domingo, 15 de fevereiro de 2009

Campeonato Baiano

BAHIA 4X1 FEIRENSE
Bahia leva susto, mas dá goleada na 'Bombonera' e mantém liderança


Com o Estádio Monumental do Parque, de Pituaçu, funcionando como uma Bombonera tricolor - o público presente foi de 20.318 torcedores -, o Bahia bem que levou um susto no início. Mas, ainda no primeiro tempo, mostrou poder de reação, virou a partida e derrotou o Feirense por 4 a 1 neste domingo. Biriguidi abriu o placar para os visitantes, mas Leo Medeiros - o melhor em campo -, Reinaldo Alagoano, Alisson e Rubens Cardoso fizeram os gols do Tricolor de Aço, que com o resultado se manteve na liderança do Campeonato Baiano, com 22 pontos ganhos e um jogo a menos - também pela nona rodada do primeiro turno, o Vitória bateu o Madre de Deus por 2 a 0 e ocupa a vice-liderança da competição,.com 21 pontos



Na décima rodada, na próxima quarta-feira, o Tricolor de Aço enfrenta, fora de casa, o Vitória da Conquista. No mesmo dia, o Feirense, que ocupa o nono lugar, com nove pontos ganhos, recebe o Colo-Colo.



Confira a classificação do Campeonato Baiano



Susto



O Bahia entrou para decidir logo a partida e manter a liderança do campeonato. Tinha de volta o meio-campo Ananias e o volante Leandro, que cumpriram suspensão automática no triunfo por 2 a 0 sobre o Poções. Em compensação, entrou em campo sem o meia Helton, que levou o terceiro cartão amarelo. Mas o problema no início do jogo foi na defesa. Melhor dizendo, no gol. Aos oito minutos, Gel bateu de fora de área. O goleiro Fernando não conseguiu encaixar, e a bola sobrou para Biriguidi, que chegou sem marcação e, de perna esquerda, tocou para as redes, abrindo o placar para o Feirense.


Nem o mais pessimista do torcedor do Bahia esperava por essa logo no início do jogo. Tanto que o time demorou a se refazer do gol. Mas a experiência acabou valendo, e aos poucos o time foi retomando o domínio da partida. Aos 24 minutos, Beto, na base da raça, invadiu a área e só não marcou porque o goleiro Marcelo Augusto saiu providencialmente para mandar para escanteio.



O gol, no entanto, amadurecia. Era só explorar mais o lado esquerdo, com Leo Medeiros e Beto criando boas jogadas. Numa delas, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso cruzou para Patrício, que mandou no travessão.



Virada


O empate chegaria logo. Numa falta aos 37 minutos, Patrício, em jogada ensaiada, rolou a bola para Leo Medeiros bater de chapa e levar ao delírio a torcida que foi à Bombonera tricolor. O gol deixou o Feirense tonto e o Bahia mais dinâmico. Quatro minutos depois, a redenção surgiu pela direita. O lateral Patrício driblou Gel e colocou na trave. No rebote, Reinaldo Alagoano, livre, tocou para as redes e virou a partida: 2 a 1.



- Não merecíamos sair derrotados neste primeiro tempo, dominamos a partida. O resultado foi justo. Agora, vamos tentar garantir a vitória - comemorava um vibrante Reinaldo Alagoano.



No segundo tempo, o Tricolor de Aço manteve o domínio e acabou beneficiado pela expulsão de Valdo. Com um a mais, o time chegou ao terceiro gol aos 17 minutos: o zagueiro Alisson subiu mais alto que a defesa do Feirense e cumprimentou para as redes, sem chances para Marcelo Augusto. Com Leo Medeiros comandando a equipe, o Bahia ficou mais perto do quarto gol do que o Feirense do segundo. Não deu outra: Rubens Cardoso recebeu livre de Elton Luís e tocou por cima do goleiro, aos 46: 4 a 1. A Bombonera balançou de felicidade. A torcida saiu do estádio cantando o hino, e o Tricolor de Aço segue na liderança.



MADRE DE DEUS 0X2 VITÓRIA
Sem Vagner Mancini e com técnico interino, Vitória bate o Madre de Deus


Pelo menos neste domingo, Vagner Mancini não fez tanta falta. Com técnico interino e uma boa atuação, principalmente no primeiro tempo, quando Nadson e Neto Baiano marcaram dois belos gols aos 35 e 37 minutos, o Vitória obteve mais um triunfo no Campeonato Baiano. Neste domingo, a vítima foi o anfitrião Madre de Deus, no Estádio Municipal. O resultado de 2 a 0, válido pela nona rodada, deixou a equipe rubro-negra com 21 pontos ganhos na tabela - a um ponto do líder, o Bahia, que goleou o Feirense por 4 a 1 - e deu mais tranquilidade ao Leão num fim de semana tumultuado pela saída de seu treinador, que rumou para o Santos.



A diretoria rubro-negra garante que na manhã desta segunda-feira anunciará o novo treinador, e quatro concorrem ao posto: Mauro Fernandes, Roberto Fernandes, Paulo Comelli e Estevam Soares.



Na próxima rodada, a décima do Campeonato Baiano, o Madre de Deus, que está em sexto lugar, com 12 pontos ganhos e um jogo a menos, receberá o Atlético, e o Vitória também joga em casa, contra o Camaçari - as duas partidas serão na quarta-feira, às 20h30m.



