cuinha descontou.



Na segunda etapa, o Santa foi com tudo para o ataque e novamente ficou na frente do marcador com um gol de Marcelo Ramos, de cabeça. Depois, Thomas Anderson ampliou o placar com um lindo chute no ângulo do goleiro Ari.



Na próxima rodada o Tricolor vai até Vitória de Santo Antão encarar o Vitória, já o Petrolina, que está matematicamente rebaixado, encara o Serrano. O Santa segue em terceiro na classificação com 19 pontos.



Segundo turno - décima rodada
Domingo, 12/04
16h - Sete de Setembro 1 x 1 Ypiranga
16h – Serrano 1 x 0 Salgueiro
16h – Cabense 1 x 1 Vitória