quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Campeonato Baiano

VITÓRIA 7X0 CAMAÇARI
Sob olhares de Mauro Fernandes, Vitória pinta o sete no Barradão




O técnico Mauro Fernandes gostou do que viu. De camarote, no Barradão, o treinador viu seus futuros comandados golearem o Camaçari por 7 a 0. Conduzidos pelo interino Ricardo Silva, o Vitória não teve dificuldade para vencer pela décima rodada e chegar aos 24 pontos no Campeonato Baiano. Com três gols, Neto Baiano foi o destaque do jogo. Nadson, duas vezes, Rafael Bastos e Thiago Gomes também marcaram. Os três pontos conquistados em casa, na noite desta quarta-feira, mantém o Leão na cola do líder Bahia, que tem um ponto a mais, mas um jogo a menos. Com a derrota, o Camaçari segue com oito pontos, na décima colocação.



Na próxima rodada, o Vitória vai a Itabuna enfrentar o time da casa. O Camaçari recebe o Vitória da Conquista. Ambas as partidas acontecem na próxima quinta-feira.



O jogo



Apesar de começar melhor, foi o Vitória que tomou o primeiro susto do jogo. Em uma bobeada da defesa rubro-negra, o atacante Hermínio acertou a trave do goleiro Viáfara logo nos primeiros minutos da partida. Recuperado da chance clara de gol dos visitantes, o Leão se reequilibrou na partida e voltou a chegar ao ataque. Nadson teve boa chance aos oito minutos, mas errou o alvo.

Com mais volume de jogo, o Vitória seguiu atacando e o primeiro gol era questão de tempo. Se os atacante Nadson e Neto Baiano perderam suas chances, o zagueiro Thiago Gomes mostrou como se faz. Em falta cobrada na área com açúcar pelo lateral-esquerdo Luciano Almeida, o defensor subiu bem para cabecear e abrir o placar para o Rubro-Negro.

Em vantagem, os rubro-negros seguiram dominando. O segundo gol, no entanto, demorou a acontecer. As jogadas pelas laterais criaram boas oportunidades de gol, mas os erros de conclusão deixaram o 1 a 0 no placar. Foi só aos 40 minutos do primeiro tempo, três minutos depois de perder um gol feito, chutando alto demais, que Neto Baiano desencantou e ampliou para o Vitória. Luciano Almeida cruzou da esquerda, Apodi chegou chutando e o goleiro Wellington fez a defesa parcial. Mas a bola caiu nos pés de Neto Baiano, que teve apenas o trabalho de tocar para o gol.



Vitória vira goleada



Com a vantagem conseguida na primeira etapa, o Leão encolheu as garras e diminuiu o ritmo na volta do intervalo. Mesmo assim, a rede do Camaçari voltou a balançar. E o terceiro gol rubro-negro saiu em um lance semelhante ao do segundo. Aos 16 minutos da segunda etapa, Nadson chutou forte e o goleiro Wellington voltou a dar rebote. Mais uma vez, Neto Baiano arrematou sem dificuldade, marcou seu segundo gol na partida e ampliou para o Rubro-Negro.

Sete minutos depois, foi a vez de Rafael Bastos marcar. O meia fez boa jogada pela esquerda, adentrou a área do Camaçari e, na saída do goleiro Wellington, tocou para o fundo da rede. Aos 31 Rafael Bastos apareceu bem mais uma vez. Ele passou na medida para Nadson que, dentro da área, foi derrubado pelo goleiro Wellington. O juiz marcou pênalti, que o próprio atacante cobrou com perfeição para marcar o quinto gol do Leão.



