sábado, 21 de fevereiro de 2009

Campeonato Mineiro

DEMOCRATA 2X2 UBERLÂNDIA
Democrata arranca empate em jogo de quatro gols em 11 minutos


Em um jogo com quatro gols em 11 minutos, o Democrata de Governador Valadares arrancou um empate por 2 a 2, em casa, diante do Uberlândia, depois de estar perdendo por dois gols de diferença, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O resultado da manhã deste sábado de carnaval, no estádio Mamudão, deixa o "Pantera" com 13 pontos, ainda na segunda posição, já que o Ituiutaba ficou no 1 a 1 com o Guarani, na tarde deste sábado. O time do Triângulo MIneiro, sétimo lugar, com com sete pontos.



A enxurrada de gols começou a partir dos 29, com Renna abrindo e marcado o segundo aos 34. O Democrata reagiu no minuto seguinte, com Tiago diminuindo. Aos 40, o zagueiro Riso empatou o jogo no Mamudão.




ATLÉTICO - MG 2X0 RIO BRANCO
Com um a menos, Atlético-MG faz 2 a 0 no Rio Branco e pula para o quarto lugar





O Atlético-MG entrou em campo com uma formação ofensiva, na tentativa de sufocar o adversário. Mas foi só depois de perder um jogador que chegou à vitória por 2 a 0 sobre o Rio Branco, neste sábado, no Mineirão. O time pulou para a quarta colocação do Campeonato Mineiro, com 11 pontos, ultrapassando o próprio Rio Branco, que ficou estacionado nos nove, e o América-MG, que tem dez.



Na próxima rodada, o Galo recebe o Uberlândia, às 16h de sábado, e o Rio Branco pega o Social, também em casa, às 16h de domingo.



Confira a classificação e a tabela de jogos do Campeonato Mineiro



Antes de a bola rolar, o técnico Emerson Leão pediu à administração do Mineirão que não transmitisse o jogo no telão do estádio, temendo ser flagrado fazendo algum protesto. Pelo mesmo motivo, durante o primeiro tempo, afastou um microfone que estava próximo à sua área técnica.





Tardelli começa o jogo perdendo gol



Carlos Júnior ganhou a disputa com Yuri por uma vaga no time, mas nem terminou o primeiro tempo. Foi expulso aos 42 minutos. Antes de sair de campo, o jogador de 20 anos era o responsável por carregar a bola desde o meio-campo até o ataque, às vezes caindo pela direita. Éder Luis se movimentava pela esquerda, e Tardelli ficava mais centralizado.



Tardelli teve a chance, logo aos três minutos, de tirar o zero do placar. Ele recebeu passe de Éder Luis, após desarme na saída de bola do Rio Branco, mas chutou fraquinho, já dentro da área.

Defensivamente, o Galo foi quase perfeito. Só tomou susto duas vezes, ambas com Márcio Diogo. Na segunda, recebeu passe do goleiro atleticano Juninho, que, ao tentar afastar a bola, chutou rasteiro nos pés do meia. Ele tentou arriscar da intermediária e bateu mal, em direção à lateral. E ainda se machucou, tendo de ser substituído.






Com um a menos, Galo abre o placar



No ataque, no entanto, o Atlético tinha muita dificuldade. Quem mais se movimentava era Éder Luis. Carlos Júnior também corria, mas sempre de forma improdutiva. Aos 39, ele teve boa chance, ao dar um corte no adversário e ficar pronto para o chute. Mas resolveu dar outro corte. Perdeu a jogada e ainda levou o cartão amarelo, por causa de uma dividida com o goleiro. Três minutos depois, deu um bicão na bola, após sair com ela pela lateral, e foi expulso.



Curiosamente, o gol veio logo após a expulsão de Carlos Júnior. Tardelli recuou para o meio-campo e iniciou a jogada. Márcio Araújo fez o lançamento, e Carlos Alberto esticou a perna, tirando a bola do alcance de Glaysson.





No segundo tempo, aposta em contra-ataques



No segundo tempo, foi o Rio Branco que tomou a iniciativa de atacar. Mas não soube aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais. Pelo contrário: ao avançar, deu espaços para que o Atlético explorasse os contra-ataques. E foi aí que Tardelli e Éder Luis ganharam importância.



