terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Lançamento do F1.09

Após um ano de trabalho, BMW lança F1.09 de olho no primeiro título mundial


Do rascunho para as pistas. Após pouco menos de um ano de trabalho, nesta terça-feira, a BMW Sauber tirou do papel o seu F1.09, carro que será usado por Robert Kubica e Nick Heidfeld na temporada deste ano da Fórmula 1. O lançamento foi no circuito de Valência, na Espanha, e trouxe uma equipe bastante confiante no desempenho do novo carro. Terceira colocada no Mundial de Construtores de 2008, a BMW Sauber quer mais e espera chegar ao tão sonhado título.





- Anunciamos nossos planos para 2009 há quatro anos. Inicialmente viriam os primeiros pontos em 2006, depois o primeiro pódio em 2007, a vitória em 2008 e então a luta pelo campeonato a partir deste ano. Atingimos todos os objetivos e não temos porque abandonar o último alvo. Queremos lutar pelo título com as outras duas grandes equipes (Ferrari e McLaren) e com quem mais quiser entrar na briga – disse o diretor esportivo da equipe, Mario Theissen, durante o lançamento.



"Queremos lutar pelo título com as outras duas grandes equipes e com quem mais quiser entrar na briga - Mario Theissen"


Logo após o lançamento, o F1.09 já foi para a pista, para onde retornará no fim do dia para novos testes. A BMW Sauber foi uma das primeiras equipes a testar, ainda em 2008, as mudanças aerodinâmicas exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo para este ano, além do novo sistema de recuperação de energia cinética, o Kers. Diretor administrativo do grupo, Walter Riedl lembra os planos traçados pela BMW para 2009.

- O desenvolvimento do F1.09 foi centrado em três áreas chaves: aerodinâmica, utilização perfeita dos pneus e a integração com o Kers.

Embora já venha testando o Kers há mais tempo, a BMW Sauber ainda tem dúvidas se levará o sistema para as pistas já na primeira prova do ano, no GP da Austrália, em 29 de março.

- Ainda estamos trabalhando duro nele, mas não estamos prontos. Tenho certeza que o estaremos em algum momento, mas não sei se estaremos prontos em Melbourne. Esse é um problema das inovações, você se arrisca e não sabe quando tirará proveito disso.