Mais dois minutos, e Nadson repetiu a dose. Lançado na área por Vanderson, o atacante rubro-negro teve tranquilidade para esperar a saída do goleiro e tocar, de leve e com categoria, para fazer o sexto gol rubro-negro. E não parou por aí. Se Nadson chegou ao seu segundo gol, Neto Baiano tratou de desempatar a disputa pela artilharia do jogo. O camisa 9 recebeu passe açucarado de Wallace e bateu forte para colocar 7 a 0 no placar do Barradão, aos 37 minutos do segundo tempo, marcando seu terceiro gol e dando números finais ao jogo.



VITÓRIA DA CONQUISTA 0X2 BAHIA
Bahia vence o Vitória da Conquista e segue na liderança do Estadual


O Bahia sofreu, mas conseguiu vencer o Vitória da Conquista por 2 a 0 no Lomanto Júnior, na noite desta quarta-feira, e segue na liderança do Campeonato Baiano, com um jogo a menos. Os gols tricolores vieram apenas na segunda etapa, o segundo, aos 45 minutos do segundo tempo. Com boa atuação, o goleiro Fernando garantiu a vitória ao time na décima rodada do Estadual. Foi o oitavo triunfo consecutivo do Tricolor. Com a derrota, o Bode segue com 17 pontos, na teceira colocação da competição.

Na próxima rodada, o Bahia recebe o Colo-Colo no Estádio de Pituaçu. O Vitória da Conquista vai a Camaçari enfrentar o time da casa.



O jogo


Em jogo brigado no meio-de-campo, Vitória da Conquista e Bahia fizeram uma primeira etapa movimentada, mas sem gols. Veloz, o Bode criou boas jogadas, principalmente em contra-ataques, mas erros de passe facilitaram o trabalho da defesa tricolor. O time da capital, por sua vez, foi mais perigoso nas bolas paradas, mas a bola insistiu em não entrar.

Do lado do Bahia, o jogador mais perigoso foi o meia Ananias. De seus pés saíram a primeira e as mais claras chances de gols tricolores. Aos 19 minutos, ele tentou acertar de primeira na sobra de uma tentativa de Beto, mas a bola bateu na zaga e saiu em escanteio. Na defesa, destaque para o zagueiro Alisson, que apareceu bem para frustrar as boas chances do Conquista.

Conduzido por Carlos Magno, Muller e Diogo, o ataque do time da casa chegou com perigo à área tricolor, mas a boa atuação da defesa facilitou o trabalho do goleiro Fernando. No gol do Bode, o goleiro Gessé também não foi muito exigido durante o primeiro tempo.



Gols, só no segundo tempo


Se, na primeira etapa, o Bahia teve dificuldade para marcar, o time tratou de aproveitar a primeira oportunidade que criou no segundo tempo. Logo aos oito minutos, o volante Elton apareceu bem no meio da zaga do Vitória da Conquista. Beto observou o avanço do companheiro e deu passe na medida. Com categoria, Elton tirou do goleiro Gessé e abriu o placar para o Tricolor.

Em vantagem, o Bahia passou a dar prioridade para a defesa, tentando segurar a reação do time da casa. Empurrado por sua torcida, o Bode pressionou durante toda a segunda etapa e só não empatou graças à grande atuação do goleiro Fernando. Aos 26 minutos ele voou para fazer defesa milagrosa e evitar o gol de cabeça do atacante Diogo.

Com o fim da partida se aproximando, o Conquista passou a buscar o ataque com mais jogadores, deixando espaços na defesa. E foi em um contra-ataque que Rychely acabou com as chances do Bode. Aos 45 minutos, Elton acertou passe perfeito para o meia que, na frente do goleiro Gessé, colocou e ampliou. O Vitória da Conquista ainda acertou duas bolas na trave do goleiro Fernando, em duas cabeçadas aos 47 minutos, mas não teve jeito e a vitória do Bahia estava assegurada.



BAIANO
Primeira fase - décima rodada
Quarta, 18/02
Madre de Deus 1 x 1 Atlético
Itabuna 2 x 1 Fluminense
Poções 1 x 2 Ipitanga
Feirense 1 x 2 Colo-Colo