quinta-feira, 7 de maio de 2009

Copa do Brasil:Oitavas de Final

FLUMINENSE (RJ) 1X1 GOIÁS (GO)
Fluminense segura o empate com o Goiás e pega o Corinthians nas quartas-de-final



Fluminense e Goiás fizeram uma partida emocionante e com dois tempos distintos, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. No fim, o empate em 1 a 1 (assista aos gols no vídeo ao lado) beneficiou o Tricolor, que suportou a pressão adversária nos minutos finais e conquistou a classificação graças ao regulamento da competição: o time das Laranjeiras fez mais gols fora de casa - no jogo de ida, no Serra Dourada, em Goiânia, o placar foi de 2 a 2.

Ouça os gols do confronto com a narração da Rádio Globo do Rio

Jogando com a camisa 100, para comemorar a sua centésima partida pelo Fluminense, Thiago Neves foi o autor do gol da equipe carioca, e Jael marcou para o Esmeraldino. Nas quartas-de-final, o Fluminense vai enfrentar o Corinthians, que garantiu a vaga ao derrotar o Atlético-PR por 2 a 0, em São Paulo, depois de ser derrotado por 3 a 2 na Arena da Baixada.

E contra o Timão de Ronaldo Fenômeno o Tricolor terá a vantagem de decidir diante da sua torcida. A primeira partida está marcada para a próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, e a segunda será no dia 20, no mesmo horário, mas no Maracanã.

Fluminense domina etapa inicial, mas não abre o placar

Mesmo jogando com a vantagem de poder empatar por dois placares - 0 a 0 e 1 a 1 - para ficar com a vaga, o Fluminense teve amplo domínio no primeiro tempo. Comandado por Thiago Neves, o time do técnico Parreira, no entanto, assustou pela primeira vez apenas aos 18 minutos. Mariano cruzou pela direita, Luiz Alberto errou a cabeçada, e a bola sobrou para Fred, que chutou de bico rente à trave direita.

Os donos da casa continuaram em cima, e aos 24 minutos quase abriram o placar. Thiago Neves cobrou falta pela direita e quase encobriu o goleiro Harlei, que espalmou por cima do travessão. Aos 35, a primeira grande chance do Goiás. Iarley puxou contra-ataque e tocou para Felipe. O atacante cruzou para o meia Zé Carlos, que chutou na saída de Fernando Henrique. O goleiro tricolor salvou com o pé esquerdo.

Já nos acréscimos da primeira etapa, o time carioca assustou Harlei mais uma vez. Mariano roubou a bola na defesa goiana e tocou para Fred. Este rolou para Thiago Neves, que chutou por cobertura e acertou o travessão.

Tricolor cede à pressão do Goiás e quase se complica

O Fluminense voltou com o mesmo ritmo para o segundo tempo, e o gol não tardou a acontecer. Aos sete minutos, Marquinho fez boa jogada pela esquerda de ataque e cruzou para a área. Thiago Neves dominou a bola e chutou na saída de Harlei, fazendo a festa dos pouco mais de 15 mil torcedores presentes. Parecia que a classificação seria tranquila.

Em desvantagem no placar e precisando vencer para se classificar, o Goiás abdicou do poder defensivo em prol do ataque. O técnico Hélio dos Anjos trocou o meia Everton pelo atacante Jael, e os goianos quase chegaram ao empate aos 14 minutos. Iarley recebeu nas costas da defesa e chutou forte, mas Fernando Henrique salvou novamente com grande defesa.



Diante do ímpeto ofensivo do adversário, os tricolores tentavam tomar conta da partida buscando os contra-ataques. Com Fabinho na vaga de Tartá, e Leandro Bomfim na de Maurício, Parreira tentou levar o time à frente. Aos 24, Thiago Neves escapou pela direita e tocou para Fred, que chutou de primeira para a boa defesa de Harlei.

O esforço do Goiás foi recompensado aos 31 minutos, quando Jael aproveitou boa jogada de Ramalho e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Fernando Henrique. E a equipe alviverde passou os minutos finais pressionando em busca da classificação, enquanto o Fluminense se desesperou em campo. Aos 43, Gomes recebeu cartão vermelho por agressão a Fred, que contou com a conivência de Ricardo Marques Ribeiro - o atacante tricolor deu um tapa no zagueiro do Goiás, que acabou revidando, e a atuação do árbitro foi alvo de críticas de Hélio dos Anjos (assista à entrevista no vídeo acima). A vaga, porém, ficou no Rio de Janeiro.


Ficha Técnica:
FLUMINENSE 1 x 1 GOIÁS
FLUMINENSE
Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Leandro Bomfim), Marquinho e Tartá (Fabinho); Thiago Neves e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira
GOIÁS
Harlei, Gomes, Ernando (Walmir Lucas) e Leandro Euzébio; Fábio Bahia, Éverton (Jael), Ramalho, Júlio César e Zé Carlos (Felipe Menezes); Iarley e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos
Gols: Thiago Neves, aos sete, e Jael, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luiz Alberto (Fluminense); Ramalho, Leandro Euzébio, Gomes e Felipe Menezes (Goiás)
Cartão vermelho: Gomes (Goiás)
Renda: R$ 215.921.Público: 15.351.
Estádio: Maracanã Data: 07/05/2009.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Camilo (MG)