Domínio rubro-negro



Ainda se refazendo do baque pela saída do técnico Vagner Mancini, que no sábado acertou sua ida para o Santos, o Vitória, dirigido pelo auxiliar técnico Ricardo Silva, entrou em campo com dois reforços: os retornos do lateral-direito Apodi e do volante Anderson, que cumpriram suspensão na última rodada. Mas estava desfalcado do zagueiro Anderson Martins, suspenso, que cedeu o lugar para o jovem e bom Vítor Ramos. A partida começou frenética, e Nadson desperdiçou a primeira boa oportunidade para o Vitória logo aos dois minutos, na primeira boa intervenção do goleiro Jean.



A principal arma do Leão era pelo lado direito, explorando a velocidade de Apodi. O Madre de Deus, por sua vez, apostava no camisa 10 Cléber. Mas era o 10 rubro-negro, Nadson, quem aparecia mais, e ele sofreu falta pela lateral, cobrada por Luciano Almeida para a área, com perigo. O ataque, no entanto, não conferiu, e a bola foi para fora.



Com 20 minutos de jogo, o panorama era totalmente favorável ao Vitória, que dominava, mas não acertava as finalizações. O Madre de Deus levava perigo nos contra-ataques velozes de Pena. Mas o destaque da equipe era o goleiro Jean, que impediu mais uma vez o gol do Vitória com bela defesa em chute de Luciano Almeida.



Gols seguidos



Nadson começava a ficar isolado na frente. Jackson não fazia bem a ligação do meio-campo com o ataque. O Leão insistia, mas não conseguia abrir o placar. Dava certo o ferrolho defensivo do Madre de Deus até que, aos 35 minutos, Nadson mandou uma bomba certeira de canhota da meia-lua no ângulo direito de Jean, que procura até agora: 1 a 0 Vitória - foi o primeiro gol do jogador desde o seu retorno ao clube.



Não demorou muito para o Leão aumentar o placar. Aos 37 minutos, foi a vez de Neto Baiano, que pouco aparecia no jogo, marcar outro golaço. Em bola trabalhada no meio-campo, mandou outro canhão, também de canhota. O resultado do primeiro tempo fez justiça, já que o Madre de Deus, muito recuado, sequer teve uma chance clara de gol.



- Começamos bem, depois perdemos muitas bolas no meio-campo, mas com o gol o time se tranquilizou. Precisamos acertar melhor as laterais, usar mais a velocidade - disse o técnico interino, Ricardo Silva.



Mexidas nos times



Para o segundo tempo, o técnico Paulo Salles mexeu no Madre de Deus, trocando Cléber por Marquinhos. Mas foi o Vitória que mais se aproximou do gol, com Madson. Pouco depois, o camisa 10 acabou substituído por Washington. E ele quase ampliou o placar aos 23, obrigando Jean a mais uma boa defesa - Apodi, no rebote, acabou desperdiçando outra boa chance para o Leão.



A partir dos 30 minutos, o Madre de Deus conseguiu equilibrar o meio-campo e conter mais os avanços do Vitória. Mas para o Rubro-Negro, o resultado já estava de bom tamanho, ainda mais que o goleiro adversário Jean estava inspirado - aos 47, ainda salvou o que seria um golaço de Luciano Almeida. Mas a torcida rubro-negra nem reclamou: o resultado já estava de bom tamanho. Agora, é aguardar o nome do novo comandante


VITÓRIA DA CONQUISTA 1X0 COLO COLO - BA
Vitória da Conquista bate o Colo-Colo e agora é o terceiro colocado


Se na ponta da tabela do Campeonato Baiano o Bahia e o Vitória mantiveram-se na liderança e no segundo lugar da tabela, a grande novidade após a nona rodada, neste domingo, foi a mudança de dono da terceira posição. Pelo menos até quarta-feira, o Vitória da Conquista seguirá como o azarão mais próximo dos líderes. Isso porque o Bode obteve triunfo importante fora de casa. Com um gol de Sílvio, aos 15 minutos do primeiro tempo, derrotou por 1 a 0 o Colo-Colo, de Ilhéus, e chegou aos 17 pontos ganhos - o Tigrão é o vice-lanterna, com apenas quatro pontos.





Mas não foi só o bom resultado que beneficiou o Vitória da Conquista. O tropeço em casa do Fluminense de Feira de Santana, que cedeu no fim o empate para o Poções por 2 a 2, determinou o pulo na tabela. Também com 17 pontos, o Dragão Tricolor se iguala ao Bode em vitórias, mas perde no critério de desempate por saldo de gols, caindo para o quarto lugar.



O Flu de Feira abriu o placar logo no início, aos 9 minutos, com Dudu, e ampliou o placar com Nino, aos 44. A vitória parecia assegurada até que, aos 37 minutos do segundo tempo, Oliveira diminuiu o placar. O pior aconteceu três minutos depois, quando Nunes empatou para o Poções, que ocupa o oitavo lugar, com 11 pontos ganhos.



Primeira fase - nona rodada
Domingo, 15/02

16h - Atlético 2 x 0 Ipitanga
16h - Camaçari 1 x 1 Itabuna
16h - Fluminense 2 x 2 Poções