Como o arquirrival Colorado, Tricolor estreia com empate no Gauchão

Da mesma maneira que a estréia do arquirrival na véspera, o Grêmio encontrou dificuldades e não conseguiu vencer no primeiro jogo do Campeonato Gaúcho 2009. Na tarde desta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, o Tricolor gaúcho saiu atrás no placar, mas empatou por 1 a 1 com o Internacional de Santa Maria, pela primeira rodada da competição. Vainer abriu o placar para os anfitriões, e Ruy igualou. O Inter original também estreou com problemas nesta terça e ficou no 0 a 0 com o Santa Cruz, no Beira-Rio.
Na próxima rodada, o Grêmio joga pela primeira vez no Olímpico nesta temporada, contra o Esportivo, neste sábado. No dia seguinte, o Inter de Santa joga fora de casa, onde enfrenta o Caxias.
Surpresa e reclamação
O Grêmio arriscou chute de fora da área em sua primeira investida, aos três minutos, com Willian Magrão, mas a bola desviou em Darzone e parou nas mãos do goleiro Goico. Aos sete, porém, o time da casa teve mais sorte. Depois de boa escorada de Alê Menezes, o ala esquerdo Vainer mandou uma bomba no ângulo esquerdo de Victor, que só olhou a bola entrar: Inter 1 a 0.
Surpreendido por ficar atrás no placar tão cedo, o Tricolor foi à luta em seguida. Depois de uma jogada confusa dentro da área colorada, o arqueiro Goico deu um carrinho no pé de apoio do lateral Fabio Santos, que receberia um passe livre na pequena área, cometendo pênalti. Os gremistas reclamaram, mas o árbitro Vinícius Costa mandou seguir. Sentindo a falta de ritmo, os lançamentos da equipe tricolor eram longos demais e não encontravam os atacantes.
Aos 23, o time azul voltou a reclamar da arbitragem. Em cobrança de falta ensaiada, Réver cabeceou livre, mas o assistente assinalou impedimento antes do complemento da jogada. Souza cobrou uma falta perigosa no bico da área, aos 35, mas Alê Menezes afastou de cabeça. Logo depois, Ruy avançou sozinho em contra-ataque, mas errou ao dar a assistência para Souza. Alex Mineiro também desperdiçou boa chance no finzinho da etapa inicial.
'Cabeção' funciona
A possível bronca que o técnico Celso Roth deve ter dado no vestiário surtiu efeito logo aos três minutos de jogo. Pela esquerda, Fabio Santos fez um lançamento perfeito para o estreante Ruy, conhecido como “Cabeção”, testar certeiro no canto direito do arqueiro da casa, deixando tudo igual no placar.
O Tricolor passou a acreditar mais e ficou mais solto no jogo. Aos 11, Alex Mineiro tocou para Fabio Santos, mas desta vez ele chutou direto, para boa defesa de Goico. Aos 17, Ruy tocou para Tcheco chutar forte. Novamente o camisa 1 do Inter segurou firme. Aos 21, Reinaldo dominou na pequena área, mas caiu pedindo pênalti. Acabou punido corretamente com um amarelo e foi substituído logo depois por Rafael Martins.
O técnico Celso Roth decidiu botar Jadilson na vaga de Fabio Santos. O lateral recém-contratado passou a atuar como um ponta e por duas vezes seguidas apareceu com perigo. Aos 37, em seqüência, Alex Mineiro e Souza mandaram chutes próximos à trave, quase desempatando. E aos 41, Jadilson chutou direto para ótima defesa de Goico, e Rever cabeceou rente à trave direita. Apesar da pressão e superioridade gremista, o jogo ficou mesmo no empate.
Ficha técnica:
INTERNACIONAL SM 1 x 1 GRÊMIO
INTERNACIONAL SM
Goico, Cassel, Lino, Darzone; Marquinhos, Sandro, Márcio Souza, Jonas (Fabinho) e Vainer (Rudimar); Vágner (Jéferson) e Alê Menezes.
Técnico: Abel Ribeiro.
GRÊMIO
Victor, Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Willian Magrão, Tcheco, Souza e Fabio Santos (Jadilson); Reinaldo (Rafael Martins) e Alex Mineiro.
Técnico: Celso Roth.
Gols: Vainer, aos sete minutos do primeiro tempo, e Ruy, aos quatro do segundo
Cartões amarelos: Darzone, Alê Menezes, Jéferson, Goico e Lino (Internacional SM); Willian Magrão, Ruy, Léo e Reinaldo (Grêmio)
Estádio: Presidente Vargas, em Santa Maria (RS). Data: 21/01/2009.
Árbitro: Vinícius Costa da Costa.
Auxiliares: Marcelo Barison e Marcelo Oliveira e Silva.
AVENIDA 0X0 CANOAS
Avenida e Canoas empatam
Em seu jogo de re-estreia na Primeira Divisão, o Avenida empatou com o Canoas, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. A partida terminou com placar de 0 a 0, no fim da tarde desta quarta-feira. Com o empate, cada equipe marca um ponto. O Avenida está no Grupo 1, e o Canoas na chave 2 do Gauchão.
Veja a classificação do Gauchão
Vice-campeão da Segundona em 2008, o Avenida foi saudado pela torcida alviverde e desde o início pressionou o adversário. Mas o Canoas conseguiu suportar a pressão dos anfitriões durante toda a partida.
No segundo tempo, o time de Canoas perdeu o volante Wanderson, expulso. Com um jogador a mais, o Avenida aumentou a insistência no ataque - principalmente com Anderson Catatau e Alexandre - sem encontrar espaços para marcar.
Na próxima rodada, o Avenida vai disputar o grande clássico Ave-Cruz, contra o rival Santa Cruz, no Estádio dos Plátanos, domingo. O Canoas jogará em casa contra o Juventude, no sábado.
NOVO HAMBURGO 2X1 YPIRANGA
Sapucaia brilha na vitória do Anilado
Na primeira partida em sua nova casa desde a escolha do nome Estádio do Vale, o Novo Hamburgo venceu o Ypiranga por 2 a 1 na noite desta quarta-feira. Maicon Sapucaia marcou os dois gols do Anilado pela primeira rodada do Gauchão 2009.
O meia do Novo Hamburgo abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Vinte minutos depois, o próprio Maicon Sapucaia ampliou para o anfitrião.
No segundo tempo, o atacante Guto marcou para o Ypiranga, encostando no placar. Mas o time de Erechim não conseguiu buscar o empate em sua partida de retorno à Primeira Divisão.
ESPORTIVO 1X1 SÃO LUIZ
São Luiz empata com o Esportivo fora
Nesta noite de quarta-feira, Esportivo e São Luiz empataram por 1 a 1, pela primeira rodada do Gauchão 2009. A partida foi disputada na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O gol do Esportivo foi marcado pelo artilheiro Evilásio, em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo.
Na etapa final, o time da casa tentou suportar uma forte pressão dos visitantes. O São Luiz criou boas chances, e não desistiu até empatar. Em um dos melhores momentos do time de Ijuí, quem se destacou foi o goleiro do Esportivo: Fernando defendeu um pênalti cobrado por Maurício. Mas no fim da partida os papéis se inverteram. O goleiro Fernando falhou, e Maurício marcou o gol de empate do São Luiz.