Leão vence apertado e segue em segundo

Com uma vitória apertada, o Sport continua com 100% de aproveitamento no primeiro turno do Campeonato Pernambucano, e agora sendo o único time que ainda não tomou gols. Desta vez, o Leão não teve vida fácil ao derrotar o Sete de Setembro por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. O jogo marcou a estréia do meia Paulo Baier com a camisa rubro-negra. O gol foi marcado por Luciano Henrique.
Porém, o Leão segue em segundo lugar, com 12 pontos e dez gols de saldo, logo atrás do Porto, que derrotou o Central por 3 a 2 no clássico de Caruaru, e também tem 12 pontos e saldo 12. O time de Garanhuns, que contou com a boa atuação do goleiro Mondragon, segue com um ponto apenas.
Neste domingo, pela quinta rodada, o Sport e Porto disputam a liderança do turno em Caruaru, enquanto o Sete vai a Petrolina enfrentar os donos da casa.
O jogo
O time rubro-negro começou esbarrando na forte marcação da equipe do Sete de Setembro. Aos 12, Durval chegou bem de cabeça, mas o goleiro Mondragon fez boa defesa. O camisa 1 do time de Garanhuns voltou a trabalhar bem em chute de Luciano Henrique. Na primeira chegada de Paulo Baier ao ataque, aos 32, a defesa do Sete afastou. O meia do Leão esteve sempre bem marcado no jogo, tendo pouco espaço para articular as jogadas.
Na segunda etapa, o técnico Nelsinho Baptista trocou Wilson e Jonas por Fumagalli e César, e a equipe melhorou um pouco. Aos sete minutos, Baier conseguiu levar perigo pela primeira vez em uma cobrança de falta, mas Nando afastou de cabeça. Até que, aos nove, Ciro tabelou com Baier, que tocou para Luciano Henrique acertar o canto direito de Mondragon: Sport 1 a 0 (assista ao gol).
A esta altura, o Leão já dominava o jogo, mas ainda com dificuldades de concluir. E na meta do Sete estava Mondragon, que salvou a equipe visitante em mais três vezes. Aos 12, defendendo uma meia-bicicleta de César. Aos 22, em cabeçada de Fumagalli. E aos 43, em chute forte de Cássio. No finzinho, o atacante Nego Pai bateu uma falta perigosa, chegando a assustar a torcida na Ilha. Ciro ainda ainda balançou as redes nos acréscimos, mas o árbitro marcou impedimento.
YPIRANGA 3X4 NÁUTICO
Anderson Lessa marca no último minuto e dá a vitória ao Timbu
Por muito pouco o Náutico não voltou para casa com mais um empate no Campeonato Pernambucano. Depois de estar vencendo por 3 a 1, o Timbu permitiu o empate ao Ypiranga. No entanto, o atacante Anderson Lessa saiu do banco para marcar o gol da vitória aos 45 do segundo tempo. Com o resultado em Santa Cruz do Capibaribe, pela quarta rodada do Estadual, o alvirrubro chegou aos oito ponto e assumiu a quinta colocação. Parado nos seis pontos, o Alviceleste caiu para sexto.
Na próxima rodada, o Náutico recebe o Central nos Aflitos. O Ypiranga vai ao Arruda enfrentar o Santa Cruz. Ambas as partidas acontecem no próximo domingo.
O jogo
A bola rolou com 20 minutos de atraso e o Náutico pareceu entrar em campo ansioso para recuperar o tempo perdido. Com apenas 12 segundos de jogo, o zagueiro Anderson fez falta feia e recebeu cartão amarelo. E o primeiro gol do Timbu também não demorou. Logo aos cinco minutos, Juliano marcou após bate-rebate. O meia alvirrubro penetrou a área do Ypiranga e chutou. O goleiro Sílvio espalmou, mas a bola sobrou para Gilmar que devolveu para Juliano. Na segunda tentativa, o meia chutou com categoria e colocou à esquerda do goleiro.
O Náutico seguiu pressionando e ampliou. Em falta cobrada por Anderson Santana, aos 18 minutos de jogo, o estreante Somália apareceu bem para marcar. Bem posicionado no segundo pau, o atacante dominou e chutou para o gol. A bola passou à direita do goleiro Sílvio.
Apesar da desvantagem, O Ypiranga não desistiu da partida e, depois de boas defesas do goleiro Eduardo, conseguiu diminuir aos 27 minutos. Em cruzamento de Fagner da direita, o atacante Assis se infiltrou na defesa do Timbu e, na pequena área, tocou de pé direito para marcar o gol alviceleste.