Em vez de ficar preso entre os zagueiros, Tardelli passou a cair pelas pontas. Aos dez minutos, ele ganhou do adversário na corrida e deu passe para Márcio Araújo na área. Ele chegou um pouco atrasado e, com o gol escancarado à sua frente, chutou para fora.





Éder Luis marca o segundo



Tardelli trocou de papel aos 25 minutos. Foi a vez de ele receber livre na entrada da pequena área, após jogada de Éder Luis pela ponta. Mas o artilheiro do Mineiro chutou mal, acertando a trave. Graças aos contra-ataques, o Atlético teve mais chances de gol no segundo tempo do que no primeiro. Aos 28, veio outra oportunidade clara. Na frente do goleiro, Éder Luis resolveu presentear Tardelli, mas o passe saiu fraco, dando tempo para Glaysson fazer a defesa.



O segundo gol saiu aos 35 minutos. Sem presentear ninguém, Éder Luis avançou com a bola e chutou da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro. Dono do segundo tempo, o Galo ainda teve tempo de perder outro gol feito, desta vez com Raphael Aguiar - que substituíra Tardelli. E ele fez como o titular: recebeu na entrada da área e chutou na trave.







Ficha técnica:
ATLÉTICO-MG 2 x 0 RIO BRANCO
ATLÉTICO-MG
Juninho, Marcos Rocha (Samuel), Marcos, Werley e Júnior; Renan, Carlos Alberto e Márcio Araújo; Carlos Júnior, Éder Luis (Kléber) e Diego Tardelli (Raphael Aguiar).
Técnico: Emerson Leão.
RIO BRANCO
Glaysson, Chimba, Anderson Carvalho (Carlinhos), André Alves e Márcio Loyola (Edmilson); Thiago Costa, Vieira, Dudu Araxá e Márcio Diogo (Gil) e Márcio Guerreiro; Marcelo Peabiru.
Técnico: Paulo Catanossi.
Gols: Carlos Alberto, aos 43 minutos do primeiro tempo; Éder Luis, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Carlos Júnior, Werley, Márcio Araújo, Juninho (Atlético); Anderson Carvalho, Márcio Loyola, André Alves, Thiago Costa (Rio Branco).
Cartão vermelho: Carlos Júnior (Atlético)
Estádio: Mineirão. Data: 21/02/2009.
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira.
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes.



GUARANI - MG 1X1 ITUIUTABA
Guarani cede empate no fim, mas soma seu primeiro ponto


Jogando em casa, o Guarani perdeu uma boa oportunidade de conseguir sua primeira vitória no Campeonato Mineiro. O empate por 1 a 1 com o Ituiutaba, ao menos, significou o primeiro ponto do time de Divinópolis. Agamenon abriu o placar já aos 29 minutos do segundo tempo, e Paulinho conseguiu a igualdade para os visitantes aos 41.



O Guarani se mantém na lanterninha da competição. Na próxima rodada, recebe o América-MG na quarta-feira, às 15h30m. O Ituiutaba está na terceira colocação, com 13, e visita o Cruzeiro às 16h de domingo.



UBERABA 2X2 CRUZEIRO
Mistão do Cruzeiro empata com Uberaba e deixa de ter 100% de aproveitamento







Pela primeira vez na temporada, o Cruzeiro saiu de campo sem a vitória. Com três titulares em campo, a equipe fez 2 a 1 no Uberaba no primeiro tempo, com gols dos alas Jancarlos e Gérson Magrão, mas cedeu o empate aos 40 minutos do segundo tempo. Chegou a 15 pontos no Campeonato Mineiro, mantendo-se na liderança com três de vantagem sobre Democrata e Ituiutaba, que também empataram seus jogos nesta rodada.



O técnico Adilson Batista escalou Fabrício, Ramires e Kléber e experimentou o esquema 3-5-2 no time misto, levando alguns sustos. O atacante Kléber começou pela primeira vez uma partida com seu novo time: não fez gol, mas tampouco foi expulso. Quem recebeu cartão vermelho desta vez foi o meia Fabrício.


