domingo, 18 de janeiro de 2009

Campeonato Baiano

ITABUNA 1X1 BAHIA
Patrício perde pênalti, marca de falta, e Tricolor empata na estreia


O Bahia por pouco não estreou com derrota no Campeonato Baiano 2009. O Tricolor ficou no 1 a 1 com o Itabuna, em Itabuna, mas chegou a estar perdendo por 1 a 0 e com um jogador a menos em campo - Paulo Roberto foi expulso. Patrício perdeu um pênalti para os visitantes, mas se recuperou e marcou de falta na etapa final.

O Bahia só jogará agora na terceira rodada, contra o Ipitanga, em Salvador, no dia 25. O jogo contra o Madre de Deus, pela segunda, foi transferido para 21/02. O Itabuna, por sua vez, fará seu primeiro jogo fora de casa contra o Poções, na próxima quarta-feira.

O jogo

Em um primeiro tempo em que o Itabuna foi mais incisivo durante a maior parte do tempo, foi o Bahia que teve as chances iniciais. Ananias e Ávine, aos 18 e 20 minutos respectivamente, deram chutes perigosos contra o gol de Rogério.

O Itabuna começou a levar mais perigo com o andamento do jogo e aos 28 teve boa chance com o atacante Neto Berola, que teve contra-ataque perigoso, mas foi travado pela zaga tricolor.

Mas aos 34 não teve jeito. Douglas cometeu pênalti em Neto Berola. Nem foi para a cobrança, bateu no canto esquerdo e viu o goleiro Marcelo cair para o direito.

Nem mesmo uma falta cobrada por Patrício e defendida por Rogério animou o Bahia antes do intervalo. Nem seguiu dando trabalho à defesa tricolor e por pouco não ampliou aos 41, após receber passe de Neto Berola.

Variações na etapa final

A situação só piorou para o Bahia no início do segundo tempo. Depois de novo susto em chute de Neto Berola, aos cinco, o Tricolor ficou com um jogador a menos após Paulo Roberto pisar em Leandro e ser expulso pelo árbitro Jailson Macedo Freitas.

Para completar, o lateral-direito Patrício perdeu um pênalti, aos 45. O árbitro marcou falta de Cléverton em Cadu depois que os dois jogadores se chocaram no ar. O capitão foi para a cobrança e mandou na trave.

Dominando o jogo, o Itabuna passou a controlar as ações para fazer o tempo passar. E atacava quando sentia que não sofreria ameaças. Aos 29, Nem teve a chance de ampliar, mas desperdiçou.

Aos 35, castigo para o Itabuna e redenção de Patrício. O lateral bateu falta no canto esquerdo e empatou a partida. Na saída de bola, Nino foi expulso por cometer falta dura em Ananias. Placar e número de jogadores em campo iguais.




VITÓRIA 3X0 ATLÉTICO DE ALAGOINHAS
Leão começa o Baianão com sobras: 3 a 0 para cima do Atlético




A torcida do Vitória teve uma boa amostra do que o time pode render em 2009. No primeiro jogo da equipe no Campeonato Baiano, o Rubro-Negro venceu o Atlético por 3 a 0, no Barradão, já chegando à liderança da competição por ter o maior saldo de gols. Washington, Neto Baiano e André Luís fizeram os gols do jogo.

Na segunda rodada, o Leão terá pela frente o Colo-Colo, fora de casa. O Atlético vai jogar em casa contra o Fluminense de Feira de Santana.

O jogo



O Vitória mostrou a que veio logo no início. Com seis minutos de jogo, Cristian bateu falta, e Bida carimbou o travessão de Carlão.

A equipe atleticana respondeu quatro minutos depois, em chute de fora da área de Robert. Viáfara defendeu. Mas nada que mostrasse um equilíbrio na partida. O Leão seguiu mais presente no campo ofensivo, e Cristian obrigou Carlão a fazer uma defesa, aos 16.

Na primeira oportunidade do atacante Washigton, bola para fora após cabeçada, com 21 de jogo. Entretanto, o jogador não desperdiçou a que teve já nos acréscimos. Vanderson fez jogada pela direita e cruzou. A zaga dos visitantes não cortou, e o atacante bateu cruzado para abrir o placar.

Leão relaxa, mas depois melhora

A equipe rubro-negra não voltou do intervalo com a mesma atenção que apresentou nos 45 minutos iniciais. Aos poucos, o Atlético chegava próximo ao gol, e por pouco não empatou com Doda, aos 13. O atacante aproveitou bola que sobrou da jogada de Rafael e bateu cruzado, para fora.






Dois minutos depois, André Bahia apareceu livre na pequena área do Vitória e também desperdiçou boa oportunidade para o Atlético. Na jogada seguinte, Robert foi quem arriscou de fora da área. Desta vez os visitantes acertaram o gol, mas Viáfara defendeu.

Coube a um jogador que acabara de entrar trazer o alívio à torcida do Vitória. Neto Baiano, aos 28 minutos, pegou sobra da jogada de André Luís e soltou a bomba para fazer 2 a 0.

Como recompensa pela jogada do segundo gol, André Luís marcou o terceiro do Leão. Ele pegou rebote de chute de Vanderson e não desperdiçou.

Para completar à má tarde do Atlético, o lateral-esquerdo Serginho foi expulso por cometer falta dura em Apodi.



Baiano 2009

Primeira fase - primeira rodada
Camaçari 0 x 1 Poções
Madre de Deus 2 x 0 Feirense
Fluminense 3 x 1 Vitória da Conquista
Ipitanga 2 x 1 Colo-Colo