Assimilado o gol do Ypiranga, o Timbu voltou a buscar o ataque para impedir a reação do adversário. Com boas tramas ofensivas, os alvirrubros chegaram cada vez mais perto de marcar, o que aconteceu aos 35 minutos. Em falta cobrada por Carlinhos Bala, o zagueiro Diego Bispo dominou dentro da área e completou para o gol. Um minuto depois Bala teve a chance de sacramentar a vitória. Em bela jogada, Johnny invadiu a área e cruzou para o atacante cabecear. Mas, de frente para o gol, Bala errou o alvo.
Vacilo alvirrubro na segunda etapa
Se o primeiro tempo foi fácil e o Náutico teve o jogo nas mãos, mas desperdiçou boas chances, o time pagou caro na segunda etapa. O Timbu não conseguiu repetir o mesmo ritmo em um apagão, pouco antes dos 30 minutos, permitiu a reação alviceleste. Aos 28 minutos, Bruno fez jogada pela direita e cruzou para a área. O goleiro Eduardo deu rebote e Carlos apareceu bem para descontar. Um minuto depois, Fagner fez boa jogada, também pela direita, e tocou para o Lulinha acertar um belo chute no canto esquerdo.
Depois de sofrer o empate, o Timbu se lançou ao ataque. O técnico Roberto Fernandes trocou o volante Gilmar pelo atacante Anderson Lessa e foi feliz. Aos 45 minutos do segundo tempo, Carlinhos Bala cobrou escanteio e o jovem atacante apareceu no segundo pau para cabecear com precisão e dar a vitória para o Alvirrubro em Santa Cruz do Capibaribe.
CENTRAL 2X3 PORTO
Porto vence clássico e segue líder
Com uma virada sensacional, o Porto derrotou o Central por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no clássico de Caruaru, no estádio Lacerdão, e se manteve na liderança do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Com isso, a equipe passa a somar 12 pontos, empatado com o Sport, com saldo superior (12 a dez). O Central segue com três pontos, em oitavo lugar.
No próximo domingo, a equipe do Porto terá que disputar a liderança com o Sport, de novo em Caruaru.
SALGUEIRO 1X2 SANTA CRUZ
Santa vence a segunda seguida e não deixa os líderes se distanciarem na tabela
O Santa Cruz conseguiu na noite desta quarta-feira uma importante vitória de 2 a 1 para embalar de vez no Estadual de 2009. A vítima da vez foi o Salgueiro, que em diversos momentos do jogo parecia que complicaria a vida do Tricolor, mas mais uma boa atuação do goleiro André Zuba conseguiu garantir os três pontos.
No início do jogo, o Salgueiro parecia que daria trabalho ao Santa e logo encurralou o adversário em seu campo de defesa. Porém, o time não conseguiu manter a pressão inicial e poucos minutos depois viu o visitante atacar com perigo. Não demorou muito para que o Santa abrisse o placar.
Aos nove minutos, Parral faz jogada pela direita e cruza rasteiro para William, que toca para Marcelo Ramos apenas rolar no canto esquerdo do gol. Quando parecia que o domínio do jogo mudaria de lado, o Salgueiro voltou a atacar e levar perigo à meta de Zuba. Aos 20 minutos, Marcos Mendes cruza e Henrique marca de cabeça, de dentro da pequena área. Porém, o gol do Salgueiro não empolgou o time que viu o Santa voltar a dominar o jogo.
O segundo tempo começou com muita velocidade e, com apenas dez minutos, os dois times já tinham tido boas oportunidades para marcar. Aos 17 minutos, quando o Salgueiro começava a criar boas oportunidades, foi o Santa que voltou a ficar na frente com o gol de Márcio, aproveitando o rebote no chute de William.
O gol foi um balde de água fria para o Salgueiro que teve que se abrir para tentar novamente empatar a partida. Com o jogo bastante aberto, as duas equipes se alternavam no ataque, forçando as defesas a trabalharem muito. Depois de uma grande pressão do Santa, os donos da casa só voltaram a ameaçar o gol de Zuba nos minutos finais, mas a grande atuação do goleiro conseguiu impedir o gol de empate.
Com a vitória, a Cobra Coral chega aos nove pontos, três a menos que o líder Sport e vai receber o Ypiranga na próxima rodada. Já o Salgueiro se mantém com quatro pontos na oitava posição e encara agora o Vitória.
Confira os outros resultados da 4ª rodada
Serrano 2 x 1 Vitória
Cabense 2 x 0 Petrolina