terça-feira, 28 de abril de 2009

Taça Libertadores:Rodada de Terça

GRÊMIO (BRA) 3X0 BOYACÁ CHICÓ (COL)
Grêmio garante melhor campanha da primeira fase com vitória sobre o Boyacá

O Grêmio só precisou do primeiro tempo para construir a vitória de 3 a 0 sobre o Boyacá Chicó, nesta terça-feira, em Porto Alegre. Souza, duas vezes, e Léo marcaram os gols. O triunfo garantiu ao Tricolor a melhor campanha da fase de grupos da Taça Libertadores com 16 pontos - cinco vitórias e um empate, além da melhor defesa, sofrendo apenas um gol em seis jogos. Com isso, o time gaúcho passa a ter a vantagem de fazer sempre o segundo jogo em casa a partir das oitavas-de-final.



O time colombiano (nove) acabou sendo ultrapassado pelo Universidad de Chile (dez) no Grupo 7 nesta última rodada e está eliminado. Brasileiros e chilenos aguardam o encerramento das demais chaves para conhecer seus adversários.



O jogo

O volume de jogo que o Grêmio teria durante todo o primeiro tempo foi mostrado logo aos dois minutos por Jonas. Ele entrou driblando na área e caiu. Pediu pênalti, mas o árbitro Jorge Larrionda não deu. Aos seis, Ruy aproveitou rebote no bico direito e pegou de primeira. O goleiro Velásquez espalmou para o lado.

Coube a Souza superar o goleiro do Boyacá e abrir a porteira. O meia avançou pela meia esquerda, viu Velázquez adiantado e mandou de trivela, no ângulo oposto, com 16 de jogo. Avalanche no Olímpico!

Quatro minutos depois, placar ampliado. Jonas trocou de posição com Souza e da intermediária lançou o meia, que desta vez apareceu pela direita. O chute de primeira colocou a bola no fundo do gol para deixar o placar já em 2 a 0.



Jonas viu seu companheiro marcar duas vezes e tentou correr atrás do "prejuízo". Aos 23, Souza tabelou com Maxi López e deu passe para Jonas na área. O atacante girou e chutou por cima do gol. Com 28 minutos, o mesmo Jonas arriscou de fora da área e novamente a bola passou sobre o travessão.

Se Jonas não consegue fazer, os outros jogadores tinham aproveitamento melhor. Aos 29 minutos, Tcheco bateu falta para a área, Réver ajeitou e Léo completou para fazer o terceiro.

A vitória estava praticamente garantida, a melhor campanha também, mas Jonas não desistiu de tentar deixar a sua marca. Com 39 de jogo, Tcheco ganhou dividida na intermediária e deu passe rasteiro para a entrada de Jonas na área. Velásquez saiu do gol e fechou o ângulo, evitando que o chute do atacante fosse para dentro do gol.

Boyacá ensaia reação

A etapa final começou com um susto para a torcida tricolor. Léo derrubou Giron na área, cometendo pênalti aos sete minutos. Caneo foi para a cobrança e converteu. Entretanto, o árbitro uruguaio assinalou invasão, e o jogador do time colombiano teve que repetir. Na segunda tentativa, Caneo manteve o canto esquerdo, e Victor voou para fazer a defesa.

O Grêmio aguentou bem a pressão inicial dos visitantes e aos 20 minutos quase chegou ao quarto. Souza cruzou da direita, Maxi López não alcançou, e Fábio Santos chutou de primeira na segunda trave. O chute pegou o argentino na queda. A bola bateu no calcanhar do atacante e foi pela linha de fundo.

A melhora da equipe colombiana e a queda de rendimento no Grêmio resultaram em uma diminuição no ritmo da partida. Sem outras grandes emoções, o placar ficou mesmo nos 3 a 0.





Ficha técnica:
GRÊMIO 3 x 0 BOYACÁ CHICÓ
GRÊMIO
Victor; Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adilson, Souza, Tcheco (Orteman) e Fábio Santos (Jadilson); Jonas e Maxi López (Alex Mineiro).
Técnico: Marcelo Rospide.
BOYACÁ CHICÓ
Velásquez; Pino, Tejera (Giron), García e Madera; Ramírez, Tapia (Rada), Núñez e Caneo; Palacios e Pérez (Duran).
Técnico: Alberto Gamero.
Gols: Souza, aos 12 e 16 minutos, Léo, aos 29 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Tcheco e Rafael Marques (Grêmio); Nuñez, Pino e García (Boyacá Chicó).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 28/04/2009.
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai).
Auxiliares: Pablo Fandiño (Uruguai) e Miguel Nievas (Uruguai).


Taça Libertadores

Grupo 7 - sexta rodada
Aurora 1 x 2 Universidad de Chile


GRUPO 8
Com gol aos 45 do segundo tempo, San Luís toma a vaga do Universitário



Duas partidas tecnicamente pobres, mas emocionantes, definiram a segunda vaga do grupo 8 da Libertadores. O San Luís do México foi até o Paraguai e venceu o Libertad por 2 a 0, com o gol da classificação marcado por Reyes aos 45 minutos do segundo tempo (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado). Na outra partida, o Universitário do Peru foi derrotado pelo San Lorenzo por 2 a 0, na Argentina.


Com os resultados da última rodada, o Libertad se classificou em primeiro lugar, com 12 pontos, o San Luís avançou com os mesmos oito pontos do Universitário, superado no saldo de gols: 0 a -1. Surpresa da chave, o San Lorenzo se despediu na lanterna da competição, com seis pontos.



No estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires, o já eliminado San Lorenzo construiu a vitória sobre o Universtiário no primeiro tempo, em quatro minutos. Aos 20, Calheira marcou contra e aos 24, Gomez ampliou (assista aos gols no vídeo ao lado).



No Defensores del Chaco, em Assunção, Patino abriu o placar para o San Luís aos 13 minutos do segundo tempo, em bela cobrança de falta. O resultado ainda classificava o Universitário no último critério - gols como visitante. Mas aos 45, Reyes completou de cabeça cruzamento da esquerda e arrancou a incrível classificação dos mexicanos.