
Lewis Hamilton fez uma corrida conservadora e garantiu a quarta posição, à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP. A equipe apostou em uma tática de três paradas para o brasileiro, que ganhou uma posição em relação à sua largada. No entanto, com a vitória de Button, ele viu sua desvantagem em relação ao companheiro de equipe aumentar de seis para 12 pontos.
Kimi Raikkonen marcou os primeiros pontos da Ferrari com o sexto lugar, mas não impediu o pior início de temporada da história da equipe. O time vermelho precisava, pelo menos, de uma quarta posição, mas o problema com Felipe Massa na largada estragou a estratégia da equipe. O brasileiro foi apenas o 14º na corrida, uma volta atrás.
Timo Glock, que largou na segunda posição, caiu bastante ao longo da prova e chegou a ficar fora da zona de pontuação durante um bom tempo. O alemão da Toyota conseguiu se recuperar no fim, terminando em sétimo, uma posição à frente do bicampeão Fernando Alonso, que marcou um ponto para a Renault com o oitavo lugar. Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe, fez uma corrida correta, sem erros, e finalizou na décima posição.
Após sua terceira vitória em 2009, Jenson Button chegou aos 31 pontos, 12 à frente do companheiro Rubens Barrichello. O brasileiro perdeu terreno em relação à Sebastian Vettel, da RBR, que tem apenas um a menos que ele: 19 a 18. Jarno Trulli tem 14,5 e Timo Glock, ambos da Toyota, 12. A próxima corrida será o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 10 de maio.
Ultrapassagem sobre Hamilton decide futuro de Button na prova
Na largada, Jarno Trulli, mais pesado, perdeu a liderança para Timo Glock. Mais atrás, Lewis Hamilton usou o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) da McLaren para superar Sebastian Vettel e Jenson Button antes da primeira curva. O líder do campeonato também superou o alemão da RBR.
Na volta seguinte, Button pressionou Hamilton na reta dos boxes e fez uma brilhante ultrapassagem ao frear mais tarde na primeira curva. O inglês da Brawn, entçao, teve pista livre para reduzir a vantagem das Toyotas de Trulli e Glock. Mais pesado que os rivais, Vettel ficou preso atrás de Hamilton até a primeira rodada de pit stops.
Glock liderou a corrida com facilidade no início, mas seu pit stop, na 11ª volta, o fez voltar no meio do tráfego. O alemão também teve muitas dificuldades com os pneus médios, o que tirou suas chances de vitória. Trulli tinha duas voltas de combustível a mais que o companheiro e perdeu tempo em uma disputa com Fernando Alonso após a parada. Isto tudo ajudou Jenson Button, que voltou à frente após seu pit, na 15ª passagem.
resultado do GP do Bahrein 2009
melhor volta: Jarno Trulli (Toyota) - 1m36s805
1 J. Button (ING) Brawn 57 voltas em 1h31m48s182
2 S. Vettel (ALE) RBR a 7s187
3 J. Trulli (ITA) Toyota a 9s170
4 L. Hamilton (ING) McLaren a 22s096
5 R. Barrichello (BRA) Brawn a 37s779
6 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 42s057
7 T. Glock (ALE) Toyota a 42s880
8 F. Alonso (ESP) Renault a 52s775
9 N. Rosberg (ALE) Williams a 58s198
10 N. Piquet (BRA) Renault a 1m05s149
11 M. Webber (AUS) RBR a 1m07s641
12 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 1m17s824
13 S. Bourdais (FRA) STR a 1m18s805
14 F. Massa (BRA) Ferrari a 1 volta
15 G. Fisichella (ITA) Force India a 1 volta
16 A. Sutil (ALE) Force India a 1 volta
17 S. Buemi (SUI) STR a 1 volta
18 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 1 volta
19 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1 volta
20 K. Nakajima (JAP) Williams a 9 voltas/abandono