O time celeste volta a entrar em campo para enfrentar o Deportivo Quito no Equador, na quarta-feira, pela Libertadores. Na próxima rodada do Mineiro, recebe o terceiro colocado Ituiutaba, às 16h de domingo. Um dia depois, o Uberaba enfrenta o Villa Nova, também em casa e às 16h.





Gols e festival de cartões amarelos



O primeiro tempo foi bastante movimentado, com três gols e oito cartões amarelos. Foram seis para jogadores do Cruzeiro, que sofreu com erros de marcação, em parte causados pelo esquema com três zagueiros. Mas o Uberaba pouco se interessou em explorar a desorganização defensiva do adversário. Manteve-se cauteloso na defesa, inclusive com um camisa 9 (Maurício) jogando como volante.



O Cruzeiro furou a retranca logo aos sete minutos. Jancarlos cobrou falta, e a bola quicou no gramado irregular do Uberabão, fugindo do alcance do goleiro Laílson. Mas o jogo continuou truncado após o gol. Kléber foi muito bem marcado, e nem sempre na bola. Com 21 minutos, já havia sofrido cinco faltas.



O Uberaba chegou ao empate aos 31 minutos. Michel Cury se deslocou no meio de um mar de defensores do Cruzeiro e recebeu ótimo passe. Esperou a saída do goleiro Andrey e chutou no canto.



Mesmo sem chegar com frequência no ataque, o Cruzeiro marcou o seu segundo gol. Kléber escorregou e deu passe para Gustavo chutar de longe. Assim como no primeiro gol, Laílson não se deu bem com o quique da bola no gramado e espalmou para frente. Gérson Magrão, até então com atuação apagada, aproveitou o rebote e marcou.





Fabrício bate boca e é expulso



Para o segundo tempo, o técnico Adilson Batista tentou resolver os problemas defensivos na base da conversa, sem fazer substituição. Pedrinho Rocha, então, não esperou muito para tornar seu time mais ofensivo, trocando Gabriel por Augusto.



A partida ficou nervosa. Ramires foi o primeiro a se desentender com um adversário, chegando a empurrá-lo. Não recebeu cartão. Em seguida, Fabrício bateu boca com Glauco, e ambos receberam o vermelho.



Após as expulsões, cada time teve uma chance clara de gol. Pelo Cruzeiro, Gérson Magrão fez boa jogada e deu passe para Kléber, que driblou um zagueiro e chutou para defesa de Laílson. Pelo Uberaba, Biro Gomes acertou a trave.



Adilson Batista fez três subtituições na segunda etapa, dando gás ao time e ocupando o meio-campo. Já Pedrinho Rocha lançou sua equipe ao ataque e teve sucesso. Aos 41 minutos, Ivonaldo marcou o gol de empate. Logo na saída de bola, Ramires teve chance de deixar o Cruzeiro novamente em vantagem, mas Laílson fez difícil defesa.







Ficha técnica:
UBERABA 2 x 2 CRUZEIRO
UBERABA
Laílson, Ivonaldo, Glauco, Gustavo e Jackson; Balduíno, Gabriel (Augusto), Maurício, Michel Cury e Biro Gomes (Fidalgo); Danilo.
Técnico: Pedrinho Rocha.
CRUZEIRO
Andrey, Leo Fortunato, Gustavo e Anderson; Jancarlos (Jonathan), Fabrício, Elicarlos, Ramires e Gerson Magrão; Soares (Bernardo) e Kléber (Wanderley).
Técnico: Adilson Batista.
Gols: Jancarlos, aos sete, Michel Cury, aos 31, e Gérson Magrão, aos 38 minutos do primeiro tempo. Ivonaldo, aos 41 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Gabriel, Balduíno (Uberaba); Gustavo, Ramires, Leo Fortunato, Elicarlos, Fabrício, Anderson, Gérson Magrão (Cruzeiro).
Cartões vermelhos: Glauco (Uberaba) e Fabrício (Cruzeiro).
Estádio: Uberabão. Data: 21/02/2009.
Árbitro: Emerson Almeida Ferreira.
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Ângela Paula Ribeiro.