sábado, 21 de fevereiro de 2009

Campeonato Italiano

BOLOGNA 1X2 INTER DE MILÃO
Com sorte de campeão, Inter de Milão vence o Bologna fora de casa





A sorte sorriu para o Inter de Milão neste sábado. A equipe jogou mal, mas venceu o Bologna por 2 a 1, fora de casa. Com o resultado, segue na liderança do Campeonato Italiano, agora 59 pontos ganhos. O time da casa, por sua vez, continua com 23 e ameaçado pelo rebaixamento.



Os times de José Mourinho não costumam dar espetáculo. Mas são eficientes. Em sua época de Chelsea, o português venceu boa parte dos jogos por apenas um gol de diferença, porque seu time não tinha vergonha de defender o resultado depois de sair na frente do placar.

Agora em Milão, a filosofia de trabalho é a mesma. O primeiro tempo do Inter de Milão foi feio, principalmente se levarmos em consideração a qualidade técnica de alguns dos seus jogadores. O time não se arrisca desnecessariamente nem permite muitos espaços para os adversários. Mas criou pouco e não chegou nem perto de marcar.

O Bologna também teve seus méritos. Se mostrou organizado nos primeiros 45 minutos. Com apenas um atacante, Di Vaio, se preocupava primeiro em marcar para depois atacar. Na única chance que teve, parou em Julio César. Volpi puxou um contra-ataque e cruzou para Bombardini. O goleiro saltou e se esticou todo para evitar que o meia empurrasse para o gol.



Na volta do intervalo, a eficiência do Inter de Milão apareceu. O jogo continuava morno, mas Adriano, de cabeça, escorou para Cambiasso, que chutou de perna direita para abrir o placar.



O time de Mourinho tinha a faca e o queijo na mão. Com a vantagem, passou a tocar ainda mais a bola, com cautela, chamando o adversário para o seu campo. O Bologna cresceu no jogo e passou a rondar a área de Julio César. A torcida ajudou o time a ir para cima. A pressão deu certo aos 34. Volpi cobrou escanteio na cabeça de Britos, que testou para baixo, vencendo o goleiro e Cambiasso, que estava encostado na trave direita.



O gol fez justiça, porque o Inter não jogava nada, mas a sorte resolveu soprar para o lado de Mourinho dois minutos depois. Balotelli, que acabara de entrar no lugar de Maxwell, cobrou falta. A bola cruzou a área e acabou enganando o goleiro Antonioli. O português, no banco do Inter, quase entrou em campo para comemorar o gol da vitória.



ROMA 1X0 SIENA
Taddei livra o Roma do sufoco com golaço sobre o Siena





Em partida disputada, o Roma conseguiu uma importante vitória sobre o Siena neste sábado, por 1 a 0, no Estádio Olímpico, capital da Itália. O gol foi marcado pelo meia brasileiro Taddei, que voltava de suspensão.



Com o resultado, o time romano chegou aos 44 pontos ganhos, aumentando as chances na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O Siena, por sua vez, continua com 27 e ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Italiano.



Roma e Siena fizeram um primeiro tempo muito disputado. O jogo foi parelho. O time da capital tinha mais posse de bola. Ainda que não tenha sobrado emoção, Curci, goleiro do Siena, terminou a etapa inicial como o destaque, por causa de duas defesas difíceis realizadas em uma cabeçada de Júlio Baptista e um chute de Totti.

O Roma tinha certa dificuldade para criar jogadas, porque os visitantes não arriscavam atacar. Com exceção dos chutes de longa distância e de bolas altas sobre a área, o Siena não ameaçou. Ficou em seu campo, fazendo o tempo passar.



Na volta do intervalo, o Roma ficou mais ousado em campo. Avançou suas linhas e passou a usar os lados do campo para furar a retranca dos visitantes. Esbarrou no goleiro algumas vezes, nos zagueiros, mas aos 18 minutos conseguiu abrir o placar. Pizzaro cobrou falta, mas a bola foi afastada por um defensor. No rebote, o meia Taddei, da entrada da área, acertou um lindo chute no ângulo de Curci, para a alegria da torcida romana.



O Siena não tinha outra opção que não fosse sair para o jogo. A derrota poderia deixá-lo próxima da zona de rebaixamento. E foi o que aconteceu. O jogo ficou emocionante e ambos estiveram perto de balançar a rede, mas o Roma mostrou segurança e garantiu o magro e importante resultado.



PALERMO 0X2 JUVENTUS
Trezeguet volta ao Juventus com gol em vitória sobre o Palermo





De volta ao Juventus após cinco meses parado por causa de operação nos joelhos, o atacante David Trezeguet deixou Amauri no banco e fez um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Palermo neste sábado, fora de casa, pela 25ª rodada do Campeonato Italiano.

O francês marcou o segundo, depois que Sissoko abriu o placar. Ex-jogador do Palermo, Amauri ficou na reserva e entrou em campo somente na etapa final.

A vitória mantém o Juventus na segunda colocação do Italiano com 50 pontos, nove a menos que o Inter de Milão. O Palermo tem 36 e está em nono.

O primeiro gol da Velha Senhora saiu aos 27 do primeiro tempo, com Sissoko. Trezeguet marcou o segundo já aos 34 da etapa final, após receber passe de Amauri (o brasileiro entrou no lugar de Iaquinta, aos 26.

O atacante francês passou por uma operação nos dois joelhos em 23 de setembro do ano passado, após se machucar contra o Zenit pela Liga dos Campeões. A cirurgia que o jogador se submeteu foi para reparar o tendão patelar do joelho direito e remover parte da cartilagem do esquerdo.